Conectar

Ver Versão Completa : JEEP NA ESTRADA SÓ SOBE DE 50 KM/H

Ian Moreira
30/09/2003, 12:18
Primeiramente gostaria de dizer que é a 1º vez que posto uma mensagem neste forum, pois sou usuário á apenas uma semana, e agradecer a oportunidade de realizar perguntas e trocar experiências com todos vocês, bem minha pergunta é a seguinte:
um jeep 6cc BF 161, carburado, sem ignição eletrônica, com giclê 32 mm, 03 marchas, na estrada ele só consegue subir a 50KM/H? gostaria pelo menos de conseguir subir de 80 KM/H, aqui em Goiás, mais precisamente am Anápolis, quase todos me dizem que é normal, com excessão de dois amigos meus, um eu andei com ele no jeep dele, mesma coisa que o meu só que com ignição eletrônica, andamos á 110 km/h, e em uma subida bem forte e comprida caiu para 85 km/h.
O que posso fazer no meu para melhorar o rendimento, será que está desregulado(carburador,válvulas,)?alguém pode me ajudar?

Cícero Franco
30/09/2003, 12:32
O BF161 tem torque em baixa rotação. Isto significa que ele vai ter força em velocidades mais baixas. Conforme a subida a velocidade cai mesmo, mas ele sobe.

[]s

monge
01/10/2003, 01:35
Fala Gente... :D

Ian, isso pode ocorrer por causa de N fatores, vou citar alguns:

:arrow: Platinado e condensador
:arrow: Velas
:arrow: Relação de diferencial curta
:arrow: Motor pedindo arrego
:arrow: Carburador

Só para vc ter uma idéia, um colega meu daqui da minha cidade colocou um motor de opala 4 cc no jeep dele e carburador do corcel. Eu andei e achei o jeep amarrado. :roll:

Æ um outro mais cabeçudo ainda coloca um motor de opala 4cc e enfia um carburador de fusca no jeep. :roll: :roll: :shock:

Diz ele que quer o jeep economico. Ta andando, mas qualquer subidinha ele pede 3, 2, primeira... dependendo do morro vai ter que traçar e reduzir pra subir... :roll:

Comece pelas coisas mais baratas, como uma boa limpeza na carburador, troca de platinado e condensador, e vai testando. :)

Eu tinha no meu jeep a relação 9/44, andava que era uma coisa de louco no asfalto. mas na trilha eu achava meio xoxo. :roll: Mudei pra 8/43, senti ele amarrado no asfalto, mas ando tranquilo entre 80 e 100 k/h :D E nas trilhas senti uma melhora significativa. :D

[]'s com motorzão 3.000 ainda... e feliz

Eugênio

Ian Moreira
01/10/2003, 09:43
Ian, isso pode ocorrer por causa de N fatores, vou citar alguns:

:arrow: Platinado e condensador
:arrow: Velas
:arrow: Relação de diferencial curta
:arrow: Motor pedindo arrego
:arrow: Carburador

Monge o meu está com platinado novo, velas ngk novas, cabo de velas novos, bobina nova, relação 9/44, me disseram que pode ser válvulas, e te pergunto o motor 3000 anda bem? muda bastante em relação ao BF161?

monge
01/10/2003, 09:58

Ian mudar muda alguma coisa sim, afinal é um motor mais potente. :D

Se vc já olhou tudo isso no seu e não resolveu, provavelmente pode ser o motor mesmo então... :cry:

[]'s

Eugênio

Mauro B.
01/10/2003, 22:57
Oi Ian !!! :D
...bem minha pergunta é a seguinte:
um jeep 6cc BF 161, carburado, sem ignição eletrônica, com giclê 32 mm, 03 marchas, na estrada ele só consegue subir a 50KM/H?...O que posso fazer no meu para melhorar o rendimento, será que está desregulado(carburador,válvulas,)?alguém pode me ajudar?
Cara, teu carburador não tá afogando teu motor não??? Tipo, vc está com um giglê #32, enquanto que o original é #25.... :shock:

[]'s

monge
02/10/2003, 01:01

Ian, qual o tamanho dos pneus que vc está usando???

[]'s

Eugênio

Ian Moreira
02/10/2003, 08:42

Ian, qual o tamanho dos pneus que vc está usando???

[]'s

Eugênio
Estou usando pneus scorpion 255x75x15 recapados com borracha p/caminhão canavieiro conhecida como "VLL" chega a 1.8 cm maior que o pneu SCORPION original no raio (3.6 cm na altura total) será que é por isso?

Ian Moreira
02/10/2003, 08:50
Oi Ian !!! :D
...bem minha pergunta é a seguinte:
um jeep 6cc BF 161, carburado, sem ignição eletrônica, com giclê 32 mm, 03 marchas, na estrada ele só consegue subir a 50KM/H?...O que posso fazer no meu para melhorar o rendimento, será que está desregulado(carburador,válvulas,)?alguém pode me ajudar?
Cara, teu carburador não tá afogando teu motor não??? Tipo, vc está com um giglê #32, enquanto que o original é #25.... :shock:

[]'s
Eu disse isso para meu mecânico ele disse que não e tarárá...., eu mesmo queria colocar um giclê 25 ou 28, mas será que eu mesmo consigo regular a entrada de ar do giclê de marcha lenta, a borboleta de entrada de ar..., me dêem algumas dicas que eu mesmo vou tentar regular este carro.
Um abraço e obrigado.

Eduardo Velo
02/10/2003, 09:09
Ian , compra gicles de 30 , 28 e 25 (são bem baratos) , vai andando com ele e trocando , o ajuste de ar é simples , tem um parafuso na base do carbura , vc abre ou fecha a entrada de ar até atingir o rpm desejado sem que o motor fique balançando , foi assim que acertamos os dos colegas , empiricamente , deve ter alguma técnica mais eficiente , essa perde um tempo mas funciona pra acertar giclagem ...
Boa sorte

Pedro Bachir
03/10/2003, 21:47
E ae?

Não coloca o 25, o bf da F- 75 tava com ele, e é muito pouco pra ele, quando vc pisava com vontade ela começava a falhar, passei pro 29, agora acho que está injetando um pouco mais de combustivel que o necessário, pois em marcha lenta cheira um pouco combustivel. :D

Aproveitando o tópico, eu estava pensando em alargar um pouco o 25, com uma furadeira, pois em minha cidade não acha um intermediário, é ou 25 ou 29, o que vcs acham? :?

Espero a resposta :D

FLW :)

Mauro B.
05/10/2003, 13:33
Fala pessoal !!! :D

...eu mesmo queria colocar um giclê 25 ou 28, mas será que eu mesmo consigo regular a entrada de ar do giclê de marcha lenta, a borboleta de entrada de ar..., me dêem algumas dicas que eu mesmo vou tentar regular este carro.
Ian, trocando esses gigles, vc em nada altera a regulagem da marcha lenta :wink: Então, se sua marcha lenta já está regulada, fique tranquilo, vc não precisará re-regulá-la! :shock:

Não coloca o 25, o bf da F- 75 tava com ele, e é muito pouco pra ele, quando vc pisava com vontade ela começava a falhar, passei pro 29, agora acho que está injetando um pouco mais de combustivel que o necessário, pois em marcha lenta cheira um pouco combustivel.
Aproveitando o tópico, eu estava pensando em alargar um pouco o 25, com uma furadeira, pois em minha cidade não acha um intermediário, é ou 25 ou 29, o que vcs acham?
Pedro, o gigle 25 é bom para o BF-161, inclusive conheço um cara que está usando um 23, e está economizando um pouco! O negócio é que vários mecânicos não sabem regular alguma falha no carburador e colocam um giglê maior para compensar. ISSO É FATO! E daí vc acaba gastando mais gasolina inutilmente... :cry:
O giglê 25 foi calculado e ele é o ideal! Essa falha na aceleração que vc mencionou, provavelmente ocorreu por alguma falha em seu carburador, no sistema da bomba de aceleração e/ou no de alimentação suplementar. É claro, vc está compensando alguma falha com mais gasolina com um giglê maior, mas tbm está gastando mais combustível nos momentos em que não precisa!
No sistema de aceleração, vc pode verificar se o pistãozinho não está ressecado, se não há alguma obstrução e por ultimo aumentar o canal de passagem da gasolina deste sistema.
No sistema de alimentação suplementar, acho que uma limpeza e a troca das peças é o que se pode fazer! 8)

Pedro, um giglê de médias e altas rotações não enriquece a mistura da marcha lenta. São coisas que atuam em momentos diferentes! Se sua lenta está rica demais, seu problema é outro, e não o giglê 29! :shock:
Ah, não recomendo aumentar o orifíco do giglê! É que esses furinhos são tão pequenos que talves se vc aumentar um de 25, acabe ficando com um de 35! Esses giglês por aqui custam de R$1,50 a R$3,00 cada... :P

Espero ter ajudado!
[]'s

ramil2007
05/10/2003, 17:13
Fala Galera
Blz?Estava show o festival hem?
Bom gostaria de saber onde achar glicagens maiores para meu bf-161?
Moro em São Paulo Capita, próximo ao aeroporto...

Valew

ramil

Pedro Bachir
05/10/2003, 18:18
Fala pessoal !!! :D

...eu mesmo queria colocar um giclê 25 ou 28, mas será que eu mesmo consigo regular a entrada de ar do giclê de marcha lenta, a borboleta de entrada de ar..., me dêem algumas dicas que eu mesmo vou tentar regular este carro.
Ian, trocando esses gigles, vc em nada altera a regulagem da marcha lenta :wink: Então, se sua marcha lenta já está regulada, fique tranquilo, vc não precisará re-regulá-la! :shock:

Não coloca o 25, o bf da F- 75 tava com ele, e é muito pouco pra ele, quando vc pisava com vontade ela começava a falhar, passei pro 29, agora acho que está injetando um pouco mais de combustivel que o necessário, pois em marcha lenta cheira um pouco combustivel.
Aproveitando o tópico, eu estava pensando em alargar um pouco o 25, com uma furadeira, pois em minha cidade não acha um intermediário, é ou 25 ou 29, o que vcs acham?
Pedro, o gigle 25 é bom para o BF-161, inclusive conheço um cara que está usando um 23, e está economizando um pouco! O negócio é que vários mecânicos não sabem regular alguma falha no carburador e colocam um giglê maior para compensar. ISSO É FATO! E daí vc acaba gastando mais gasolina inutilmente... :cry:
O giglê 25 foi calculado e ele é o ideal! Essa falha na aceleração que vc mencionou, provavelmente ocorreu por alguma falha em seu carburador, no sistema da bomba de aceleração e/ou no de alimentação suplementar. É claro, vc está compensando alguma falha com mais gasolina com um giglê maior, mas tbm está gastando mais combustível nos momentos em que não precisa!
No sistema de aceleração, vc pode verificar se o pistãozinho não está ressecado, se não há alguma obstrução e por ultimo aumentar o canal de passagem da gasolina deste sistema.
No sistema de alimentação suplementar, acho que uma limpeza e a troca das peças é o que se pode fazer! 8)

Pedro, um giglê de médias e altas rotações não enriquece a mistura da marcha lenta. São coisas que atuam em momentos diferentes! Se sua lenta está rica demais, seu problema é outro, e não o giglê 29! :shock:
Ah, não recomendo aumentar o orifíco do giglê! É que esses furinhos são tão pequenos que talves se vc aumentar um de 25, acabe ficando com um de 35! Esses giglês por aqui custam de R$1,50 a R$3,00 cada... :P

Espero ter ajudado!
[]'s

E ae Mauro? :)
O que é assa alimentação suplementar?
Eu vou voltar o 25.
E valeu pela explicação, ajudou bastante.

flw :)

Ian Moreira
06/10/2003, 10:49
OLHA GALERA, EU SEGUI O CONSELHO DE VOCÊS E COLOQUEI UM GICLÊ DE 30, MAS SÓ CONSEGUI REGULAR ELE FECHANDO A ENTRADA DE AR DA BORBOLETA, FICOU MUITO BOM PARA ANDAR CONSEGUI SUBIR DE 80 KM/H :D MAS EM CONPENSAÇÃO ELE FEZ 3,6 KM/L :cry: , SERÁ QUE EU CONSEGUIRIA REGULAR ELE PARA ANDAR O MESMO TANTO MAS PORÉM GASTANDO MENOS?
OBRIGADO AMIGOS DICAS SÃO BEM VINDAS 8)

monge
06/10/2003, 12:19

Como dizem por aqui, o Giguelê :D do meu jeep é 25.

Até umas 3 semanas atras, eu não tinha este "giguelê". Rodei a vida inteira sem ele, resolvi colocá-lo, e depois que instalei-o, ao pisar de uma vez, o jeep morre, e depois pega no tranco e deslancha. :shock:

Pode ser a rápida que está entupida? Eu ainda não mexi por preguiça, acho que vou testar isso hoje a tarde.

Se não for o "giguelë" o que poderá ser? :roll:

A rápida é aquela entradinha de ar que fica do lado do carburador, que geralmente é encaixada, tipo com um rebite de pastilha de freio? :?

Allguém tem alguma idéia?

[]'s morrendo toda hora que pisa fundo.

Eugênio

Américo
06/10/2003, 13:53
E aí Eugênio, tudo bem?

Cara eu tenho um problema aqui onde eu moro, tudo que vou comprar o cara da loja pergunta é de qual carro, quando eu falo jeep, a resposta é: há eu não trabalho com jeep. Ou seja esses gicles são comuns a outros carros ou é próprio p/ jeep?

Obrigado.

Pedro Américo

Mauro B.
06/10/2003, 19:50
O que é assa alimentação suplementar? Eu vou voltar o 25.
Fala Pedro !!! :D O BF-161 tem um tendência a "bater-pino". Uma maistura mais rica diminui essa tendência. E como nós exigimos bastante de nossas máquinas, acho que um giglê 26 possa ser melhor do que o 25!
Na página Rural Willys Brasil (http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm) tem tudo explicado do carburador a partir da página57. Inclusive, o Alan, Webmaster desse site, trocou o 25 pelo 26, e disse que diminuiu a "batida-de-pino"! Pode ser verdade! :wink:

Ou seja esses gicles são comuns a outros carros ou é próprio p/ jeep?
Fala Américo!!! :D Cada carburador pode ter um giglê diferente, mas parece que o giglê do BF é o mesmo do opala, só que menor! :wink:

Como dizem por aqui, o Giguelê do meu jeep é 25.
Até umas 3 semanas atras, eu não tinha este "giguelê". Rodei a vida inteira sem ele, resolvi colocá-lo, e depois que instalei-o, ao pisar de uma vez, o jeep morre, e depois pega no tranco e deslancha.
Pode ser a rápida que está entupida? Eu ainda não mexi por preguiça, acho que vou testar isso hoje a tarde.
Se não for o "giguelë" o que poderá ser?
A rápida é aquela entradinha de ar que fica do lado do carburador, que geralmente é encaixada, tipo com um rebite de pastilha de freio?
Allguém tem alguma idéia?
Fala Monge!!! :D O quê??? Andavas sem giglê??? Não acredito!!! Temos um piadista no fórum!!!...hehehe....Se morre no momento que vc pisa deve ser no sistema de aceleração. No site lá em cima tem os componentes que fazem parte desse sistema. Ah, eu dava uma olhada tbm do de alimentação suplementar, pois comprei um carburador do BF num desmanche e estava sem ele! :shock:

OLHA GALERA, EU SEGUI O CONSELHO DE VOCÊS E COLOQUEI UM GICLÊ DE 30, MAS SÓ CONSEGUI REGULAR ELE FECHANDO A ENTRADA DE AR DA BORBOLETA, FICOU MUITO BOM PARA ANDAR CONSEGUI SUBIR DE 80 KM/H MAS EM CONPENSAÇÃO ELE FEZ 3,6 KM/L , SERÁ QUE EU CONSEGUIRIA REGULAR ELE PARA ANDAR O MESMO TANTO MAS PORÉM GASTANDO MENOS?
Eu usava o giglê 30 no meu jeep. Troquei pelo 25. Acho que e única diferença que notei foi que ao pisar no acelerador ele dava uma morrida. Depois parou de falhar. Depois de um ano e meio andando com o 25, o motor começou a falhar denovo. Mandei num mecânico qualquer. Sabe o que ele fez? Colocou um giglê 29. O jipe andou mais meio ano assim. Depois piorou. Como eu estava sem tempo, mandei em um mecânico que só meche em jipes. Sabe o que ele fez? Colocou novamente o 25, trocou algumas pecinhas e limpou. Ficou muito bom! :P
Ian, acho o giglê 30 muito grande! Dá uma olhada no sistema de alimentação suplementar. Ele deve fornecer mais gasolina quando o motor precisa.
Sobre melhorara a performance só mechendo no carburador, eu não sei, eu sou leigo, mas eu daria uma reforçada no sistema de aceleração, para dar aquele "píque": ou aumentando um pouco orifício do caninho injetor, ou aumentando a alavanca que puxa o pistãozinho. Mas isso é só na teoria, na prática eu não sei... :oops:

[]'s

Ian Moreira
07/10/2003, 08:43
E aí Eugênio, tudo bem?

Cara eu tenho um problema aqui onde eu moro, tudo que vou comprar o cara da loja pergunta é de qual carro, quando eu falo jeep, a resposta é: há eu não trabalho com jeep. Ou seja esses gicles são comuns a outros carros ou é próprio p/ jeep?

Obrigado.

Pedro Américo
Eugênio é o mesmo da C10 6 cc, vendedor de loja de carro a maioria é preguiçoso, acho que é porquê não ganham comissão, descobri que em minha cidade tem uma firma que se chama carburauto, vou levar lá e especular como o cara vai conseguir arrumar depois eu falo a vocês,
valeeeeuuu!!!! :?:

fpandur
07/10/2003, 14:30
descobri que em minha cidade tem uma firma que se chama carburauto,

eh, eh, eh, olha a coincidência. Por aqui tem uma que chama Karburautos .... deve ser tudo meio que "padrão" estes nomes .... :lol: :lol: :lol:

Abraços

Eduardo Velo
07/10/2003, 14:55
Ian , dificilmente vc vai conseguir boa preformance só no carburador , o 32 que vc estava usando é muita coisa , mas como esse gicle foi colocado no carbura ?
Vc tem que ir testando os gicles , o de 30 vc já sabe que que consegue bom rendimento , mas come gasosa , tenta outra bitola , vc já verificou se o motor está no pto , velas , se não tem fuga de i pelos cabos de vela , entrada de ar falso na base do carb. , respiro de óleo jogando óleo na adm. de ar , tudo influencia , acho que esse 32 foi colocado pra encobrir algum problema que não foi resolvido ...

Marcio Vargas
07/10/2003, 17:00
ALLzão

O Porcão (CJ5 1967 BF161) estava com o mesmo problema,,, não andava nada, troquei as velas, os cabos, platinado, condensador, tudo por material de primeira, coloquei velas de 4 eletrodos, cabos 8mm, fiz uma descarbonização, coloquei no ponto. Alem disso desmontei todo carburador fiz uma limpeza caprichada e uma regulagem afinadinha. Hj o danado tá um foguete!!! Tenho a caixa original 3 marchas... Na arrancada ele pula na frente de muito carro 1000... Ainda tô sem velocimetro, o meu não funciona direito, esses dias quando fui acampar um amigo que estava de mondeu colou atraz,, eu tava na estrada a 80Km com meio acelerador... Outra coisa foi as varinhas do acelerador (não tem cabo) elas estavam mal reguladas, quando eu colava o pé no fundo ainda sobrava carburador, ele não dava aceleração maxima,,, depois da regulegm consigo atingir a rotação maxima. Ficou bom,,, as vezes essas pequenas manutençoes resolvem grande parte dos problemas... no meu caso resolveu tudo,,, ficou 100%

Akele abraço pessoal!!!!

Mauro B.
07/10/2003, 23:31
Outra coisa foi as varinhas do acelerador (não tem cabo) elas estavam mal reguladas, quando eu colava o pé no fundo ainda sobrava carburador, ele não dava aceleração maxima,,, depois da regulegm consigo atingir a rotação maxima.
Bem lebrado Márcio :shock: Estas varetas podem dar uma desregulada com o tempo. Quando comprei o jipe, achei que o motor era assim mesmo e não dava alta rotação, daí um outro jipeiro dirigiu meu jipe e disse que ele estava "amarrado". Regulei e pronto!
Ian, dá uma olhada nisso tbm! :wink:

[]'s

Ian Moreira
08/10/2003, 09:10
ALLzão
... Outra coisa foi as varinhas do acelerador (não tem cabo)
O meu é de cabo, fiz uma adaptação na embreagem e no acelerador. pois coloquei pedaleira suspensa, ainda não levei meu Jeep p/a oficina mas quando levar darei noticias.

EduardoLang
08/10/2003, 10:40
Ian,

Mesmo pelo fato de vc ter trocado o sistema de acelerador, verifique se quando vc acelera todo o pedal, se o curso do carburador foi todo aberto. No meu caso, eu também fiz esta modificação no acelerador e no começo não estava abrindo totalmente a borboleta do carbura, então verifique pois pode ser isso! ! ! ! ! ! ! ! ! !!!

sds jeepeiras....