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Ver Versão Completa : SPORTAGE TDI 2001 - Hidro-vacuo



Tarcisio Pinheiro
11/07/2011, 16:42
Olá,

Gostaria de saber onde comprar o hidro-vacuo da sportage TDI 2001, pois o meu furou:putz: e tá ruim.

E recondicionado , será que vala a pena??


Qual será o preço aproximado???


Obrigado!!!

DouglasMac
11/07/2011, 18:39
Tarcísio, o hidrovácuo é 0K0A 43 800, ou o kit completo com cilindro mestre 0K081 43 950C, veja na rede Kia.

Recon não recomendo por segurança.

Tarcisio Pinheiro
12/07/2011, 16:42
Olá,

Fiz um teste melhor e constatei que o hidrovacuo tá bom, o que tá ruim e o cilindro mestre.

Fui na KIA aqui da cidade e o preço tá salgado,, R$ 570,00 completo e R$ 420,00 parcial (sem o reservatorio de óleo).

Alguém ai conhece alguma solução mais barata????

Até,

Obrigado!!!!

cegandrade
12/07/2011, 17:03
Reivan - Distribuidora de Peas e Veculos-A Melhor Distribuidora de Auto Peas do Brasil! (http://reivanpecas.com.br/detalhes.asp?id=6&produto=346)
Comprei com eles e fiz a troca em casa, so nao ficou bom foi a sangria, que tem que fazer com aquela maquinha de sangria, pois como a embreagem tambem usa o mesmo oleo ficou ar.

eduardommelo
25/04/2012, 19:06
esse vácuo é o mesmo que é usado quando se ativa o 4x4? Nessas mangueiras que vão as rodas para ativar o 4x4 eles passam óleo ou é só ar mesmo? alguém pode me ajudar ae? Obrigado!

Marcus Pereira
26/04/2012, 17:51
Eduardo, o sistema de vácuo (bomba+capacitor) que atua no freio é o mesmo responsável pelo acoplamento da roda livre (4x4). Neste circuito não existe óleo.

eduardommelo
06/05/2012, 16:19
Valeu Marcus! Fiz o teste com as mangueiras soltas e ele não ta puxando ar quando engato a 4x4, acende uma luz no painel mas o vácuo não funciona! Não imagino que seja!

Marcus Pereira
06/05/2012, 20:53
Eduardo, o sistema é bem simples, a bomba de vácuo fica acoplada ao alternador, o vácuo gerado vai para um reservatório cilindrico que atende tanto ao freio quanto ao acoplamento da roda livre, existe também uma válvula solenóide que libera o vácuo para a roda livre quando solicitado, essa solenóide fica fixada atrás da bateria ( tirando a bateria terá acesso a ela ) verifique se há vácuo após a solenóide ( quando acionar a alavanca da roda livre ) soltando a mangueira na saída da mesma. É comum essa solenóide agarrar se ficar muito tempo inativa. Verifique isso, com certeza vais descobrir onde está o problema.
Boa sorte...
Abç.

eduardommelo
07/05/2012, 09:25
Eduardo, o sistema é bem simples, a bomba de vácuo fica acoplada ao alternador, o vácuo gerado vai para um reservatório cilindrico que atende tanto ao freio quanto ao acoplamento da roda livre, existe também uma válvula solenóide que libera o vácuo para a roda livre quando solicitado, essa solenóide fica fixada atrás da bateria ( tirando a bateria terá acesso a ela ) verifique se há vácuo após a solenóide ( quando acionar a alavanca da roda livre ) soltando a mangueira na saída da mesma. É comum essa solenóide agarrar se ficar muito tempo inativa. Verifique isso, com certeza vais descobrir onde está o problema.
Boa sorte...
Abç.


Realmente, tem mais de 2 anos parado sem funcionar a 4x4, não fiz esse teste, irei fazer e posto aqui! Valeu pela atenção! Abraço!

eduardommelo
07/05/2012, 18:01
Marcus, fiz o teste antes e depois da solenóide, antes tem o vácuo normal só que depois onde pega as duas mangueiras não tem vácuo, só pode ser essa pecinha mesmo... vou na kia saber quanto custa uma dessas pra poder colocar... tou doido pra testar o 4x4 hehehe. Assim que comprar eu posto aqui o resultado! Abraço.

Marcus Pereira
07/05/2012, 20:42
Eduardo, no meu caso não foi preciso trocar a válvula, foi só fazer uma limpeza e voltou a funcionar.
Faça o seguinte teste: primeiro verifique se está chegando energia (12v) na mesma quando o 4x4 estiver acionado.
Outro teste que pode ser feito é retirar a válvula do lugar e aplicar 12v diretamente da bateria nos terminais da mesma, vc deve conseguir ouvir o "click" do movimento da agulha, se necessário, tente injetar algum líquido de limpeza no orifícios (querosene, WD40, etc...) depois de algum tempo ela pode voltar a operar. Soprando com a boca voce vai saber se ela está abrindo e fechando. Observe que é uma válvula de 3 vias ( Quando energizada libera o vácuo para o diafragma da roda livre, quando desenergizada bloqueia o vácuo e libera o vácuo do diafragma da roda para a atmosfera pela terceira via )
Se quiser usar o carro sem a válvula, é só vedar a mangueira do reservatório de vácuo para evitar entrada de ar.
Se conseguir recuperar a original vai economizar algum...
Abç.

EDuarte
08/05/2012, 07:20
Bom dia galera...
Sem querer ser chato, mas vcs estão discutindo um assunto em topico errado, esse topico é sobre hidro vacuo e não sobre rodas livres...

[]s
(DU)

eduardommelo
08/05/2012, 15:28
Eduardo, no meu caso não foi preciso trocar a válvula, foi só fazer uma limpeza e voltou a funcionar.
Faça o seguinte teste: primeiro verifique se está chegando energia (12v) na mesma quando o 4x4 estiver acionado.
Outro teste que pode ser feito é retirar a válvula do lugar e aplicar 12v diretamente da bateria nos terminais da mesma, vc deve conseguir ouvir o "click" do movimento da agulha, se necessário, tente injetar algum líquido de limpeza no orifícios (querosene, WD40, etc...) depois de algum tempo ela pode voltar a operar. Soprando com a boca voce vai saber se ela está abrindo e fechando. Observe que é uma válvula de 3 vias ( Quando energizada libera o vácuo para o diafragma da roda livre, quando desenergizada bloqueia o vácuo e libera o vácuo do diafragma da roda para a atmosfera pela terceira via )
Se quiser usar o carro sem a válvula, é só vedar a mangueira do reservatório de vácuo para evitar entrada de ar.
Se conseguir recuperar a original vai economizar algum...
Abç.

Vou fazer esses testes, tenho multímetro aqui e dah pra testar se ta chegando energia, vou fazer o que vc falou e posto aqui os resultados hehehee! Valeu. Abraço!

eduardommelo
08/05/2012, 15:31
Bom dia galera...
Sem querer ser chato, mas vcs estão discutindo um assunto em topico errado, esse topico é sobre hidro vacuo e não sobre rodas livres...

[]s
(DU)

Inicialmente pensei que seria o hidro vácuo... só estamos continuando a conversa que parou na vávula solenoide... natural!

EDuarte
08/05/2012, 16:19
Inicialmente pensei que seria o hidro vácuo... só estamos continuando a conversa que parou na vávula solenoide... natural!

Seria interessante continuarem no topico sobre RL´s, assim não bagunça o forum e facilita se alguem precisar dessas informações.

[]s
(DU)

Marcus Pereira
08/05/2012, 18:17
Seria interessante continuarem no topico sobre RL´s, assim não bagunça o forum e facilita se alguem precisar dessas informações.

[]s
(DU)

Eduardo, o EDuarte tá certo, a conversa animou e não notamos a "sala" errada, a organização do forum é muito importante, falha nossa... Mas vamos consertar, continuamos a conversa no tópico sobre roda livre.
Abç.

eduardommelo
08/05/2012, 18:33
Eduardo, o EDuarte tá certo, a conversa animou e não notamos a "sala" errada, a organização do forum é muito importante, falha nossa... Mas vamos consertar, continuamos a conversa no tópico sobre roda livre.
Abç.

Ta ok Marcus! Muito Obrigado pela atenção!

jrousso
12/05/2012, 00:41
Eduardo, o sistema é bem simples, a bomba de vácuo fica acoplada ao alternador, o vácuo gerado vai para um reservatório cilindrico que atende tanto ao freio quanto ao acoplamento da roda livre, existe também uma válvula solenóide que libera o vácuo para a roda livre quando solicitado, essa solenóide fica fixada atrás da bateria ( tirando a bateria terá acesso a ela ) verifique se há vácuo após a solenóide ( quando acionar a alavanca da roda livre ) soltando a mangueira na saída da mesma. É comum essa solenóide agarrar se ficar muito tempo inativa. Verifique isso, com certeza vais descobrir onde está o problema.
Boa sorte...
Abç.


Tenho um problema semelhante, já troquei as mangueiras das rodas e os retentores e consegui fazer apenas a roda livre do lado direito acoplar.A esquerda continua sem acoplar apesar das providencias que citei acima. Verifiquei que o vácuo ant es da solenoide é mais elevado do que depois dela.O fato de apenas uma das rodas não acoplar poderia estar relacionado a solenoide ( uma abertura incompleta, p.exemplo)

jrousso
12/05/2012, 00:46
Desculpem. Também acho que a discussão está no tópico errado

eduardommelo
14/05/2012, 20:59
Tenho um problema semelhante, já troquei as mangueiras das rodas e os retentores e consegui fazer apenas a roda livre do lado direito acoplar.A esquerda continua sem acoplar apesar das providencias que citei acima. Verifiquei que o vácuo ant es da solenoide é mais elevado do que depois dela.O fato de apenas uma das rodas não acoplar poderia estar relacionado a solenoide ( uma abertura incompleta, p.exemplo)

Pode tbm..., vamos tratar desse assunto no tópico de Rodas Livre! Estou a disposição pra ajudar! Abraço

Paulinho Lima
03/02/2018, 12:33
Bom dia galera...
Sem querer ser chato, mas vcs estão discutindo um assunto em topico errado, esse topico é sobre hidro vacuo e não sobre rodas livres...

[]s
(DU)
Põe mesmo assim me ajudou bastante!!