Conectar

Ver Versão Completa : Problema com ABS na Frontier SE 2.8

maurosergio
16/07/2011, 09:59
Tenho a 8 meses uma Frontier Se 2.8 Td 2003 e troquei pela primeira vez as pastilhas de freio por que ja estvam gastas.

Logo após a troca o pedal de freio ficou totalmente sem presão, como se estivesse com ar no sistema, vazamento ou até mesmo problema com o Cilindro meste.

Providenciei a troca do cilindro meste a mesmo cm o novo o freio continua sem pressão, A pisar no pedal ele Vai afundando como se houvesse um vazamento.

Ja troquei todo o Fluido e efetuei a sangria e o mecânico acha que pode ser um problema com o módulo do ABS.

Meso com este quadro o carro freia bem e o ABS atua bem, aumentando a um pouco a distência para parar.

Ja até troquei outro cilindo achando que o primeiro veio com defeito, mas o problema continua.

Alguém ja passu por um problema como este ? não consegui a juda em minha cidade. e As pessoas que conheço nunca viram algo parecido com ABS após a troca de uma pastilha.

Imperador!
16/07/2011, 11:21
Desliga o fusível do ABS e faz um teste.

maurosergio
16/07/2011, 20:58
Ja resetei a central desligando a bateria e também ja desconectei o módulo do ABS.
Liguei o carro eficou com a luz do ABS ligada. Cntinuu da mesma forma.

Depois liguei novamente e o problema cntinua.

Imperador!
16/07/2011, 21:25
Ja resetei a central desligando a bateria e também ja desconectei o módulo do ABS.
Liguei o carro eficou com a luz do ABS ligada. Cntinuu da mesma forma.

Depois liguei novamente e o problema cntinua.

Disso aí eu subentendo que o problema não está no ABS.
Leva o carro em outro mecânico e pede pra conferir a montagem do sistema de freio. O problema está aí.
O ABS só precisa desse único teste.

maurosergio
17/07/2011, 09:10
Eu mesmo acmpanhei toda a montagem, e também cheguei a concluir que o cilindro meste novo também estava com problema.

Ja troquei novamente como garantia, conferi os cilindros de roda e estava melando, por garantia troquei também, Ja foi verificado o ar do sistema e todo o fluido trocado.

Mesmo assim ainda não acredito também que seja o ABS, existem poucos carros deste aqui em minha região e poucos mecânicos especializados.

Mas se eu levar a uma autorizada, ja sei que vão sair condenando um monte de coisas e o custo é absurdo.

vieira912
17/07/2011, 13:55
Eu mesmo acmpanhei toda a montagem, e também cheguei a concluir que o cilindro meste novo também estava com problema.

Ja troquei novamente como garantia, conferi os cilindros de roda e estava melando, por garantia troquei também, Ja foi verificado o ar do sistema e todo o fluido trocado.

Mesmo assim ainda não acredito também que seja o ABS, existem poucos carros deste aqui em minha região e poucos mecânicos especializados.

Mas se eu levar a uma autorizada, ja sei que vão sair condenando um monte de coisas e o custo é absurdo.

Fica Frio Mauro Sergio que não é cilindro nem ABS nem vazamento.

vamos lá:

1º você mandou dar passe nos discos?????

2º qual marca de pastilhas você colocou?? se for SYL pode jogar fora e comprar Fras-le, Bosch ou Cobreq

3º qual fluido você utilizou Dot 3 ou Dot 4??

4º pode devolver o cilndro novo e voltar o cilindro mestre original pois ele estava freiando antes de trocar as Pastilhas certo???

5º se for ficar com o cilindro mestre novo ele é original??? se for paralelo desista

me responda estas perguntas que te passarei as dicas para voltar a freiar legal até mais.

maurosergio
17/07/2011, 19:55
Ola Vieira,

1º não dei passe nos discos não.

2º As pastilhas são da marca NAKATA

3º O fluido é Dot 3 conforme recomenda o manual.

4º Mesmo com as pastilhas anteriores gasta, o carro freava muito bem, Logo após a troca o pedal afunda e so freia no ultimo estágio.
Algumas vezes fica normal e parece que vai falhar. Sitomas de clilindro mestre. Mas que ja foi descartado pois ja foram trocados dois para eliminar esta hipótese.

5º O cilindro é original também.

vieira912
18/07/2011, 00:21
Ola Vieira,

1º não dei passe nos discos não.

2º As pastilhas são da marca NAKATA

3º O fluido é Dot 3 conforme recomenda o manual.

4º Mesmo com as pastilhas anteriores gasta, o carro freava muito bem, Logo após a troca o pedal afunda e so freia no ultimo estágio.
Algumas vezes fica normal e parece que vai falhar. Sitomas de clilindro mestre. Mas que ja foi descartado pois ja foram trocados dois para eliminar esta hipótese.

5º O cilindro é original também.

OK MAURO VAMOS LÁ

1º trocar pastilhas sem Retificar "dar passe nos discos" é a mesma coisa de matar o Freio não funciona mesmo!

2º Nakata Hum..... de 0 a 10 (6,5) as melhores são Fras-LE, Bosch, Ferodo e Cobreq

3º Ok DOT 3 é o recomendado mais troque todo ele por novo abrindo a sangria das 4 rodas

4º se freava antes pode devolver o cilindro novo e reembolsar seu dinheiro

olha só Mauro Sergio vou te passar as dicas e mesmo depois de montado vai demorar de 1 uma a 2 duas semanas para o freio voltar a ser o que era.

1º desmontar os discos e dar passes neles no torneiro mecanico de forma que deixe a pista de frenagem reta e sem falhas pois com o tempo ela se deforma com a pastilhas mais não deixam de frear, mais quando troca as pastilhas por novas as pastilhas não conseguem entrar em contato total com a pista do disco pois o disco está deformado por isto Retificar ou seja "Dar o Passe" é muito importante.

e se os discos estiverem gastos troque os dois por novos de marcas de boa procedência, peça para o seu mecânico medir a grossura "Espessura" dos disco assim que tirar para ver se está gasto demais pois quando passam do limite permitido pode jogar fora pois as pinças não conseguem pressurizar, mais duvido que seja seu caso pois estavam freando então só a Retifica dos Discos já Bastam.

2º assim que colocar os discos já retificados ou novos mande o mecânico passar as pastilhas em uma lixa 80 para desbastar a areá da pista das pastilha pois elas devem ter envidrado com o esforço que fizeram tentando frear os discos não retificados.

3º assim que montar os discos e as pastilhas faça a sangria por método gravitacional "abrindo as 4 sangrias das rodas" e não se esqueça de ir completando o reservatório com fluido de freio novo senão entra ar no sistema e depois de completar mais ou menos 500ML para não secar o reservatório feche todas as sangrias e comece a sangria de modo Manual aquela que a pessoa bomba o pedal de freio 5 vezes segura apertando com força e o mecânico abre a sangria embaixo até o pedal bater no fundo assim que chegar no fundo feche a sangria e tire o pé do pedal só depois de fechar a sangria, faça isto em todas as rodas, começando pela a roda dianteira do motorista e terminando na roda traseira do passageiro e não se esqueça de ir completando o fluido no reservatório.

depois de tudo montado e feito a sangria nos dois modos Mauro tenha paciencia pois demora de 1 a duas semanas para as pastilhas assentarem e o freio voltar ao normal, isto é normal em qualquer carro que tenha mais de 3,5 metros de comprimento pois por incrivel que pareça o fluido precisa se acostumar com a pressão exercida.

qualquer coisa estamos ai até mais.:concordo:

vieira912
18/07/2011, 00:25
Outra dica Mauro, esqueça modulo ABS Cilindro e Vazamento, se concentre nisto ai que eu te falei já aconselhei muitos amigos que possuem Frontier de 2002 a 2011 S10 de 1996 a 2011 e até ranger e praticamente em todos os casos os colegas esqueceram de dar Passe nos discos ou seja Retificar os mesmos.

até mais.

maurosergio
18/07/2011, 08:17
Vieira,

Sua otica esta perfeita, mas tem um detalhe que acho que nao comentei, o freio as vezes falha.

Como se o cilindro mestre estivesse com problema, Continuo adando com o carro do jeito que esta até encontrar uma solução. Durante estes dias a pastilha ja acentou mesmo sem o passe. De fato fa o disco estava striado mesmo e não foi dado passe.

Todo o processo de sangria foi feito desta forma e todo o fluido trocado por novo. So não foi feito o passe no disco.

Agora o problema e que as vezes ele falha. Simplesmente piso no pedal e ele afunda um pouco.

Não está cedendo de forma constante com antes, apenas falha algumas vezes.

vieira912
18/07/2011, 15:01
Mauro o freio falhava antes de trocar as pastilhas???

maurosergio
18/07/2011, 20:44
Nunca falhou não, pedal sempre alto e frenagem perfeita, mesmo com a pastilha gasta.

Carlos A. C. Azevedo
18/07/2011, 21:56
Amigo Vieira, sobre os dar passe nos discos a cada troca, isso não é de mais não?? Em todos os carros que tive, sempre troquei direto as pastilhas e lonas e sempre ficava 100% de novo...

Amigo mauro, não sei se vai servir, mas quando o cilindro mestre da embreagem estourou, quando fui trocar, coloquei ele na posicção certa a primeira vez e não pegava pressão de jeito nenhum, e depois fui ver que o pistão não estava 100% livre quando prendi no pedal e isso não deixava pegar a pressão. sei que é meio longe, mas tem como confirmar se a posição ta certa mesmo?

vieira912
19/07/2011, 00:02
Mauro Fica tranquilo que não é cilindro não.

siga os passos que te falei e dá uma olhada na marca anterior das pastilhas, se tiver de orelha em pé troque as pastilhas por marcas boas como Fras-LE, Cobreq, Bosch,Ferodo pois me lembrei "agora" que já tive problemas com essas pastilhas nakata mesmo dando passe nos discos o cliente ficou uma fera pois o pedal ia lá embaixo e não freava, troquei as pastilhas dei um passe e Hua-lá 101%, e sabe porque o pedal vai até o fundo?????? porque as pastilhas de má qualidade ou envidradas esquentam e fazem o Fluido Ferver com isto o mesmo perde a Pressão fazendo o pedal ir lá embaixo, já percebeu que quando não freia vem aquele cheiro de Freio queimado.

Caro amigo Carlos A.C.Azevedo:

infelizmente a Frontier tem um disco menor do que camionetes como L-200, S-10 e Ranger por isto o desgaste e a deformação do Mesmo é bem maior com isto o Manual Técnico da Nissan Sempre pede para retificar o disco a Cada Troca de Pastilhas, e não significa que vai desbastar muito o disco, somente igualar a pista do disco não chega nem a 0,5mm as vezes por isto não enfluencia na vida util dos discos.

até mais.

vieira912
19/07/2011, 00:06
Feito isto não se esqueça Mauro como o sistema passou por uma reforma total vai demorar uma 1 a 2 duas semanas para voltar ao normal, na minha mesmo de uso da empresa tive problemas na ultima troca, demorou quase 3 semanas para voltar a ser o que era, até mais.

hpedro
19/02/2012, 11:34
Olá pessoal.. vendo seus comentarios sobre os problemas de freio na frontier. aconteceu o mesmo comigo..tive uma frntier 2003 e passei por tudo isso que o mauro relatou.. levei até em uma concessionaria..troquei até o hidrovacuo...já vi varias pessoas que tiveram frontier 2003 que aconteceu isso..é muito perigoso pois eu quase sofri um acidente por causa desse problema em uma rodovia... fiquei tanto de saco cheio que resolvi vender o carro. agora tenho uma toyota..

carlosoliveirabb
19/02/2012, 12:10
Caro Vieira, suas orientações também valem para a Pathfinder LE diesel 2006???

João Carlos Fonseca
25/09/2012, 21:06
Oi Mauro, estou com o mesmo problema, como conseguiu resolver o seu????

OMESTRE
25/09/2012, 23:49
Nunca falhou não, pedal sempre alto e frenagem perfeita, mesmo com a pastilha gasta.

Boa Noite GRANDE MAUROSERGIO!

Mauro, isso que tu está passando meu conterrâneo aqui também já passou quando trocou as antigas pastilhas gastas por novas em sua MÁQUINA FRONTIER. Da forma que você relata que os freios eram normais antes das trocas, isso quer dizer que ouve uma má manutenção na hora da troca das pastilhas, como disse acima isso também aconteceu com um amigo aqui da cidade.

Vamos lá, quando é feita a troca das pastilhas é bom que faça uma manutenção nas pinças, pois quando as pastilhas já estão gastas os cilindros que empurram pastilhas contra os discos ficam com sua maior parte mais exposto vindo a pegar todo tipo de sujeira. Se teu mecânico só fez trocar e não fez uma limpeza correta há uma grande probabilidade disso acontecer. A MÁQUINA do meu amigo quando deu esse problema ao trocar as pastilhas ele voltou ao mecânico que fez as trocas e ele arrumou 1000 defeitos para não mexer mais nas rodas, mas ele foi a outro mecânico e esse constatou que as pinças estavam presas, foi retiradas limpas e recolocadas e quando foi testada a MÁQUINA estava 100%.

Espero que essa dica sirva para você, pois vai ser mais em conta($$$$$$).

Um grande abraço do PARAÍBA aqui!

maurosergio
26/09/2012, 09:21
Oi Mauro, estou com o mesmo problema, como conseguiu resolver o seu????

Descobri dois problemas, Um é que quando as rodas rodam separadas com o carro suspenso ela perde sincronia e o ABS acende por um tempo e depois de alguns Km ela apaga. Isso acontece com qualquer sistema ABS.
Outro problema é que as pastilhas estavam bem gastas e o mecânico deveria fazer uma sangria nos cilindros e depois completar o fuido. Pois quando ele recua o cilindro pode voltar sujeira e danificar o sistema.
Não sei exatamente qual dos dois casos foi o meu, mas sei que depois de um tempo o sistema voltou ao normal. Fiquei tão chateado que vendi o carro e compri uma Hilux. Mas mesmo com estes problemas não tenho do que relclamar do carro. Apenas não tinha estas informações antes.

João Carlos Fonseca
26/09/2012, 21:33
Obrigado Mauro pela informação, pena que vendeu o carro por esse motivo, mas estou tentando descobrir porque acontece isso, tive que tirar a plastilha nova e colocar a usada e com isso melhorou muito e o freio está voltando ao normal.

Vou tentar trocar de novo e sangar na pinça e tb retificar os discos e como o Vieira disse.

Depois falo o resultado.

obrigado a todos

abraços

_Pk_ferrari
23/01/2013, 21:53
após pegar muita chuva na estrada a luz do painel que acendeu durante o percurso, permaneceu acesa durante semanas. Resolvi tirando os 2 plugs que ligam no ABS (http://facecarautopecas.com.br/product_images/z/893/NISSAN_FRONTIER_2.5_2008__89020_zoom.jpg) pasei WD-40, desconectei o cabo da bateria por uma tarde, e de noite foi só ligar tudo e pronto... RESOLVIDO...

JorgeAragao1
28/01/2013, 10:44
após pegar muita chuva na estrada a luz do painel que acendeu durante o percurso, permaneceu acesa durante semanas. Resolvi tirando os 2 plugs que ligam no ABS (http://facecarautopecas.com.br/product_images/z/893/NISSAN_FRONTIER_2.5_2008__89020_zoom.jpg) pasei WD-40, desconectei o cabo da bateria por uma tarde, e de noite foi só ligar tudo e pronto... RESOLVIDO...

Fiz isso ontem as 20:00 religuei agora dei uma volta e a famigerada luz persiste em não apagar....

HERICK
28/01/2013, 21:24
No meu caso foi passado um scanner e foi detectado q a conexão na roda dianteira esquerda estava partida, foi reconectada e ficou zero bala, luz apagada e ABS voltou a funcionar.

macastroz
09/02/2013, 18:32
Conversei com meu mecanico que trocou as pastilhas da minha frontier um mes atrás, sobre seu problema e ele me disse que parece ser ar no sistema. Vc precisa tirar TODO o ar depois de trocar as pastilhas. Normalmente o pessoal coloca mais fluido de freio e pisa no pedal bombando. Meu mecanico disse que precisa colocar uma mangueira na roda (não detalhou onde) e fazer o inverso, colocar um recipiente mais alto que o reservatório de oleo e deixar o ar sair pelo reservatório do veículo ao contrário que bombar. Ele disse que mesmo bombando as bolhas de ar sobem e ao contrário, vc facilita que elas viagem até o reservatório. Tem lógica.

lunopeva
28/10/2014, 07:10
A luz do ABS da minha Frontier 2005 tbm fica acendendo. Passei o scanner e acusou a roda traseira direita. Será que apenas uma limpeza no sensor pode resolver ou melhor colocar novo, e onde encontro este sensor novo?

RODVOTISCH
28/10/2014, 09:40
A minha 2003 esta acontecendo a mesma coisa, o pedal a medida que vai freando vai baixando... estou acompanhando para identificar o problema..