PDA

Ver Versão Completa : Mistério no ponto do Georgia



ALYSON
01/06/2005, 16:47
Boa tarde pessoal.
Espero não surpreende-los com minha ignorância, mas não tenho mais recursos de informação e ação. Meu motor OHC Georgia tem um terrível segredo. Pelos sintomas (não pega quando tá quente, balancim pula fora) tudo leva a crer que é ponto. Já troquei distribuidor, condensador, velas, rotor, cabo de velas, bomba de gasolina, boia do carburador, bobina e não consigo faze-lo funcionar de maneira suave e sem solavancos. Já coloquei ou acho que coloquei no ponto várias vezes, a marca na polia do comando com a indicação da tampa da correia e a polia do distribuidor, mas o problema persiste. Tudo começou depois que queimei a junta do cabeçote e troquei, desde então acho que não consigo maios acertar. Peço um pouco do tempo de vocês para me passar algumas dicas e macetes do ponto deste motor, pois nem mesmo os mecânicos da região tem conseguido resolver o problema, querem logo abrir tudo etc. O motor é novo, cerca de 1.500km e foi desligado funcionando "harmoniosamente", não acredito em defeito interno.
Muito grato.

kbrito
01/06/2005, 17:06
ALYSON,

Verifique o ponto do comando de válvulas.
Não conheço este motor, mas o comando de válvulas tem que funcionar em sincronia com o giro do motor (abertura e fechamento das válvulas), em alguns modelos de motor é correia dentada, em outros corrente e em outros engrenagem, pelo que você descreveu, ele apresentou o problema após a troca de junta, é bem provável que seja isso o mecânico não acertou o ponto do comando.

Abraço

Carlos
01/06/2005, 21:11
Alysson,
O motor do meu jeep tb é o OHC. Quando coloquei ignição eletrônica foi a maior novela para achar o ponto.
Outro dia ele começou a não pegar quente, um mexânico disse que era ponto, mexeu, mexeu e nada.
Após, descobri que aram as buchas do motor de arranque. Verfique o arranque: escovas, induzido, buchas e etc, pode ser isso.

leopoldo
01/06/2005, 21:40
vá na seção de downloads, página 2, manual de manutenção do jeep, baixe a parte do motor 4 cilindros OHC

Giovani
02/06/2005, 00:57
:D Salve Galera!!!

:o Esse motor é um parto!!! Sei lá o que tem, mas é uma desgraça!!! Eu só tive problemas!!!
:arrow: O motor de partida é subdimensionado (perdi a conta das vezes que desmontei), acertar o ponto toda semana, correia (eca) dentada, bomba d'água, bomba de gasolina (caríssima), tuchos hidráulicos teimando em não funcionar, virabrequim rachado, fundi 2 vezes... Dei graças o dia que troquei ele!!!! :P

[]'s frustrados com o OHC 2.3... :evil:

Vinicius Hauagge
02/06/2005, 09:34
Acho que vc levou azar Giovani...
No meu jeep tenho esse motor há quase 10 anos e só alegria...
Concordo que a bomba de gasolina é cara, mas o negocio é por uma elétrica...
Abraço contente com o ohc...
Vinicius!

PS- o ponto realmente é meio chatinho, mas basta observar as marcações e atrasar um pouquinho, que ele fica uma maravilha!

ALYSON
02/06/2005, 10:27
Realmente os tuchos teimam em não funcionar quando para por muito tempo, precisando retira-los e força-los manualmente até regularizarem o trabalho. A bomba de gasolina é nova e já testei várias vezes, o motor de arranque(Bosch) já retirei e revisei. O ponto realmente está fora mas ainda não descobri o seu "geitinho", seu que todo motor é diferente do outro, conversando com mecânicos me disseram que é o motor que dá partida mais rápido por aí, por isso não precisa de um grande arranque, o sistema de correia dentada equipa os melhores motores do mundo, inclusive de competições Giovani, não acho que seja um motor ruim, está no mercado a mais tempo do que minha própria idade, é só um "besteirinha" que eu ainda não descobri.
Obrigado pela ajuda pessoal.
Alyson

chapolin colorado
02/06/2005, 12:43
Ola amigos,
Tambem não acho que esse motor seja ruim, tem muitas qualidades e melhorias que muitos motores "consagrados" não tem: cabeçote de fluxo cruzado, eixo de comando de valvula acionado por correia dentada, tuchos hidraulicos, etc....até hoje ele é produzido nas Rangers 2.5 e antigas 2.3 mas com uma série de melhorias......
Bom o meu tinha a mesmo problema, foi só acertar o ponto de ignição que a partida ficou bem leve, este ponto é meio chato de se acertar realmente, mas no meu eu acertei para 8 graus atrasado , nas especificações do motor são 6 graus mas não leva em consideração o alcool presente na gasolina ( 25% ).

[]'s no ponto correto

Carlos
03/06/2005, 15:10
:D Salve Galera!!!

:o Esse motor é um parto!!! Sei lá o que tem, mas é uma desgraça!!! Eu só tive problemas!!!
:arrow: O motor de partida é subdimensionado (perdi a conta das vezes que desmontei), acertar o ponto toda semana, correia (eca) dentada, bomba d'água, bomba de gasolina (caríssima), tuchos hidráulicos teimando em não funcionar, virabrequim rachado, fundi 2 vezes... Dei graças o dia que troquei ele!!!! :P

[]'s frustrados com o OHC 2.3... :evil:

Me desulpe a maioria, mais vou concordar em gênero, número e grau com Giovane.
O OHC, para mim, é uma grande mer.., a bomba de gasolina (que adora vazar, quebar, estourar o suspiro, passar ar, etc) é cara; a bomba d'água vai no mesmo caminho; o motor adora passa óleo pro cárter; é fraco; tem o ponto difícil...e por aí vai.

Tô sonhando com um AP.
Há pouco um VW Santana bateu num poste e partiu ao meio (literalmente), o motor AP completo e sem nenhuma avaria, com +- 10.000 Km rodados, estava sendo vendido por R$ 1.000,00, no ferro velho. Não comprei pq o pobre do motorista tinha partido dessa pra uma melhor no acidente.
Aguardando outro.

Vinicius Hauagge
03/06/2005, 15:30
Bem, esse é um tema bastante complexo... mulher, futebol e politica, cada um tem seu gosto, ne?
Como já disse, tenho um ohc no meu jeep e estou bastante satisfeito... Ele é um motor agil, que satisfaz minhas necessidades...Prefiro muito mais ele do que um bf ou um ap...
Claro que se tivesse dim dim disponivel, colocaria um da ranger 4 cilindros ou até um 4.0 V6, mas meu saldo bancario nao deixa...
Quanto à bomba de combustivel, a minha nunca deu problema... Alem disso, hoje é muito comum a adaptacao de bomba eletrica em qualquer motor carburado...
Bomba dagua, tb nao tive problemas...
O que esta no meu jeep retifiquei inteiro, troquei ate comando, balancin, tucho, bomba de oleo, etc etc etc há mais de 05 anos e ate hoje é so alegria...
Ele tem carburador dois estagios, coletor dimensionado, ignicao eletronica, cabeçote levemente rebaixado, bobina de alta, etc etc etc e agora, vou por um blower... So nao esta na viatura pq o mecanico ta com muito servico e nao teve tempo pra fazer ...
Mas como disse antes, esse assunto de motor é igual mulher... uns preferem loiras, outros morenas, outros ruivas... outros encaram qualquer coisa...
Abraço,
Vinicius!

tomboly
03/06/2005, 17:11
blz,alison

esse teu motor é o bicho cara, e o mais forte da categoria so perde na força para o 2.5 ranger coloca a maquina no ponto e detona cara...
agora, parto, mer%%, com serteza eu te falo e ir pra trilha com motor AP
sem força nenhuma para empurrar +- 1600kg ... ate em subidinhas ele
pipoca e motor para carro leve ...

tem gente que não sabe oque fala, não é tempo de cadastro que tem razão, pesquise muito sobre o motor, mas com quem faz trilhas de verdade, e você vai conhecer melhor esse motor, depois dele 2.5 ranger
depois 6 em linha 3.000 pra quem não tem medo do gasto é um canhão...
é o campeão

esse pessoal que ta falando mal e porque so viu o motor
funcionar na viatura dos outros, ou montaram o carro
da BARBI... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

FUI!!!!!!!!

Giovani
03/06/2005, 17:51
agora, parto, mer%%, com serteza eu te falo e ir pra trilha com motor AP
sem força nenhuma para empurrar +- 1600kg ... ate em subidinhas ele
pipoca e motor para carro leve ...

:D Fala Tomboly!!!

:o Lamento te informar, mas essa informação é de quem só viu o AP nos jipes do outros... :roll:


tem gente que não sabe oque fala, não é tempo de cadastro que tem razão, pesquise muito sobre o motor, mas com quem faz trilhas de verdade, e você vai conhecer melhor esse motor...

:? Uai??? E tu achas que eu fiz o quê com esse motor??? Fui pro shopping??? Aí eu não teria tido problemas com ele... :P


depois dele 2.5 ranger
:o Esse não conheço, só de ver mesmo. Então não digo nada sobre ele.


depois 6 em linha 3.000 pra quem não tem medo do gasto é um canhão... é o campeão
:D É o motor que tenho hoje no jeep! Bom mesmo! Concordamos em alguma coisa... :D


esse pessoal que ta falando mal e porque so viu o motor
funcionar na viatura dos outros, ou montaram o carro
da BARBI... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
:o Os outros eu não sei, mas eu tive esses 3 motores no jeep e fiz muitas trilhas com eles! O OHC 2.3 veio no jeep, original. Depois instalei o 6 cil 3.000, que fundi numa trilha! Aí instalei o AP 2.0 carburado! Como não quiz trocar as relações dos diferencias, nem pneus, para obter o melhor desempenho do AP, reformei o 3.000 e instalei de volta!
Se fosse para montar um jeep leve e bem esperto, hoje, eu ia de AP 2.0 IE, câmbio Clark 5 marchas, com relação 8/43 e pneus 31". E sei muito bem do quê estou falando!
:o Na foto do meu avatar, estava com o AP. Foi só puxar o jeep, tirar a água do cárter, secar a distribuição e funcionar. Em meia hora eu pude continuar a trilha, sem problemas!!! Numa situação semelhante, com o OHC, voltei rebocado!!! :x

[]'s

tomboly
03/06/2005, 18:40
blz, giovani

posso ver que ja teve uma bela expriencia com motor
entam você sabe que os motores que estam no mercado
hoje cada um e para um padrão de veiculo todos bons para
oque foi projetado, agora todo mundo que pega um jiponga
sem pençar no que ira fazer com ele, tem problemas, tudo
depemde do seu uso role no shopping, trilha, trial...
cada especificação requer coisa totalmente diferentes, não da pra ter
força sem consumo, não da pra entrar na trilha sem força e ai vai, bicho
essa pergunta gera polemica, "qual e o melhor"???
mas para onde você vai com o melhor ???????
esse melhor e dificil de se descutir, eu e que não vou para o shopping
com 6 caneco 3.000
o mais perto fica uns 30 km de casa he!!!!!he!!!!!!he!!!!!! :evil:

desculpa o jeito com as palavras :roll:

Até mais camarada ...

Giovani
03/06/2005, 19:24
blz, giovani

posso ver que ja teve uma bela expriencia com motor

e ai vai, bicho
essa pergunta gera polemica, "qual e o melhor"???


:D Fala Tomboly!!!

:o Não tô falando pra ninguém jogar o OHC no lixo! Cada uma põe o motor que quiser na viatura. Só relatei a minha triste experiência com o OHC. :wink:
:D Qual o melhor motor??? Isso não tem fim... Cada um vai ter o seu preferido...

[]'s

Carlos
03/06/2005, 20:06
blz,alison

esse teu motor é o bicho cara, e o mais forte da categoria so perde na força para o 2.5 ranger coloca a maquina no ponto e detona cara...
agora, parto, mer%%, com serteza eu te falo e ir pra trilha com motor AP
sem força nenhuma para empurrar +- 1600kg ... ate em subidinhas ele
pipoca e motor para carro leve ...

tem gente que não sabe oque fala, não é tempo de cadastro que tem razão, pesquise muito sobre o motor, mas com quem faz trilhas de verdade, e você vai conhecer melhor esse motor, depois dele 2.5 ranger
depois 6 em linha 3.000 pra quem não tem medo do gasto é um canhão...
é o campeão

esse pessoal que ta falando mal e porque so viu o motor
funcionar na viatura dos outros, ou montaram o carro
da BARBI... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

FUI!!!!!!!!

E aí tomboly,

vc é o sabidão da vez :lol:

É o seguinte: falo que não presta pq tenho no meu. Assim como o Giovane fala pq já teve no dele, e vários outros aqui do Fórum. É só vc pesquisar.
Vc diz que AP 2.0 é para carro pequeno. Ledo engano: Santana, Troller; Carajás (e nesse nem era 2.0) etc, etc, etc não são "carros pequenos", todos os citados são mais pesados que o CJ.
Vai com calma pra não falar besteira :wink: .

Rodolfo Ourique
04/06/2005, 11:24
Concordo que o Tomboly pegou pesado, mesmo pq cada um tem um gosto diferente, mas te digo, tenho o meu Jeep Ford com Georgia OHC há 4 anos, ando com ele diariamente e faço trilhas pesadas, como Cacaria e Catonho, nunca me deu nenhum problema, acho que vale a pena tentar descobrir o que há de errado, se não funciona bem no Jeep de vcs acoselho a seguir o manual e usar ele com a configuração original inclusive giglagem, o meu é 100% original, ou então dei muita sorte....hehehe :D

leopoldo
04/06/2005, 13:51
O OHC é um motor bom mas tem 2 pontos fracos que tem de se tomar muito cuidado:

1- A vedação da caixa seca e vistoria da válvula PCV bem encaixada para não engolir lama.......temos alguns exemplos recentes desses eventos que destroem o motor.

2- A vedação da tampa da correia dentada, pois por lá pode entrar muita lama - tem gente que tira a tampa porque é um saco encaixá-la ou esquecem de colocar as borrachas nas bordas - a correia pula e o motor fica fora do ponto.

tavio_g
05/06/2005, 22:50
Bom, minhas considerações...
Tenho no meu jeep tb o ohc, tive alguns problemas com faltas de combustivel. troquei a bomba e acabou o problema.
Tava subindo muito óleo no respiro, troquei anel, pistao, retifiquei e td mais... mas isso pq esse era um dos carros aqui de casa e desde pequeno usavamos ele direto(por mais de 10 anos) e nunca tivemos problemas. O carburador deu um trabalho pq até descobrir q tinha um cara bom aqui fique numa lenga lenga de o jeep beber muito e andar pouco.
Hj tenho ele com uns quase 3000 km, não tenho do que reclamar em nada. Com ignição eletronica, o motor de partida original(nao falha uma partida) o ponto tb 2 pontos a mais. Vai bem na cidade e tb muito bem em trilhas.
Mas pergunto,
Leopoldo, o meu está com a tampa da correia dentada, mas se olhar no canto dá pra vê-la. Vou postar as fotos abaixo.
e o que seria essa válvula PCV??
Sobre a vedação da caixa seca, tenho a caixa seca trocada pq a embreagem não é original. Tem alguma consideração sobre isso!?

Abraços

Otávio

leopoldo
05/06/2005, 23:24
PCV - positive crankcase ventilation: válvula de ventilação do carter
- aquela válvula verde, em plástico, que fica em cima do distribuidor. O seu motor tem a mesma presa com abraçadeira. No original não tem a abraçadeira, a válvula é só encaixada. Solte aquilo e verá que se parece com um aspirador. Imagina se solta dentro da lama !

E o problema do motor são essas frestas por onde pode entrar muita lama. Como fazer isso? borrachas novas, silicone, silver tape, etc......

Sobre a caixa seca, não importa o modelo. Tem de ser vedada se você pretende mergulhar o jeep na lama.

tavio_g
05/06/2005, 23:58
hummm.. ok...
bom, nunca mexi nessa valvula... sei q é do respiro do carter... bom, devida a presença da abraçadeira... acho que esse ponto td bem.
agora sobre a caixa seca... fiquei encanado.
ela tem um borracha por onde entra o cabo(inclusive ví essa semana que tava solta) mas foi depois q eu lavei q soltou pq sempre cofiro antes de ir pra trilha.
q posso fazer para vedar melhor a caixa seca!???
Sobre a tampa da correia, vou tirar ela de vez em qdo para dar uma olhada.
nao tem problema jogar um pouco dágua para tirar o barro, se houver algum, tem!???

leopoldo
06/06/2005, 00:11
Não tem problema lavar. O problema é fechar direitinho.

Sobre a caixa, você terá que quebrar a cabeça e achar maneiras de fazê-lo.

Vinicius Hauagge
06/06/2005, 09:30
Pessoal, já que estamos falando sobre o georgia, há algum tempo, ouvi dizer que na epoca em que ele era fabricado, a ford "abaixou" (apenas na teoria) a cavalaria do mesmo para pagar menos imposto dos veículos que utilizavam o mesmo...
Alguem sabe se isso procede? E qual seria a real potencia do mesmo?
Abraço,
Vinicius!

PS- outra coisa, tem como calcular, na teoria, as melhorias que um carburador dois estagios, coletor dimensionado e dutos de admissao polidos proporcionam ao motor?

ALYSON
06/06/2005, 11:38
Obrigado pela ajuda pessoal.
Resolvi o mistério, com pesquisa no próprio site, li que alguns motores tem o ponto a mais ou a menos graus, assim resolvi fazer por tentativa (não fazia antes porque é um ato "no escuro" e com as quantidades de vezes pode prejudicar roscas, correias e peças internas do motor, mas precisava ser feito), descobri que a informação na tampa da correia não correspondia e ignorando-a eu consigui colocar no ponto, aí depois de um ano e meio parado por diversos aspectos que não interessam aqui, o motor pegou na primeira, como um relógio suíço.
Uso os dois motores (AP e OHC), tenho que disser que cada um tem seus méritos, mas tem suas devidas especificações para uso, de modo que pela minha experiência o motor OHC é muito mais apropriado para o rojão de trilhas (peça, popularidade, custo, estrutura específica, robustez, consumo, baixa velocidade, mudança brusca de temperatura entre outras coisas), já o maravilhoso AP eu indico para pôr no seu carro de uso "NORMAL", para andar a 110, 120 km/hora, é leve, estável, de confiança, silencioso, tem força apesar de um torque mediano, é bastante popular, de alumínio, enfim é um dos melhores projetos de motor para o 3.º mundo, entendeu.
A todos agradeço pela ajuda, mistério resolvido, não confiem por completo nas indicações de polia e tampas.
Sds,
Alyson

Carlos
10/06/2005, 18:39
Pessoal, já que estamos falando sobre o georgia, há algum tempo, ouvi dizer que na epoca em que ele era fabricado, a ford "abaixou" (apenas na teoria) a cavalaria do mesmo para pagar menos imposto dos veículos que utilizavam o mesmo...
Alguem sabe se isso procede? E qual seria a real potencia do mesmo?
Abraço,
Vinicius!

PS- outra coisa, tem como calcular, na teoria, as melhorias que um carburador dois estagios, coletor dimensionado e dutos de admissao polidos proporcionam ao motor?

:D então os cavalos a mais do meu fugiram.

Carvalho
13/06/2005, 21:55
carburação simples = 91cv
carburação dupla = 99cv
Isso com as configurações originais do conjunto/motor

tavio_g
14/06/2005, 22:14
Leopoldo, voltando a falar nesse negócio de lacrar a caixa seca:
hoje coloquei silicone na borracha do cabo da embreagem. ficou ótimo. por ali não entra nada, mas tem também uma entrada na parte superior da caixa bem próximo do cambio. é necessário fechar aquela lá e deixar somente um buraquinho de quase 1cm por 0,5 cm que tem embaixo????
em baixo do carter qdo ele encontra com a caixa seca, onde tem aquela junta(nao me lembro o nome agora) vou colocar um silicone, pq alí vi q pega um barro bom.
Vou dar uma limpada e dá-lhe silicone!!! heheh
O que você acha?????
Falta alguma coisa???
Estou fazendo alguma coia errada????
:roll: :roll: :roll: :roll:

Obrigado
Abraços

Leonardo Raffi
03/12/2019, 11:41
Pessoal, já que estamos falando sobre o georgia, há algum tempo, ouvi dizer que na epoca em que ele era fabricado, a ford "abaixou" (apenas na teoria) a cavalaria do mesmo para pagar menos imposto dos veículos que utilizavam o mesmo...
Alguem sabe se isso procede? E qual seria a real potencia do mesmo?
Abraço,
Vinicius!

PS- outra coisa, tem como calcular, na teoria, as melhorias que um carburador dois estagios, coletor dimensionado e dutos de admissao polidos proporcionam ao motor?

SIM é verdade... ele possui no minimo 118 CV de fato..é muito usado no USA inclusive no Mustang 4