PDA

Ver Versão Completa : Ajudem um possivel novato !!!



sabaO
02/06/2005, 23:34
Bom pessoal primeiramente eu sou apaixonado pelo samurai e pelo sidekick a tempos pq eu tenho um vizinho desde os tempos de colegio q tem 1 de kda :? :shock: ( inveja mata) bom deixa eu resumir :p
eu tava procurando jipe pra minha namorada e tudo mais e ela quer um vitara 2.0 16v 2 portas pq ela acha mais agressivo e tals e nessas nossas voltas atras de carros e lidas aki no forum vi que o vitara e um bom negocio como algum amigo ja posto a saga dele de compro um vitara .
bom eu agora to atras de um samurai o mais novo possivel e gostaria de saber de algumas coisinhas basicamente :
E facil de achar um 99 ou 98?
qual a diferença das versoes mais antigas pra essa?
e verdade q so tem na cor branco esses modelos 99 e 98?
o motorzinho 1.3 puxa mesmo pensando q essa carro e 70% asfalto , 20% terra e estradas do LN de sao paulo e 10% de trilhas de leves a moderada?
Essa historia de motor a diesel e verdadE? por quanto e onde eu consigo instalar um motor a diesel q caiba no samurai aki em sp?
e por fim seis poderiam me dar endereços de lugares q vcs conhecam q tenham vitaras 2 pts o mais novo possival ( 2001 se nao me engano) e de samurais o mais novo possivel pra venda?


Bom brigado galera.

Ps: So um coisas q eu acho legal pra esse comunidade seis poderiam colocar um topico em "stick" com algumas dicas do tipo oficinas de confiança, problemas basicos q acontecem tipo um FAQ ( porem com que acontece mais tb) pros suzuki.
Pra mim um novatissivo nesse ramo e interessante :)

Henanh
03/06/2005, 00:40
Aew, Bem vindo ai cara... você tem bom gosto!

Uma coisa posso te responder...

Samurai 99 conheço 3, dois verdes e um azul. E acho q seja dificil de achar!

Os motores 1.3, na minha opnião, são valentes pra caramba!

[]´s

mauricioms
03/06/2005, 08:22
Acho que a grande diferença para os modelos até 95 de Samurais é a suspensão que passou a ser com molas helicoidais.
O painel mudou e frente foi modificada.
A caixa de transferência passou a funcionar por corrente.
Bom, acho que são estas as principais alterações dos Samurais 96>.
Tenho um Samurai 98 e estou bastante satisfeito com o jipe, procure com calma que vai encontrar um 98 em bom estado, agora 99 acho que tem poucos rodando por aí.

[]´s
Mauricio

ricardo sabóia
03/06/2005, 10:56
Olha amigo, tive um samurai 94 M.top no qual passei dois anos e um outro
M.top 97 que passei três anos.Posso te garantir que sâo excelentes :!: Agora, se você vai rodar mais no asfalto e não fazer nada muito radical,fique com o 97> porquê é um pouco mais macio e os bancos sâo melhores.Agora se vai também fazer trilhas pesadas, eu ficaria com um feixe até 95, motivos:

1) A tcase é mais robusta por não ter corrente e dá p/ colocar um kit
de redução, coisa que não dá p/fazer no 97;
2) A suspensão do 97> é frágil principalmente na frente,quebrando o
suporte de fixação na torre do amortecedor com uso mais pesado.
outra coisa da suspensão,é o desgaste das borrachas dos braços,
que também criam folga com o tempo.

Ricardo - Jimny/2001.

sabaO
03/06/2005, 11:52
ricardo sabóia, entao ricardo primeiramente assim em mente nao pretendo nada mtoooooo radical so a trilha pra castelhanos e pra cachoeira do gato e do sino la em ilhabela esses com estrada relativamente boa ja fizemos com um ISUZU amiga 4x2 entao acho q o samuca aguenta.
E so acho q vai ficar mais complicado pra andar nas dunas la no sul atras de praia :p
mais e sobre o motor a diesel alguem tem alguma notica de algum samuca a diesel pra vender?

e eu to atras de um 98 q foi oq eu vi na loja q eu vi o vitara pra minha namorada.
Bom vamos ver ne :)
Brigado galera.
Ah so mais 2 coisas reza a lenda q a manutencao do suzuki samurai e mto barata pq tem mtas coisas adptaveis e varias coisas do tipo "Faça em casa" :evil: :mrgreen: procede isso?
E esse motor e relativamente economico? faz quanto por litro em media?

mir000
03/06/2005, 12:59
reza a lenda q a manutencao do suzuki samurai e mto barata pq tem mtas coisas adptaveis e varias coisas do tipo "Faça em casa" procede isso?


sabaO,

Existem muitas peças genéricas e adaptáveis, principalmente peças que precisam ser trocadas frequentemente, como amortecedores, pastilhas, coxim do motor, filtro de ar, bomba de gasolina, cabos de vela, acelerador e embreagem... Dentre outros que vão aparecendo com as tentativas. :idea:
Caro é dá problema na transmissão, motor, deferenciais... :evil:
Mantendo com uma manutenção preventiva boa, é difícil dar algum problema sério... :mrgreen:

Escolha seus zukis que vc e sua namorada estarão muito bem servidos!!!

[s] :D

ricardo sabóia
03/06/2005, 13:06
A manutenção nào é barata :( . Algumas coisas como pastilhas,lonas,filtros,correias,alternador,faróis ,amortecedores(Só não dá p/adaptar o dianteiro do 97,98) e outras coisas que não lembro agora,você consegue adaptar :) . A grande maioria das peças,você vai ter
que morrer nas originais mesmo,não tem jeito.No mercado paralelo, você
já encontra algumas peças p/ o vitarinha e acho até que as originais são mais fáceis de achar pelo fato de existirem bem mais vitaras que samurais.


Ricardo - Jimny/2001.

AlemãoRS
03/06/2005, 14:13
Existem muitas peças genéricas que podem ser utilizadas, exceto para o motor e caixa, mas se for comprar originais, dae sim são caras, pq é tudo importado!
sobre motor a diesel, conheco um vitara com motor AP diesel, mas nunca andei com um pra saber como ficou e tb não saberia informar quais adaptações seriam necessárias no vitara e nem no samurai!
Nem o vitara e nem o samurai são econômicos!

mir000
03/06/2005, 14:23
Tanto o vitara quanto o samurai são sim econômicos, eles são jipes e precisam de mais força!!!
Se for comparar com AP1.6, realmente os suzukis bebem mais, mas são bem mais fortes!!!
Consumo depende também do pé direito, aqui em BH que tem muito morro, já consegui 9km/l e na estrada 10,5km/l. Valores do samurai eu não sei, deve ser um pouco mais econômico.

Em relação à adpatação de motor, um AP1.6 ou 1.8 já ficam bem mais econômicos.
Já em relação ao diesel, um amigo tem um samurai 94 com AP1.6 diesel e tem um samurai aqui do forum com motor diesel 1.9... Mas não sei dizer ao certo se ficou bom ou não!!!

[s] :D

AlemãoRS
03/06/2005, 14:52
Sei disso, e ainda tem o fato da tração 4x2 ser traseira, o que aumenta o consumo, mas eles não são carros econômicos para quem os usa no dia-a-dia e estão acostumados com carros de passeio, agora se comparados a outros jipes podem ser considerados econômicos!
Se tu passar de 100km/h não faz mais de 9km/l na estrada...

Andre Sousa
03/06/2005, 17:20
Meus caros,

Acho que pro Vitara uma meta de 10 p/ litro é bem realista.

Recentemente troquei bomba e filtro de combustível, ajustei válvulas, troquei filtro de ar e velas.

Tô fazendo média estrada/cidade de 10 por litro. Na estrada, em cruzeiro chega a 12.

Tô com pneus 235/75/15 e com calços de 2". Mesmo assim o consumo tá ótimo.

sabaO
03/06/2005, 22:56
eh bom vamos ver oq eu acho ate 10 litros pra um motor 1.3 e mto mais e plausivel ate com as explicaçoes dadas pela galera.
agora eu to indo atras eu eu der a sorte do andre q achou um G.Vitara 3p pelo preço excelente quem sabe eu e minha namoradas nao compramos dois :p
Mais por enquanto eu vou de Samuca oq eu achar 98 ou 99 dai eu posto aki pra galera ver oq eu achei e ver se e possivel vcs me ajudarem :)
Qual e o conjuto de pneu ideal pra um Samurai e para um Vitara sendo nessa config que eu falei 70% asfalto 20% estradas de pessimas condicoes e 10% de trilhas ???
E o quanto q os calços para levantar a suspençao interferem na dirigibilidade do carro?

flow galera mto legal como vcs tratam "novos" membros curtindo mil :)
to pensando ate em ir quinta que vem la no ibira eu e a patroa e ver quale :)
abraço.

AlemãoRS
04/06/2005, 01:04
realmente se tu tá fazendo essas medias tá muito bom André...
o meu, com os pneus originais fazia media geral 9km/l, agora com pneus 31" baixou...mas dentro do previsto..ainda mais que esta com 160000km...

Andre Sousa
09/06/2005, 14:55
Voltei a medir e confirmei a média de 10 por litro. Medi por 1500 km. cerca de três tanques.

Um detalhe importante: tô com pneus 235, que possuem uma circunferência 7% maior que os originais.

Daí é importante acrescer 7% à medição da quilometragem.

Devemos considerar também que a velocidade real é 7% maior do que a registrada no velocímetro - cuidado com os pardais.

Em pneus 31" a diferença é de quase 10%.

AlemãoRS
09/06/2005, 15:08
Sim, to ligado nessa diferença de quilometragem porcausa dos pneus..já estou considerando ela nas médias que te informei...sempre encho o tanque e faço todas as médias desde que o carro é 0km.