Ver Versão Completa : Ranger eletronica falhando, apagando e entrando ar no filtro de combustivel(do motor)
Ranger2006
16/07/2011, 20:08
Gente, estou postando um novo tópico a respeito da falha da minha ranger pq tenho novos dados. Assim posto de maneira bem reduzida e didática.
É uma renger eletronica 2006.
Ela está falhando e qdo vou subir uma serra com o pé em baixo(acelerando forte) ela acaba apagando com sintomas de pane seca.
Vc vai no filtro de combustivel q tem ao lado do motor, aperta naquele ventil e sai ar de dentro dele.
Após ter dado a pane, vc tira o ar do filtro(pelo ventil), vira a chave algumas vezes até vir o oleo diesel(lá no ventil do filtro de combustivel ao lado do motor), bate arranque, ela pega e vai meio falhando.
Já foi trocado esse filtro de combustivel do motor e ela ficou boa por uns 3 dias.
Foi limpado o tanque e ela tbém ficou boa por dois dias, muito forte e praticamente sem falhas.(interessante como quando mexem em alguma coisa ela apresenta melhora momentanea)
Na autorizada não acusa nada nos computadores deles. E eles desconfiam de bico injetor.
De onde vem esse ar q entra no filtro?Pode ser bico injetor? Não é algo de alimentação? Acho q esse ar é a chave pra resolução do problema. Não deve ser normal esse ar alí. Tem q vir de algum lugar.
Estou realmente precisando de ajuda. É um vai e vem em oficina e ninguém resolve.Me ajudem por favor.
Carlos A. C. Azevedo
16/07/2011, 20:39
Gente, estou postando um novo tópico a respeito da falha da minha ranger pq tenho novos dados. Assim posto de maneira bem reduzida e didática.
É uma renger eletronica 2006.
Ela está falhando e qdo vou subir uma serra com o pé em baixo(acelerando forte) ela acaba apagando com sintomas de pane seca.
Vc vai no filtro de combustivel q tem ao lado do motor, aperta naquele ventil e sai ar de dentro dele.
Após ter dado a pane, vc tira o ar do filtro(pelo ventil), vira a chave algumas vezes até vir o oleo diesel(lá no ventil do filtro de combustivel ao lado do motor), bate arranque, ela pega e vai meio falhando.
Já foi trocado esse filtro de combustivel do motor e ela ficou boa por uns 3 dias.
Foi limpado o tanque e ela tbém ficou boa por dois dias, muito forte e praticamente sem falhas.(interessante como quando mexem em alguma coisa ela apresenta melhora momentanea)
Na autorizada não acusa nada nos computadores deles. E eles desconfiam de bico injetor.
De onde vem esse ar q entra no filtro?Pode ser bico injetor? Não é algo de alimentação? Acho q esse ar é a chave pra resolução do problema. Não deve ser normal esse ar alí. Tem q vir de algum lugar.
Estou realmente precisando de ajuda. É um vai e vem em oficina e ninguém resolve.Me ajudem por favor.
Se fosse no rail ou no bicos, é alta pressão e ia vazar diesel pra tudo quanto é lado. tem que correr toda a tubulação pra ver onde está frouxo.
As conexões de cima do tanque estão com certeza bem apertadas? como é que esta a entrada do cabeçote do filtro estão apertadas? o filtro está bem firme? como é que ta a tubulação da entrada da bomba?
Imperador!
16/07/2011, 20:49
Estou realmente precisando de ajuda. É um vai e vem em oficina e ninguém resolve.Me ajudem por favor. Vamos ver se eu posso ajudar.
Não tem como entrar ar pelo bico injetor. Como o Carlos falou acima, a pressão é tão alta que se isso estivesse acontecendo ia jogar diesel pra todo lado.
Geralmente a entrada de ar está ligada às mangueiras de alimentação do tanque-filtro - bomba de alta pressão ou nas mangueiras de retorno de combustível pro tanque. Já foram verificadas?
Já foi verificado o funcionamento da bomba de alta pressão, se está alimentando o motor da forma como deveria, especialmente quando o acelerador está em curso máximo?
Tem como estar o funcionamento do teu carro com outra ECU? O problema também pode estar nela.
Antes de fazer qualquer verificação, faz um "reset" na ECU do teu carro. Deixa o cabo da bateria desligado por 24h e segue o procedimento descrito abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/69972-como-apagar-erro-da-ecu-ajudem-amigos.html#post1092722
http://www.allcorsa.co.uk/forums/showthread.php/reset-ecu-1701.html?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/32366-resetando-ranger-eletronica.html#post465616
Carlos A. C. Azevedo
16/07/2011, 21:06
Vamos ver se eu posso ajudar.
Não tem como entrar ar pelo bico injetor. Como o Carlos falou acima, a pressão é tão alta que se isso estivesse acontecendo ia jogar diesel pra todo lado.
Geralmente a entrada de ar está ligada às mangueiras de alimentação do tanque-filtro - bomba de alta pressão ou nas mangueiras de retorno de combustível pro tanque. Já foram verificadas?
Já foi verificado o funcionamento da bomba de alta pressão, se está alimentando o motor da forma como deveria, especialmente quando o acelerador está em curso máximo?
Tem como estar o funcionamento do teu carro com outra ECU? O problema também pode estar nela.
Antes de fazer qualquer verificação, faz um "reset" na ECU do teu carro. Deixa o cabo da bateria desligado por 24h e segue o procedimento descrito abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/69972-como-apagar-erro-da-ecu-ajudem-amigos.html#post1092722
http://www.allcorsa.co.uk/forums/showthread.php/reset-ecu-1701.html?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/32366-resetando-ranger-eletronica.html#post465616
Tudo bem que defeito eletronico é uma coisa quase impossivel de se dizer o que ele pode fazer ou não.
Mas isso tá com cara de bomba de alimentação com falha ou vazamento na tubulação, mas vai que...:semideia
Imperador!
16/07/2011, 21:23
Tudo bem que defeito eletronico é uma coisa quase impossivel de se dizer o que ele pode fazer ou não.
Mas isso tá com cara de bomba de alimentação com falha ou vazamento na tubulação, mas vai que...:semideia
Grande Carlos, eu concordo com você, tanto que pedi um teste da bomba de alta pressão.
Mas, veja vem, todos esses componentes são controlados pela ECU. Se ela estiver com os parâmetros irregulares, pode dar o defeito que o colega apresenta sim.
Continuo afirmando que o primeiro teste a ser feito é o reset da ECU; depois, se possível, a troca da ECU para teste.; depois, verificação da linha de combustível (alimentação e retorno); bomba de alta pressão.
Acredito ser difícil o problema não estar em um desses componentes.
E os problemas com ECU são mais comuns que o que parece. Semana passada fui na oficina comprar aditivo pro radiador do meu pai, lá tinha uma Ranger com defeito na ECU (não sei qual era o sintoma), a oficina tirou o ECU para mandar reprogramar.
NGDaniel
16/07/2011, 21:33
Tente drenar a agua do filtro de combustivel... lembre-se que para drenar agua é no bujão de baixo do filtro e não no ventil, tem de abrir (desrosquear).. é comum tirarem o sensor de agua e isolarem isso no filtro, dai pq nao acende luz alguma no painel, ou até mesmo pode ser que o sensor esteja com defeito..
Outra coisa, ja que funcionou por 3 dias, que tal verificar esse filtro ? Esse filtro é danado de dar problemas.. toda vez que vou trocar da problema e olha que coloco sempre o original, ja deu vazamento no ventil, no dreno, no encaixe... quem sabe nao esta por ai?
Carlos A. C. Azevedo
16/07/2011, 22:01
Grande Carlos, eu concordo com você, tanto que pedi um teste da bomba de alta pressão.
Mas, veja vem, todos esses componentes são controlados pela ECU. Se ela estiver com os parâmetros irregulares, pode dar o defeito que o colega apresenta sim.
Continuo afirmando que o primeiro teste a ser feito é o reset da ECU; depois, se possível, a troca da ECU para teste.; depois, verificação da linha de combustível (alimentação e retorno); bomba de alta pressão.
Acredito ser difícil o problema não estar em um desses componentes.
E os problemas com ECU são mais comuns que o que parece. Semana passada fui na oficina comprar aditivo pro radiador do meu pai, lá tinha uma Ranger com defeito na ECU (não sei qual era o sintoma), a oficina tirou o ECU para mandar reprogramar.
Hehehe, bem com toda essa explicação, mudei de ideia hehehehe.
E talvez seja bem mais facil e rapido fazer esse reset e dá pra fazer ao mesmo tempo dá pra procurar se tiver alguma conexão frouxa..
Ranger2006
16/07/2011, 22:58
Vou desligar o cabo da bateria então.
/Será q uma falha eletronica permitiria essa entrada de ar no filtro?
Eles fizeram um teste de vazão na oficina, desconectaram o cano q entra no filtro de combustivel do motor e colocaram ele numa garrafa pet de 2 litros, com ela parada. em 30 segundos passou por volta de 1 litro de oleo diesel. Agora tbém não sei se com o uso dela e talvez aquecimento essa bomba possa estar dando problema e não dando conta de sustentar o consumo do motor. Mas mesmo assim tô encucado com esse ar. Deve ser a chave pra resolver esse mistério.
No caso de um entupimento de tubulação ou falha na bomba entraria ar alí?
Outra coisa a bomba de alta pressão é a bomba q está dentro do tanque? ou é outra?
Carlos A. C. Azevedo
16/07/2011, 23:24
Eles fizeram um teste de vazão na oficina, desconectaram o cano q entra no filtro de combustivel do motor e colocaram ele numa garrafa pet de 2 litros, com ela parada. em 30 segundos passou por volta de 1 litro de oleo diesel. Agora tbém não sei se com o uso dela e talvez aquecimento essa bomba possa estar dando problema e não dando conta de sustentar o consumo do motor. Mas mesmo assim tô encucado com esse ar. Deve ser a chave pra resolver esse mistério.
Outra coisa a bomba de alta pressão é a bomba q está dentro do tanque? ou é outra?
Então o unico jeito de "entrar ar" é com alguma conexão de alimentação frouxa, que só pode ter na entrada do bocal pro tanque, na entrada da bomba de alimentação que no caso sa ranger fica imersa no diesel, e na tubulação que vai da saida da bomba de alimentação até o cabeçote do filtro e de lá vai pra bomba de alta. só que na bomba de alta pro rail + bicos iria ter uma enchente de diesel no motor, mas pelo visto isso não acontece, muito menos enche de verdade, isso é só pra dizer que vaza bastante diesel.
Mas siga esses conselhos do amigo imperador e faça o reset da central vai que da certo:dance:
:concordo:
Imperador!
17/07/2011, 08:25
A Ranger tem duas bombas de combustível.
Uma dentro do tanque (chamada de baixa pressão) e outra no cofre do motor (bomba de alta pressão). A primeira tem a única função de levar o diesel do tanque até o motor; a segunda é responsável por alimentar de fato do motor, pegando o diesel em baixa pressão e botando numa pressão de 1800bar para ser queimado no bico injetor.
Ranger2006, esse teste que fizeram não é o teste na bomba de alta pressão, mas na de baixa (e aparentemente está boa). Mande verificar a tubulação depois de fazer o reset pra só depois fazer o teste na bomba de alta.
Faça também o que o Daniel disse: troque o filtro de combustível. Eu nunca tive problemas com nenhum, mas se ele disse que os problemas nele são frequentes, não custa tentar.
Imperador!
17/07/2011, 08:41
Quando sair dos testes iniciais e passar para a bomba de alta pressão(BAP)>
http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/52616-bomba-injetora-alta-pressao-da-troller-ranger-3-0-a.html#post1082813
Ranger2006
17/07/2011, 08:49
Blz pessoal.
Uma coisa me ocorreu agora. Alguem sabe como fica esse filtro de combustivel do motor no caso de uma pane seca? ou melhor no caso de entupimento na bomba lá do tanque, ou melhor ainda. Ela estando fraca pode entrar ar alí?
Faço essa pergunta justamente pra tentar eliminar essas hipóteses.
----------------------
Vou descer e desligar o cabo da bateria, e qto ao filtro de óleo imagino q se ele estiver com problemas a ford mesmo vai substituir afinal foram 270 paus num filtro original a menos de um mes.
NGDaniel
17/07/2011, 09:21
Faça também o que o Daniel disse: troque o filtro de combustível. Eu nunca tive problemas com nenhum, mas se ele disse que os problemas nele são frequentes, não custa tentar.
Nunca tinha tido problema tambem mas nas ultimas 2x tive de trocar na garantia, deu vazamento nas 2 vezes... fiquei encucado pq foram duas vezes em locais diferentes (bujão de drenagem e no bico de sangria), e na revenda me falaram que ele é problemático mesmo.. direto tem troca...
acho a drenagem tambem importante, agua no diesel tambem causa falhas...
Carcara-AL
17/07/2011, 11:55
Tive uma pajero que acontecia isso, " faltava oleo com o tanque meio ". Descobrimos que o ar vinha pelo tubo de retorno, acho que ou o sifão de descida se desprendeu dentro do tanque ou alguma outra coisa que estava permitindo a entrada de ar vido do tanque pelo retorno. Solução: modificou-se a conexão do retorno e foi resolvido o problema.
vieira912
17/07/2011, 13:47
se a bomba de baixa parar de enviar oleo, a tubulação seca devido a bomba de alta sugar o restante do oleo que ficou no filtro, dá uma checada na bomba de baixa, se não me engano fica dentro do tanque, até mais.
Ranger2006
17/07/2011, 16:59
se a bomba de baixa parar de enviar oleo, a tubulação seca devido a bomba de alta sugar o restante do oleo que ficou no filtro, dá uma checada na bomba de baixa, se não me engano fica dentro do tanque, até mais.
Fizeram um teste de vazão na autorizada. Consiste em colocar uma garrafa pet lá na tubulação de combustivel na altura da entrada no filtro de combustivel e pra ver qto diesel vem no tempo de 30 seg.
Veio aproximadamente 1 litro e o mecanico achou um pouquinho abaixo do normal, mas considerou como normal essa vazão.
Falar nisso qdo se considera essa bomba com problemas? durante o uso continuo ela pode mandar uma vazão menor de combustivel a ponto q não sustente o consumo do motor?
Carlos A. C. Azevedo
17/07/2011, 19:24
Fizeram um teste de vazão na autorizada. Consiste em colocar uma garrafa pet lá na tubulação de combustivel na altura da entrada no filtro de combustivel e pra ver qto diesel vem no tempo de 30 seg.
Veio aproximadamente 1 litro e o mecanico achou um pouquinho abaixo do normal, mas considerou como normal essa vazão.
Falar nisso qdo se considera essa bomba com problemas? durante o uso continuo ela pode mandar uma vazão menor de combustivel a ponto q não sustente o consumo do motor?
Só uma bomba bem rodada começa a não mandar a quantidade suficiente, mas pra isso, considerando uma bomba boa, ela tem que rodar muito pra pode começar a dar indicios de problemas claro considerando um diesel pelo menos sujo, mas sem agua, por que o sujo fica na peneira mas a agua vai junto com o diesel, isso pode ajudar a ferrar a bomba mais rapido.
Olha essa situação, quando tu botar a ranger pra dormir hoje, deixa o sistema todo sem ar, vai lá e bombea até sair o ar e ficar só o diesel e amanha de manha, a primeira coisa que tu for fazer tu vai lá e ve se tem ar, se tiver, quer dizer que tem conexão froxa, mas se não tiver ar, isso é problema ou na bomba ou da eletronica ai fica mais pior.
Tu chegou a fazer o reset ai?:semideia
vieira912
18/07/2011, 00:32
Rapaz Quebrei a Cabeça em uma Cherokke CRD destas a Diesel com Motor V6 TDI da Mercedes e só descobri o problema pois o cliente é muito meu amigo e deixou ela comigo, concluindo era a bomba de baixa falhava depois de muito tempo de uso tipo 2 horas de uso ou quando pisava fundo na Cherokke tipo 3900RPM, trocamos a bomba e até hoje está rodando Tranquila.
mais também já vi problemas Banais como pescador da bomba empenado ou até mesmo entrando ar pelo retorno, vai entender a Cabeça destes sistemas eletrônicos??? até mais.
Imperador!
18/07/2011, 06:43
Esse teste não suficiente pra bomba de baixa.
Ele apenas mostra que a bomba funciona durante os 30s que você olhou.
É melhor tirar a bomba de baixa de fazer um teste contínuo de vazão.
PS: A dica do Carlos foi muito boa em relação a entrada de ar do motor. Como a Ranger não precisa tirar ar do sistema. Em vez de bombear do diesel, ligue o motor por uns 3 minutos e desligue o carro. Verifique se tem ar no dia seguinte.
Marcelo-HPE
18/07/2011, 07:33
Se no cabeçote do filtro de diesel tiver algum tubo tipo cotovelo ( esses onde são conectadas as mangueiras ) que é que é enroscado no cabeçote , e se esse cotovelo ou curva estiver folgado pode entrar ar por ali também , já ví isso acontecer numa l200 sport de um colega .
Carlos A. C. Azevedo
18/07/2011, 10:59
Aqui na L, um pouco antes das velas de pre aquecimento queimarem, de 3 em 3 dias ficava horrivel de pegar de manha, tarde, noite e a cada ligada:parede:. ia lá na bomba e tinha ar, desmontei o intercooler fora e sai apertando todas as braçadeiras que vi, quando cheguei perto do filtro a curva que saia do cabeçote e ia pra bomba tava frouxa :putz: ai lembrei que pra trocar o filtro afastei as mangueiras mas não tinha percebido que tinha afrouxado.. ai ficou boa de pegar, até queimar as velas..mas isso é outra estoria hehe.
primeira coisa: retira a peneira que fica no pé da bomba de baixa, se sem ela nao ficar bom, testa com outra bomba dai depois disso parte pra bomba de altra e tubulçao....
o pessoal limpa o tanque e esquece de limpar a peneira que fica na bomba.....
Ranger2006
04/08/2011, 19:50
Gente, No desmontar o tanque eles limparam apenas a peneira mais externa da bomba de baixa, deixaram suja a peneira menor dentro da bomba. Mesmo assim trocaram, (para teste) a bomba de baixa, ela parou de apagar, e não aparece mais ar no filtro, mas a falha continua.
Com ela fria, ao chegar nos 2500 giros simplesmente não dá pra andar, ela engasga e soqueia muito, depois q se anda uns 30 km ela melhora bastante, uns 80 por cento, mas não fica boa. Qdo ela falha, õ motorista tem q levantar o pé do acelerador e levar ela bem na lentinha, com o motor quase q apanhando pra poder continuar a viagem.Se vc for tentar ultrapassar um carro com ela nessas conidções pode se meter numa enrascada, por ela ao inves de aumentar a velocidade, fica soqueando, como se tivesse um capeta dentro do motor.
Pois bem, estou sem ela a uns 10 dias. Na concessionaria não deram jeito. Agora foi para um bombista que está com dificuldades pra achar o problema.
Já trocaram a bomba de baixa, trocaram a bomba de alta, baixaram o tanque já 3 ou 4 vezes, trocaram a bateria, filtro de combustivel, regulador de pressão, sensor map, testaram os bicos injetores e eles não apresentaram falhas, e agora estão vindo bicos novos para teste. Se colocarem os bicos e não resolver o problema, o mecanico não sabe mais o q fazer. Vai entregar os pontos. O scanner não pega falha nenhuma tbém.
Alguém já teve problema semelhante. Ou alguém conhece a fundo esse modelo pra poder ajudar?
abraço a todos. Valeu
Imperador!
04/08/2011, 21:38
Realmente, se não nada disso, receio que não posso dar nenhuma outra dica...
Agora se tudo isso vai sendo mexido e nada melhora, é prova que o problema não é mecânico, é eletrônico. Manda tirar a ECU pra verificar. Ou pega a ECU de outra Ranger pra fazer teste.
Jlacerda
05/08/2011, 09:52
Pessoal fera das pick-ups,
estou olhando uma ranger 2001 2.5 4x4 com 161.000Km rodados, mas tenho duvidas, pq vou leva-la pra roça, meu pai vai meter peso nela e subir morro, será que ela dá conta ? mesmo com menos peso ? quantos quilos pode colocar pra subir ?
Não estou querendo nova pq essa vai para serviço msm.
Socorre aê !
Abraçooo !!!
Ranger2006
09/08/2011, 14:56
Pessoal, voltando pra esclarecer qual foi a solução do problema: Valvula de pressão.
Essa foi uma das primeiras peças a ser trocada e segundo o mecanico essa peça nova veio com problema de fabricação. Ao ser substituida por uma terceira valvula zerou o problema.
Foi trocado para teste e retirado em seguida, bomba de baixa, bomba de alta, filtro de oleo diesel, baixado o tanque 3 vezes, testado os bicos, essa válvula q mesmo nova veio com problemas, aberto chicote, verificado conexões, bateria, sensor map, pedal do acelerador eletronico, e devo estar me esquecendo de alguma coisa. Achei legal por parte da mecanica, eles substituirem as peças e retirarem em seguida qdo não havia melhora. Gastei 2.700 e fiquei sem ela uns 14 dias. Fico muito boa. Q bom q deu certo.Abs a todos e obrigado pela ajuda no momento q precisei.
Imperador!
09/08/2011, 15:07
Pessoal, voltando pra esclarecer qual foi a solução do problema: Valvula de pressão.
Essa foi uma das primeiras peças a ser trocada e segundo o mecanico essa peça nova veio com problema de fabricação. Ao ser substituida por uma terceira valvula zerou o problema.
Foi trocado para teste e retirado em seguida, bomba de baixa, bomba de alta, filtro de oleo diesel, baixado o tanque 3 vezes, testado os bicos, essa válvula q mesmo nova veio com problemas, aberto chicote, verificado conexões, bateria, sensor map, pedal do acelerador eletronico, e devo estar me esquecendo de alguma coisa. Achei legal por parte da mecanica, eles substituirem as peças e retirarem em seguida qdo não havia melhora. Gastei 2.700 e fiquei sem ela uns 14 dias. Fico muito boa. Q bom q deu certo.Abs a todos e obrigado pela ajuda no momento q precisei.
Que bom rapaz! Aproveite o carro agora!