Ver Versão Completa : Ford Explorer vs Cherokee Sport
Olá a todos do fórum,
Quem acompanhou meu tópico anterior http://www.4x4brasil.com.br/forum/suvs-sport-utility-vehicles/92611-dicas-de-compra-ford-explorer-xlt-4-0-4x4-v6-1998-a.html sabe do meu interesse num desses veículos. Antes já tinha postado esse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/92488-picape-cxb-para-familia-e-trabalho-ajuda.html e fui muito bem esclarecido e orientado. Continuei a procura de mais informações desse tipo de carro e não consigo chegar a uma conclusão definitiva a respeito do custo benefício deles. Sei que quero manutenção robusta, conforto, amplo espaço interno e de bagageiro, enfim, um carro "macho" o suficiente para enfrentar essas malditas ruas esburacadas de Fortaleza, viajar de vez em quando no final de semana, ter um certo status e um carro robusto em relação a mecânica. Consultei os carros numa faixa de preço de até 20 mil reais e só vi como opções a Ford Explorer 98 e a Cherokee Sport, ambas ano 97, motor V6, 4x4, alta kilometragem (120 mil e 160 mil KM, respectivamente) e todos os mimos possíveis, inclusive o raro ABS na XJ.
A Ford Explorer custa 17 mil, completa, sem multas ou problemas de documento, segundo o vendedor sem nada para fazer, totalmente original. A Cherokee Sport tá custando 17 mil também, com kit GNV, sem multas ou pendências, com as manutenções em dia por um mecânico considerado especialista nesse carro pelo atual proprietário. Em todas as oficinas que consultei, a opinião geral é: Carros problemáticos. Interessante notar que quando eu falava que a mecânica da Explorer é a mesma da Ranger V6, eles até se assustavam, pasmos com a minha declaração! Apenas numa delas consegui sentir "firmeza", onde mencionaram que os dois carros são excelentes compras, mas que devem ser cuidadosamente inspecionados no ato da avaliação, especialmente a Cherokee, mas que nas duas a manutenção é incomum e que tem muitas peças de reposição no mercado, com preços e mão-de-obra mais em conta do que outros concorrentes, como a Pajero e Hilux.
Meu coração neste momento bate forte. Não sei se deixar pra lá pode ser algo sensato, mas talvez não seja. Estou inclinado pela XJ, devido ao fato dela já possuir GNV, sistema ABS, não pagar mais IPVA, possibilidade de "financiamento" junto ao proprietário, fixando parcelas com documentação firmada em cartório, ter menos depreciação e mais procura também. Alguns fatores negativos na Explorer são a falta de documentação se a mesma passou pelos Recalls, não ter garantia de caixa de marcha e motor, mesmo comprando em loja de usados, peças de acabamento quebradas e ... acho que só! Querer por querer, com certeza ficaria com a "Fordona" devido aos excelentes comentários dela aqui Best Cars Web Site - Teste do Leitor - Opinio de proprietrios de Ford Explorer (http://bestcars.uol.com.br/tl4/explorer.htm) e em todos os links que vi aqui do fórum que a comparavam com outros, até mesmo com a XJ. Mas a escolha mais "racional" parece ser mesmo o jipe, não tanto pelas suas qualidades, mas pelas condições.
Amigos, com o exposto acima, o que acham?
obs: Nem pensar, não adianta sugerir a Blazer! Li e reli muito sobre esse carro, parece ser um pepino daqueles, apesar de ter manutenção mais em conta. Mas casamento por casamento, me decido por outra.
obs2: Não acho a Hilux SW4 ou a Pajero como boas opções, devido ao seu alto preço e manutenção realmente cara quando preciso. Em comparação com a Explorer e a Cherokee Sport, pelo menos segundo as pesquisas em diversos links e oficinas que fiz, são manutenções caras e exigem gente bem mais especializada. Peço perdão de forma humilde se realmente falei besteira, e solicito correção caso seja exatamente o contrário. Percebam também que onde estou é em Fortaleza.
obs3: Moradores de Fortaleza que estejam vendo esse tópico e porventura sejam felizes proprietários de algum desses veículos, por favor, eu imploro, me ajudem!!! Meu email, com permissão do moderador é daniel.pcs@hotmail.com. Agradeço todo tipo de ajuda e contato possível.
Mais uma vez, agradeço a atenção de todos.
Daniel,
carros nesse ano é estado de conservação.
Vá com o que vc gostou mais, pq ambos são muito bons para o que vc quer;)
Abraços,
Grélo.
Boa Noite Paulo quanto a kilometragem 120.000 ou 160.000 isso não é nada para estes motores se feita mautenção correta agora vc tem que andarnos dois carros e ver qual vc se adapta melhor ok um abaço
fbmiguel4x4
13/07/2011, 22:14
Oi Paulo,
Passeio por algo parecido no final do ano passado e no final fiquei com a XLT e estou muito satisfeito.
Abraço
Fernando
Caros colegas proprietários da Explorer, o que estão achando dela? Como anda a manutenção?
Pesquisei mais sobre a Cherokee e me assustei um pouco. Problemas com eletrônica, vários casos em que o motor fundiu por superaquecimento... Complicado demais.
lcdalzoc
14/07/2011, 08:56
Se vc não quiser ter muitos sustos, vai de Explorer. Tem muitas peças compartilhadas com a Ranger, que ainda está em produção. Mas lembre-se que veículos importados dessa idade sempre podem dar alguns $ustos. Procure pelo melhor estado de conservação e leve no mecânico pra averiguar.
Vinicius Hauagge
14/07/2011, 11:36
Tenho uma explorer há quase dois anos.... tive problemas para acertar o cambio automático, mas quando comprei sabia que ele estava ruim... Agora, só alegrias... Tenho uma ranger e um i30, mas a explorer certamente é o mais confortável e o preferido!
marcio_bispo
14/07/2011, 13:24
Paulo
Nunca tive Explorer ou Cherokee, mas fico namorando as duas de longe para ser a viatura de ralação para trilhas mais pesadas. Já andei pesquisando sobre o assunto e é difícil de se escolher entre ambas, apesar de tender para aquela com o carinhoso apelido de "jaca", a explorer. Mas uma coisa com certeza eu tentaria evitar: carro com kit gás. Vc não sabe quanto tempo o cara usou gás direto, se o kit é de qualidade, se de vez em quando usava gasolina, etc. Pois gás tende a acelerar o desgaste do motor, que nestas viaturas tem mnt cara. Assim eu iria preferir a Explorer, claro que se tivesse certeza de que ela nunca viu gás.
Alessandro,
14/07/2011, 14:31
Estou com a minha XLT há 7 meses. De manutenção, somente a suspensão dianteira que estava batendo por desgaste.
Por precaução, troquei as balanças superiores, terminais de direção (essas estavam realmente gastas), buchas e pivôs da bandeija inferior ao custo das peças de R$ 480,00.
Antes eu tinha um Marea, carro de passeio com custo de manutenção semelhante a qq outro de categoria de luxo. Só a balança inferior de um carro desses, já custa quase o valor total do que gastei pra renovar a suspenção dianteira da Explorer.
Imagine como eu me senti com essa diferença de custos!
:cool:
... fico namorando as duas de longe para ser a viatura de ralação para trilhas mais pesadas...
Márcio,
se é isso em negrito que vc quer, Cherokee na cabeça!!!
Abraços,
Grélo.
Aliás, para dar uma embolada na cabeça do pessoal:D
Se vc quer o conforto da Explorer e a valentia da Cherokee Sport, a dica é uma Grand Cherokee Laredo!!!;)
Abraços,
Grélo.
Vinicius Hauagge
14/07/2011, 18:44
Grelo, vou discordar de vc.... as exploreres até 1994 sao muito resistentes... basta dar uma olhada no youtube, há inúmeros videos lá.... cherokee para trilha é a sport, as outras são monobloco..... tem um tópico que eu criei, explorer na trilha.... lá tem um monte de dicas e sugestões... abraço!
Concordo com os colegas! fuja do GNV!
pense também numa explorer V8 limited!!
mega conforto com gasto muito prox das v6 e 220cv numa 4x4 full time!!
por 20 mil tem na webmotors!
abs e boa sorte
joao
Bom dia um palpite ( fuja do GNV ) em V8 porque tenho na minha V6 e não da problemas assim como varios colegas aqui tambem tem
Estes carros variam de acordo com o ex-dono procedencia com a manutenção voce pode encontrar uma que nunca usou gnv e ter muitos aborrecimentos um carro com manutenção em dia com certeza tera menor chance de ter problemas ok um abraço.:pipoca:
Grelo, vou discordar de vc.... as exploreres até 1994 sao muito resistentes... basta dar uma olhada no youtube, há inúmeros videos lá.... cherokee para trilha é a sport, as outras são monobloco..... tem um tópico que eu criei, explorer na trilha.... lá tem um monte de dicas e sugestões... abraço!
Vinicius,
não estou dizendo que as Explorer's não são resistentes, mas as Cherokee's Sport vc pode prepará-las com kits importados de uma maneira muito mais fácil e de uma maneira que as Ford's não chegaram nunca;)
Por isso eu disse: para trilhas pesadas, Cherokee Sport!:D
Olha aqui a Cherokee de um amigo aqui do RJ:
‪Jeep Cherokee Sport‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9sAsQBtmqr8&feature=youtube_gdata_player)
Ah! Outra coisa, só o Wrangler é chassi. Todas as Cherokees são monoblocos;)
Abraços,
Grélo.
Amigos, lembram-se de quando eu disse que a Blazer nem pensar? Pois bem, em uma loja de usados aqui bem conceituada, está a venda uma por 11 mil. É a DLX 4.3, ano 96, completa e com kit GNV, na cor branca. Além disso, como se não bastasse, apareceu outra XJ com apenas 100 mil rodados, ano 98, completíssima, a gasolina somente, pneus novos, por apenas 17 mil :confused:
É como dizem, quem procura, acha!
fbmiguel4x4
16/07/2011, 12:20
A Explorer vai bem trilha sim de preferencia até 94 que tem suspensão dianteira TTB (Twin Traction Bean) eixo rigido muito resistente. Melhor que essa para trilha só as Navaros que são 2 postas e tem o chassi mais curto. Não tenho nenhuma reclamação quanto ao GAS, o carro não perde quase nada de força e faz 9 a 10km/M3 na estrada. Fazendo as manutenções preventivas, gasta-se pouco e é só alegria.
Abraço
Vinicius Hauagge
17/07/2011, 12:30
Achei que as Sport tinham chassis!
Obrigado pela informação,
Abraço,
Vinicius!
Seguem umas fotinhas de Cherokee Sport preparadaça:violao:
Abraços,
Grélo.
Tive a mesma dúvida quando comprei minha viatura offroad. Para resumir vou colocar em itens as vantagens e desvantagens que conheço:
1- Potência: Ambas são excelentes, Explorer XLT 1994 4x4 (existem as 4x2) 167cv e CSport 1998 177cv 4x4. Gasolina
2- Robustez: As Cherokee possuem menos apliques e são mais simples, por isso menos suscetíveis a falhas ou partes da carroceria danificadas. No entanto as Explorer são montadas sobre a plataforma da Bronco Americana, que faz jus a seu nome. É claro que uma preparação da carroceria poderia ser feita em ambas, aumentando a resitência.
3- Conforto: A Explorer ganha de longe. É uma típica SUV de família Americana e possui vários itens elétricos, inclusive piloto automático, enquanto pouquíssimas Cherokee Sports possuem. Ainda a Explorer ganha por ter bancos elétricos, abertura do vidro traseiro separado da porta, bancos rebatidos até o nível do assoalho, estepe externa o que garante maior espaço do porta malas em comparaçâo a cherokee. Alíás esse sempre foi uma grande falha da Jeep corrigida nas Cherokee Sports apartir de 2002. Enfim conforto com certeza Explorer.
4- Desempenho offroad: Aqui a Cherokee ganha, principalmente se for original de fábrica. A Explorer possue saias laterais e spoiler frontal que podem ser retirados, mas atrapalham se for mantida a originalidade. Cherokee é um pouco mais alta em relação ao solo e possui menor distancia entre eixos.
5- Manutenção: Explorer ganha novamente. Várias peças são encontradas nas concessionárias Ford, tem compatibilidade com as Ranger V6 em motor e alguns itens da acabamento (ex: o guincho do estepe que vai por baixo da carroceria). Se quiser uma conversão flex, a Cherokee dificulta por exigir uma bomba de combustivel indicada para ela. A Explorer usa sistema Borsh e tem várias bombas flex compatíveis no mercado nacional. O custo de manutenção da Cherokee é no geral consideravelmente mais caro que a Explorer.
6- Consumo: Exatamente o mesmo. Na prática é: 5 km/l cidade e 7 km/l ou talvez 8km/l na estrada.
7-Cambio: Robustos, automáticos de 4 velocidades em ambas. Traçadas com reduzida. Na Explorer os acionamentos são por botões no painel, e na Cherokee por alavanca no assoalho. Mas em ambos os casos, engajamento assitido, isto é, o famoso T-case. A Explorer possue a opção de câmbio mecânico de fábrica. Já todas, eu disse todas, as Cherokee Sports desse ano são automáticas. Caso você encontrar uma mecânica, foi por adaptação, a menos que tenha sido uma importação independente
8- Espaço interno: A Explorer é bem mais espaçosa e o seu porta malas é aproveitado pois não carrega o estepe. Já a Cherokee é mais compacta internamente e o seu porta malas perde espaço em função do estepe.
Minha conclusão:
Você não exige espaço (solteiros talvez), não se importa com luxos em excesso, quer um offroad direto de fábrica e tem grana para manutenção. Eu digo Cherokee Sport.
Você gosta de conforto, espaço e quer um carro de fácil manutenção. E se for usar como offroad esta disposto a fazer algumas pequenas alterações no veículo. Eu digo Ford Explorer.
Boa lama a todos!
Tive a mesma dúvida quando comprei minha viatura offroad. Para resumir vou colocar em itens as vantagens e desvantagens que conheço:
1- Potência: Ambas são excelentes, Explorer XLT 1994 4x4 (existem as 4x2) 167cv e CSport 1998 177cv 4x4. Gasolina
2- Robustez: As Cherokee possuem menos apliques e são mais simples, por isso menos suscetíveis a falhas ou partes da carroceria danificadas. No entanto as Explorer são montadas sobre a plataforma da Bronco Americana, que faz jus a seu nome. É claro que uma preparação da carroceria poderia ser feita em ambas, aumentando a resitência.
3- Conforto: A Explorer ganha de longe. É uma típica SUV de família Americana e possui vários itens elétricos, inclusive piloto automático, enquanto pouquíssimas Cherokee Sports possuem. Ainda a Explorer ganha por ter bancos elétricos, abertura do vidro traseiro separado da porta, bancos rebatidos até o nível do assoalho, estepe externa o que garante maior espaço do porta malas em comparaçâo a cherokee. Alíás esse sempre foi uma grande falha da Jeep corrigida nas Cherokee Sports apartir de 2002. Enfim conforto com certeza Explorer.
4- Desempenho offroad: Aqui a Cherokee ganha, principalmente se for original de fábrica. A Explorer possue spoilers laterais e frontais que podem serem retirados, mas atrapalham se forem mantidos a originalidade. Cherokee é um pouco mais alta em relação ao solo e possui menor distancia entre eixos.
5- Manutenção: Explorer ganha novamente. Várias peças são encontradas nas concessionárias Ford, tem compatibilidade com as Ranger V6 em motor e alguns itens da acabamento (ex: o guincho do estepe que vai por baixo da carroceria). Se quiser uma conversão flex, a Cherokee dificulta por exigir uma bomba de combustivel indicada para ela. A Explorer usa sistema Borsh e tem várias bombas flex compativeis. O custo de manutenção das Cherokees são no geral consideravelmente mais caro que as Explorers.
6- Consumo: Exatamente o mesmo. Na prática é: 5 km/l cidade e 7 km/l ou talvez 8km/l na estrada.
7-Cambio: Robustos, automáticos de 4 velocidades em ambas. Traçadas com reduzida. Na Explorer os acionamentos são por botões no painel, e na Cherokee por alavanca no assoalho. Mas em ambos os casos, engajamento assitido, isto é o famoso T-case. A Explorer possue a opção de câmbio mecânico de fábrica. Já todas, eu disse todas, as Cherokee Sports desse ano importadas são automáticas. Caso você encontrar uma mecânica, foi por adaptação.
8- Espaço interno: A Explorer é bem mais espaçosa e o seu porta malas é aproveitado pois não carrega o estepe. Já a Cherokee é mais compacta internamente e o seu porta malas perde espaço em função do estepe.
Minha conclusão:
Você não exige espaço (solteiros talvez), não se importa com luxos em excesso, quer um offroad direto de fábrica e tem grana para manutenção. Eu digo Cherokee Sport.
Você gosta de conforto, espaço e quer um carro de fácil manutenção. E se for usar como offroad esta disposto a fazer algumas pequenas alterações no veículo. Eu digo Ford Explorer.
Boa lama a todos!
Os problemas elétricos que a Cherokee costuma dar são muito mais complexos que os da Explorer, além disso não é qualquer mecânico que tem qualificação e conhecimento pra mexer nesse carro, tirando que tem que ficar importando peças que demoram para chegar, isso quando chegam... Esse são fatores que me fizeram pegar a Explorer. A desvantagem da Xplo, principalmente das 95 em diante é que elas não dão tanta opção para preparação para trilhas mais pesadas...
[]´s
fervitaracampinas
02/05/2012, 16:50
amigos adquiri uma explo 94 4x4 com cambio mecanico , manutenção só a roda livre que quebrou porem ja veio bichada , substitui por uma manual da avm ( r$ 700 moedas ) coloquei pneus 31/10,5 r15 da mamute e na trilha foi só alegria e na minha opinião explorer pra manter é mais em conta e acha peça facil demais ( internet é uma mãe ) unico ponto negativo dela na trilha é diferencial dianteiro muito proximo ao solo fazendo que que trave nos famosos facões fora isso nada , mas nada mesmo que a desabone vai de explorer e seja feliz .
bragajunior
24/01/2019, 18:35
Estou pesquisando para comprar nesse ano um 4x4, sempre fui acostumado com Defender, tive uma 90 1986 (Land Lover Club | 4x4xFOREVER (https://landloverclub.wordpress.com/)), gostaria de ter a mesma no Brasil, só que o pre$$o não dá no momento,
atualmente estou com uma ecosport 2005 e gostaria de entrar em algumas trilhas básicas, nada de verde 1,2 e 3
gostei da eco e a explorer me pareceu uma baita upgrade, me lembra muito a landcruiser que costumava ver na Africa.
Com essa pesquisa que meu amigo zagaia fez ajudou ainda mais minha escolha, e saber também que a xplorer tem a base da Bronco Americana... adoro esse carro.
Valeu pela pesquisa!
Tive a mesma dúvida quando comprei minha viatura offroad. Para resumir vou colocar em itens as vantagens e desvantagens que conheço:
1- Potência: Ambas são excelentes, Explorer XLT 1994 4x4 (existem as 4x2) 167cv e CSport 1998 177cv 4x4. Gasolina
2- Robustez: As Cherokee possuem menos apliques e são mais simples, por isso menos suscetíveis a falhas ou partes da carroceria danificadas. No entanto as Explorer são montadas sobre a plataforma da Bronco Americana, que faz jus a seu nome. É claro que uma preparação da carroceria poderia ser feita em ambas, aumentando a resitência.
3- Conforto: A Explorer ganha de longe. É uma típica SUV de família Americana e possui vários itens elétricos, inclusive piloto automático, enquanto pouquíssimas Cherokee Sports possuem. Ainda a Explorer ganha por ter bancos elétricos, abertura do vidro traseiro separado da porta, bancos rebatidos até o nível do assoalho, estepe externa o que garante maior espaço do porta malas em comparaçâo a cherokee. Alíás esse sempre foi uma grande falha da Jeep corrigida nas Cherokee Sports apartir de 2002. Enfim conforto com certeza Explorer.
4- Desempenho offroad: Aqui a Cherokee ganha, principalmente se for original de fábrica. A Explorer possue saias laterais e spoiler frontal que podem ser retirados, mas atrapalham se for mantida a originalidade. Cherokee é um pouco mais alta em relação ao solo e possui menor distancia entre eixos.
5- Manutenção: Explorer ganha novamente. Várias peças são encontradas nas concessionárias Ford, tem compatibilidade com as Ranger V6 em motor e alguns itens da acabamento (ex: o guincho do estepe que vai por baixo da carroceria). Se quiser uma conversão flex, a Cherokee dificulta por exigir uma bomba de combustivel indicada para ela. A Explorer usa sistema Borsh e tem várias bombas flex compatíveis no mercado nacional. O custo de manutenção da Cherokee é no geral consideravelmente mais caro que a Explorer.
6- Consumo: Exatamente o mesmo. Na prática é: 5 km/l cidade e 7 km/l ou talvez 8km/l na estrada.
7-Cambio: Robustos, automáticos de 4 velocidades em ambas. Traçadas com reduzida. Na Explorer os acionamentos são por botões no painel, e na Cherokee por alavanca no assoalho. Mas em ambos os casos, engajamento assitido, isto é, o famoso T-case. A Explorer possue a opção de câmbio mecânico de fábrica. Já todas, eu disse todas, as Cherokee Sports desse ano são automáticas. Caso você encontrar uma mecânica, foi por adaptação, a menos que tenha sido uma importação independente
8- Espaço interno: A Explorer é bem mais espaçosa e o seu porta malas é aproveitado pois não carrega o estepe. Já a Cherokee é mais compacta internamente e o seu porta malas perde espaço em função do estepe.
Minha conclusão:
Você não exige espaço (solteiros talvez), não se importa com luxos em excesso, quer um offroad direto de fábrica e tem grana para manutenção. Eu digo Cherokee Sport.
Você gosta de conforto, espaço e quer um carro de fácil manutenção. E se for usar como offroad esta disposto a fazer algumas pequenas alterações no veículo. Eu digo Ford Explorer.
Boa lama a todos!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.