PDA

Ver Versão Completa : Interoceânica na Globo News



mram29
18/07/2011, 18:19
Aos que sonham em cruzar o Peru até o Pacífico:

A globo News irá apresentar no Jornal da Dez, a partir de 25 de julho, uma reportagem em 4 partes sobre a Estrada do Pacífico, que ligará o Acre aos portos de San Juan de Marcona, Ilo e Matarani.

Abs,
Marcos.

:baseado:

ramalho-vitoria
20/07/2011, 09:49
Prezado Marcos,

Grato pela informação. Infelizmente minha operadora de TV a cabo não contempla a Globo News. Ficarei torcendo para quem assistir coloque suas considerações aqui no tópico.

Estarei partindo dia 06 de outubro rumo ao Perú utilizando a Interoceanica ( tópico aberto ). Procurarei também colocar minhas impressões por lá.

Grande abraço e vamos nos falando até a data.

mram29
20/07/2011, 19:51
Ramalho meu camarada,
Vou tentar postar um pacote para VIX até a sua partida, com o material que possuo. Devido a problemas de saúde acho que vou adiar para o ano que vem a Interoceânica, mas devo inventar um rolé menor para essas férias em setembro.
Abraço,
Marcos.

igg
01/12/2011, 22:15
pessoal , alguem pode me ajudar .. estou indo ao peru e começando a buscar dados. me disseram que se faz a aduana de saida em rio branco.. o que tenho que fazer la? e em Assis Brasil? valeu

ramalho-vitoria
01/12/2011, 22:26
Segue um pequeno trecho de nosso diário de bordo referente a esse trecho.


Dia 24 de outubro (segunda feira):

Iniciou-se uma nova fase da viagem. Aquele trânsito saturado que já tinha sido diminuído até Rio Branco, daí para frente sumiu.

Entre Rio Branco e Epitaciolândia – Basiléia (220 km), vencidos tranquilamente em 2 horas de viagem, cruzamos com muitos poucos veículos. Nossa intenção era conhecer e comprar alguma coisa em Cobija (Zona Franca na Bolívia).

Atravessamos a fronteira que é apenas uma pequena ponte a adentramos a um novo mundo.

Parecia como que um filme de ficção que você atravessa um portal e entra em uma nova realidade.

Entramos por aquelas ruas muito sujas de pó. Um trânsito muito doido. Os guardas de trânsito mirando você como uma próxima vítima. Procurei um lugar para estacionar por uns 10 minutos. Não achei. Voltei para o Brasil. Finda aqui minha experiência em Cobija.

Parei num posto Petrobrás para abastecer. O mais caro do país acredito. Aprendi também o macete das pessoas que vão a Cobija fazer compras.

Pare no posto no lado do Brasil. Abasteça. Peça para estacionar. Chame um taxi e boas compras na Bolívia.

Seguimos então adiante.

Impressionante a destruição da floresta (desde Rio Branco). Cada caminhão carregando aquelas toras de árvore representa uma agressão ao nosso planeta.

Com relação a animais selvagens (preocupação de alguns – questão de velocidade nas estradas), até agora, desde Goiás, o mais selvagem que vi foi um casal de araras voando na Chapada do Guimarães.

No trecho já em território peruano, as cabras e carneiros que tem nas estradas nem tão selvagens são assim.

Não quero me qualificar como os ambientalistas das OGNS tipo Salvem a Sucuri Amarela, mas os supostos empreendedores rurais só estão interessados na retirada da madeira e depois queimam o que restou. Os fiscais estão corrompidos e fazem parte do esquema com comissões de até 10% para deixar os Bi-Trem carregando as toras passarem durante a noite.


Tramites de Fronteira - Atenção para essa parte que será bem útil:


De Epitaciolândia até Assis Brasil são 1 hora e 20 minutos de viagem tranqüila -110 km.
Procure chegar antes do meio dia, pois senão só depois das 2 tarde é que o posto da Polícia Federal abre.
Você vai preencher um papel de saída do Brasil e reter uma cópia que vai entregar quando fizer sua entrada na Polícia Federal do Perú.
Se chegar no horário do almoço, atravesse a fronteira (uma ponte) e almoce no lado do Perú, pois os restaurantes são um pouco melhores. Depois volte a Aduana do Brasil.
O melhor restaurante parece ser um que fica a sua direita em um supermercado. Dizem que a dona lá faz cambio melhor que a TUCA onde eu fiz.
Muito bem. Carimbado o passaporte, você vai enfrentar o folclórico Sr. ZAPATA e seu chefe que faz o papel de Bad Boy para fazer a internação temporária do seu veículo.
Outros viajantes dizem relataram horrores dos 2 velhinhos. Eu e Gloriete nos tornamos amigos dos mesmos e aquela propina de 10 Reais que você vai pagar no final você dá com o maior carinho. Senhores temos que dar um desconto ...
Os tramites na Polícia Federal no Peru levaram 4 minutos. A internação do carro com o Sr. Zapata catando milho no computador leva 40 e mesmo assim porque o marquinhos ficou em cima agitando o velhinho.
Imagino um grupo de 5 veículos em uma expedição passando juntos.
As Xerox são tiradas na barraquinha em frente ( filha do Sr. Zapata ). Não se de ao trabalho de querer levar as xerox já tiradas no Brasil para ganhar tempo. Se não tirar as Xerox lá o Sr. Zapata vai dar um jeito de criar uma exigência. Custo da Xerox = 60 centavos de soles = 40 centavos.
O processo total: Aduana Brasil (5 minutos) + Aduana Perú (5 minutos) + Internação provisória do carro (40 minutos) + Sr. Zapata colocando o adesivo no vidro (10 minutos) + cambio com a Tuca ( 10 minutos )
Daí paga-se a propina e seja bem vindo ao Perú.

Gostaria que meu país, essa potencia mundial, tivesse uma estrada como a que se inicia lá. Um tapete e só não é perfeita porque existem muitos quebra molas, antes, durante e depois de passar qualquer indício de civilização. Obs: 1 choupana sequer é indício de civilização.

Como os peruanos são meio futuristas, colocam quebra-molas no meio do nada também.

Depois de 3 horas de viagem para vencer 220 km chegamos a Puerto Maldonado após atravessar uma ponte bastante extensa e grandiosa.

O Hotel é o Cabana Quinta, mas amanhã conto mais, pois estou indo para um tour na selava.

Grande abraço.

Jaime Nunes ROSA filho
30/12/2011, 09:56
Parabens Ramalho.. Estamos te seguindo não esqueça de postar para irmos acompanhando.

jeisonk
30/12/2011, 11:33
Parabens Ramalho.. Estamos te seguindo não esqueça de postar para irmos acompanhando.

Jaime, o mestre Ramalho já está de volta, depois ele coloca o restante das impressões da Interoceânica.

Abraços

ka2
12/02/2012, 19:15
Pretendo fazer a transoceanica em julho, com alguns amigos, 4 defender 110. Tudo que postar me interessa muito.

Obrigado

sgrul1
15/02/2012, 21:00
Gostaria que meu país, essa potencia mundial, tivesse uma estrada como a que se inicia lá. Um tapete e só não é perfeita porque existem muitos quebra molas, antes, durante e depois de passar qualquer indício de civilização.
Grande Ramalho. So p constar, fiquei sabendo pelos peruanos que a estrada foi feita por brasileiros.
É que provavelmente por la não aprovariam esse asfalto maravilhoso utilizado aqui no Brasil.

tiago.costa
17/02/2012, 18:51
seguindo os seus rastros tb por aqui..