Ver Versão Completa : TR4 Original em trilha.
Olá PessoAll!
Este tópico é para os gostam da TR4 (ou para aqueles que não tem nada contra a TR4.)
Já li bastante a respeito da TR4, já vi muito video da TR4 fazendo trilha em pedra, lama, areia, subindo, descendo morro...alguns com inclinação que nem a pé eu iria...rsrsrs....
Para acompanhar, nem que tenha que dar uma puxadinha aqui, uma rebocadinha lá....uma TR4 original (sem aumento de suspensão, sem alterações mecânicas) somente com o pneu apropriado se vira bem em trilhas? Aquelas que por tradição eram feitas por Willys?
Eu comprei recentemente uma TR4, coloquei os BF 225 75 r16. E agora quero botar para acompanhar os tradicionais jeeps....mas não quero fazer alterações na minha...No máximo, protetor de caixa de câmbio.
Abraços.
Afonso
TR4 (partidário da original, sem adaptações)
maxdelta
10/07/2011, 23:48
Judiar do tr4, q nem o pessoal faz com willys, vc não ira fazer vai? Pq até o retrovisor do tr4 é 100 vezes mais caro q de um willys e sempre q eu vou em uma trilha eu volto sem um ou os dois retrovisores! Logo os q eu mais uso pois o do meio é raro eu olhar! Isso sem contar arranhões na lataria q são comum em uma trilha, recomendo caso vc ligue pra esses detalhes envelopar o veículo antes! O jipe sempre q arranha eu coloco um adesivo no lugar(tipo um band-aid) Mas o tr4 original vai em muito lugar, tenho um conhecido q ele nem liga pro dele, vai aonde os outros vão e ainda é o veículo de dia-a-dia!
Não sei como é as trilhas daí mas o ideal é sempre dá um lift básico! Bem tem uma trilha aqui chamada trilha da bananeira e uma vez foi um tr4 e dono doido, com alguma coisa na cabeça provavelmente provocações, arranhou a lateral toda, e o retrovisor foi pro saco, e ficou tão caro quanto o motor do meu jipe! Fica a seu critério destruir um veículo tão bonito! Tr4 vai longe, mas vai com carinho afinal ele não é um jipe willys!
[]s
Paulo_CW
11/07/2011, 07:15
TR4 "ORIGINAL" vai pra trilha sim.... se ela faz a trilha ou volta são outros tantos....kkkkkk
Brincadeiras a parte tem muito assunto ja imensamente discutido aqui... recomendo q vc de uma pesquisada...
Agora fazer trilhas pesadas como o willys... ta longe disso... e veja primeiro q vc quer dizer com trilhas "pois aquilo q parece um absurdo de trilha para vc é brincadeira para outros".
Outra coisa... só trocando os pneus vc não vai lfazer muita coisa em "TRILHAS"... mesmo pq as opções de pneus p/ TR-4 são bem escassas.
Sem Loção
11/07/2011, 08:52
olá, avs
tenho uma TR4 original e faço trilhas que EU considero médias (para a capacidade do carro e do piloto-rôia.... :cool:)... lá no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas-off-road/85239-passeios-e-trilhas-leves-para-pickups-e-suvs-em-bh-e-regiao-205.html#post1480724 estamos postando fotos da que fizemos este FDS... Morro da Skol e adjacências, perto de BH.... Troller, Wyllis, carros preparados fazem bem...
eu de TR4 com PNEUS ORIGINAIS (que é praticamente um "slick" :-x) agarrei numa subida cheia de minério/cascalho e tive que estrear minha cinta... depois, foi tudo tranquilo, tinha muita pirambeira e erosão pra subir e descer, e aí o sistema de ABS, a reduzida e o bloqueio central vão muito bem...
os pontos negativos são de solução mais ou menos fácil... o vão livre do solo, original, não é lá estas coisas, principalmente porque tu vai PRECISAR de proteções inferiores, o que abaixa ainda mais o carro... na minha troquei a do carter e pus da transmissão (da ROAD TECH, do Octávio, anunciante do fórum)... pois uma topada na transmissão automática e lá se vão 10 mil latinhas... tirei os para-barros pois quando eles pegam no chão podem quebrar ou comprometer o para-choque... o curso da suspenção te dá um tanto bom de trabalho, mas vai bem... nunca agarrei por causa de curso de suspensão.... a minha agarrada ontem foi por causa de pneus originais, que ainda não tive coragem $$ de trocar, pois terei que trocar as rodas também... mas, IMHO, astrilhas que eu faço eu considero médias, e o povo aqui dos wyllis, troller e etc consideram leves... passeio mesmo :oops:
o que ao meu ver é o pior impedimento é a quebradeira que ela vai sofrer (lataria, etc..).. o conjunto mecânico é espetacular no quesito resistência... :cool: peguei estrada na volta ontem depois de 6h de trilha e a bichinha não faz UM barulho diferente... continua alinhada como se não tivesse feito nada... agora, funileiro de jipeiro é martelo e talhadeira, e na TR4 não dá não...:discordo: hehehe... imagina ter que trocar um retrovisor e um para choque....:putz:
enfim, vai das trilhas que vc pega e do quanto vc vai deixar a viatura original...mas tenha em mente que é uma viatura muito valente, mas de manutenção (de trilha) muito alta..
abraço!
daniel (SL)
CesarMit
11/07/2011, 09:21
TR4 Original só com pneus melhores NÃO faz trilhas. Voce pode brincar e aproveitar bem a vtr, mas não pode pensar em trilhas sem fazer modificações. Pode acompanhar tópicos e tirar suas conclusões
Já tive uma TR4 08 e te digo q vc tira um bom proveito da vtr até certo nível e depois pelas limitações fica bastante sofrido para vc e p/ vtr por isso depois de 6 meses vendi a minha pq tava acabando com ela mesmo bem equipada. Na compra eu me eludi pelo dejeso de ter uma, mas depois de toda equipada percebi q não dava P/ O MEU CASO.
Como ja comentado, defina q vc quer dizer com trilhas, pois q é light p/ outros pode ser hard p/ vc e vice versa
No mais, nem recomendo vc ir fazer trilha de TR4 sem o mínimo necessário de equipamentos instalados, pois não pense q é só por pneu e se meter no mato.
Sem Loção
11/07/2011, 09:30
Como ja comentado, defina q vc quer dizer com trilhas, pois q é light p/ outros pode ser hard p/ vc e vice versa
:concordo:
esse é o "xis" da questão! :concordo:
para as minhas trilhas, que eu considero médias para a MINHA experiência e a MINHA viatura, dá pro gasto com pneus melhores e proteções, uma turma boa e cinta... mas o povo aqui fala que são LIGHT...hehehe
agora, as trilhas que o povo faz aqui no http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas-off-road/11773-passeios-e-trilhas-medias-em-bh-e-regiao-2103.html, só mesmo de zeca... TR4 original, assim como outros 4x4 originais, não passam não... mas estas que o pessoal considera "médias", eu considero HARD...hehehe....
[ ]s..
CesarMit
11/07/2011, 10:04
esse é o "xis" da questão! :concordo:
Certamente.
Eu comprei recentemente uma TR4, coloquei os BF 225 75 r16. E agora quero botar para acompanhar os tradicionais jeeps....mas não quero fazer alterações na minha...No máximo, protetor de caixa de câmbio.
Reveja suas idéias meu amigo.
Rpense aquilo q vc pensa ser trilha.
Sem Loção
11/07/2011, 10:14
Certamente.
Reveja suas idéias meu amigo.
Rpense aquilo q vc pensa ser trilha.
caro avs,
é... pra acompanhar wyllis, dá não sinhô... :discordo:
assim como não vou querer que um wyllis ou samurai me acompanhem pra rodar 600km daqui de BH a SP..., ou mesmo que me leve pro trabalho todos os dias :pular:
dá uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/90424-pajero-tr4-e-jipe.html... tem bastante coisa interessante, principalmente no que se refere à VOCAÇÃO de cada veículo.... é aquela velha estória do cobertor curto... cobre a cabeça, descobre os pés, e vice-versa.... não vai existir um carro que seja um Wyllis na trilha e uma Range Rover na estrada ...
[ ]s
A TR4 é feita no máximo para rally de regularidade e trilhas leves/passeios... qq coisa além disso, prepare o bolso para modificações e reparos de lataria.
Trilhas médias e pesadas que tenham muitas erosões e que sejam muito fechadas não são adequadas para TR4.
O conjunto mecânico até que aguenta... até hoje só ouvi falar de alguns problemas na homocinética quando se exige demais da TR4.... mas fora isso falta altura livre do solo, pneus MUD, e falta uma reduzida mais reduzida***.
Fora a lataria que vai ser detonada já na primeira encostada que der num barranco.
***Um pouco antes de vender a TR4 (automática) fiz uma trilha leve com muita chuva.... nas descidas, o câmbio mesmo em primeira reduzida não segurava NADA, tinha que usar o freio toda hora, aí o carro saía de lado... dava uma acelerada e ele corrigia mas por muita sorte não bati num barranco... e tava com pneu MUD zero km.
Se quer fazer trilhas mais pesadas, compre um Jeep mais baratinho que não dê dó de ralar.
:-o
PessoAll,
Legal os esclarecimentos! Quem sabe daqui mais uns 10 anos valha a pena colocar esta tr4 em trilhas Hard..... Quando falo em trilhas, falo de trilhas pesadas...daquelas que o Zequinha tem que ficar pendurado no estribo para não virar o jeep rsrs...
Por enquanto...ficaremos nos passeios Família e trilhas leves......
Mais opiniões serão bem vindas!!!
Abraços!
Afonso.
PessoAll,
Hoje fiz a 1a. trilha com a TR4, seguindo um willys. Minhas conclusões:
1) Altura. Falta realmente altura. Senão fosse o protetor da Road Tech, tinham ficados pedações da transmissão e etc pela trilha....
2) Pneus Mud. Os pneus aguentam o tranco. e limpam bem. Mas, dependendo do lugar, um fronteira iria melhor. Mas tem lugar q isto não pode.
3) Dirigibilidade: A TR4 é um carro que responde bem a direção, firme. Você tem o controle dele. Saiu de Lado: Corrige que volta logo...
4) Relação Marcha. Teve lugar que vai só de 1a. marcha. O carro não vai de 2a, como o Willys iria e foi. Causa: Relação das Marchas?
5) Descida: Reduzida mais solta, mas usando um pouco o freio e acelerando, consegue-se levar....
6) Robustez. a TR4 passou sem quebrar, encarou pedra pra caramba, atoleiro e foi. No video abaixo, um buraco de lama, foi na manha e com a ajuda de um enxadão, conseguiu passar sem ser puxada...Mas é o tipo de coisa que não pode ter pressa. Tem que curtir a travessia do obstáculo.
7) Consumo. Tolerável.
8) Limpeza. F*da!!! Limpar a Tr4 por baixo, por dentro....tentei...mas levarei na lavação....muito empenho.
9) Conclusão: A TR4 é um carro que consegue encarar os desafios do jeito dela. Uma de minhas ferramentas, além do enxadão, será pé-de-cabra para remover pedras....rsrsr.
Trilha TR4. (http://www.youtube.com/watch?v=2hPQrTTIrHo)
Sem Loção
11/09/2011, 00:06
PessoAll,
Hoje fiz a 1a. trilha com a TR4, seguindo um willys. Minhas conclusões:
1) Altura. Falta realmente altura. Senão fosse o protetor da Road Tech, tinham ficados pedações da transmissão e etc pela trilha....
2) Pneus Mud. Os pneus aguentam o tranco. e limpam bem. Mas, dependendo do lugar, um fronteira iria melhor. Mas tem lugar q isto não pode.
3) Dirigibilidade: A TR4 é um carro que responde bem a direção, firme. Você tem o controle dele. Saiu de Lado: Corrige que volta logo...
4) Relação Marcha. Teve lugar que vai só de 1a. marcha. O carro não vai de 2a, como o Willys iria e foi. Causa: Relação das Marchas?
5) Descida: Reduzida mais solta, mas usando um pouco o freio e acelerando, consegue-se levar....
6) Robustez. a TR4 passou sem quebrar, encarou pedra pra caramba, atoleiro e foi. No video abaixo, um buraco de lama, foi na manha e com a ajuda de um enxadão, conseguiu passar sem ser puxada...Mas é o tipo de coisa que não pode ter pressa. Tem que curtir a travessia do obstáculo.
7) Consumo. Tolerável.
8) Limpeza. F*da!!! Limpar a Tr4 por baixo, por dentro....tentei...mas levarei na lavação....muito empenho.
9) Conclusão: A TR4 é um carro que consegue encarar os desafios do jeito dela. Uma de minhas ferramentas, além do enxadão, será pé-de-cabra para remover pedras....rsrsr.
show, afonso!
realmente eu não tenho coragem nenhuma de botar a TR4 nem em passeio sem as proteções...ainda mais que a minha é AT.... tenho as proteções do Octávio e realmente já me salvaram a pele...
andar junto com Wyllão é brabo mesmo... onde a TR4 pena o guerreiro passa brincando... mas é assim mesmo, as propostas são diferentes... mas é uma viatura MUITO valente e resistente.... já botei muito a minha nas trilhas (leves, claro) e a bichinha pega o asfalto de volta parecendo que foi no xópis.... num bate nada...
BTW, acho que nunca vi uma branca desse modelo (tenho uma 2006) e a sua tá linda!
Estou com 4 pisantes TOYO AT e pro que eu faço, acho que dão conta do recado....
abraço,
daniel (SL)
Gustavo D
11/09/2011, 01:17
Quando falo em trilhas, falo de trilhas pesadas...daquelas que o Zequinha tem que ficar pendurado no estribo para não virar o jeep rsrs...
Amigo Afonso,
Lembre-se que a TR4 não tem chassi, é de concepção monobloco viu?
Grande abraço e boas trilhas!
Amigo Afonso,
Lembre-se que a TR4 não tem chassi, é de concepção monobloco viu?
Grande abraço e boas trilhas!
Gustavo, eu entendo a diferença. Mas não consegui ainda entender que diferença isto tem usando a TR4 na trilha. Sabes me dizer?
Valeu.
Sem Loção
11/09/2011, 19:52
Gustavo, eu entendo a diferença. Mas não consegui ainda entender que diferença isto tem usando a TR4 na trilha. Sabes me dizer?
Valeu.
Afonso, isso significa, grossos modo, que a viatura que é feita em monobloco e não sobre chassis seria mais "deformável" nos obstáculos, principalmente erosões, o que dificultaria manter um vão livre mínimo e as 4 rodas no chão.... teoricamente, a configuração "clássica" para vocação offroad é chassis + eixos rígido + suspensão por feixes de mola.... mas aí pra andar no dia-a-dia é fróids... hehehe
dá uma olhada no curso dessa suspensão (modificada, claro), dá pra ver que um monobloco nunca chegará nessa amplitude
http://www.zukiworld.com/month_110107/images/powerfest07/powerfest.jpg
abs!
daniel (SL)
Quando falo em trilhas, falo de trilhas pesadas...daquelas que o Zequinha tem que ficar pendurado no estribo para não virar o jeep rsrs...
Olha, tem que ser corajoso pra fazer isso em cima de monobloco mesmo viu?
eu jamais compraria um carro com monobloco pra fazer trilha. Em Rally ate vai. Reduz 100 kg aqui e ali e o carro anda mais. Se capotar e der PT esta otimo, eh soh comprar um novinho. Em termos de resistencia, pode dizer quanto quiser que o monobloco eh reforcado que eu nao dou 1 centavo no carro.
Porém, se alguém quiser me dar um Niva de presente, eu faria trilhas com ele! :)
Faz assim: Sempre que voltar da trilha, abre e feche a porta. O dia que ela começar a encrencar pra fechar, tire as mossas, pinte, faça lavagem interna e anuncie no Mercado Livre como TR4 da vovó. (Brincadeirinha ein! Não faz isso não!)
Se você quer realmente submeter seu TR4 a torções, pancadas, e todos maus tratos que às vezes conseguem detonar estruturas clássicas superdimensionadas de chassis, fique ligado nos detalhes que podem acusar avarias na estrutura, pois essas trazem pormenores que podem causar diversos acidentes no uso urbano cotidiano.
Afonso,
Estou precisando trocar os pneus da minha TR4 2006. Qual a medida e o modelo dos BF Mud que você usa? Fez algum lift na suspensão? os pneus raspam na lata? E o barulho no asfalto?
Poderia passar o contato da Road Tech?
Obrigado.
Sandro - DF
Sandro,
Para a trilha usei as medidas máximas que se pode sem qualquer alteração de suspensão, pinça de freio e etc): 225 75 r16. Não notei os pneus pegarem na lataria. Mas sei que, quando vira-se a roda totalmente para a direita, há um pouco de raspagem. é minima e controlável. Não fiz alteração alguma de suspensão, lift e etc.
Pelo vídeo que postei, nota-se claramente que a TR4 não passou de 1a. pq, além de eu não forçar a velocidade (para não quebrar para-choques e etc), a tração traseira para quando a roda traseira esquerda patina, parando a traseira direita (q aparece no video). Quando se consegue tração na traseira, o carro passa. Então, eu acho que um bloqueio traseiro é melhor que lift de 5 cms.
No asfalto não há grande barulho com os Muds. Eu tenho os km2, que dizem que fazem menos barulho. No dia-a-dia uso um jogo ALL-TERRAN nas mesmas medidas do MUD, deixando os MUDs somente para este trajetos com barro. Se vc quiser um jogo somente para trilha, sugiro pneu fronteira que dá conta. Mas este não dá para andar muito no asfalto, somente deslocamento. No dia-a-dia é proibitivo pela segurança.
Vamos conversando.
Contato Road Tech
> Octávio Sarmento Filho (road.tech@hotmail.com)
> ROAD TECH - Acessórios Especiais 4x4 - Campinas - SP
> (19) 7803-5229 ou (19) 3207-1974
> Nextel 120*4797
Olá Afonso,
Vc utiliza a proteção em peça única da Road Tech?
Sandro-DF
Monobloco integrado, não é?
Olá Afonso,
Vc utiliza a proteção em peça única da Road Tech?
Sandro-DF
Sandro, são 2 peças que são integradas ao montar no carro.
Edenilson
01/11/2011, 13:08
Não precisa de pneus especiais. A não ser que seja trilha muito pesada. A minha AT 2011/12 está com 890KM. Domingo ultimo, posso dizer que fiz uma trilha leve => pesada, andamos por estradas rurais sem cascalho com barro bco tipo saibro liso mesmo, subindo serras, atrevessamos dois rios um deles com correnteza e altura com mais de 60cm, cada buraco que passamos ao lado de peral se escorregasse para o lado errado já éra, estava chovendo e vencemos os abstáculos com tranquilidade. Meu irmão tem ranger traçada disse que não subiria os lugares que a TR subiu. Mas eu gostaria de proteger o cambio para ficar mais confiante ainda... Agora o consumo é realmente terrível, mas eu já sabia disso antes de comprar. Abraço!
Sem Loção
01/11/2011, 14:27
Não precisa de pneus especiais. A não ser que seja trilha muito pesada. A minha AT 2011/12 está com 890KM. Domingo ultimo, posso dizer que fiz uma trilha leve => pesada, andamos por estradas rurais sem cascalho com barro bco tipo saibro liso mesmo, subindo serras, atrevessamos dois rios um deles com correnteza e altura com mais de 60cm, cada buraco que passamos ao lado de peral se escorregasse para o lado errado já éra, estava chovendo e vencemos os abstáculos com tranquilidade. Meu irmão tem ranger traçada disse que não subiria os lugares que a TR subiu. Mas eu gostaria de proteger o cambio para ficar mais confiante ainda... Agora o consumo é realmente terrível, mas eu já sabia disso antes de comprar. Abraço!
Edenilson, coloque sim as proteções. A de cárter original parece lata de azeite:?, e o câmbio, principalmente se for AT, pega em tudo que é facão... e se quebrar, é uma nota pra consertar...:putz: foi o melhor investimento na viatura até hoje...
quanto aos pneus, eu tenho uma 2011 com pneu AT Scorpion que eu considero 80%ON 20%OFF, e uma 2006 que é calçada com TOYO AT, que seria 50%ON 50%OFF.... já fiz os mesmos percursos com as duas, e posso te dizer que não é um limitante máximo, mas faz diferença sim.... lugares onde eu agarrei feio com os Scorpion, principalmente ladeiras/erosões com terra solta, os Toyo passaram sem tomar conhecimento.... mas de fato nunca peguei lama com os scorpion originais, então nesse piso não posso dizer....
[ ]s
Edenilson
01/11/2011, 15:02
Sem Loção, as proteções vc mandou fazer ou pode ser adquirida em algum comécio de equipamentos?
Sem Loção
01/11/2011, 15:13
Sem Loção, as proteções vc mandou fazer ou pode ser adquirida em algum comécio de equipamentos?
Comprei do Octávio da ROAD TECH, ele é anunciante aqui no fórum e despacha pra todo o Brasil....algumas lojas também tem, como a 4WD Brasil, a TodoTerreno... as minhas ficaram assim:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=292549&d=1305584576
abs!
Edenilson
03/11/2011, 14:27
Muito Obrigado! Vou contatar com Octávio. Abraço!
Armindo Neto
10/11/2011, 23:17
Pessoal, os protetores adiantam muito para trilha? So uma duvida, TR4 nao aguenta trilhas pesadas(com modifcaçoes)?
neilsonhenriques
11/11/2011, 01:25
Com modificações, até vai. O problema é que não deve aguentar por muito tempo né ? :mrgreen:
Carro com monobloco é sempre complicado pra trilha. As torções, cedo ou tarde, vão cobrar seu preço. O TR4 é muito valente. Muito mesmo. Mas ele é 40% on-road e 60% off-road.
Se for pra usar na porrada, é melhor um Jimny 0 km ou um Troller usado. Vão te furar menos o bolso.
Como veículo de uso misto, aí o TR4 é imbatível ! Pelo preço dele, não tem concorrentes. :concordo:
Abraço,
Neilson
Armindo Neto
11/11/2011, 22:47
po bem que podiam ter feito a Tr4 em cima de chassi igual as outras pajeros ai eu acho que se tornaria um autentico fora de estrada!
abs a todos
Sem Loção
22/01/2012, 22:31
po bem que podiam ter feito a Tr4 em cima de chassi igual as outras pajeros ai eu acho que se tornaria um autentico fora de estrada!
abs a todos
Senhores, um videozim com a minha tr4 praticamente original numa trilha.... e um perrengue danado que eu passei...
http://vimeo.com/35477287
jhonathanpsi4x4
19/03/2017, 10:20
Avs, seu vídeo não está mais disponível. Gostaria de ter acesso ao mesmo.
Tenho uma TR4 2012 Automática, só faço rally: um barro fundo aqui, poças de lama ali, cascalho solto, terreno liso de barro assentado, estradas arenosas e depois sigo na rodovia. Gostei muito do desempenho e da força, mas não arrisco ir além, com dó do meu bolso, como já foi dito aqui. Para ir além, fazer trilhas leves e médias, mas também utilizar o carro em rodovia (lembrando que ando em rodovias de 80 a 100 km/h), compensaria dar um upgrade na TR4, trocar em um Jimny, ou outra opção?
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