PDA

Ver Versão Completa : melhorando muito o farol do samurai

geraldo botelho
10/07/2011, 09:34
301379301380301381301382301383

não esquecer de trocar o plug do farol. tem que colocar um com o cabo mais grosso também.

JEFFCATUNDA
10/07/2011, 10:23
301379301380301381301382301383

não esquecer de trocar o plug do farol. tem que colocar um com o cabo mais grosso também.

Mais detalhes......

geraldo botelho
10/07/2011, 10:26
ei, JEFFCATUNDA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/jeffcatunda.html) o que tu queres. mais fotos?

JEFFCATUNDA
10/07/2011, 10:47
ei, JEFFCATUNDA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/jeffcatunda.html) o que tu queres. mais fotos?

""fala galera. não adianta mudar os farois (experiencia própria) kombi, moto, qq um de 100w. já é meu segundo samurai e é (era) a mesma coisa. segundo os eletricistas o samurai possui 1 positivo de energia direta e 2 negativos. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.
:euforico::euforico::euforico::euforico::euforico: :euforico::euforico::euforico: ""

Na verdade não havia entendido porque você tinha aberto esse topico, ai oi que li isso que você colocou em outro topico que entendi...

Mas voltando ao assunto, comos mesmos sealed beam, a luz melhora?

Cara, o meu é 95, original e a luz não é ruim, mas se melhorar eu vou por esses relés... Você sabe dizer se com relés ele consome mais da bateria?

Eduardo Alemão
10/07/2011, 11:57
Então é só inverter os fios e colocar de uma espessura maior?

geraldo botelho
10/07/2011, 12:56
é o seguinte:
o original do samurai é com dois fios negativos e hum positivo, aí vc inverte no relé: aumenta a espessura dos fios inclusive no plug que fica no farol. já tive um samurai 94 e era horrivel demais, o meu 97 agora tá bom.
os fios que vem do manicoto são vermelhos com aneis prateados, é só um sinal fraquinho e eles são ligados no no relé. o eletricista sabe ligar, é só pensar um pouco.

mas.marco
10/07/2011, 13:26
Acho que entendi a coisa... tentarei essa mudança no farol ou outra.... tendo resuldado, postarei aqui pra compartilhar. A luz do meu 97 é bem fraca.

geraldo botelho
10/07/2011, 13:41
qq coisa mas.marco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/mas.marco.html) avisa, eu pergunto pro meu amigo como ele montou.

Neilson
11/07/2011, 00:51
qq coisa mas.marco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/mas.marco.html) avisa, eu pergunto pro meu amigo como ele montou.

geraldo,

Sou adepto do "faça você mesmo", então se não for pedir muito, dá pra conseguir pra gente o esquema elétrico?

Valeu!

geraldo botelho
11/07/2011, 21:06
neilson, aquele chicote que sai perto do hidrovacuo de freio, descasque-o e encontre dois fios vermelhos com anéis prateados duplos. devem ser o da luz alta e baixa. esses cabos devem ser ligados separadamente na entrada de luz no relé auxiliar (está marcado no relé) e colocar fios mais grossos na saída, conforme aparece nas fotos como está ligado INVERTIDO deve-se separar com um material NÃO CONDUTOR (usei PVC)não lembro a espessura dos fios usados, se são de 3, 4, ou 5mm . vc deve ter uma noção de elétrica. ou é melhor ter um acompanhamento profissional.
se ainda tiver dúvidas posso pedir uma relação detalhada ao meu amigo.
abraços.

Luiz Felipe Guerra Jr
11/07/2011, 23:20
Gostei do tópico, sou adepto do faça você mesmo tambem. Mas alem de colocar os reles (3 independentes para cada farol) troquei os farois por estes Farol C Milha Fusca Kombi Passat Lente Lisa + Lampada Branca - R$ 52,90 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189027797-farol-c-milha-fusca-kombi-passat-lente-lisa-lampada-branca-_JM)
comprei deste vendedor mesmo. Se alguem quiser fotos tiro no final de semana pois quebrou o rolamenteo de roda e o samurai ta na oficina (quase perdi a roda hehehehe). Agora que vi as fotos lembrei que podia ter tirado umas fotos da instalalção.

Lucas Kta
11/07/2011, 23:33
põe aí Luiz Felipe....será interessante ver o resultado.

geraldo botelho
12/07/2011, 01:02
só pra constar: o relé que eu colquei no meu samurai foi um único de 400w. não esqueçam de por os fusíveis

Neilson
12/07/2011, 13:43
neilson, aquele chicote que sai perto do hidrovacuo de freio, descasque-o e encontre dois fios vermelhos com anéis prateados duplos. devem ser o da luz alta e baixa. esses cabos devem ser ligados separadamente na entrada de luz no relé auxiliar (está marcado no relé) e colocar fios mais grossos na saída, conforme aparece nas fotos como está ligado INVERTIDO deve-se separar com um material NÃO CONDUTOR (usei PVC)não lembro a espessura dos fios usados, se são de 3, 4, ou 5mm . vc deve ter uma noção de elétrica. ou é melhor ter um acompanhamento profissional.
se ainda tiver dúvidas posso pedir uma relação detalhada ao meu amigo.
abraços.

Geraldo,
Tenho algum conhecimento de elétrica e eletrônica sim...vou seguir as dicas e fazer no meu. valeu!

geraldo botelho
13/07/2011, 08:41
Geraldo,
Tenho algum conhecimento de elétrica e eletrônica sim...vou seguir as dicas e fazer no meu. valeu!

quisera eu ter esses conhecimentos em eletrica e eletrônica também. mas posta aí o seu resultado.
se alguém souber onde encontrar sealed beam da GE ou WAGNER; com esses vai melhorar mais ainda.

Neilson
13/07/2011, 21:42
quisera eu ter esses conhecimentos em eletrica e eletrônica também. mas posta aí o seu resultado.
se alguém souber onde encontrar sealed beam da GE ou WAGNER; com esses vai melhorar mais ainda.

Se der certo, posto os resultados, incluindo o esquema eletrico e fotos.

Tava pensando em colocar uns farois novos com lampada h4, mas vi que tem farois sealed bean mais potentes que os de 55W originais (vi uns VTO de 90W de lente lisa bem baratinhos) . Como vou colocar relé, nao terei problema de superaquecimento no comutador por usar farois mais potentes. A vantagem em usar o sealed bean é que não entram água nem sujeira. Se ficar bom, depois coloco sealed bean de maior quaildade, como os GE e Wagner que citou, mas que também nao sei onde encontrar.

geraldo botelho
13/07/2011, 23:23
Se der certo, posto os resultados, incluindo o esquema eletrico e fotos.

Tava pensando em colocar uns farois novos com lampada h4, mas vi que tem farois sealed bean mais potentes que os de 55W originais (vi uns VTO de 90W de lente lisa bem baratinhos) . Como vou colocar relé, nao terei problema de superaquecimento no comutador por usar farois mais potentes. A vantagem em usar o sealed bean é que não entram água nem sujeira. Se ficar bom, depois coloco sealed bean de maior quaildade, como os GE e Wagner que citou, mas que também nao sei onde encontrar.

pois é neilson. já usei esse tipo de farol. mas era no meu samurai anterior. pena que não encontrei mais pra vender. acho que custou uns 25,00 cada. só tem um probleminha: ele espalha muuuuuuito a luz. qdo eu usava (ainda sem relé) as pessoas lampejavam os farois no sentido contrário pensando que eu estava de luz alta. hehehehehe

geraldo botelho
15/07/2011, 14:50
achei esse aqui:

FAROL SEALED BEAM LENTE LISA P/ JEEP, RURAL E F75 - 90/100W - 180MM - UNIDADE - Paulista 4x4 (http://www.jeepwillys.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=1586)

Césaramg4x4
15/07/2011, 23:45
Boa noite gente tava esses dias lendo esse tópico sem dar muita importância porque meus faróis estavam funcionando perfeitamente, mas ao sair com o samuca hoje percebi que um farol ta parecendo uma vela na luz baixa e apaga quando jogo luz alta to vendo que vou ter que comprar um farol novo, o meu farol e sealed bean original to pensando em colocar farol de lâmpada o que vocês acham?

geraldo botelho
16/07/2011, 08:43
Boa noite gente tava esses dias lendo esse tópico sem dar muita importância porque meus faróis estavam funcionando perfeitamente, mas ao sair com o samuca hoje percebi que um farol ta parecendo uma vela na luz baixa e apaga quando jogo luz alta to vendo que vou ter que comprar um farol novo, o meu farol e sealed bean original to pensando em colocar farol de lâmpada o que vocês acham?

fala, mano. eu não sei o seu caso como é. mas onde ou moro é muuuuuuita lama e água. farol com lãmpada H4 não aguenta, enxe de água. sealed beam é bem baratinho. farol fraquinho ou é aterramento ou tá queimando.

gostaria que existisse farol de milha tipo sealed beam. hehehehe. ia ser perfeito.

Césaramg4x4
17/07/2011, 11:02
Bom dia Geraldo Moro em uma planície aqui temos que andar cerca de 50 km para fazer uma trilha nossas trilhas geralmente são de mata fechada e montanhas que cercam a região não chegamos a enfrentar tanta lama quanto vocês. Sobre farol de milha tipo sealed beam já tentou aqueles faróis de milha maiores que trocam a lente você pode ver numa auto elétrica um modelo de farol de milha que caiba uma lente tipo sealed beam como os faróis da brasília ou outro modelo.

Luiz Felipe Guerra Jr
17/07/2011, 23:41
põe aí Luiz Felipe....será interessante ver o resultado.

Seguem as fotos, utilizei 6 reles individuais farol baixo, farol alto e farolete que acende junto com o farol alto.
302658302656

geraldo botelho
18/07/2011, 09:42
Bom dia Geraldo Moro em uma planície aqui temos que andar cerca de 50 km para fazer uma trilha nossas trilhas geralmente são de mata fechada e montanhas que cercam a região não chegamos a enfrentar tanta lama quanto vocês. Sobre farol de milha tipo sealed beam já tentou aqueles faróis de milha maiores que trocam a lente você pode ver numa auto elétrica um modelo de farol de milha que caiba uma lente tipo sealed beam como os faróis da brasília ou outro modelo.

é verdade. existe um sealed beam que menor, que era usado em brasília alguns opalas com a frente envemo. uma vez eu ví uns pra vender aqui na minha cidade de 100 W com a frente lisa.
semana passada joguei fora 4 carcaças de farois de milha MAXTEL, eu acho que dava.

geraldo botelho
18/07/2011, 09:46
[QUOTE=Luiz Felipe Guerra Jr;1485725]Seguem as fotos, utilizei 6 reles individuais farol baixo, farol alto e farolete que acende junto com o farol alto.
302658302656[/QUOTE

tá bonito o teu carro (adoro carro branco) existem algumas configurações desse farol: com pisca, com milha, com mínima. e são bonitos, pena que não duram nada, muito frágil. não sei se o seu é de boa qualidade.

Césaramg4x4
18/07/2011, 10:14
Geraldo bom dia eu já sou do contra tenho samurai branco mais gosto mais do verde metálico igual ao seu e do azul mais claro do samurai do amigo aqui do fórum Eduardo Alemão se eu pudesse pintaria de uma dessas duas cores.

geraldo botelho
18/07/2011, 10:34
Geraldo bom dia eu já sou do contra tenho samurai branco mais gosto mais do verde metálico igual ao seu e do azul mais claro do samurai do amigo aqui do fórum Eduardo Alemão se eu pudesse pintaria de uma dessas duas cores.

hehehehe. bom dia, césar. realmente aquele azulzinho é bonito. é porque não gosto muito de verde, só das árvores.
eu acho que o verde enjoa um pouco. por isso eu mudo sempre: coloco quebra mato, depois tiro. coloco guincho, depois tiro. coloco hack, depois tiro, e assim vai.

Luiz Felipe Guerra Jr
18/07/2011, 12:02
[QUOTE=Luiz Felipe Guerra Jr;1485725]Seguem as fotos, utilizei 6 reles individuais farol baixo, farol alto e farolete que acende junto com o farol alto.
302658302656[/QUOTE

tá bonito o teu carro (adoro carro branco) existem algumas configurações desse farol: com pisca, com milha, com mínima. e são bonitos, pena que não duram nada, muito frágil. não sei se o seu é de boa qualidade.

Quanto a durabilidade estou descobrindo por enquanto são apenas 6 meses. A marca se não me engano é RCD.

Eduardo Alemão
18/07/2011, 14:33
[QUOTE=geraldo botelho;1485865]Quanto a durabilidade estou descobrindo por enquanto são apenas 6 meses. A marca se não me engano é RCD.

O vendedor afirmou nas repostas do ML que o farol não é de vidro.... Procede?

Luiz Felipe Guerra Jr
18/07/2011, 16:48
[QUOTE=Luiz Felipe Guerra Jr;1485971]

O vendedor afirmou nas repostas do ML que o farol não é de vidro.... Procede?

Vidro com certeza não é.

geraldo botelho
18/07/2011, 19:11
peraí! vcs estão falando do sealed beam ou o quê o Luiz Felipe Guerra Jr (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/luiz+felipe+guerra+jr.html)
comprou no mercado livre?

se for o sealed beam é de vidro com toda certeza o outro não é!

Césaramg4x4
20/07/2011, 21:04
Ai Geraldo boa noite descobri o que aconteceu no meu farol ele não queimou deu mau contato na caixa de fusíveis passei o dia sofrendo para descobrir agora a noite resolvi o problema.

geraldo botelho
21/07/2011, 00:58
Ai Geraldo boa noite descobri o que aconteceu no meu farol ele não queimou deu mau contato na caixa de fusíveis passei o dia sofrendo para descobrir agora a noite resolvi o problema.

putz! ainda bem que já está resolvido. mas está iluminando bem, né?

Césaramg4x4
21/07/2011, 16:43
Ta sim, o farol e de 75/80 para meu uso ilumina bem.

geraldo botelho
23/07/2011, 11:01
alguém sabe me dizer onde vende sealed beam da marca GE, Wagner, ou SILVANIA???
alguma loja que tenha site pra eu poder comprar. moro longe pra caramba. belém.

volcom
29/11/2011, 16:10
Seguem as fotos, utilizei 6 reles individuais farol baixo, farol alto e farolete que acende junto com o farol alto.
302658302656

Felipe

Desculpe fugir do assunto, mais me interessei pelos seus piscas alertas, eles parecem ser mais escuros, e pelo fato de estar precisando de um ,pois o meu direito esta quebrado gostaria de saber se você mesmo o modificou ou se é possível compra-los assim?

Obrigado

geraldo botelho
30/11/2011, 08:11
Suzuki Samurai 97 Lanternas Dianteiras Completas - R$ 320,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-210697999-suzuki-samurai-97-lanternas-dianteiras-completas-_JM)

volcom
30/11/2011, 11:33
Não acho necessário compra o jogo de lanterna inteira, somente a capa laranja do pisca esta quebrada.
existe alguma adaptação???

Neilson
07/02/2012, 10:42
Se der certo, posto os resultados, incluindo o esquema eletrico e fotos...

Tá ai..demorou mas saiu. Tinha postado do outro tópico de farol do samurai. Lá coloquei as fotos da modificação no relé.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/59225-melhorando-os-farois-do-samurai-12.html#post1623258

O esquema tá nessa figura:

331233

No teste à noite, em ruas iluminadas, minha primeira impressão foi que tinha melhorado pouco. Mas numa rua pouco iluminada, onde já havia testado sem a modificação, mesmo sem substituir os faróis, pude perceber que melhorou muito, principalmente o farol alto.

Como não desfiz a instalação original, posso comparar as duas configurações. Quando tiver um tempo, provavelmente no fim de semana, farei um teste num paredão e posto os resultados.