PDA

Ver Versão Completa : Por quê o manobrista achou que meu Tracker 2.0 gasolina tem turbo...?



Rindert
19/07/2011, 14:55
Um dia um manobrista (amigo) me disse que ele acredita que os Tracker têm turbo... e não estava falando dos turbodiesel

Ele dirigiu um como motorista de aluguel por um tempo (o dono estava com a carta apreendida) e sempre que ele pisava um pouco mais, o carro ia, mas depois de uns segundos, de repente começava a puxar mais ainda, mesmo que a posição do pé no acelerador continuasse a mesma.

Na hora achei um papo estranho, não quis rebater, mas não é que meu 2007 faz isso mesmo??
O carro é razoavelmente ágil, normalmente ando pianinho (média de 11km/l) mas quando piso mais é isso mesmo: O carro começa a acelerar mas depois de 1-2 segundos o carro "acorda" e anda mais, até o ronco muda. Parece motor a turbo (dos antigos) mesmo, bom, o efeito não é tão forte assim, mas perceptível.
Do mais, o carro está totalmente normal, sem adaptações, manutenção em dia, sem reclamações.
Se bem que ele poderia estar "esperto" sempre né, sem o "efeito turbo" (demorar para pegar)...

Alguém reconhece isso...?

Será que a centralina tem dois modos de operação, economia e "power" ou coisa assim??

Waldir Varela
19/07/2011, 15:39
Isto é característico de motores 16V. O torque é mais sentido nas maiores rotações.

Rindert
19/07/2011, 16:07
Oi Waldir, é verdade (lembro de um Golf 16V que era bem mais forte acima de 4000 rpm) mas não é disso que estou falando. A força extra entra de repente mesmo, não conforme sobe o giro.

Elisson
19/07/2011, 16:08
é isso aí....motor 16v!!!! A resposta é como um tapa na cara, na hora não dói, mas depois queima que só a beleza!!!! hahahahah

Rindert
19/07/2011, 16:49
Oi Elisson, não entendi, nem doi nem queima pois não entenderam minha pergunta...
Não é da caraterística 16V que estou falando. Acontece mais quando estou apenas mantendo o giro, apertando o acelerador numa subida longa por exemplo. Aperto, o motor responde, 2 segundos depois, de repente, mais força.
Talvez não estou conseguindo explicar bem - nem ia mencionar se não fosse o manobrista observar a mesma coisa em outro carro do mesmo tipo.

Joao Baeta
19/07/2011, 17:49
:arrow:Papo de doido....
O motor 16v "acorda" após de 4000rpm... E puxa mais... Se chama TORQUE....!
Motor 8v... Acorda mais cedo... uns 3000rpm...
E TD acorda entre 1700rpm a 2000rpm....
Gasosa a turbo começa de 2000 ate linha do corte!
:concordo:

Giovanni Morano
19/07/2011, 23:42
A minha é assim... demora um pouquim para desenvolver bem... depois! ela vai embora...

pmarc
20/07/2011, 11:43
Não sinto do jeito que vc descreveu não. Mas percebo nitidamente o aumento do torque a 3000 e de novo a 3500 rpm. Não costumo olhar as curvas de torque, por isso não devo estar sugestionado.

R1C4rdo
21/07/2011, 00:38
A minha é assim... demora um pouquim para desenvolver bem... depois! ela vai embora...
O meu tbm vai embora...a gasolina todinha vai tbm...rsrsrs

Elisson
21/07/2011, 10:08
Oi Elisson, não entendi, nem doi nem queima pois não entenderam minha pergunta...
Não é da caraterística 16V que estou falando. Acontece mais quando estou apenas mantendo o giro, apertando o acelerador numa subida longa por exemplo. Aperto, o motor responde, 2 segundos depois, de repente, mais força.
Talvez não estou conseguindo explicar bem - nem ia mencionar se não fosse o manobrista observar a mesma coisa em outro carro do mesmo tipo.

:parede: pare e reflita -->>> veja o que o baeta diz <<<-- Joao Baeta
Papo de doido....
O motor 16v "acorda" após de 4000rpm... E puxa mais... Se chama TORQUE....!
Motor 8v... Acorda mais cedo... uns 3000rpm...
E TD acorda entre 1700rpm a 2000rpm....
Gasosa a turbo começa de 2000 ate linha do corte!

-->> isso é que o vc quer saber <<-- se não entendeu...aí fica complicado...hehehe :farted: