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Ver Versão Completa : Duvida.. Acionando a tração e reduzida troller



Edgar Caldeira
14/07/2011, 01:29
Bom dia denovo galera...

Mais uma duvida cruel... Posso acionar o 4x4 ou a reduzida quando o carro estiver atolado em uma poça de lama ? Por ele ser eletrico corre o risco de dar curto ou sei la queimar algo?

Nessa foto eu estava somente em 4x4... Fiquei com medo de ligar a reduzida por estar completamente debaixo da água !!!

Outra... Não podia dar a ré correto? senão ia sugar água para o motor?

Mais uma de iniciante...
Abraços :dance:

pedro bonadio
14/07/2011, 10:31
A reduzida deve estar ligada, logo quando se vê um atoleiro, uma erosão, à não ser que tenha uma relação de câmbio, diferencial muita curta ou um motor muito forte(o que não faça precisar de reduzida).

Pode dar ré sim, é só saber se a caixa seca está bem vedada, ou então, pisar na embreagem só para engatar a ré.

A reduzida, tente vedar os cabos que entram no motor elétrico, com um silicone preto, utilizado para vedar flanges...

\gustavo/
14/07/2011, 20:06
obs: LEIA O MANUAL DO PROPRIETÁRIO!!! é incrivel a quantia de informações que ele contém...

Sandrãobh
14/07/2011, 22:13
Olá Edgar, como dito pelo Pedro, procure engatar a reduzida antes do atoleiro, quanto a marcha ré se o seu medo é que a água entre pelo escapamento é só manter o giro do motor alto, não tire o pé todo do acelerador para trocar as marchas.....e se o jipe morrer e não quiser pegar mais tape o escapamento....se possivel...rsrsrsrs

abç.

Edgar Caldeira
15/07/2011, 00:24
obs: LEIA O MANUAL DO PROPRIETÁRIO!!! é incrivel a quantia de informações que ele contém...

Gente como você que eu desprezo no forum...

Obs... Entendi Pedro e Sandrão... Valeu !!!

Edgar Caldeira
15/07/2011, 00:26
Olá Edgar, como dito pelo Pedro, procure engatar a reduzida antes do atoleiro, quanto a marcha ré se o seu medo é que a água entre pelo escapamento é só manter o giro do motor alto, não tire o pé todo do acelerador para trocar as marchas.....e se o jipe morrer e não quiser pegar mais tape o escapamento....se possivel...rsrsrsrs

abç.

Duvida !
Digamos que o giro está a 10.000 rpm, ao engatar a ré não vai puxar água para dentro na sucção ?

fernandotf
15/07/2011, 08:59
Duvida !
Digamos que o giro está a 10.000 rpm, ao engatar a ré não vai puxar água para dentro na sucção ?

Edgar, posso estar enganado, mas isto é lenda... a água só entra no motor pelo escapamento se o mesmo for desligado.

Tem outras histórias de que você não pode reduzir o giro do motor na água pois pode causar sucção dágua... também é tudo lenda para mim.


obs: LEIA O MANUAL DO PROPRIETÁRIO!!! é incrivel a quantia de informações que ele contém...

Gustavo, se você encontrar todas estas informações no MANUAL DO PROPRIETÁRIO, vc pode scanear e postar aqui? Realmente estou curioso para ver o que o manual diz nestas situações!

alessandrohurtado
15/07/2011, 10:09
amigo pode ficar tranquilo se voce conseguir dar 10.000rpm no troller não vai entrar agua pelo escapamento vai é sair biela ,pistão, e tudo que tiver la dentro do motor pelo escapamento:):)

Gutemberg Carlos
15/07/2011, 14:32
amigo pode ficar tranquilo se voce conseguir dar 10.000rpm no troller não vai entrar agua pelo escapamento vai é sair biela ,pistão, e tudo que tiver la dentro do motor pelo escapamento:):)

???????????????????????????????????

andrew
15/07/2011, 15:09
amigo pode ficar tranquilo se voce conseguir dar 10.000rpm no troller não vai entrar agua pelo escapamento vai é sair biela ,pistão, e tudo que tiver la dentro do motor pelo escapamento:):)
Parece que foi a primeira "aventura" do nosso amigo, portanto, acho que oque estava a 10.000 RPM era o coração do piloto....KKKKKKK

Thunder_ot
15/07/2011, 20:42
Edgar, estas suas dúvidas são bem comuns e vc tem razão em perguntar. Então é o seguinte:
1. O ideal é que vc entre no atoleiro já reduzido, embalado ou não.
2. Recomenda-se que não se pise na embreagem ao atravessar trechos alagados e isto parece ser certo. O problema é que aqui no pantanal fazemos trilhas onde passamos o dia inteiro dirigindo com água no meio da porta e, lógico, trocando de marchas o dia todo. Eu, pessoalmente, estou rodando com a mesma embreagem ha mais de 3 anos. Então, na minha opinião, desencane.
3. Nunca vi um troller tomar água pelo escape. Se vc der uma olhada no seu escape, ele tem uma curva na parte final que funciona como um sifão, dificultando a entrada de água. Da mesma forma, tenho colegas com escapes diretos de 4" retões e nunca beberam água.
Lembre-se que nossos motores diesel são de alto giro mas não chegam a mais de 5000 giros.
edit: também ja liguei e desliguei o carro no alagado e nunca deu bo.
É mais ou menos isso aí, keep on rocking!
ps: Gustavo, meu chará, perdeste uma bela oportunidade de ficar calado.

Edgar Caldeira
16/07/2011, 00:33
Parece que foi a primeira "aventura" do nosso amigo, portanto, acho que oque estava a 10.000 RPM era o coração do piloto....KKKKKKK

Engraçadinhos vocês não? Eu quis dizer 1.000 giros....

Edgar Caldeira
16/07/2011, 00:41
Edgar, posso estar enganado, mas isto é lenda... a água só entra no motor pelo escapamento se o mesmo for desligado.

Tem outras histórias de que você não pode reduzir o giro do motor na água pois pode causar sucção dágua... também é tudo lenda para mim.



Gustavo, se você encontrar todas estas informações no MANUAL DO PROPRIETÁRIO, vc pode scanear e postar aqui? Realmente estou curioso para ver o que o manual diz nestas situações!

Hum... Eu jurava que ao engatar a re ele iria sugar ar para o espape ! Putz quanta trilhazinha eu deixei de engatar a ré com mede de sugar água !!!

Muito obrigado mais uma vez Fernando.

Edgar Caldeira
16/07/2011, 00:42
Edgar, estas suas dúvidas são bem comuns e vc tem razão em perguntar. Então é o seguinte:
1. O ideal é que vc entre no atoleiro já reduzido, embalado ou não.
2. Recomenda-se que não se pise na embreagem ao atravessar trechos alagados e isto parece ser certo. O problema é que aqui no pantanal fazemos trilhas onde passamos o dia inteiro dirigindo com água no meio da porta e, lógico, trocando de marchas o dia todo. Eu, pessoalmente, estou rodando com a mesma embreagem ha mais de 3 anos. Então, na minha opinião, desencane.
3. Nunca vi um troller tomar água pelo escape. Se vc der uma olhada no seu escape, ele tem uma curva na parte final que funciona como um sifão, dificultando a entrada de água. Da mesma forma, tenho colegas com escapes diretos de 4" retões e nunca beberam água.
Lembre-se que nossos motores diesel são de alto giro mas não chegam a mais de 5000 giros.
edit: também ja liguei e desliguei o carro no alagado e nunca deu bo.
É mais ou menos isso aí, keep on rocking!
ps: Gustavo, meu chará, perdeste uma bela oportunidade de ficar calado.

Entendi a dica Thunder! Porem meu carro é a gasolina hehehe altera algo do que você disse?

Muito obrigado por evitar as gracinhas dos *supostos fodões* ae que se julgam melhor que os outros !

Edgar Caldeira
16/07/2011, 00:45
Galera andei lendo umas reportagens e por que eles falam para não mudar de marcha?

Saiba Mais

Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:

1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.

2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.

3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.

4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.


FONTE: Tome cuidado ao atravessar trechos alagados - Automóveis - Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo.phtml?id=967597)

degodoy
16/07/2011, 01:21
Amigos gostaria da ajudas de vcs pois quando comprei meu troller a 4 meses atraz ele veio com o acionamento da tracao manual alavanca pois ate hoje nao sei qual e 4x4 nornal e 4x4 reduzido la no painel esta assim L do lado motorista esquerda ai H direita do lado do passageiro qual seria qual obrigado

Thunder_ot
16/07/2011, 01:31
Degodoy, L é de low, reduzida... H é de hi, 4x4 normal. Pra saber qual é qual, engate uma primeira, se o carro sair em velocidade normal, vc esta em H, se sair bem devagar, estilo trator, vc esta em low. Lembre-se de não fazer isso no alfalto.
valeu.

Thunder_ot
16/07/2011, 01:37
Edgar, em relação ao motor a gasolina, vc deve ter mais cuidado com o isolamento do distribuidor e central de injeção. Outra coisa boa de ser lembrada é seguir a onda... quando for atravessar um alagado, o primeiro choque do carro com a agua formará uma onda à frente do mesmo, o ideal é vc dosar a velocidade para seguir atras dessa onda e não atropelá-la... isso evita que o cofre do motor fique inteiramente submerso, protegendo a eletrônica.
falou.

fernandotf
16/07/2011, 08:48
Galera andei lendo umas reportagens e por que eles falam para não mudar de marcha?
Saiba Mais
Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:
1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.


Como disse, já li e escutei muito disso... mas eu NUNCA vi um caso de alguma viatura (diesel, gasolina, ...) apagar durante a travessia devido a entrada de água pelo escapamento...

De qualquer forma, entrar com uma marcha e rotação correta e não trocá-la é em geral um bom procedimento de travessia... seja para passar em água ou seja para passar em atoleiros, erosões e subidas.



2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.


Esta doeu... controlar a velocidade pela embreagem? Não sou especialista, nem dono da verdade e posso estar enganado e morder a lingua, mas o cara da reportagem VIAJOU! whawhwahawh



3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.


Novamente, VIAJOU!



4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.
FONTE: Tome cuidado ao atravessar trechos alagados - Automóveis - Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo.phtml?id=967597)

Alguns vídeos interessantes de travessia onde a viatura parou, deu ré, etc etc ...

‪Underwater crossing‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=3EgFTeRRP5w&feature=related)

‪Hummer H1 Off Road Driving COMPLETELY Underwater Experience!‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=j7gZ28Msa8g&feature=related)

Alejeep
16/07/2011, 10:35
Concordo com o Fernando em Genero, numero e grau;

Já atravessei alguns rios e alagados tmb, mas sempre com viaturas diesel e nunca tive qualquer problema com " refluxo ", Na minha humilde opiniao, tmb considero isso pura lenda.

Já o trocar de marchas dentro dágua, tmb nao muda nada, mesmo se o conjunto plato/ disco/ rolamento estiver submerso, não vai patinar e nao haverá desgaste maior por conta da troca de marchas. O QUE VAI AFETAR O CONJUNTO É SE O MOTORISTA FICAR PATINANDO A MESMA, fora isso, nao vejo problema algum.

Na minha humilde opiniao novamente, faltou um procedimento que faço sempre antes de entrar na agua ( 1 metro ou acima disso ).
- Sempre ponho o " bico " da viatura ou entro devagar na agua por simples cautela de deixar a parte debaixo do radiador e o carter dentro dágua e esfriar pelo menos um pouco, evitando um choque termico maior.

èssa é minha opiniao....

Abçs alagados à todos..... rs

Alejeep
16/07/2011, 10:41
Essa ai foi atravessando riozinho na serra canastra... Dá pra reparar bem o " acompanhando " a onda na frente...

Abçs

Neguinho t4
16/07/2011, 13:05
obs: LEIA O MANUAL DO PROPRIETÁRIO!!! é incrivel a quantia de informações que ele contém...


O que faz uma pessoa ter o trabalho de se logar no forum para responder isto?
Digamos que o amigo Edgar não tenha o manual.
Lamentável uma resposta dessa...não entra no forum pra fazer isso não amigo.

Jorgao
17/07/2011, 00:53
Acho que isso aqui deve te tranquilizar um pouco:

Carro ligado/desligado com motor submerso.

‪Troller resgatando Pickup em enchente‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8SA05exNK_U)

‪Troller resgatando Pickup (Continuação)‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=q1E64GCIcLE)

Com motor a gasolina eu teria bastante cuidado com isolamento e jamais submeteria a situações extremas. Mas, com relação a mudança de marchas e entrada de água pelo escapamento numa travessia, fico com os colegas foristas anteriores, é lenda, coisa do passado, de motores bem antigos.

Jorgao
17/07/2011, 01:01
Galera andei lendo umas reportagens e por que eles falam para não mudar de marcha?

Saiba Mais

Confira as principais dicas para atravessar um trecho alagado:

1 – Engate a primeira marcha e só mude quando passar pelo alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, a água pode entrar pelo escapamento e o motor apagar.

2 – Mantenha o carro acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita que a água entre.

3 – Se o escapamento estiver submerso e com um ruído diferente, como de bolhas, não acelere.

4 – Caso tenha que parar o carro, mantenha o pé na embreagem, coloque em ponto morto e pise nos freios com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entrará no motor.


FONTE: Tome cuidado ao atravessar trechos alagados - Automóveis - Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo.phtml?id=967597)

huauhhauuhau Edgar, fica tranquilo cara.
Tive a impressão que o autor da reportagem perguntou em algum boteco "Como se atravessa um trecho alagado?"

E está bem mal explicado as crendices! "Se ouvir bolhas não acelerar!?" Acho que ele estaria com medo de acelerar pois, ao precisar desacelerar o escapamento iria sugar água...

Enfim, com motores a gasolina, muito cuidado com tudo. Se faltar força ou estiver mal isolado vai apagar.

Edgar Caldeira
17/07/2011, 03:42
O que faz uma pessoa ter o trabalho de se logar no forum para responder isto?
Digamos que o amigo Edgar não tenha o manual.
Lamentável uma resposta dessa...não entra no forum pra fazer isso não amigo.

Nem perdi meu tempo respondendo esse idiota Neguinho... Tenho o manual escaneado e o original...

Edgar Caldeira
17/07/2011, 03:46
Bom, então já vi que posso engatar a ré sem medo em uma situação de lama ate a porta !!!
E se pegar alagado seja enchente ou rio na trilha entrar com o bico do carro esperar uns minutinhos manter a marcha e simbora !
Tenho o distribuidor vedado com uma camera de pneu e vou passar silicone no cabo da bobina! (correto?)

Outra duvida hehe

Se morrer? tapo o escapamento correto? Porem e se não der para tapar? Reboca para fora e da a partida?

Abraços e muito obrigado ao fernando,jorgao,Ale,Neguinho,Thunder e mais toda a galera pela humildade em passar o conhecimento !

Kotz
18/07/2011, 15:08
Edgar, pego trechos de água e lama pesada direto. A receita de bolo é sempre entrar de terceira marcha na reduzida, pois se precisar do carro já tá reduzido. Outro procedimento padrão é acelerar em "sopros" e "sambando" a direção, vou dizer o porquê.

Acelerando em sopro é acelerar até topar e depois desacelerar e acelerar até o final etc. Assim você faz o carro andar sem cavar o chão do atoleiro o que pode fazer você ficar atolado, além de ajudar a expulsar a lama dos sulcos do pneu, aliado a sambada na direção é show.

Quando o carro tá na lama ela se agrega nos sulcos do pneu e fica lá, assim o pneu fica patinando com facilidade principalmente em trechos pesados de lama com água. O ideal é você sambar a direção pra um lado e pra um outro que aí o pneu vai expulsando a lama pros lados e ganhando tração.

Thunder_ot
18/07/2011, 18:41
Kotz, bem lembrado! É assim mesmo.
Edgar, se meu carro morrer dentro da água, excluindo calço hidráulico, dou partida novamente... se pegar, vambora... se num pegar, guincha e vamos ver. Nunca ouvi falar de tampar o escapamento.
Valeu.

Patolino
19/07/2011, 01:39
Bom, então já vi que posso engatar a ré sem medo em uma situação de lama ate a porta !!!
E se pegar alagado seja enchente ou rio na trilha entrar com o bico do carro esperar uns minutinhos manter a marcha e simbora !
Tenho o distribuidor vedado com uma camera de pneu e vou passar silicone no cabo da bobina! (correto?)

Outra duvida hehe

Se morrer? tapo o escapamento correto? Porem e se não der para tapar? Reboca para fora e da a partida?

Abraços e muito obrigado ao fernando,jorgao,Ale,Neguinho,Thunder e mais toda a galera pela humildade em passar o conhecimento !

Estava com saudades do forum, então vim opinar de forma pontual e objetiva... rs...

Se o motor estiver funcionando, não entra agua no escapamento, não precisa colocar aqueles escapamentos bonitos do pessoal da toyota do rio gosta de colocar (nada contra pessoal!)
Morreu, escape submerso, por via das dúvidas, tira o carro na mão, só de tirar da água a maior parte dela já sai do escapamento. no plano, não tem como puxar agua devido a própria inclinação e curva do escape... Ao ligar, dá para fazer café com o que sair do escape pela pressão do ar... rs...
Não ficaria pensando em tampar o escapamento... é bobagem, uma vez fora, a água já desce...

Aí vc diz... Patolino FDP! Estou com medo de ligar e f... com tudo!!!! Inclina o carro com o macaco na dianteira para água sair (enquanto isso o pessoal da cerveja dá risada...)...

Agora, se morreu por conta da água, para tudo, nem encosta em nada, arranca as velas, dá partida até secar tudo...

Esses foram meus comentários objetivos a par do assunto... Como seu eu entendesse de alguma coisa...

Patolino
19/07/2011, 01:44
Abraços e muito obrigado ao fernando,jorgao,Ale,Neguinho,Thunder e mais toda a galera pela humildade em passar o conhecimento !

Não liga pro povo bobo do fórum, tenha certeza que é minoria.
Tem dúvida, pergunta, se não for respondido, pergunta e pesquisa até descobrir, e depois conta para gente, pois sua dúvida é dúvida também de um monte de gente (até daquele povo que é minoria....)

Patolino
19/07/2011, 01:48
Edgar, minha regra para trilhas é simples, na dúvida, estou sempre na reduzida (não estraga, pode usar a vontade), assim, vc sempre tem força.

Se tiver a oportunidade de fazer um curso de condução off-road, é muito bom! tiramos muitas dúvidas, e ganhamos outras que a cada trilha vamos solucionando e aprendendo... (em agosto acho que terá um em SP).

A única certeza que temos em trilhas, é que se a trilha acabar em cerveja, é melhor... rs...

Edgar Caldeira
19/07/2011, 04:03
Edgar, pego trechos de água e lama pesada direto. A receita de bolo é sempre entrar de terceira marcha na reduzida, pois se precisar do carro já tá reduzido. Outro procedimento padrão é acelerar em "sopros" e "sambando" a direção, vou dizer o porquê.

Acelerando em sopro é acelerar até topar e depois desacelerar e acelerar até o final etc. Assim você faz o carro andar sem cavar o chão do atoleiro o que pode fazer você ficar atolado, além de ajudar a expulsar a lama dos sulcos do pneu, aliado a sambada na direção é show.

Quando o carro tá na lama ela se agrega nos sulcos do pneu e fica lá, assim o pneu fica patinando com facilidade principalmente em trechos pesados de lama com água. O ideal é você sambar a direção pra um lado e pra um outro que aí o pneu vai expulsando a lama pros lados e ganhando tração.


Caramba Kotz, muito obrigado mesmo. Isso realmente vai valer a pena !

Duvida!

Caso no meu do alagado ou atoleiro alto (ate quase o capo) o carro perder força eu posso jogar de terceira marcha para primeira numa boa?

:freaking:

Edgar Caldeira
19/07/2011, 04:05
Estava com saudades do forum, então vim opinar de forma pontual e objetiva... rs...

Se o motor estiver funcionando, não entra agua no escapamento, não precisa colocar aqueles escapamentos bonitos do pessoal da toyota do rio gosta de colocar (nada contra pessoal!)
Morreu, escape submerso, por via das dúvidas, tira o carro na mão, só de tirar da água a maior parte dela já sai do escapamento. no plano, não tem como puxar agua devido a própria inclinação e curva do escape... Ao ligar, dá para fazer café com o que sair do escape pela pressão do ar... rs...
Não ficaria pensando em tampar o escapamento... é bobagem, uma vez fora, a água já desce...

Aí vc diz... Patolino FDP! Estou com medo de ligar e f... com tudo!!!! Inclina o carro com o macaco na dianteira para água sair (enquanto isso o pessoal da cerveja dá risada...)...

Agora, se morreu por conta da água, para tudo, nem encosta em nada, arranca as velas, dá partida até secar tudo...

Esses foram meus comentários objetivos a par do assunto... Como seu eu entendesse de alguma coisa...

Patolino meu querido vizinho rs

Duvida! Tiro as velas do distribuidor ou do motor?

Abraços

Edgar Caldeira
19/07/2011, 04:09
Edgar, minha regra para trilhas é simples, na dúvida, estou sempre na reduzida (não estraga, pode usar a vontade), assim, vc sempre tem força.

Se tiver a oportunidade de fazer um curso de condução off-road, é muito bom! tiramos muitas dúvidas, e ganhamos outras que a cada trilha vamos solucionando e aprendendo... (em agosto acho que terá um em SP).

A única certeza que temos em trilhas, é que se a trilha acabar em cerveja, é melhor... rs...


Po patolino, se acredita que ate hoje eu tenho um certo receio de usar a reduzida? Sei la na minha cabeça de iniciante penso que força demais e vai quebrar !!!!

Vamos marcar de tomar uma breja, já que você mora a 2 quadras de casa hehehehe

Kotz
20/07/2011, 14:51
Caramba Kotz, muito obrigado mesmo. Isso realmente vai valer a pena !

Duvida!

Caso no meu do alagado ou atoleiro alto (ate quase o capo) o carro perder força eu posso jogar de terceira marcha para primeira numa boa?

:freaking:

Opa amigo Boa Tarde

Primeiro passa pra segunda, depois tenta a primeira.

Agora, a primeira reduzida vai cavar muito e provavelmente o carro não vai sair, só se tu tiver muito controle de acelerador e sambada na direção ou tiver uma parte mais dura do piso do atoleiro/poça. Nunca vi ninguem passar em lama de primeira reduzido, piora a situação podendo cavar até cepar e complica para o guincho tirar devido ao "efeito ventosa".

Recomendo passar de terceira reduzida mesmo. Tem que avaliar a lama, se ela for muito pegajosa e rasa é melhor passar um pouco embalado, agora se tiver muita água não é recomendável. Tem sempre se lembrar de passar com o ar condicionado desligado e ter a certeza que a ventoinha do radiador não está funcionando pois ela pode cortar o radiador...

Abraço

Edgar Caldeira
21/07/2011, 01:24
Opa amigo Boa Tarde

Primeiro passa pra segunda, depois tenta a primeira.

Agora, a primeira reduzida vai cavar muito e provavelmente o carro não vai sair, só se tu tiver muito controle de acelerador e sambada na direção ou tiver uma parte mais dura do piso do atoleiro/poça. Nunca vi ninguem passar em lama de primeira reduzido, piora a situação podendo cavar até cepar e complica para o guincho tirar devido ao "efeito ventosa".

Recomendo passar de terceira reduzida mesmo. Tem que avaliar a lama, se ela for muito pegajosa e rasa é melhor passar um pouco embalado, agora se tiver muita água não é recomendável. Tem sempre se lembrar de passar com o ar condicionado desligado e ter a certeza que a ventoinha do radiador não está funcionando pois ela pode cortar o radiador...

Abraço


Poxa vida, mais uma dica preciosa.
Passar sempre em terceira reduzida no atoleiro ! Caramba eu sempre usava a primeira marcha rs.
3 reduzida nãp é fraca e o motor vai perder muita força?

Abraços

Gutemberg Carlos
21/07/2011, 15:23
"3 reduzida nãp é fraca e o motor vai perder muita força?"

Edgar, você tem que conhecer melhor a sua viatura, e uma das melhores maneiras é testando até chegar a melhor forma de ultrapassar obstáculos respeitando os limites do carro claro. A 3 reduzida do Troller é muito forte, e com o motorzão que ele tem dificilmente ele baixa rotação nessa situação. Eu geralmente uso a 3 reduzida para transpor obstáculos de dunnas, atoleiros. Conhecendo melhor seu Troller você quando olhar o obstáculo já vai saber a melhor maneira e marcha a ser utilizada para superá-lo.

Abraço.

pedro bonadio
24/07/2011, 19:41
O troller dele é 2.0 e não aguenta uma 3ª reduzida, 2ª no máximo.

dojao campeao
25/07/2011, 13:43
Engraçadinhos vocês não? Eu quis dizer 1.000 giros....

Edgar, "quem com ferro fere, com ferro será ferido"! Você gosta tanto de "zoar" com os outros, agora está levando umas "gozadinhas"! Esquenta não neném, jovem é outro papo! Abraço. dojao campeao

dojao campeao
25/07/2011, 13:50
Patolino meu querido vizinho rs

Duvida! Tiro as velas do distribuidor ou do motor?

Abraços

Pessoal, alguém já viu velas em distribuidor??????????? dojao campeao

zeca_cj
25/07/2011, 19:41
Edgar,

o pessoal q falou 3 marcha é do troller diesel. pro seu caso, a marcha ideal pra transpor obstaculos é a 2 marcha.

com o tempo vc vai pegando essas manhas sobre a tocada do carro.

a vela fica presa no bloco do motor, removendo-a no caso de ter ficado num alagado e o carro aspirado agua e morrido vc tera um acesso ao cilindro do motor. Sem a vela vc gira a chave e o arranque vai girar o bloco, onde consequentemente o movimento do pistao irá expulsar a agua que nele estiver.

Ja vi alguns videos legais no youtube desse procedimento. é simples e até legal de se ver (qnd nao se esta na pele do proprietario).

Edgar Caldeira
26/07/2011, 00:08
O troller dele é 2.0 e não aguenta uma 3ª reduzida, 2ª no máximo.

Yeap, na trilha de sabado já tirei todas minhas duvidas.

gasosa a 2 reduzida é a ideal, bruta pra caramba.

Troquei de marcha em trechos de agua ou lama ate a porta e foi sem problemas .

Gutemberg Carlos
26/07/2011, 12:16
Yeap, na trilha de sabado já tirei todas minhas duvidas.

gasosa a 2 reduzida é a ideal, bruta pra caramba.

Troquei de marcha em trechos de agua ou lama ate a porta e foi sem problemas .

Pronto, agora que vc aprendeu que vai ficar "PIRIGOSO" mesmo. É isso aí Edgar, é na prática que se aprende, valeu.

Edgar Caldeira
27/07/2011, 00:29
Pronto, agora que vc aprendeu que vai ficar "PIRIGOSO" mesmo. É isso aí Edgar, é na prática que se aprende, valeu.

Hahaha Gutemberg.
É isso ae, valeu pelas dicas!