PDA

Ver Versão Completa : Pressão do turbo motor 2.5 da Ranger



gabrielnunes
04/06/2005, 18:11
Alguém sabe me dizer quanto kgf de pressão do turbo tem o motor 2.5 da Ranger? Também gostaria de saber até quantos kgf eu posso deixar?

Edintruder
04/06/2005, 18:49
Original é 1,15 Bar, mas a minha eu apertei mais 6 voltas no parafuso da wastegate e está chegando a 1,3 Bar. Tem muita gente que isola a waste gate e a pressão chega até 1,5 bar, mas acima de 1,4 bar é necessário abrir um pouco o parafuso de óleo na bomba injetora para compensar, na minha Ranger eu abri meia volta a mais, mas andei um bom tempo com uma volta completa a mais, porém em sinaleiras ou arrancadas comuns tanto pedra como asfalto ela patinava muito quando passa de 1500 RPM e estava destruindo os pneus traseiros.
Se apertares umas voltas na Waste ate a primeira coisa que notarás é que a turbina enche mais rápido. O Consumo não altera nada.

gabrielnunes
04/06/2005, 22:32
E o consumo dela como que fica? Fica gastando muito ou não?

Edintruder
05/06/2005, 00:12
Com meia volta extra passou de 10 km/l para 9,8 km/l. Quando andava com uma volta inteira estava fazendo 9,4 Km/l, porém pela potência extra compensa muito. Só aumentar a pressão da turbina não altera nada no consumo e melhora bastante nas retomadas.
Tem uma Ranger em SP que está com 1,7 Bar normal e um booster instalado que faz chegar até 2,7 Bar!!! Claro que a turbina não é a mesma original, mas o interessante é que a parte de baixo do motor é toda original, só preparou o cabeçote e o giro de corte da bomba passou de 4500 rpm para 5100rpm! E não é que o motor agüenta legal?!? :shock:

gabrielnunes
05/06/2005, 03:22
Eu estou pensando em dar mais pressao na turbina, pois o motor da ranger é muito fraquinho, demora para desenvolver!

ojaneri
05/06/2005, 09:00
O procedimento para "dar a volta no waste gate" é so dar as voltas na contra porca, e depois empurrar a vareta pra dentro do turbo?

Edintruder
05/06/2005, 10:11
Isso, retira a trava de pressão do eixo rosqueado, com uma chave 8mmm tira o aperto da contra-porca e é só aparafusar quantas voltas quiseres. PAra montar é mais complicado pois é necessário usar uma chave por dentro do olhal para alcançar o pino da válvula. Quando eu apertei mais, eu soltei a carcaça do diafragma do corpo da turbina com uma chave 13 mm se bem me lembro.
Para abrir a bomba, é necessário retirar o lacre com uma chave de fenda e paciência pois o espaço é pouco, daí com uma chave 13mm retira o aperto da contra porca e com uma chave de fenda APERTA para aumentar a vazão de combustível. O máximo indicado por bombistas é abrir 3/4 de volta. Porém a fumaça preta vai comer depois de abrir a vazão de combustível, assim como a durabilidade total do motor também vai reduzir. Após aumentar o combustível deverá ser recalibrada a marcha lenta, com uma chave 10 mm para soltar a contra porca do acelerador e uma chave de fenda para reduzir um pouco, porém deve ser feito com o motor ligado.

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 10:26
Eu tive que dar 9 voltas pra chegar em 1.4Kgf.
Na verdade o que faz a diferença e a diminuição do “tubo leg”. Mesmo 1 ou duas voltas na porca já faz muita diferença. O motor passa a responder bem melhor. O consumo não mudou ou pelo menos não percebi diferença nenhuma.
A desvantagem fica por conta da vida útil da turbina que agora ta sempre em alta rotação. Tô nem aí... :twisted:

Edintruder
05/06/2005, 10:51
Realmente, na primeira vez que mexi dei apenas 2 voltas e melhorou bastante, hoje está com 7 voltas e não passa de 1,3kgf com o pé fincado só acima de 130 km/h, abaixo disso vai até 1,25kgf.

gabrielnunes
05/06/2005, 11:30
Então no caso para chegar a 1,5 kgf eu teria que além de mexer na turbina, também teria que abri um pouco a bomba. Vou ter que fazer isso porque o motor da Ranger, meu deus, é muito fraquinho! Esse 3.0 163cv deve ser show!

gabrielnunes
05/06/2005, 11:33
Meu pai tem uma F-250, nossa senhora, é muita diferença, parece que sai de um 1.0 e vai para um 2.0! Sem nossão

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 12:07
Nesses termos, é possível que a sua Ranger tenha algum problema...

gabrielnunes
05/06/2005, 13:48
Problema ela não tem pois ja tivemos 3 rangers, uma 98 cabine simples, uma 2001 cabine simples e agora uma 2001 cabine dupla, e todas tem motor muito fraquinho, não dá nem para comparar uma F-250 que é 6cc com 180cv com uma Ranger que é 115cv. A F-250 é só pisar que ela responde na hora, a Ranger demora um pouco para responder. Espero que se eu aumentar pressão da turbina e abrir um pouco a bomba, ela melhore o desempenho, com certeza irá melhorar!

Edintruder
05/06/2005, 16:22
Meu, a Ranger normal tem um desempenho em 5a melhor que a um Polo 1.6 em ultrapassegens, a minha perdeu bastante rendimento quase que da noite pro dia, procurei em tudo no motor e ficou claro que é a bomba injetora, ela desgasta os roletes de pressão devido a baixa lubrificação que o diesel atual proporciona, resumindo, perde pressão e volume de injeção, até hoje não mandei arrumer pq eu abri um pouco a bomba o que fez melhorar de novo. A única coisa é que o motor está um pouco barulhento e que eu sei que não está funcionando como deveria, mas como está andando bem, vou deixando.... :oops:

gabrielnunes
05/06/2005, 20:02
O desempenho dela em 4ª e 5ª realmente é bom, mas eu estou me referindo a 1ª e 2ª ela demora muito para responder quando pisa, por isso que estou querendo mexer no motor dela!

gabrielnunes
07/06/2005, 19:45
Po meu, apertei 7 voltas na turbina e abri 1 volta na bomba, fico muito boa, e tah com a surdina embaixo da porta, a fumacera preta come né meu, hehehe, muito bala! valeu ae pela dica. Ta dando 1,5 kgf!

Rodrigo Luvison
07/06/2005, 20:42
Olá gabrielnunes,

Desculpe a ignorância minha, mas como é um regionalismo...

O que é a "surdina" que vc se refere???

Valeu :D

gabrielnunes
07/06/2005, 20:57
Surdina é o cano

Luiz Antonio
07/06/2005, 21:37
Eu tive que dar 9 voltas pra chegar em 1.4Kgf.
Na verdade o que faz a diferença e a diminuição do “tubo leg”. Mesmo 1 ou duas voltas na porca já faz muita diferença. O motor passa a responder bem melhor. O consumo não mudou ou pelo menos não percebi diferença nenhuma.
A desvantagem fica por conta da vida útil da turbina que agora ta sempre em alta rotação. Tô nem aí... :twisted:

Walter, vc mexeu tbm. na regulagem da bomba ou só na wast gate ?

[]'s

gabrielnunes
07/06/2005, 22:14
Acho que foi só na bomba, eu cheguei na oficina e falei pro mecânico apertar 7 voltas na turbina e abri uma volta na bomba, dae ele fez o serviço e eu nem perguntei nada, só sei que ficou boa, só sai bastante fumaça preta!

Walter L. L. Casitta
08/06/2005, 08:59
Walter, vc mexeu tbm. na regulagem da bomba ou só na wast gate ?


Não tive coragem de mexer com a bomba. Acontece que quando a bomba injeta óleo diesel em excesso no motor, parte desse óleo não se queima, a prova disso é a fumaceira preta e parte desse óleo não queimado também fica na camisa atrapalhando a lubrificação e acaba descendo para o carter, misturando ao óleo lubrificante e compromete a lubrificação do motor inteiro.

Quem quiser mexer na bomba não exagerar e girar no máximo e 1/3 de volta e passar a trocar o óleo do carter com um intervalo menor que o de costume.

Edintruder
08/06/2005, 19:54
Quando abre a bomba a turbna rende mais, com 7 voltas na minha e meia volta na bomba só dá 1,3 kgf, porém se completar a volta inteira na bomba ela vai chegar aos 1,5 kgf pois a queima do combustível será mas forte e mais quente, portanto o volume de ar de escape será ainda maior devido a maior dilatação do ar.
Surdina = cano = escapamento = escape
tal como
CC = asa = fedor nas axilas = sovaco :D

Humberto Baldisseri
23/06/2005, 17:55
Pessoal,eu tenho uma duvida:para mexer na valvula wast gate,eu solto a contra porca,e aperto a haste rumo a turbina ou solto rumo a valvula.
Essa é para o Walter ou para o Edintruder

Luizinho
24/06/2005, 09:08
Voce encolhe a haste (eu encolhi tres voltas, mas ja estou pensando na quarta).Cuidado para não perder a trava da haste na turbina.

Abraço.

Edintruder
26/06/2005, 01:44
Você encolhe rumo a parte quente da turbina, ou seja, aparafusa a haste. Te prepara para fazer força e dar um jeitinho que fica complicado encaixar o olhal no pino após encurtar um pouco a haste. Mas nada que seja impossível. Se preferir ainda dá para soltar a válvula do corpo da turbina para facilitar a montagem.

Humberto Baldisseri
26/06/2005, 06:58
O.K.,vou tentar daqui a pouco! Obrigado.

Edintruder
26/06/2005, 22:22
Conseguisses?

Humberto Baldisseri
27/06/2005, 06:46
Ainda nao,ontem eu nao tive como fazer,vou tentar hoje à tarde,obrigado.

Luiz Antonio
12/07/2005, 20:25
Humberto Baldisseri, e aí amigo, novidades ???

Hertes
31/08/2005, 21:57
Aee gente, encolhi 6 volta, mas não vi aqueeeeela diferença. Fiz isso em uma F1000 com motor da F250 4.2, senti uma leve força a mais qndo vc da uma boa alongada, aí troca de marcha bem rapido, da pra senti q a turbina nao esvazia. Mas em relação a arrancada ficou do mesmu jeito..... achu q vou dar mais agumas voltinhas...hehehe

Edintruder
01/09/2005, 19:32
Mexendo apenas na regulagem da WG, você vai sentir as respostas mais rápidas em ultrapassagens e o motor chegará com mais fôlego aos 3500 rpm. Em arrancadas mais fortes não dá muita diferença pois na primeira marcha não chega a dar muita pressão na turbina. Para arrancar melhor só mexendo na Bomba Injetora.

Edintruder
01/09/2005, 19:32
Mexendo apenas na regulagem da WG, você vai sentir as respostas mais rápidas em ultrapassagens e o motor chegará com mais fôlego aos 3500 rpm. Em arrancadas mais fortes não dá muita diferença pois na primeira marcha não chega a dar muita pressão na turbina. Para arrancar melhor só mexendo na Bomba Injetora.

Rodrigo Luvison
01/09/2005, 21:28
Olá pessoal

Então Hertes, se quiser melhorar o desempenho vai ter que mexer na bomba mesmo. Uma volta no parafuso do débito já uma boa melhorada.
Para melhorar em baixas rotações tem que mexer na LDA.

[]'s...

Luizinho
02/09/2005, 09:50
Ola,

Na nossa Ranger 2001, inicialmente encurtei a Haste 3 voltas.
Resultado: a turbina enchia mais rapido e a pressão maxima foi de 1,15 para 1,25.

Domingo dia 28/08, tive coragem de tirar o lacre da bomba e alterar o parafusso de debito em aproximadamente 1/4 de volta.
Andei com o carro para testar e o que aconteceu foi:
Pequena quantidade de fumaça no inicio da aceleração,
Antecipação do enchimento da turbina,
Infima alteração da marcha lenta,
E ao contrario do que imaginava não houve alteração percepitivel na pressão maxima da turbina.

Não satifeito, encurtei o parafuso da Haste mais 3 voltas, totalizando assim 6 voltas:
Qualquer encostadinha mais rapida do pe no acelerador a turbina ja se manifesta,
Pressão maxima agora e de 1,4 bar,
Mantem-se 1,0 bar de pressão com muito mais facilidade,
As arrancadas em subidas ficaram bem mais faceis,
E mais uma vez ainda não foi o suficiente para a pick-up atingir 4000rpm em quinta marcha (uso pneus de 31 polegadas).

Impressões finais do rapido test drive que fiz domingo (as modificações estão sobre observação):
A turbina esta trabalhando muito mais, consequentemente e de se esperar redução de vida util,
Apesar da turbina encher mais rapido, a pressão maxima (1,4 bar) demora mais a chegar,
Acho que o dimensionamento da descarga esta no limite (depois do silencioso, que ja deve ser super restritivo, os tubos são mais finos),
O blocante esta fazendo a maior falta,
Um intercooler mais eficiente não faria mal.

Ao contrario do que disse o Edin, a nossa sempre chegou a pressão maxima em primeira marcha (mesmo sem alterar nada).
Não mexi na LDA pois um dos parafusos do diafragma fica logo abaixo do compressor do ar, complicando as coisas.
Tambem não mexi nos parafussos de marcha lenta nem de aceleração maxima pois fiquei em duvida do resultado (apesar de achar que deixar a pick-up encher mais 200 rpm não fara mal).

Lembro para quem se aventurar a essas bricadeiras ter no minimo o medidor de pressão do turbo para se ter uma ideia do que esta acontecendo com o motor, mesmo porque cada pick-up pode reagir de forma um pouco diferente com as alterações.

Abraço a Todos; agora com 1,4 bar.

Hertes
02/09/2005, 20:48
Infima alteração da marcha lenta

Foi isso q eu percebi tbm na hora em q pára, tipo eu dou uma alongada, e, na hora em q paro a pickup, percebi q a lenta fica um pouco mais alta q o comum....

Edintruder
02/09/2005, 23:48
Á pressão na primeira marcha não chega a um bar pois aqui é tudo plano, e o giro sobe fácil sem forçar muito, mas numa subida a coisa muda. Em 1a reduzida puxando um truck 1113 atolado na praia a turbina passava de 1 bar bem fácil!

danielmotta
03/09/2005, 17:30
qualé o modelo original da turbina da ranger? me disseram que é uma garret T2, mais sei lá, estou afim de colocar uma com caracol frio maior que essa, mais pressão
heheheheh

Edintruder
03/09/2005, 18:19
Luizinho,
De qualquer forma não mexe na LDA. Até 1,4 bar ela trabalha sozinha.
É bom reduzir um pouco a lenta para ficar normal, é só voltar a haste do acelerador na bomba.


E mais uma vez ainda não foi o suficiente para a pick-up atingir 4000rpm em quinta marcha (uso pneus de 31 polegadas).

A minha mesmo sem mexer pára nos 4000 rpm e não passa disso, mas caom 5 pessoas ela vai até 3900 rpm. O caso é que depois dos 3500 rpm o torque reduz consideravelmente, e como o motor diesel trabalha sempre na faixa de torque, fica difícil esperar um desempenho agradável depois dessa faixa de giro. Com pneus 31" a velocidade a 3900 rpm fica bem acima da minha a 4000 rpm, e se chegar a 4000 rpm com pneus 31" está muito bom.
As fuçadas aparecem bem na faixa de torque somente.
Mexendo na turbina a faixa que melhora fica de 1600 a 3500 rpm e mexendo na bomba melhora de 1000 a 3300 rpm.
Ah, em arrancadas de curvas nas esquinas acaba por estragar bastante os pneus se não dosar o acelerador, pois fica muito mais fácil patinar a roda traseira interna da curva quando se abre a regulagem da bomba.

Luizinho
03/09/2005, 23:18
Daniel,
Não basta somente trocar a parte fria por uma maior e esperar aumento do desempenho. As medidas das partes das turbinas (eixo, rotores, carcaças) são pensadas para trabalhar em conjunto para uma determinada proposta. O que sugerimos ou estamos tentando fazer, e tirar aquele pouquinho mais que o equipamento original permite e que no caso da maioria desses motores atuais não e feito na fabrica para poder se atingir as metas anti-poluição.
Sugiro a voce antes de pensar em trocar a turbina, conversar com um bom preparador para analizar o que e possivel fazer.
A algum tempo atras liguei para o preparador de uma Ranger bastante preparada de um usuario do Forum e entre outras coisas ele me disse que o coletor de descarga do Maxxion 2.5 era bastante restritivo, impossibilitando assim o rendimento de turbinas maiores. Ele tambem comentou comigo que a rotação de entrada efetiva da turbina (escolida por ele para a preparação) passou para 2000rpm mas quando vinha, empurrava com força ate 5000 rpm (nosso limite de corte imposto). A menina tambem tinha o cabeçote com alguns segredos.

Edin,
A mexida na LDA e com o intuito de faze-la reagir mais rapido e não de aumentar a capacidade de alimentação. Com isso teoricamente (ainda não experimentei) a turbina entraria ainda mais cedo porem com acresimo no nivel de fumaça.

Na verdade a minha em quinta estaciona nos 3800 rpm o que da no velocimetro,se não me engano, 150 Km/h, mas os pneus proporcionão um erro de 7%, mas o conta giros original não e nenhum primor em precição, mas o velocimetro (de qualquer carro diga-se de passagem) tambem não e nenhuma maravilha na sua exatidão, portanto e tudo meio (ou bastante) teorico.
O importante como voce citou e a resposta muita mais rapida em qualquer situação, mesmo porque velocidade maxima so e conseguida raramente e por pouco tempo.

Mais um detalhe: Devido a experiencias passadas em outro veiculo, minha impressão sobre o fato de não haver acressimo na vel. maxima, e que nos conseguimos com sucesso aumentar a pressão de trabalho da turbina mas acho que passamos para uma fase em que ela esta no maximo de vazão do ar. A pressão aumenta e a vazão fica (este problema e constantemente discutido em um Forum de preparação que participo) conclussão, alem da turbina trabalhar fora da faixa ideal do seu mapa; prejudicando o rendimento; provavelmente tera uma redução significativa na vida util se a mantivermos sempre na pressão maxima (no meu caso 1,4 bar), mas isso so o tempo dira.

Abraço a Todos.

ojaneri
16/09/2005, 08:28
A minha tive que dar 6 voltas na WG para alcançar 1,4kg no turbo. Engraçado que não senti muita diferença, quem nao anda direto com a Ranger (meu pai) nem notou diferença. Mas também, ele ta acostumado com o Xsara Picasso 2.0, que é tem motor mais forte e carro mais leve.

Vou ver se limpo o intercooler dela, e se não melhorar, vou dar uma meia volta no parafuso da bomba injetora!

[]s
Osvaldo

Patoso
05/06/2008, 02:42
Revivendo o Topico...... :)


Você encolhe rumo a parte quente da turbina, ou seja, aparafusa a haste. Te prepara para fazer força e dar um jeitinho que fica complicado encaixar o olhal no pino após encurtar um pouco a haste. Mas nada que seja impossível. Se preferir ainda dá para soltar a válvula do corpo da turbina para facilitar a montagem.

Antes de me consultar aki, com pouco conhecimento sobre carro a Diesel-turbo e totalmente afobado..kkk..resolvi dá uma mexida na turbina pra melhorar o desempenho...
Pelo que entendo de turbo pensei um pouquinho lá e vi que eu tinha que encolher a haste da WG...porem....eu bambiei a contra porca e rodei a haste...usando uma ferramenta que pegou lá beleza....Não notei nenhuma melhora e não sei se foi impressão minha mais acho que piorou....
Agora lendo esse topico fiquei na duvida.....será que eu estraguei o embolo que fica dentro daquele copo de lata???
Pelo que pensei eu não teria estragado...pq c tem uma contra porca é pq ele pode rodar......Outro pensamento foi o seguinte...c estivesse estragado o que ia acontecer é que a pressão de descarga do compressor não iria mexer na valvula e msm assim melhoraria em baixa certo??? To na duvida....

Anthoniusnikos
05/06/2008, 08:43
Patoso, para mexer na WG você tem que ter instalado um manômetro de 0 à 2 bar, pois a pressão na turbina não deve ser superior a 1,4 bar. Daí você vai abrindo a WG (máx. 6 voltas) e verificando a pressão. O resto, a discussão do Luizinho, Edin, etc. explica como fazer.
Abs
Anthoniusnikos

Patoso
05/06/2008, 11:12
Patoso, para mexer na WG você tem que ter instalado um manômetro de 0 à 2 bar, pois a pressão na turbina não deve ser superior a 1,4 bar. Daí você vai abrindo a WG (máx. 6 voltas) e verificando a pressão. O resto, a discussão do Luizinho, Edin, etc. explica como fazer.
Abs
Anthoniusnikos

Ok...vou instalar o manômetro que com certeza fica mais facil a regulagem....mais a minha duvida é: Será que eu estraguei a WG???

DieselPower
05/06/2008, 11:52
CAra, já vi várias pessoas aqui no fórum contando que mecheram de todas as formas nas suas turbinas e só piorava o desempenho...
Quer mais desempenho? manda mais diesel pro motor! Quer mais ar? Troca a turbina.
Lembrando que você tem um leque muito grande de opções de aumento de desempenho do maxion, mesmo antes de trocar a turbina.
Ps.: Abre a bomba e seja feliz!

Raposo
05/06/2008, 16:54
Esse negócio de mexer na regulagem da BI e da turbina não dá certo aqui no Rio de Janeiro. Não sei como é nos outros estados mas aqui você tem que fazer vistoria e aferição de gases uma vez por ano para receber o CRLV. Carro a diesel fumaçando não passa na vistoria e consequentemente, fica sem o documento. O Maxxion HSD é meio fraco mesmo; eu acho questão de costume. Eu meto a sola da bota no acelerador e faço ele subir serra dando couro em muito carro. Não acho boa idéia mexer nas regulagens; até mesmo por uma questão ambiental.
Abraços a todos.

Patoso
05/06/2008, 16:57
CAra, já vi várias pessoas aqui no fórum contando que mecheram de todas as formas nas suas turbinas e só piorava o desempenho...
Quer mais desempenho? manda mais diesel pro motor! Quer mais ar? Troca a turbina.
Lembrando que você tem um leque muito grande de opções de aumento de desempenho do maxion, mesmo antes de trocar a turbina.
Ps.: Abre a bomba e seja feliz!

Depois de algumas pesquisas e dicas resolvi msm mecher na bomba e ser felizz...:):)
Mas agora quero fazer a coisa do jeito certo....Estive olhando na bomba c eu achava o tal parafuso.....é o seguinte....quero confirmar c é um parafuso que fica logo ao lado de um conector elétrico.....ele é um parafudo com uma fenda na cabeça e uma contraporca q c não me engano é chave 13......uma foto tiraria minha duvida por completo....
Outra duvida e a mais importante.....eu tenho que apertar o parafuso né....para abrir a bomba aperta-se o parafuso...correto???

Obrigado....tomara que fique bom....

Patoso
05/06/2008, 19:54
Walter....decidi mesmo comprar o manometro...já olhei na Donatti que voce me disse....é esse aki: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=584966

É melhor comprar neste site mesmo ou existe algum lugar em BH que posso ir e comprar com um preço melhor ou pelo msm preço(ai n gasto frete).

Vai ser voce falar que tô comprando....obrigado mesmo...desculpa a insistência com o mesmo assunto.....

Valeu!!

Walter L. L. Casitta
05/06/2008, 20:37
Walter....decidi mesmo comprar o manometro...já olhei na Donatti que voce me disse....é esse aki: http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=584966

É melhor comprar neste site mesmo ou existe algum lugar em BH que posso ir e comprar com um preço melhor ou pelo msm preço(ai n gasto frete).

Vai ser voce falar que tô comprando....obrigado mesmo...desculpa a insistência com o mesmo assunto.....


Pode ser esse aí, mas pelo jeito eles estão pedindo 20 dias pra entregar. Acho melhor você procurar em outro lugar. Infelizmente não sei onde vende isso por aqui. Sempre comprei essas coisas na internet mesmo. Tenho amigo ligado em preparação de veículos. Vou ver se ele conhece alguma loja aqui em BH...

Você tem que comprar o copo pra instalar em cima do painel...

dalmolin
05/06/2008, 21:36
Esse negócio de mexer na regulagem da BI e da turbina não dá certo aqui no Rio de Janeiro. Não sei como é nos outros estados mas aqui você tem que fazer vistoria e aferição de gases uma vez por ano para receber o CRLV. Carro a diesel fumaçando não passa na vistoria e consequentemente, fica sem o documento.
Abraços a todos.antes da vistoria , paga ao bombista pra fechar o diesel e por um selo , deixa ela com uns 70 cv quero ver fummaçar , sai de lá abre umas 3 voltas , já aproveita e queima a junta :putz:...

DieselPower
05/06/2008, 21:46
Amigo, a BI dos maxion eu não conheço muito bem. Mas é simples, o parafuso do debito é sempre um coberto por um lacre metálico (a não ser que esteja rompido).
Manda uma MP pro Edintruder que ele sabe de olhos fechados.
Esse manômetro esta num preço legal, quando comprei o meu cronomac, paguei 100,00 com o kit de instalação incluso. Comprei aqui na minha cidade mesmo.
Abraço.

Raposo
06/06/2008, 14:06
antes da vistoria , paga ao bombista pra fechar o diesel e por um selo , deixa ela com uns 70 cv quero ver fummaçar , sai de lá abre umas 3 voltas , já aproveita e queima a junta :putz:...
Negativo! :discordo: Amo o planeta e o meu bolso. Mas valeu pela dica.

Patoso
07/06/2008, 05:21
Ontem fiz os ajustes no meu motor 2.5 maxion...começei abrindo 1/2 volta na bomba depois de muito esforço para tirar aquele lacre maldito....não mudou nada...o carro não acelerou e nem deu fumaça....dei uma volta e achei msm coisa.....ai abri mais 1/2 volta...completando 1 volta.....alterou um pouco a marcha lenta...muito pouco...dei uma volta e senti que melhorou um pouco...mais acho que foi psicológico.....ai resolvi apertar o parafuso mais 1/2 volta.....ai sim ele acelerou mais....regulei a marcha lenta e fui andar....Ai senti uma melhora significativa....mais torque em baixa e turbina entrando mais cedo....ficou bom....porem, não está saindo quase nada de fumaça...quase nada msm....nem dá pra ver....só c prestar muita atenção na saída do escapamento.....ai fiquei na duvida....vale a pena eu mexer até o limite de querer começar a sair mta fumaça??? pq talvez pode melhorar muito.....d qualquer forma vou colocar o manometro primeiro pra ter uma noção da pressão que tá.....na WG dei 3 voltas....

Anthoniusnikos
07/06/2008, 10:34
Patoso! De vagar...! Não quero depois ter que te chamar de Patusquela. De acordo com o Edin: 1 volta + 1/2 volta já fica bom.
Abração

Patoso
07/06/2008, 17:38
Patoso! De vagar...! Não quero depois ter que te chamar de Patusquela. De acordo com o Edin: 1 volta + 1/2 volta já fica bom.
Abração

Pois é...ficou 1 volta e 1/2 na bomba....passei disso não...

Anthoniusnikos
07/06/2008, 17:51
Quando colocar o manômetro, fotografa tudo e posta aquí pra gente ver.
Abs

Edintruder
07/06/2008, 20:46
Patoso, a fumaça é crítica quando acelera antes da faixa de torque, quando a urbina entra ela compensa com mais ar e a fumaça desaparece quase que por completa. Verás mais pelos espelhos rodando de noite, nos faróis dos carros atrás de ti.

Patoso
07/06/2008, 21:47
Patoso, a fumaça é crítica quando acelera antes da faixa de torque, quando a urbina entra ela compensa com mais ar e a fumaça desaparece quase que por completa. Verás mais pelos espelhos rodando de noite, nos faróis dos carros atrás de ti.

Pois é....meu tio ficou acelerando a ranger pra mim enquanto eu olhava lá traz...saiu muita pouca fumaça..quase nada msm...acho que tá igual era original.....ai eu tava querendo saber é c vale a pena mexer mais no parafuso..talvez melhore muito mais e saia só um pouco de fumaça...o problema que eu achei é que só senti diferença da ultima 1/2 volta...completando um total de 1 volta e 1/2...

Edintruder
07/06/2008, 22:25
Com o motor solto não fumaceia quase nada mesmo. Só aparece quando está sob esforço, ou seja, andando.

Ronimar Nascimento
31/07/2008, 20:16
Olá Luizinho e demais membros, tenho uma ranger 2.5 98 euro 1 que está com o motor e turbina muito cansado, então decidi que vou mexer no motor. Li muitas coisas que podem ser feitas para deixar a euro1 mais forte como se fosse a euro2 por exemplo, então gostaria da ajuda de voces todos pra orientar sobre alguamas peças, aí pergunto: devo colocar a turbina gt 20 ou outra mais forte se encaixa no coletor e , sendo assim eu deveria dar algumas voltas na WG pra melhorar ainda mais? e sobre a bomba e os bicos o que devo trocar ou só a turbina bastaria?Obrigado e um abraço a todos.

Rogerinho
31/07/2008, 22:22
Ronimar,

Minha pick-up é exatamente como a sua, HSD2.5 Euro I !!! Sua turbina já é a GT20 !!!

Se vc quiser preparar seu motor, posso te dar alguns conselhos...lá vão:

1°) Tenha certeza de que está tudo 100% nele, eu por exemplo amanha estarei mandando tirar o cabeçote pra ver as partes interiores!!!Vale a pena prevenir...é um carro de 10 (ou quase) anos, no nosso caso, então já tem alguma bagagem!!!

2°)Acho que vc tem que ter metas, separe tudo por estágios, por exemplo:...quero minha pick-up com 140hp...com 160hp...com 200hp...com 500hp(hehe)...e com isso vc vai fazendo pesquisas, receitas que já deram certo, etc...

3°) Sempre monte um projeto voltado pro seu uso...se precisa de muito torque cedo, se o torque pode chegar mais tarde!!!

4°) Depois do motor modificado, sempre modifique freios e suspensão pensando na nova realidade!!!

---------------------------------------------------------------------------------

Umas receitinhas de bolo que eu tenho pesquisado a quase um ano, como sempre pensando na minha realidade (onde não preciso de pico de torque a 1600rpm)!!!

140bhp: (R$0,00 - R$1.200,00)
Pra essa potencia eu acho que temos duas opções e que dependem se as modificações param por aí...ou se vão continuar!!

MOD1: Abrir o débito da BI (Bomba Injetora) e acertar a WG (Waste Gate) a para 1.3bar

MOD2: Compre bicos Rasch Motoren, só a troca desses elementos vão te entregar essa potência!!!Custo?...R$1.200,00!!!

OBS: A 2° modificação eu escolheria se não pretendesse ficar nessa potencia.


160bhp: (R$1.600,00)
Já com os novos elementos injetores, stock-turbo acertado em 1.3bar e troca do intercooler da 2.8, que é P&P (Plug and Play)!!!O intercooler sai, usado e a base de troca, por volta de R$400,00


180bhp: (+/-R$2.000,00)
Com a configuração anterior, adicionar:
-Um novo escapamento completo, desde o coletor em inox...em 3.5" !!!R$1.100,00!!!
-Short-Ram com filtro K&N e isolante térmico!!!(+/-R$350,00)


200-240bhp:(R$5.000 - R$7.000,00)
Com tudo o que tinhamos antes, adicionar:
-Turbina Garret GT28R (Roletada)!!!Acredito que fique entre R$3.000,00 e R$4.000,00!!!
-Coletor de admissão!!!R$500,00!!!
-Intercooler Frontal (No caso ficaria com sistema "Double-Intercooler"!!!R$800,00"


260+bhp: (R$10.000,00 e R$11.000,00)
Aí amigo, já ta chamando urubu de meu loro...robocop ta dançando na chuva...
-Uma preparação no cabeçote pra aceitar todo esse ar que está entrando!!!R$1.000,00!!!
-Re-build do bloco para 2800cc!!!Acredito que fique algo parecido com R$3.000,00




Eu defini isso tudo como estágios meus, "Stage I,II,III,IV e V", se adequam ao tipo de preparação que achei o melhor pra esse motor!!!A partir disso, além de desnecessário...acho mais vantagem migrar para um MWM Sprint 4.2 ou entrar na era técnológica e montar em um NGD3.0...

Deixo claro que não pretendo atindo o 5° Estágio...o 4° é meu limite (ou não...hehe)!!!



Um forte abraço



OBS: Sempre precisamos de novas pecinhas pra novas realidades, isso só no andamento vc descobre!!!

Luizinho
31/07/2008, 22:58
Ronimar,

Pelo que entendi do seu post, você tem de fazer o motor completo da Ranger.

Se for isso, não perca tempo e converse direto com o Maurício da Rasch Motoren.

Se eu tivesse que refazer tudo, faria com o Mauricio um 3.0 (vira de 2.8 com pistão usinado de 3.0) o bloco aguenta a usinagem e o próprio Maurício já montou um.

Para usar uma turbina muito sofisticada, consequentemente cara, partiria para o bi-turbo sequencial que o Maurício também já montou em um 2.5 e o custo deve ficar semelhante a uma turbina super sofisticada.

Se for ficar com o 2.5 para aproveitar seu vira e gastar menos, use pistões do Euro II, Turbina TGV da 2.8 (tem de trocar os coletores de desc. e adm.), bicos e bomba injetora da Rasch Motoren, intercooler da 2.8 (tem de trocar a coifa do radiador) e descarga completa de 2,5' original Ford da 2.8 2005.

A mexida no cabeçote ira trazer só redução na fumaça (segundo o Maurício) pois esses motores giram 4.000rpm e isso não é o suficiente para encher o fluxo do cabeçote preparado.

Sem querer contrariar os colegas, descarga de mais de 3' até 300cv é desnecessária e inox para ficar untada de óleo acho disperdício.

O filtro de ar da Euro I (quadradinho) é uma porcaria para o motor original, imagine então para o preparado. Até 200cv use o original da Euro II em diante.

Intercooler na frente do condensador mata o A/C (lembre-se de menor troca térmica para maior troca térmica). Ou você passa o condensador para cima do capô fazendo um scoop e o cooler grandão na frente, ou coloca o segundo cooler por cima do motor mais o scoop.

Não se esqueça que dependendo do nível de potência vai ser necessário radiador de óleo.
A embreagem original até certo ponto aguenta desde que nova.

Mas tudo isso não adianta nada se a relação final não for alongada.O diesel só rende na faixa, você pode até desloca-la um pouquinho brincando com o ponto, mas o mais legal é deixar com bastante torque em baixa (atrassado, o ponto original da Euro II é legal) e alongar este dif. 4,56 que você tem.

Que me lembre e só,
Se surgir mais alguma dúvida pergunte.

duardobruno
01/08/2008, 09:51
Velhinhooo !!! Moleque!!! Que aula de motor HSD viu!!! UHUUUUU!!! Esse forum é muito doidoooo.:palmas:

Rogerinho
01/08/2008, 10:34
Luizinho,

Em um ponto eu concordo firme contigo, ninguém melhor pra ajudar no projeto que a Rash Motoren!!!Fico louco com o trabalho deles...!!!E se bobiar, eles até tem um kit bi-turbo sequencial pro HSD2.5...pois tem para outros motores!!!

Agora, os pontos que eu discordo ... :mrgreen:

-Escapamento: Acho infinitamente melhor fazer um escapamento pensando no carro do que a adaptação de outro, que poderia ser melhor !!! 3" é um ótimo tamanho, acho inclusive que não existe a necessidade de 3.5", mas como carros turbo não temos tanto problema com "back-pressure" não vejo motivos para não fazer maior (NOTA:contra-pressão em carros turbo é um assunto longamente discutido em vários fóruns que participo, e o que me convence é que isso é importante em carros aspros...e outra coisa, contra-pressão é importante pra quem quer torque em baixa, sacrificando o torque em alta, mais uma vez, vai do seu tipo de uso...eu prefiro alta!)
O motivo de ser em inox?...o inox aquece com mais facilidade e ainda mantem esse calor, e pros gases do escape isso é perfeito, mas vai de cada um o "custo x beneficio" (Eu acho que custo é custo e beneficio é beneficio...os dois não andam juntos!)!!!!

-Intercooler: Não sei se daria exatamente certo o sistema "Doble-Intercooler" que eu tenho em mente, só conheço em carros bi-turbo, mas a principio não vejo problemas nisso!!!Um intercooler frontal jamais traria maleficios ao condensador do A/C, pois ele não se posicionaria entre os farois...e sim no parachoque frontal, onde temos aquela pequena abertura...!Se prejudicar alguém será o radiador e isso sim pode ser um problema...e um grande problema, mas que tem solução!!!

-Single vs Bi Turbo: nunca fui muito fã de carros bi-turbo, acho que um bi-turbo sequencial é facilmente substituido por uma bela turbina roletada, aproveita-se muito melhor o que ela pode oferecer!!!Mas aí é o negocio, onde vc quer que a faixa de torque seja maior?...turbinas pequenas sacrificam demais o desempenho em alta...em contra-partida, em baixa irá ficar um avião!!!

-Filtro de ar: Estou preparando um esquema com short-ram que copiei dos BMW E36 (Motores M50, M52, S50 e S52)...assim que estiver pronto vou postar aqui no fórum pra quem se interessar e não tiver necessidade das características anfíbeas da pick-up!!!

-Cabelote: Acho complicado um cabeçote preparado para receber 1.15bar, aceitar 2-3.0bar de pressão, mas se o Mauricio falou, eu acredito...porém, já li relatos de quem fez a preparação no final de tudo (HSD2.5 Euro II com 300whp) e ganhou 30bhp...

-Relação final: Não tenho necessidade, prefiro chegar rápido aos 170km/h do que andar a 220km/h numa mini-truck desses...hehehehehe!!!


No mais, adoro trocar conhecimentos e aprender...muito boa a sua participação e foi de grande ajuda para mim!!!



Um forte abraço

Luizinho
01/08/2008, 12:07
Rogerinho,

Esta minha réplica é somente com intuito de agregar conhecimento, não de causar polêmica.

A Racsh já montou 2.5 bi-turbo. Land Rover.

Quanto a questão do cabeçote também fiquei surpreso, mas foi o que o Maurício me disse. Acredito até que dê algum rendimento mas o custo não deve valer a pena.

Em relação ao escape foi só em relação ao custo pois a Ford tem de prateleira e o primário de todas já é de 2,5' ( a 3.0 é de 3').

Eu não imagino perder as características "fora de estrada " do veículo por isso gosto do filtro redondo original. Da mesma forma este buraco do para-choque tenho um forte protetor abaixo, e se Papai do Céu ajudar, em breve um guincho por ali , logo não dá para o cooler. A questão da troca térmica também foi levantada pelo Maurício e logo atrás vem o condensador, depois o radiador.

Não tenho dados práticos comparativos em single e bi turbo, mas pelo preço de uma turbina que atue bem em toda faixa, deve dar para colocar as duas com certeza de atuar na faixa toda e ainda reduzir a fumaça.

A relação final, te digo que a minha já está curta e ainda não troquei a turbina. Carro diesel turbo necessita de espaço nas marchas para crescer. Qualquer coisa diferente é disperdicio de desempenho e consumo.

Quero aumentar o desempenho da minha Pick-up mantendo o equilíbrio do conjunto sem prejudicar as características de 4x4, por isso minhas colocações.

Ronimar Nascimento
01/08/2008, 12:48
Luizinho e Rogerinho:
Entrando num consenso entre condição e necessidade, eu pretendo o seguinte:
Usando as possibilidades de potencias citadas pelo Rogerinho, eu ficaria com a de 140 hp, e sobre a turbina eu teria que trocá-la porque está ruim.Então se entendi bem, segundo a receita, além de trocá-la eu teria que dar algumas voltas na wg:
primeira pergunta: quantas voltas para essa potência?
Bem, aí com relação a bomba e bicos,como o caso da turbina, estão ruins, estão eu pensei:
segunda pergunta:tenho uma bomba em vista da euro 2,já com corpo distribuidor de 12mm e came 020, devo ao invés de arrumar a minha que é 11mm, comprar essa bomba?
Terceira pergunta:teria tb que mexer na regulagem dessa bomba?
Sobre os bicos fui recomendado a comprar o 145p/366 que teria mais vazão que os meus que são 882, se não me engano.
quarta pergunta: está correto?.
Estaria ainda a analizar os pistãos e aneis sobre tb trocá-los pelo da euro 2:
quinta pergunta:seria necessário pra essa potencia?
Bem amigos, essas são alguams dúvidas, outas virão e voltarei a recorrer a voês, por enquanto :
Muito obrigado e um grande abraço.

Rogerinho
01/08/2008, 14:02
Luizinho,

Por isso é sempre complicado opinar sem conhecer a intenção de uso do veículo dos outros!!!No seu caso, concordo plenamente que um scoop e um intercoole encima do cabeçote irião ficar legais, no meu caso iria parecer tuning...pois o visual da minha pick-up é muito limpo (Diferente do visual "carregado" do off-road...que por sinal, é muito maneiro).


Cambio e diferencial?..ê ê...mas não entendo nada nada nada disso!!!Já sei a quem recorrer quando precisar ... :mrgreen:


Nosso cofre não é lá essas coisas de grande, pra montar um sistema bi-turbo vamos ter que mudar muitas mangueiras, etc !!!Mas dá pra fazer, fica aí uma questão de gosto mesmo...!!!


Ronimar,

1° Resposta -> Isso depende de vc, 6 voltas vc vai de 1.4bar...e o com a bomba aberta deve passar dos 150hp!!!

2° Resposta -> Não entendo muita coisa de bomba injetora, então pra não falar besteira, vou me calar !!! Mas sempre vejo o pessoal trocar pela Euro II, porém se existir um trabalho se consertar essa e melhora-la...eu optaria por isso...além de 0km, vai estar otimizada!!!

3° Resposta -> Mexer na bomba é sempre item obrigatorio na minha opinião...hehehehe

4° Resposta -> Não entendi a numeração, pq nunca decorei...se o quer dizer é que foi recomendada a troca pelos bicos da 2.8, então procede...vai melhorar!

5° Resposta -> Pra qual potencia?...140hp?...nem de longe é necessário!!!



Um forte abraço

Rogerinho
01/08/2008, 14:04
Duplicou...

Luizinho
01/08/2008, 14:06
Ronimar,

Se a sua prioridade é a parte externa, Bicos, BI, Turbina, acho legal colocar os bicos da Rasch (não sei se o código é este), bomba da 2.8 que também já pode estar mexida (o débito original com os bicos especiais dá conta), turbina da 2.8 (wg ou tgv), cooler da 2.8, e escape da 2.8 2005.

Como talvez você depois mexa internamente no motor (aumento de cilindrada) não deve valer a pena gastar na tgv (é cara), pois pode ser conveniente uma nova turbina (maior do que a GT-22) para reder mais.

Para a turbina da 2.8 tem de trocar os dois coletores, espaçador do alternador, correia poly v, escape completo, mangueira do filtro de ar, comprar o pescoço de alumínio da turbina e as mangueiras do cooler.

Pode ser que o Maurício te indique outra turbina para os coletores originais, mas eu não sei.
Veja o preço da BI com ele também.

Para colocar o cooler tem de comprar a coifa da 2.8 (autorizada) e rebater o suporte esquerdo do radiador.

Você só deve trocar os pistões se houver desgaste ou for aumentar a cilindrada, se não deixe como está.

Potência estimada é difícil e depende da turbina escolhida, mas te garanto que você já vai achar a Pick-up com a relação curta (mas tem de saber os pneus que usas).

Rogerinho
01/08/2008, 19:13
Só uma dúvida,

Pq temos que trocar o coletor de admissão nessas pick-ups, quando fazemos o upgrade de turbina?...O ar sai direto da carcaça fria e vai pro intercooler e só depois entra no coletor de admissão, então não tem contato direto com a turbina!!!



Um abraço

felippetti
01/08/2008, 19:33
Olá todo mundo...

Da última vez que falei com o Maurício sobre turbinas, ele me disse que a turbina da Sprinter eletrönica também é TGV e seria uma opção para o HSD 2.5... Porém não entrei em detalhes quanto a custo, troca de coletores e etc. Fica aí o toque para quem for falar com o Maurício.

Grande abraço!!

Luizinho
02/08/2008, 09:09
Rafael,

O Maurício também me falou sobre a turbina da Sprinter mas pelo que me recordo a posição é invertida, alterando demais a saída do escape. Portanto a solução mais confiável e de aparência melhor seriam as peças originais da 2.8PS.


Rogerinho,

A flange da turbina da 2.8 é diferente da 2.5. Isto implica na troca do coletor de escape.
Aí a turbina fica em uma posição em que o pescoço de alumínio que faz a ligação com a mangueira do filtro de ar esbarre no coletor da admissão. Então tem de troca-lo também para as coisas ficarem arrumadas e sem gambiarras. E para tudo isso caber, tem de deslocar o alternador com o novo suporte e conseqüentemente a nova correia. Também devido a nova posição da turbina, tem de ser trocadas pelo menos a mangueira inferior do intercooler e o tubo primário da descarga.
Vendo uma e outra é fácil entender.

Preços Estimados de peças originais (algumas na Internacional e outras na FORD):
Coletor ADM: 270,00
Coletor Esc: 70,00
Suporte do Alt: 45,00
Pescoço da Turbina: 110,00
Mangueira do filtro de AR: 90,00
Mang. Inf. Inter.: 300,00
Mang. Sup. Inter: 100,00
Escape Completo 2,5': 650,00
Abraçadeira do ESC na Turbina: 90,00
Correia: 60,00
Coifa do Radiador: 90,00
Cooler Usado: 400,00
Turbina WG: 1600,00
Turbina TGV: 3400,00
Bicos Rasch: 1200,00
Bombo Rasch: 1300,00

Precisa também de algumas juntas, parafusos e estojos mas aí não sei o preço.

Luizinho
02/08/2008, 09:11
Esqueci das mangueiras de lubrificação da turbina que se não me falha a memória, custam perto de R$ 200,00.

Rogerinho
02/08/2008, 11:09
Considero essa GT22R (Acho que é exatamente essa a turbina da PS 2.8, certo?) uma relação custo benefício bem ruins!!!Se ela está esse preço, quanto será que saí uma GT28R?!?!...


Se o pessoal realmente quiser fazer esses up's em suas pick-up eu tenho gente que traz todas as peças dos EUA por um preço bem legal , poderiamos fazer um grupo para conseguirmos um desconto...

Ronimar Nascimento
03/08/2008, 12:06
Olá Luizinho e Rogerinho,
Obrigado pelas dicas até então.
Vai aí mais uma dúvida.Abri o motor e preciso saber sobre a folga dos aneis.Algum de vocês sabem me dizer qual a largura de um anel novo para que eu possa simular sua folga na camisa e avaliar a necessidade ou não de encamisar o bloco, que aparentemente está, segundo o mecanico, com muito pouco desgaste. Preciso ainda saber qual é a folga tolerável.
Valeu pessoal, estou no aguardo das respostas .Obrigado e um Abraço a todos.

renzo
13/09/2009, 21:56
Hummm.....muita coisa boa nesse topico !!!!

Carlão Rover
13/09/2009, 22:30
Sabe a Land bi-turbo?hehehehe
Então, eu fiz com o Maurício....

Sem palavras...ficou o bixo! Minha turbina estava indo para o espaço, porque há uns 5 anos atrás, o ex-dono tinha trocado os bicos pelos da Rasch, aumentado o escape, o intercooler, Vazão da bomba, booster, enfim tinha envenenado ela.Quando me vendeu há uns 4 anos atrás, retirou o intercooler do conjunto, sem regular principalmente a bomba. Creio que este foi um dos motivos para a KKK16 ir para o espaço.
Quando fui falar com o Maurício, ele me convenceu a fazer o biturbo já que ia gastar com a turbina mais cara mesmo.Mas precisei fazer um novo mega intercooler e colocar os filtros K&N, pois o original mesmo dobrado de tamanho estrangulava a entrada de ar necessária!!!

Recomendo, só que terei que trocar a relação do diferencial ou aumentar o pneu, para viajar com a velocidade de cruzeiro numa rotação mais baixa.

Sem palavras no que se tornou a máquina!!!!

Abraço a todos!

Obs: o Maurício é um dos caras mais profissionais que conheci.

renzo
17/09/2009, 20:07
pessoal ,

mexi na waste gate da minha ranger 99/00....apertei a haste ate ficar apenas 1 polegada de fio de rosca aparente.....acho que dei uma s7 ou 8 voltas......fiz isso acreditando que a pressao da turbina chegaria ate uns 1,3 ou 1,4 bar.porem ela nao esta passando de 1,2......sera que é desgaste da carcaça da turbina,que faz com que ela nao chegue na pressao que eu quero ???

renzo
17/09/2009, 20:12
aproveitando , vou postar uma foto da minha ranger ......acreditem....é uma ranger

duardobruno
18/09/2009, 16:03
aproveitando , vou postar uma foto da minha ranger ......acreditem....é uma ranger

Ranger no coração né!:rolleyes:

Edintruder
18/09/2009, 16:19
Encurtasses o chassis da Ranger?
É anterior às 2001.

renzo
19/09/2009, 15:50
Encurtasses o chassis da Ranger?
É anterior às 2001.

sim...a ranger foi encurtada.mas o amigo acima disse que é ranger de coracao.....na verdade nao.....seria digamos assim willys apenas na roupa e todo o corpo ranger.como tenho usado meus quadriciclos pra trilha , esse jeep esta sendo usado apenas em passeios leves.

se futuramente for colocado na trilha , sera colocado eixo rigido na frente(spoa) com caixa de direcao compativel....provavelmente eixo de troller na frenter e atras , por causa das relacoes e bloqueios disponiveis ja que meu eixo é ford 8,8

...do resto continua ranger:motor ,t-case,cambio,ar condicionado,abs tras , chassis ,painel , etc

renzo
19/09/2009, 15:51
pessoal ,

mexi na waste gate da minha ranger 99/00....apertei a haste ate ficar apenas 1 polegada de fio de rosca aparente.....acho que dei uma s7 ou 8 voltas......fiz isso acreditando que a pressao da turbina chegaria ate uns 1,3 ou 1,4 bar.porem ela nao esta passando de 1,2......sera que é desgaste da carcaça da turbina,que faz com que ela nao chegue na pressao que eu quero ???



pessoal......me ajudem com esse problema.....


abs

Edintruder
19/09/2009, 19:54
Pela suspensão dianteira e o protetor da CT eu percebi que o chassis é da ranger mesmo, porém o entre-eixos e a saída traseira parece bem mais curto que o da Ranger original.

renzo
20/09/2009, 19:46
Pela suspensão dianteira e o protetor da CT eu percebi que o chassis é da ranger mesmo, porém o entre-eixos e a saída traseira parece bem mais curto que o da Ranger original.


sim edintruder,

diminui o entreeixos assim que acaba a parte reta do chassis e a longarina comeca a subir.na saida tras. eu diminui a mola na parte de tras da mestre .....nao sei se vcs sabem ,mas as molas tem a parte da frente do furo do pino central menor que a parte tras.cortei a mestra de modo a deixar a frente igual a tras e puxei o suporte do jumelo uns 15 a 20 cm ecortei a longarina logo apos onde ele foi fixado.

o jeep ficou com bastante estabilidade.....ficou tao firma que tive que tirar a barra estabilizadora traseira...deixei so a dianteira e mesmo assim ele é melhor de curva que minha sw4.
.
.,
.
agor avoltando ao topico......estou no aguardo de que alguem me ajude no meu problema


abs

Walter L. L. Casitta
20/09/2009, 19:54
pessoal......me ajudem com esse problema.....


abs

Primeiro arranja um outro manômetro só pra confirmar. Mesmo o seu sendo novo pode ter vindo com algum problema. Acho difícil o problema ser da turbina...

renzo
20/09/2009, 20:50
Primeiro arranja um outro manômetro só pra confirmar. Mesmo o seu sendo novo pode ter vindo com algum problema. Acho difícil o problema ser da turbina...
o bombista mediu com o dele tbem que é de uso profissional.....


....como disse anteriormente,so ficou aproximadamente uns 3cm de rosca da haste pra chegar ate o fim.....


é isso mesmo ou tenho que apertar ainda mais ??

Edintruder
20/09/2009, 21:26
pessoal ,

mexi na waste gate da minha ranger 99/00....apertei a haste ate ficar apenas 1 polegada de fio de rosca aparente.....acho que dei uma s7 ou 8 voltas......fiz isso acreditando que a pressao da turbina chegaria ate uns 1,3 ou 1,4 bar.porem ela nao esta passando de 1,2......sera que é desgaste da carcaça da turbina,que faz com que ela nao chegue na pressao que eu quero ???

Abre o débito da Bomba Injetora que a pressão subirá mesmo com a regulagem da WG original.

Walter L. L. Casitta
20/09/2009, 21:49
Abre o débito da Bomba Injetora que a pressão subirá mesmo com a regulagem da WG original.

X2! Não vale a pena mexer na turbina...

renzo
21/09/2009, 09:25
X2! Não vale a pena mexer na turbina...

ok...

obrigado walter e edintruder.....vou fazer isso e ver os resultados....qquer duvida chamo de novo


mais uma vez obrigado

Nava
23/09/2009, 09:20
Topico muito bom. Acabei de ler tudo. Moçada de conehcimento técnico e prático! Parabéns.

Duvida: andei em uma ranger 98, segundo o dono, motor novo. Percebi a enrtada da turbina por volta de 2500rpm. Normal?

Para meu uso off-road intenso e viagens esporádicas, manter isso ou envenenar um pouquinho baixando esse turbo lag? Mexendo WG e BI, altera a temperatura do motor, isso pode ser problema para trilha ou nao dá nada?

Edintruder
23/09/2009, 11:32
Tem coisa errada aí, pois a turbina nesse motor tem que entrar entre 1600 e 1800.
É bom passar por uma avaliação de um bombista, pois isso pode ser muita coisa, desde BI estrangulada pra diminuir a fumaça, BI com a WG desregulada, bicos ruins, turbina com aletas quebradas ou turbina diferente da original.

Nava
23/09/2009, 11:59
Outra dúvida: a L200 tem um botão power que qdo aciona, altera a pressão do turbo. Como funciona esse sistema, só pressao mesmo ou tem uma apimentada no débito tb?

Me disseram ainda que tem dois motores 2.5 maxxion, um bom e outro ruim, procede?

Nava
23/09/2009, 12:01
Edi, veja, ela nao tem o mnometro, então estou dizendo isso no ouvir na acelaração ok? Vou andar com ela de novo...estou comprando por isso as duvidas. O que notei é que ela tem o motor bem silencioso. Outra que vi era uns estalos em lenta que doia o ouvido...

Edintruder
23/09/2009, 12:19
Estralos? Leva num mecânico pra avaliar primeiro então.

O 2.5 saiu o Euro I e Euro II, o segundo tem mais torque que o primeiro, porém são iguais. A diferença que existe é na Bomba Injetora (BI) e calibragem dos bicos.

Ambos são mau vistos na hora da venda, porém não maltratam o proprietário nos anos que permanecem com o veículo. Para teres uma idéia, a única coisa que não estraga na Ranger é o motor, o resto pode sempre ter algum detalhezinho, tipo um barulhinho, um rangidinho, rolamento de rodas, embreagem, pivôs, mas motor mesmo é muito raro.

Experimenta colocar 3a marcha com o motor a 1000 rpm, tu cola o acelerador, nesse momento o motor começará a reagir e tem que fazem alguma fumaça preta. Quando o rpm passar por volta dos 1500rpm ele tem que demonstrar energia e responder com mais vigor, a fumaça nesse ponto reduzirá e escutarás o assobio da turbina. Continua com o pé colado no assoalho e acelera até 3800rpm. Quando passar pelos 3500 o motor começará a ficar mais amarrado pois acabou de sair da faixa de torque e aos 3800 rpm estará despejando sua potência máxima de 115cv. Podes levar até os 4000 rpm sem medo, porém o desempenho nesse rpm é quase inexistente.

Ela deverá responder dessa forma que descrevi, se fizer diferente tem algo errado. Faz o teste em algum local que consigas chegar aos 80km/h no mínimo.

Pra testar se a BI está boa, eu aconselho botar pra correr, se a BI e os bicos estiverem bons, ela passará dos 150km/h muito facilmente, se não chegar nem nos 145 é sinal que os bicos precisam de aposentadoria ou a BI já demonstra sinais de alta kilometragem...

Quantos km essa ranger já tem? Se o motor foi bem feitinho ela deverá ir a 160km/h com muita disposição. Dificilmente passará disso pois o motor sai fora da faixa de rpm e faltará rpm para ir além disso.


Na L200 esse botão até aonde eu sei aciona o módulo HPE (isso para as L200 sport HPE), que nada mais é que um booster na admissão que faz a pressão da turbina ir além do "normal" e o motor passa dos 121cv para os 141cv.

Nava
23/09/2009, 12:57
Edi, obrigado pelas dicas. Farei isso sim. Veja a picape dos estralos ja descartei.
Estou vendo os detalhes para mexer na primeira. Falei segundo dono, mas é unico dono. Vou falar com ele tb para ver o que e pq ele mexeu no motor. O vendedor fala que foi feito, mas numa dessas só rgulou bomba e turbina...ne´...

Ela parada notei um forte disposiçao do motor, em comparação com a outra dos estalos, era lerda. Essa vc tilisca o pé o ponteiro pula! Vou andar e depois posto o resultado.

Qto a temperatura, demora subir ou sobe rapidinho ao normal?

Edintruder
23/09/2009, 14:30
Andando sem emoção o ponteiro demora a mexer, se andar com emoção sobe rapidinho a pára no meio.

Nava
23/09/2009, 14:49
fui andar com ela mas a embreagem ta colada ou ta moida mesmo...só engata a 4a e 3a. nao consegui sair da loja.

Edintruder
23/09/2009, 21:57
ainda bem que isso aconteceu na loja. Poderia ser vazamento no atuador.

frio
25/09/2009, 00:59
Estralos? Leva num mecânico pra avaliar primeiro então.

O 2.5 saiu o Euro I e Euro II, o segundo tem mais torque que o primeiro, porém são iguais. A diferença que existe é na Bomba Injetora (BI) e calibragem dos bicos.

Ambos são mau vistos na hora da venda, porém não maltratam o proprietário nos anos que permanecem com o veículo. Para teres uma idéia, a única coisa que não estraga na Ranger é o motor, o resto pode sempre ter algum detalhezinho, tipo um barulhinho, um rangidinho, rolamento de rodas, embreagem, pivôs, mas motor mesmo é muito raro.

Experimenta colocar 3a marcha com o motor a 1000 rpm, tu cola o acelerador, nesse momento o motor começará a reagir e tem que fazem alguma fumaça preta. Quando o rpm passar por volta dos 1500rpm ele tem que demonstrar energia e responder com mais vigor, a fumaça nesse ponto reduzirá e escutarás o assobio da turbina. Continua com o pé colado no assoalho e acelera até 3800rpm. Quando passar pelos 3500 o motor começará a ficar mais amarrado pois acabou de sair da faixa de torque e aos 3800 rpm estará despejando sua potência máxima de 115cv. Podes levar até os 4000 rpm sem medo, porém o desempenho nesse rpm é quase inexistente.

Ela deverá responder dessa forma que descrevi, se fizer diferente tem algo errado. Faz o teste em algum local que consigas chegar aos 80km/h no mínimo.

Pra testar se a BI está boa, eu aconselho botar pra correr, se a BI e os bicos estiverem bons, ela passará dos 150km/h muito facilmente, se não chegar nem nos 145 é sinal que os bicos precisam de aposentadoria ou a BI já demonstra sinais de alta kilometragem...

Quantos km essa ranger já tem? Se o motor foi bem feitinho ela deverá ir a 160km/h com muita disposição. Dificilmente passará disso pois o motor sai fora da faixa de rpm e faltará rpm para ir além disso.


Na L200 esse botão até aonde eu sei aciona o módulo HPE (isso para as L200 sport HPE), que nada mais é que um booster na admissão que faz a pressão da turbina ir além do "normal" e o motor passa dos 121cv para os 141cv.

Nem sabia desse comportamento...

andei em uma antes da minha que tinha uma moralzinha na bomba e com certeza no turbo tambem... a minha parece que está enforcada, nao fuma NADA!!! parece até mentira... vou ter que filmar....

Edintruder
25/09/2009, 15:02
Nem sabia desse comportamento...

andei em uma antes da minha que tinha uma moralzinha na bomba e com certeza no turbo tambem... a minha parece que está enforcada, nao fuma NADA!!! parece até mentira... vou ter que filmar....

Não tens que filmar, mas sim meter as ferramentas pra falar e abrir um pouco o débito da BI.

Nava
25/09/2009, 17:42
Mais duvidas. Conversando com o povo por ai, uns dizem que esse maxxion hsd "nao presta" e outros dizem que é muito confiável.
Um cliente que mexe só com vans me disse que o motor é muito bom e de fácil mecanica.
E ai, bom ou ruim?
Quanto a correia dentada, incomoda no uso 4x4 intenso? Qto ela dura?

Agradeçotodas as dicas que to usando para filtrar a minha proxima viatura = ranger.

Raposo
25/09/2009, 17:55
Mais duvidas. Conversando com o povo por ai, uns dizem que esse maxxion hsd "nao presta" e outros dizem que é muito confiável.
Um cliente que mexe só com vans me disse que o motor é muito bom e de fácil mecanica.
E ai, bom ou ruim?
Quanto a correia dentada, incomoda no uso 4x4 intenso? Qto ela dura?

Agradeçotodas as dicas que to usando para filtrar a minha proxima viatura = ranger.
Quem fala que o HSD não presta é porque não conhece o motor. O da Natasha está com 170 mil e é só alegria. A correia troca de 120 em 120 mil. E este motor ainda tem a vantagem de que o custo das peças é bem mais em conta do que as pkp's mais modernas.
Abraços.

felippetti
25/09/2009, 20:17
Não tens que filmar, mas sim meter as ferramentas pra falar e abrir um pouco o débito da BI.

A minha tá trabalhando em 1.3 de pressão, depois de meia dúzia de voltas na porca. Óbvio que a BI tá afinada tb... Resumindo, a mexida é simples.

Edintruder
25/09/2009, 21:25
Raposo,
O 2.5 troca a correia com 90.000!
Não deixa passar.

Nava
18/10/2009, 01:18
Vamos de 2.5 entao...

Duvida: meu mecanico disse que para apimentar o motor nao adianta mexer na WG, nao resolveria nada. O q resolve é mais debito na bi que automaticamente maior vazao de ar no escape gera maior pressao de entrada...procede?

Anthoniusnikos
18/10/2009, 12:06
Nava, procede sim. Mas, na injeção de mais combustível, o fator limitante será a quantidade de ar que se pode colocar na câmara de explosão, pois o excesso de combustível só vai gerar fumaça preta, devido a queima imcompleta.
Acima desse limite, você pode aumentar uns 100 CV de potência(motor-V-oito), no motor, com a utilização de um reservatório(garrafa) de óxido nitroso(N2O), porém vai ter que fazer alguns reforços no motor. Levar em conta que a quantidade de N2O que se consegue transportar numa pickup, só dá para apenas alguns minutos de aceleração. Mas se o acréscimo de potência demandada não for muito grande, dá para algumas horas. Porém, esse acréscimo, já é bastante significante em relação a uma viatura com regulagem máxima para o ar atmosférico.

Nota: Com relação ao usar o gás oxigênio puro engarrafado:
Ex.: Se o tanque de combustível comporta 75 litros de diesel, a viatura teria que carregar quase 550 m3 de oxigênio. Um torpedo(garrafa) para GNV que carrega 25 m3 já é bem grande, imagina para 550 m3 ?!?!?!

Abs
Anthon

leobnaval
18/10/2009, 18:56
Vamos de 2.5 entao...

Duvida: meu mecanico disse que para apimentar o motor nao adianta mexer na WG, nao resolveria nada. O q resolve é mais debito na bi que automaticamente maior vazao de ar no escape gera maior pressao de entrada...procede?

Que eu saiba tem que aver um afinamento dos 2 BI e WG, pois assim consegue-se aumentar a pressão da turbina e corrigir o débito de diesel para a mistura não ficar pobre (relação estequiométrica), com isso terá um rendimento melhor (potência e torque)...

Abraços, Leo

Geist
12/01/2010, 17:00
Ressucitando o tópico.. Dei 6 voltas na WG da minha ranger com EURO II 2.5 e melhorou bastante, o giro ta subindo mais rápido, mas pelo que ja havia percebido, a turbina só está acionando la depois dos 2.000 rpm, o que devo fazer?
valeu galera..

Edintruder
12/01/2010, 18:29
Se mexesses na WG e ainda assim está aparecendo só acima de 2000, podes então apertar mais a WG. A haste deve ser encolhida. Ela tem que responder a partir de 1600 rpm (assobio).

SAPO-BOMBA
13/01/2010, 00:13
O correto não seria mexer primeiramente na B.I e depois partir pra ajustes na turbina?

Segundo eu li certa vez, o Maurício da Rasch disse que fuçar muito na WG vai amarrar o carro em alta.

Geist
13/01/2010, 08:31
Tenho a camioneta desde setembro, e n sei se o antigo propritário não mexeu na bomba ja, e ela ta fumando muito na arrancada, achei ser excesso de comb, ai resolvi dar umas voltas na wg, e como o amigo Edin falou que deve começar antes, vou dar mais umas voltas.... o que parece que mudou muito mesmo foi o giro subir muito mais rápido....

duardobruno
13/01/2010, 11:08
Tenho a camioneta desde setembro, e n sei se o antigo propritário não mexeu na bomba ja, e ela ta fumando muito na arrancada, achei ser excesso de comb, ai resolvi dar umas voltas na wg, e como o amigo Edin falou que deve começar antes, vou dar mais umas voltas.... o que parece que mudou muito mesmo foi o giro subir muito mais rápido....

Calma aeee rapaz!!! Cuidado com esta parada de ficar dando volta na WG. Faz o seguinte... Vê a situação do teu filtro de ar. Outro dia a minha tava jogando uma fumaça preta absurda. No começo achei normal pq minha bomba tb é uma coisinha aberta, mas depois de algumas reclamações de amigos, dizendo q o carro tava poluindo demais, reparei q tava em excesso mesmo. Fui dar uma geral e resultado: Filtro de ar! Tava todo embolado atrapalhando a entrada de ar. Aí era baixo rendimento e muita fumaça preta. Troquei o filtro e a fumaça diminuiu 90%.

Abraço

Geist
13/01/2010, 11:23
calma aeee rapaz!!! Cuidado com esta parada de ficar dando volta na wg. Faz o seguinte... Vê a situação do teu filtro de ar. Outro dia a minha tava jogando uma fumaça preta absurda. No começo achei normal pq minha bomba tb é uma coisinha aberta, mas depois de algumas reclamações de amigos, dizendo q o carro tava poluindo demais, reparei q tava em excesso mesmo. Fui dar uma geral e resultado: Filtro de ar! Tava todo embolado atrapalhando a entrada de ar. Aí era baixo rendimento e muita fumaça preta. Troquei o filtro e a fumaça diminuiu 90%.

Abraço
filtro de ar não é... Troquei ele em outubro e continuou a mesma coisa.... E faço a limpeza periodica... Vou procurar um bombista...

duardobruno
13/01/2010, 11:45
filtro de ar não é... Troquei ele em outubro e continuou a mesma coisa.... E faço a limpeza periodica... Vou procurar um bombista...

Sim companheiro! Mas o meu eu tinha troca há 1 mês... Quando fui ver, a turbina tinha chupado o filtro e amassado as aletas, impedindo a passagem do ar.

Geist
13/01/2010, 12:11
Bah dai sim.... Nunca tinha ouvido isso ai...

leobnaval
13/01/2010, 19:36
Tambem nunca vi isso aí que marca era o filtro???

Abraço

SAPO-BOMBA
13/01/2010, 20:15
Tem que ser uma SENHORA turbina ou então um filtro muito FULERAGEM pra acontecer isso! :D :D :D

Geist
13/01/2010, 20:37
fiz limpeza de bico e pelo incrivel que pareça não quiseram trocar a turbina dei 6 voltas na WG e 1/2 volta na bomba, o turbo ta dando 1,2 tem como dar mais na WG? e ainda acho que ela ta acionando tarde, só depois dos 2000 rpm.

Edintruder
13/01/2010, 21:21
A turbina está ok mesmo, porém se está acionando tarde pode ser falta de pressão na BI mesmo. Então pra resolver isso de forma paleativa, abre mais o débito na BI. Pode abrir até 3 voltas sem problemas. Melhora muito, mas não vai ficar 100% enquanto não trocar os reparos da BI...

Geist
13/01/2010, 22:20
Nossa, 3 voltas? Acho que vou mesmo mandar por a bomba na bancada, dai fim de papo... queria era dar mais potencia pro motor mesmo... tem mais algo pra fazer?

leobnaval
13/01/2010, 23:35
Tem muita coisa pra se fazer para aumentar a potência e torque desde um simples acerto na turbina e BI até mesmo a troca de coletores, turbina, bicos, etc.

Pesquise no google e aqui no forum que tem muitas preparações para este motor...

Abraços, Leo

SAPO-BOMBA
14/01/2010, 03:11
Bate na mesa e pede: POTÊÊÊÊÊÊÊÊÊNCIAAAAA!!! :D :D :D :D :D :D

Walter L. L. Casitta
14/01/2010, 08:46
Potência mesmo costuma sair de dentro do bolso... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Geist
14/01/2010, 09:09
o pior que aqui os bombistas não fazem esse tipo de coisa, querem as coisas dentro das normas pra evitarem dores de cabeça futuras....
o melhor seria potencia sem mexer no bolso.... hehehe

duardobruno
14/01/2010, 11:44
Tambem nunca vi isso aí que marca era o filtro???

Abraço

Sabe que eu nem lembro... Mas lembro que era mais barato que o normal mesmo. kkkkkkkkkkkkkk

duardobruno
14/01/2010, 11:49
o pior que aqui os bombistas não fazem esse tipo de coisa, querem as coisas dentro das normas pra evitarem dores de cabeça futuras....
o melhor seria potencia sem mexer no bolso.... hehehe


Pior que é brother!!! Bombista quer fazer o mais original possível para evitar dores de cabeça futuras.

Pequeno jr
14/01/2010, 12:20
pesquisa no forum pelo nome de RAsch

resolvido o seu problema de potência. De inicio já coloca os bicos injetores grandes e troca o intercooler da 2.8. .. só essa brincadeira já pula para mais de 140cv.

Dai em diante, o $$$$$ é quem manda. Procure o tópico que o Luizinho montou. Veja a Ranger monstra dele.

Geist
16/01/2010, 19:18
vou dar uma pesquisada sobre estes bicos e sobre o cooler da 2.8..
to com 1.6, 1.65 de pressão na turbina da minha ranger euro II 2.5
sera que da pra deixar ou tenho q diminuir? ainda tem bastante rosca na WG.

leobnaval
16/01/2010, 19:21
Tudo depende da durabilidade que você quer do seu motor.

Geist
16/01/2010, 19:24
mas se deixar assim tb não vai estourar de vez.... ta com 165.000 quero fazer no mínimo uns 250.... será que aguenta até lá?

leobnaval
16/01/2010, 19:31
Mas nem mãe de ná responde sua pergunta hehehehehe

Tem muitas variáveis, uso, manutenção, qualidade do serviço e peças, condições que o motor é exigido....

É impossivel prever se seu motor vai durar mais 10 mil km ou mais 200 mil Km.

Geralmente se não me engano o pessoal deixa com um pouco menos que isso cerca de 1.2 a 1.4 bar.

Abraço

Walter L. L. Casitta
16/01/2010, 19:34
Mexer na WG é perda de tempo....

leobnaval
16/01/2010, 19:46
Como disse o Walter, deixe a WG quieta e abra pouca coisa cerce de 1/2 volta na BI vai sentir a diferença na hora.

Geist lê o tópico inteiro...

A principio Walter na sua ranger você mecheu quanto na BI, se mecheu?

Geist
16/01/2010, 19:46
Mexer na WG é perda de tempo....
vou ver se baixo um pouco e deixo com 1,4 1,5.... pq mexer é perda de tempo? O que o amigo recomenda? ja dei meia volta na bomba, e agora dei na WG, mas vo diminuir e dar mais meia na bomba....

Geist
16/01/2010, 19:47
Como disse o Walter, deixe a WG quieta e abra pouca coisa cerce de 1/2 volta na BI vai sentir a diferença na hora.

Geist lê o tópico inteiro...

A principio Walter na sua ranger você mecheu quanto na BI, se mecheu?
ja li o tópico todo, mas cada caso é um caso....

Walter L. L. Casitta
16/01/2010, 20:57
vou ver se baixo um pouco e deixo com 1,4 1,5.... pq mexer é perda de tempo? O que o amigo recomenda? ja dei meia volta na bomba, e agora dei na WG, mas vo diminuir e dar mais meia na bomba....

Eu não mexi no meu motor 2.5, eu tirei ele fora e coloquei um 2.8TGV. Isso sim faz diferença, mas como já disse tem que enfiar a mão no bolso. Nem me dei ao trabalho de mexer na bomba injetora. 8)

A WG foi feita pensando na da descarga. Fazer um turbina gerar pressão é fácil. Difícil é fazer isso sem obstruir o escapamento. O Turbo rouba energia do escapamento, obstruindo a saída dos gases. Então criaram a válvula waste gate que desvia da turbina o excedente de gases que não são necessário para que a pressão seja alcançada no compressor, ela abre a descarga eu assim se aumenta a potência do motor.

Quando você mexe lá, você aumenta a pressão do compressor fechando o escapamento. Em outras palavras, você está aumentando de um lado e diminuindo do outro além de reduzir a vida útil da turbina. Então o ajuste é o de fábrica. É fácil de comprovar isso. Com a WG alterada, aa cidade fica um pouco melhor, mas na estrada a sua Ranger fica travada principalmente quando precisar ultrapassar outro veículo.

leobnaval
17/01/2010, 00:15
Walter você não mecheu nem quando ela tinha o 2.5 e nem agora com o 2.8?

E o resto do motor ta tudo original ou você já trocou bicos, intercooler e outras peças (em ambos os motores)?

Abraços, Leo

Walter L. L. Casitta
17/01/2010, 09:39
Walter você não mecheu nem quando ela tinha o 2.5 e nem agora com o 2.8?

E o resto do motor ta tudo original ou você já trocou bicos, intercooler e outras peças (em ambos os motores)?

Abraços, Leo

Mexi na WG da 2.5 para descobrir que não vale a pena mexer.

No 2.8 não mexi por que a Ranger continua com a transmissão original do 2.5. O torque passou de 27Kgf para 38Kgf. Mesmo com os pneus 285 é fácil queimar pneu na arrancada. Ela não anda como a Ranger 3.0, mas sai na frente....

Hailton Russo
17/01/2010, 09:46
Walter, quanto + - tenho que economizar para realizar uma troca dessa.

Walter L. L. Casitta
17/01/2010, 09:57
Walter, quanto + - tenho que economizar para realizar uma troca dessa.

Certamente mais do que gastaria para trocar a sua Ranger 2.5 por uma Ranger 2.8...

Geist
17/01/2010, 10:33
Mas dai eu ja não tenho mais uma ranger 2.5... dai posso comprar uma 2.8 ou 3.0... mas cada um cada um. eu tenho uma 2.5 e quero aumentar um pouco ela.... mas se recomendam deixar assim ent nem mexo mais.....

leobnaval
17/01/2010, 14:06
O que Walter quer dizer que o limite é o seu bolso se você quer ter um 2.5 com mais potência e torque terá que gastar um bom dinheiro para prepara-lo, se você quer melhorar o desempenho pode até trocar o motor (mais sai mas barato e fácil trocar de camionete).

Não adianta tentar fazer seu 2.5 ter o desempenho do 2.8 que ele não vai ter a não ser que você pretenda gastar mais do que sua camionete vale é um investimento que não tem volta e por puro prazer! é muito mais barato trocar de camionete do que ficar preparando ela para não ter o mesmo desempenho de uma 2.8 e você consegue até extrair mais potência que o 2.8 mais vai investir muito dinheiro e não vai ter um bom conjunto, além de prejudicar a durabilidade e consumo.

Não é a toa que leva-se muito tempo e investimento para várias pessoas e engenheiros desenvolverem um produto.

Abraços, Leo

Geist
18/01/2010, 07:58
O que Walter quer dizer que o limite é o seu bolso se você quer ter um 2.5 com mais potência e torque terá que gastar um bom dinheiro para prepara-lo, se você quer melhorar o desempenho pode até trocar o motor (mais sai mas barato e fácil trocar de camionete).

Não adianta tentar fazer seu 2.5 ter o desempenho do 2.8 que ele não vai ter a não ser que você pretenda gastar mais do que sua camionete vale é um investimento que não tem volta e por puro prazer! é muito mais barato trocar de camionete do que ficar preparando ela para não ter o mesmo desempenho de uma 2.8 e você consegue até extrair mais potência que o 2.8 mais vai investir muito dinheiro e não vai ter um bom conjunto, além de prejudicar a durabilidade e consumo.

Não é a toa que leva-se muito tempo e investimento para várias pessoas e engenheiros desenvolverem um produto.

Abraços, Leo
Beleza, era mais ou menos isso que eu achava tb, ontem dei mais meia volta na BI e ficou bom, deu 1.7, achei demais e diminui um pouco, ta dando 1.5 mas esta muito melhor do que tava....responde muito bem, rápido.... e nada de fumaça...

TylerNTL
21/02/2010, 21:25
Hoje pela manhã fiz uma inspeção detalhada na turbina e conexões da viatura e fiquei em dúvida com uma proteção do mangote que liga o intercooler a admissão.

Ele tem uma cobertura tipo com um "tecido de nylon".
É apenas proteção mecânica? Não é um meio fajuta?
Não seria mais interessante ser coberto com algum tipo de proteção térmica?

TylerNTL
21/02/2010, 22:28
Considerando a idade da viatura essas proteções já estão meio feiosas, o que fazer com elas?
1-Retirar
2- Substituir por uma manta asfáltica, dessas da Vedacit com a face externa aluminizada.
3- Substituir por fita de alumínio da 3M

Edintruder
22/02/2010, 00:33
Thelmo, também vou aguardar sugestões pois estamos no mesmo barco...

Geist
22/02/2010, 07:50
X3...
Minhas tb estão meio ruins..

eduardo1968
22/02/2010, 09:05
X4
Na minha ranger, a proteção dos mangotes de nylon estão desfiando e parando nas polias ou no filtro de ar.
O q faço?

TylerNTL
22/02/2010, 13:04
X4
Na minha ranger, a proteção dos mangotes de nylon estão desfiando e parando nas polias ou no filtro de ar.
O q faço?

Alguém comunga da minha opinião?
Essas proteções de nylon não servem é para nada!

TylerNTL
05/04/2010, 07:02
Olha o que encontrei para vender lá na China http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.35052 , por aqui não encontrei por menos de R$ 70,00.

Por R$ 7 já pedi um.

Quando chegar digo se serve para substituir as proteções das mangueiras...

Pequeno jr
05/04/2010, 09:46
Thelmo pelo visto tu só vive agora na internet buscando essas coisas made in japan

TylerNTL
05/04/2010, 13:02
Thelmo pelo visto tu só vive agora na internet buscando essas coisas made in japan

made in japan??!!!

Isso deve ser made in cafundós da china!

dudas_308w
05/04/2010, 16:58
Considerando a idade da viatura essas proteções já estão meio feiosas, o que fazer com elas?
1-Retirar
2- Substituir por uma manta asfáltica, dessas da Vedacit com a face externa aluminizada.
3- Substituir por fita de alumínio da 3M

Thelmo,
ja vi essa soluçao em outras tecnologias.
Na primeira vez que vi, tambem achei ruim, mas depois conversando com "especialistas" acabei entendendo a mecanica da coisa.

Repare que as tais malhas, sao fouxas sobre os dutos. Isso serve como amortecedor para prevenir desgaste. Ocorre que todas as mangueiras vibram com funcionamento do motor, raspando umas contra outras, ou contra os acessorios (alternador, compressor do AC, etc). A tal malha serve para que os dutos deslizem dentro, nao sofrendo abrasão e nao rachando antes do tempo.
Alguem pode dizer "mas nao ficava melhor fazer suportes e espaçadores?"
Sim, mas a malha é feita com plastico reciclado de fim de cadeia produtiva, ou seja, mais barato impossivel.

Entao, temos algumas possibilidade para resolver o problema:
- as proprias originais (que a autorizada vai cobrar preço de material nobre...)
- separar todos os dutos com calços. Tem que pensar suportes a cada ponto, nao deixando raspar.
- Dutos metalicos, tipo que se encontra classificados em qualquer revista de "tunados"... tambem podemos fazer os nossos com tubos finos e uma curvadeira de tubos. Importante encher de areia antes, para nao ficar enrugado. Mais importante ainda, retirar a areia antes de montar no motor...:dance:
- dutos de silicone. Na revista dos tunados, tem uns azuis p/ quem tem $$$ sobrando.
Repare que os "tunadores" tb optam por duas soluçoes. Compram tubos metalicos finos, de 2 1/2" ou 3" e retos. As curvas sao feitas com joelhos de mangueira azul.
Normalmente os tubos sao cromados, o que resolve o problema do atrito.

Indo na outra linha, pode-se aumentar a resistencia do conjunto. Enrolar tudo em malha de aço de mangueira de alta pressão. E é claro, inspeção de tempos em tempos e substituiçao do que gastar.

abs

DieselPower
05/04/2010, 21:42
- Dutos metalicos, tipo que se encontra classificados em qualquer revista de "tunados"...

Aeroquipes.

tambem podemos fazer os nossos com tubos finos e uma curvadeira de tubos. Importante encher de areia antes, para nao ficar enrugado. Mais importante ainda, retirar a areia antes de montar no motor...:dance:

Hahahaha

eduardo1968
05/04/2010, 22:05
Isso tudo para substituir as telinhas do motor da ranger...:putz:

dudas_308w
06/04/2010, 22:44
algumas ideias interessantes podem sair dos sites:

www.fibertex.com.br (http://www.fibertex.com.br)
www.texiglass.com.br (http://www.texiglass.com.br)

Um deles tem mantas de aramida, que aceitam castigos termicos bem razoáveis e ja foram objetos de discussao p/ isolamento termico/acustico aqui no forum.
abs

Deivid/silveira
07/04/2010, 12:15
Aramida é um material muito bom mesmo, não é a tua que é usado em coletes a prova de bala.

RGamaJr_4x4
27/01/2012, 09:57
Interessante o assunto e as soluções, algumas não tão simples!

Até que as malhas que envolvem as tubulações do motor da minha estão perfeitas ainda. O problema que tenho tido é com as duas mangueiras do freio traseiro que se cruzam debaixo do mangote do bocal do tanque.
Já revesti com uma mangueira daquelas transparentes, mas desgastou-se também.

Isso é normal? Acontece em todas Rangers? Tem solução melhor?

Foto abaixo da gambiarra que fiz e já passou da validade.

BRAVOECONOVEMBER
27/01/2012, 10:43
A minha tá igualzinha, mas ainda não parei pra pensar em solução pra isso.

Edintruder
27/01/2012, 13:33
Rogério, nem perde o sono com isso, pois isso ocorre no freio de estacionamento de TODAS as Rangers. É característica dela...
Isso foi feito propositadamente para estragar os cabos e o pessoal ter que trocar antes do previsto...

RGamaJr_4x4
27/01/2012, 15:20
Rogério, nem perde o sono com isso, pois isso ocorre no freio de estacionamento de TODAS as Rangers. É característica dela...
Isso foi feito propositadamente para estragar os cabos e o pessoal ter que trocar antes do previsto...

Ahh!!! Então vou revestir com mangueira novamente, mas dessa vez, preta pra não ficar tão feio.
Valeu!

DieselPower
27/01/2012, 23:07
Compra um rolo de "Silver Tape" e enrola nestes cabos.

Marcelo Corradi
28/01/2012, 00:07
é Rogério, num é só na sua q isso acontece não. só pondo outra mangueira por cima.
e tbm num acontece só aí não, tem outros pontos tbm.

só uma dica, ao invés de arame, use abraçadeira de plástico. kkkkkkkkk

RGamaJr_4x4
28/01/2012, 17:38
Compra um rolo de "Silver Tape" e enrola nestes cabos.

É uma boa idéia. :concordo:
... apesar de que eu não conheço a resistência da silver tape... mas via muito o McGyver usar.

RGamaJr_4x4
28/01/2012, 17:39
é Rogério, num é só na sua q isso acontece não. só pondo outra mangueira por cima.
e tbm num acontece só aí não, tem outros pontos tbm.

só uma dica, ao invés de arame, use abraçadeira de plástico. kkkkkkkkk

Hehe! Já tinha pensando nisso pra próxima.. abraçadeira enforca gato + a mangueira preta. :concordo: