Ver Versão Completa : Acoplamento Viscoso
Walter Burger
03/06/2005, 09:18
É a primeira vez que faço uso do fórum, portanto peço desculpas por algum erro que a venha a cometer.
Recentemente adquiri um Vitara Metal Top 1994, a caminho da Fenajeep tive um problema de aquecimento, não chegando a ferver o motor.
Consegui chegar até Joinville, la o mecanico me informou que o problema éra o tal acoplamento viscoso da ventoinha, que teria que ser substituido, ou então fixar a ventoinha.
Acabei optando por fixar a ventoinha, só que acho que o carro esta trabalhando frio demais, existem riscos neste procedimento, ou o ideal seria recolocar o tal do acoplamento viscoso.
Desde já agradeço as contribuições.[/i][/url]
Walter,
tem probela sim... mas a médio prazo...
se vc naum resolver esta bronquinha teu motor vai carbonizar todo :evil: ... todos os motores ciclo otto precisam operar na temperatura de regime se naum isso ocorre...
mas naum se estresse procure a peça com calma, rode sem medo mas naum deixe de trocar quando conseguir.... :mrgreen:
[]s gasosos
Walter Burger
03/06/2005, 10:08
Obrigado Gasoso, tambem estava achando que não deveria ficar assim, só não tinha certeza, já achei um acoplamento viscoco a venda na Suzucar, ele é usado mas tem garantia de 3 meses, o preço é R$ 200,00.
Sera que uma peça destas usada é recomendavel.
Maurício Vitara
03/06/2005, 12:09
pode colocar sem medo, esta peça será muito difícil encontrá-la nova, se achar será uma $$$$
Walter Burger
03/06/2005, 14:33
Obrigado Mauricio, vou estar efetuando a compra da peça usada na segunda-feira.
Agradeço a participação, em breve devo estar postando novas mensagens com mais duvidas.
Obrigado
Walter
Acabei optando por fixar a ventoinha, só que acho que o carro esta trabalhando frio demais, existem riscos neste procedimento, ou o ideal seria recolocar o tal do acoplamento viscoso.
Desde já agradeço as contribuições.
Walter, o acoplamento viscoso tem duas finalidades, diminuir o tempo de aquecimento do motor e evitar "roubo" de potência quando a temperatura está baixa, ou seja, ventoinha funcionando diretamente não ocasiona danos ao motor, quanto muito vai alterar o tempo do motor atingir a temperatura ideal de funcionamento e "roubar" potência quando seu uso for desnecessário (baixas temperaturas ambientes, por exemplo).
Como seu carro é importado não sei se o requinte da "tropicalização" chega ao ponto de compatibilizar as características da ventoinha (numero de pás, relação de polias, etc.) em função do nosso clima, logo a colocação do Gasoso pode muito bem acontecer à longo prazo, mas para isso a temperatura de funcionamento teria que ser bem abaixo do ideal, coisa que só dá para ter certeza na base da monitoração, que pode ser feita através do próprio termômetro do painel e mesmo na base da comparação, observando a posição relativa do ponteiro, tanto com o acoplamento funcional quanto sem ele, evidentemente que na mesma situação de uso e temperatura ambiente.
Se o termometro for preciso a verificação será mais simples ainda e se a diferença (relativa ou não) for pequena ou não existir, não haverá problema algum para a vida útil do motor dispensar o acoplamento.
Abraços,
Walter Burger
05/06/2005, 14:50
Boa tarde Sukys;
A temperatura após algums quilometros rodados fica um pouco abaixo da temperatura com o acoplamento viscoso funcionando, o que me preocupa é o fato de no dia a dia eu rodar pouco, e neste deslocamento a temperatura fica sempre baixa, caso o acoplamento estivese funcionando a temperatura subiria bem mais rápido.
Acho que o problema esta nos deslocamentos curtos, nos longos não vejo maiores dificuldades.
sds;
Walter
Walter,
Realmente o aquecimento rápido é sempre bem vindo e pequenos percursos já é uma forma de utilização que desgasta prematuramente o motor, logo a melhor saída seria manter o acoplamento em toda a sua funcionalidade.
Abraços,
Walter Burger
06/06/2005, 08:30
Esta decidido, vou recolocar o acoplamento viscoso.
Agradeço pelas dicas, foi minha primeira participação no fórum e fiquei muito satisfeito com o retorno.
A todos uma boa semana.
sds;
Walter
Walter... apesar de ser tao o mais dificil de achar que o original, o acoplamento viscoso do CHEVETTE JUNIOR tb serve.... quem sabe vc nao dá sorte e acha um baratinho em desmanche ?
T+
Walter Burger
07/06/2005, 08:58
Valeu pela dica Fabil, vou pesquisar os preços e ver qual dos dois é mais em conta, o original usado me ofereceram por R$ 200,00.
Pessoal, revivendo o tópico!!!
Conversando com o Fabiano, percebi que minha ventoinha está travada mesmo... Não sei se foi problema na peça ou tentativa de evitar superaquecimentos com o dono anterior, pois ele veio sem a válvula termostática também!!!
Lembrando que a temperatura do motor quente fica pouco antes do meio...
Tem como eu destravá-la pra ver se está funcionando??? Ou depois que travou já era???
Agradeço e fico no aguardo!
[s]
xadventure
30/03/2006, 07:09
Uma solução barata é colocar uma ventoinha elétrica, outro problema de fixar a ventoinha é o consumo da gasolina, pois ela ira aumentar devido a baixa temperatura do motor!
xadventure,
Acho que esse consumo é maior somente com o motor frio, né?
Com a ventoinha travada, o motor demora mais a esquentar... Depois de quente, com o acoplamento funcionando, a ventoinha funciona como se estivesse travada, não???
Será que tem como eu destravá-la pra ver se o acoplamento está funcionando???
Acredito que, depois de quente, a temperatura dele esteja normal! (Ponteiro um pouco antes do meio).
Obrigado
[s]
xadventure
30/03/2006, 13:15
Fala MIR
Correto, pois como a ventoinha esta continuamente funcionando o motor fica sempre frio, não atingindo sua temperatura de trabalho.
Como funciona o acoplamento viscoso:
É uma peça que contem óleo dentro, e uma espiral que se dilata quando este óleo esquenta ela trava dietamente no eixo que vem da bomba d´agua
Então: A caloria da agua do motor repassa para o eixo, que esquenta o óleo que dilata a espiral que trava no eixo que esta girando, e gira continuamente a ventoinha.
Mas a ventoinha não gira direto? Sim gira mas apenas pela fisica ou seja ela ira realmente trabalhar sobreaquecida
Acho que enrolei de mais
Hehe...
A verdade é que ela está sempre girando, mesmo com o motor frio.
Com o mesmo desligado, não consigo girá-la...
Vou tentar dar um pulo no mecânico amanhã e ver o que ele recomenda!!!
Valeu
[s]
grlorenzetti
18/06/2006, 14:36
No meu vitara 92 também tive problema no acoplamento viscoso e a solução foi travar a hélice e deixar ela direto, o carro funciona em temperatura normal. O único problema é que desde que tranquei a hélice o consumo aumentou. Por isto estou procurando outro acoplamento que sirva. O do chevete junior posso colocar sem medo?
obrigado
bcantunes
19/06/2006, 10:58
E a válvula termostática??? Quando o carro está frio, ela está fechada, impedindo ou restringindo a circulação de água, fazendo com que esta não passe pelo radiador. Então, o "efeito" do acoplamento viscoso é só quando a válvula aberta, a água está aquecida e circulando pelo radiador.
Se a válvula estiver fechada, tanto fez ou tanto faz a ventoinha estar acionada ou não... estou certo?
Abraços!
Troquem o acoplamento por um eletroventilador... funciona muito melhor.... no post da adaptação do radiador de chevette estou colocando fotos já já....
[]s
O ventilador com acoplamento viscoso sempre vai girar. Ele não tem peso para ficar imóvel na inercia. Eu testo assim.
Ricardo Luis
01/02/2010, 14:45
Boas a todos, revivendo esse tópico, gostaria de saber se é possível reformar esse acoplamento ?? não estou achando nem do vitara nem do chevete !!
mauricioalan32
01/02/2010, 19:38
Olá, Ricardo!
Na Alternativa 4x4 tem nova por R$ 380,00... segue ai o link do anuncio: http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=21010-2402081-99
Abrasss
Ricardo Luis
03/02/2010, 09:30
Olá, Ricardo!
Na Alternativa 4x4 tem nova por R$ 380,00... segue ai o link do anuncio: http://www.alternativa4x4.com.br/detalhe.asp?id=21010-2402081-99
AbrasssMuito obrigado amigo :concordo:
Walter... apesar de ser tao o mais dificil de achar que o original, o acoplamento viscoso do CHEVETTE JUNIOR tb serve.... quem sabe vc nao dá sorte e acha um baratinho em desmanche ?
T+
Pessoal,
adquiri um vitara que aqueceu na primeira trilha realizada e me pareceu que o problema foi no 'bendito' acoplamento viscoso. Gostaria de saber se alguém aqui já colocou esse do Chevette Junior.
- É preciso fazer alguma adaptação ou é somente plug-and-play?
- O funcionamento fica normal ou alguém já reparou alguma deficiência?
A quem interessar, eu conheço uma loja que consegue esse acoplamento do chevette aqui no RJ. Dizem eles que conseguem a peça nova.
AMIGOS, ALGUÉM ME CONFIRMA SE O ACOPLAMENTO VISCOSO DA TRACKER DISEL MADZA É O MESMO DA BESTA??
vENDEM COMO SE FOSSE IGUAL A SPORTAGE E O PREÇO É MUITO BOM!!ABS
AMIGOS, ALGUÉM ME CONFIRMA SE O ACOPLAMENTO VISCOSO DA TRACKER DISEL MADZA É O MESMO DA BESTA??
vENDEM COMO SE FOSSE IGUAL A SPORTAGE E O PREÇO É MUITO BOM!!ABS
Zepi, coloquei o da besta GS no meu GV 99/00 Gasolina 2.0 16V. O único porém no motor gasolina foi que os furos nao coincidiam, então foi preciso levar no torneiro para ele igualar os furos do original com o da Besta. O resultado foi excelente. Mas como o seu motor é Diesel, pode ser que seja plug and play, comprei aqui por 250,00 o acoplamento já com a hélice. O original do GV/ tracker é na faixa de 450,00.....com o serviço do torneiro e mecânico ficou por 330,00. Lembrando que o preço de 450,00 era sem o frete!!! ;)
Pessoal muito foi dito que o acoplamento viscoso do chevette jr serve no vitara, porem gostaria de saber se serve para o Samurai ou se existe outro que sirva?