Conectar

Ver Versão Completa : Tipos de motor

SergioSpa
01/06/2005, 21:12
Olá a todos
Sou novo por aqui e estou precisando de ajuda. Estou comprando um Jeep e esbarrei no item principal - O motor. Apareceu um que está com um motor OHC 4cc original meio ruim. Me aconselharam mudar para um Opala 4cc. Se vou rodar mais na cidade do que em trilhas, alguém pode me dizer se devo mudar ou mantenho esse OHC depois de refeito?
valeu!

Polvora
01/06/2005, 21:25
Fala Sergio, seja bem vindo.

Esse motor OHC é muito bom manda muito bem nas trilhas e no uso diário.

O quê é "meio" ruim ? Se você for bancar a retifica vai ter que comparar o seguinte, a compra do motor e a instalação (adaptações) enquanto que o OHC é só a retifica, mas se for mudar mesmo vai de 6 cilindros. Eu não faço idéia de quanto é pra fazer esse motor.

Grande Abraço

SergioSpa
01/06/2005, 21:30
Obrigado aí Polvora,
abusando agora... para quem vai usar mais na cidade não é melhor o 4cc mesmo do que 6cc? (pensando no consumo)
abraço

Alessandro Henrique
02/06/2005, 09:09
SergioSpa,
Se voce vai rodar apenas na cidade o 4 cilindros pode ser uma boa opcao.

Sds.

cristiano
02/06/2005, 09:41
se o Jeep for para o seu uso diário eu optaria pelo Opala... mas se for só para trilha eu ficaria com o OHC...

TONY2004
02/06/2005, 09:42
Acredito que fica mais barato colocar um 4 cc de opala que a adaptação é fácil do que retificar pois p/ ficar bom vc vai gastar uma 2.500 latinhas.

SergioSpa
02/06/2005, 11:41
Valeu pessoal, obrigado... por enquanto :)

iNsAnE
04/06/2005, 18:12
Tudo mundo fala em por 4cc de opala, mas por que nao por um motor mais moderno 2.0 injetado e tal? É mais leve, tem a mesma se nao mais potencia, consome menos combustivel, polui menos....
Acredito que a diferença de preço nao seja astronomica, entao nao vejo vantagem em por esses motores velhos e carburados, mas como nao tenho esperiencia nao posso chegar e diser: POE UM 2.0 INJETADO QUE TU GANHA MAIS. entao coloco aki a minha duvida e curiosidade para ser resolvida :D

[]'s Valeu! :D

Luca
04/06/2005, 19:22
iNsAnE,
Minha opinião. Porque estes 2.0 injetados não aguentam o tranco por tanto tempo. Não tanto quanto o Geórgia ou menos ainda quanto o GM 4 ou 6 cil. Eram motores, duma época em que o custo e o contole de custo de produção ainda não eram tão apertados como hoje. Podia-se usar mais material, para garantir a qualidade. Hoje o controle é absoluto. Neguinho de montadora regula grana no mínimo.
Os motores "velhinhos" vão looonge. Já os "modernos" dão 100 ou 150 mil km, talvez um pouco mais (depende do pé, né?:wink: ) e depois começam a bater. O VW 4 cil (geração Passat, etc) até que aguenta desaforo. O resto, não dura. Além disso, há custo da adaptação e muito mais peças de repoisção no paralelo. Tudo que roda por aí (exceto diesel)com adaptação é testemunha disso. Samukas usam motores AP´s, Jeep´s e Engesa´s usam GM´s.

[]´s

Gomes Neto
04/06/2005, 22:24
Com menos de $1000,00 você faz um GM 151 (Opala 4) chegar a 120 cv com algo em torno de 18 a 20 de torque.
Prum 4 cilindros tá muito bão. :wink:

Ronaldo B.
05/06/2005, 12:10
Sérgio,

Bem vindo ao fórum.

Eu vou colocar aqui a minha opinião pessoal, por isso, alguns podem discordar.

No meu jeep adaptei o GM151 a álcool, antes era um BF161, claro que tem prós e contras, então vamos lá:

GM151 - Manutenção muito mais barata que o OHC 2.3, muito mais fácil encontrar peças, consumo de combustível compatível com o OHC, porém se optar por esse motor, tente encontrar um já com retentor e não gaxeta, senão é vazamento eterno, outro problema que senti na péle, é se for a álcool, a dificuldade de encontrar um carburador em bom estado e que funcione bem, nesse ponto a gasolina é mais fácil, barato e com mais opções de carburação, mas com a gasolina acima de 2,00 e o álcool abaixo de 1,00, é prá pensar !! Não acho que o OHC ande melhor ou pior que o GM151, na prática depende muito do câmbio, da relação e dos pneus que estão no jeep, e não só motor, tem que avaliar o conjunto e a utilização que vai fazer do jeep.

OHC 2.3- Manutenção muito mais cara que o GM151 devido ao preço das peças e da dificuldade de encontrar alguns ítens, a grande maioria é a a gasolina e se quiser converter prá álcool com um serviço bem feito, o custo é inviável, se for fazer uma conversão "meia boca" melhor deixar a gasolina mesmo.

A adaptação do GM151 no jeep não é muito complicada, mas tem que ser feita por um profissional que saiba o que está fazendo, cuidado com as oficinas e sempre pegue informação com quem realmente já usou os serviços. Aproveita que você é de São Paulo e se puder aparece algum dia no Ibira prá bater um papo com o pessoal que você vai ter muita informação à respeito de adaptações, vai poder ver as viaturas e aí quem sabe fica mais fácil decidir.

[]´s e qualquer coisa, tamos aí !!!

Giovani
05/06/2005, 16:12
:o Novela sem fim, capítulo 26.272.821... :roll:

:D Bem vindo ao fórum Sérgio! Dê uma procurada no fórum, pelo nome dos motores, AP, GM-151, 4.1Mpfi, BF-161, Opala, etc... Use a Pesquisa, no alto da página e divirta-se... :wink:

:D Só pra constar minha opinião... Se vai fazer um uso urbano do jeep, vai de AP. Leve, econômico, atual, manutenção fácil e barata. E não tem nada de fraco... :wink:

[]'s

WOT
05/06/2005, 21:38
Eu tenho um AP, já me incomodei algumas vezes com muitos componentes do jeep, mas o motor nunca deu um pio, sempre rodando redondinho e nunca me deixou na mão, nem por problemas mecânicos, nem por falta de potência/torque na trilha, eu acho que é um bom negócio.

SergioSpa
05/06/2005, 22:25
Obrigado pessoal,
Vou seguir algumas dicas daqui, :shock: depois volto com mais perguntas :D
abraços

Dalmo
30/09/2018, 23:03
Alguém já adaptou o 2.0 do duster ?