PDA

Ver Versão Completa : Quando tudo esta perdido... o cérebro ainda funciona...



w@ldo
02/06/2005, 13:11
Pessoal, infelizmente não tenho fotos para ilustrar mas a imaginação vai ajuda-los, entramos em uma trilha com 4 Jeep´s e 1 toyota, dos 5 carros 4 tinham guincho, 1 inclusive mecânico... seguimos tranquilos pois não esperávamos tantos problemas, porém eles vieram, dois Jeeps com guincho tiveram baixa no alternador, um 100% sem alternador o que matou o carro, tendo que ser rebocado o tempo inteiro, o que tinha 1/3 de alternador as vezes conseguia se puchar, as vezes nem isso, o 3 com guincho teve o carter fraturado e não podia ficar com o motor ligado muito tempo, com isso guincho elétrico só de vez em quando, e a toyota com o guincho mecânico quebrou o parafuso da tomada de força, 2ton sem guincho... com isso a me$%¨& esta feita, para piorar entramos no domingo e o cel não dava sinal (acho que isso nunca aconteceu com ninguém), o que fazer??? improvisar!!!
Utilizamos as cintas amarradas na frente dos Jeep´s enrroladas em pontos de ancoragem, quando uns empurravam o trabolho, outros travavam a cinta para o carro não descer!!! funcionou!!!
em uma subida onde o chão era um kisuco de quiabo, os carros chegavam até a metade vindo embalados, depois ficavam sambando e ninguém tinha força suficiente para tirar na unha, resultado... subiamos 1 carro até onde ele conseguia e em seguida subíamos outro até encostar no primeiro, pegamos os cabos de guincho e utilizando uma patesca em um ponto de ancoragem uniamos os cabos e mandávamos o segundo carro descer, e o primeiro subia, e assim sucessivamente até ter pelo menos 3 carros no alto para fazermos trenzinho para puxar os dois que sobravam... dá um trabalho do cão, mais funciona e vale como dica no desespero!!!

Da próxima vez, com certeza revisão geral na parte elétrica dos guinchos e trilha de Domingo... nunca mais!!!

Wallace
02/06/2005, 14:31
Não adianta só revisar o guincho.
Muitas vezes o problema do guincho ocorre por problema na parte eletrica do veiculo.
E muitas vezes o problema na parte eletrica do veiculo ocorre pois se colocou um guincho errado.
Colocar um guincho moderno de 4,5 Hp ou mais num CJ com parte eletrica de 40 anos ou mais! Não deve dar certo...
Tais guinchos consomem muita energia (Amperes) coisa que a parte eletrica original não esta preparada para fornecer.
Muitas vezes modificam a parte eletrica, mas é algo tão dificil chato e criterioso de se fazer que acho que 99% das modificações não conseguem atender a demanda do guincho.
Isso porque não basta só colocar uma bateria grande e um alternador de muitos Amperes.
Tem que ver as caracteristicas da bateria, principalmente a carga de partida dela que deve suprir a carga de pico do guincho com 70% ou menos da sua carga de partida.
Tem que trocar todos os cabos (os do guincho não).
Mas o crucial é estudar o alternador.
Tem que acertar a polia dele para ele girar na mesma rotação que tem no motor original.
A correia do alternador deve ser uma similar a original dele, ou uma similar a original do antigo pode não ter capacidade de tração para tracionar o novo alternador.
Fora o regulador de voltagem que ter ser adequado para o alternado e bateria usados, ou o proprio alternador vai detonar a bateria.

Guincho mecanico quebram facil quando não tem manutenção ou tem uso errado.

É por isso que o HDW 9000 G com um motor de 3,6 Hp de baixo consumo faz bonito, pois seu baixo consumo permite funcionar na parte eletrica original sem problema.

O baixo consumo resulta em menor aquecimento o que permite um uso mais direto do guincho e um menor consumo de bateria.

Para ter mais vantagem com guincho eletrico, tenha sempre um cabo para ligar uma bateria na outra e uma bateria extra.
Só com isso já teria no minimo mais um Jeep a mais funcionando na sua turma.

w@ldo
02/06/2005, 14:36
É verdade Wallace, revisar o guincho e parte elétrica com certeza!!! quanto aos cabos de bateria, tinhamos dois, o problema é que 3 carros apresentaram problemas no alternador, o que não tinha problemas no alternador tinha no carter, esquecemos de uma saida que seria tirar o alternador da Toyota e colocar em um dos Jeeps com guincho, isso resolveria um bocado.
Estava pensando no seguinte, será que seria viável a instalação de um segundo alternador com uma segunda bateria numa fiação somente para o guincho??? vc já viu algo assim?? :shock:

Wallace
02/06/2005, 14:46
Mas voces não tinham uma bateria extra, com ela e um cabo poderia rodar um jipe sem trocar nada.
Quando descaregase podiam recaregar na Toyota ou outro com alternador bom e sem guincho.
Com a bateria extra podendo ser colocada em algum veiculo para ser usada enquanto a dele seria carega da Toyota ou outro.
Com dois cabos e duas baterias estariam tranquilos.
Se a trilha é pesada todos os jipes devem ter guincho e sempre uma bateria extra e cabo, mesmo que nenhum tenha guincho eletrico.
Para cada dois guinchos eletricos eu recomendo uma bateria e cabo.
Assim na minha lista de trilha do seu grupo faltou um guincho em um veiculo e duas baterias extras.
Repare que com isso teria feito a trilha tranquilamente mesmo com os problemas que tiveram.

w@ldo
02/06/2005, 14:53
Realmente bateria extra não tinhamos, tirmaos a bateria do Jeep que zerou o alternador e a embreagem mas ela só dava conta de dar partida nos que apagavam com o uso do guincho, a bateria da Toyota é um saco para chegar a ela, além de grande d+ e pesada, tem que praticamente tirar o banco!!!
Esse negócio de bateria extra é legal, mas será que com os dois alternadores não ficaria melhor ainda?

Wallace
03/06/2005, 09:25
Não sei como instalaria isso.
O que poderia é levar um alternador reserva.

Eduardo Velo
04/06/2005, 00:28
Um voltímetro já ajuda bastante ...
Usa o guicho com paradas pra recarregar , acompanhando a voltagem , vai demorar um pouco mais , mas com certeza vai tirar o jipe ...
Tenho alternador de 35 A e Bateria de 70 , uso desse jeito , faz um bom tempo que tenho 1 Work 12000 ( 400 A/H ) e só tive problema de ficar sem guincho a 1º vez que usei , pq quis puxar sem parar ...

Agora que tem que improvisar na trilha tem mesmo , vc acaba pensando em n soluções e pega a melhor possível ...

3 guinchos elétricos e um mecânico e ficar na mão é muito azar né ??

[]s...

w@ldo
06/06/2005, 09:52
É isso ai Eduardo, trilha de domingo nunca mais!!!!

[]s azarados!!!

Eduardo Velo
07/06/2005, 17:00
Pessoal , postei umas fotos da gambi que fizemos pra sair de uma trtilha em Salesópolis e que posteriormente foi usada numa trrilha no Rio do Ouro .

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=9703&start=60

Surgiu a idéia de criar um tópico sobre as gambis , mas acho que o tema desse tópico vem bem a calhar com a idéia , vamos dar continuidade por aqui ...

Se vc já teve que improvisar alguma coisa na trilha posta por aqui ... logo mais vou postar algumas pérolas ...

[]s ...

Eduardo Velo
07/06/2005, 22:23
Na porteira Preta , a pouco tempo , com a galera daqui do 4x4brasil , quebrou o cabo da embreagem do engesa , usei o cabo do CJ , que é bem maior acoplei o alojamento de ferro na alça do pedal e na parte de acionamento do garfo dei 2 voltas com o cabo e prendi com prensa cabo ...
Ainda está assim ... já providenciei cabos novos , mas está funcionando tão bem que não tive coragem de tirar ...

[]s...

Eduardo Velo
07/06/2005, 22:30
Uma outra solução , caso tivesse muito pra rodar e sem embreagem poderia comprometer alguma coisa ou ficar muito difícil sair da trilha , poderia ser retirado o cabo do freio e fazer alças com prensa cabo ...
Jipeiro véio é uma merd@ né , carrego tanta tranqueira , inclusive prensa cabo de vários tamanhos , pq já precisei e se tivesse uma peça tão simples dessa teria quebrado um galhão ... agora está sempre nas tralhas entre outros apetrechos ...

[]s...

w@ldo
08/06/2005, 08:46
O maior problema é espaço para levar tanta coisa, tô quase encarando um reboque atras do Jeep, uma caçambinha de guerra, sei lá... pq na cama de sogra ja não cabe mais nada!!

Andre Sousa
13/07/2005, 19:06
C O I S A D E L O O O C C C O O O !

Sem álcool na idéia melhora a capacidade do Tico e do Teco trabalharem.

JOSE CANDIDO
17/08/2005, 20:08
acho que nao tem muito jeito nao .... essa trilha de domingo de vcs é pq lá vive um ser estranho, uma alma penada qualquer que quer manter por lá todos os jipes que passam... com certeza, é algum jipeiro maluco, que infelizmente deixou este mundo, e resolveu lá habitar.... :twisted: assim, pra nao ficar sozinho, ele quebra tudo quanto é jipe que passa la, só pra ´poder ter a companhia da galera por mais tempo .... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

cacaca....

isso é coisa de alma penada ... num foi erro dos jiperos nao .... é IMPOSSIVEL quebrar tanta coisa de uma so vez ...... ademais, pra corroborar minha tese do nosso amigo espirito, cs acabaram saindo de la, apesar do esforço: ou seja, era alma penada de jipeiro mesmo: sofre, sofre, mas no fim da tudo certo, e vc volta pra casa: puto da vida no domingo, mas na segunda ja ta cagando de rir e contando pra todo mundo ..... cacacaa

abs a todos

candido - em prol dos espiritos dos jipeiros atoladores !!!

Edintruder
28/08/2005, 10:25
Mas se tudo dá ok em todas as vezes, não teria tanta graça se arriscar por trilhas assim. Seria quase como ir até a cidade vizinha e voltar. A emoção maior está na dúvida do acaso, na confiança em equipamentos mecânicos sujeito à falhas.
:pensativo: Mas é melhor voçês se benzerem antes de encarar outra trilha! :palmas: