Ver Versão Completa : como fazer/adaptar um reservatorio de agua ?
LManiero
22/07/2011, 23:13
Pessoal, como fazer um reservatorio de agua para o radiador do jeep?
só para nao desperdiçar a água que é jogada do radiador quando ele esquenta e joga a agua pelo respiro se nao estou enganado :pensativo:
desde ja, obrigado a todos.
jipeirodesdepequeno
22/07/2011, 23:33
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/23557-vaso-expansor.html
da uma olhada.. tem 2 tipos: o selado (sob pressão) e outro que quando a agua diminui o volume ele automaticamente "puxa" do reservatório
[]'s
LManiero
23/07/2011, 18:35
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/23557-vaso-expansor.html
da uma olhada.. tem 2 tipos: o selado (sob pressão) e outro que quando a agua diminui o volume ele automaticamente "puxa" do reservatório
[]'s
Valeu, ja me deu uma ideia de como fazer.
mas minha ideia era fazer um reservatorio de agua para o radiador mas sem ser vaso expansor...
sei como fazer, só nao sei como seria o retorno da água para o radiador :parede:
jipeirodesdepequeno
23/07/2011, 23:36
quando a agua esquenta, ela aumenta o volume e então escorre pelo ladrão até o reservatório, todo ar que tinha nessa mangueira acaba saindo em forma de bolha e fica uma "pressão na mangueira"
quando esfria, diminui o volume e acaba puxando de volta a agua
no meu instalei o reservatório do fiat 147, funciona perfeito, radiador sempre no talo :torcendo::torcendo:
Fiat 147 - Reservatório De Água Do Radiador - Novo ! - R$ 24,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192249006-fiat-147-reservatorio-de-agua-do-radiador-novo--_JM)
[]'s
LManiero
24/07/2011, 01:55
Haaa.. :smile::smile:
deixa eu ver se entendi, se eu colocar o reservatório do fiat 147, é só fazer um suporte para ele e entao ligar ele no "ladrão" e a própria pressao vai fazer com que a água volte para o radiador?
se for isso, quando por exemplo eu for viajar sempre vou ter que encher a água do radiador pois com ele quente nao vai ter pressao para puxar a agua para o radiador certo? :?
jipeirodesdepequeno
24/07/2011, 14:24
exatamente
não, não vai precisar, pq a agua não vai cair fora, o que sobrar do radiador vai pro reservatório, depois quando esfriar ela vai puxar de volta por sucção, o importante é que a tampa seja selada, e não aquela original com uma mola que quando a pressão sobe a valvula deixa passar, a agua do radiador não vai precisar completar mais, só a do reservatório
no meu fiz exatamente assim, agora só completo o reservatório de vez em qdo
no meu usei a tampa selada do chevette: Tampa radiador selado CHEVETTE CHEVY MARAJ 85/94 R$ 12.0 - Karol Peas (http://karolpecas.mercadoshops.com.br/tampa-radiador-selado-chevette-chevy-marajo-8594_729xJM)
[]'s
LManiero
25/07/2011, 01:10
jipeirodesdepequeno, valeu mesmo :concordo:
essa semana mesmo vou comprar o reservatório do fiat 147 e a tampa selada do chevette, ai até semana que vem eu falo como ficou o resultado.
independente disso, minha unica duvida é que se eu andar muito tempo com o jeep e o motor estiver muito quente (nao sei se esta marcando certo, mas as vezes chega a 120ºC), a água nao vai esfriar enquanto estiver com ele andando, e por isso nao vai aver sucção fazendo com que o radiador trabalhe com pouca água certo?
ai tem que esperar ele esfriar para ter sucção e puxar a água para o radiador novamente?
desculpe as perguntas mas é que sou leigo ainda no assunto....
devagar eu aprendo :mrgreen:
jipeirodesdepequeno
25/07/2011, 12:24
tranquilo, é bem fácil de fazer, aprendi aqui no forum e com ajuda de mais alguns membros, no começo não conseguia acreditar que a agua ia retornar :lol:
o reservatório da pra usar de outros carros, desde que tenha uma saida para mangueira e ela seja em baixo e a tampa nao seja selada, eu usei do 147 pq foi o primeiro que achei
Não sei a temperatura média do motor do seu motor (é original?), vamos supor que seja parecida com a do opala (80ºC), se o marcador está certo e está fervendo tanto assim, tem que dar uma olhada no seu sistema de refrigeração urgente, o meu jeep mesmo andando o dia inteiro não chega a isso (com ou sem o reservatório). Esse tipo de reservatório não vai mudar muita coisa no resfriamento (ao contrario desses modernos que o radiador é selado), é mais para não ter que ta enchendo o radiador toda hora....(no meu jeep qualquer voltinha a agua evaporava e quando via tava na metade do radiador :confused:)O radiador não vai trabalhar com pouca agua pq ela se expandiu e foi pro reservatório, então ele vai trabalhar sempre com o maximo que conseguir armazenar, o resto vai pra reserva pra voltar quando esfriar, então vai estar sempre cheio, faz o teste ai e ve como ficou, qualquer coisa posta ai :concordo:
[]'s
jipeirodesdepequeno, valeu mesmo :concordo:
essa semana mesmo vou comprar o reservatório do fiat 147 e a tampa selada do chevette, ai até semana que vem eu falo como ficou o resultado.
independente disso, minha unica duvida é que se eu andar muito tempo com o jeep e o motor estiver muito quente (nao sei se esta marcando certo, mas as vezes chega a 120ºC), a água nao vai esfriar enquanto estiver com ele andando, e por isso nao vai aver sucção fazendo com que o radiador trabalhe com pouca água certo?
ai tem que esperar ele esfriar para ter sucção e puxar a água para o radiador novamente?
desculpe as perguntas mas é que sou leigo ainda no assunto....
devagar eu aprendo :mrgreen:
LManiero
25/07/2011, 21:55
Ok :concordo:
se eu achar o reservatório do fiat 147 vou usar o dele mesmo
o meu motor é o BF 161 6cc e o problema dele deve ser que nao esta marcando a temperatura certa mesmo, menos mal né :twisted:
outra pergunta, tem que fixar o reservatorio de água na mesma altura do radiador né?
nao sei mas acho que nao seria bom deixar ele mais pra baixo.
jipeirodesdepequeno
26/07/2011, 10:25
não necessariamente, ele vai fazer a succção... claro não vai botar lá no diferencial né.. :lol:
no meu eu coloquei no paralama e funciona direitinho :concordo:
[]'s
Mário RED JEEP
28/07/2011, 01:10
Caro colega;
Dá pra manter a tampa com válvula original do radiador?
Em qual orifício do reservatório ligo a mangueira do gargalo do radiador?
Ligo em baixo e deixo o superior como dreno? Ou fecho o superior e uso uma tampa com válvula no reservatório e tampa selada do Chevette no radiador?
Na S-10 tem uma tampa com válvula de pressão no radiador e este ligado no orifício inferior do reservatório, com o superior como dreno.
Desculpa a amolação, mas tem muitas informações no fórum.
jipeirodesdepequeno
28/07/2011, 13:12
opa
a tampa original do radiador não serve, pois tem uma valvula que com o pressão que será criado dentro, deixara escapar por esta valvula
a segunda opção: fecha a saida superior e usa a tampa selada do chevette no radiador, no reservatório não precisa ser com valvula... uma tampa qualquer que não seja selada já serve, tem que ser uma que tenha um minimo de passagem de ar mas não derrame agua
não sou especialista nisso, mas a s10 deve ser aquele sistema de reservatório selado que os carros modernos usam, o radiador é selado (não tem tampa) e é possivel completar agua somente pelo reservatório... pro jeep acho que tanto 1 como outro são eficientes, mas prefiro o que citei nas primeiras mensagens por ser mais simples
LManiero
28/07/2011, 17:58
comprei o reservatorio do gol, e tem a saida superior, só que estava pensando em deixar ela como se fosse um respiro
sera que da certo ?
jipeirodesdepequeno
28/07/2011, 20:04
se for pra respiro provavelmente servirá sim, só cuide pra não vazar toda agua por ali..testa ai pra nós e nos conte :concordo:
[]'s
comprei o reservatorio do gol, e tem a saida superior, só que estava pensando em deixar ela como se fosse um respiro
sera que da certo ?
Robertux
31/07/2011, 20:31
quando a agua esquenta, ela aumenta o volume e então escorre pelo ladrão até o reservatório, todo ar que tinha nessa mangueira acaba saindo em forma de bolha e fica uma "pressão na mangueira"
quando esfria, diminui o volume e acaba puxando de volta a agua
no meu instalei o reservatório do fiat 147, funciona perfeito, radiador sempre no talo :torcendo::torcendo:
Fiat 147 - Reservatório De Água Do Radiador - Novo ! - R$ 24,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-192249006-fiat-147-reservatorio-de-agua-do-radiador-novo--_JM)
[]'s
Olá jipeirodesdepequeno, muito boa a sua idéia, eu esta pensando em fazer isso no meu mas ainda não tinha pensado nos detalhes.
Se eu entendi direito é só substituir a tampa original do radiador por uma selada. Você disse que usou a do Chevette e ela deu certo no radiador original do Jeep OK?
Depois é só pegar aquela mangueira que joga a água fora do radiador e ligar no reservatório, por baixo, e colocar uma tampa que tenha um respiro para deixar o ar se movimentar conforme o nivel da água aumenta ou diminui no reservatório certo?
Como o sistema é selado, não tem importância o nivel do reservatório, mesmo que fique mais baixo que o radiador não deve vazar porque não terá como entrar ar no sistema, como aqueles bebedouros de pássaros.
Se não me engano o primeiro veículo a utlilizar esse sistema no Brasil foi o Ford Corcel em 1968. O reservatório era de vidro e a mangueira que vinha do radiador entrava pela tampa superior e descia até o fundo do vidro.
Dei uma olhada no anúncio do reservatório e eles vendem sem a tampa, que tampa você usou no reservatório?
jipeirodesdepequeno
31/07/2011, 20:48
Fala Roberto
isso, comprei a do chevette selado e deu certinho
exato, aquela mangueira mesmo vc poe no furo de baixo do reservatório e uma tampa com um furo, mínimo que seja para permitir a saida do ar
o problema do reservatório do 147 é que não tem vendem suporte e tampa junto, no caso da tampa é bem fácil, qualquer autopeças tem (é universal), ja o suporte eu tive que fazer (na autopeças que fui pelo menos não tinha)
Esse sistema é antigo, muitos carros usavam, e no jeep fica excelente, agua do radiador sempre no talo!!! não fica aquela dúvida: será que tem agua no radiador?
[]'s
Olá jipeirodesdepequeno, muito boa a sua idéia, eu esta pensando em fazer isso no meu mas ainda não tinha pensado nos detalhes.
Se eu entendi direito é só substituir a tampa original do radiador por uma selada. Você disse que usou a do Chevette e ela deu certo no radiador original do Jeep OK?
Depois é só pegar aquela mangueira que joga a água fora do radiador e ligar no reservatório, por baixo, e colocar uma tampa que tenha um respiro para deixar o ar se movimentar conforme o nivel da água aumenta ou diminui no reservatório certo?
Como o sistema é selado, não tem importância o nivel do reservatório, mesmo que fique mais baixo que o radiador não deve vazar porque não terá como entrar ar no sistema, como aqueles bebedouros de pássaros.
Se não me engano o primeiro veículo a utlilizar esse sistema no Brasil foi o Ford Corcel em 1968. O reservatório era de vidro e a mangueira que vinha do radiador entrava pela tampa superior e descia até o fundo do vidro.
Dei uma olhada no anúncio do reservatório e eles vendem sem a tampa, que tampa você usou no reservatório?
Robertux
01/08/2011, 13:37
Valeu jipeirodesdepequeno, vou providenciar um sistema desse para o meu. Vou dar uma procurada nas autopeças e ver se acho um reservatório fácil de adaptar, que tenha suporte e a tampa, ou que seja simples de fazer. Obrigado.
Embora ainda não tenha tido problemas com "falta d"água , vou procurar estas peças por aquí e começar a enjambrar algo também .
LManiero
01/08/2011, 23:13
Roberto, eu comprei o reservatório do Gol e parece que fica perfeito, mas nao instalei ainda.
falta comprar a tampa selada do chevette e depois eu aviso como fica :mrgreen:
Mário RED JEEP
02/08/2011, 00:53
Salve galera!
Tenho em mãos o reservatório do uno ( tampa de 1 Bar~13 libras) e do corsa ( tampa de 1,5 Bar~18 libras). Todos com 2 bicos e sem entrada para sensores, o que parece ideal.
Ambos parecem fáceis de adaptar em suportes improvisados. O do Corsa tem como aparafusar na chapa corta fogo.
Em leituras pelo fórum, acho que a tampa selada ( sem válvula) ou com tampa de 14 libras, somente seria interessante para sistemas selados, onde o reservatório tem de ficar no alto, com retorno da água pelo orifício de baixo para a mangueira de saída do radiador com adatador em "T". E a entrada pelo orifício superior, vinda do gargalo do radiador.
Por isso acho que a tampa de radiador comum de 7 libras faria o trabalho dela bem, levando o excesso ao reservatório e depois puxando devolta para o radiador. Mas aí fica a dúvida...
Deixo o orifício superior do reservatório como suspiro? (Na minha S10 é assim). Confiando na válvula da tampa do reservatório. Ou fecho, simulando um reservatório de um só bico, como no Fiat 147?
Fabiano-SL
02/08/2011, 11:37
Olhem o post 41 do meu jeep, fiz esse sistema de vaso expansor e recomendo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/73726-jeep-willys-cj3-b-1954-militarizado-recruta-4.html
[]´s
EduardoLang
03/08/2011, 22:44
Pessoal,
No meu jeep efetuei o mesmo tipo de adaptação. Quando eu usava a tampa do radiador original ( motor BF 3.000 e radiador original ) o reservatório de água ( fiat Uno com duas saídas, uma em cima e outra embaixo ) funcionava perfeitamente. Acontece que hoje a noite eu coloquei a tampa selada do chevette e quando o motor atingiu a temperatura para ligar a ventuinha ( não estou usando a hélice original ) vazou bastante água pelo ladrão do reservatório. Logo em seguida a ventoinha desligou e o fluído retornou para o radiador, só que ficou vazio o reservatório ! ! ! O que pode causar essa diferença tão grande de resultados??? Com a tampa original, funciona bem, mas com a tampa celada do chevette, a água vaza pelo ladrão.
ABS a todos
jipeirodesdepequeno
04/08/2011, 13:21
Eduardo
você não está botando agua além do limite no reservatório? você usa aditivo junto com agua?
difícil entender o motivo dessa diferença... porque teoricamente se for pensar como o processo funciona, era pra funcionar melhor com a tampa selada do cheva....
jipeirodesdepequeno
04/08/2011, 13:26
Salve galera!
Tenho em mãos o reservatório do uno ( tampa de 1 Bar~13 libras) e do corsa ( tampa de 1,5 Bar~18 libras). Todos com 2 bicos e sem entrada para sensores, o que parece ideal.
Ambos parecem fáceis de adaptar em suportes improvisados. O do Corsa tem como aparafusar na chapa corta fogo.
Em leituras pelo fórum, acho que a tampa selada ( sem válvula) ou com tampa de 14 libras, somente seria interessante para sistemas selados, onde o reservatório tem de ficar no alto, com retorno da água pelo orifício de baixo para a mangueira de saída do radiador com adatador em "T". E a entrada pelo orifício superior, vinda do gargalo do radiador.
Por isso acho que a tampa de radiador comum de 7 libras faria o trabalho dela bem, levando o excesso ao reservatório e depois puxando devolta para o radiador. Mas aí fica a dúvida...
Deixo o orifício superior do reservatório como suspiro? (Na minha S10 é assim). Confiando na válvula da tampa do reservatório. Ou fecho, simulando um reservatório de um só bico, como no Fiat 147?
De qualquer forma a tampa do reservatório vai ter que ter uma saida de ar pra pressão da agua que aumentou, agora se a tampa do reservatório vai fazer essa função eu ja não sei, tem que testar pra ver... se a tampa do radiador tiver boa e não deixar passar o ar facilmente acho que até funciona, caso contrario seu sistema não funcionara pois a pressão enviada não retornara (escapará pela tampa com valvula do rad.)
[]'s
EduardoLang
04/08/2011, 20:42
Kra,
Muito obrigado pelo retorno. Estou usando aditivo na água do radiador ( RADIEX ). Vou fazer mais testes e depois eu posto aqui. De qualquer forma, muito onrigado pelo retorno ! ! !
ABS a todos
Mário RED JEEP
08/08/2011, 01:46
Fala Eduardo,
Acho que com a tampa do chevette e com o reservatório com um bico aberto, não funciona. Pois é como se radiador estivesse sem tampa.
Ele fica aberto direto. Somente dará certo de fechar um bico ( o de cima), ou usar o reservatório de um só bico e tampa de chevette, aí quem vai regular a pressão é a tampa com válvula do reservatório.
Por isso no meu vou manter a tampa original do radiador de 7 libras ( pois com ela a água entra em ebulição com a temperatura maior, devido a maior pressão dentro do radiador por causa da válvula. Passando ao reservatório somente o excesso que "transbordar", depois que a válvula abrir, que então retornará. Espero.
jipeirodesdepequeno
08/08/2011, 21:37
Não sei se entendi da maneira como você quis dizer
Mas o reservatório pouco importa se tem ou não tem tampa, pois por ali só sairá aquele ar em forma de "bolha" que estava na mangueira ligada ao radiador, se reservatório for lacrado, não conseguirá expulsar esse ar e então não funcionará o sistema, o mais importante é que o radiador tenha tampa e que não deixe passar facilmente a agua em forma de ebulição (pra poder repassar ao reservat.)
[]'s
Fala Eduardo,
Acho que com a tampa do chevette e com o reservatório com um bico aberto, não funciona. Pois é como se radiador estivesse sem tampa.
Ele fica aberto direto. Somente dará certo de fechar um bico ( o de cima), ou usar o reservatório de um só bico e tampa de chevette, aí quem vai regular a pressão é a tampa com válvula do reservatório.
Por isso no meu vou manter a tampa original do radiador de 7 libras ( pois com ela a água entra em ebulição com a temperatura maior, devido a maior pressão dentro do radiador por causa da válvula. Passando ao reservatório somente o excesso que "transbordar", depois que a válvula abrir, que então retornará. Espero.
Robertux
08/08/2011, 21:47
Essa também é a minha dúvida, sem a tampa pressurizada a água volta, mas com a tampa pressurizada que fecha quando a pressão dimiui a água não deve voltar.
Sem pressurizar o sistema, será que funciona a contento?
Acho que não, então acho que não é tão simples assim, acho que é necessário comprar um recipiente de um só bico e usar com a tampa original do recipiente, que deve substituir a pressurizada, penso que era assim que funcionava nos carros mais antigos, do final da década de 60 início de 70.
Alguem que conhece melhor o sistema poderia nos ajudar?
jipeirodesdepequeno
09/08/2011, 20:37
O sistema selado desses carros modernos eu não conheço direito, sim tb acho que se a tampa do reservatório for pressurizada ela a agua não volta
O sistema que estamos falando não é "pressurizado" que nem os veiculos modernos, essa "pressão" que falamos seria tipo um "vacuo" pra ir e retornar a agua.
Essa também é a minha dúvida, sem a tampa pressurizada a água volta, mas com a tampa pressurizada que fecha quando a pressão dimiui a água não deve voltar.
Sem pressurizar o sistema, será que funciona a contento?
Acho que não, então acho que não é tão simples assim, acho que é necessário comprar um recipiente de um só bico e usar com a tampa original do recipiente, que deve substituir a pressurizada, penso que era assim que funcionava nos carros mais antigos, do final da década de 60 início de 70.
Alguem que conhece melhor o sistema poderia nos ajudar?
jipeirodesdepequeno
09/08/2011, 20:39
Pra quem ainda tem dúvidas: estou postando umas imagens para tentar ilustar.
[]'s
LManiero
09/08/2011, 21:41
com esta ilustraçao fica mais facil de entender :concordo:
deu para perceber tambem que a água só volta para o radiador quando ela esfria né?
o reservatorio ja tenho, agora só falta mesmo a tampa do radiador selada e o suporte para o reservatorio, é que esses dias nao deu tempo de ir atras disso...
jipeirodesdepequeno
10/08/2011, 22:41
praticamente...não que o radiador "esvazie", mas a agua interna se expandira e ao esfriar retornará ao normal.
tampa selada tem em qualquer autopeças, ja o suporte na loja que fui não tinha, dai confeccionei um em casa mesmo :concordo:
[]'s
com esta ilustraçao fica mais facil de entender :concordo:
deu para perceber tambem que a água só volta para o radiador quando ela esfria né?
o reservatorio ja tenho, agora só falta mesmo a tampa do radiador selada e o suporte para o reservatorio, é que esses dias nao deu tempo de ir atras disso...
ARINALDO ELOI
17/08/2011, 09:32
Olá rapaziada. Tô lendo com atenção e no desenho do jipeiro tem um pequeno detalhe que se estou certo vai de encontro a uma lei da fisica: Esse reservatório nunca poderá ser instalado mais baixo que o nivel maximo do radiador. Isso é lógico já que tem uma saida mesmo que minima na tampa do reservatorio. Pode ser um furo de agulha mas a tendência da agua totalmente fria será "vazar" por esse furo até que se igualem os niveis do radiador com o do reservatorio. O restante está perfeito: expande - vai para o reservatório. esfria - volta para o radiador. Peço desculpas se alguem percebeu algum erro nessa minha colocação, mas estou aqui para aprender com todos voces e numa dessas quem sabe tambem não passo alguma coisa útil né mesmo? Um abraço.
jipeirodesdepequeno
17/08/2011, 19:56
Com certeza, todos nos estamos aqui pra ajudar e ser ajudado, esse esquema do reservatório aprende aqui no forum mesmo :concordo:
A sua idéia é ótima e me fez pensar bastante, mas sobre o nivel, isso acho que é só na teoria :pensativo: até porque não é tanta agua que vai pro reservatório, é uma quantidade insignificante, e acho que a "pressão=vacuo" na mangueira não deve deixar vazar.... nada como na pratica: no meu jeep qdo usava o radiador original, era fixado no mesmo nivel e funcionava legal, agora uso radiador do opala e fixei o reservatório bem mais em baixo (por dentro do paralama), e continua funcionando da mesma maneira :concordo:
Olá rapaziada. Tô lendo com atenção e no desenho do jipeiro tem um pequeno detalhe que se estou certo vai de encontro a uma lei da fisica: Esse reservatório nunca poderá ser instalado mais baixo que o nivel maximo do radiador. Isso é lógico já que tem uma saida mesmo que minima na tampa do reservatorio. Pode ser um furo de agulha mas a tendência da agua totalmente fria será "vazar" por esse furo até que se igualem os niveis do radiador com o do reservatorio. O restante está perfeito: expande - vai para o reservatório. esfria - volta para o radiador. Peço desculpas se alguem percebeu algum erro nessa minha colocação, mas estou aqui para aprender com todos voces e numa dessas quem sabe tambem não passo alguma coisa útil né mesmo? Um abraço.
Bem pessoal, serei sincero!
Não lí todo o tópico, mais procurarei ajudar.
Sobre tampas de radiador:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66280-tampa-do-radiador-valvula-termostatica-e-junta-do-cabecote.html
Sobre o reservatório de expansão, que é o do desenho jipeirodesdepequeno.
Esse reservatório pode ser colocado a qualquer nível de altura dentro do cofre do motor, ou fora.
As observações a serem seguidas são:
A mangueira que circula a água, deve sair do "ladrão" da tampa do radiador até o fundo do reservatório de expansão, não importando se entra pela tampa (D20, Opala), ou entra pela lateral (gol, voyage antigos).
A ponta tem que ficar submersa, para entrar água quando o motor estiver em processo de resfriamento.
Quanto o reservatório para sistema celado.
Esse sistema é diferente do reservatório de expansão, pois esse trabalha com pressão, diferentemente do primeiro.
Neste caso, muitas vezes o radiador nem tem tampa.
A finalidade dele, é aumentar a quantia de fluído de arrefecimento, e evitar graves acidentes com fluído quente, pois nele, que fica fora do circuito, o fluído tem a temperatura levemente menor.
Obrigatóriamente, a marcação máxima de fluído deve ficar mais alta que o radiador, e a marcação mínima, deve ficar na altura máxima do radiador, para que este sempre fique completo.
A mangueira superior do reservatório, deve ser ligada na parte superior do radiador. (diâmetro menor)
A mangueira inferior, deve ser ligada junto à mangueira inferior do radiador, onde se tem no comércio mangueiras com "T", ou se pode confeccionar um "T" como os da linha GM - Opala.
(diâmetro maior)
Bem, seguindo as recomendações, pode fazer tranquilo.
Att.
Kim.
Mário RED JEEP
03/09/2011, 01:09
Muito bom esse tópico! Esclarecedor!
Por isso coloquei em meu cj5 com motor OHC 2.3, um sistema de vaso expansor, mantendo a válvula original de 7 libras e suspiro no reservatório. Até agora sem problemas e radiador cheio. Acho que assim não forçarei a bomba d'água, como no sistema selado, por ser um modelo de motor mais antigo.
Abçs.
jipeirodesdepequeno
03/09/2011, 22:38
Muito bom esse tópico! Esclarecedor!
Por isso coloquei em meu cj5 com motor OHC 2.3, um sistema de vaso expansor, mantendo a válvula original de 7 libras e suspiro no reservatório. Até agora sem problemas e radiador cheio. Acho que assim não forçarei a bomba d'água, como no sistema selado, por ser um modelo de motor mais antigo.
Abçs.
Exato, que bom que funcionou :concordo:, agora é só alegria :dance:
[]'s
Exato, que bom que funcionou :concordo:, agora é só alegria :dance:
[]'s
Não sei se estou entrando atrasado na discussão, mas achei interessante pois uso motor de Opala com Élice e também com uma ventuinha adaptada na grade, assim quando o motor atinge uma determinada temperatura a ventuiunha liga e resfria o radiador.
Ocorre que estou usando a tampa original do opala com mola e quando a agua entra em ebulição acaba saindo pelo respiro e o radiador acaba ficando com pouca água.
Já tenho o reservatório do monza com dois furos então é inutilizar o furo de cima, colocar a tampa selada do chevette no radiador e ligar o respiro do radiador ao reservatório. Vou fazer o teste depois posto aqui o resultado.
Estava me preparando para adaptar de outra forma e peço a opnião dos universitários (rsrsrs), assim:
Colocar a tampa selada do Chevette no radiador, ligar o ladrão do radiador no furo de cima do reservatório, colocar um "T" na mangueira que sai da bomba d´agua que vai até a parte debaixo do radiador e ligar o furo debaixo do reservatório neste "T".
Desta forma a água que sai do radiador passa pelo reservatório e desce para o radiador. O que vocês acham?
Espero a colaboração de todos.
Flávio_Costa
25/09/2012, 09:37
Não sei se estou entrando atrasado na discussão, mas achei interessante pois uso motor de Opala com Élice e também com uma ventuinha adaptada na grade, assim quando o motor atinge uma determinada temperatura a ventuiunha liga e resfria o radiador.
Ocorre que estou usando a tampa original do opala com mola e quando a agua entra em ebulição acaba saindo pelo respiro e o radiador acaba ficando com pouca água.
Já tenho o reservatório do monza com dois furos então é inutilizar o furo de cima, colocar a tampa selada do chevette no radiador e ligar o respiro do radiador ao reservatório. Vou fazer o teste depois posto aqui o resultado.
Estava me preparando para adaptar de outra forma e peço a opnião dos universitários (rsrsrs), assim:
Colocar a tampa selada do Chevette no radiador, ligar o ladrão do radiador no furo de cima do reservatório, colocar um "T" na mangueira que sai da bomba d´agua que vai até a parte debaixo do radiador e ligar o furo debaixo do reservatório neste "T".
Desta forma a água que sai do radiador passa pelo reservatório e desce para o radiador. O que vocês acham?
Espero a colaboração de todos.
Fala Furlan,
Fiz exatamente o que você propôs, selei o radiador com a tampa do chevette, coloquei o vaso espansor do Monza de 2 furos: a mangueira do respiro/ladrão do radiador liguei no saída de cima do vaso e a saída de baixo coloquei um T na mangueira que vai para parte debaixo do radiador ligando a ela.
Pronto acabaram meus problemas com a água do radiador... ficou muito bom!
Vou tentar postar uma foto amanhã do sistema tabajara que fiz em casa! :concordo:
abraços
Fala Furlan,
Fiz exatamente o que você propôs, selei o radiador com a tampa do chevette, coloquei o vaso espansor do Monza de 2 furos: a mangueira do respiro/ladrão do radiador liguei no saída de cima do vaso e a saída de baixo coloquei um T na mangueira que vai para parte debaixo do radiador ligando a ela.
Pronto acabaram meus problemas com a água do radiador... ficou muito bom!
Vou tentar postar uma foto amanhã do sistema tabajara que fiz em casa! :concordo:
abraços
Olá Flávio!
Obrigado pela sua colaboração vou fazer esse final de semana da maneira que estava planejando ou seja, do mesmo modo que você fez, depois posto as fotos e digo se deu tudo certo.
Abraços,
Furlan
Olá Flávio! boa tarde,
Neste final de semana instalei o vaso expansor na viatura como planejado, ficou muito bom testado e aprovado. Segue as fotos.
Abraço a todos do fórum
Furlan37318237318037318137317937318237318037318137 3179
Boa noite prezados ! muito bem executada a instalação, parabéns ! não dá para peceber bem nas fotos, mas o reservatório não deveria ficar mais alto ? ou seja, o fundo do reservatório ficar acima do radiador e do motor pra garantir o suprimento de água ? um abraço !
Boa noite Jacimar!
Bem pelo que andei pesquisando o reservatório teria que ficar no nivel do ladrão do radiador, assim a agua que sai do radiador entra pela entrada superior do reservatório e desce pela saída inferior entrando na mangueira inferior do radiador retornando ao radiador, assim completa o círculo, bem foi assim que ficou funcionando.
Se o reservatório ficar acima do nível do radiador a agua somente iria alcançar o reservtório depois que tivesse muito aquecida.
Espero ter esclarecido.
Abraços a todos,
Furlan
Fiz esta semana a adaptação de um vaso expansor em minha viatura. Diferente do sistema selado que vem sendo discutido nos últimos posts. Acabei bolando um tutorial para disponibilizar para um amigo, então disponibilizo aqui também para que os mais experientes deem sua opinião, e para servir de base para quem quer acabar com o desperdício de água do radiador.
Tive como base um tópico do nosso amigo Jacimar, que fez um sistema parecido.
abraço!
òtimo tutorial muito bem detalhado, é mais uma opção para resolver o problema.
antonio umino
02/10/2012, 13:08
Bercan.
muito bom o tutorial sobre o circuito selado do radiador...
Arigatou...... (obrigado)
Um abraço.
Boa tarde prezados ! Bercan, você já pode abrir uma oficina especializada em adaptações em Jeep's e prestar consultoria ! ficou profissional o seu tutorial, parabéns !
Fico contente em saber que os amigos gostaram do material. Sempre que faço uma adaptação (que da certo) procuro fazer um tutorial e assim ajudar aos amigos. Tenho alguns ja postados... portas e pedal de acelerador, etc... sempre são publicados em http://www.jeepclubedebraganca.com.br (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/).
Falando do sistema que adaptei ... só tenho a elogiar... funcionando perfeitamente..!! Jacimar... jeepeiro e assim msm, sempre inventa alguma coisa!!! kkkkk
abraço!
Flávio_Costa
03/10/2012, 13:49
Olá Flávio! boa tarde,
Neste final de semana instalei o vaso expansor na viatura como planejado, ficou muito bom testado e aprovado. Segue as fotos.
Abraço a todos do fórum
Furlan37318237318037318137317937318237318037318137 3179
Grande Furlan,
A sua adaptação ficou exatamente como a minha, somente o que muda foi a posição do vaso espansor!
E as impressões do sistema funcionando foram boas? Os meu problemas acabaram!
Grande Abraço!
Flávio Costa
Flávio_Costa
03/10/2012, 13:53
Fico contente em saber que os amigos gostaram do material. Sempre que faço uma adaptação (que da certo) procuro fazer um tutorial e assim ajudar aos amigos. Tenho alguns ja postados... portas e pedal de acelerador, etc... sempre são publicados em http://www.jeepclubedebraganca.com.br (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/).
Falando do sistema que adaptei ... só tenho a elogiar... funcionando perfeitamente..!! Jacimar... jeepeiro e assim msm, sempre inventa alguma coisa!!! kkkkk
abraço!
Parabéns pelo Tutorial Bercan, são pessoas como você que fazem este fórum ser o sucesso que é!
Grande abraço
Flávio
Grande Furlan,
A sua adaptação ficou exatamente como a minha, somente o que muda foi a posição do vaso espansor!
E as impressões do sistema funcionando foram boas? Os meu problemas acabaram!
Grande Abraço!
Flávio Costa
Olá Flávio!
A primeira impressão foi ótima, testei o Jeep durante mais ou menos 01 hora e a temperatura não passou do meio, com o motor funcionando você vê a transferência da água do radiador para o vaso expansor, e o nível permanece sempre o mesmo. Não poderia ter ficado melhor,
Grande Abraço
Furlan
Robertux
03/10/2012, 21:00
Fiz esta semana a adaptação de um vaso expansor em minha viatura. Diferente do sistema selado que vem sendo discutido nos últimos posts. Acabei bolando um tutorial para disponibilizar para um amigo, então disponibilizo aqui também para que os mais experientes deem sua opinião, e para servir de base para quem quer acabar com o desperdício de água do radiador.
Tive como base um tópico do nosso amigo Jacimar, que fez um sistema parecido.
abraço!
Olá Bercan, parabéns pela iniciativa do tutorial, realmente muito bom, porém ficou uma dúvida.
Como a água retorna ao radiador quando a temperatura diminui se a tampa original fecha abaixo da mangueira do ladrão?
Ela foi projetada para segurar a pressão dentro do radiador até um determinado ponto a fim de evitar que a água entre em ebulição.
Se, apenas com a pressão da mola, ela veda o suficiente para que a água não saia, apesar do aumento de pressão provocado pelo aumento da temperatura, como, com a diminuição da temperatura e consequente vácuo no radiador somado à força da mola, iria a água conseguir voltar ao radiador?
No sistema usado pelo Corcel, a pressão no sistema de resfriamento era mantido por aquela válvula que você desmontou na tampa do reservatório e a tampa do radiador não tinha a válvula, como a do Chevette que o pessoal está usando.
Eu não conheço em detalhes a tampa original do radiador do Jeep, nunca desmontei uma para ver como é feita, mas se o sistema está funcionando é possível que ela tenha uma segunda válvula que permita a entrada de ar para o radiador quando este esfria, evitando inclusive que ele murche com o vácuo e provavelmente seria por aí que a água estaria retornando, estou certo?
Olá Bercan, parabéns pela iniciativa do tutorial, realmente muito bom, porém ficou uma dúvida.
Como a água retorna ao radiador quando a temperatura diminui se a tampa original fecha abaixo da mangueira do ladrão?
Ela foi projetada para segurar a pressão dentro do radiador até um determinado ponto a fim de evitar que a água entre em ebulição.
Se, apenas com a pressão da mola, ela veda o suficiente para que a água não saia, apesar do aumento de pressão provocado pelo aumento da temperatura, como, com a diminuição da temperatura e consequente vácuo no radiador somado à força da mola, iria a água conseguir voltar ao radiador?
No sistema usado pelo Corcel, a pressão no sistema de resfriamento era mantido por aquela válvula que você desmontou na tampa do reservatório e a tampa do radiador não tinha a válvula, como a do Chevette que o pessoal está usando.
Eu não conheço em detalhes a tampa original do radiador do Jeep, nunca desmontei uma para ver como é feita, mas se o sistema está funcionando é possível que ela tenha uma segunda válvula que permita a entrada de ar para o radiador quando este esfria, evitando inclusive que ele murche com o vácuo e provavelmente seria por aí que a água estaria retornando, estou certo?
Amigo Roberto bom dia ! não sou o Bercan mas essa eu sei responder :cool:, realmente tem uma pequena válvula no centro da válvula grande, a que faz contato com o radiador, elas trabalham em sentidos opostos e a função é essa mesma, equalizar a pressão a medida que o volume da água diminui, originalmente ela deixa entra ar e agora ela puxa a água de volta para o radiador, no começo quando fiz esse sistema na minha C-10 tive que trocar o reservatório 2 vezes porque ele ficou sub dimensionado e depois de pesquisar e fazer alguns cálculos verifiquei que a água na faixa de trabalho dos motores expande cerca de 10%, ou seja 1 litro mais ou menos, escolhi um reservatório com 2 litros para trabalhar com folga, um abraço a todos !
Fala Roberto.
Faço minhas as palavras do Jacimar. É exatamente a válvula do centro da tampa que tem a função de abrir quando o volume de água diminui.
Quanto a modificação da tampa do reservatório, só retirei a válvula pq queria usar o reservatório do corcel mas queria manter a tampa do radiador original. Poderia ter utilizado - como demonstrado no tutorial - o reservatório do fiat 147, que não tem válvula na tampa.
abraço!
Robertux
08/10/2012, 21:56
Valeu Jacimar e Bercan, obrigado pelo esclarecimento, agora a coisa fez sentido. Vou procurar um reservatório e fazer no meu também.
Um grande abraço
Roberto
Valeu Jacimar e Bercan, obrigado pelo esclarecimento, agora a coisa fez sentido. Vou procurar um reservatório e fazer no meu também.
Um grande abraço
Roberto
Bom dia prezado Roberto ! como sugestão de reservatório eu usei o de água do lavador de pára brisa do Uno, em anexo :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/102917-instalacao-de-vaso-de-expansao-no-bf161.html
Um abraço e boa sorte !
Robertux
12/10/2012, 21:35
Grande amigo Jacimar, sempre pronto a nos ajudar! Mais uma vez obrigado pela informação, agora entendi direitinho como funciona. Valeu também pela informação do reservatório, vou procurar um.
Abraços,
Roberto
Mais um tópico de ouro no Fórum!:palmas:
Li por inteiro e não tem o que ser acrescentado... e Parabéns ao Bercan pelo tutorial, iniciativas assim engrandece a todos os jeepeiros e leitores...
{}'s
maxdelta
13/10/2012, 18:44
Hum, eu fiz um reservatório de expansão com uma garrafa pet de 2litros, furei a tampa da garrafa pet, de um jeito q a mangueira do excesso do radiador passasse justinha nela, amarrei com arame galvanizado. Funcionou por menos q um ano, a ventoinha elétrica queimou a agua dali ferveu a garrafa pet de 2 litros ficou do tamanho de uma de 600ml, apesar de eu guardar a tampinha, amarrar a garrafa pet deu um tanto de trabalho q resolvi deixar quieto! Mais pra frente, quando houver paciencia eu amarro novamente a garrafa pet. O método de fixação foi tipo de uma gaiola, dá um pouco de trabalho, mas mesmo com o chacoalhar da trilha a garrafa não sai do lugar! Tombei 2 vezes de jipe e a garrafa só saiu dali quando virou garrafa de 600ml, nunca vi daquilo!
Como faço várias coisas com garrafas pets, imaginei daria pra fazer o reservatório tb!
Vou colocar novamente só falta é paciencia!
[]s
juleymar73
14/10/2012, 23:01
Uma ideia pra por o reservatorio mais alto que o radiador.375242
juleymar73
14/10/2012, 23:02
Uma ideia pra por o reservatorio mais alto que o radiador.375242 na parede corta fogo !!!!!!!!
Pessoal, fiz a adaptação do reservatório do Corcel, conforme o tuto postado pelo Barçan e após um final de semana de testes funcionou perfeitamente!
Abraço a todos
Ricardo
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