Conectar

Ver Versão Completa : Ford Explorer Mecânica ou Automática?

Lucas Massi
25/07/2011, 00:19
Galera,
Boa Noite,

Sou novo por aqui, e justamente estou aqui para encontrar informações sobre esses nossos grandes brinquedos.

Estou procurando uma Ford Explorer 4x4 v6 ano 97 a 99 e vejo muitas automaticas no mercado, mas tenho meio pé atrás com elas, pois pretendo como esse carro pegar terra e brincar um pouco fora da estrada, um carro de final de semana, mas fico na duvida do comportamento de um cambia automatico em uma trilha por exemplo.

O cambio automatico aguenta bem a "porrada" da terra? uma atolamento por exemplo? Acredito que queima mais embreagem que a manual.

Alguem tem alguma automatica e faz esse tipo de uso? o que acham? é melhor uma manual?

Vinicius Hauagge
25/07/2011, 11:34
Lucas, bom dia!
Tenho uma explorer 1994 automática e sofri um pouco com o cambio automático, pq o mesmo já estava estragado quando comprei.... depois de arruma-lo, agora é só alegria... O cambio é excelente nas trilhas, nao tem embreagem e se a manutenção for feita de forma correta (troca de fluido e filtro e não houver superaquecimento) ele dura brincando 300.000km (vide fóruns americanos).
As explorers que vc mencionou tem cambio com mais eletronica embarcada, entao nao posso opinar sobre o mesmo... Mas vc encontra excelente dicas nesse site...
http://www.therangerstation.com/tech_library/index.php
Abraço,
Vinicius.

dsamaz
25/07/2011, 19:28
É melhor mecânica.
Se for pegar automática, procure as mais antigas, até 1995, pois são menos eletrônicas.

Depois de 1996, pegue somente se tiver certeza absoluta que a caixa está PERFEITÍSSIMA - e mesmo assim troque o óleo + filtro, utilizando o óleo CORRETO na substituição.

Daniel

ferraz
08/09/2011, 14:31
A exploreré maisecomonica com cambio mecanico?

Alessandro,
08/09/2011, 22:21
Qualquer carro é mais econômico com câmbio manual.

ferraz
10/09/2011, 11:53
Perguntei pois , um mecanico me afirmou que o carro fica quase 15% mais economico, não acreditei neste acescimoi de 15%, mas um pouco pais ecomomico tudo bem

ferraz
10/09/2011, 11:55
"acrescimo"

fbmiguel4x4
10/09/2011, 21:29
Se for para brincar da terra prefira ano até 94 que tem suspensão dianteira TTB(Twin Traction Bean) é eixo rigido muito mais resistente que o sistema de bandeja.

Depois que você andar uma semana em um carro com câmbio automatico, você nunca mais vai querer o câmbio manual.

Abraço
Fernando

ferraz
12/09/2011, 20:09
O cambio automaitico é maravilhoso, só que fiquei pensndo se é verdade história de emecanico de 15%

Alessandro,
13/09/2011, 08:33
Eu acho 15% um tanto puxado.
Meu carro anterior, de passeio, eu tinha um automático e conhecia alguns amigos com o mesmo modelo sendo manual. A diferença média era em torno de 8 a 10%.

Não abro mão de câmbio auto, a não ser que comprasse um carro na intenção de economizar mesmo, mas aí seria um modelo econômico só pra rodar em situação com muitas paradas na cidade.

ferraz
13/09/2011, 12:18
Nãopretendo deixar de usar o câmbio auto, mas fiquei pensando no que o mecanico disse

Italo Xavier Santos
13/09/2011, 16:21
Cara a minha está com 193000 só fiz a troca de óleo e filtro (óleo que atenda Mercon V), só alegria!

carlos francisco
13/09/2011, 21:57
lucas..tenho um amigo que esta com uma 97 automática e as trilhas que ele faz pega muita agua e lama...e ele disse que naum tem igual as automáticas...assim diz ele como é brindado naum corre risco de entrar agua no cambio...teve um pessoal com nós em uma trilha que era todas automaticas...troquei hj o oleo da minha, a minha jaca esta com 278.506...so trocando oleo...e só uso para 10.000...
da mais uma pesquisada...eu prefiro automatico...abraços

jeb
14/09/2011, 20:34
Eu adoro câmbio automático, é um grande conforto. Eu diria o seguinte, que a escolha do câmbio deve ser de acordo com duas prioridades: (1) conforto e segurança ou (2) custo de manutenção/tocadas mais agressivas.

Segurança porquê você não se preocupa com troca de marchas, e concentra-se mais na estrada/rua. O câmbio manual é também uma boa pedida, mas hoje, não penso em sair mais do automático.

Particularmente, se algum dia o meu câmbio der problema, arrumo e pronto!! Só é ruim se fosse um câmbio muito desconhecido ou com peças raras, mas em se tratando da SUV que foi vendida mais de 6 milhões de unidades nos EUA, acho que peça não falta (claro que por importação, mas ainda bem estamos no séc XXI na era da Internet).

Agora para trilhas, já não sei dizer, pois nunca fiz.

J.

sandersondf
16/09/2011, 20:41
a minha é manual, mas só uso na cidade, é 4x2

nunca fui acostumado com autmatico.. mas o cambio é bom

o que pega é a embreagem.. dizem que essa embreagem é mal dimensionada pra explorer e da pau a cada 100 mil km

quando peguei minha explorer tive que trocar o kit todo e o atuador, saiu 1700 com serviço, são compativeis com Ranger

Pelingrino
07/08/2012, 21:40
E pessoal peguei a vaca esta semana e Nao estava acostumado a andar de aromático!! Que maravilha! E o piloto automatico então!! Show!!

Isso falando de uma vaca que esta saindo óleo de todos os reservatórios possíveis!!!

Vaza no motor, na caixa e no diferencial!!!

Agora que esta com dono novo a vaca devagar vai sendo medicada.

Alemao94
14/08/2012, 20:00
Olha, eu tenho uma 94 auto, e é uma maravilha, ja coloquei no barro umas vezes, e é um trator, excelente.
Como nosso amigo falou antes, gastou 1700 na caixa manual dele, eu comprei a minha a pouco, e tinha um vazamento desgraçado
na caixa, troquei 3 retentores, oleo ( filtro estava bom) e o pino da alavanca que estava gasto e fazendo vazar.
gastei R$:1000,00 em uma especializada em caixas aut. ficou zerada.
E a suspensao das 94 pra baixo sao muito mais fortes!
Sem falar no conforto etc...

cataclism2
15/08/2012, 08:23
Embora eu siga preferindo a mecânica, não dá pra invejar alguns dos MUITOS pontos positivos das automáticas:

-a durabilidade do câmbio é superior;
-o PBT é maior (uma 94 4x4, por exemplo, enquanto manual puxa cerca de até 1,5T, enquanto a hidramática sobre para 2,3T);
-como dizem muitos trilheiros, a hidramática, em situações "escorregadias", evita que o motorista perca o "momentum", ou seja, não corre o risco de falhar no jogo freio/embreagem e ela pode ficar paradinha te esperando analisar a situação na hora da reaceleração.
:concordo:

Alemao94
17/08/2012, 00:21
cataclism, esta corretissimo!
embreagem de caixas mecanicas, em alguns casos da muito problema.
Caixa auto bem cuidada( trocas de fluido da caixa a cada 40 - 50 mil km, filtro se estiver ruim) voce esquece.
É so alegria!
vai uns 300 mil km sem ter que mexer.
disco de embreagem voce vai ter que trocar de uns 100 150 mil km, se for bem usada!!
se patinar mto embreagem vai antes! e tenq tirar a caixa do lugar! e mao de obra custa.

Ederson filla
15/05/2013, 15:57
ola pessoal minha explorer so esta andando de marcha ré o que pode ser? ja me passaram que devo completar o nivel do olheo como faço isso? alguem pode me ajudar?