Ver Versão Completa : Bomba injetora da L200R
raphagdm
12/07/2011, 02:10
Prezados !
Possua uma L200R 2004 preparada para competição ...
Andei fuçando na BI dela e estou com medo de ter alterado o que não devia na tentativa de abrir um pouco mais a bomba...
Como não tive tempo de tirar foto da minha BI , peguei uma foto de uma similar e gostaria que voces me dissessem o que são essas 2 regiões marcadas nas fotos em amarelo, e para que servem ... Ao meu ver são apenas parafusos para prender a bomba, sem utilidade maior... Mas gostaria da ajuda de vocês ...
Obrigado!
TylerNTL
12/07/2011, 06:57
Não sei se você está brincando mas se for verdade para de mexer na bomba e leve ela para alguém que saiba o que está fazendo.
PS: Até onde sei não são parafusos para "prender" a bomba.
O primeiro é o parafuso do débito e o segundo o que ajusta o cabo do acelerador (normalmente utilizado para ajustar a marcha lenta)
raphagdm
12/07/2011, 13:24
Caro TylerNTL
Obrigado pela resposta ... Andei pesquisando e descobri que o segundo parafuso serve para diminuir o curso do acelerador, evitando giros mais altos... Existem pessoas que retiram esse parafuso para aumentar o limite de giro ... Pois bem, se o primeiro parafuso é o de débito então poderia me explicar como proceder? Pois soltei a porca que fica nele e não alterou em nada (o giro do motor não aumentou nem diminuiu). Teria que soltar a porca e apertar o parafuso para obter sucesso ou só de soltar a porca já deveria acontecer algo?
Obrigado!
Carlos A. C. Azevedo
12/07/2011, 14:09
Caro TylerNTL
Obrigado pela resposta ... Andei pesquisando e descobri que o segundo parafuso serve para diminuir o curso do acelerador, evitando giros mais altos... Existem pessoas que retiram esse parafuso para aumentar o limite de giro ... Pois bem, se o primeiro parafuso é o de débito então poderia me explicar como proceder? Pois soltei a porca que fica nele e não alterou em nada (o giro do motor não aumentou nem diminuiu). Teria que soltar a porca e apertar o parafuso para obter sucesso ou só de soltar a porca já deveria acontecer algo?
Obrigado!
aumentar o debito é só pra injetar mais diesel, pra ter mais "força", e pra isso, pelo visto só soltar a porca não resolve, tem que dar algumas voltas no parafuso, começa com 1/2 volta, ai depois vai aumentando, mas cuidado, o motor pode não aguentar se tu der voltas aleatorias...
:concordo:
TylerNTL
13/07/2011, 06:40
Caro TylerNTL
Obrigado!
Folgue a porca para "liberar o parafuso". Com ele liberado no sentido horário aumenta a injeção de diesel (abre a bomba) no anti-horário diminui. Até onde sei quando aumenta a injeção o giro do motor sobe e você precisa diminuir a aceleração da marcha lenta no outro parafuso. Escolha como quer deixar a viatura e "prenda o parafuso" apertando a porca.
Para escolher a posição de sua preferência é bom conhecer algumas consequências:
-De direito o parafuso do débito deve ser lacrado com um selo de alguém especializado em bombas injetoras, eventualmente andar com esse parafuso sem lacre pode trazer problemas em uma inspeção veicular ou com um Policial mais criteriosos (especialmente se sua viatura estiver fumaçando demais).
-Aumentando o débito além de aumentar a potência aumentam também, consumo, poluição, desgaste do motor, etc.
raphagdm
14/07/2011, 18:37
Prezados !!
Muito obrigado pelo apoio!
Com a ajuda de vocês consegui realizar a regulagem! Quanto a inspeções a minha L200 não passa nem com as configurações iniciais! Ela é uma L200R e com mais algumas preparaçoes para Rally ... O motor foi todo preparado na Avant Motors ... Comprei ela e adptei para o uso diário ... Retirei alguns amortecedores pois eram 2 por roda, coloquei vidros, portas, retirei os bancos concha deixando-a original por dentro ... Porém o motor é bem diferente das comuns ... Se quiserem depois posto fotos da viatura! Com muito custo consegui legalizá-la pra rodar na cidade! Mais uma vez ... obrigado!
Até mais!
Pedro Henrique Neves
14/07/2011, 19:17
Posta fotos dela ai, estou curioso :)
Pensei que era uma RS, mas ai me lembrei que saiu uma R também
Carlos A. C. Azevedo
14/07/2011, 21:23
Posta fotos dela ai, estou curioso :)
Pensei que era uma RS, mas ai me lembrei que saiu uma R também
A diferença é que a RS é do modelo da sport e a da R é a quadradinha, mas mesmo o motor sendo adaptado, alteração de injeção pode sim, afetar alguma coisa, tomara que nem faça efeito nesse lado, mas pode sim fazer efeito.
:concordo:
raphagdm
19/07/2011, 03:03
Amigos!
Desculpa a demora!
Amanhã irei dar um trato na jóia e tirarei fotos!
Posto elas assim que puder! Minha bomba injetora está toda aberta e a turbina funcionando entre 1,3 e 1,5 bar ... Prefiri deixar a marcha lenta nos 900 rpm, sei que está um pouco alta, mas devido as configuraçoes achei melhor para arrancar sem deixar aquele rastro de fumaça ... Estou adorando o desempenho e ainda não achei carro que conseguisse andar do lado na cidade, mesmo as famosas triton, hilux e amarok! ... Claro.. de 0 a 100 km!! Pois minha relação da caixa de marcha eh mto curta e meu diferencial segura tbm por ser de Rally!
Até mais ver! Abraços!