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Ver Versão Completa : Tirar cardan traçao Grand Cher 5.2 reduz consumo?



RicardoZ
16/07/2011, 18:10
Olá a todos do forum,

Eu acabo de comprar uma Grand Cherokee Limited 5.2 em ótimo estado com 100mil km de um amigo aqui em minha cidade no interio do RS. O mecânico que revisava ela e que tem 3 Cherokees, me disse que tirando o cardan dianteiro dela (deixar 4x2 sempre) se reduz o consumo de gasolina. O que acham disso? Será verdade? Se for verdade vou fazer pois a idéia por enquanto nao é fazer off road.
Abraço e espero ouvi-los.
RicardoZ

Rustão
16/07/2011, 19:25
É claro que consome menos, vc ta deixando de virar todo eixo dianteiro,
mais se comprou uma viatura dessas anda 4x4 mesmo, pq essa economia nem vai ser tão significante.
Por ex. ja perguntaram aki no forum se não usar o ar-cond. fica mais economico.
Com um motor desses não faz diferença. Se fosse um carro 1.0 até uma direção hidraulica faz diferença.
Na minha com ar ligado ou desligado não tem jeito é 5km/l na cidade e 6.5km/l na estrada.
Só minha opnião, e parabéns pela caranga...

Abraço

AlexPalma
16/07/2011, 20:27
RicardoZ: Parabéns pela aquisição!!! :concordo:

Desculpe a sinceridade mas...eu não faria...o carro foi projetado para andar no 4X4... :discordo:

Se você tirar o cardan, você perde estabilidade em curvas, ainda mais em dias de chuva... :putz:

Seria o mesmo que trocar os freios traseiros a disco por tambores! :shock:

O VEÍCULO FICA AMPUTADO!! :twisted:

Não leve a mal...é só minha opinião, mas soou gambiarra... :parede:

Abraço.

Sergio Rocha
16/07/2011, 22:10
Por que não troca por um outro mais economico ? :shock:

[]´

Renato Fraga
16/07/2011, 22:48
X2, em vez de remover o cardã, troca de carro.

Comprou uma Cherokee V8 e tá chorando por uma economia ridícula que a remoção de um cardã pode oferecer.... Não te avisaram que uma cherokee v8 bebe um bocado????

A começar que mesmo removendo o cardã, todo o conjunto do eixo continua virando, pois não existe roda livre na Cherokee. Coroa, pinhão, semi eixos, homocinéticas estarão virando intermitentemente.

Segundo, o carro foi projetado para andar em 4x4 permanentemente, portanto, toda a distribuiçao de peso, geometria da direção e suspensão depende das 4 rodas estarem tracionando para que o carro tenha uma dinâmica adequada.

Terceiro, toda a força do motor estará sendo despejada somente no eixo trazeiro, que sabemos que não é dos mais fortes e resistentes, aumentando então o risco de quebras.

Resumindo, nem pense em fazer isso, será a maior furada!!!!!!!!!!!!

Glaicon
17/07/2011, 10:02
Olá a todos do forum,

Eu acabo de comprar uma Grand Cherokee Limited 5.2 em ótimo estado com 100mil km de um amigo aqui em minha cidade no interio do RS. O mecânico que revisava ela e que tem 3 Cherokees, me disse que tirando o cardan dianteiro dela (deixar 4x2 sempre) se reduz o consumo de gasolina. O que acham disso? Será verdade? Se for verdade vou fazer pois a idéia por enquanto nao é fazer off road.
Abraço e espero ouvi-los.
RicardoZ

E seu teu carro virar um 4X2 serás expulso sumariamente do fórum, morto, arrastado, e o corpo jogado no fundo do mar, amarrado ao cardã!:mrgreen:

AlexPalma
17/07/2011, 15:15
Hahahahahahahaha

Renato Fraga
17/07/2011, 18:21
e seu teu carro virar um 4x2 serás expulso sumariamente do fórum, morto, arrastado, e o corpo jogado no fundo do mar, amarrado ao cardã!:mrgreen:

x1000!!!!!!!!!!!!!!!

andretomasi
18/07/2011, 08:43
Como o Rustão já disse, pela cilindrada do motor, tirar o diferencial não vai fazer diferença no consumo. Além do que, o eixo dianteiro vai continuar girando igual pois a Cherokee não tem roda livre, então só não vai estar aplicando tração no diferencial mas vai ter arraste de qualquer jeito. Sem falar na perda de estabilidade.
Isso aí de tirar cardan de Cherokee pra ficar econômico é mito.

[ ]'s

georgevalle
18/07/2011, 09:01
Não escuta esse pessoal ai não, tira sim com certeza vai ficar mais economica:evil:...
Aproveita e me manda o cardã porque na minha o dono anterior tirou (entrou nesta de que valia a pena economizar, sei la né o cara compra um V8 e fica chorando com o consumo:confused:???) ha aproveita e tira o pinhão e a coroa e manda junto para cá pois a topeira fez isso na minha agora vou ter que comprar alem do cardã o conj. CP tambem, aproveitanto alguem tem (alguem que tenha colocado pneus grandes e trocou poderia me fazer esta doação:dance:...)
Não tira não, aproveita ela como está é preferivel controlar o pé (se você conseguir:angel:) do que apelar para kit de conversão alcool, kit hidrogenio e tantos outros kit milagres.

Juliano Nitsch
18/07/2011, 20:05
Já fiz este teste para tirar a dúvida e posso garantir que não compensa !!!

Aliás percebi algumas desvantagens como:

- Arrancada lerda;
- Em lugares inclinados não usando o freio de mão, o Jeep movimenta mesmo na posição P, portanto se não quiser levar um susto ao perceber que sua Cheroka não esta onde deixou, mantenha o cardan no seu devido lugar.

Se quer economia em uma Cherokee ou Grand Cherokee mantenha a manutenção em dia e vera a diferença.
Use combustível de qualidade, lembre-se que o combustível mais barato é aquele que faz mais km/l e não aquele que eventualmente é mais barato por litro.

Hj esta muito fácil acesso as peças, até originais, como velas Champion, cabos de velas Mopar, filtro de ar, etc... !! Não compensa gambiarras.

Até mais.

RicardoZ
21/07/2011, 07:10
E seu teu carro virar um 4X2 serás expulso sumariamente do fórum, morto, arrastado, e o corpo jogado no fundo do mar, amarrado ao cardã!:mrgreen:

Eu não seria expulso não, Glaicon pois eu tenho e ando no meu dia dia em uma Ranger 3.0 4x4 2010. Sou fazendeiro e faço off road todo dia no meu trabalho. Na Cherokee vai andar minha esposa na cidade. Mas agradeço muito a sua opiniao e de todos. Realmente foi unanime não tirar o cardan. Todos tem razão. Obrigado e vamos em frente. RicardoZ

evandro.mr
27/07/2011, 11:43
rapaz sou novo aqi mas o tirei o cardan diantero da minha gran 97 e senti na ora q ficou um pouco mais macia mas nao compensa pq fik mais pata nao respond como antes ficou mais bebdora,tanto no gnv tanto na gasolina e em estrada d terra nao da d andar pq ela pratikment gira ao redor da diantera pq a força fif toda no exo trasero e enfim fik uma droga,em curvas no asfalto seco ela ja atravessa se o kara nao cuidar com xuva entao nao da d andar.nao aconselho ninguem a fazer isso.o krro foi projetado pa 4po4 integral peso distancia entre exos,tudo foi projetado assim e ai a gent tmoso tira o cardan diatero e arrisca estorar o conjunto trasero todo o q nao vale a pena.a a minha faz 7 e 10 no gnv e 6 e 9 na gasolina com o conjunto original d traçao e sem o cardan diantero ela faz 5 e 7 na gasolina e 6 e 8 no gnv o q provei pra mim q nao vale a pena tirar o cardan diantero nunka...

Marcelo_grand
27/07/2011, 17:16
Ha 6 anos atras tinha uma cheroka 1997 e axo que o antigo dono teve essa ideia pois veio sem o carda e mesmo assim fazia 4,5 na cidade e 6,5 na estrada, nao sei se teve alguma coisa a ver mais depois de 1 ano ela comecou a dar inumeros problemas no cambio que me forcou a vende-la.
Ha 1 mes atras comprei uma cheroka 2006 axei que por ser 4.7 o consumo seria menor, mais esta consumindo a mesma coisa que a antiga, inclusive gostaria de perguntar a alguem que tem uma 4.7 se esta correto ou tem alguma coisa de errado com a minha antes de gasta com mecanico.
abxx a todos.

Glaicon
28/07/2011, 07:07
Eu não seria expulso não, Glaicon pois eu tenho e ando no meu dia dia em uma Ranger 3.0 4x4 2010. Sou fazendeiro e faço off road todo dia no meu trabalho.RicardoZ
Trabalho e hobby ao mesmo tempo. A receita da felicidade.:concordo:

Enrico SP
30/11/2011, 11:35
Minha experiência: saí de uma XJ 97 e fui para uma ZJ 98 5.2 que veio sem o cardã dianteiro (mais um que queria andar com um V8 e consumir como Uno mille)...andei com o carro por aproximadamente 1 mês desta forma, tanto na cidade como na estrada, percebi que a frente fica meio boba e dá umas jogadas tendo que corrigir o tempo todo no volante, arrancada e velocidade me pareceram boas, consumo me surpreendeu - 7 na cidade e 9 na estrada!!! (ar ligado direto) ou seja, mais econômica que minha ex XJ que fazia 5 na cidade e 7 na estrada...finalmente consegui o cardã e a diferença foi:frente "voltou pro lugar", ou seja, o carro está bem mais estável e "justo", arrancada não percebi diferença, consumo foi para os tradicionais 5 na cidade e 7 na estrada..minha opinião: não vale a pena a retirada do cardã, pequena economia de gasolina para andar com um carro sem tanta estabilidade e que não transmite confiança..a propósito, tenho para venda um cardã dianteiro do modelo com junta homocinética na parte anterior (veio junto com o carro mas não era dele).
É isso!

carlos.lopes
20/02/2013, 22:33
gostaria de saber se é viável reduzir um eixo cardã duplo para um simples para reduzir um cassi de um caminhão(chines) n601 da jmc. grato, carlos lopes.

Helberv8
22/02/2013, 15:30
Bom quer reduzir o consumo da Cherokee faça como eu: compra uma motinha que faz 40km/l e ando a semana toda encima dela e a Cheroka fica lá na garagem cobertinha só esperando o f.d.s.........Como vários amigos disseram....o carro foi projetado pra andar 4x4....tirando o cardão, seria como "amputar" um membro do carro......

jeep2000
22/02/2013, 16:16
Bom quer reduzir o consumo da Cherokee faça como eu: compra uma motinha que faz 40km/l e ando a semana toda encima dela e a Cheroka fica lá na garagem cobertinha só esperando o f.d.s.........Como vários amigos disseram....o carro foi projetado pra andar 4x4....tirando o cardão, seria como "amputar" um membro do carro......

:concordo:

Sylvio Simioni
19/02/2015, 10:05
Bom dia pessoal...adquiri um G Cherokee recentemente então não tenho muito conhecimento do carro ainda se puderem me ajudar eu agradeço.....
Quando faço uma curva bem fechada em baixa velocidade por exemplo em garagem de prédio ou shopping sinto que o Jeep quer enroscar como se cada roda quisesse virar de forma diferente uma da outra, ou seja num faz uma curva macia.....Eu tinha uma F1000 4x4 que fazia a mesma coisa apenas quando estava com 4x4 ligado.....Minha pergunta é a seguinte o fato do Jeep ser 4x4 o tempo todo faz com que isso aconteça ou vcs acham que minha G cherokee esta com algum problema? a de vcs faz a mesma coisa? desde ja agradeço muito a ajuda ..abraço

Miltinho
20/02/2015, 17:03
É Normal...
Abç.
Bom dia pessoal...adquiri um G Cherokee recentemente então não tenho muito conhecimento do carro ainda se puderem me ajudar eu agradeço.....
Quando faço uma curva bem fechada em baixa velocidade por exemplo em garagem de prédio ou shopping sinto que o Jeep quer enroscar como se cada roda quisesse virar de forma diferente uma da outra, ou seja num faz uma curva macia.....Eu tinha uma F1000 4x4 que fazia a mesma coisa apenas quando estava com 4x4 ligado.....Minha pergunta é a seguinte o fato do Jeep ser 4x4 o tempo todo faz com que isso aconteça ou vcs acham que minha G cherokee esta com algum problema? a de vcs faz a mesma coisa? desde ja agradeço muito a ajuda ..abraço

GuilhermeS10
20/02/2015, 20:55
Boa noite, felizmente semana passada comprei minha zj 5.9 mais o antigo proprietário retirou o eixo, e agora to procurando o danado do eixo e não encontro na minha região para comprar (próximo a Floripa - SC) alguem sabe algum site que envie para cá? Grato