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Ver Versão Completa : Engolindo o Pneu



junior7l
12/07/2011, 13:54
Saudações Niveiros, estou com um problema e não sei se é comum à maioria dos Nivas q são usados exclusivamentes para off road, tenho as rodas originais 16" com pneus Colossus Armadilo R16 - 245/75http://www.colossus4x4.com.br/site/admin/arquivos/thumb_20100628185418000000-armaddet2.jpg, e o maldito pneu insiste em enterrar nos para lamas qdo o carro faz um X ou qualquer torção pouco mais radical, o q faz com q trave os cravos do pneu nos paralamas e se insistir chega a feder embreagem, aí preciso de um empurrãozinho de outro jipe pra sair, mas.... cansado disto preciso de uma solução( eu sei q devia ter comprado pneu menor, ou com desenho menos agressivo etc... mas agora já está com o pneu preciso da solução), os paralamas já foram cortados aquelas beiradas e reforçados com solda, a suspensão já foi elevada ao limite, preciso dimensionar um fim de curso para a suspensão, ou coloco amortecedores maiores? ou faço um calço tipo batente limitando a suspensão mas em compensação acho que perco em inclinação lateral ( deve capotar muito mais fácil que o normal), vi um sujeito q ia colocar amortecedor da Ranger, alguém tem notícias se deu certo?OBS e isso acontece nas quatro rodas!

Tio Eddie
12/07/2011, 17:05
Cortar os paralamas mais um pouco (o tanto que for preciso) resolveria, não?
Trava na parte de fora ou de dentro?

Fotos ajudariam também!

Abraços

COL
12/07/2011, 19:19
Saudações Niveiros, estou com um problema e não sei se é comum à maioria dos Nivas q são usados exclusivamentes para off road, tenho as rodas originais 16" com pneus Colossus Armadilo R16 - 245/75http://www.colossus4x4.com.br/site/admin/arquivos/thumb_20100628185418000000-armaddet2.jpg, e o maldito pneu insiste em enterrar nos para lamas qdo o carro faz um X ou qualquer torção pouco mais radical, o q faz com q trave os cravos do pneu nos paralamas e se insistir chega a feder embreagem, aí preciso de um empurrãozinho de outro jipe pra sair, mas.... cansado disto preciso de uma solução( eu sei q devia ter comprado pneu menor, ou com desenho menos agressivo etc... mas agora já está com o pneu preciso da solução), os paralamas já foram cortados aquelas beiradas e reforçados com solda, a suspensão já foi elevada ao limite, preciso dimensionar um fim de curso para a suspensão, ou coloco amortecedores maiores? ou faço um calço tipo batente limitando a suspensão mas em compensação acho que perco em inclinação lateral ( deve capotar muito mais fácil que o normal), vi um sujeito q ia colocar amortecedor da Ranger, alguém tem notícias se deu certo?OBS e isso acontece nas quatro rodas!
Boa tarde Junior, eu coloquei amortecedores da ranger no meu Niva porém quando a suspenção trabalha ele ainda encosta na caixa de roda e raspa nos paralamas(Meus pneus são 225/75, e meu paralamas não e cortado).De noite eu posto uma foto.OBS: o curso fica muito bom.

COL
13/07/2011, 10:55
A foto prometida.

Flugêncio
13/07/2011, 11:14
A melhor solução é a troca dos pneus.

junior7l
13/07/2011, 11:39
Os pneus raspam na cx de roda
pode ser observado no 6° segundo deste vídeo
YouTube - ‪Tatu na Serra Santa Helena‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=Vof4DSMh9ac)
vou providenciar fotos! e preciso de pneus com cravos pois o terreno de trilha aqui exige!
coloca-se os 4 amortecedores da ranger ou somente na traseira ( do Niva viu)

slash
13/07/2011, 21:31
EU usaria as rodas do jeep, deixando os pneus mais para fora

COL
14/07/2011, 17:13
Junior com vídeo pude ver que vc cortou mas deixou uma "orelinha" sobrando para dar mais acabamento no paralamas, ao inves disso por que vc não faz igual este Niva deste link?Anders W. Kvig - Bodo-Noruega (http://www.natal4x4.net.br/amigo106.htm)
Ou então só tira aquela "orelinha", pode ser que resolva seu problema.Quando eu e meu pai estamos andando e enrosca os cravos do pneu no paralamas, fazemos igual a vc :twisted::twisted: pé no fundo.:)
Segue uma foto de um Niva com curso de suspenção que eu queria ter no meu.

Nava
14/07/2011, 23:33
Amigo Junior o seu pneu é 205 e não 245 e é plenamente compativel com o Niva.

Algumas sugestões a serem observadas:

Vc mexeu na barra panhard?

Vc regulou as barras longitudinais?

Está usando amortecedores de mesmo curso que o original?

Caso tenha dúvidas, fique a vontade de me ligar que farei o possivel para ajudar.

Mas a coisa ai ta simples de resolver...

junior7l
16/07/2011, 10:48
Obrigado pelas sugestões!
Nava,
Não mexi nas barras panhard, nem nas barras longitudinais e sim os amortecedores são os originais!
gentileza detalhar o q deveria ser mudado nas barras e se tiver uma sugestão de qual amortecedor usar e fica aqui meus elogios aos pneus são guerreiros e estão aguentando bem a judiação!
Col,
valeu pelas dicas tb, mas as orelhinhas a q se refere estão no mesmo nível da cx de roda, só estão ali pra manter a curvatura e a chapa não entortar, se as tirar ficariam fracas e na primeira pneuzada q levasse ia amarrotar todo o paralama!
Slash,
não adiantaria chegar as rodas um pouco pra fora com as rodas do jipe pq elas travam no fim de curso da cx de roda e não perto dos amortecedores!
Ainda acho q seria necessário delimitar o fim de curso da suspensão, não sei se seria com amortecedores, com batentes ou sei lá o q...

COL
18/07/2011, 14:18
Junior se você olhar o amortecedor do niva vai ver que ele trabalha na diagonal, e se vc mudar o suporte de cima dele deixando, ele trabalhar mais na vertical?

Nava
18/07/2011, 14:25
Aqui mesmo no forum vc vai encontrar as respostas.
Tem um projeto de barra longitunal feito com barra roscada on de vc vai ajustar o comprimento devido ao maior curso e lift que fez na susp.
A barra panhard é o principal item da mesma forma resolvido com um parafuso de ajuste. É ela que controla qto do pneu vai entrar na lataria qdo em curso máximo.
Tome cuidado na hora de fabricar estas peças pois elas são vitais no carro. Faça coisa boa.
O amortecedor original é suficiente. Não gaste nisso pq é bobeira.

junior7l
20/07/2011, 11:49
achei até umas informações interessantes sobre a barra panhard, preciso de umas fotos pra tentar explicar pro torneiro e pro cara q trabalha com suspensão aqui na cidade, os tópicos existentes são antigos e as fotos já foram retiradas, se o Bacalhau ler isso e ou alguém q tenha essas fotos puderem dar uma colaborada seria bem vindo!
Valeu!

Flugêncio
20/07/2011, 12:27
Segue a receita, que pode ser melhorada.

Regulagem na Barra Panhard do Niva (http://www.natal4x4.net.br/barra.htm)

Nava
28/07/2011, 11:22
Nesse mesmo site tem as barras link tb com regulagem.
Na panhard eu prefiro que faça aquele suporte do que cortar e por regulagem. Acho que fica melhor.

Flugêncio
28/07/2011, 14:00
Nesse mesmo site tem as barras link tb com regulagem.
Na panhard eu prefiro que faça aquele suporte do que cortar e por regulagem. Acho que fica melhor.

Por experiência, e já a uns 10 anos vendo barras panhard com esta configuração, digo que esta é uma das melhores forma. Mesmo utilizando pneus 205, se forem recapados e com cravos de ambos os lados, vai encavalar sempre. A troca do pneu resolve isto.

alexandre roveri
28/07/2011, 14:37
Acho que seria mais simples aumentar o batente da suspenção pra não entrar tanto assim na caixa de rodas
Perde um pouco de curso mas não perde tração e não corre o risco de cortar o pneu

ajmacedo
13/08/2011, 22:20
Fala, Galo, há qto tempo?

meale
26/09/2011, 07:44
Ola junior tudo bem, estou com o mesmo problema,vou tenta resolve colocando as molas diant da pampa e amortecedor da kombi se não adianta vou limita com batentes maiores, espero que ajude,qualquer novidade posta ai.



abraço

junior7l
26/09/2011, 13:19
Tem um mecânico aqui na cidade que trabalha somente com suspensão, especialista em rebaixar carros de boy....chega eu lá com o Niva TATU, breado de barro até no retrovisor interno e pedi pra ele uma solução, primeiramente senti um certo ar de desprezo, mas o sujeito analisou o caso e ficou de sugerir uma intervenção, já um mecânico famoso de BH me disse que tem um parafuso q limita a incursão da bandeja dianteira e que talvez teria como fazer uma regulagem...pq tá vergonhoso atolar o Niva em qquer vala pq a roda entra pra dentro da lata!!

junior7l
20/10/2011, 11:58
Aumentei a suspensão com calços pouco maiores que os convencionais, vou precisar trocar os amortecedores traseiros(estouraram), mas já obteve uma melhoria considerável
segue link youtube no mesmo barranco!
IMG 0359 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=cn1_TVczoQU)

http://www.youtube.com/watch?v=cn1_TVczoQU