PDA

Ver Versão Completa : Engesa FII: EngesaToy!

Laos
16/07/2011, 23:07
TIve durante anos um jeep willys. Agora surgiu a possibilidade de adquirir uma ENGESA. Estou entusiasmado pq a quse 3 anos sem entrar num 4x4. Trilhas entao fazem quase 5 anos! Bom, busco ajuda de vcs darem o pitaco de vcs se nao estou entrando numa furada: motor chevrolet 4.1 injetado, direção hidráulica, 4x4 e reduzida, diferencial dianteiro de rural, blocante na traseira, snork, bancos recaro, pneu 35 em bom estado roda 15, capota de fibra completa com portas e capota de lona tbm completa. trata-se de um fase1 87. 30 latinhas.

1 - Se fosse um willys problemnas com pontas de eixos?
2 - 4.1 ? nao [e muito? na trilha vai fazer oque? 1 por litro?
3 - da pra encarar uso misto? cidade 2 vezes por semana e trilhas?

agradeco a todos por pitacos! podem chutar o balde! minha compra depende 50 % de vcs. os outros 50% e do meu coracao que manda comprar!!!

abracos:shock:

Laos
16/07/2011, 23:13
ainda a tempo: segue foto da viatura! s:cool:

guilhermeabreu
17/07/2011, 00:42
LAOS

O valor até que esta bom , resta saber se as adaptações foram bem feitas , pq tem um monte de gente aqui que esta tendo que refazer tudo de novo para ficar bom , o LEO_BABISKI mesmo de Belo Horizonte trouxe o JPX de lá para o ROGERIO daqui de Campos para refazer tudo que ele fez lá , o J dele esta indirigível . O CARLOS SIQUEIRA do Rio de Janeiro tb trouxe o ENGESA dele pro ROGERIO consertar as cagadas do jipe dele .

Mas o ENGESA é muito bom e confortável e o preço esta bom com as coisas que tem , o certo mesmo é vc levar alguem que conhece ENGESA para te ajudar na decisão

ABRAÇÃO

Kim
17/07/2011, 10:00
Opa caro quase engeseiro!

Sou suspeito a falar, pois sou um grande entusiasta da marca.

Uso o meu no dia-a-dia, para tudo!

Quanto as demais perguntas, posso falar que vindo com as duas capotas, o preço está bom!

Sobre as demais, corroboro com o guilhermeabreu!

Se possível, mais fotos!!!!

Abraços.

Kim.

Paulo Cesar
17/07/2011, 15:45
Laos
Tenho um Engesa e um CJ5 e praticamente não ando mais com o CJ, estando inclusive a venda, e isso foi depois que comprei um Engesa, é outro carro, vc nunca mais vai querer voltar para um CJ ou outro com suspensão parecida, é um ótimo upgrade.
Quanto ao carro em questão, os amigos acima já falaram o mais importante, adaptação mal feita feita é problema na certa, com isso, mande mais detalhes do carro, assim poderemos dar alguma ajuda.
Abs.
Paulo

Laos
17/07/2011, 19:27
segue os anexos.
Sei que a egesa ta numa praia. - me preocupei com maresia.
pior que essa cidade litoranea é duzentos quilometros donde eu estou. Consigo levar num mecanico comun. Mas num que conhece fica dificil.

Ainda a tempo: Obrigado pelas opiniões de vcs, experts no assunto! eu to mais pra zequinha de engesa ehhehe

será que esse veiculo faz quanto por litro na cidade?

abraço e mais uma vez obrigado a todos!!!!

Laos
17/07/2011, 19:27
no anuncio diz que é fase II, mas não é né? é fase 1?!

Laos
17/07/2011, 19:28
são todas fotos que tenho. são fotos do anuncio de venda.

Laos
17/07/2011, 19:34
tem mais essa.

Kim
17/07/2011, 21:15
Laos!

Realmente é um FI!

O 4.1 injetado é mais econômico que o 4.1 carburado.

Fará a média de 4km/l na cidade e 5,5 km/l a 6km/l na estrada, mais é um putsa motor!!!!

Abraços.

Kim.

Laos
17/07/2011, 21:33
será que chega a fazer 4/5 na cidade com pneu 35?
será que vale apena colocar gas para uso na cidade?
pelo visto o motor ta colocado direitinho né?

essa semana vou ve-lo. daó posto mais fotos
abraços

Paulo Cesar
17/07/2011, 21:53
Laos
Aparentemente o carro esta alinhado, a falta dos estribos e os alargadores de paralama não serem originais dá a impressão que ele já foi um pouco ralado e reformado.
Minha principal preocupação é quanto ao sistema de transmissão ele esta usando, qual o cambio e Tcase que esta nele.
Quanto ao consumo, te garanto que um CJ com motor original faz o dobro do consumo que um Engesa.
Antes de comprar, pergunte ao vendedor quais as caixas e como foi feito a adaptação da Tcase com reduzida, depois coloca aqui para nós podermos dar algum pitaco....
abs.
Paulo

Eduardo Velo
18/07/2011, 08:58
Costumo avaliar jipe olhando antes de tudo por baixo , ali vc já vai saber se foi judiado por ter marcas , se as adaptações não afetaram alguma coisa , se é uma vtr bem cuidada de verdade e não só enfeite pra vender né ... rs
Estamos no aguardo qual cambio e Tcase usa ...
Qto ao preço , acho abusivo , mas é o que estão pedindo no mercado de 4x4 ... se tivessemos mais opções não seria assim , um SW4 gasolina 97/98 está na faixa de 35 k , isso é um chute no s... , mas é nosso mercado de 4x4 , fazer o que ...

abs ... Edu

Laos
18/07/2011, 11:01
Resposta do vendedor:
Foi colocada a caixa da d-10 e a sobre caixa com reduzida do willys! Ambos adaptados pelo celito um mecanico de jeep mtu conhecito aki na praia! Por ser injetado deve estar fazendo em torno de uns 8

estou no aguardo das fotos para postar aqui

Laone

Paulo Cesar
18/07/2011, 11:53
Laos
Dá uma lida no tópico abaixo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/19722-caixa-de-reducao-de-jeep-willys-no-engesa.html

Laos
25/07/2011, 10:54
Buenas, fui ver pessoalmente o engesa. Levei junto meu mecanico. E para minha tristeza ele não aprovou o motor. Disse que a parte de baixo do motor estava começando a bater.

:farted:nao foi desta vez!!!

obrigado pelas dicas! Pelo menos já conheço um poquinho do assunto!!!!

abraços

guilhermeabreu
25/07/2011, 13:23
Buenas, fui ver pessoalmente o engesa. Levei junto meu mecanico. E para minha tristeza ele não aprovou o motor. Disse que a parte de baixo do motor estava começando a bater.

:farted:nao foi desta vez!!!

obrigado pelas dicas! Pelo menos já conheço um poquinho do assunto!!!!

abraços

LAOS

Dependendo do preço e se o ENGESA estiver bom das outras coisas , minha opinião é que vale a pena vc comprar este e fazer o motor , daí vc terá um carro com motor zerado , o detalhe para mim é apenas o custo , se o cara tirar alguma coisa para vc fazer o motor e se o resto dele estiver impecável , não teria dúvidas em comprar mesmo com o motor miando , motor é fácil de fazer e rápido de fazer só ficaria aí na dúvida das contas a fazer .

Preço que ele esta pedindo e preço para fazer o motor e ver preço final .

Kim
25/07/2011, 20:17
Dr. Guilherme!

Matou a pau!!!

É a resposta certa!!!

Abraços.

Kim.

Laos
22/11/2011, 14:19
3 meses de procura pela região e mais nenhum engesa bom a venda aqui na minha região - serra gaúcha.
Engesa a diesel é bom nas trilhas?

André-4WD
22/11/2011, 15:38
Laos,
Boa sorte na procura. Esse aí da foto, esta anunciado faz tempo em varios sites. Vc viu onde o anuncio deste???
Uma outra coisa que eu olho na compra é a região. Carro de região litorânea, por mais cuidado que seja, sempre tem problema com a lata.
Esse engesa é de tramandaí né??

Tem um outro, mas tá sem motor e caixa, por 22K. Está na Jipesul e tb anunciado na internet.Acho que no mercado livre...

abraços
andre

Laos
22/11/2011, 16:22
Opa Andre!

pois é, e ele continua a venda. Vi ele no mercado livre.
outro no Rs é esse ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986 GASOLINA BRANCO em Rolante/RS - Meu Carro Novo (http://www.meucarronovo.com.br/carros/detalhe/ENGESA-ENGESA-4X4-2P-1986-BRANCO-GASOLINA-100000km-MCN-4628641/1) 2 mil a mais que o de tramanda, com dois jogos de penus. mas vem só capota de lona. e eu preciso uma de vibra pois minha idéia é um carro pra trilha e pro dia a dia.
Esse na jipesul sem motor e caixa por 22k ta documentado diesel né? mas acho que o tiro fica grande se colocar uma caixa com motor mwm.
Daí eu partiria pra esses dois: 40k tem esse: 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Engesa (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/27417/38-engesa/) com disco nas 4 e bloqueio traseiro. Bah, esse é tudo de bom, mas hj nao consigo os 40.
e esse aqui, Engesa 4x4 Diesel Perkins Fase 1 Alongado Verde Militar - R$ 28.900,00 en MercadoLibre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-210732906-engesa-4x4-diesel-perkins-fase-1-alongado-verde-militar-_JM)
com motor perkins. que motor é esse? d20. Não é muito pesado?

Teu um aqui em caxias. Mas ta 38 e todo original. fora da realidade em comparação aos outros.
em POA tem alguma coisa boa?

abraço!

André-4WD
22/11/2011, 19:20
Laos:
Eu to procurando uma viatura para trilha, mas tô namorando engesa de bobo mesmo... tá um pouco longe do bolso.
Essa de Rolante eu conversei com o pessoal da loja. Tá reformada de lata e pelo que falaram é carro de uso diário do dono. Tá bonita, mas o cara da loja me deu preço de 31 mil.
Tinha uma diesel, ST4plus, mais perto de ti. Em cruzeiro do sul. Estava anunciada no autocarro por 33K, mas nao vi mais o anuncio. Mas era lona tambem.
Colocar motor e caixa num engesa, vai uns 20tão nessa brincadeira!!! Aí é melhor já montado mesmo!!!
Se topar com alguma, te dou um toque...
abraços
andre

Laos
22/11/2011, 23:56
Andre,
esse cara de tramanda disse que arrumou o motor. to pensando em olhar denovo ele. nao tava ruim de lata. e desmontar e jatear com jato de arreia mais pintura com 5k faz tudo, mas isso na pior.

Laos
23/11/2011, 14:19
esse engesa de tramanda tem bloqueio. Pedi pra ele que marca era e ele disse que era aquele que bloqueio de diso que quanto mais apertava mais o bloqueio funcionava. que bloqueio é esse?

Eduardo Velo
23/11/2011, 15:12
Bloquei de disco é Dana 44.3 , sai original em Troller , S10 4x4 , Ranger 4x4 , Wrangler , Cherokee ... não chega 100 % por mais que aperte e os discos vão desgastando com o uso em curvas ...
Essa de Sorocaba é o melhor custo benefício na minha opinião , rodo com um perkins Q20B no meu Engesa , uso normal na cidade estrada e off-road , 10 km/l sempre , motor excelente ...
Engesa já esteve mais puxado , está mais dentro da real agora e acho que a tendência é cair mais os preços ...

abs ... Edu

Laos
23/11/2011, 15:34
bom to entre esses dois:
ENGESA ENGESA 4X4 2P 1986 GASOLINA BRANCO em Rolante/RS - Meu Carro Novo (http://www.meucarronovo.com.br/carros/detalhe/ENGESA-ENGESA-4X4-2P-1986-BRANCO-GASOLINA-100000km-MCN-4628641/1)
Jeep Engesa 4x4 (ñ Troller Cherokee Willys ) E Lancha 50 Hp - R$ 30.000,00 en MercadoLibre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-208124332-jeep-engesa-4x4-n-troller-cherokee-willys-e-lancha-50-hp-_JM)

mesmo motor, o laranja tem capota rigida junto, bloq e snrk mas caixa de d20 4 marchas com reduzida willys. Já o branco tem dois jogos de penu, caixa de F1000 4 marchas, caixa de redução da toyota bandeirante.
O branco parece uma maquina mais confiável, e nao está em região litoranea;
O laranja o cara pedala 10k em 16 vezes sem juros.

HELP! se fosse v, compraria qual? tanks, very tanks

Elison
23/11/2011, 16:18
Motor: empate
Cambio: empate ( d-20 = F-1000)
Reduzida: Toyota é mais resistente, mas é mais pesada e manutenção mais cara.
Pneus: os 35" além de mais bonitos, acho que vao atender bem suas necessidades
Capota: vantagem pra Rigida
O laranja parece ter bancos mais confortaveis para o uso diario
O laranja deve ser bem examinado no item carroceria
No mais, examine bem os dois, principalmente a parte de chassi, ande com os dois e veja qual é mais adequado ao seu estilo, preste atencao em ruidos no cambio e diferencial.

Eduardo Velo
23/11/2011, 16:23
Entre esses 2 ficaria com o branco , embora esteja puxado o preço por ser capota de lona ... a red. de CJ no laranja desanima ...
Ainda pensaria com carinho no Diesel de Sorocaba , o preço está muito bom ... capota de fibra , diesel e alongado ... precisaria saber se os eixos e cambio são originais ou que adaptação foi feita ... um detalhe que ele coloca é que o cardam diant. é novo , só pode ser por causa do alongamento , então deve ser novo esse alongamento e pode ter dado algum problema pra ele vender num preço tão bom ... vai saber ... só especulando ...
Se for ficar com o Branco cabe uma bela chorada pela capota de lona ... e se for ver , engata tudo que tem direito pra ver se essa adaptação de Cambio com red. de band ficou legal ...
Outro detalhe é que o laranja não parece ser fase 2 , além do bocal estar do lado do fase 1 não representa ser maior , mas se for fase 2 , olha os tampões das cxs embaixo se estão todos lá , esses tampões evitam o cupim de ferro nas travessas ...

abs ... Edu

Laos
23/11/2011, 16:44
Boa Eduardo!
Eu particularmente sou um adepto ao diesel. Tanto que minha primeira opção seria um engesa a diesel. Contudo,
parece que esse engesa verde ta equipado com um motor uma série antes do Q20B. Parece que é muito ruim pras trilhas...

se não fosse isso ele já seria meu!

Laos
23/11/2011, 16:56
e se fosse largar um turbo diesel nesse Perkins Q20B4?

Eduardo Velo
23/11/2011, 18:50
Não sou fã de turbo , o meu é aspirado , com 10 anos de uso contínuo , mais de 200.000 km rodados , só comigo , ainda não foi pra mão do mecânico , só manut. preventiva ... tenho uma porcaria de um tracker diesel turbo intercooler que vive dando problema , esses motores novos estão sempre dando problema por causa da eletrônica ...
Acho o perkins excelente pra fazer trilha , bom torque em baixa , não dá problema de falta de óleo em inclinação , fácil de mexer , baixa manutenção ...
Hj não pegaria um 4x4 sem ser diesel , mas não pegaria acima de 2004 , já estive namorando SW4 até 2003 , é muito caro , por volta de 50 k uma 2001/2 , depois entra a Prado que é outra concepção ...

abs ... Edu

Laos
23/11/2011, 20:27
Grande Eduardo!
tinha ouvido falar que perkins nao servia pra trilha, por isso esse de sorocaba não era mais uma opção...

agora to entre os 3!
pendendo pro diesel...

Laos
23/11/2011, 20:35
321973meu primeiro 4x4
321974esse é o atual

gosto pouco de verde fosco!!!

guilhermeabreu
23/11/2011, 21:00
LAOS

Ví este anucio de um ENGESA em Cruzeiro do Sul com JONAS fone 51 9956-1433 , motor MAXION díesel R$33.000,00 . ROLO 4X4

Laos
23/11/2011, 21:43
belo engesa guilhermeabreu! valew a dica.
só que pra min preciso de capota rigida pra deixar na rua, e falta ums pneus de trilha nesse. pra gasta mais 8k nele é rapidinho.... - dinheiro que nao tenho :(

Laos
24/11/2011, 16:28
será que é caro colocar um motor mwm no lugar desse 4.1 laranja ou branco? 10k da pra fazer a mão?

Eduardo Velo
24/11/2011, 17:22
Acho que 6k vc compra um perkins usado , acredito que é o mais barato no mercado , vai ficar bem mais que 10 k pra adaptar e acertar papelada , fora a apurrinhação que não tem como calcular o preço ... por isso ainda acho o engesa de sorocaba o melhor custo benefício , pq dar 30 k e depois se apurrinhar pra passar pra diesel e ficar mais caro que um diesel pronto com capota de fibra e cambio com red. é de pensar ...

Laos
25/11/2011, 18:06
to negociando com o cara de sorocaba, vamos ver se ele fica com o meu santana. O brabo é ter que pagar 30k sabendo que ele pagou 20k!!!

guilhermeabreu
25/11/2011, 18:29
Este de Sorocaba é gasolina ?? Tem capota de fibra ??? Não ví o anúncio , onde esta ???

Eduardo Velo
25/11/2011, 18:47
Doc , é Q20B com capota de fibra ...
Só não entendi como ele pagou 20 k , sorte é pra poucos mesmo ... , vc mesmo está vendo que 30 k é pra comprar a gasolina , por 20 k vc pegaria pra mexer ... mas já pronto é muito sorte mesmo ...
Olha aí Doc

Engesa 4x4 Diesel Perkins Fase 1 Alongado Verde Militar - R$ 28.900,00 en MercadoLibre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-210732906-engesa-4x4-diesel-perkins-fase-1-alongado-verde-militar-_JM)

abs ... Edu

Laos
25/11/2011, 19:34
opa Edu!
é esse mesmo o engesa. eu digo 30k pq gasto pra ir buscar. esse engesa era do r-mendes. tem um tópico quando ele colocou pra vender aqui no fórum. Ele se apertou e acabou "leiloando" o engesa.

Salviano
25/11/2011, 22:07
Olá! Companheiro, já decidiu?
Vou contribuir com alguns centavos...já viu estes anúncios?

4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/busca/?tipo__id=1&marca__id=11)

Só não tem o meu aí. hehehehe

Att. Salviano

Laos
26/11/2011, 09:57
Esse jipe do petersonvargas ali é tudo de bom! mas 40k não rola....
to pensando, to pensando....negociando...

Kim
26/11/2011, 13:22
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/98200-engesa-diesel-alongado-urgente.html#post1577802

Laos
26/11/2011, 22:52
Opa Kim,
Seria a compra perfeita se ele nao fosse tao alongado. falta a capota rigida tbm... é uma pena, mas esse engesa não é pra min.

VALEWWW a informação!
abraço

Laos
04/12/2011, 11:32
gente, e esse? 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Engesa FII 14b (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/24832/1196-engesa-fii-14b/)
ele ta 12k mais caro que o Engesa 4x4 Diesel Perkins Fase 1 Alongado Verde Militar - R$ 28.900,00 en MercadoLibre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-210732906-engesa-4x4-diesel-perkins-fase-1-alongado-verde-militar-_JM)

mas ele tem disco ventilado nas 4, eixo de toyota, caixa de toyota e ainda guincho 9, ar condicionado, amortecedores longos. to achado que vale buscar com o banco esses 12 k, e ter um engesa qeu nao precisa fazer "nada"..só colocar diesel e pronto...

oque vcs, experts no assunto acham? help-me!!!!
abraços

guilhermeabreu
04/12/2011, 12:43
gente, e esse? 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Engesa FII 14b (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/24832/1196-engesa-fii-14b/)
ele ta 12k mais caro que o Engesa 4x4 Diesel Perkins Fase 1 Alongado Verde Militar - R$ 28.900,00 en MercadoLibre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-210732906-engesa-4x4-diesel-perkins-fase-1-alongado-verde-militar-_JM)

mas ele tem disco ventilado nas 4, eixo de toyota, caixa de toyota e ainda guincho 9, ar condicionado, amortecedores longos. to achado que vale buscar com o banco esses 12 k, e ter um engesa qeu nao precisa fazer "nada"..só colocar diesel e pronto...

oque vcs, experts no assunto acham? help-me!!!!
abraços

CARO LAOS

Minha opinião , não quero estragar negócio de ninguem , mas não teria dúvidas em pegar o que tem o 14B , faria um sacrifício e partia pro abraço , só teria que ver se os documentos estão em ordem e levar um mecanico para ver se esta tudo certo , CASO CONFIRME QUE TUDO ESTEJE NOS TRINQUES NÃO TERIA DÚVIDA EM FICAR COM O BRANCO COM MECANICA DA BAND .

Vale o sacrifício de investir mais 10 paus num carro já completinho de tudo . O meu esta praticamente assim completinho e foi muito tempo , aporrinhações e muita grana pra ficar como este aí .

Vc tem que andar tb para ver se esta bom de guiar e gostar . Seria bom levar um amigo que conheça este tipo de carro para ver as impressões no guiar , SENTIR O CARRO . Se vc andar no meu , apaixona na hora , não tem um barulho de coisas folgadas , é igual a um carro 0k .

ABRAÇÃO E BOA SORTE NA ESCOLHA .

Laos
05/12/2011, 14:47
tu tem toda razão guilhermeabreu!
Já to a 6 meses procurando e agora acho que encontrei oque procurava...
...agora to atras dos $$$$$... tomara que de certo...

Mas cá entre nós. Eu acho que numa coisa engesa é igual ao willys: duas alegrias: uma na compra e uma na venda!!!
e eu to feliz da vida que vendi meu willys e mais feliz ainda por estar comprando um engesa!! huahuuhahuuhs

guilhermeabreu
05/12/2011, 18:21
tu tem toda razão guilhermeabreu!
Já to a 6 meses procurando e agora acho que encontrei oque procurava...
...agora to atras dos $$$$$... tomara que de certo...

Mas cá entre nós. Eu acho que numa coisa engesa é igual ao willys: duas alegrias: uma na compra e uma na venda!!!
e eu to feliz da vida que vendi meu willys e mais feliz ainda por estar comprando um engesa!! huahuuhahuuhs

AMIGO LAOS

Vc EEERRRRRRRROOOOUUUUUU feio , o WILLYS já ouví falar ísto , mas depois que vc compra um ENGESA , vc nunca vai ter vontade de vender , ESTA AÍ A DIFERENÇA , pq ele é muito confortável , serve como 2º automóvel da família e na trilha é o bicho puro , daí para quem gosta de 4x4 , como vc , NUNCA VC IRÁ QUERER VENDER ESTE ENGESA ALGUM DIA , vai ficar de herança para os filhos netos e bisnetos .

ABRAÇÃO , tomara que consiga os $$$$$$$$$$$$$$ para a compra deste vermelho todo equipado com mecanica da BAND , este ENGESA , conseguiram unir tudo que tem de bom numa BAND e tudo que tem de bom num ENGESA e saiu esta maravilha que vc VAI COMPRAR COM CERTEZA .

Kim
05/12/2011, 18:49
Dr. Guilherme!

Assino em baixo de suas palavras.

Fui proprietário de 3 Willys, sendo que o primeiro, eu quem fez!

Depois do Engesa, foi o que ficou!!!

Tem a alegria quando compra, e a alegria do dia a dia!!!

Meu primeiro engesa, o Brancão, vendi por problemas de saúde.

Mais estou aí, firma e forte com o Fuzileiro!

Abraços.

Kim.

Laos
05/12/2011, 20:19
AHUAHUUHAHUA tomara que vc esteja certo em tudo!!!

tchê, só um detalhe: o engesa com mecanica da bando é o branco! 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Engesa FII 14b (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/24832/1196-engesa-fii-14b/)

abraço

guilhermeabreu
05/12/2011, 20:27
AHUAHUUHAHUA tomara que vc esteja certo em tudo!!!

tchê, só um detalhe: o engesa com mecanica da bando é o branco! 4x4 Brasil - Portal Off-Road - Classificados - - Engesa FII 14b (http://www.4x4brasil.com.br/classificados/24832/1196-engesa-fii-14b/)

abraço

LAOS

Agora ERRRREI FEIO , é que a idade já esta chegando e a EMOÇÃO foi grande qdo ví o ENGESÃO com mecanica BAND e vílogo a seguir o vermelho de Sorocaba , DAÍ MISTUROU TUDO NA CABEÇA .

Trabalhe sábado , domingo , feriado E JUNTA ESSA GRANA LOGO que eu quero ver vc com ele logo .

Eduardo Velo
05/12/2011, 21:53
O Carlos do Envesa , já teve um Fase 2 com MWM 6 canecos ... o bixo era um Caixote Voador .... andava a 160 km/h sem fazer esforço ... se arrepende de ter vendido até hj ... rsrs
O meu foi só alegria até agora desde que comprei e nem penso em vender , não tem preço pegar a chave do carro e saber que vc pode ir até o centro da cidade ou atravessar a transamazonica ... , rsrs ...

Kim
05/12/2011, 22:23
O Carlos do Envesa , já teve um Fase 2 com MWM 6 canecos ... o bixo era um Caixote Voador .... andava a 160 km/h sem fazer esforço ... se arrepende de ter vendido até hj ... rsrs
O meu foi só alegria até agora desde que comprei e nem penso em vender , não tem preço pegar a chave do carro e saber que vc pode ir até o centro da cidade ou atravessar a transamazonica ... , rsrs ...

Desculpa Edu, mais ri alto aqui!!!!!

Muito boa!!!

Agora, que estou terminando os ajuste finos, está quase isso!!!

Laos
05/12/2011, 23:38
bha não vejo a hora de pegar ele, mas talves fique pra janeiro, pois meu willys que ta vendido o cara pediu pra esperar no maximo ate 5 de janeiro. mas ja to em negociação com o engesa, o dono dele ja me mandou outras fotos...

A idéia vai ser vir rodando de campinas ate caxias do sul. E a patroa vem junto! se ele tiver certinho vem tranquilo né?
100km/h pausa pra esquentar a água pro chimarão....

abraços

Marvin_CPS
05/12/2011, 23:59
Kro Laos, conheço essa engesa a tempos e posso dizer que a VTR eh o bicho! Se eu tb tivesse $$ já era minha.. Nem deixava ela sair do grupo! Pra melhorar, e não dizer "sofrer com os duendes verdes desse forum e do 4x4", diria que só falta turbinar/intercoolar o 14b, ai ai voar longe!!!

Creio que poderá fazer a viajem tranquilamente... Ainda mais com esse carro....
Se eu consegui trazer meu samuca de Blumenau pra Campinas (com pneu 255/75R15 RT, olha o peso pro samuca), quem nega sua viagem de Campinas a Caxias do Sul com um 14b nessa maquina....

Boa sorte ai na aquisição da VTR, e seja feliz!!!!
E concordo com o pessoal daqui, engesa não é igual a willys nem de longe!!!

Eduardo Velo
06/12/2011, 08:19
Pra melhorar, e não dizer "sofrer com os duendes verdes desse forum e do 4x4", diria que só falta turbinar/intercoolar o 14b, ai ai voar longe!!!

Se não sentiu necessidade até agora de mexer no motor é pq não precisa ...
Na minha opinião tanto de Sorocaba qto de Campinas estão prontos pra andar sem ter que mexer , é mais questão de gosto do freguês ... rs

abs ... Edu

Marvin_CPS
06/12/2011, 08:30
Edu,
Com certeza não precisa mexer... Do jeito que esta, essa VTR anda e muito... Ja andei nela e apoio sua afirmação!
Acho que neste caso seja mais uma questão de gosto! Se ela fosse minha eu turbinava...
O dono atual, acha q do jeito q tá, tá bom!!!!
Logo, fica a critiério do freguês!!!

Abs

Laos
07/12/2011, 10:34
esse aí continua a venda: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/74594-vendo-engesa.html.
muito bonito também né, mas será que é melhor que o branco? opinem por favor...

Eduardo Velo
07/12/2011, 10:53
O tópico ta fechado , se continua a venda seria a melhor opção , sem dúvida ... só venderia os 35" e compraria 33" AT pra ficar mais sussa ...
Espero que vc passe o Natal com um Engesa Diesel na garagem ... rsr

Laos
07/12/2011, 11:33
Eduardo velo,
Acho que continua a venda. pq pedi mais fotos para ele, ele me mandou um email com o link do anuncio, com mais fotos postadas. Mas escrevi novamente requerendo este esclarecimento, entre outros.
Pq seria a melhor opção? motor e bloqueio? me disseram que eixos e caixa de band não quebra nunca. Esse vermelho ta com caixa original.....

guilhermeabreu
07/12/2011, 11:55
Eduardo velo,
Acho que continua a venda. pq pedi mais fotos para ele, ele me mandou um email com o link do anuncio, com mais fotos postadas. Mas escrevi novamente requerendo este esclarecimento, entre outros.
Pq seria a melhor opção? motor e bloqueio? me disseram que eixos e caixa de band não quebra nunca. Esse vermelho ta com caixa original.....

CARO LAOS

Para quem não tinha nenhuma opção ha um tempinho atras , agora vc tem 3 das quais dois são EXCEPCIONAIS , mas respeitando muito o EDU VELO E O GNECCHI sou mais a favor do branco com o 14B , este último ( o vermelho ) é lindo , a capota ( ENVEMO ) pra mim é a mais bonita , mas a T-CASE sendo do F-II fica muito atras da T-CASE da BAND , os dois são lindos e bons , MAS EU FICARIA COM O BRANCO COM 14B , ainda mais depois dos comentários de amigos do dono que já andaram e recomendaram que o ENGESA é filé .

Não queroia ser vc nesta hora , mas não teria dúvidas .

Espero que não tenha colocado mais dúvidas em sua cabeça .

FORTE ABRAÇO E PAPAI NOEL ESTA POR CHEGAR , ÊITA NATAL BOM DESTE ANO SÔ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Laos
07/12/2011, 12:41
bah Guilherme, to paracendo uma criança inquieta esperando o presente do papai noel!!!
também tive a mesma impressão que a sua. O vermelho é mais bonito e o branco mais forte.
aí vou de branco, sem contar que é 4k mais barato.
A compra vai sair até inicio de janeiro, data que o comprador do meu willys pediu pra esperar.
tri massa esse adesivo que vcs fizeram: "nascido na guerra criado na trilha"

brigado a todos e contando os dias...

Eduardo Velo
07/12/2011, 14:11
Eduardo velo, Acho que continua a venda. pq pedi mais fotos para ele, ele me mandou um email com o link do anuncio, com mais fotos postadas. Mas escrevi novamente requerendo este esclarecimento, entre outros.

Na verdade teria que ver os 2 de perto pra tirar algumas dúvidas , por ex. o vermelho tem a alavanca da CT ao lado da de Cambio , como no fase 1 , no fase 2 teria que estar na saída do cambio pq é direto no cardam tras. ...
Os 2 são execelente negócio , particularmente sou mais fã dos eixos de engesa , pra isso usaria pneus 31" no lugar dos 35" no verm. e ficaria uma vtr bem confiável pra passeios longos e trilhas curtas ... tb sou mais fã do Maxiom S4T ... quetão de gosto ... rs

Laos
14/12/2011, 11:15
só para comentar: esse engesa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/74594-vendo-engesa.html
continua a venda. o cara quer 45k.

Mas eu to querendo mesmo o branquelo!!!
O dono dele mandou mais fotos. Em anexo segue foto do motor. aparentemente tudo tranquilo... certo???

324858

guilhermeabreu
14/12/2011, 11:44
só para comentar: esse engesa: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/74594-vendo-engesa.html
continua a venda. o cara quer 45k.

Mas eu to querendo mesmo o branquelo!!!
O dono dele mandou mais fotos. Em anexo segue foto do motor. aparentemente tudo tranquilo... certo???

324858

LAOS

Aparentemente tudo bem mas fotos são fotos e não da para verificar quase nada , o bom seria vc levar um mecanico de confiança , MAS E A CHORADA VC NÃO DEU AINDA , ninguem resiste a uma BOA CHORADA , se vc esta realmente decidido em comprar vc consegue melhorar aguma coisa no preço pois se o cara quer vender não será por menos uma graninha que vai deixar de vender .

As forças estão a favor de vcs dois , VC QUERENDO COMPRAR + ELE QUERENDO VENDER = NEGÓCIO FEITO .

O NATAL esta chegando , chega pra perto , leva um mecanico e manda ver .

ABRAÇÃO E BOA SORTE NA COMPRA .

Eduardo Velo
14/12/2011, 15:56
Isso aí , manda uma oferta e bate o martelo ...
O teste vai ser a volta pro RS , vai poder escolher o caminho ...

abs ... Edu

Laos
19/12/2011, 14:48
gente, se me permitirem vou compartilhar um sentimento ruim que tive essa semana:

Eu, bem belo e feliz, admirando os engesas nos videos do youtube, encontro o engesa com a mecanica da band!
tudo bem? coisa nenhuma! me senti como se a guria que eu to de rolo marca bobeira e alguém publica as fotos dela, com aquela famosa frase: CAIU NA NET!!! bahhhh e o pior é que o engesa aparece com a placa caindo e retrovisor retorcido!!!!
pelo menos a condução do rapaz foi bacana....

enfim, já que desabafei, posto o link para dividir as tristesas com os amigos do fórum!!
Engesa - Trilha Joaquim Egidio - 20/11/2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=lYK5Wz9daBc)

nem é meu e já to com ciumes!!!!!

abraço!

Kim
19/12/2011, 23:30
Precisa ficar enciumado não!!!

Aquilo é mesmo que nada!

Foi só para retirar a poeira do chassi!

André-4WD
19/12/2011, 23:33
Laos:
O cara entrou bem devagar na água... condução tranquila..e ainda por cima o banho arrumou a placa que estava torta antes de entrar de na agua... vc reparou?
abraço
Andre

Laos
20/12/2011, 09:54
André 4WD:
tu tem toda razão, e eu nem tiha reparado na placa!!!

Kim:
mudando de assunto: Cara, teu engesa é muuuito lindo! parabéns.

Eduardo Velo:
Martelo batido! Passagens compradas! 30 de dezembro lá vou eu buscar o engesão!!!

Kim
20/12/2011, 12:20
Caro Laos!

Parabéns pela aquisição, e bem vindo à turma dos engesas!!!!

Esse jipe é um vício!!!!

Se vier rodando, estarei para as bandas de Curitiba, para ser mais exato, em Guaratuba, convesemos em PVT, que terei o maior prazer em ir conhece-lo.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
21/12/2011, 13:32
André 4WD:
tu tem toda razão, e eu nem tiha reparado na placa!!!

Kim:
mudando de assunto: Cara, teu engesa é muuuito lindo! parabéns.

Eduardo Velo:
Martelo batido! Passagens compradas! 30 de dezembro lá vou eu buscar o engesão!!!

PÔ LAOS

Estou em plantões em outras cidades , qual deles vc comprou ????????????? Que agonia prasaber logo , manda aí logo , qual deles ??????????

Mesmo assim parabens , acabou a sua agonia .

Laos
21/12/2011, 15:11
PÔ LAOS

Estou em plantões em outras cidades , qual deles vc comprou ????????????? Que agonia prasaber logo , manda aí logo , qual deles ??????????

Mesmo assim parabens , acabou a sua agonia .

Fala Guilhermeabreu!!!

tchê, fechei com o engesa do tiagomax, aquele branco com mecânica do Engesa!!!
em breve mando fotos do encontro!!!

Laos
21/12/2011, 15:13
Caro Laos!

Parabéns pela aquisição, e bem vindo à turma dos engesas!!!!

Esse jipe é um vício!!!!

Se vier rodando, estarei para as bandas de Curitiba, para ser mais exato, em Guaratuba, convesemos em PVT, que terei o maior prazer em ir conhece-lo.

Abraços.

Kim.

Olá Kim,

a idéia é voltar rodando sim, voltarei no dia 1º.
Vamos conversar no pvt sim, seria bacana fazer um pitstop aí na sua cidade e te conhecer pessoalmente.

abraços

Eduardo Velo
21/12/2011, 15:22
Qdo vem buscar a vtr ??

Qdo chegar no final da Regis pega o Rodoanel pra pegar a Anhanguera ( 100 km/h ) ou Bandeirantes ( 120 km/h ) ...
Na subida da Serra do Cafezal tem radares de 60 km/h , em Campinas tem muitos " Pardais " fica ligado ...
Se sair umas 07:00 h daí qdo for 21:00 h estará chegando em Campinas ...

abs ... Edu

Kim
21/12/2011, 15:27
Estarei perto de Curitiba, uns 650km de minha cidade, mais perto de sua rota!

O meu tel, (44) 8817-0337.

Estarei de engesa!

Abraços.

Kim.

Laos
23/12/2011, 10:17
Qdo vem buscar a vtr ??

Qdo chegar no final da Regis pega o Rodoanel pra pegar a Anhanguera ( 100 km/h ) ou Bandeirantes ( 120 km/h ) ...
Na subida da Serra do Cafezal tem radares de 60 km/h , em Campinas tem muitos " Pardais " fica ligado ...
Se sair umas 07:00 h daí qdo for 21:00 h estará chegando em Campinas ...

abs ... Edu

Sem palavras Eduardo!
já imprimi tuas dicas.
Eu vou no dia 30/12. Passagens aéreas compradas! Chego em campinas ao meio dia.
Meu retorno será no dia 1º! Pois é, já que a patroa vai junto vamos "turistar" um pouco!!!

Tchê, minha ideia é ligar o gps na volta e PT saudações!!!.. priorizando a br 101.
Pit stop em Curitiba pra pegar água quente pro chimarrão e conhecer o Engesa do Kim!

Laos
23/12/2011, 10:18
Estarei perto de Curitiba, uns 650km de minha cidade, mais perto de sua rota!

O meu tel, (44) 8817-0337.

Estarei de engesa!

Abraços.

Kim.

Jóia Kim! celular anotado!!! se te ligar um 54-91547306 atende que sou eu!!!!
abraços

Kim
23/12/2011, 12:52
Já está na agenda!!!!

Dia 27 já estarei na estrada!!!

Abraços.

Kim.

Laos
23/12/2011, 14:48
bacana... pelos meus cálculos te ligarei no dia 1º na parte da tardezinha.... e a melhor parte: DE ENGESA!!!!

Eduardo Velo
24/12/2011, 11:34
Laos , pelo que entendi o Kim vai estar em Guaratuba , litoral , divisa de PR com SC , teria que sair da BR 116 , pegar a BR 376 e a BR 101 , talvez o Kim venha até Garuva pra encontrar com vc ou até vale a pena pegar uma pousada por lá e passar um dia na praia , se tiver funcionando a balsa , da pra seguir até S. Fco do Sul e depois pegar a BR 101 novamente , um passeio muito bacana ...
Como vai de asa dura , então as dicas são pra volta ... em Campinas olho nos radares pra sair ... se o GPS estiver atualizado vai indicar ... esse site tem os radares atualizados - MapaRadar - Saiba a localização de todos os radares do Brasil e evite multas! (http://maparadar.com/) - prefira a Bandeirantes , depois Rodoanel e Regis , a saída na Regis é bem na entrada de Embu ... . Na descida da Serra do Cafezal vai com muita calma , acontecem muitos acidentes em ultrapassagens , estão fazendo a duplicação , tem pardais de 60 km/h durante a descida ... O Fazendeiro é uma boa parada fica no km 385 ...
Uma outra alternativa de passeio pra vc encontrar com o Kim e passar um dia na praia é ir pela Est. da Graciosa depois pegar a BR 277 e a PR 508 até Matinhos , depois a Balsa pra Guaratuba ... passeio tranquilo ...
Kim , a ultima vez que passei por esse caminho queria descer por entre as Serras até Garuva , 70 km de terra , mas tinha caído barragem e uma ponte , vc conhece essa estada ... ? , vamos combinar de fazer ela e ficar numa pousada de pescador em Garuva ??

abs ... Feliz Natal a todos ... que Papai Noel deixe os duendes sempre em atividade ... rsrs ...
Edu

Kim
24/12/2011, 12:04
Edu e Laos!

Vou até Garuva sem problemas, é um pulinho, coisa de 32km se não me engano, pois a BR acho que será caminho para Laos!

Edu, o litoral paranaense sofreu muito nas chuvas que ocorreram, mudou muito a topografia, onde havia rios, hoje são planícies; onde havia estradas, há somente pedras...
Onde havia pontes, há somente corrupção, e sem ponte ainda!!!!!

3a feira, estarei lá!

Edu, pelo que entendi, está querendo, ou vai descer também????
Será um prazer revelo!!!!

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
24/12/2011, 12:22
Kim , vou descer o morro dia 07/01 , vai estar em Guaratuba ainda ??
Parei em Garuva a ultima vez que fui pro sul , inicio de dez. agora , e perguntei pra um camarada naquele posto na entrada , o cara pratica motocross e falou que arrumaram a ponte mas com chuva só passa 4x4 ...
Vou trabalhar hj a noite e tb dia 1o de jan. , não pode faltar combustível né ... rs , alguém tem que trabalhar ...

abs ... Edu

Kim
24/12/2011, 12:43
Edu!

Não posso te garantir, pois tenho uns compromissos, minha intenção é a volta pelo dia 05/01.

Mais, verei como posso fazer...

Acho que tenho o n. de seu telefone!

Abraços.

Kim.

Laos
26/12/2011, 14:45
sem palavras Eduardo Velo!!!
amanha vou no escritório para imprimir suas dicas pq guardar na caxola nem pensar...
Desde já deixo aqui meu pedido de visita quando vierem para a serra gaúcha... tanto Eduardo tanto Kim, tanto guilhermeabreu e andre4wd!

Pegunto: será qeu veou ter um desgasgte violento com esses pneus? qual seria a calibragem correta???

Laos
26/12/2011, 14:46
retorno sentido guaruva....

meu gps é um mi atualizado a 2 anos. tentei atualizar mas é duzentos conto!...ta fora....

para baixar os mapas atuzlizados vou ter que trocar o software do gps certo? igo é o melhorsinho???

abraços

:cool: vo:cool: volta de engesa,:cool: vo volta de engesa!!!!:cool:

guilhermeabreu
26/12/2011, 14:54
retorno sentido guaruva....

meu gps é um mi atualizado a 2 anos. tentei atualizar mas é duzentos conto!...ta fora....

para baixar os mapas atuzlizados vou ter que trocar o software do gps certo? igo é o melhorsinho???

abraços

:cool: vo:cool: volta de engesa,:cool: vo volta de engesa!!!!:cool:

PARABENS , PARABENS , PARABENS e aproveite bastante o seu retorno , e feliz Ano Novo pra vc e sua família e com o ENGESA a tiracolo .

E agradeço o covite tb , e o dia que eu for pra estes lados aí , com certeza irei falar com vc .

ABRAÇÃO

Kim
26/12/2011, 14:55
Laos!

Assim que tiver um roteiro, me avisa, que vou a Garuva!

Sobre os pneus, parecem ser BF ALL, que são tranquilos para viagens com relação à desgaste, os mud também!

Tenho parentes nas serras guauchas, em Farroupilha e em Caxias. No começo de 2011, fiz um bate e volta até Caxias, foram 1500 num dia, e 1500 no outro, com uma ranger transformada a etanol!

Boa Viagem!

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
26/12/2011, 20:47
Laos , o IGO melhorou bastante , pode até atualizar pela net , antes não dava ... mas acredito que o melhor é o Tomtom , desses de estrada , e o Garmim pra fora de estrada ...
Estou sempre indo pra Serra qdo posso - Bom Jesus , Jaquirana , Cambará , Ouro Verde , SF de Paula ... gosto dessa região fora de temporada ... qdo for pegar um friozinho por aí te aviso ... estou devendo uma visita pra uns amigos jipeiros em Muçum tb ...
Na ultima vez que fiz esse roteiro encontrei 5 Engesas do pessoal de Cassino e Rio Grande , estavam indo pro Pantanal e já estavam rodando ha 3 dias só por estradas de terra ... todos aposentados e curtindo a vida de Engesão ... rs , e todos Diesel ...

Kim , Guilherme , André e demias , prox. da Pascoa tem a Fenavinho em B. Gonçalves , degustação a vontade ... se der pra ir seria bem interessante juntar o povo por lá heim ... só tem que deixar o Engesa no hotel pra provar os vinhos ... rsr

Dia 1o vou estar trabalhando senão iria ver esse Engesa em Embu ...

abs ... Boa passagem de ano com a família e 2012 com muitas aventuras pra todos nós ...
Edu

Eduardo Velo
01/01/2012, 18:57
Tem Engesa trocando de garagem hj ... rsrs ... 2012 com jipe diesel na Serra Gaucha ...
Como foi a viagem ? td tranquilo ?

abs ... aguardando noticias ...

Kim
01/01/2012, 22:21
Opa!!!!
Aguardo ainda a ligação do Laos.

A 116 está completamente congestionada.

Ainda aguardando.

Abraços.

Kim.

André-4WD
02/01/2012, 16:19
Bem... o Laos falou que iria "turistar" um pouco com a patroa.. vai ver que preferiu passear um pouco por campinas e região esperando o movimento voltar ao normal para tomar o rumo de casa!!! Vamos aguardar noticias...
Na quinta feira, será minha vez, estarei tomando o avião para ir ver a Engesa em SP...
abraços,
andre

Eduardo Velo
02/01/2012, 18:46
André , qual Engesa vc vai ver na capital da fumaça ??

Tb acho que o Laos está fazendo turismo pra chegar no RS ... o que não falta é caminho alternativo e bom pra curtir de engesão indo pro Sul ...

André-4WD
02/01/2012, 22:48
Eduardo:
Uma Engesa que está anunciada na Webmotors, na loja MBPICKUPs, perto do metro carrão.
segue o link:
engesa (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/engesa-engesa-4.1-4x4-12v-diesel-2p-manual/7902975/detalhe.wm)

Se der tempo, vou a SBC ver essa outra aqui:
engesa branca (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/engesa-engesa-4.1-4x4-12v-gasolina-2p-manual/8015975/detalhe.wm)

Eduardo Velo
02/01/2012, 23:28
Os 2 estão com boa aparência ... qqer um parece ser bom negócio ...
A Branca está com red. de F75 , tem que andar com atenção pra não dar tranco ...
A amarela é diesel , mas não fala que motor tem ... pn estilizado , ta bacana ...

André-4WD
03/01/2012, 10:19
Eduardo,
Agora não sei se vou a SP... pois já entrou areia no meu esquema... hoje o vendedor mandou email dizendo que vendeu o engesão amarelo.
Esse branco é de São Bernardo do campo, não conhece? O dono chama-se Edson Sanches.
Tem um aqui no RS, fase 1, diesel, com o Maxion ST4 (não o plus). Tá no interior, uns 300km de distancia, acho que irei ver esse primeiro...
abraço
andre

Laos
04/01/2012, 22:26
Enfim em casa e de engesa na garagem!!!

Buenas gente, primeiramente desculpa pela demora em responder. Cheguei em casa ontem.
Não comentei com voces, mas além de min e minha esposa, fomos para sao paulo meu sogro, minha sogra e meu cunhado - cachorro e papagaio ficaram no aeroporto pq a pf nao liberou heheheh.

Acontece que no dia 1 meus sogros tinha um envento religioso em guarulhos, e aproveitaram a carona na ida e volta...

Enfim, Maquina comprada, 1400 km rodados, 6 horas pra fazer 1km na dutra, mais 3 horas de transito parado na shinith em guarulhos. Desfilei com o engesa na av paulista e tudo mais.

Não liguei para o kim, me desculpe, to te devendo essa visita - vamos marcar!!! acontece que fui pra guaratuba no meio da noite ja no dia 2. E sendo informado do tamanho do congestionamento na volta resolvi sair antes por um caminho alternativo que consegui ler no gps. - amanha conto pra voces esses detalhes, posto fotos e impressoes.

abraços e ate amanha!

Kim
04/01/2012, 23:07
Tranquilo!

Agora muda a imagem do avatar, e se quiser, pode-se mudar esse tópico para o "Frota", bem como o título do mesmo.

Fica a seu critério.

Abraços.

Kim.

Laos
05/01/2012, 11:18
Guilherme e Kim
voces tem toda a razão - Engesa é outros quinhentos, não tem comparação com o willys.
Motor não esquenta, viagem não cansa, 80/90km/h vai bem tranquilo.

Eduardo
Olha aí o Engesa na serra gaúcha. a viatura foi bem recebida pelo clima!!
327141

Laos
05/01/2012, 11:33
Avarias:
- parte mecanica do limpa vidro mal adaptadas - Quando eu estava em Registro-SP, começou a chuva. Os limpadores funcionaram por ums 5 minutos e depois travaram. O jeito foi soltar os limpadores das engrenagems e faze-los funcionar de forma manual, ou seja: fio dental preso na ponta dos limpadores os passageiros se revesando na ginástica! - ninguém se atreveu a falar mau do jipe!!!

- Quando cheguei em caxias, vi um puta vazamento de óleo do diferencia. Eixo traseiro direito somente com 2 prisioneiros. os outros estavam ausentes ou quebrados. - agora ta no mecanico pra arrumar isso e trocar óleos e filtros.

- Os prisioneiros precisam de apertos frequentes ou ele estavam estourando já por alguma atividade anteiror?

e por fim - multinha basica em guaratuba:

Engarrafamento, tudo quase parado. Um carro colado no outro. O farol do engesa clariava teto, banco, passageiros, tudo no interior do carro que estava na minha frente. Então tive a brilhante idéia de andar somente com a meia luz.
Batata.
Policia militar no acostamento por causa de uma pequena colisão: multa e xixi! mas tudo bem... faz parte...

ao longo da semana posto mais fotos. Agora vou te que trabalha como um cavalo pra pagar as dividas, mas valeww apena!!!

Outra coisa: no meio das molas, tem umas bolsas para inflar - parece que é para deixar a suspensão mais dura. Contudo, esse sistema está desligado. Meu mecanico nunca tinha visto isso. Alguém sabe onde posso leva-lo para aferi-lo?

abraços e um feliz ano novo pra todos, cheio de paz, sucesso, realizaçoes e muito 4x4!!!

Laos
05/01/2012, 11:34
32714590litros de diesel - bela autonomia: fiz na média 12 por litro.... estava me preparando para ums 9!!!!

André-4WD
05/01/2012, 13:41
Laos,
Parabéns pela aquisição!!! E chegou é o que importa, agora vc vai ajeitando o que estava meia boca na viatura. E a gente só descobre, andando mesmo...
Estou te mandando uma MP, ok? sobre engesas, é claro..
abraços
andre

Eduardo Velo
06/01/2012, 01:47
Laos , parabéns pela viatura ... agora é ajeitar o que tem errado ...
Boa aventura essa heim ... vai ter causos pra contar ... rs
Não é normal soltarem os prisioneiros , devia ter alguma folga ou não foram bem apertados , ver óleo vazando é ótimo , silnal que ainda tinha lubrificação , a folga no semi eixo deve ter delocado o retentor , não deve ser nada sério ...
O limpador do fase 2 é chatinho mesmo , o meu está funcionando não muito bem , mas funciona ... tive que trocar as articulações e fazer ajustes , tem um limitador no capô pra não deixar o limpador ir até a borracha do vidro e travar ... o Doc tem sistema de kombi no dele , mas no fase 2 não dá pq tem a cx de ar ...
Não sei o que são essas bolsas nas molas tb , no aguardo de quem sabe pra que serve ...
O meu tb faz entre 11 e 12 km/l andando entre 80 e 90 km/h ... só sei disso pq andei assim indo pra Minas num comboio com 4 CJs , na hora de abastecer fiz o calculo - 12 km/l - mas normalmente ando na faixa de 110 km/h , aí faz 10 km/l , mesmo assim é muito boa a autonomia ...

Um detalhe interessante é o Engesa apresentar o problema na roda qdo vc chegou , fez toda viagem na boa ... talvez seja característica dos Engesas , o meu tb me deixa chegar em casa pra apresentar algum problema ...

abs ... Edu

Laos
06/01/2012, 09:30
Eduardo Velo
brigaduuuu! hj de tarde vou buscar a viatura no mecanico e por mim já faria um 1500km denovo no findi uahauhuha
Tchê, nao andei a 110 pq achei o ruido interno e o atrito com o ar resultando num barulho considerável - do tipo erguer o volume do rádio bem alto para poder ouvir as musicas.
To analisando a possibilidade de colocar manta aslfaltica no assoalho... e regulando os vidros pois mesmo com eles todos fechados não vedam completamente...

Essas bolsas nas quatro rodas devem ter um compressor em algum lugar para enxer, pois no painel tem dois relógios de pressao de turbo...

acho que o fato de apresentar algum problema quando chega em casa é manha, é barda! ele só quer atenção uhahuahu

abraço Edu

KIM: como faço para colocar o tópico em frota???

Eduardo Velo
06/01/2012, 09:54
To analisando a possibilidade de colocar manta aslfaltica no assoalho... e regulando os vidros pois mesmo com eles todos fechados não vedam completamente... ... acho que o fato de apresentar algum problema quando chega em casa é manha, é barda! ele só quer atenção uhahuahu

Tem quem já colocou manta asfaltica no assoalho , em algum tópico dos Engesas já vi isso , só não sei o resultado ... uso manta ante ruido e corta fogo colado por baixo no tapete do vão central , funciona bem , qdo fica sem o tapete o barulho das engrenagens é bem ruim ...

Minha falecida Sogra era de S. Borja , tinha costume de falar Balda , Baldoso , Baldosa qdo alguém fazia manha , fez lembrar dela ... rs

Amanhã to indo de Engesa pra Pinheira SC ... espero não pegar tanto tráfego na Regis e na BR 101 ...

abs ... Edu

Laos
06/01/2012, 10:10
manta asflática é a mesma coisa que manta ante ruido???

aqui no serra "barda" é linguagem comun aushuasuhu

Opa! belo passeio! acho que tu não vai pegar muito tráfego - o pior mesmo é natal, ano novo e os fechamentos de quinzenas...
abraço e boa viagem!!!

Eduardo Velo
06/01/2012, 12:21
manta asflática é a mesma coisa que manta ante ruido???

Espero que a pista esteja tranquila , no inicio de dez. levei 12 hrs pra fazer esse trajeto , muito mas muuuuiiiiiiitttoooo caminhão ... rs

A manta que usei foi esta -
ONIBUS PECAS SERVICOS ,POLTRONAS, JANELAS TANQUE COMBUSTIVEL MARCOPOLO BUSSCAR CAIO CIFERAL VOLARE SCANIA VOLVO VOLKSWAGEN FORD (http://www.apolloonibus.com.br/index.asp?secao=10&categoria=86&subcategoria=0&id=23)

compra em auto peças pra caminhão ... a asfáltica deve ter a mesma função termo acustica , mas usei esta por ser mais fácil de colocar ...

guilhermeabreu
06/01/2012, 13:05
CARO LAOS

Fiquei muito feliz com seu retorno tranquilo , é o quye mais importa .

O seu eixo traseiro é flutuante ??? Pois qdo vc falou que chegou com apenas 2 prisioneiros , vc esta se referindo ao prisioneiro das rodas ou os prisioneiros da tampa extriada do eixo flutuante , pois se o seu eixo for flutuante , deve ser da marca ENFER como o meu , aí não pe por falta de aperto e sim por serem SUBDIMENSIONADOS , se o seu caso for este , vc terá que abrir os furos de 8mm para 10mm e colocar parafusos ALLEN de aço de 10mm , e sugiro a vc retirar os dois pinos geuias de 8 mm e abrir para 10mm e abrir mais dois furos para colocar mais dois pinos guias ficando com um total de 04 pinos guias de 10mm , e depois que fiz ísto acabou o negócio de folgar prisioneiro .

Qto a bolsa entre as molas é o que o pessoal chama de air-lifith , sei lá se é assim que escreve , serve para vc regular a flexão das molas tornando elas mais duras qdo tem maior pressão de ar e mais macia qdo esta sem pressão , serve tb para manter a traseira do carro mais elevada , tem gente que coloca este sistema nas SW4 na traseira , para as SW4 não ficarem com a bunda arreada , mas se esta vazia , pode ser que tenha algum vazamento de ar , normalmente tem um compressor e um balão para armazenar ar , ou o compressor injeta o ar direto , mas não é o normal .

Qto ao limpador de para-brisa o EDU VELO já falou , ha um erro neste projeto , falamos aqui no FORUM que o ENGESA é um projeto 100% nacional , mas o ENGENHEIRO que projetou este limpador DEVE TER SIDO UM ENGENHEIRO PORTUGUESES , tamanha a incompetencia deste projeto .

Me desculpem os amigos Portugueses .

No mais é ísto aí , agora que vc jpa esta em casa vai mexendo devagrzinho que as coisas vão se ajeitando do seu jeito .

Pensei que vc havia comprado o original a gasolina , e vc comprou o branco a díesel que esta bem equipado , PARABENS .

ABRAÇÃO e BOA SORTE COM SEU ENGESÃO .

Kim
06/01/2012, 13:42
Opa Edu!

Estarei em Guaratuba até domingo, quando irei para casa.

Ontem, fui á Curitiba e conheci o Govetta pessoalmente, almoçamos e depois muita conversa sobre jipes e forum!

Tentei encontrar o Dic3, mais quando retornou a ligação já estava descendo a serra, ficará para uma próxima visita.

Laos!
Estou acompanhando pelo celular, assim que retormar, peço a mudança; Gostaria de mudar o nome do tópico?

Sobre o compressor, verifique dentro do painel, já vi alguns engesas com o compressor do rancho alojado por ali.
Verifique.

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
06/01/2012, 15:51
Fala Kim , td blz ? como estão as férias ??
O Getulio é gente finíssima , conheci numa Fenajeep que foi muita gente do Forum , não lembro o ano ... ele organizou o encontro com o pessoal por lá ...
Recebi seu recado no celuleco , amanhã pretendo sair de casa por volta de 08:00 h , pra descer a Serra do Cafezal perde muito tempo nem da pra prever que hr vamos chegar em Pinhais , mas a gente pode combinar o seguinte , te ligo qdo chegar em Pinhais pra ver se vc pode dar um chego naquele posto ( Teodoro ) que tem bem na saída da BR 101 pra SC 412 em Garuva ... aí enqto desço a Serra vc vem de Guaratuba ... . Estou indo com pouco tempo , tenho que voltar na terça sem falta , senão pegava uma diaria por aí ...
VC tem PX ou PY ??

abs ... Edu

Eduardo Velo
11/01/2012, 14:56
Kim , acabei de chegar ... depois mando as fotos de sábado ... foi bem de Garuva pra Guaratuba ??
Baita vtr o Fuzileiro heim ... , meu Engesa todo original ia passar vergonha ... rsrs ... consegui trazer tudo na Tracker , o bagageiro veio lotado , ainda bem que não precisou do Engesa , queria muito ter ido com ele , mas a Da Encrenca não dirigi ele na estrada , aí fica ruim pra fazer revezamento em viagem longa .

Um abração pro xará , ele curte muito off-road , assim que fizer 18ão vai te pertubar ... rs

abs ... Edu

Laos
11/01/2012, 15:39
Baita ajuda Guilherme!

É sim eixo flutuante. O meu meca disse que esses prisioneiros são como "fusiveis" para não quebrar a ponta de eixo. Assim, resolvi colocar os mesmos parafusos. Se estourar novamente ai sim vou aumentar o buraco...

Quanto ao air lift: não tem compressor. No painel tem dois ventils. Passei no posto e calibrei e as molas estufaram mas logo esvaziaram. Essa semana, depois do detran, vou levar o engesa numa loja de suspensão a ar - acho que lá é o melhor lugar.

bahhh, preciso arrumar ainda os limpadors, os vidros que não sobem por completo e agora o engesa é meu unico carro...

mas ta tri bom auhauhuhauha

Laos
11/01/2012, 15:41
Opa Edu!

Laos!
Estou acompanhando pelo celular, assim que retormar, peço a mudança; Gostaria de mudar o nome do tópico?

Sobre o compressor, verifique dentro do painel, já vi alguns engesas com o compressor do rancho alojado por ali.
Verifique.

Abraços.

Kim.

gostaria sim de mudar o nome. Mas não sei qual nome colocar pq não sei onde entra pra ir na frota. Assim, não tenho ideia dos nomes praticados... ...aceito sujestões...

abraço

Kim
11/01/2012, 19:30
gostaria sim de mudar o nome. Mas não sei qual nome colocar pq não sei onde entra pra ir na frota. Assim, não tenho ideia dos nomes praticados... ...aceito sujestões...

abraço

Laos!

Assim que decidir pelo nome, me avisa, que peço a transferência para o frota!!

Essa mudança, é feita pelos moderadores/administradores.

Kim , acabei de chegar ... depois mando as fotos de sábado ... foi bem de Garuva pra Guaratuba ??
Baita vtr o Fuzileiro heim ... , meu Engesa todo original ia passar vergonha ... rsrs ... consegui trazer tudo na Tracker , o bagageiro veio lotado , ainda bem que não precisou do Engesa , queria muito ter ido com ele , mas a Da Encrenca não dirigi ele na estrada , aí fica ruim pra fazer revezamento em viagem longa .

Um abração pro xará , ele curte muito off-road , assim que fizer 18ão vai te pertubar ... rs

abs ... Edu

Edu!

18????

Já está!!!

Tô ferrado!!!!

Gostou do Fuzila?

Pena que não teve tempo para uma boa volta!Abraços.

Kim.

Laos
13/01/2012, 23:00
kim!

segue o tótulo para o frota: cruza de engesa com bandeirantes

abração!!!

tem muita coisa boa ali na frota... nunca tinha tinha visto:shock:

Kim
15/01/2012, 10:59
Opa Laos!

Mudança feita!!!

Agora, é só começar a ir nos presenteando com as mais diversas fotos de seu Brinquedo!

Faça dessa area um diário de bordo!

Abraços.

Kim.

Marvin_CPS
15/01/2012, 21:54
Laos, que bom que fez boa viajem!

Bacana ter mudado o topico, que venha novidades por ai!
E poste sempre pra gente acompanhar!!!!

Bacana o nome que vc deu pra VTR: EngesaToy. Aqui em Campinas nos a chamavamos de Bandgesa!
Na brincando com o dono de que havia mais peças de band q propriamente da engesa!

Abs e boa sorte!

Eduardo Velo
16/01/2012, 09:47
Laos , já fez os reparos na vtr ??
Descobriu o que causou a soltura das porcas da roda ??

Laos
16/01/2012, 12:31
Laos, que bom que fez boa viajem!

Bacana ter mudado o topico, que venha novidades por ai!
E poste sempre pra gente acompanhar!!!!

Bacana o nome que vc deu pra VTR: EngesaToy. Aqui em Campinas nos a chamavamos de Bandgesa!
Na brincando com o dono de que havia mais peças de band q propriamente da engesa!

Abs e boa sorte!

hauhauhhuahu
EngesaToy foi sugestão do Kim. Ficou bacana o trocadilho....

Laos
16/01/2012, 12:48
Laos , já fez os reparos na vtr ??
Descobriu o que causou a soltura das porcas da roda ??

Olá Eduardo,

Em princípio cheguei quase sem prisioneiros por falta de aperto preventivo.
Fui no mecanico, ele abriu buracos novos no cubo, tudo certinho.

Depois disso, fui fazer o que eu sempre fazia com meu willys motor opala 4cc:
Álcool no sangue, brita solta na frente de casa: Enchi o motor e soltei rapidamente a embreagem - foi só um estouro e lá se foram os prisioneiros novamente.

Daí que meu mecanico falou que os prisioneiros são como "fuzíeveis" e que eles estouraram para não estourar a ponta de eixo. Até pensei em colocar parafusos maiores e melhores, mas ainda não o fiz. Agora to com os "normais" e percebi que continua vazando óleo do diferencial, bem ali na tampa do flutuante. Vou reapertar os parafusos logo a tarde e ver se resolve.

Fiz uma bela revisão nele: óleos, filtros, rolamentos, pastilhas, troquei uma cruzeta que diziam que era blindada mas na verdade estava com o bico do engrachamento estourado, fuzíeveis, esguicho da água não funcionava, sem buzina, radio robando carga da banteria e vidros elétricos não subiam até o final do curso.

Falta ainda o limpador do parabrisa. Comprei motor novo mais forte, agora no mecanico ligo ele novamente nos braços.

Pelo menos, por onde eu passo são só elogios: Do mecanico as adaptações muito bem feita, do eletrecista um trabalho minucioso, e dos curiosos um alongamento no pescoço!!!

Única coisa que eu não gostei foi as mangeiras dos respiro dos diferenciais ligadas numas garafinhas de suco! tá muito Magayver pro meu gosto ahuhuauhahahu

abração

Laos
25/01/2012, 10:19
Agora sim!
manta asfáltica, vidros concertardos, motor do limpador novo... foi outros quinhentos!!!
Fui a floripa final de semana e desci a serra do faxinal, ali em cambará do sul...
passeio que recomendo a todos...
segue algumas fotos...
329578329579329580

Laos
25/01/2012, 10:22
ah! na volta desci a br101 e passei em Cidreira, uma praia gaúcha...
329581

Kim
25/01/2012, 22:24
Opa Laos!

Aos poucos, deixando a seu gosto, e seguro para ir aonde quiser!!!!

Parabéns!

Abraços.

Kim.

Marvin_CPS
27/01/2012, 00:36
Kro Laos,
Vc chegou a ver o topico de venda da engesa do Juninho Bittencourt?!
Acho que serviria de inspiração para alguns projetos de upgrades na EngesaToy, visto que são configurações de VTR´s bem parecidas, começando pelos eixos de band e motor 14b.

Segue o topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/100508-vendo-engesa-preparado-38-diesel.html

Abs

wilsonvaccaro
27/01/2012, 02:08
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329581

Olá Laos,
Parabéns pela viatura e boa sorte, e lembre-se é um ENGESA...
Brincadeiras.... preciso de sua ajuda: olhando essa foto sua... gostaria de saber onde esta parafusado o cinto de segurança ?????, não consigo ver o santo-antonio... vc tem ????? Pois o meu cinto esta no santo-antonio.... Seu carro esta com forração no teto vc poderia tirar umas fotos pra tirar algumas idéias para o meu ????
Abraço, obrigado
Wilson

Eduardo Velo
27/01/2012, 07:55
Laos , a ultima vzs que fui pra Cambará a Serra do Faxinal estava fechada e a subida por Tainhas tb , tinha caído barreiras ... subimos a Serra da Rocinha , estava de Fiesta e me arrependi de não ter ido de Engesa dessa vez pq no verão essa região fica com muito barro ...
Agora a vtr é só curtição ... rs ... sabendo usar vai ter muitos passeios pela frente ...

guilhermeabreu
27/01/2012, 14:19
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329581

Olá Laos,
Parabéns pela viatura e boa sorte, e lembre-se é um ENGESA...
Brincadeiras.... preciso de sua ajuda: olhando essa foto sua... gostaria de saber onde esta parafusado o cinto de segurança ?????, não consigo ver o santo-antonio... vc tem ????? Pois o meu cinto esta no santo-antonio.... Seu carro esta com forração no teto vc poderia tirar umas fotos pra tirar algumas idéias para o meu ????
Abraço, obrigado
Wilson

WILSONVACCARO

Desculpe pela minha intromissão , no meu coloquei o suporte do cinto na coluna do teto numa posição dita original nos carros , confeccionei um suporte de barra de ferro na qual soldei uma porca fiz dobras nesta barra para que a posição de parafusar o cinto ficasse boa e chumbei na fibra com fibra , primeiro parafusei com parafuso inox na posição correta na coluna e depois acabei de chumbar com fibra , ficou show .

Laos
27/01/2012, 14:19
Olá Wilson!
vou postar agora algumas fotos que tenho aqui no meu pc. Caso queira mais fotos me pede que tiro novas fotos exclusivas para voce.
Sim. ele tem o interior forrado como num carro. Existem algums pontos que sao possíveis a percepção de barras de ferro medianto o tato e relevo da forração, mas com certeza não é santo antonio, são reforços "escondidos" - provavelmente barras de ferro. Vou ver se consigo tirar fotos desses reforços - vou conseguir desde que o forro não esteja colado e ao invés disso que tenha sido fixado com parafusos.

abraço Wilson!

329886329887329888

Laos
27/01/2012, 14:24
Laos , a ultima vzs que fui pra Cambará a Serra do Faxinal estava fechada e a subida por Tainhas tb , tinha caído barreiras ... subimos a Serra da Rocinha , estava de Fiesta e me arrependi de não ter ido de Engesa dessa vez pq no verão essa região fica com muito barro ...
Agora a vtr é só curtição ... rs ... sabendo usar vai ter muitos passeios pela frente ...

é bem bacana a descida pela serra do faxinal...
Serra da rocinha? é ali por cambará mesmo?

Laos
27/01/2012, 14:32
Kro Laos,
Vc chegou a ver o topico de venda da engesa do Juninho Bittencourt?!
Acho que serviria de inspiração para alguns projetos de upgrades na EngesaToy, visto que são configurações de VTR´s bem parecidas, começando pelos eixos de band e motor 14b.

Segue o topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/100508-vendo-engesa-preparado-38-diesel.html

Abs

"Du caraiu!!!"
esse exemplar é tudo de bom! não tem mais oque fazer nele!!!!

abraço Marvin!

Laos
27/01/2012, 14:34
WILSONVACCARO

Desculpe pela minha intromissão , no meu coloquei o suporte do cinto na coluna do teto numa posição dita original nos carros , confeccionei um suporte de barra de ferro na qual soldei uma porca fiz dobras nesta barra para que a posição de parafusar o cinto ficasse boa e chumbei na fibra com fibra , primeiro parafusei com parafuso inox na posição correta na coluna e depois acabei de chumbar com fibra , ficou show .

nada melhor que a explicação de quem fez e não de quem comprou pronto auhahuaauhuha

Eduardo Velo
27/01/2012, 14:48
Laos , eu conheço como Serra da Rocinha a subida de Timbé do Sul até o posto de Guarda ( S. J. Ausentes ) , deve ter outro nome tb ...
Costumo pousar em Ouro Verde , dist. de Cambará ...
Qto ao Sto Antonio , o meu tb está sem no momento , mas posso falar uma coisa que eu vi , um Engesa capotou de frente com uma capota igual a nossa e não fez nada , tb já capotei de lado e a danada aguentou se tiver reforços internos na fibra como tem na minha capota pode até colocar Sto Antonio por precaução , mas o proprio quadro de parabrisa já é uma proteção ... pretendo colocar uma gaiola interna , mas é mais pra adaptar pra expedição , poder carregar mais parafernália no teto , ter estrutura interna pra instalar fogão , geladeira ... projetos futuros ... rs

Laos
27/01/2012, 15:25
Eduardo Velo,

e o bagageiro como esse da foto? nao seria também um reforço na estrutura???
329906

Eduardo Velo
27/01/2012, 15:59
Na minha opinião é quase a mesma coisa da capota , não tem mão francesa , o apoio vai ser na capota de fibra , o que vai ficar com reforço é a parte do parabrisa , se capotar e vc estiver com cinto 4 ptos bem preso no banco , o parabrisa mais essa estrutura do bagageiro vão funcionar como sto antonio ...
Se vc for subir em pedras e barrancos aconselho investir um pouco mais numa gaiola , mas se não abusar da sorte a capota de fibra já atende bem , colocando um bagageiro vai ajudar um pouco e tb vai poder carregar tralhas extras , então é muito bem vindo né ... rs

wilsonvaccaro
28/01/2012, 10:10
WILSONVACCARO

Olá DRº Guilherme,
Obrigado pelas sempre boas dicas.......
O Srº poderia colocar umas fotos para eu tentar ter um idéia ????? Pois eu entendi muito pouco da explicação ..... Seu carro tá com santo-antonio ?????? O meu tmb tem capota de fibra, acha necessário a capota ?????

wilsonvaccaro
28/01/2012, 10:15
Olá Wilson!
vou postar agora algumas fotos que tenho aqui no meu pc. Caso queira mais fotos me pede que tiro novas fotos exclusivas para voce.
Sim. ele tem o interior forrado como num carro. Existem algums pontos que sao possíveis a percepção de barras de ferro medianto o tato e relevo da forração, mas com certeza não é santo antonio, são reforços "escondidos" - provavelmente barras de ferro. Vou ver se consigo tirar fotos desses reforços - vou conseguir desde que o forro não esteja colado e ao invés disso que tenha sido fixado com parafusos.

abraço Wilson!

329886329887329888

Laos, valeu pelas fotos e desculpa usar o seu espaço para as dúvidas, mas essa forração sua ficou show e tô tentando ilustrar para depois mostrar, para a pessoa que fai fazer entender ...
Sabe dizer se entre o forro e o teto tem algo ??? Algum tipo de isolante térmico ????
Vou te agradecer se vc postar mais fotos .....pq o cinto que é a minha dúvida não aparece muito nelas......
Abraço, bom fds.
Wilson

Laos
30/01/2012, 09:32
Ola Wilson
Vou tirar mais fotos do cinto e postar aqui, deixa comigo!!!

abraço

guilhermeabreu
30/01/2012, 21:12
Olá Wilson!

abraço Wilson!

329886329887329888

CARO LAOS

O capoteiro que fez esta forração é um artista , ficou show esta forração .

Parabens pelo belo ENGESA .

guilhermeabreu
30/01/2012, 21:41
Olá DRº Guilherme,
Obrigado pelas sempre boas dicas.......
O Srº poderia colocar umas fotos para eu tentar ter um idéia ????? Pois eu entendi muito pouco da explicação ..... Seu carro tá com santo-antonio ?????? O meu tmb tem capota de fibra, acha necessário a capota ?????

CARO AMIGO WILSONVACCARO

Procurei lá no tópico do CORAÇÃO VALENTE e não ví fotos do suporte do cinto de segurança na coluna , mas vou tirar as fotos e colocar lá no FROTA 4x4 .

O meu carro não tem santo-antonio , como comprei a carroceria de fibra e tenho capota de fibra e qdo comprei a carroceria de fibra mandei a capota de fibra para o FERNANDO FILONI colocar a capota lá , mas ao chegar aqui como fiz pequenas modificações pedí ao FIBREIRO daqui para soldar a capota na carroceria , assim como o quadro do parabrisa esta colado/soldado com fibra a carroceria , logo meu ENGESA virou um MONOBLOCO INTEIRIÇO com ísto não vejo nescessidade de colocar santo-antonio .
No seu caso como tem capota de fibra , não vejo nescessidade de colocar santo-antonio , e CASO VC NÃO IRÁ RETIRAR A CAPOTA , SUGIRO A VC TB SOLDAR COM FIBRA A CAPOTA NA CARROCERIA , MESMO SE SUA CARROCERIA SEJA DE AÇO , pois ficará um conjunto mais resistente e caso vc não queira fazer ísto , SUGIRO A VC PARAFUSAR A CAPOTA NA CARROCERIA COMO É PARAFUSADA A CAPOTA DA BAND , TRANSPASSANDO PARAFUSOS NA CAPOTA E NA CARROCERIA E NÃO NAQUELAS LINGUETAS DE AÇO QUE TEM NA CAPOTA PARA SEREM PARAFUSADAS NA CARROCERIA , não sei se me fiz entender .

Mas vou tirara as fotos amanhã pra colocar lá no FROTA 4x4 do CORAÇÃO VALENTE .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
30/01/2012, 21:44
Laos, valeu pelas fotos e desculpa usar o seu espaço para as dúvidas, mas essa forração sua ficou show e tô tentando ilustrar para depois mostrar, para a pessoa que fai fazer entender ...
Sabe dizer se entre o forro e o teto tem algo ??? Algum tipo de isolante térmico ????
Vou te agradecer se vc postar mais fotos .....pq o cinto que é a minha dúvida não aparece muito nelas......
Abraço, bom fds.
Wilson

WILSONVACCARO

Lá no frota 4x4 tem fotos da minha forração/isolação do teto que eu mesmo fiz ficou muitíssimo bom , ou seja ficou ÓTIMO , da uma olhada lá .

guilhermeabreu
31/01/2012, 23:07
CARO WILSONVACCARO

Não conseguí mandar MP pra vc , logo estou aproveitando o tópico do LAOS para dizer que as fotos do suporte do cinto já esta no FROTA 4X4 no CORAÇÃO VALENTE .

Acho que vc deve ter feito bloqueo para MP no seu perfil .

ABRAÇO

wilsonvaccaro
01/02/2012, 23:05
Olá Laos, não esquece as fotos, pois o Drº Guilherme já elogiou sua forração, então é pq ta show mesmo.
Vai virar referência.... já tenta descobrir o artista que fez ????
Abraço, Wilson.

Obs: Drº Guilherme já mandei as perguntas dúvidas l´s no coração valente.

Laos
01/03/2012, 16:02
Gente! desculpem a demora, to numa correria esse mes que to me vendo pequeno! mas prometo postar mais fotos, mesmo com a viatura suja por dentro, por fora e pelo meio!
Domingo tiro mais fotos e posto aqui!

abraços

Laos
30/03/2012, 11:25
Desculpe a demora! espero poder ainda poder contribuir! abraço
338971338972338973338975
338974

Eduardo Velo
30/03/2012, 16:37
Laos , ta bonito o bixo ...
Não colocaria forração no meu , mas cada um cada um , tem que se sentir bem andando com a vtr ...
Mandei tirar hj o carpete da TRacker , estava a fim de tirar desde que comprei ... rs , vou guardar e deixar pra qdo vender colocar de novo ...

Laos
31/03/2012, 09:40
Ola Eduardo, eu coloquei manta asflatica e quero colocar um carpete nele ainda. o motor 14b é bem barulhento... me disseram que um turbinho leve iria ajudar para diminuir o barulho ainda maise. será verdade???

Eduardo Velo
31/03/2012, 21:58
No meu entra água , nunca vou poder colocar carpete ... rsrs ... mas mesmo que pudesse não colocaria , qdo volto de passeio ou trilha , tiro tudo de dentro do carro , tiro os tampões e lavo com mangueira , espero secar, volto com os estrados e tapetes e ta pronto pra proxima ... com carpete não poderia fazer isso ...
Para diminuir o barulho vc pode fazer outras coisas , pode colocar manta anti ruido no capô e na parede corta chamas por ex. ... , mas o que vc tem contra o barulho do 14B ... ?????? ... rsrs ... colocar turbo não vai diminuir o barulho , vai é acrescentar o zunido do turbo ... rs ... na minha humilde opinião - não mexeria em nada nesse motor ... time que ta ganhando não se mexe ... rs

guilhermeabreu
01/04/2012, 15:44
Ola Eduardo, eu coloquei manta asflatica e quero colocar um carpete nele ainda. o motor 14b é bem barulhento... me disseram que um turbinho leve iria ajudar para diminuir o barulho ainda maise. será verdade???

LAOS

Respondí antes do EDU VELO só que não foi , tb concordo como o que EDU falou , nenhum turbo faria diminuír o barulho do motor dentro do carro , tenho meu ENGESA com motor MWM 2.8 turbinado , intercoolado e faz um barulho desgraçado dentro do carro , conseguí minimizar um pouco o barulho interno com FORRAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS que ainda não finalizei .

Eu mesmo fiz a forração externa qdo comprei a carroceria de fibra , usei manta de fibra tipo cobertor antigo/feltro , dobrado aluminizado de um lado , no cofre do motor .

Eu mesmo fiz a forração interna da parede corta fogo , do torpedo da caixa de marcha e das laterais que não vai água da seguinte forma :

1- Em primeiro lugar colei uma manta asfaltica KIMANTA da CIPLAK de +- 3mm , auto adesiva de um lado e aluminizado do outro e por cima colei ( primeiro dobrei e colei ) o tal feltro/cobertor aluminizado de um lado , ENTÃO FICOU ASSIM NA PAREDE CORTA FOGO : uma camada de manta asfaltica + duas camadas de feltro tipo cobertor antigo .

E por fim que ainda não dei o acabamento final que será com CARPETE .

LOGO :

NA PAREDE CORTA FOGO , NO TORPEDO DA CAIXA DE MARCHA E NAS LATERIAS QUE NÃO VAI ÁGUA FICARÁ COM :

1- Uma camada de manta asfaltica auto adesiva com um lado aluminizado KIMANTA da CIPLAK .
2- Duas camadas de feltro ( tipo cobertor antigo ) com um lado aluminizado
3- Uma camada de carpete para dar o acabamento final

NO FUNDO , ONDE VAI ÁGUA FICARÁ ASSIM :

1- Uma camada de manta asfaltica auto adesiva KIMANTA de +- 3mm com um lado aluminizado
2- Uma camada de manta asfaltica de obra de +- 5mm que é mais barato e mais grossa para fazer diminuír o barulho externo e das batidas de pedra ou outra coisa qualquer que bater por fora do carro .
3- Darei o acabamento final com alumínio corrugado de fundo de onibus fixado com velcro para facilitar a retirada para limpar/lavar melhor , mais fácil a limpeza sem este forro . E para quem não gosta deste alimínio pode dar o acabamento que quiser como por exemplo uma manta de borracha recortada que tb facilitaria a retirada dela para lipmar /lavar o fundo qdo tiver muita lama/água . Este acabamento com estas duas camadas de manta asfaltica é muito bom para quem tem a carroceria de aço , pois esta manta auto adesiva KIMANTA da CIPLAK é utilizada tb para impermeabilização de lajes , É 100% IMPERMEAVEL , fazendo com que a água não entre em contato com a carroceria ( aço ) deixando a carroceria livre do CUPIM DE FERRO .

Espero ter ajudado .

No meu ainda não terminei esta forração , EXTERNAMENTE NO COFRE DO MOTOR esta pronto .
Na parede corta fogo esta com a camada asfaltica e duas camadas do cobertor , faltando apenas o carpete .
No torpedo da caixa e no fundo , esta apenas com a manta asfaltica KIMANTA .

Esta faltando tempo e saco pra fazer, tempo a gente faz , é que estou sem saco mesmo para terminar de fazer , acho que vou pagar alguem pra fazer , pois o mais importante eu já fiz que foi o cofre do motor e a parede corta fogo , pois se não fizer direito , a gente paga pra fazer e os caras não fazem e depois de pronto não sabemos o que tem alí em baixo .

Do jeito que esta sem terminar ainda , JÁ DA PARA CONVERSAR ESTANDO O MOTOR A 3000RPM , o que antes era impossível .\ma ainda converso falando um pouco alto ainda.

Ouvir música então nem podia e agora já consigo viajar ouvindo minhas PREFERIDAS mas com o vlume ainda um pouco alto , apenas 1.600 num pendrive de 8G .

Acho que qdo finalizar toda a forração devo conversar e ouvir músicas num voluma bem amis baixo do que estou hoje , pois falta ainda bastante isolação acústica .

O buraco da lavanca de marcha esta aberto ainda sem a coifa de isolamento , é por alí que entra o maior barulho do motor além do calor , qdo fizer o acabamento alí vai melhorar bastante .

Desculpe pela delonga .

Laos
28/04/2012, 10:23
Obrigado guilhermeabreu. To terminando a parte da manta asfaltica e ja sinto melhoras. Para min o problema vai sar o feltro, pois quando chove entra água! parece que entra emcima das portas por pouca fixação das borrachas de vedação.

Vendi meu willys pra terminar de pagar o engesa, daí peguei na troca um niva. Agora o engesa passou a ser muuuito silencioso hehheheh

Será que duas camadas de manta asfaltica ajudará ainda mais ou é bobagem?

mais uma vez obrigado prlas informações!!!

abraço

Laos

Eduardo Velo
28/04/2012, 10:58
Laos , o meu tb entra água , não consigo descobrir de onde , como tem os tampões , nem ligo , coloquei estrado e deixo entrar água depois ou seca por natureza ou tiro os tampões ...
Qto ao ruido , é a receita do Doc , mantas na parede corta chamas e no tapete que cobre o torpedo do cambio ... depois que acostumar com o barulho vai até sentir falta se ficar muito silencioso ... rs

Laos
28/04/2012, 11:22
uhahuauhha. Eduardo, tb acostumei ja com a ideia de abrir os tampões e pronto!
deixei o meu na no mecanico essa semana pois nao funciona o relógio do combustível e to com saudades dele!!!

abraço

Eduardo Velo
28/04/2012, 11:43
Estamos combinando de ficar o feriadão de junho em Urubici , vamos ver se da uma escala na Fenajeep ...
Vamos curtir um pouco o frio da Serra Catarinense ...
Vc vai na Fenajeep ??
To usando o medidor do tanque do Opala Comodoro , o problema é no medidor do tanque ou no instrumento do painel ?

guilhermeabreu
28/04/2012, 13:23
Obrigado guilhermeabreu. To terminando a parte da manta asfaltica e ja sinto melhoras. Para min o problema vai sar o feltro, pois quando chove entra água! parece que entra emcima das portas por pouca fixação das borrachas de vedação.

Vendi meu willys pra terminar de pagar o engesa, daí peguei na troca um niva. Agora o engesa passou a ser muuuito silencioso hehheheh

Será que duas camadas de manta asfaltica ajudará ainda mais ou é bobagem?

mais uma vez obrigado prlas informações!!!

abraço

Laos

LAOS

Sim como falei no fundo DUAS CAMADAS DE MANTA ASFALTICA ajuda muito em diminuir o barulho , o meu a carroceria é de fibra totalmente sem buraco e ainda soldei a capota na carroceria e ENTRA BASTANTE ÁGUA AINDA acredito que seja pelos furos dos pedais cabo de velocímetro e outros furos mais que tive que fazer alí na frente , mas ainda não fiz os furos no fundo para esgotar a água naturalmente como o EDU VELO já tem , qdo tinha a carroceria de aço tinha estes furos , não fiz no da fibra pq achava que não irira entrar água , fica bem mais facil fazer o furo e deixar a ÁGUA SEGUIR O CAMINHO DELA QUE É SEMPRE PARA BAIXO , rsrsrsrsrsrs .

Mas em relação as laterias , ou seja toda lataria na posição vertical ou inclinada ( torpedo da caixa ) vc pode colocar a manta asfaltica na chapa e cobrir com o feltro ( cobertor ) aluminizado em duas camadas que vc terá diminuído bastante o barulho interno do motor , e se por um acaso molhar por algum motivo , COMO FALEI A ÁGUA VAI SEMPRE PARA BAIXO , este feltro SE MOLHAR , ESTANDO NA VERTICAL secará muito rápido e NÃO VAI FICAR COM CHEIRO DE CACHORRO MOLHADO , pode fazer tranquilo que fiz no meu e esta APROVADO .

Kim
28/04/2012, 17:36
Laos , o meu tb entra água , não consigo descobrir de onde , como tem os tampões , nem ligo , coloquei estrado e deixo entrar água depois ou seca por natureza ou tiro os tampões ...
Qto ao ruido , é a receita do Doc , mantas na parede corta chamas e no tapete que cobre o torpedo do cambio ... depois que acostumar com o barulho vai até sentir falta se ficar muito silencioso ... rs

Galera do tampão aberto!!!

No Fuzila, estava entrando muita água, principalmente na parte traseira.

Pelo parabrizas, mandei numa casa de vidros, e fiquei olhando, o cara siliconou a borracha e, eu olhando.
Na parte trazseira, eu não paguei os R$ 40,00, eu fiz.

Comprei uma fita crepe larga, passei na lata, rente à borracha, passei na borracha, rente a lata.
Com uma chave de fenda fina, fui abrindo a borracha, para fazer o bico da pistola aplicadora de silicona deslizar, e fui preenchendo o espaço entre a borracha e a lata.
Passei um pano velho para fazer o acabamento.
Esperei cerca de 1:00h, e retirei a fita crepe.
Perfeito!!!!!!

Para quem tem paciência, recomendo o serviço.

Como é um tubo de silicone, aproveitei e tampei todas as passagens no corta fogo!

Agora, com menos tampões abertos!!!!!!!!!

Abraços.

Kim.

Eduardo Velo
28/04/2012, 19:10
Os lugares que descobri que passa água ja vedei ... jogando água as vzs entra e as vzs não , e não consigo achar o rastro , assim que achar sei como vedar ... rs , nem que tenha que desmontar tudo eu dou um jeito ...
Os tampões ficam no lugar , só tiro qdo vou lavar ... geralmente o pouco de água que entra seca sem problema pq o estrado é alto ...

Edintruder
28/04/2012, 20:15
Na minha Femil entra pela janela traseira. Nunca consegui descobri exatamente por onde entra, mas vou repetir a receita do kim.

Kim
28/04/2012, 23:49
Edin!

Tinha uma Ranger!
Era o cão, quando chovia, goterava bem no encosto do motorista, se estivesse dirigindo, não podia encostar no banco.

Um dia, estava injuriado.
Retirei os acabamentos do interior, e fui à caça da entrada d'água.
A janela traseira com vidros corrediços, estes são fixados em uma moldura, que por sua vez é parafusada na cabine.
A fábrica, muito sovina, economiza na massa de calafetar, e com o passar do tempo, a massa que já é pouca, resseca, e fica com frestas, muitas frestas...

Então, é só ir a uma loja de ferragens, comprar uma massa de calafetar (caixinha), e aplicar!

Ficou excelente!!!!

Edintruder
29/04/2012, 10:32
A F1000 a janela é presa só pela borracha mesmo. Porém a janela traseira é uma estrutura de alumínio com os vidros. Não sei se passa entre a borracha e a carroceria ou se passa pela estrutura da janela, pois nunca consegui encontrar o ponto de infiltração...

guilhermeabreu
29/04/2012, 17:12
A F1000 a janela é presa só pela borracha mesmo. Porém a janela traseira é uma estrutura de alumínio com os vidros. Não sei se passa entre a borracha e a carroceria ou se passa pela estrutura da janela, pois nunca consegui encontrar o ponto de infiltração...

SILICONE EM TUDO QUE RESOLVE

SILICONE , a melhor invenção do mundo

Eduardo Velo
29/04/2012, 20:23
SILICONE EM TUDO QUE RESOLVE
SILICONE , a melhor invenção do mundo

Os Travecos concordam plenamente contigo Doc ... rsrs ...

A dficuldade é saber onde tá o raio da passagem de água ...

guilhermeabreu
29/04/2012, 22:13
Os Travecos concordam plenamente contigo Doc ... rsrs ...

A dficuldade é saber onde tá o raio da passagem de água ...

EDU

Realmente , no meu sei que pinga alí na frente , provavelmente onde fiz os furos , agora : " alí em baixo na parede corta fogo por dentro tem um monte de coisas na frente e escuro ruim de se ver de onde vem a água , que é por alí eu sei , mas o ponto para SILICONAR É QUE SÃO ELAS , então concordo com vc de é que esta o raio da passagem de água .

Por exemplo : se for na pedaleira não tem jeito , pq a pedaleira ao ser acionada ela faz movimento de pendulo , então não tem jeito de fixar o SILICONE .

FICA MAIS FÁCIL EU ABRIR O FURO NO FUNDO COMO ERA , só que eu havia feito um furo de 1" , e agora vou ser mais delicado .

Laos
30/04/2012, 20:00
No meu, a água da chuva entra somente quando estaciono de forma que o engesa não fique no plano. Qualquer inclinação batata!!! assoalho molhado. Isso me fez imaginar que o problema seja nas borrachas de vedações das portas, até porque o antigo dono colocou solicone por tudo!!! tinha silicone até na borracha de vedação do parabrisa!!!

Bom, problema do marcador do combustivel ainda nao resolvido. O problema é na bóia. Ela marca quando tá cheio depois cai como se vazio estivesse.
Procurei a dita bóia em tudo de loja de peças de carro e ninguém sabe que bóia é essa. Fui até loja de peças de caminhão mas nada.

Se alguém conhecer esse bóia fico muito do agradecido! caso contrário vou ficar sem marcador! abraços
344180344182344183344186

Eduardo Velo
30/04/2012, 20:59
Essa bóia parece ser do Opala mesmo ... procura logo por opala e nem fala que ta num engesa , se pegar auto peças com preguiçoso o cara fala que não tem pra não procurar ...
Com certeza quem adaptou o motor não deixou usando os tubos ...

Laos
30/04/2012, 21:23
boa Eduardo! bela dica!

Será que ele não funciona direito pelo simples fato de não ter os tubos? Ou seja, não dá pra adaptar um tubo e pronto?

abraço

Kim
30/04/2012, 22:42
Boias!

Engesa:
BIAS DE COMBUSTVEL › Engesa - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/categoria_54209-57721_3029_BOIAS-DE-COMBUSTIVEL-Engesa)

C10
Bia Combustvel C10/D10 (Gas/Diesel) 62L 67>84 - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_153704_3029_Boia-Combustivel-C10-D10-Gas-Diesel-62L-67%3E84)

Eduardo Velo
01/05/2012, 00:20
Olha a do Opala -
Bia Combustvel Opala/Caravan (Gas) c/ retorno 86L 10/90>92 - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_153690_3029_Boia-Combustivel-Opala-Caravan-Gas-c--retorno-86L-10-90%3E92)
Como não está usando os tubos pode ser esse do Monza -
Bia Combustvel Monza (Alc/Gas) 61L 90>96 - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_153734_3029_Boia-Combustivel-Monza-Alc-Gas-61L-90%3E96)

Os tubos de saída e retono devem estar em outra posição no tanque , o medidor não depende dos tubos , abre essa caixa de onde sai a haste da bóia que vai ver como funciona ...

Laos
01/05/2012, 00:48
e se eu comprar errado oque acontece? funcionará e não marcará direito, certo?

Eduardo Velo
01/05/2012, 04:01
e se eu comprar errado oque acontece? funcionará e não marcará direito, certo?

Se a haste for da mesma medida vai marcar certo ... só vai marcar errado se a haste com a bóia for de medida diferente , pode perceber que do Monza é dobrada pq o tanque é mais baixo , se esticar a haste vai funcionar normal ... o que pode acontecer é da bóia não chegar prox. do fundo e marcar vazio qdo chegar em 1/4 , mas vc sabendo disso é só ficar ligado ... e tb vc deve saber o consumo , no meu as vzs marca errado mas nem ligo pq é 10 km/l sempre , rodou 500 km = 50 ltrs ...

Kim
01/05/2012, 10:11
Grande Edu!

Tem o lance da boia funcionar de forma diferente, vazio marcar cheio e vice versa!
Tem boia que funciona com (+) e tem bóia que funciona com (-).
Tem também o lance dos ohms.
O marcador do engesa, bate com a bóia do opala e C10.
A bóia da foto dele, sugere a bóia da C10.

No meu, eu mandei para a tacobras o relógio, e eles fizeram a bóia com os ohms e polaridade certas!

Abraços.

Kim.

Laos
01/05/2012, 21:42
amanhã é bóia da c10 e se não marcar certo a alicate vai rolar solta!
valeu a força Kim, Eduardo Velo e Guilhermeabreu!!!

Eduardo Velo
02/05/2012, 00:38
Laos , como não vai usar o pescador , coloca um pedaço de mangueira ligando a saida com o retorno em vez de amassar como fizeram ...

vai funcionar sim ... depois enche o tanque e vai pegar a friaca nos Aparados ... deve ta um frio do cão em Cambará ... rs

Kim
02/05/2012, 20:37
Alguma novidade????

Laos
03/05/2012, 10:26
Fui na loja comprar a bíoa do c10. Porém os modelos dessa bóia que encontrei aqui em caxias são muito diferente daquelas do site indicado pelo kim. Engate da parte elétrica é por parafuso e aquela caixinha de metal não fica grudada na tampa do tanque e sim no meio da vareta da bóia.

Contudo, descobri um lugar que o cara prometeu tentar arrumar aquela bóia velha. Busco hoje no final da tarde!
quando eu tiver novidades aviso!

abraço

Eduardo Velo
03/05/2012, 10:45
Se a parte de cima for igual pode pegar essa mesmo ... tem que conseguir encaixar no furo do tanque e a haste ser do mesmo tamanho , aí pode comprar que da certo ... faz um teste antes de instalar , liga os fios e acompanha mexendo na haste se vai marcar cheio , meio e vazio ...

Marcus Brandão
03/05/2012, 18:44
Fala galera!!!!
Gaúcho, que viatura linda. Parabéns.
Laos, olha só, quanto à bóia, preste atenção no comprimento da haste e no curso bem como o ponto inicial. Apesar Da diferença de resistência dita pelo Kim ( esse cara não sabe nada de Engesa rs ) qualquer bóia de carro antigo deve funcionar. Qquer dificuldade Um Meca de barco sabe calcular fácil a regulagem da bóia.
Quanto ao barulho do motor, nem sei se meu carro tem motor. Coloca uma capota de lona e voilá, acabou o barulho do motor. Também é fácil ver por onde entra água. Entra por toda a capota. Economiza com silicone.
Um golpe de judô pra vocês que eu vou alí comer uns camarões. Rsssss

Laos
04/05/2012, 14:29
Bóia arrumada! 30 conto e tudo resolvido! só espero que a "velha nova" não incomode mais!
Marcus, uso eventualmente o engesa para o trabalho, assim capota de lona nem pensar...

abraços

Marcus Brandão
05/05/2012, 06:19
Grande filósofo Lao - Tsé, lí todo seu tópico e vi que precisava de uma capota rígida. Apenas fiz uma brincadeira pois com a de lona tenho todos esses problemas além da insegurança pra furtos, friaca grande pois rodo muito cedo, baixa visibilidade através do plástico... Só que nem ligo. To usando o engesa de primeiro carro. Plagiando o poeta, meu caminho pro trabalho é muito mais divertido...Tenho segurança nos dois trampos e em casa. Então resta evitar ir ao comércio com a vtr. Como sou especialista em evitar ir ao comércio já elimino outro problema. E gosto de sofrer. RsssQue bóia usou? Foi p&p ou teve que adaptar?[]s

Eduardo Velo
05/05/2012, 08:30
Pô Marcus , ja tava até trocando a capota de fibra por lona ... rsrs
O pedaço de flexível que coloquei no escape reduziu até o barulho , ta mais suave e menos barulhento , nem ta parecendo um autêntico Engesa ... rs
Laos , achou bóia igual a antiga ?? colocou mangueira ligando saída e retorno pra não ter que amassar ??

Laos
05/05/2012, 10:18
Pedaço de flexível no escape? como tu fez isso Eduardo? me manda uma foto que fiquei interessado!!!

Na realidade não comprei bóia nova. Mandei arrumar a antiga. O cara que arrumou pra min disse que se não ficasse bom era só levar para ele o relógia que seria apenas uma questão de aferição.
Enfim, permaneci com a bóia velha que não sei do que é... mas funcionando direitinho!

Grande Marcus, bateu uma inveja agora! eu uso o engesa como primeiro carro, mas aqui é friu, nebuloso, e o engesa fica na rua mesmo, então to com capota rigida, alarme, corta corrente, trava carneiro, amuleto benzido pelo padre, cruzado pelo pai de santo e ungido pelo pastor!!!

Kim
05/05/2012, 10:44
Laos!

3" de diâmetro!

Olha só como é
https://lh3.googleusercontent.com/-Et5M2D8Ples/TrMkb9uww_I/AAAAAAAAI6o/M8yJDho17Tc/s800/03112011712.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-AcJpn_rd5Mk/TrMkcSSs2bI/AAAAAAAAI6w/ObqwmLEF9bY/s800/03112011710.jpg
https://picasaweb.google.com/117104387613456434130/MotorNoChassi#5670916429681350754

Eduardo Velo
05/05/2012, 10:54
Kim , esse ta igualzim ao meu ... rs

Ja devia ter colocado esse treco ha tempos , ficou muito bom ...

Legal que conseguiu arrumar a bóia ... mas é da linha GM se quiser trocar ...

Marcus Brandão
05/05/2012, 15:37
Pô Edu, vejo que gostou mesmo do resultado do flexível. Fico feliz, irmão.
Esse outro é do fuzila, Kim? Lao-Tsé, é realmente um privilégio poder contar com essa condição de não precisar deixar o Gafanhoto sozinho. Na verdade largo várias coisas dentro, inclusive PX. Por outro lado é uma sacanagem termos que falar disso. Pagamos caríssimo pela segurança que não existe. Mas não vou ficar reclamando como uma tia velha.
Edu, curte essa. Ontem fomos até umas lagoas a 30 km daqui. Na volta, maré enchendo, passamos por dentro de um canal e o bugue deu chabú. O bugueiro disse que não sabia arrumar e não tinha ferramentas e a Ana: "se botar a mão te mato". Estendemos uma canga na beira da praia e ficamos só coarando. Logo chegou outro bugue e o cara desmontou tudo, lavou com gasolina, teve que colar do outro bugue pois não sabia a ordem dos cabos mas não a briu o distribuidor.:shock:. Não resisti e pitaquei. Pq já estavam cogitando arrastar o bugue na corda e ouvi um sonoro "não sinhô, esse distribuidor não entra água" falei, tenta, dá pra destravar a tampa até na mão. O cara abriu, secou, o carro funcionou redondo mas o puto não deu a mão à palmatória. Por isso que tem muito jumento aqui. Kkk
Ah! O bugue tava com um motor redondinho e com uma aranha no escape. Som lindo, Morri de saudade.

Eduardo Velo
05/05/2012, 16:05
Marcus , blz véio , curta bastante ... agora é a hora , depois só vai lamentar e se arrepender do que não fez ... rs

Qto a praia e calor ... são 2 coisas que não curto muito , não me atraem nenhum pouco ... as vzs vou pra agradar a Da Encrenca , mas , literalmente , não é minha praia ... rs

Esse de cima é do Kim , o meu ficou bem na saída do coletor antes da curva e foi feito um suporte na curva e outro no final do escape pra deixar com mais firmeza ... ficou legal ... uma pena que perdi o banco vibratório ... era até um relax em viagens longas ... rsrs ...

Laos , se não tem flexivel no escape pode colocar que é uma boa ...

Marcus Brandão
05/05/2012, 16:49
To aproveitando muuuuuito.
Confesso que ficar no sol somente por necessidade mas minha proprietária fica feliz, então fico feliz.
Pro outro lado adoro conhecer lugares e pessoas. Tá muito bom e a comida é excepcional. Coisa rara em viagens.
Laos, não vou pedir disculpa pela invasão pois sei de sua grandeza e repito uma frase sua do Tao-te-ching:
"Com o bom sou bom, / mas mesmo com quem não é bom sou bom / pois boa é a virtude." Lao-Tsé (com ajuda do oráculo)

Laos
07/05/2012, 13:16
Muito bacana a idéia do flexível! num willys que eu tive no passado tinha, mas nem idéia eu doque seria...
Quanto o flexível mais perto do final melhor? é isso?

Agora, ouvir o ronco na trilha é show né! vi uma f75 com um tampão que encurtava o escapamento. Será que ficaria legal no motor a diesel esse tampão ou algo parecido? se eu usa-se só para trilha faria assim: Escape direto no motor 14B - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2JODxvdOLhY)

auuhauha Marcus Brandão tu é uma figura!!!

Santa Catarina ficou longe para min agora. Mas se alguem vier pra serra gaúcua tem uma trilha bem bacana e aberta. Trilha dos macacos. to tentando postar o video que fizeram do meu engesa e logo posto aqui.

abraços

Laos
07/05/2012, 13:35
agora sim! postei
MOV02945.MPG - YouTube (http://youtu.be/Aex38QCwWBU)

guilhermeabreu
07/05/2012, 17:27
Muito bacana a idéia do flexível! num willys que eu tive no passado tinha, mas nem idéia eu doque seria...
Quanto o flexível mais perto do final melhor? é isso?

Agora, ouvir o ronco na trilha é show né! vi uma f75 com um tampão que encurtava o escapamento. Será que ficaria legal no motor a diesel esse tampão ou algo parecido? se eu usa-se só para trilha faria assim: Escape direto no motor 14B - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2JODxvdOLhY)

auuhauha Marcus Brandão tu é uma figura!!!

Santa Catarina ficou longe para min agora. Mas se alguem vier pra serra gaúcua tem uma trilha bem bacana e aberta. Trilha dos macacos. to tentando postar o video que fizeram do meu engesa e logo posto aqui.

abraços

LAOS

O flexível , qto mais perto do motor melhor , pois a função dele não é de abafar o som e sim de diminuír a vibração do motor no escapamento e vibração no carro tb por consequencia , com o flexível , vc passará a ter um número menor de quebras no escapamento .

Se vc colocar no final , grande parte do escapamento sofrerá a vibração do motor e consequente quebras frequentes assim como terá maior vibração no carro tb , perderia a sua função colocando ele no final do escapamento .

Marcus Brandão
09/05/2012, 13:13
isso aí,
pense que o motor é montado em calços e se movimenta pacas. O escapamento é fixo no chassi do carro e fica imóvel, praticamente, com relação ao motor. é muito trabalho para o tubo do escape. Aí coloca-se este flexível diminuindo o trabalho do escape e aumentando sua vida útil, bem como a massagem na bunda. (palavras do Edu).
Existe uma parte do escapamento que é parafusada no coletor ou na turbina. è na ponta dessa "curva" que se instala o flexível, normalmente.
Não consegui ver os vídeos ainda. mas uma forma de ficar curtindo o barulho do motor é instalar a saída para o lado, na frente da roda traseira. Mesmo saindo do outro lado o barulho vai ficar alto suficiente. Se quiser menos barulho aponte pra trás.
Mas olha, se não me engano seu carro não é turbo e usa um motor de band, né isso? Pense na possibilidade de turbinar que vc vai gostar. pra isso evite qquer coisa que abafe. O filtro deve ser bem liberado e o escape tbém. O flexível não abafa. pode ser usado.
O que quero dizer é que se for mexer no escapamento pense no futuro. se for turbinar tem que ser tudo aliviado.
flexível no final do escapamento não existe.

Laos
11/05/2012, 12:30
muito bem!
Flexível será providenciado!!! logo que eu comprei o engesa eu diminui o recuo do cabo do acelarador para a lenta ficar um pouco mais alta e nao vibrar tanto. Então flexível já!!!

Exatamente Marcus, 14b sem turbo.
Sinceramente eu estou indeciso quanto a colocação ou não do turbo. Tenho opiniões de que o jipe ja está excelente assim, que o turbo não aumentaria o conforto sonoro ao dirigir e nem o desempenho em trilhas.
E tenho opiniões, principalmente dos proprietários de bandeirantes, de que o turbo diminui o barulho do motor e aumenta o desempenho.

Resumindo: não vou mecher no escapamento enquanto não decidir pelo uso ou nao do turbo. Não vou colocar o turbo enquanto eu nao andar num 14b com turbo!

obrigado pelas sábias opiniões...

Marcus Brandão
13/05/2012, 17:46
Se seu carro está com escape direto, sem silencioso, pode ser que a turbina diminua um pouco o barulho. Se tem silencioso duvido que diminua. Como o Edu falou ainda vai aumentar um apitinho do turbo.
Quanto a melhorar o desempenho, vai notar diferença significativa qdo estiver viajando. Pra trilha vc não vai precisar. Só que viajando a diferença é monstruosa. Não quero um carro diesel sem turbo.

Marcus Brandão
13/05/2012, 17:47
Se seu carro está com escape direto, sem silencioso, pode ser que a turbina diminua um pouco o barulho. Se tem silencioso duvido que diminua. Como o Edu falou ainda vai aumentar um apitinho do turbo.
Quanto a melhorar o desempenho, vai notar diferença significativa qdo estiver viajando. Pra trilha vc não vai precisar. Só que viajando a diferença é monstruosa. Não quero um carro diesel sem turbo.

Laos
14/05/2012, 11:47
Entendi Marcus. Agora eu pergunto ao amigo experiente no assunto: e o turbo no motor a diesel, pode vir a prejudicar o desempenho, ou mudar a forma de dirigi-lo na trilha? Faço uma analogia com os willys - motor opala ou ap. O opala tem torque maior em baixa, já o ap funciona melhor com a rotação mais alta - para trilha, pessoalmente, prefiro o opala. Se eu colocar o turbo no 14b, não estaria transformando o meu gm em ap?

grato pela sua atenção...

guilhermeabreu
14/05/2012, 12:03
Entendi Marcus. Agora eu pergunto ao amigo experiente no assunto: e o turbo no motor a diesel, pode vir a prejudicar o desempenho, ou mudar a forma de dirigi-lo na trilha? Faço uma analogia com os willys - motor opala ou ap. O opala tem torque maior em baixa, já o ap funciona melhor com a rotação mais alta - para trilha, pessoalmente, prefiro o opala. Se eu colocar o turbo no 14b, não estaria transformando o meu gm em ap?

grato pela sua atenção...

CARO LAOS

Vc esta fazendo uma comparação ERRÔNEA .

Vc esta comprando um motor aspirado de grande volume OPALA 4cc ( 2.5 ) ou 6cc ( 4.1 ) com um motor turbinado de pequeno volume AP ( 2.0 ) .

No caso de sua dúvida seria se um mesmo motor TOYOTA 14B aspirado original e ele mesmo turbinado , DAÍ TE RESPONDO COM CERTEZA ABSOLUTA :

O 14B TURBINADO NÃO TERÁ O DESEMPENHO PREJUDICADO E SIM " MELHORADO E MUITO " É POR ESTE MOTIVO QUE SE TURBINA UM MOTOR , PARA MELHORAR O DESEMPENHO DO MESMO E NÃO PREJUDICAR .

Aí respondendo uma pergunta que vc não fez mas iria fazer : E NA TRILHA , o 14B teria pior desempenho com ele TURBINADO ???? Respondo : NÃO . Neste caso vc teria que usar o pedal do acelerador bem menos , pq ele irá responder de pronto ao simples pisar no acelerador . Ou seja ele terá o mesmo torque em baixo giro só que repondendo com mais agilidade ao aumentar o giro , com mais rapidez nas respostas do acelerador .

LAOS , VC NÃO IMAGINA O QUE É UM MOTOR A DÍESEL ASPIRADO DE FÁBRICA QDO VC TURBINA O BICHÃO , TENHO MINHA EXPERIENCIA COM MINHA SW4 93 A DÍESEL 2.8 , COMPREI ELA JÁ TURBINADA , NEM PARECE QUE É UM MOTOR LERDINHO COMO TODOS FALAM DESTE MOTOR QDO ORIGINAL ASPIRADO , ANDA MUITO PERDE POUCO NAS SUBIDAS E RESPONDE RÁPIDO NAS RETOMADAS EM ULTRAPASSAGENS , VALE CADA CENTAVO INVESTIDO EM TURBINAR UM MOTOR , AINDA MAIS UM 14B QUE JÁ ANDA BEM PRA CARAMBA ASPIRADO , TURBINADO ENTÃO ?????????? VICHEMARIA VIRA O BICHO .

Laos
14/05/2012, 13:45
Gilhermeabreu:

A minha duvida era justamente esta. E na trilha? Entendi tua resposta, ainda pergunto: Será que existe alguma limitação ou recomendação quanto a pressão do turbo? ou posso usar a pressão que eu desejar? muitas vezes o interessante e sair ou atravessar algum trecho bem na maciota, com acelareção mínima, pois isto aumentaria a adesão ao solo e evitaria derrapagems desnecessárias. O turbo não acabaria com esta tecnica? - acho que eu estou viagando na maionese mas para min turbo é velocidade e não força.

Vcs me recomendariam um turbo com que pressão?

bha gente, muito obrigado pela mao de vcs...

Eduardo Velo
14/05/2012, 14:19
Gilhermeabreu: A minha duvida era justamente esta. E na trilha? Entendi tua resposta, ainda pergunto: Será que existe alguma limitação ou recomendação quanto a pressão do turbo? ou posso usar a pressão que eu desejar? muitas vezes o interessante e sair ou atravessar algum trecho bem na maciota, com acelareção mínima, pois isto aumentaria a adesão ao solo e evitaria derrapagems desnecessárias. O turbo não acabaria com esta tecnica? - acho que eu estou viagando na maionese mas para min turbo é velocidade e não força.

Eu acho que vai perder isso sim , pelo menos os que vejo turbinado não conseguem manter baixo giro pq se deixar o giro baixo a tendência é perder a força aí qdo acelera pra repor o turbo entra e o giro sobe ... esse é um dos motivos de ainda não ter turbo , mas no meu caso não tenho a caixa de redução e ficaria só com a 1a pra trabalhar com turbo sem ganhar giro .
Na Tracker é diesel turbinado , mas tem cx de redução , aí consigo controlar até em 3a marcha se for preciso ...
A conclusão que fica pra responder pra vc é a seguinte -
Se tiver cx de redução pode colocar turbo que não vai ter giro alto nas rodas mesmo que o motor suba de giro .
O Turbo encurta a vida útil do motor ? , sim , claro , mas é pela condição de uso ... se vc usar com sabedoria vai durar bem , lógico que os componentes sofrem mais com turbo , mas sendo bem cuidado a durabilidade é longa ... e se o não turbinado for mal cuidado dura menos que o turbinado ...
Tenta colocar o turbo de baixa pressão , aí não vai afetar tanto a dirigibilidade e vai conseguir ganho em subidas e até ficar mais econômico ...

abs ... Edu

Marcus Brandão
15/05/2012, 15:14
Eita ferro, agora ví um assunto polêmico.
vamos lá: Tenho todo o respeito do mundo pela apinião do Edu e fico mesmo constrangido em ir contra o que ele diz. mas não será o caso. vou reforçar o que ele disse, porém com a visão de que não "vévi" sem turbo.
por partes.
O turbo pode prejudicar o desempenho em trilha? sim. pode. Use um turbo mal dimensionado e vai ficar puto da vida. Vou tentar explicar depois.
comparar um motor gm e um ap é o mesmo que comparar uma escada e uma mulher. se a idéia é trepar... caralho o que eu ia dizer? compre uma escada. mulher é pra fazer amor. Ufa, saí dessa.
se for comparar o motor gm (que é o mais parecido com o uso que você quer) e o 14b, você vai ter uma distância maior que do gm pro ap. Diferença pra melhor. esquece essa comparação, é simplória.
Seu motor, assim como o meu e do Edu funciona em baixa rotação. tem muita potencia em baixa rotação - na faixa de 3000 rpm.
não conheço bem o 14b mas o q20b explode se funcionar a 4000. nem sei se chega. outros motores têm seu maior torque a 6, 12000 giros.
Um motor é alimentado de combustível e comburente, ou seja, diesel e oxigênio, no caso do seu motor. Aumentar o diesel é fácil. empurra com a bomba, abre os bicos... o problema é aumentar a quantodade de ar, uma vez que quando o motor aspira, aspira o volume da câmara. Aí entra o turbo. O ar entra comprimido aumentando a qtidade de moléculas de oxigênio pra queimar.
a turbina é feita de dois corpos ligados por um eixo. No primeiro corpo os gases do escapamento fazem girar uma turbina. esse giro é transferido pra outra turbina dentro do segundo corpo do equipamento. Essa segunda turbina puxa o ar filtrado do exterior e comprime pra dentro do coletor e daí pros cilindros.
se o primeiro corpo for pequeno, vai encher rápido e a turbina vai ser acionada cedo. se o primeiro corpo for muito grande vai demorar a encher.
Esses motores "velhos" já têm turbinas bem conhecidas. as oficinas especializadas conhecem bem essas turbinas e no fórum vc deve encontrar referência.
Se colocar pressão demais vai sim fder o motor
se botar turbina adequada o motor vai ficar excelente.
No fórum vc vai encontrar cálculos pra medir a turbina. "Esquece, essa pica é do aspira" como diria o cap. Nascimento.
Voltando ao tamanho da turbina, se ele for pequena enche rápido mas estrangula de final.
se ela for grande demora demais pra encher mas melhora a final.
Resumindo, trabalhe com a turbina adequada pro seu motor e vai ficar tão feliz que vai convidar a gente pra comer uma costela de chão.
falei.
desculpe ser prolixo mas se falei o que já sabia, desconsidere. se informei, valeu

Eduardo Velo
15/05/2012, 18:00
Marcus , não está me contradizendo , todas as informações são úteis ...
Assim como o Laos , nunca colocaria um AP num CJ , pq meu jeito de levar a vtr é com bx giro pra manter aderência , mas tem quem gosta de giro alto e ir patinando até passar um atoleiro por ex. ...
Só não coloco turbo por alguns motivos simples -
Meu Engesa anda bem em estrada , nem penso em melhorar isso , em trilha tb / é uma coisa a menos pra se preocupar / teria que fazer uma adaptação e como saiu assim de fábrica , então , não quero mexer / e como nenhuma D20 saiu com Q20B com turbo de fábrica estou acompanhando o raciocínio dos eng. da GM , não sei qual é , mas to acompanhando ... rsrs
Esse forum é pra gente discutir mesmo ... só fica faltando uma mesinha com tira gosto e alguma coisa alcoolica pra acompanhar ... rs

Eduardo Velo
15/05/2012, 18:08
muito bem!
Flexível será providenciado!!! logo que eu comprei o engesa eu diminui o recuo do cabo do acelarador para a lenta ficar um pouco mais alta e nao vibrar tanto. Então flexível já!!!

Exatamente Marcus, 14b sem turbo.
Sinceramente eu estou indeciso quanto a colocação ou não do turbo. Tenho opiniões de que o jipe ja está excelente assim, que o turbo não aumentaria o conforto sonoro ao dirigir e nem o desempenho em trilhas.
E tenho opiniões, principalmente dos proprietários de bandeirantes, de que o turbo diminui o barulho do motor e aumenta o desempenho.

Resumindo: não vou mecher no escapamento enquanto não decidir pelo uso ou nao do turbo. Não vou colocar o turbo enquanto eu nao andar num 14b com turbo!

obrigado pelas sábias opiniões...

Marcus , é melhor mesmo andar numa Band com 14B turbinado antes de decidir ... de preferencia numa trilha ... ver o desempenho do seu numa subida com erosão por ex. e depois vc dirigir a Band e ver a diferença ...

Marcus Brandão
15/05/2012, 20:52
Opa, essa última tava endereçada pra mim mas era pro Laos.
Não resta dúvida de duas coisas. Uma turbina é algo mais pra quebrar, porém, com uma manutenção básica, coisa que todos fazemos, quebra de turbina é perto de zero. Tive várias em q20b, sprint 6, maxion... Quando não tinha turbina eu PB749901446BR. Motor novo, motor velho... A única vez que precisei mexer em uma turbina foi justamente de um q20b que já comprei turbinado. Também fiz o motor, não sei como era a manutenção anterior. Mesmo assim não parou, deu folga, começou a passar óleo e viajei mais 500 km pra fazer o reparo em Brasilia. Foi só acompanhar o óleo pq se bobear a turbina bebe tudo. Mas a outra verdade é que a melhor coisa a fazer é Experimentar.

Marcus Brandão
15/05/2012, 21:03
E Edu, co cervejinhas do jeito que vier é três paus

guilhermeabreu
16/05/2012, 12:16
Gilhermeabreu:

A minha duvida era justamente esta. E na trilha? Entendi tua resposta, ainda pergunto: Será que existe alguma limitação ou recomendação quanto a pressão do turbo? ou posso usar a pressão que eu desejar? muitas vezes o interessante e sair ou atravessar algum trecho bem na maciota, com acelareção mínima, pois isto aumentaria a adesão ao solo e evitaria derrapagems desnecessárias. O turbo não acabaria com esta tecnica? - acho que eu estou viagando na maionese mas para min turbo é velocidade e não força.

LAOS

O motor 14B ( 3.7 ) tem torque alto em baixa , o motor MWM 2.8 NÃO TEM TORQUE ALTO EM BAIXA SÓ EM ALTA , mas o 14B tem em baixa , e com o turbo irá melhorar o desempenho em alta , mas ele irá se comportar em baixo giro igual a ele sem turbina , pois a turbina só age a partir de determinado giro , logo em trilhas lentas vc terá um motor de torque alto em baixo giro , mas se vc pisar fundo o bicho vira um capeta .

A pressão do turbo vc não deve usar acima de 1kg sob o rísco de ter motor pra pouco tempo .

Ôpa , respondí aqui sem ter lido as respostas acima , mas é por aí mesmo , como o MARCUS eu tb discordo um pouco do EDU VELO , mas respeito muito a opinião dele pois ele gosta do carro o mais original possível e a maneira dele andar é bem diferente da minha , por ísto é meu relato é de que : SOU PAIXONADO POR MOTORES TURBINADOS , vide meu ENGESA MWM 2.8 sprint turbinado de fábrica e a minha SW4 93 2.8 turbina adaptada , desempenhos diferentes , pois são motores de concepções diferentes , apesar do MWM ter uma elasticidade maior responder mais rápido , GOSTO MAIS DO MOTOR TOYOTA DA SW4 QUE RESPONDE MAIS LENTO , MAS TEM MAIS TORQUE , PERDE MENOS EM SUBIDONAS , PRECISA DE TROCAR MENOS DE MARCHA .

Marcus Brandão
16/05/2012, 22:53
Exatamente o que tava tentando dizer. Obrigado big doc. Laos, tenho uma tocada intermediária. Confesso que minhas trilhas fariam vergonha, da pra fazer de Landau. Gosto da curtição de subir tudo só no tó, tó, tó, e o Gafanhoto faz isso com pouco uso de embreagem pois, assim como o Edu, não tenho reduzida e meus pneus são 35'. Não tenho prevenção de usar o carro pra fazer trilha sem um objetivo mas poder andar razoavelmente no barro. Final do mês vou pra uma cidvinhaisinha pelo barro "pirenópolis".
Usando o carro no asfalto vc vai sentir diferença nas subidas. Lembra quando vc levou seu carro de Sumpaulo pra casa e ele pedia marcha nas subidas longas? Com turbina isso vai acabar. Minha turbina funciona com 0,8 bar.
Tenho tbém uma Grand Blazer com um mwm 6 bocas turbo sem intercooler com um cambio zf com 5 over e relação longa que não me lembro agora. Pois bem, o carro é quase automático. Sobe, desce, faz curva, tudo sem trocar marcha. Bem, vale lembrar que aqui as distâncias são grandes e ando pouco em lugares travados.
Outra observação é quanto ao intercooler. Nesse carro não tenho mas no anterior tinha mecânica igual mas com intercooler. Bem, com intercooler o carro ficou mais brabo de final, acima de 150, mas ficou muito mais lerdo na arrancada. Parece dar trabalho encher todo o sistema. Não sei se outros já observaram isso.

Marcus Brandão
16/05/2012, 22:54
Exatamente o que tava tentando dizer. Obrigado big doc. Laos, tenho uma tocada intermediária. Confesso que minhas trilhas fariam vergonha, da pra fazer de Landau. Gosto da curtição de subir tudo só no tó, tó, tó, e o Gafanhoto faz isso com pouco uso de embreagem pois, assim como o Edu, não tenho reduzida e meus pneus são 35'. Não tenho prevenção de usar o carro pra fazer trilha sem um objetivo mas poder andar razoavelmente no barro. Final do mês vou pra uma cidvinhaisinha pelo barro "pirenópolis".
Usando o carro no asfalto vc vai sentir diferença nas subidas. Lembra quando vc levou seu carro de Sumpaulo pra casa e ele pedia marcha nas subidas longas? Com turbina isso vai acabar. Minha turbina funciona com 0,8 bar.
Tenho tbém uma Grand Blazer com um mwm 6 bocas turbo sem intercooler com um cambio zf com 5 over e relação longa que não me lembro agora. Pois bem, o carro é quase automático. Sobe, desce, faz curva, tudo sem trocar marcha. Bem, vale lembrar que aqui as distâncias são grandes e ando pouco em lugares travados.
Outra observação é quanto ao intercooler. Nesse carro não tenho mas no anterior tinha mecânica igual mas com intercooler. Bem, com intercooler o carro ficou mais brabo de final, acima de 150, mas ficou muito mais lerdo na arrancada. Parece dar trabalho encher todo o sistema. Não sei se outros já observaram isso.

Eduardo Velo
17/05/2012, 10:55
A Tracker usa RHZ Turbo Intercooler e Common Rail , 2.0 , não sei a pressão da turbina , não é mais a original , a antiga não tinha mais reparo , mas tem cx de redução , qdo pego subidas longas em trilhas é tudo na reduzida , mesmo pq a ventuinha é viscosa e só funicona na base do giro , se andar sem reduzida o motor esquenta ... a tocada do Engesa é completamente diferente , subida longa em 2a marcha com baixo giro vai que é uma beleza ... e descida tb , a Tracker ganha giro muito fácil , mesmo na reduzida e o Engesa desce na manha , demora pra subir o giro ...
Se colocar cx de red. no Engesa não vou mais usar o Q20B ... seria tudo da F250 4x4 , motor , cambio e red. , seria uma outra vtr ... , e o mais interessante é que ninguém iria imaginar que sob uma CAÇAMBA INVERTIDA ( como chamam o engesa no meu trampo ) vai ter um trem desses ... rs , e tb não fica visado , que é uma das preocupações que temos por aqui ...

Marcus Brandão
17/05/2012, 11:30
Há. há, há!
Caçamba invertida é ótimo. Cara, tive uma f250. não curtí muito a dirigibilidade do carro mas falar em robustez... Quebrar uma tranqueira daquela é mágica. Agora, não sei se o resto da caçamba aguenta. Outro problema é pra caber aquele motorzinho miúdo no cofre do Engesa. e aí, amigão, freio completo com ABS e a porra toda pra segurar a caçamba. Sei não...
Tenho vontade de colocar redução no carro e um câmbio capelinha mas nosso eixo é central e aí tem que trocar tudo. to sem di$$posição. conhece alguma outra redução que não me force a trocar o eixo?
Cara, adoro o q20b. confiavel, barato. mas subir o giro como a tracker nem com 4 turbinas e uma bomba por cilindro. O bicho é lerdo e não muda com o turbo, não tenha esse receio. Só fica mais esperto de "alta" - por volta de 1500, 1600 rpms. Mesmo assim não tem como te atrapalhar nas trilhas.

Laos
17/05/2012, 12:13
Exatamente! pedia marcha nas subidas longas e se eu demorasse para trocar as marchas de 5ª já podia passar para 3ª, tirando o pé do acelerador pra nao forçar tudo...

Agora, mesmo no uso diário, faço marcha toda hora pra manter o motor em alta, e se, eu resolvo andar na mãnha, aí tudo começa tremer.... flexível já está listado para as prioridades...

neste ultimo mês, GRAÇAS A DEUS, vendi meu willys, peguei um lada niva de troco, daí vendi o lada. Enfim, quando voltei a andar só com o engesa nossa que maravilha!!! não troco por nada! Mas se podemos melhorar um pouco mais porque não!?

Outro ponto importante para min é o fato do Engesa ser meu carro diário e o fato de eu ter o pé na estrada. Final desse ano quero ir pra Punta del leste para um test drive e ano que vem se tudo der certo e eu covencer a patroa: Patagônia lá vou eu!!

Enfim, a partir de tudo isso, mesmo que eu perdesse um pouco de força em baixa nas trilhas, seria compensado pelo uso "on road".

agora só falta eu achar um 14b turbo pra fazer os olhinhos brilharem!!!!

Intercooler é opcional no carro a turbo?
caçamba invertida é ótimo!!!
aqui o pessoal chama o engesa de marruá, afinal tem bem mais marrua que engesas rodando. Daí eu digo que marruá é uma cópia do meu e ficam olhando pro jipe tentando entender...

Marcus Brandão
17/05/2012, 15:00
Meu sábio Lao Tsé,
Tem um adesivo que diz:
"Jipe, se eu tiver que explicar você não vai entender." Portanto desista. Isso não é pros mortais.
Não esqueça de programar uma pescaria de trutas na patagônia. história pra 3 gerações.
Olha, seu carro parece ter relação longa e um motor de trabalho bruto. isso não é lá muito adequado. Não se aborreça, o meu e do Kim são assim tbm e eu gosto pacas e o Edu então... empresta a escova de dentes mas a Jabiraca nem pensar.
Problema é o seguinte. A turbina vai resolver o problema das grandes subidas mas se encher o carro de peso tipo 4 pessoas ele vai pedir marcha. preciso atender aqui e já volto a escrever.

Laos
17/05/2012, 15:56
huauhauhahu gostei da frase...

...depois de ter voltado de sampa com 4 pessoas mais 1 sogra dentro o que vier pra melhorar é lucro!

Marcus Brandão
17/05/2012, 18:14
bem falado. 4 pessoas e uma sogra.
então, esses motores são pequenos relativamente. menos de 100 cunhados de potência - 80 no caso do q20b e acho que 97 pro 14b.
Cara, na sprint 6 cilindros eu coloco carga total, barco e ele nem mostra indisposição. mas são 180 cavalos.
com a turbina vc deve ganhar uns 20 hp ou pouco mais. só que isso significa 20 a 25%. é muuuuita coisa.
outra coisa que vc tem que observar com carinho é o tamanho dos pneus. Quanto maiores mais pesados pro motor, mais lerdos.
Vai sem medo. vai continuar uma porcaria mas bem melhor. kkkkkkkkk
Gosta de pescar?

Laos
20/06/2012, 10:19
gosto de pescar sim, mas não tenho o hábito...

PQP! tá um friu do cão aqui na serra! geada, vento minuano...
E o engesa só com ar condicionado. Vem cá gente, ai prá cima vcs não usam ar quente não? lareira? calefação? é só aqui no sul?
fora o vento que ta entrando...

Enfim, o jipe tem aquele sistema de ventilação forçada, como tenho ar condicionado posso fechar tudo certo? e jogar um ar quente pra dentro? tem algum mistério? alguém ja fez isso?

Eduardo Velo
20/06/2012, 20:35
Laos , de Curitiba pra baixo vai achar um monte de coisas pra combater o frio - lençol térmico , salamandra , lareira ... e tb nas regiões de Serra entre MG , SP e RJ ... fora isso vai ser muito raro ...
Tb já pensei a mesma coisa que vc , colocar ar quente na cx de ar , teria que fazer mais saídas além do parabrisa e no frio indo só no parabrisa vai acabar embaçando ... o ventilador do meu funciona , mas no frio só desembaça prox. a saída de ar ...
Qdo saio no frio com o Engesa me agasalho bem ... a muié apela até pro cobertor ... rsr ... a vedação nas portas é bem deficiente , parece que ta td bem vedado , mas qdo pega ar frio sempre passa um pouco ...

A bomba de água do meu náo tem a saída pra AQ , se colocar vou ter que trocar a bomba ...

EStivemos em Urubici no feriadão , friaca boa , muito pinhão , vinho ... pegamos temp. negativa indo de Urubici pra B. Jardim por terrra , as minas de água na beira da estrada estavam congeladas e o vento muito frio e forte ... á noite , no mirante da Serra do Rio do Rastro o pessoal saia do carro tirava foto e voltava rápido pro carro de novo ... rsrs ... pra quem gosta de frio pode ir pra lá que é diversão garantida ...

Marcus Brandão
21/06/2012, 14:08
Laos, qualquer pessoa que trabalhe com ar condicionado vai poder te auxiliar com certeza. não deve ser nada de outro mundo.
Meu Engesa tem sistema de ar condicionado ecológico. Funciona conforme a temperatura externa. frio fora, frio dentro. Calor fora, calor dentro...

354464

Laos
21/06/2012, 14:31
bah! quase que nos cruzamos no mirante da serra do rio do rastro! estive lá no feriadão, na tardezinha da quinta. Friaca violenta! mas eu vim de lajes/são joaquim/serra... Quando descia a serra, estava tão frio que a temperatura do motor caiu bastante e começou a sair fumaça branca do escapamento, como se eu acabara de liga-lo!!!

hehehe eu bem agasalhado, a muié de cobertor, parece bem vedado mas passa um pouco.... "tamo tudo junto nessa!"

Laos , de Curitiba pra baixo vai achar um monte de coisas pra combater o frio - lençol térmico , salamandra , lareira ... e tb nas regiões de Serra entre MG , SP e RJ ... fora isso vai ser muito raro ...
Tb já pensei a mesma coisa que vc , colocar ar quente na cx de ar , teria que fazer mais saídas além do parabrisa e no frio indo só no parabrisa vai acabar embaçando ... o ventilador do meu funciona , mas no frio só desembaça prox. a saída de ar ...
Qdo saio no frio com o Engesa me agasalho bem ... a muié apela até pro cobertor ... rsr ... a vedação nas portas é bem deficiente , parece que ta td bem vedado , mas qdo pega ar frio sempre passa um pouco ...

A bomba de água do meu náo tem a saída pra AQ , se colocar vou ter que trocar a bomba ...

EStivemos em Urubici no feriadão , friaca boa , muito pinhão , vinho ... pegamos temp. negativa indo de Urubici pra B. Jardim por terrra , as minas de água na beira da estrada estavam congeladas e o vento muito frio e forte ... á noite , no mirante da Serra do Rio do Rastro o pessoal saia do carro tirava foto e voltava rápido pro carro de novo ... rsrs ... pra quem gosta de frio pode ir pra lá que é diversão garantida ...

Laos
21/06/2012, 14:36
heheheheh sistema ecológico, eficiente e livre de manutenções!!!
cara, bela viatura! bacana esse teu bagageiro. Fizeste sobre medida?

... eu vou procurar um estabelecimento de ar condicionado. Mas tem outras coisas na fila primeiro: flexível no escape, concerto daquelas bolsas de ar das molas, terminar de aplicar a manta para reduzir ruidos... agente nunca termina né?

abraçoooo

Laos, qualquer pessoa que trabalhe com ar condicionado vai poder te auxiliar com certeza. não deve ser nada de outro mundo.
Meu Engesa tem sistema de ar condicionado ecológico. Funciona conforme a temperatura externa. frio fora, frio dentro. Calor fora, calor dentro...

354464

Kim
21/06/2012, 14:38
Bemmmmm...

Eu tinha feito uma caixa de ar quente dentro do AC que tinha, mais ao colocar pressão no AC, descobri que estava mais para regador do que para AC, de tanto vazamento.
Tive que comprar um caixa expansora nova, e não tive como "encaixar" o ar quente nela.
A caixa de ar quente, ficou guardada, e eu pensando como ligar.

A idéia veio, e pretendo fazer da seguinte forma:
Tenho uma caixa, que encaixa o radiador dentro.
https://lh5.googleusercontent.com/-dNMHsWeBpvo/TJwOcMowLdI/AAAAAAAAGr0/AKw4N-bs1R4/s288/10082010%2528001%2529.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-cpwCkqa_GWM/TJwOcuvSwJI/AAAAAAAAGr8/TiplastsIQM/s288/10082010%2528003%2529.jpg

Então, farei um suporte dessa caixa embaixo da entrada do ventilador do AC, quando quiser ar quente, ligo somente a ventilação forçada do AC.

Quando quiser AC, deixo o ar quente desligado.

Para ligar o ar quente, usarei a válvula do fiesta/troller, que é uma solenóide elétrica, que interrompe o fluxo de água.

O motor já tem a saída e retorno.

Ficará no carta fogo, logo à frente da alavanca de cambio.

Abraços.

Kim.