PDA

Ver Versão Completa : problema no 4x4 da ranger



Tiago xlt
11/07/2011, 21:37
salve amigos, me ajudem...
fui no campo de recria hoje (depois da garoa) na portera de acesso tem um banhadinho coisa poca, passa até 4x2 mas como anda chovendo muito ta bem cheio.
em fim acione o 4x4 e passei sem problemas, mas na volta cai no trilho resolvi colocar a 4x4 baixa ai o susto nao engatou, sofri p sai do banhado sem a reduzida, o q ocorre :confused:

Imperador!
11/07/2011, 21:55
Muito provavelmente é o famoso problema no sensor de embreagem da Ranger.

Dá uma olhadinha nesses tópicos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/35886-problema-ranger-3-0-reduzida.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/21136-acionamento-eletrico-tracao-4x4-ranger.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/47006-sensor-da-embreagem-ranger-3-0-como-funciona.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/31211-rele-da-tracao-da-4x4-low-da-ranger-ajuda.html

Tiago xlt
11/07/2011, 22:16
minha ranger é 2.8
tem diferença????

vieira912
12/07/2011, 01:34
Acho que todas as rangers 4x4 possui este sensor de embreagem pois se ele estiver danificado a reduzida não engata pois o sistema acha que o carro está em movimento, é uma forma de segurança para que o sistema não engate a reduzida em movimento.

até mais.

NGDaniel
12/07/2011, 07:05
Ressete a bateria (retire o cabo por 5ss)...

dedehwalen
12/07/2011, 08:03
voce aapertou o freio e a embreagem ao mesmo tempo para engatar a reduzida? no começo me bati um pouco com isso também, mas ai vi que para liga-la e desliga-la tenque deixa freio mais embreagem apertados.

abs

Imperador!
12/07/2011, 08:12
minha ranger é 2.8
tem diferença????

Tem problema não, se aplica do mesmo jeito.

Moisés S.M
12/07/2011, 09:39
Li muito aki no fórum alguns casos de problemas relacionados ao engate do 4x4 da ranger,dpois de 11 anos dirigindo ranger esse verão ocorreu a minha primeira falha com o 4x4,isso por causa da água,tinha chovido o dia todo,e passei por varia ruas alagadas,quando fui usar o 4x4 ele não engatou...pois bem,fui pra casa e dei um conferes no motorzinho,sequei ele,passei um wd40 nele,desliguei a bateria dei alguns minutos e a liguei de novo,pronto problema resolvido.Aproveitei e fiz uma capa pro motorzinho do 4x4,assim a água não pega nele,já fazem 6 meses e nunca mais tive problemas.A maioria das vezes uma boa limpesa resolve o problema.

Tiago xlt
12/07/2011, 22:19
beleza pessoal abr....
verei amanhã

Pequeno jr
15/07/2011, 07:29
Li muito aki no fórum alguns casos de problemas relacionados ao engate do 4x4 da ranger,dpois de 11 anos dirigindo ranger esse verão ocorreu a minha primeira falha com o 4x4,isso por causa da água,tinha chovido o dia todo,e passei por varia ruas alagadas,quando fui usar o 4x4 ele não engatou...pois bem,fui pra casa e dei um conferes no motorzinho,sequei ele,passei um wd40 nele,desliguei a bateria dei alguns minutos e a liguei de novo,pronto problema resolvido.Aproveitei e fiz uma capa pro motorzinho do 4x4,assim a água não pega nele,já fazem 6 meses e nunca mais tive problemas.A maioria das vezes uma boa limpesa resolve o problema.

Depois de 11 anos dar problema na tração só uma vez está mais do que bom.

Uma manutençãozinha naquele setor depois desse tempo todo foi bem vinda.

Moisés S.M
15/07/2011, 08:34
Não são 11 anos com a mesma hehehehe,mas foi meu primeiro problema no engate do 4x4 dpois de 4 anos com ela,e em 11 anos dirigindo Ranger 4x4...Não acho que o sistema seja ruim,só acho que tem que ter um cuidado a mais com ele,se a manutenção estiver em dia dura,não dura?é só cuidar.

Imperador!
15/07/2011, 13:02
Pra quem não gosta de desligar o cabo da bateria e perder os ajustes do CB e do rádio, uma opção é desligar o fusível 28 da caixa de fusíveis interna, conforme foto.

Resolve 99% dos casos dos problemas com engate da reduzida.

NGDaniel
15/07/2011, 13:14
Pedi o sensor da Embreagem hoje, chega na terça... toda vez que preciso da low to precisando ressetar a bateria.. enchi o saco..

e também pra acabar de vez com os "clack" da mudança de marcha, o único que consegue dirigir minha viatura sem fazer barulho sou eu por causa desse sensor... :odedo:

Imperador!
15/07/2011, 13:31
Pedi o sensor da Embreagem hoje, chega na terça... toda vez que preciso da low to precisando ressetar a bateria.. enchi o saco..

e também pra acabar de vez com os "clack" da mudança de marcha, o único que consegue dirigir minha viatura sem fazer barulho sou eu por causa desse sensor... :odedo:

Quando custou o sensor?
Foi na ccs? Eles vão entregar instalado?

NGDaniel
15/07/2011, 14:26
Quando custou o sensor?
Foi na ccs? Eles vão entregar instalado?


170 mangos no choro sem instalar.. eu mesmo vou instalar isso....

Pequeno jr
16/07/2011, 14:31
170 mangos no choro sem instalar.. eu mesmo vou instalar isso....

Original ???

Na concessionária ???

Se for .. ta bom d+ essa peça, pois uns 2 ou 3 anos atrás a gente só escutava na casa de R$ 500,00 para lá

NGDaniel
16/07/2011, 15:21
Original ???

Na concessionária ???

Se for .. ta bom d+ essa peça, pois uns 2 ou 3 anos atrás a gente só escutava na casa de R$ 500,00 para lá


Sim, original na ccs..

Tiago xlt
17/07/2011, 10:48
amigos, apos alguns dias sem tecla, voltei com o problema resolvido, mas na verdade não sei como, mexi em tudo, até bom bril com desingripante nos fusiveis, resultado arumei sem saber como, testei ontem ( sabado ) funcionou perfeitamente debaxo de um baita aguacerro: comcusão agua n é problema amigo MOISES.

renaton
07/09/2011, 12:07
colegas queria que vcs me tirassem uma duvida,comprei uma ranger 2001 4x4 diesel motor maxion 2.5 so que ela veio com a tracao desligada e o cara da loja que comprei nao me falou nada, ela andava normal 4x2 resolvir procurar o motor da tracao usado mais nao encontrei onde moro no interior de alagoas,entao fui a autorizada ford na cidade o mecanico avaliou o que para a tracao funcionar precisava trocar do motor, fiz o orcamento o motor custou com a mao de obra R$ 1400,00,esperei vinte dias ate a peca chegar.
Entao chegou a peca e levei a ranger para colocar o motor da tracao,deixei o carro na autorizada ford sexta de manha funcionando 4x2 sem probemas,sexta a tarde fui pegar o carro que disseram que ja havia sido testado e fui pra casa,no outro dia fui pra trabalho e voltei e ela estava normal e eu continuava sem usar a tracao 4x4.No segundia dia fiz uma pequena viagem de 60km total ida e volta,nos 30km de volta fui passar da 4 marcha para 3 marcha devido a lombada eletronica e ouvi um barulho estranho como se fosse chichichi patinando nao entrava mais a marcha a viagem que levaria 30 minutos fiz em uma hora nao cheguei a colocar o carro na garagem por que depois disso ele so andava ou so pegava marcha na tracao 4x4 low e as vezes depois que desligava a 4x4 low a 4x2 voltava por alguns metros mais nao tinha forca pra sair,fui a concessionaria e eles rebocaram o carro,mas me disseram que alguma coisa quebrou talvez o garfo e agora ela nao anda 4x2, falei que queria ela como a deixei sexta de manha funcionando 4x2 e questionei o fato que esse probelma aconteceu depois que eles colocaram o motor da tracao e nao me falaram se a caixa de reducao tava funcionando eles me olharam com cara feia, pergunto a vcs o que deve ter acontecido ?deixo eles abrirem a caixa de reducao talvez eles inventem pecas para eu trocar?ou devo rebocar o carro da autorizada e levar pra outra oficina?

maumautigre
29/07/2013, 10:05
Pra quem não gosta de desligar o cabo da bateria e perder os ajustes do CB e do rádio, uma opção é desligar o fusível 28 da caixa de fusíveis interna, conforme foto.

Resolve 99% dos casos dos problemas com engate da reduzida.
Pesquisando o problema , tenho ranger 2010 4x4 ,PERFEITO a soluçao , fusivel 25 de 15 a , voltou a funcionar a reduzida apos tirar e recolocar , obrigado Imperador hehehehhehe