Ver Versão Completa : Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110
Ola gostaria de uma ajuda, a roda traseira esquerda da minha 110 apareceu cheia de uma graxa escura , parece que vazou pelo centro da roda em um rachado naquela capinha central oque sera que aconteceu ? onde sao os pontos que devo colocar mais graxa ? obrigado
Esta graxa é proveniente dos rolamentos do cubo de roda.
Porém mesmo sem a capinha (FTC5414 HUB CAP), a graxa não deveria sair. Sugiro que inspecione o retentor do semi eixo, que separa o óleo do diferencial e cubo. Se a graxa estiver líquida, é sinal de contaminação. Não chega ser um problema, pois a lubrificação dos rolamentos está garantida, mas se o retentor do cubo falhar, a meleca vai parar no disco de freio, aí a coisa fica feia.
Abraços
Clemente
Clemente muito obrigado por sua ajuda.
Na verdade esta vazando uma graxa marrom, tem concistencia de graxa mesmo,
complicado para trocar esse retentor ?
como faco para lubrificar esse cubo que ta vazando ?
obrigado
Giuliano
Giuliano,
trocar o retentor é ± chato. A graxa marrom é sinal de mistura entre óleo e a graxa.
Normalmente o rententor estraga porque existe muita folga entre a tulipa e o semi-eixo, e assim o semi-eixo passa a apoiar e vibrar sobre o retentor.
Certifique-se que a meleca é mesmo óleo + graxa. O cheiro do óleo do diferencial é inconfundível. Pode ser também contaminação por água (difícil).
Você pode limpar o cubo sem desmontar as pistas dos rolamentos. Use um solvente qualquer. Seque, aplique uma graxa boa ( minha favorita é Molycote) e monte tudo novamente.
Como trocar o retentor (resumido):
1) com a roda levantada, solte os 5 parafusos 17mm que seguram a tulipa+semi eixo. Com o freio de mão travado, vire a roda, rompendo assim a junta. Saque o semi eixo.
2) solte a pinça de freio, deixando-a de lado.
3) desmonte a poca do cubo de roda.
4) com cuidado saque o cubo + disco.
5) finalmente chegou ao ponto de desmontar o "stub axle", tubo que suporta os rolamentos. Atrás dele fica o rententor.
6) retire o retentor velho, coloque o novo e monte tudo na ordem inversa.
7) aperte o cubo com cuidado, girando-o e sempre sentindo com a mão, até que perceba que ele passa a girar com um pouco mais de resistência, porém nunca demais. Utilize uma porca nova e a amasse para travar a porca.
siga os manuais LR (Workshop Manual página 117 > ):
Manuais do Defender / PDF (http://www.cgauer.com.br/lr/downloads/index.html)
Abraços
Clemente
Clemente muito obrigado por sua ajuda.
Na verdade esta vazando uma graxa marrom, tem concistencia de graxa mesmo,
complicado para trocar esse retentor ?
como faco para lubrificar esse cubo que ta vazando ?
obrigado
Giuliano
Boa tarde, Clemente
Qual o código da graxa Molykote mais adequada para os rolamentos das rodas?
Abçs
e isso mesmo que o nosso amigo falou retentor tem que desmontar rolamento e cubo de roda pra trocar e principalmente lavar tudo abracos
Qual o tamanho da chave para soltar o parafuso (trava) que segura o rolamento no eixo?? Antes de desmontar tudo aqui para limpeza, checagem e lubrificação queria ter as ferramentas todas em mão.
O retentor dessa minha mesma roda esta danificado e terei que fazer a troca do mesmo! Qual o retentor (numero??) que devo comprar (D110 ano 2000).
Já vou aproveitar para checar / lubrificar as outras 3 rodas!
a chave pra soltar a porca do rolamento e 52 de encaiche longa abraco
ary nunes
10/07/2012, 22:13
Lucar,
O retentor do cubo da roda é o FTC4785 e do semi eixo o FTC3276 ou SABO 02984BRG.
Abraço,
Ary
Defender110 2004
Amigos
Alguém já utilizou alguma capa substituta para a FTC5414 HUB CAP ? Pesquisei e verifiquei que a maioria dos veiculos utiliza uma calotinha metálica. Será que há algum outro veículo que use esta capinha de borracha, que pudesse ser adaptada na LR?
MIecz.
Se tiver uma delas ainda na roda, tira e leva em loja de implementos agricola que pode ser que consiga algo semelhante. Eu não sei ao certo se existe algum veiculo que use igual!
Mk Land e Ary Nunes.
Muito obrigado pelas informações. Já anotei e vou providenciar a chave e os retentores e assim que der farei a troca. Vou comprar logo umas pastilhas de freio pois as desta roda estão contaminadas com óleo. assim faço um serviço só!
Valeu!
gustavoullmann
06/11/2012, 20:25
Hummm...
Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.
Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.
Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:
1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00
379418
Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.
Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?
Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...
Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!
Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!
Muito obrigado pela ajuda!
Grande abraço!
gustavoullmann
06/11/2012, 23:20
Google + palavras chaves =
http://www.youtube.com/watch?v=O4A9MTOOC60
Esse vídeo já explica quase tudo que é preciso saber... hehehe
Abraços!
Dinho_BH
07/11/2012, 00:45
Amigos,
Interessante aquela junta que ele coloca (ver em 3:15''). Acompanhei a troca do rolamento do Defender e, no lugar da junta, foi colocado apenas o silicone "black".
Abraços.
rafaelfernandez
07/11/2012, 00:50
Google + palavras chaves =
Essa é uma poderosa combinação!!! :concordo:
Pena que muitos tenham preguiça de usa-la!!! :parede:
[]´s
Rafael
Gus,
provavelmente o seu Defender já tem os cubos "new style", ou seja, a folga do rolamento é determinada por um espaçador fixo, um tubo não-deformável localizado entre ambos os cones dos rolamentos. Não tem ajuste, você senta a mão na chave e pronto.
Agora, e se tiver folga? Você vai precisar substituir o espaçador por um outro mais curto, existem uns 6 espaçadores para o cubo, seguindo esta tabela da LR:
379543
Estes são os espaçadores:
BLACK SPACER 15mm TOF100050
BLUE SPACER 15.2mm TOF100030
PURPLE SPACER 15.5mm TOF100000
RED SPACER 15.3mm TOF100020
YELLOW SPACER 15.4mm TOF100010
GREEN SPACER 15.1mm TOF100040
WHITE SPACER 14.9mm TOF100060
O que muitos fazem, é jogar fora o espaçador e ajustar a folga à moda antiga (old style), com porca e contra-porca, e anél deformável para travar as porcas. Segue lista, por cubo:
1x FTC3179 HUB LOCKING WASHER (você amassa para travar as porcas)
1x FTC5241 SPACER FOR HUB NUTS RRC/DIS/DEF (coloca entre a primeira porca e o rolamento)
2x FRC8700 WHEEL BEARING LOCK NUT ALL VEHICLES (porcas, duas por cubo)
Eu não curto muito o old style, pois eventualmente os cones podem correr sobre o cubo (stub axle) e assim a longo prazo gerarem uma folga que termina por render terrível shime e condenam os stub axles, que custam uma pequena fortuna.
Eu curto o melhor dos dois styles: porcas e contra-porcas com o spacer.
Outra coisa, estas chaves de cubo costumam amassar com facilidade. Detonamos duas tentando abrir a porca do rolamento do 110 do Fábio. Terminei soltando na talhadeira, foi a melhor maneira. Agora quero comprar um canhão profundo 52mm encaixe 3/4 para evitar as marteladas. Mas só achei na gringa e custam uma graninha + o frete.
Abs
Clemente
Hummm...
Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.
Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.
Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:
1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00
379418
Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.
Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?
Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...
Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!
Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!
Muito obrigado pela ajuda!
Grande abraço!
gustavoullmann
07/11/2012, 23:59
Gus,
provavelmente o seu Defender já tem os cubos "new style", ou seja, a folga do rolamento é determinada por um espaçador fixo, um tubo não-deformável localizado entre ambos os cones dos rolamentos. Não tem ajuste, você senta a mão na chave e pronto.
Agora, e se tiver folga? Você vai precisar substituir o espaçador por um outro mais curto, existem uns 6 espaçadores para o cubo, seguindo esta tabela da LR:
379543
Estes são os espaçadores:
BLACK SPACER 15mm TOF100050
BLUE SPACER 15.2mm TOF100030
PURPLE SPACER 15.5mm TOF100000
RED SPACER 15.3mm TOF100020
YELLOW SPACER 15.4mm TOF100010
GREEN SPACER 15.1mm TOF100040
WHITE SPACER 14.9mm TOF100060
O que muitos fazem, é jogar fora o espaçador e ajustar a folga à moda antiga (old style), com porca e contra-porca, e anél deformável para travar as porcas. Segue lista, por cubo:
1x FTC3179 HUB LOCKING WASHER (você amassa para travar as porcas)
1x FTC5241 SPACER FOR HUB NUTS RRC/DIS/DEF (coloca entre a primeira porca e o rolamento)
2x FRC8700 WHEEL BEARING LOCK NUT ALL VEHICLES (porcas, duas por cubo)
Eu não curto muito o old style, pois eventualmente os cones podem correr sobre o cubo (stub axle) e assim a longo prazo gerarem uma folga que termina por render terrível shime e condenam os stub axles, que custam uma pequena fortuna.
Eu curto o melhor dos dois styles: porcas e contra-porcas com o spacer.
Outra coisa, estas chaves de cubo costumam amassar com facilidade. Detonamos duas tentando abrir a porca do rolamento do 110 do Fábio. Terminei soltando na talhadeira, foi a melhor maneira. Agora quero comprar um canhão profundo 52mm encaixe 3/4 para evitar as marteladas. Mas só achei na gringa e custam uma graninha + o frete.
Abs
Clemente
Grande Clemente!
Sempre uma aula nos teus posts! Muito obrigado pelas respostas e dicas!
Depois que tu falou desses cubos 'new style' que não tem ajuste de folga, lembrei que o primeiro mecânico do Land, ao apertar uma folga na porca do cubo dianteiro (estava com shimmy), me comentou que no cubo do meu jipe não havia ajuste. De qualquer maneira, a dica é simples: 1 porca = cubo novo, sem ajuste. 2 porcas = cubo antigo, com ajuste.
Agora estou realmente tentado a fazer esse upgrade no jipe: colocar porca e contra porca no lugar da única porca original. Como eu quero abrir todos os cubos para lubrificar o rolamento, só teria o custo das porcas. Vamos ver quanto sai a brincadeira, pois tô juntando as moedinhas para fazer a carreteira austral em janeiro! Uhuuu! hehehe
Realmente a chave da porca do cubo não inspira muita confiança. Também queria ter comprado o cachimbo com encaixe (tem na paddock), pois assim dá pra usar o torquímetro. Mas como tu disse custa uma pequena grana + frete + impostos...
Acho que já sei tudo que precisava saber. Agora é botar a mão na graxa! Depois colocos fotos aqui!
Muito obrigado a todos pelas dicas!
Grande abraço!
gustavoullmann
26/11/2012, 23:55
Poutz! Deu mierda... hehehehe
Juntei as peças, a graxa e as ferramentas. Tirei a roda, o semi-eixo e quando fui tirar a pinça de freio descobri que o parafuso que prende a mesma tem a cabeça estriada (estrela)! Como eu só tinha chaves de boca com esse tipo de encaixe, não foi possível soltar a desgraça do parafuso... (aliás, acredito que o mesmo seja um 1/2 polegada encaixe de 12 pinos, confere?)
A solução foi remontar tudo sem conseguir completar o serviço... faz parte!
Vou providenciar o soquete a na próxima vai! hehehe
Pelo menos esse job serviu para verificar o estriado do semi-eixo Ensimec após 15k km: perfeitos! :D
Grande abraço a todos!
GLMedina
27/11/2012, 11:12
Hummm...
Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.
Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.
Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:
1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00
379418
Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.
Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?
Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...
Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!
Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!
Muito obrigado pela ajuda!
Grande abraço!
Meu amigo, onde vc comprou essa chave??? Procurei aqui em Teresópolis e nem sinal. Tive que usar a velha chave-inglesa!
O mesmo com a graxa. Usei graxa normal, mas como acho que apertei demais, pois ficou meio preso, vou refazer o serviço novamente e vou aproveitar para trocar.
Abs.
gustavoullmann
03/12/2012, 22:36
Meu amigo, onde vc comprou essa chave??? Procurei aqui em Teresópolis e nem sinal. Tive que usar a velha chave-inglesa!
O mesmo com a graxa. Usei graxa normal, mas como acho que apertei demais, pois ficou meio preso, vou refazer o serviço novamente e vou aproveitar para trocar.
Abs.
Medina,
Antes de mais nada, desculpe a demora na resposta!
A chave da porca do cubo eu comprei direto da Bearmach, paguei mais ou menos R$ 90. Contudo é possível encontrar a mesma chave por muuuuito menos nas lojas da inglaterra, ou então comprar uma reforçada com encaixe para catracas/torquímetros. O problema é o tempo que demora para chegar aqui...
A graxa eu pesquisei por Molycote e encontrei um distribuidor aqui em poa, fui lá e comprei. Em se tratando da dificuldade de acesso e mão de obra envolvida, acho que usar a graxa correta se justifica nesse caso... heheheh
Outra coisa, no meu post anterior eu perguntava se a cabeça do parafuso que prende a pinça de freio era um estrela 1/2 polegada, e agora eu tenho a confirmação disso. Comprei o soquete e serviu certinho!
Agora é só arrumar tempo no meio dessa correria de final de ano e finalmente fazer o serviço!
Espero ter ajudado!
Grande abraço a todos!
Djalma Inoue
18/01/2013, 01:18
Uma perguntinha para os meus amigos, a chave soquete 52 mm não serve? Só da a longa? Esta da foto abaixo não é curta? e foi pago 90,00 por esta chave que esta na foto abaixo?
É só uma dúvida:screwy: rsrsrs:mrgreen:
Djalma Inoue
18/01/2013, 01:21
Uma perguntinha para os meus amigos, a chave soquete 52 mm não serve? Só da a longa? Esta da foto abaixo não é curta? e foi pago 90,00 por esta chave que esta na foto abaixo?
É só uma dúvida:screwy: rsrsrs:mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por gustavoullmann http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/93049-vazando-graxa-na-roda-traseira-defender-110-a-2.html#post1808567)
Hummm...
Sei que tem um retentor do meu cubo traseiro que não está legal. Antes de trocar os semi-eixos pelos Ensimec, havia um pequeno vazamento pela ponta de eixo e depois de uma trilha com bastante água verifiquei a contaminação do EP90. Creio que a água tenha ingressado no diff por algum retentor, já que está não era funda o suficiente para entrar pelo respiro.
Enfim, o negócio é desmontar pra ver como vão as vedações do cubo e para fazer a devida lubrificação dos rolamentos.
Ainda estou estudando o processo e comprando as peças/suprimentos necessários. Até o momento comprei os seguintes itens:
1- Retentor do semi-eixo traseiro FTC5268 (não tinha o genuíno, então fui forçado a comprar um Bearmach...) R$ 14,00
2- Arruela trava porca do cubo FTC3179 (aquelas que são amassadas - comprei caso julgue necessário trocar, pois pretendo reaproveitar as originais se estejam boas) R$ 9,00
3- Chave soquete para soltar a porca do cubo BA3039 R$ 90,00
4- Pote de graxa Molycote com Bissulfeto de Molibdênio 1 kg por R$ 55,00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=379418&d=1352753541&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=379418&d=1352240580)
Ainda falta comprar um tubo de Loctite 598 black, para aplicar ao recolocar o flange do semi-eixo.
Pergunto: é necessário trocar as porcas do cubo ou posso reaproveitar as que ali estão? Alguma outra dica de item/suprimento para comprar?
Ainda quero estudar melhor o processo de pré-carga dos rolamentos. Tem a dica do Clemente no post #4 e eu li em algum lugar sobre testar o aquecimento dos cubos com a mão após pegar uma boa estrada. Também tem aquele teste de fazer um "8" com o jipe e depois testar o freio. Caso este tenha descido (ou seria subido!? hehehe) é sinal de folga no aperto dos cubos...
Dicas sobre a pré-carga, teste de rolamento (para saber se estão bons) ou qualquer outro item relacionado serão muito bem vindas!
Depois de executar o serviço coloco as fotos com descrições aqui!
Muito obrigado pela ajuda!
Grande abraço!
GLMedina
18/01/2013, 12:59
Eu acabei mandando fazer a chave no torneiro. Sob medida. Custou 40 pratas!:mrgreen:
Ajudou muito!
carlosth
21/01/2013, 20:16
Esta graxa é proveniente dos rolamentos do cubo de roda.
Porém mesmo sem a capinha (FTC5414 HUB CAP), a graxa não deveria sair. Sugiro que inspecione o retentor do semi eixo, que separa o óleo do diferencial e cubo. Se a graxa estiver líquida, é sinal de contaminação. Não chega ser um problema, pois a lubrificação dos rolamentos está garantida, mas se o retentor do cubo falhar, a meleca vai parar no disco de freio, aí a coisa fica feia.
Abraços
Clemente
Então semhores,
Como já sabem, estou trocando as buchas e o pivô da barra A. E com isso, aguardando a chegadas das peças, estou rodando com o carro(na "amaciota" é claro) mas hoje notei que a roda esquerda traseira começou a vazar óleo pela capinha e espalhando na roda externamente fazendo tipo um escorrimento. Isso seria decorrente do problema do bate-bate pelo problema das buchas e pivô da barra A? Digo isso pois o carro tá uma bateção danada na traseira...
Abrasss
Preá 4x4
06/02/2013, 23:57
Fala Carlos,
Dá uma olhada no nível do óleo do freio. Se não for, dá uma olhada no nível do óleo do diferencial traseiro, provavelmente é ele.
Complete com óleo 90.
Provavelmente seja o retentor. Coisa simples de arrumar.
Aproveite e desmonte tudo para limpar toda a graxa. Deve ter sujado tudo.
Fiz a limpeza essa semana, ficou uma beleza!
Agora vou levar para trocar o retentor.
O carro agradece =)
393914
Abraço
Djalma Inoue
15/03/2013, 00:32
Olha como ficou minha roda após chegar de Criciúma. Vou ter que fazer urgente este serviço, acredito que não chegou a afetar o disco de freio.
400641 400642
Medina, o seu torneiro não faz uma para mim não, aproveitando que ele já esta com as manhas e as medidas??
Djalma Inoue
09/07/2013, 12:13
Pessoal fui trocar o retentor da roda trazeira e me deparei com um problema em um dos parafusos o que fica acima a chave soquete não dá espaço, existe um outro tipo de chave para retirar a pinça ou eu terei que retirar a mola, porque ela fica esbarrando na mola e não consigo encaixar no parafuso alguém pode me dar uma luz. Agradeço desde já.
Utiliza uma chave combinada 1/2" de perfil estriado em ângulo de 15 Graus.
Djalma Inoue
09/07/2013, 19:21
Hugo estou com medo desta chave acabar roletando no parafuso, vc já usou assim?? pos se estragar aquela cabeça torque vai virar um inferno para tirar.
GLMedina
09/07/2013, 19:38
Hugo estou com medo desta chave acabar roletando no parafuso, vc já usou assim?? pos se estragar aquela cabeça torque vai virar um inferno para tirar.
Quando troquei as pastilhas da minha, sofri com esse parafuso. Usei uma chave estriada e outra como alavanca. Não me lembro a medida, mas, se não me engano, foi 12 ou 13.
GLMedina
09/07/2013, 19:39
Olha como ficou minha roda após chegar de Criciúma. Vou ter que fazer urgente este serviço, acredito que não chegou a afetar o disco de freio.
400641 400642
Medina, o seu torneiro não faz uma para mim não, aproveitando que ele já esta com as manhas e as medidas??
O meu torneiro fez a 52!
MFREITAG
09/07/2013, 19:46
Na minha 110 consegui soltar o parafuso superior da pinça deixando o eixo traseiro parcialmente pendurado (chassi no cavalete) e afastando um pouco um elo da mola com uma barra, assim consigo acesso direto ao parafuso passado com um prolongador de 1/2" e soquete estriado, podendo aplicar o torque necessário para soltar e depois apertar novamente.
Hugo estou com medo desta chave acabar roletando no parafuso, vc já usou assim?? pos se estragar aquela cabeça torque vai virar um inferno para tirar.
A cabeça do parafuso não é torx, é estriadada, por isto utilizo a combinada de 1/2".
Preá 4x4
09/07/2013, 21:06
Mas será mesmo pelo retentor que está vazando? Falo isso pois em março deixei meu carro na revisão e pedi para olharem o vazamento da roda traseira, com o exato mesmo padrão de mancha no pneu.
Após trocarem os retentores, saí rodando e notei que continuava vazando óleo 90. Voltando na oficina descobriram que o retentor não era o problema e sim aquela capa de borracha (às vezes plástica) que fica na ponta do eixo.
Nessa mesma semana, na mesma oficina, troquei duas vezes o cilindro escravo e uma vez o cilindro mestre da embreagem, para só então descobrirem que o verdadeiro problema estava no flexível e não nos cilindros.
Olha a dor de cabeça, atraso e prejuízo que um bom diagnóstico não faz né?
Abraço
Exatamente!
Utilizo uma chave tipo "ring spanner" conhecida como chave estrela.
A posição para trabalho é um horror. Haja braço, pois a rosca é fina e ainda com trava rosca de média intensidade. Depois de quebrar o torque, uma chave combinada com catraca ajuda bastante...
A medida do parafuso é 13mm, mas onde vai 13mm no LR, é melhor usar 1/2 pol pois o encaixe fica mais justo e preserva o encaixe.
Chave Estrela 12 Pol x 916 Pol - R$ 11.11 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/73525/2/114/chave-estrela-12-pol-x-916-pol)
421000
Abs
Clemente
A cabeça do parafuso não é torx, é estriadada, por isto utilizo a combinada de 1/2".
Djalma Inoue
10/07/2013, 15:10
Obrigado rapaziada agora vai ficar melhor já sei que preciso comprar um trava rosca de média intensidade e a chave estrela de 12polx916pol vou tentar fazer isso, Prea quanto a continuar vazando verifica se a sua roda não esta encharcada de óleo por dentro a minha estava e deu uma trabalheira danada para limpar e ainda não ficou legal pode ser resido do vazamento anterior, pois se o retentor estiver bom não vai vazar óleo 90 mesmo sem a capuchana de borracha.
Djalma
A que utilizo é:
http://imageshack.us/a/img827/6050/wx08.jpg
http://imageshack.us/a/img841/3861/p5fs.jpg
Djalma Inoue
10/07/2013, 23:24
Hugo não sei o que acontece aqui no meu trabalho que algumas imagens não aparece, se não me engano vc anexou alguma imagem acima mas aparece apenas dois pontinhos.
Djalma
Procura no catálogo da Mayle em chave combinadas a de 1/2", ela é mais curta que a estrela indicada pelo Clemente.
http://www.apextoolgroup.com.br/CatalogoCompleto_PDF/Mayle.pdf
Grande Djalma;
Na minha humilde opinião, o ideal (obviamente, qualquer uma é melhor que nenhuma) provavelmente seria esta aqui: SOEXR16, Wrench, Combination, Flank Drive® Plus, Ratcheting Box / Open End, 1/2", 12-Point (http://buy1.snapon.com/catalog/item.asp?item_ID=642393&group_ID=681627)
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