Ver Versão Completa : Mangas de Eixo Forjadas ENSIMEC
Elmer_Jeep
20/07/2011, 18:31
Novidade no mercado, pra viaturas Hardcore e pra quem quer garantir segurança e um bom desempenho no off road.
[]'s
Bacana!
Será que o problema de bambear a porca de um lado (acho que o esquerdo, que roda no mesmo sentido da rosca) foi resolvido nesse kit?
O kim aqui do fórum estava com esse problema no kit com rolamentos cônicos.
Abs
Pois é!
O lado esquerdo está soltando a porca de engenharia!
Não é por falta de aperto, pois já quebrei duas chaves allen 5/32, apertando a trava!
Na minha opinião, deveria haver aquela arroela trava, que evita girar, não a aranha, entendem?
Pelo menos a cada 2 meses tem que abrir e apertar, é um saco!
Não digam que é falta de aperto na trava, fora de cogitação!
Abraços.
Kim.
valdir rainer
20/07/2011, 20:15
Bacana!
Será que o problema de bambear a porca de um lado (acho que o esquerdo, que roda no mesmo sentido da rosca) foi resolvido nesse kit?
O kim aqui do fórum estava com esse problema no kit com rolamentos cônicos.
Abs
Olá caveso,no cubo de roda do jeep existe dois tipos de arruela de encosto,uma de aço e outra de ferro,a de aço tem que ser colocada apoiada no rolamento e a de ferro que não é muito usada mais,porque elas são usadas nas porcas redondas ,aquela com 2 parafuzinhos que trava elas.
O que acontece é que tem muitos mecanicos que sem prestar atenção nesse detalhe acaba colocando ao contrario,fazendo com que essa arruela se desgaste com as pancadas do rolamento e vem a criar a tal folga,ja peguei varios jeeps com essa arruela trocada e o cliente reclamava que os rolamentos gastavam muito rapido,o que na realidade eram as arruelas.
Veja bem não estou falando que é o caso do Kim,é só mais uma dica para os jeepeiros que costumam fazer o serviço em casa.
Um abraço.
Valdir,
O Kim respondeu acima, mas no caso dele é o sistema de travamento que é falho.
Como do lado esquerdo a roda gira no sentido de desapertar da porca, ela bambeia.
Do lado direito roda apertando, sacou?
Talvez seja só colocar uma arruela que trave na manga, como o Kim disse.
O que espero que tenham feita nesse novo projeto.
Abs
valdir rainer
20/07/2011, 20:50
Valdir,
O Kim respondeu acima, mas no caso dele é o sistema de travamento que é falho.
Como do lado esquerdo a roda gira no sentido de desapertar da porca, ela bambeia.
Do lado direito roda apertando, sacou?
Talvez seja só colocar uma arruela que trave na manga, como o Kim disse.
O que espero que tenham feita nesse novo projeto.
Abs
Caveso ,quando coloquei a mensagem ,foi quase junto do Kim então eu não tinha visto.
Então caveso,é por isso que foi feito de aço ,justamente por esse motivo,pode ter certeza se ele colocar a de aço não vai mais soltar,ou será que eu tenho dado tanta sorte assim com os jeeps que tenho colocado essas arruelas de aço?
Se sairam de fabrica assim e não davam problema.
Não tem logica em soltar a porca se a arruela fica travada no cava da manga,a não ser que a arruela não esteja travando o dente no encaixe da manga e esteja virando junto com a porca,que eu acho pouco provavel,se fosse assim então o outro lado iria apertar tanto o cubo que travaria a roda.
abs...
Kim ja peguei um jeep com esse problema e era o encosto do rolamento no fundo que estava trincado e chegou um ponto que o rolamento passou direto, e conforme ia apertando a porca a capa ia entrando pra dentro,é uma dica quem sabe não seja o mesmo com vc.
abs...
Valdir!
Eu uso porca de engenharia, parecida com essa da foto:
Porca de Engenharia ( Manga de eixo ) (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=1&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Ensimec&produto=Porca+de+Engenharia+%28+Manga+de+eixo+%29&dept_id=313&pf_id=pc075)
A diferença, é que há dois parafusos de trava, e não um como o da foto.
Abraços.
Kim.
samukanvas
20/07/2011, 21:32
Kim, vc está apertando bem a porca?
Cara, só pare quando a porca começar a gritar!!!
Abs :mrgreen:
Opa grannnde Samuka!
O procedimento que faço, é apertar muito bem, depois soltar até o rolamento ficar livre, mais sem folga, pois se apertar muito, corro o risco de brinlar o rolamento, ou azular a pista, ocasionando o desgaste prematuro, pois com a termo dilatação, se não houver folga, quente pode estragar muito!!!
Os parafusos de trava, como dito, quebrei a chave allem!
Na próxima revisão, vou fazer a pista para uma arroela de rolamento de manga de eixo, a que descrevi anteriormente, já as comprei, em aço!
Abraços.
Kim.
valdir rainer
20/07/2011, 21:40
Valdir!
Eu uso porca de engenharia, parecida com essa da foto:
Porca de Engenharia ( Manga de eixo ) (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=1&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Ensimec&produto=Porca+de+Engenharia+%28+Manga+de+eixo+%29&dept_id=313&pf_id=pc075)
A diferença, é que há dois parafusos de trava, e não um como o da foto.
Abraços.
Kim.
Olá Kim,eu não conheço esse tipo de porca,ainda não vi de perto,mas pelo que pude ver na foto,ela não tem uma arruela com trava antes da porca,eu não sou engenheiro,mas como pode só uma porca ficar travada, se o rolamento pode correr o risco da pista interna rodar junto com os roletes?
Eu acho que tem um erro de engenharia aí,vc não acha?
samukanvas
20/07/2011, 21:46
Estou brincando com vc kim :dance: tenho certeza que vc apertou tudo direitinho.
Uma boa opção seria soldar a porca no lugar. Duvido que ela solte :semideia :mrgreen:
Boa sorte com a invenção. Depois que terminar, venda para a ensimec :mrgreen:
Abs
SAmuka!
Tranqüilo!!!!
Opa Valdir!
Na minha opinião, o que pode ocasionar o desrosqueamento, é a vibração do trabalho (rotação) do rolamento, pois se solta vagarosamente.
A forma que trava a rosca, não haveria necessidade de arroelas trava, mais aconteceu!
Vou fazer uma pequena mudança, como dito antes.
Abraços.
Kim.
Natan Felli
20/07/2011, 22:25
Também acho pouco provavel que esteja folgando por causa de tocar para a esquerda!!!
Sera que a manga de eixo não está desgastada na pista dos rolamentos ou as capas estejam corendo no cubo...
Tente verificar isso..
Abrss
É bem comum rodas esquerdas bambearem, pois, como disse acima, o cubo roda desapertando a porca.
Perguntem aos caras que mexem com caminhões (alguns eixos com travamentos ruins fazem isso tb).
Alguns kits flutuantes da enfer, também bambeam os parafusos do lado esquerdo....
É fala de projeto mesmo (que já deveria ter sido corrigido)!
O kim deu jeito no dele e vou copiar a receita se comprar flutuante ensimec.
Abs
Estranho uso essa tal porca no kit da ensimec e simplismente não folga! para folgar fio..na chave é trabalhoso PACAS.
Abraços,
Poderiam fazer com a rosca invertida no lado esquerdo se fosse o caso?????
Abraços
Poderiam fazer com a rosca invertida no lado esquerdo se fosse o caso?????
Abraços
Seria uma saída......mas complicado sob o ponto de vista da manutenção.
Se o meca não souber que é rosca esquerda ele quebra tudo tentando "desapertar".....
antonio umino
21/07/2011, 15:07
Zepi e CAVESO,,...... Antigamente os caminhões tinham nas porcas da roda, e acho que do lado esquerdo , tinham sim com a Rosca esquerda. e que na trazeira usavam um tipo de porca chamada de chupeta. que aperta a roda de dentro da dupla e outra porca apertando a outra roda a de fora...todas esquerda. Tinha também alguns carros também que tinham os parafusos da roda com a rosca esquerda.
Mas isto muito antigamente. acho que até os Ford F 600. usavam este sistema até os ultimos. acho que era assim.
Um abraço ...
Não é a matéria do tópico, mais tenho no sítio, uma carreta de trator, feito com chassi de F600 19... que tem marcado na ponta do parafuso "L" e "H" de direito e esquerdo, e quando quebra, ainda encontro de ambos os lados!
Natan!
É tudo zerado!!!
Abraços.
Kim.
Natan Felli
21/07/2011, 20:28
Opa!!! Posso garantir que problemas como este em caminhoes não ocorrem!!!
Meu pai tem oficina de caminhões a 25 anos, eu trabalho lá a 4 anos!!!
Nunca ocoreu de folgar cubos poe ser do lado esquerdo, e sim por componentes defeituosos ou mal instalados!!
Alias gostaria de saber quem foi o engenheiro filho da .... que criou essa dos parafusos de rodas da f4000 serem esquerdo e direito!!!
Este é o maior absurdo que já vi, me expliquem qual as vantagens..
Natan,
Parafusos de roda eu tb nunca vi babearem os de rosca direita, acho besteira também....
Os cubos com sistemas de travamento ineficientes eu já vi vários....
Natan Felli
21/07/2011, 21:11
Como disse isso é defeito, pois rolamento não deve trabalhar sobre o eixo e sim sua gaiola e roletes conicos...
Quando restaurar meu jeep quero fazer o ajuste de cubo com separador!!!
Esse sim dúvido folgar, vcs conhecem?
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