PDA

Ver Versão Completa : SAMURAI 96> Proteções básicas (essenciais) + Desempenho

mas.marco
08/07/2011, 22:29
Pessoal,

Acompanho o forum faz um tempinho e já busquei algumas informações importantes porém, queria ver com alguem que literalmente comecou como eu: DEVAGAR.

Estou com um Samurai 97 todo original, com 80k. Usarei 80% do meu tempo. Principalmente para ir até o sítio (interior de MG). São aproximadamente 850km (ida e volta) do RJ. Tenho outro carro pra viagens mais longas (certamente irei vende-lo em breve).

Peguei diversas informações sobre melhorias de desempenho mas 98% referentes ao uso OFF-ROAD então minhas dúvidas continuam pois ficarei mais na cidade com ele. Apenas no sitio é que o bicho vai pegar devido ao caminho TENSO. Até chegar em casa são 13km de terra com pedras, valas e subidas de infartar. Isso aqui é apenas para esclarecer minhas intenções com o Samurai.

Vi também que 80% dos casos recomendam uma migração para motor AP 1.6mi devido à manutenção 'barata', facilidade de peças e um ganho razoável de desempenho com um melhor custo. Com isso, temos duas situações que gostaria da opinião do pessoal:

1 - Dúvidas gerais:

Em relação às proteções BÁSICAS e essenciais:

- protetor do carter
- protetor do tanque de combustivel

Pergunto: alguma proteção a mais? Preciso reforçar alguma coisa?

Em relação à elétrica:

- Achei os faróis fracos. Colocarei um par de farol auxiliar. Vi que falam de adicionar um rele pra isso e que os farois da kombi servem. Ok. Mas ninguem comentou se necessitam de adaptações (e como começar a brincadeira) pra essa alteração. Ideal que fosse plug and play.

- Achei uma informação legal de como 'limpar' os dutos de ar (condicionado) porem ninguem comentou sobre colmeia (ele tem afinal?), nem sobre possivel recarga de gás (?!)

2 - Mantendo o motor, cambio e pneus ORIGINAIS:

- O quê e como fazer para melhorar o desempenho em estradas (vejam bem, NÃO é pra correr com o carro, nem andar a 110km/h constante, pra isso eu compraria um adequado), mesmo que pouca coisa? Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

- Vi comentários sobre um kit de redução porém há inúmeras versões diferentes e nenhuma explicação sensata sobre seu uso, senão para o OFF-ROAD. Lembrem-se que aqui não mexeremos no motor, nem no cambio, nem nos pneus. Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

3 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio e pneus ORIGINAIS:

Aqui a coisa já muda.

- Suponhamos que eu parta para esse motor. REALMENTE pro tipo de uso relatado, DÁ PRA MANTER o cambio original? Migrando apenas o motor NÃO PRECISA mudar mais nada? É Plug and Play? O que precisa ficar atento na hora de comprar o motor? Quais são as peças que deverão vir para uma adaptação correta no Samurai? Precisa mudar/adaptar alguma coisa em função da troca dos motores? Só pra ratificar: apenas para deixar o carro um pouco mais esperto.

- As possíveis respostas do item 2 podem ser levadas em consideração neste caso de mudança do motor também?

4 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio de chevette:

- Caso opte por esse conjunto, o cambio de chevette é o mais indicado pro meu uso? É plug and play? Quais adaptações são necessárias para a migração do cambio?

- Fica um bom conjunto? As respostas do item 2 também poder ser aplicadas neste caso?

5 - Pneus:

- Caso o pessoal mais entendido do assunto leia e pense "é preciso mudar os pneus". Ok. Quais são recomendados? Nada bruto para OFF-ROAD extremo. Mais uma vez: apenas para melhorar o conjunto do carro, neste caso, estrada e terra.

---

Pessoal, só ratificando mais uma vez: Apenas para melhorar o desempenho, deixando o carro mais esperto. Nada demais.

É um batalhão de perguntas mas acho que todos nasceram sem engatinhar, descobriram o sofá, o andador... e hoje tem até os que ficam de cabeça pra baixo com um só braço. certo? Há também os que já nasceram correndo, pulando... mas vamos deixar esses pra depois. :concordo:

Quem puder contribuir, fico agradecido demais! Ainda não fui pro sítio com ele pois está passando por uma revisão geral e, se possível, já farei algumas coisas em relação à proteção inferior pra não voar pedras!

Abraços e bons ventos à todos!
No aguardo,
:pipoca:

Eduardo Alemão
09/07/2011, 07:59
Por mais que o Samurai tenha um motor deveras fraco em estradas não creio que seja uma boa idéia trocar de motor, especialmente com apenas 80.000km. Não dá pra esquecer que o carrinho é bastante instável e tem uma aerodinâmica semelhante a uma caixa de sspatos! Nas raras vezes que atinjo 100km/h com o Samurai sinto um insegurança bem grande, o carro balança pra caramba.

Quanto ao ar condicionado:levei o meu para uma limpeza e o cara da oficina desistiu do serviço dizendo que o sistema do Samurai é muito complexo . . . de dificil acesso. Acabou dando uma bombada no gás e era isso. Tá funcionando bem.

Pneus não tem muito erro, vai de BF AT ou similar. E em relação aos faróis também penso em trocar mas não sei ao certo o que escolher.

andre veiga
09/07/2011, 11:28
Marco,
Sinceramente e sem ofensa?
Para seu uso acho o samurai a escolha errada, em especial quando se pensa em trocar motor etc.

Não sei se a idéia de trocar é viável, mas pela relação custoXbenefício, eu pensaria em um Grand Vitara, esta com preços "abaixo" do
preço dos vitaras, em especial os 2 portas, oferece muito mais conforto, e com ele você faz todo o percurso que necessita / deseja sem "diminuir a vita útil da sua coluna"...

É um "carro" que você viaja a 100km/h com segurança por 1000km, sem muito cansaço e ainda enfrenta boa parte das trilhas até nível médio sem muita modificação.

Neilson
09/07/2011, 11:39
mas.marcos,

Pelo que relatou, acho que um vitarinha seria bem mais adequado pra vc, é melhor de estrada e encara muuuito bem o off road. Já pensou em trocar?

abraços

Neilson
09/07/2011, 11:59
Por mais que o Samurai tenha um motor deveras fraco em estradas não creio que seja uma boa idéia trocar de motor, especialmente com apenas 80.000km. Não dá pra esquecer que o carrinho é bastante instável e tem uma aerodinâmica semelhante a uma caixa de sspatos! Nas raras vezes que atinjo 100km/h com o Samurai sinto um insegurança bem grande, o carro balança pra caramba.

Quanto ao ar condicionado:levei o meu para uma limpeza e o cara da oficina desistiu do serviço dizendo que o sistema do Samurai é muito complexo . . . de dificil acesso. Acabou dando uma bombada no gás e era isso. Tá funcionando bem.

Pneus não tem muito erro, vai de BF AT ou similar. E em relação aos faróis também penso em trocar mas não sei ao certo o que escolher.

Eduardo,

Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.

O A/C do meu, desmontei o painel todo e limpei o que deu, só faltou limpar o evaporador, que irei limpar em breve seguindo as dicas do Fabil aqui no forum. Não dá muito trabaho, mas toma um bom tempo. No fim vale a pena.

Quanto as farois, também quero trocar os meus por algum que use lampadas h4. Se encontrar algum que funcione bem, te indico a loja.

andre veiga
09/07/2011, 18:23
Eduardo,
Engraçado, andei com o meu indo pra Cavalcante-GO a 110/120 km/h (só em retas e descidas, hehehe) e não senti insegurança, até me surpreendi. só a partir de 130 km/h que pensei: "ihhhhh...sei não", aí tirei um pouco o pé. Tinha sido a segunda vez que pegava estrada com ele e só queria testar. Normalmente 100 km/h tá muito bom pra mim.

Neilson,
Você tem contagiros no samurai?
Pergunto pois no meu a 80km por hora, estou a mais ou menos 3500 rpm, mesmo descontando a redução e pneus maiores...
No meu caso o velocimetro esta certinho com os radares... não tenho certeza das rpm, mas a 130km/h acho que deve estar e muito na faixa vermelha, e isso para o motor é suicidio, sem contar que o samurai não é exatamente feito para essa velocidade.
Para o Marco, ainda voto no GV.

geraldo botelho
09/07/2011, 21:00
fala galera. não adianta mudar os farois (experiencia própria) kombi, moto, qq um de 100w. já é meu segundo samurai e é (era) a mesma coisa. segundo os eletricistas o samurai possui 1 positivo de energia direta e 2 negativos. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
uso um par de sealed beam VTO super vagabundo.
:euforico::euforico::euforico::euforico::euforico: :euforico::euforico::euforico:

Eduardo Alemão
09/07/2011, 21:43
Eduardo,

Nesse trecho (BSB > Chapada) a estrada é muito mau remendada. O meu Samurai por ali, acima de 80km/h, não transmite segurança alguma. E cara, 130km/h.... hehehehe o máximo que cheguei foi 110km/h e mesmo assim era descidão!

. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.
:euforico::euforico::euforico::euforico::euforico: :euforico::euforico::euforico:

Diz ai como faz.

geraldo botelho
10/07/2011, 09:12
vou postar em um novo tópico para ser achado melhor

JEFFCATUNDA
10/07/2011, 10:34
Nesse trecho (BSB > Chapada) a estrada é muito mau remendada. O meu Samurai por ali, acima de 80km/h, não transmite segurança alguma. E cara, 130km/h.... hehehehe o máximo que cheguei foi 110km/h e mesmo assim era descidão!

Diz ai como faz.

Eu tenho uma multa com foto na BR116 a 130, e com aquela correção que fazem, a 126... Estava testando uns ajustes de motor em uma reta... E tinha um radar móvel da PRF...

Mas devo concordar que a velocidade de cruzeiro dele é de 80, estourando 90 km/h, depois disso dá muito trabalho manter a velocidade, e a viagem fica muito cansativa...

JEFFCATUNDA
10/07/2011, 10:41
Marco.

Eu acho que você deve pesquisar mais aqui pelo forum e chegar as suas próprias conclusões. É comum aos colegas novatos tentarem por todas suas dúvdas em um tópico novo, mas isso alem de quase nunca dar certo, acaba por atrapalhara mais que ajudar, pois mistura tudo...

É certo que o ideal não existe, mas o mais próximo disso seria pesquisar muito antes de se decidir por uma determinada viatura, e depois que se decidisse por ela, pesquisar mais um pouco sobre a mesma...

Eu concordo com a opinião dos colegas de que o Samurai não se enquadra nas suas necessidades, as preparações para samurai são inversas as que você deseja, pois são feitas para torna-lo mais resistente ainda... É muito complicado você "domesticar" um samurai, o resultado nunca vai ficar bom.

Concordo com os colegas de que voê deveria optar por um Vitara, que é até mais barato que um Samurai...

Mo mais, pesquise pelos diversos tópicos já existentes, existem muitas respostas aos seus questionamentos...

Boa sorte! :)

mas.marco
10/07/2011, 12:55

Fala Eduardo!

Tô sabendo que o motor é fraquinho pra algumas coisas... mas o que penso não é nada demais não. Só pra dar uma 'melhorada' de leve mesmo. Não tenho perfil pra andar a mais de 100 km/h e exatamente como muitos aqui, meu lance é curtir a viagem, de ponta à ponta. É que o pessoal já toma de partido um foco off-road pro carro e generaliza o perfil dos donos... até compreendo mas um esforço pra ser neutro torna-se, em alguns casos, necessário, né? enfim....
Também curto MUITO fotografar. Obviamente não tenho fotos como as suas mas são bem legais também. E acredite, lugares impensáveis! ehehe.

Sobre o ar, vocÊ tem razão pois foi a mesma informação que tive! Meu ar está funcionando que é uma beleza porém, gosto de conhecer bem o funcionamento das coisas. É só dúvida mesmo.

Em relação aos pneus, estou com boas referencias sobre o BF. Vou acabar trocando mas mantendo o perfil. E sobre os farois já vi diveras indicações mas como eu disse, nenhuma com um ar humilde de 'passo a passo'. Tudo até bem simples mas sem informações concretas de adaptações necessárias ou não, tipos de problemas que surgem e possíveis soluções. Isso sim é compartilhamento. Conhecimento restrito, não é conhecimento...

Teve um amigo que comentou sobre o farol da kombi ou do fusca mas não diz como foi a adaptação, se tem que furar algo, ligar fio direto à bateria.... ou seja, muito se fala, pouco se explica...rs....

Vi que você percorreu a Chapada. Farei esse trajeto em Junho/2012.

Grande abraço!

mas.marco
10/07/2011, 13:01
Marco,
Sinceramente e sem ofensa?
Para seu uso acho o samurai a escolha errada, em especial quando se pensa em trocar motor etc.

Não sei se a idéia de trocar é viável, mas pela relação custoXbenefício, eu pensaria em um Grand Vitara, esta com preços "abaixo" do
preço dos vitaras, em especial os 2 portas, oferece muito mais conforto, e com ele você faz todo o percurso que necessita / deseja sem "diminuir a vita útil da sua coluna"...

É um "carro" que você viaja a 100km/h com segurança por 1000km, sem muito cansaço e ainda enfrenta boa parte das trilhas até nível médio sem muita modificação.

Fala André!
Não tenha dedos pra falar não! Estamos aqui pra contribuir e toda e qualquer informação é válida!
Eu vi os Grand Vitaras também, inclusive meu pai teve um (carro que deixou pra mim HA ANOS mas o vendi por não ter maturidade e entender o que realmente eu pensava sobre essas coisas). Até tentei os Vitaras, que por sinal, adoro bem mais que os Samurais porém era um ou outro. O Samurai apareceu depois de MUITA busca e foi uma oportunidade única. E Ao contrário do que possa parecer, é o carro certo pro que eu quero, pras situações que coloquei. E não, não farei adpatações. Sou bem chato e gosto de originalidade. Minhas dúvidas são apenas a nivel de conhecimento. Em último caso, mas bem último, é que pensarei numa troca de motor. O 'bem último' a que me refiro é pra lá de 5 anos em média. Se acontecer, obviamente....
Fico grato pela contribuição!
Abraços!

mas.marco
10/07/2011, 13:05
mas.marcos,

Pelo que relatou, acho que um vitarinha seria bem mais adequado pra vc, é melhor de estrada e encara muuuito bem o off road. Já pensou em trocar?

abraços

Salve Neilson!

Então, trocar?! Nem pensar!rsrs.. ao menos por enquanto! Vou curtir o carro um pouco. Como comentei sempre fui fã dos Vitaras e estava na busca por um há 2 anos. SIm, essa demora toda é pq sou chato demais com originalidade e 90% dos carros estão focados em uso OFF-ROAD somente ou 80% do tempo. Com isso vem as adaptações, etc, etc....

Como peguei o Samurai tem 2 semanas, minha previsão é ficar com o carro por um bom tempo e depois, deixa-lo exclusivamente no sitio. Venderei o meu outro carro 'comum' e partirei para um Vitara mas isso é uma estrada longa que percorrerei sem pressa!.

As minha dúvidas, volto e ratifico, são a nivel de conhecimento.
Abração!

mas.marco
10/07/2011, 13:07
fala galera. não adianta mudar os farois (experiencia própria) kombi, moto, qq um de 100w. já é meu segundo samurai e é (era) a mesma coisa. segundo os eletricistas o samurai possui 1 positivo de energia direta e 2 negativos. aí um amigo instalou um relé de 400w com as ligações invertidas. é só alegria, acreditem ficou excelente!!!!!!!!! se precisarem posto fotos num novo tópico.

Dae Geraldo!

Posta a foto pra gente e, se possivel, as informacoes precisas de como trocar, o que adaptar (se necessário), etc....
Qual bateria voce ta usando? To pensando em colocar uma de maior amperagem (65).
Abs!

mas.marco
10/07/2011, 13:09
Eu tenho uma multa com foto na BR116 a 130, e com aquela correção que fazem, a 126... Estava testando uns ajustes de motor em uma reta... E tinha um radar móvel da PRF...

Mas devo concordar que a velocidade de cruzeiro dele é de 80, estourando 90 km/h, depois disso dá muito trabalho manter a velocidade, e a viagem fica muito cansativa...

ahaha. Faz um quadro com isso rapaz! 130km/h com um Samurai é querer ver Deus mais rápido que em rezas!

mas.marco
10/07/2011, 13:22
Marco.

Eu acho que você deve pesquisar mais aqui pelo forum e chegar as suas próprias conclusões. É comum aos colegas novatos tentarem por todas suas dúvdas em um tópico novo, mas isso alem de quase nunca dar certo, acaba por atrapalhara mais que ajudar, pois mistura tudo...

É certo que o ideal não existe, mas o mais próximo disso seria pesquisar muito antes de se decidir por uma determinada viatura, e depois que se decidisse por ela, pesquisar mais um pouco sobre a mesma...

Eu concordo com a opinião dos colegas de que o Samurai não se enquadra nas suas necessidades, as preparações para samurai são inversas as que você deseja, pois são feitas para torna-lo mais resistente ainda... É muito complicado você "domesticar" um samurai, o resultado nunca vai ficar bom.

Concordo com os colegas de que voê deveria optar por um Vitara, que é até mais barato que um Samurai...

Mo mais, pesquise pelos diversos tópicos já existentes, existem muitas respostas aos seus questionamentos...

Boa sorte! :)

Jeff,

Na verdade é bem simples. Basta 'tirar' essa imagem exclusiva de OFF-ROAD do Samurai. Tem muita gente que o tem para N coisas e N razões. Essas dúvidas sobre possíveis adaptações não relacionam uma possivel vontade de adaptá-lo, compreende?

Pesquisei aqui nesse forum e em outros sobre os Vitaras e os Samurais por 2 anos!. É um bom tempo pra fazer uma scolha na hora de comprar um carro! Só pra não restarem dúvidas nos amigos: O Vitara era a razão de 70% da minha escolha, os 30% ficavam pro Samurai. Como nesse período não achei um Vitara que atendesse às minhas expectativas, segui pro Samurai sem uma gota de arrependimento pois sei da capacidade desse veículo e sei também que ele pode me proporcionar exatamente o que espero dele (com a solução para essas minhas dúvidas) e até mais.

Posso dizer que muita teoria eu tenho mas a pratica, na pratica, é baixissima, quase nada justamente por não obter informações precisas, não somente para o uso OFF-ROAD, coisa que parece ser exclusiva aqui para o Samurai. É o que percebe-se.

Sobre as 'preparacoes', mais uma vez, fica nítida a intenção para o uso exclusivo OFF-ROAD, que não é o meu caso. Minha intenção não é 'domesticar' um leão. Leão é pra viver livre na selva MAS já que temos um leão em casa, por que não melhorar ao máximo a relação entre eles?

Pesquisei nos diversos tópicos, pode ter certeza.... Apenas coloquei aqui o que eu realmente NÃO achei para o meu caso específico pois todas ou a maioria, mais uma vez, tem foco no uso exclusivo OFF-ROAD. Infelizmente.

Rodei esse forum de cabo à rabo. O Orkut, o forum Suzuki-Net e o Suzuki Off Road.
Incrivelmente aqui, senti que o pessoal é mais caprichoso nas respotas, tem uma interação saudavel e com MUITA informação valiosa.

Abracos!!

geraldo botelho
10/07/2011, 15:07
Dae Geraldo!

Posta a foto pra gente e, se possivel, as informacoes precisas de como trocar, o que adaptar (se necessário), etc....
Qual bateria voce ta usando? To pensando em colocar uma de maior amperagem (65).
Abs!

fiz um novo post "melhorando muito o farol do samurai"

mas.marco
10/07/2011, 17:32
Respondendo Às minhas perguntas, em vermelho:

Pessoal,

Acompanho o forum faz um tempinho e já busquei algumas informações importantes porém, queria ver com alguem que literalmente comecou como eu: DEVAGAR.

Estou com um Samurai 97 todo original, com 80k. Usarei 80% do meu tempo. Principalmente para ir até o sítio (interior de MG). São aproximadamente 850km (ida e volta) do RJ. Tenho outro carro pra viagens mais longas (certamente irei vende-lo em breve).

Peguei diversas informações sobre melhorias de desempenho mas 98% referentes ao uso OFF-ROAD então minhas dúvidas continuam pois ficarei mais na cidade com ele. Apenas no sitio é que o bicho vai pegar devido ao caminho TENSO. Até chegar em casa são 13km de terra com pedras, valas e subidas de infartar. Isso aqui é apenas para esclarecer minhas intenções com o Samurai.

Vi também que 80% dos casos recomendam uma migração para motor AP 1.6mi devido à manutenção 'barata', facilidade de peças e um ganho razoável de desempenho com um melhor custo. Com isso, temos duas situações que gostaria da opinião do pessoal:

1 - Dúvidas gerais:

Em relação às proteções BÁSICAS e essenciais:

- protetor do carter (como dificimente levarei o carro a mataguais, com galhos soltos, desnecessário)
- protetor do tanque de combustivel
- protetor da T
- Talvez uma troca dos parachoques por de ferros

Pergunto: alguma proteção a mais? Preciso reforçar alguma coisa?

Em relação à elétrica:

- Achei os faróis fracos. Colocarei um par de farol auxiliar. Vi que falam de adicionar um rele pra isso e que os farois da kombi servem. Ok. Mas ninguem comentou se necessitam de adaptações (e como começar a brincadeira) pra essa alteração. Ideal que fosse plug and play.
Pessoal já sugeriu da Honda, da Yamaha (motos).... o único até agora com fotos e uma informação útil foi o do colega Drummond. Fica a dica.

- Achei uma informação legal de como 'limpar' os dutos de ar (condicionado) porem ninguem comentou sobre colmeia (ele tem afinal?), nem sobre possivel recarga de gás (?!)
Aqui também informando sobre a lipeza dos dutos e sobre a carga de gás. Fim de história.

2 - Mantendo o motor, cambio e pneus ORIGINAIS:

- O quê e como fazer para melhorar o desempenho em estradas (vejam bem, NÃO é pra correr com o carro, nem andar a 110km/h constante, pra isso eu compraria um adequado), mesmo que pouca coisa? Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.

- Vi comentários sobre um kit de redução porém há inúmeras versões diferentes e nenhuma explicação sensata sobre seu uso, senão para o OFF-ROAD. Lembrem-se que aqui não mexeremos no motor, nem no cambio, nem nos pneus. Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.
Bem, já aqui a coisa estacoinou nos Samurais com feixe. O meu, por ser 97, ainda aguardo algo positivo. Não pretendo mudar de helicoidal para feixe...então...ficamos na mesma. SEM resposta.

3 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio e pneus ORIGINAIS:

Aqui a coisa já muda.

- Suponhamos que eu parta para esse motor. REALMENTE pro tipo de uso relatado, DÁ PRA MANTER o cambio original? Migrando apenas o motor NÃO PRECISA mudar mais nada? É Plug and Play? O que precisa ficar atento na hora de comprar o motor? Quais são as peças que deverão vir para uma adaptação correta no Samurai? Precisa mudar/adaptar alguma coisa em função da troca dos motores? Só pra ratificar: apenas para deixar o carro um pouco mais esperto.

- As possíveis respostas do item 2 podem ser levadas em consideração neste caso de mudança do motor também?

4 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio de chevette:

- Caso opte por esse conjunto, o cambio de chevette é o mais indicado pro meu uso? É plug and play? Quais adaptações são necessárias para a migração do cambio?

- Fica um bom conjunto? As respostas do item 2 também poder ser aplicadas neste caso?

5 - Pneus:

- Caso o pessoal mais entendido do assunto leia e pense "é preciso mudar os pneus". Ok. Quais são recomendados? Nada bruto para OFF-ROAD extremo. Mais uma vez: apenas para melhorar o conjunto do carro, neste caso, estrada e terra.
BF AT sem dúvida, mantendo as medidas originais. Além da sugestão do Alemão, vi em outros foruns a boa recomendação. Carinho heim... mas será bem vindo.

---

Pessoal, só ratificando mais uma vez: Apenas para melhorar o desempenho, deixando o carro mais esperto. Nada demais.

É um batalhão de perguntas mas acho que todos nasceram sem engatinhar, descobriram o sofá, o andador... e hoje tem até os que ficam de cabeça pra baixo com um só braço. certo? Há também os que já nasceram correndo, pulando... mas vamos deixar esses pra depois. :concordo:

Quem puder contribuir, fico agradecido demais! Ainda não fui pro sítio com ele pois está passando por uma revisão geral e, se possível, já farei algumas coisas em relação à proteção inferior pra não voar pedras!

Abraços e bons ventos à todos!
No aguardo,
:pipoca:

Eduardo Alemão
10/07/2011, 21:43
Pois é mas.marco meu perfil é total originalidade (só não sei se vou voltar os pneus pra 205/75...) ! Ao comprar o meu Samurai negociei com o vendedor os indesejáveis (pra mim): estribo, insulfilm, adesivos, rodas de liga, gancho de reboque, etc. Pra resumir quero deixar meu carro da forma que saiu da revenda (por outro lado ando atrás de um canvas >96 pra tunar um pouco).
De um jeito ou de outro o Samurai é um carro fascinante. Não dá pra não gostar e prova disso é o atual desejo de minha mulher de comprar um :putz: ! Até o sogro anda achando o Samurai bonitinho :dance: ! Não vou cometer a bobagem de dizer que é um estilo de vida mas com certeza um bom e barato 4x4 pode mudar alguns rumos nesse caminho. No meu caso tenho pensado alguns projetos que incluem o valente Samurai como parte essencial do trabalho (BR 163: PA > RS).

No mais e pra voltar pra questão original: meu Samurai já veio com protetor de tanque e sem dúvida parece uma boa solução. Creio que não custa muito caro. A RC4x4 vende um kit. Em relação a mudança na reduzida, ainda lembro da primeira vez que engatei a minha (original) e subi um lombão (ladeira!) de pedra em terceira marcha! Portanto, pro meu uso e acho que pro seu tb, desnecessário qualquer modificação. Pro motor, acredito mesmo que os japas fixeram um motor do tamanho do carro, ou seja, dimensionado pro seu projeto. Ele não deixa a desejar na cidade ou no off road leve (médio ?!). Segura uma estrada em curta distâncias e é relativamente econômico. Como disse antes, é um estilo de vida ...! Ou não...!

Eduardo Alemão
10/07/2011, 21:48
Pessoal,

Cara, sem brincadeira, passei mais de 10 anos atras de um Samurai! Quando finalmente achei (e tinha grana pra comprar.... :euforico: ) foi só alegria!

mas.marco
10/07/2011, 23:58
Cara, sem brincadeira, passei mais de 10 anos atras de um Samurai! Quando finalmente achei (e tinha grana pra comprar.... :euforico: ) foi só alegria!

eu passei 2! estou ha 2 anos almoçando o forum atras de informacoes sobre o vitara e o samurai. tem MUITA coisa legal e MUITA coisa que serve pra um que foi um desastre pra outro.

enfim, o meu é verdinho. queria um azul, bem como é o teu mas não achei.
no final do mes irei ao sitio e o colocarei à prova!

to reunindo informacoes diversas sobre a manutencao.. .sempre bom se antecipar, ne?
alias, vc teve resposta no topico referente a peças extras pra levar numa viagem? achei importantissimo mas... sem respostas ne? pessoal é focado em off-road, nao deve pegar estradas...

abracao!

Neilson
11/07/2011, 00:17
Neilson,
Você tem contagiros no samurai?
Pergunto pois no meu a 80km por hora, estou a mais ou menos 3500 rpm, mesmo descontando a redução e pneus maiores...
No meu caso o velocimetro esta certinho com os radares... não tenho certeza das rpm, mas a 130km/h acho que deve estar e muito na faixa vermelha, e isso para o motor é suicidio, sem contar que o samurai não é exatamente feito para essa velocidade.
Para o Marco, ainda voto no GV.

André,

Não tenho conta-giros no meu samurai, e na verdade nem fiquei atento pra ver se estava no limite dos giros. A propósito, o manual não traz muitas informações a respeito. Agora que levantou a questão, vou verificar pra não fazer besteira, hehehe.

Fui até a velocidade onde me senti confortável, tanto em relação a estabilidade quanto em relação à exigência do motor. Como disse, foi só um teste em um trecho da viagem. Alcancei 135 km/h de máxima durante uns poucos segundos e 120 km/h em períodos maiores. Minha velocidade de cruzeiro em estradas é 90/100 km/h (onde dá). Estou ciente que é um jipe e não foi feito pra correr e pra ser sincero nem gosto de andar despirocado por aí. Não é meu estilo.

Meu velocimetro tá marcando aproximadamente 10% pra menos por causa do pneu maior. As velocidades que marquei foram com um gps garmin, que tem uma boa precisão (conferi tanto em barreiras eletrônicas quanto em um trip totem).

Neilson
11/07/2011, 00:35
Salve Neilson!

Então, trocar?! Nem pensar!rsrs.. ao menos por enquanto! Vou curtir o carro um pouco. Como comentei sempre fui fã dos Vitaras e estava na busca por um há 2 anos. SIm, essa demora toda é pq sou chato demais com originalidade e 90% dos carros estão focados em uso OFF-ROAD somente ou 80% do tempo. Com isso vem as adaptações, etc, etc....

Como peguei o Samurai tem 2 semanas, minha previsão é ficar com o carro por um bom tempo e depois, deixa-lo exclusivamente no sitio. Venderei o meu outro carro 'comum' e partirei para um Vitara mas isso é uma estrada longa que percorrerei sem pressa!.

As minha dúvidas, volto e ratifico, são a nivel de conhecimento.
Abração!

hehehe...eu to meio que na mesma que vc. qd fui escolher um 4x4 li e reli uns trinta tópicos do fórum. Pra minha aplicação (uso diário, trilhas no máximo médias, etc), tudo indicava que deveria partir pra um vitara, mas fui teimoso e escolhi o samurai. Não me arrependo em nenhum momento. Quando alguém vem me perguntar se tenho interesse em vender o carro (e não são poucos), solto uma enorme risada e digo "nem a pau!!". Minha intenção é usar ele como carro único por um bom tempo e depois comprar um outro pro dia a dia. Aí transformo o samurai num carro exclusivo de trilha,

Quando sugeri um vitara, foi mais por dó de ver trocar um motor original quase novo por um AP apenas pra melhorar o desempenho na estrada.

abração

mas.marco
11/07/2011, 16:03
hehehe...eu to meio que na mesma que vc. qd fui escolher um 4x4 li e reli uns trinta tópicos do fórum. Pra minha aplicação (uso diário, trilhas no máximo médias, etc), tudo indicava que deveria partir pra um vitara, mas fui teimoso e escolhi o samurai. Não me arrependo em nenhum momento. Quando alguém vem me perguntar se tenho interesse em vender o carro (e não são poucos), solto uma enorme risada e digo "nem a pau!!". Minha intenção é usar ele como carro único por um bom tempo e depois comprar um outro pro dia a dia. Aí transformo o samurai num carro exclusivo de trilha,

Quando sugeri um vitara, foi mais por dó de ver trocar um motor original quase novo por um AP apenas pra melhorar o desempenho na estrada.

abração

É isso! Você sabe exatamente do que tô falando!
Esse lance de mudar motor, câmbio... isso não tem a ver comigo nesse momento. MAS preciso do maior número possível de informações a respito pois são coisas 'aplicáveis' ao veículo. Não posso ignorar esses dados pois num futuro qualquer posso utilizar.
Acho até que são coisas 'básicas' perante diveros proprietários de Samurai, o grande SENÃO é que justamente a maioria o utiliza exclusivamente para off-road, aí meu caro, sobram os poucos como eu, você, eduardo e mais meia dúzia! :-| todos nós sem informação precisa para o tipo de utilização do nosso Samurai na estrada.
Vida que segue na espera desses detalhes ou descobrindo por si!
A propósito, o meu está sem os bancos dianteiros originais. A antiga dona colocou uns mais confortáveis, tipo RECARO com aquele avanço pras pernas. Sabe o que ela fez com os originais? DEU ao pessoal da loja que efetuou o serviço.... inacreditável. Realmente são confortáveis mas.... São camuflados! pqp.... gosto é gosto, né?

Eduardo Alemão
11/07/2011, 16:58
A propósito, o meu está sem os bancos dianteiros originais. A antiga dona colocou uns mais confortáveis, tipo RECARO com aquele avanço pras pernas. Sabe o que ela fez com os originais? DEU ao pessoal da loja que efetuou o serviço.... inacreditável. Realmente são confortáveis mas.... São camuflados! pqp.... gosto é gosto, né?

Coloca umas fotos do teu Samurai mas.marco!

mas.marco
12/07/2011, 12:40
Coloca umas fotos do teu Samurai mas.marco!

Salve!

Eduardo, farei isso assim que a novela com a concessionaria acabar. O carro está na Suzuki (RJ) desde a compra. Disseram que iam revisar o que relatei no test-drive e revisar geral.... Pedi tudo por escrito, com nota de serviço da oficina, sabe pq? Atendimento péssimo, consideração ZERO com o cliente. Não vou estender meu desgosto com eles pois teria que abrir um topico só pra isso, só pra alertar consumidores e clientes. Enfim.... Só andei no carro pra fazer o test-drive, dia 4 (dia da compra tambem - de cara eu comprei o carro). Até hoje, neca de baragandeca..... Enviei um email singelo e simpatico a nivel cultural à Suzuki do Brasil relatando os fatos. Nem a SdB se posicionou...cagou pra mim.

Em relação aos bancos, MUITO provavelmente tentarei fazer negocio no futuro pra voltar com os bancos originais, nem que seja pra ter guardado.

Comentei com o pessoal lá no orkut que imediatamente apos pegar o carro, o levarei ao sitio.. é um belo passeio. Acho que terei a exata noção do carro e do seu potencial. Volto aqui pra relatar e de quebra, postarei algumas fotos.

Vi que voce tem um topico sobre 'peças sobressalentes' para nao ter sustos em viagens... mas a contribuicao foi pouca.... entao pergunto: com o tempo e as viagens que fez com o samurai, ja conseguiu, voce mesmo, criar essa lista? Vou precisar dessa ajuda tbm pois são mais de 800km ida e volta.. já pensou uma pendaiba no caminho? ehehe

abraços!

mairo
12/07/2011, 13:26
Para o que foi relatado, ir para o sitio, o samurai mesmo original "sobra"
Colocar apenas as proteções para evitar danos por causa das pedras, faltou o peito de aço que é importante!
Instalaria somente uns faróis auxiliares, melhora a luz e esteticamente acho legal, querendo uns pneus AT ajuda muito. O resto nao precisa mais nada, é gasto desnecessário e dor de cabeça!

Eduardo Alemão
12/07/2011, 14:44
Vi que voce tem um topico sobre 'peças sobressalentes' para nao ter sustos em viagens... mas a contribuicao foi pouca.... entao pergunto: com o tempo e as viagens que fez com o samurai, ja conseguiu, voce mesmo, criar essa lista? Vou precisar dessa ajuda tbm pois são mais de 800km ida e volta.. já pensou uma pendaiba no caminho? ehehe

A maior viagem que fiz no Samurai foi no dia da compra: BH > BSB : 700km. Depois disso rodei um bocado aqui pelo DF e GO, sempre com quilometragem total (a cada viagem) em torno de 1.000km. A verdade é que não fiz a lista de peças pois nada aconteceu de errado nesses trechos! De fato a única peça essencial que troquei em 18.000km rodados com o carro foi a bomba d'agua, mas já o fiz duas vezes.... então o primeiro item da lista seria exatamente a maldita bomba.

Acho que de qualquer maneira o certo é trocar de cara todos os óleos, fluidos, fazer uma lubrificação geral, trocar pastilhas e lonas de freio, e fazer aquela revisão caprichada.

mas.marco
12/07/2011, 15:12
Para o que foi relatado, ir para o sitio, o samurai mesmo original "sobra"
Colocar apenas as proteções para evitar danos por causa das pedras, faltou o peito de aço que é importante!
Instalaria somente uns faróis auxiliares, melhora a luz e esteticamente acho legal, querendo uns pneus AT ajuda muito. O resto nao precisa mais nada, é gasto desnecessário e dor de cabeça!

Opa! Valeu Mario!
Pensei nos auxiliares tambem e ja busquei informacoes aqui no forum. É necessária adaptação de fios o uma ligação direta com a bateria.... Verei isso com o eletricista. Acho importantissimo tb.

Sobre o peito de aço comentaram que não precisa pois os componentes que poderiam ser atingidos por algo (um galho, uma pedra voadora, etc) ficam mais pra cima.... como eu ainda não estou com o carro, não pude olhar. então.... já nasceu outra duvida. Vou atras de mais detalhes sobre isso! Valeu mais uma vez!

mas.marco
12/07/2011, 15:17
A maior viagem que fiz no Samurai foi no dia da compra: BH > BSB : 700km. Depois disso rodei um bocado aqui pelo DF e GO, sempre com quilometragem total (a cada viagem) em torno de 1.000km. A verdade é que não fiz a lista de peças pois nada aconteceu de errado nesses trechos! De fato a única peça essencial que troquei em 18.000km rodados com o carro foi a bomba d'agua, mas já o fiz duas vezes.... então o primeiro item da lista seria exatamente a maldita bomba.

Acho que de qualquer maneira o certo é trocar de cara todos os óleos, fluidos, fazer uma lubrificação geral, trocar pastilhas e lonas de freio, e fazer aquela revisão caprichada.

Essa revisada BOA farei logo que sair da concessionaria pois não confio no pessoal de lá. Ainda mais depois dos tristes episodios....
De cara vou trocar todos os oleos e fluidos, pastilha e lona de freio, correias e se necessario, a bomba. Ja vi nos topicos que a bendidat é boa pra deixar na mao.
Vc ta usando qual? ta usando da mesma marca que ja trocou?

mas.marco
12/07/2011, 15:24
acabei de ver na suzucar.. nao tem generica, né? vou esperar o bate papo com o mecanico pra ver se vale.... odeio esse lance de estocar remedio esperando a doenca chegar... mas em estrada é diferente. ja vou deixar uma guardada.
ano que vem, indo pra chapada vou te dar um alo.

Eduardo Alemão
12/07/2011, 15:34
De cara vou trocar todos os oleos e fluidos, pastilha e lona de freio, correias e se necessario, a bomba. Ja vi nos topicos que a bendidat é boa pra deixar na mao.Vc ta usando qual? ta usando da mesma marca que ja trocou?

Comprei ambas na Suzucar. A primeira (foto abaixo, logo após estourar) custou pouco mais de 100,00 mas durou menos de 8.000km. A segunda, original segundo o vendedor, custou 230,00. e tá rodando há 5.000km sem problemas. Não lembro a marca.
Se vai trocar bomba d'agua já convem trocar a correia dentada e o tensor. Fiz isso no meu para garantir sono tranquilo!

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/bomba.JPG

mas.marco
13/07/2011, 21:30
Comprei ambas na Suzucar. A primeira (foto abaixo, logo após estourar) custou pouco mais de 100,00 mas durou menos de 8.000km. A segunda, original segundo o vendedor, custou 230,00. e tá rodando há 5.000km sem problemas. Não lembro a marca.
Se vai trocar bomba d'agua já convem trocar a correia dentada e o tensor. Fiz isso no meu para garantir sono tranquilo!

salve!

vou correr pra pegar uma da bosh. to convencido de que é melhor. no meu outro carro sempre usei coisas da bosh tbm, apesar de mais caras....
essa foto veio a calhar pois vou comparar uma tal de peneira que o drummond comentou.
ficarei com 1 reserva!
abs!

Hotclassic
20/07/2011, 17:28
Marco, samurai original no seu caso atende muito bem, coloca só as proteções de tanque e tcase como o outro colega falou pra evitar aborrecimentos. Trocar/Mexer em motor e cambio só quando não tiver mais jeito e grana.

Eduardo Alemão.. acho que você deveria fazer umas trilhas com seu jipe, voltar ele pro original vai ser "perder dinheiro". Vai que você termina de "originalizar", faz uma trilha e descobre o tanto que é bom.
Aqui em brasília tem trilha toda semana, acho que ia gostar de saber onde seu jipe fica mais feliz.
Estamos montando 2 samurais pra competir... Um canvas o meu e um fechado ( daniel tampax ) ambos 98.

Lucas Kta
20/07/2011, 19:57

olá amigos...comprei um Samurai mais ou menos na mesma época que o Eduardo aí...tb já tive que trocar a bomba dágua, mas sinceramente, acho que não é o caso de andar com isso no carro não... acho que o Eduardo aí teve foi uma má sorte danada com a primeira...uma coisa que tenho sempre feito, é tentar colocar o original...atualmente tenho percebido uma redução muito grande de preços das peças originais. Aqui em BH tenho comprado direto na Suzuki com preços ótimos. Para vocês terem idéia, meu cabo do velocímetro se foi, e o original foi R$ 118,00. Para reparar aqui estava saindo ah 90,00, só o cabo. De outros carros tb tinha que adaptar a "cabeça", então tava saindo 30 a 40 reais mais barato. Conclusão: original, e nunca mais na minha mão vou ter problema com isso...

Eduardo Alemão
20/07/2011, 21:57
Eduardo Alemão.. acho que você deveria fazer umas trilhas com seu jipe, voltar ele pro original vai ser "perder dinheiro". Vai que você termina de "originalizar", faz uma trilha e descobre o tanto que é bom.
Aqui em brasília tem trilha toda semana, acho que ia gostar de saber onde seu jipe fica mais feliz.
Estamos montando 2 samurais pra competir... Um canvas o meu e um fechado ( daniel tampax ) ambos 98.

Mas eis que ando atrás de um canvas pra fazer exatamente isso! Um fechado mais careta e o canvas tunadinho pra off.

mas.marco
22/07/2011, 18:19
Marco, samurai original no seu caso atende muito bem, coloca só as proteções de tanque e tcase como o outro colega falou pra evitar aborrecimentos. Trocar/Mexer em motor e cambio só quando não tiver mais jeito e grana.

Já comprei as proteções!
Instalarei na outra semana. A novela da concessionaria continua! Nada de entregarem o carro ainda!!!!!! Previsão é 2a feira próxima. Vamos ver....

Abraços!

TMorais
23/07/2011, 18:20
Pessoal,
Uma dúvida: Um Samuca 96/97 é possível trocar o motor pelo do Tracker 2.0 16v gasolina??? Quais ajustes/mudanças? Cu$to?
Qual custa um samurai 96 a 98 original? O que se deve olhar?

Césaramg4x4
24/07/2011, 11:09
Bom dia Amigo TMorais na minha opinião não seria melhor você comprar um tracker e prepara lo para trilha do que pensar em adaptar um motor destes em um samurai o custo final de uma adaptação dessa incluindo motor flange mecânico peças mais o valor do samurai sairia quase o preço de um tracker usado em boas condições. O valor de um samurai 97/98 varia de 20 a 22 mil eu por exemplo paguei 21 no meu.

TMorais
24/07/2011, 20:20
César,

Tava pensando um comprar um samuca e tem um conhecido que deu PT na Tracker dele e tava sem seguro.. mas já vi que o processo é complicado e caro..

Valeu!

mas.marco
27/07/2011, 16:05
Só pra dar um alô....
peguei o samurai dia 25! (amém)

Vou processar a concessionaria também pra pensarem duas vezes antes de repetirem os episodios com outros clientes.

Viajo amanha! Então.... fotos na proxima semana!

P.s.: vou mandar fazer um bagageiro de aluminio, exatamente como o de ferro (nao levo muito peso em cima do carro, entao.... o de ferro colocarei à venda --: parecido com este modelo: 304444)

mas.marco
27/07/2011, 16:17
contrariando DIVERSOS comentarios que chegaram em outros topicos....

- NÃO achei o carro absolutamente duro. É até mais macio do que eu esperava por ler tanta coisa parecida...

- NÃO achei o ar condicionado fraco. Olha que aqui no RJ é um inferno de concreto... quando limpar os tubos então... será melhor ou igual ao do meu antigo KA

OBSERVAÇÕES

- Diferente de quando peguei pra fazer o test drive, o carro está BEM ESPERTO. Não sei se fizeram algum ajuste, alguma limpeza.... não sei mas o carro é outro!

- Percebi que a 5a marcha é chata pra entrar e exige um bom alongamento circense do braço mas deve ser questão de costume....

- Ao engatar a REDUZIDA não era pra aparecer, no painel, algo como no Vitara? 4WDL ? Ou to confundindo isso com outro carro? Aparece tanto no 4x4H quanto no 4x4L apenas 4WD em verde no painel. É isso mesmo?

- Ah.. também usei habilidades circenses pra engatar a REDUZIDA. É duro assim mesmo?

- O odômetro parcial (TRIP) está com problema pois ao pressionar, ele não zera. O odômetro principal está normal. Alguma alma iluminada pra orientar?

- Percebi também que, ao desligar o carro, escuto uns leves estalos sequenciais (é baixo mas como eu tudo escuto....) vindos da lateral direita motor - olhando-o de frente pra o carro). Alguma obs?

Bem, é isso!
Abraços e bons ventos!

Eduardo Alemão
27/07/2011, 18:33
- Percebi que a 5a marcha é chata pra entrar e exige um bom alongamento circense do braço mas deve ser questão de costume....

- Ao engatar a REDUZIDA não era pra aparecer, no painel, algo como no Vitara? 4WDL ? Ou to confundindo isso com outro carro? Aparece tanto no 4x4H quanto no 4x4L apenas 4WD em verde no painel. É isso mesmo?

- Ah.. também usei habilidades circenses pra engatar a REDUZIDA. É duro assim mesmo?

- O odômetro parcial (TRIP) está com problema pois ao pressionar, ele não zera. O odômetro principal está normal. Alguma alma iluminada pra orientar?

- Percebi também que, ao desligar o carro, escuto uns leves estalos sequenciais (é baixo mas como eu tudo escuto....) vindos da lateral direita motor - olhando-o de frente pra o carro). Alguma obs?

Cada viatura tem suas especificidades (boas ou más) mas só pra fazer a comparação com o meu: não há estalos ao desligar e a 5a entra de boa. A luz verde no painel é assim mesmo, apenas 4WD e nada mais. Meu odômetro parcial tb foi pro saco...ele funciona mas não há forma de zera-lo, e tenho dificuldades pra engatar a reduzida.

Eduardo Alemão
27/07/2011, 19:25
P.s.: vou mandar fazer um bagageiro de aluminio, exatamente como o de ferro (nao levo muito peso em cima do carro, entao.... o de ferro colocarei à venda --: parecido com este modelo:

Esse bagageiro é igual ao que veio no meu Samurai. Dei uma geral nele, lixei, pintei, mas mesmo assim não acho um bom exemplo pra tu copiar mas.marco. Aquelas barras longitudinais certamente vão vergar com o peso, e sinto falta de abas verticais na frente atrás. Esse modelo da RC (http://www.rc4x4.com.br/novosite/produtos.asp?InCdSecao=1&InCdCategoria=4&InCdEstado=&InCdCidade=&InCdBairro=&TxBusca=&BoBusca=&InCdProduto=19&Bagageiro+tubular) me parece uma opção bem melhor. Tem esse da Thule (http://www.bigjimny.com/index.php?option=com_content&view=article&catid=46:other-jimnys&id=255:120210-maciejs-jimny&Itemid=99) tb, já vi em Samurai e me pareceu uma boa.

mas.marco
27/07/2011, 22:16
Esse bagageiro é igual ao que veio no meu Samurai. Dei uma geral nele, lixei, pintei, mas mesmo assim não acho um bom exemplo pra tu copiar mas.marco. Aquelas barras longitudinais certamente vão vergar com o peso, e sinto falta de abas verticais na frente atrás. Esse modelo da RC (http://www.rc4x4.com.br/novosite/produtos.asp?InCdSecao=1&InCdCategoria=4&InCdEstado=&InCdCidade=&InCdBairro=&TxBusca=&BoBusca=&InCdProduto=19&Bagageiro+tubular) me parece uma opção bem melhor. Tem esse da Thule (http://www.bigjimny.com/index.php?option=com_content&view=article&catid=46:other-jimnys&id=255:120210-maciejs-jimny&Itemid=99) tb, já vi em Samurai e me pareceu uma boa.

Eduardo, o meu bagageiro é diferente desse [parecido com o da Thule]. Acho que mandaram fazer. Vou bater uma foto depois, com ele fora do carro. O bicho pesa um pouco e tem uns pontos de ferrugem [mas nada comprometedor], dando a entender que ao instalar, jamais foi retirado. Apenas agora, por mim. Deve pesar uns 15kg.

Na verdade o que mandarei fazer será baseado nesse porém com barras horizontais e verticais. Lembra do bagageiro da Parati quadrada (até 95)? É algo parecido, só que sem barras de encaixe. Tenho 3 lojas pra fazer o serviço. Voltando de viagem, vejo qual projeto/orçamento fica melhor.

Em relação ao odometro parcial, quando voce abriu o painel pra limpar... não percebeu se tinha algo solto, quebrado?

Ah, outras duas coisas:

1) O meu tem uma luz de neblina traseira (abaixo do parachoque) com acionamento via botao no painel porém não acende. Tirei os parafusos e que a lampada está OK e o fusível também. Será algo no conector?

2) O meu não tem antena externa (lateral, lado do motorista). Achei um 'fio rígido' que parece ser a antena, por cima (quase atras) do painel. Por dedução, a antiga dona, por alguma razão, tirou e 'dobrou' a antena ali. Achei estranho pois deveria existir um furo na saida da lataria, nao? Vi diversos Samurais com a antena na coluna exterior... Tentei puxar esse 'fio rígido' mas ele parece estar preso 'dentro' do painel.

Lucas Kta
27/07/2011, 23:11
Eduardo, o meu bagageiro é diferente desse [parecido com o da Thule]. Acho que mandaram fazer. Vou bater uma foto depois, com ele fora do carro. O bicho pesa um pouco e tem uns pontos de ferrugem [mas nada comprometedor], dando a entender que ao instalar, jamais foi retirado. Apenas agora, por mim. Deve pesar uns 15kg.

Na verdade o que mandarei fazer será baseado nesse porém com barras horizontais e verticais. Lembra do bagageiro da Parati quadrada (até 95)? É algo parecido, só que sem barras de encaixe. Tenho 3 lojas pra fazer o serviço. Voltando de viagem, vejo qual projeto/orçamento fica melhor.

Em relação ao odometro parcial, quando voce abriu o painel pra limpar... não percebeu se tinha algo solto, quebrado?

Ah, outras duas coisas:

1) O meu tem uma luz de neblina traseira (abaixo do parachoque) com acionamento via botao no painel porém não acende. Tirei os parafusos e que a lampada está OK e o fusível também. Será algo no conector?

2) O meu não tem antena externa (lateral, lado do motorista). Achei um 'fio rígido' que parece ser a antena, por cima (quase atras) do painel. Por dedução, a antiga dona, por alguma razão, tirou e 'dobrou' a antena ali. Achei estranho pois deveria existir um furo na saida da lataria, nao? Vi diversos Samurais com a antena na coluna exterior... Tentei puxar esse 'fio rígido' mas ele parece estar preso 'dentro' do painel.

vamos lá...

reduzida é dura mesmo...e só com o carro parado pra engatar....(tá no manual)

luz do 4x4 é só uma mesmo.

antena no meu tem, isso aí tá cheirando gambiarra braba....

essa luz aí e odômetro parcial são coisas simples de se resolver. o primeiro o eletricista ou até vc mesmo mata...no meu as luzes do painel do ar não estão acendendo, mas é mau contato mesmo...tem que abrir e limpar tudo....

mas o segundo é só levar nestas casas de odômetro/velocímetro que o cara resolve...deve ser engrenagem que quebrou lah dentro....tá dando algum barulho?

estalos ao desligar nunca percebi, acho que no meu não tem.

parabéns pela viatura. mas kd as fotos?

Eduardo Alemão
28/07/2011, 06:51
Então, não é que minha reduzida é ruim de engatar. Ela entra de boa mas tem tendência de soltar após alguns metros rodando, ou quando realizo a primeira troca de marcha. Até já acho normal....agora sempre engato a reduzida e ando na ré um pouco, depois pra frente em primeira, bem devagar, troco pra segunda segurando a alavanca e a partir dai ela não desengata mais.

Quando abri meu painel um dos objetivos era exatamente arrumar o odômetro. Mas não teve jeito, o problema é dentro do relógio mesmo e ai eu não ia arriscar de abrir.

E buenas, quanto a antena, certamente fizeram a gambiarra nesse teu Samurai hein. Ai:

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_07-2011_03673.jpg

Lucas Kta
28/07/2011, 11:12
Então, não é que minha reduzida é ruim de engatar. Ela entra de boa mas tem tendência de soltar após alguns metros rodando, ou quando realizo a primeira troca de marcha. Até já acho normal....agora sempre engato a reduzida e ando na ré um pouco, depois pra frente em primeira, bem devagar, troco pra segunda segurando a alavanca e a partir dai ela não desengata mais.

que estranho eduardo....no meu é um pouco difícil de entrar mas é por falta de jeito...uma vez lah não fica tentando sair não...depois que eu peguei o manual e li, tudo ficou mais fácil. a posição de engate não é simples como a gente acha, e por isso as vezes estamos "forçando" pra entrar de jeito e na verdade não é.

mas.marco
28/07/2011, 14:05
vamos lá...

reduzida é dura mesmo...e só com o carro parado pra engatar....(tá no manual)

luz do 4x4 é só uma mesmo.

antena no meu tem, isso aí tá cheirando gambiarra braba....

essa luz aí e odômetro parcial são coisas simples de se resolver. o primeiro o eletricista ou até vc mesmo mata...no meu as luzes do painel do ar não estão acendendo, mas é mau contato mesmo...tem que abrir e limpar tudo....

mas o segundo é só levar nestas casas de odômetro/velocímetro que o cara resolve...deve ser engrenagem que quebrou lah dentro....tá dando algum barulho?

estalos ao desligar nunca percebi, acho que no meu não tem.

parabéns pela viatura. mas kd as fotos?

tbm acho que rolou uma gambiarra na antena.... mas noa chega a irritar nao. só achei estranho mesmo o fato de nao ter antena externa. ao que tudo indica é mesmo a antena aquela coisa acima do painel. vou fotografar tambem.

sobre o odometro.. nao tem nenhum barulho. dá até pra ver de perto as alavancas mexendo quando aperto aquele palitinho. elas mexem mas sem força suficiente pra girar e zerar os numeros.

viajo hoje às 15h30... voltando vou postar as fotos!

abracos a todos!

mas.marco
28/07/2011, 14:10

Quando abri meu painel um dos objetivos era exatamente arrumar o odômetro. Mas não teve jeito, o problema é dentro do relógio mesmo e ai eu não ia arriscar de abrir.

E buenas, quanto a antena, certamente fizeram a gambiarra nesse teu Samurai hein. Ai:

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_07-2011_03673.jpg

pois é... já me desliguei disso.... é certo de que rolou uma gambiarra ali... a razao, acho que nunca saberei. deve ter sido o proprio pessoal da concessionaria, já que absolutamente tudo foi feito por eles, desde zero. ate a instalação do som e dos bancos.

rolou muito estresse com a concessionaria. o atendimento é pessimo, um cu azedo e fedido pra vender o carro usado e atender o cliente. tinha um cara comprando um zero, até o 'dono' da loja desceu pra dar cafezinho pro cara.... legal, lido com isso quase diariamente, entao nao me esquento nao ,as faço questao de ser 'chato' e exigir meus direitos de consumidor bem na letra da lei.

voltando de viagem, vou perguntar se usaram oleo mineral ou sintetico, perguntar da antena e tambem sobre o manual.... eu vi o manual quando fui fechar negocio mas esqueceram de entregar na pasta.

alias, quem for do RIO DE JANEIRO e me procurar em PVT, posso detalhar algumas observações que ficaram nitidas com o pessoal de lá da concessionaria, pra ninguem ser LESADO.

No mais, vamos que vamos.
fotos no próximo post, voltando de viagem!

abraços!

Eduardo Alemão
29/07/2011, 05:54
que estranho eduardo....no meu é um pouco difícil de entrar mas é por falta de jeito...uma vez lah não fica tentando sair não...depois que eu peguei o manual e li, tudo ficou mais fácil. a posição de engate não é simples como a gente acha, e por isso as vezes estamos "forçando" pra entrar de jeito e na verdade não é.

Ate peguei o manual pra dar uma olhada mas o que diz lá é essencialmente o que faço....

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/Screen%20Shot%202011-07-29%20at%2005.52.55%20.png

mairo
29/07/2011, 09:55
pessoal, quando comprei meu vitara era uma M... de engatar a tração e reduzida (tinha até que desligar o motor as vezes), depois de um tempo estava deitado embaixo da viatura dando uma revisada e notei que o coxim da reduzida tava ladeado, o parafuso que prende ele tava sem porca e solto, ai comprei um parafuso e porca novos, suspendi a reduzida com um macaco e coloquei de volta no lugar, ficou um doce de engatar e desengatar (sempre com o carro parado).
Quanto aos estalos, deve ser no cano de descarga, sempre quando substituído por um não original ele estala como as motos! Tem umas proteções de alumínio que colocam nos escap's que estalam tbm!

Lucas Kta
29/07/2011, 13:33
Ate peguei o manual pra dar uma olhada mas o que diz lá é essencialmente o que faço....

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/Screen%20Shot%202011-07-29%20at%2005.52.55%20.png

é, pois eh, mas nota que a 4H não é simplesmente ir pra frente com a alavanca...primeiro de lado e depois pra frente, aí vai macio. bem, aqui comigo é assim...mas boa dica essa aí do mairo....

mas.marco
02/08/2011, 11:20
Alemão:

Encontrei 2 samurais na estrada. Um deles também não tinha antena externa e, pra minha surpresa, o dono (único) disse que saiu da concessionária assim! Falou que tem diversos sem a antena. A dele, também pra minha surpresa, fica atrás do painel (:???:)

Conversando, cheguei a conclusão que vou levar o Samurai à uma especializada pra olhar o motor, já que a concessionária deu garantia... É abrir tudo e ver se tá redondinho. Qualquer leve desgaste será motivo para retífica.

Tentei abrir os dutos de ar, começando pela caixa (aos pés do carona) mas desisti após uns 10 minutos. Vou levar pra limpar pois há crostas colossais de poeira.

O comportamento do carro é outro no barro.... Superou toda e qualquer imaginação. Já andei numa Pejero lá no sítio pra subir uma ladeira violenta. Subiu sim mas o bicho chiou bastante... já o Samurai subiu sem fazer esforço. Chegou a ser ridículo. Fui até além do caminho, só de birra. Acabou a estrada e me enfiei no mato (claro que depois de olhar BEM por onde eu passaria).

Além disso, descobri que tem diversas peças NOVAS, que foram trocadas até mesmo sem eu pedir. Isso é muito bom. Aquela luz de neblina (traseira) não acende por nada, nem a lateral, indicativa de mudança de direção. São detalhes que verei ao levar na especializada.

Chegou também aqui em casa o manual (não é que eles realmente enviaram?!) mas achei estranho o fato de não detalhar posicionamento de peças na parte mecânica, nem uma orientação clara dos fusíveis. Mas...

Em relação ao assoalho, apesar da manta e carpete ainda estarem em ótimo estado, penso em trocá-los. Ideal, ao meu ver, seria a remoção de tudo, aplicação GERAL de Ferrox, um banho de Hamerite (não sei se é o nome), aplicação de manta e um novo carpete. Sendo que esse carpete poderá ser removido e colocado borracha. Sei que a borracha sai bem mais caro.... O carpete eu mando fazer aonde? Alguém tem ideias?

Procurei nos tópicos mas não tem nada relacionado. Ou deixam no chão direto (batida de pedra) ou colocam aquele troço horroroso que chamam de 'chão de ônibus'.

Pensei de desmontar o painel pra limpar tudo mas sou muito cagão com isso. Medo de fazer alguma merda e não saber montar depois.

A câmera ficou em MG, na casa da patroa. Como ela vem na outra semana, postarei as fotos!

Abraços!

Eduardo Alemão
02/08/2011, 11:34
O comportamento do carro é outro no barro.... Superou toda e qualquer imaginação. Já andei numa Pejero lá no sítio pra subir uma ladeira violenta. Subiu sim mas o bicho chiou bastante... já o Samurai subiu sem fazer esforço. Chegou a ser ridículo. Fui até além do caminho, só de birra. Acabou a estrada e me enfiei no mato (claro que depois de olhar BEM por onde eu passaria).

É isso mesmo! No inicio fiquei impressionado, depois entediado pq o bichinho é bruto mesmo, não tem obstáculo! Observe que venho de uma Blazer 4x2 com motorzinho merreca.... Mas mesmo assim, o Samurai atende plenamente minhas expectativas off road.

Em relação ao assoalho, apesar da manta e carpete ainda estarem em ótimo estado, penso em trocá-los. Ideal, ao meu ver, seria a remoção de tudo, aplicação GERAL de Ferrox, um banho de Hamerite (não sei se é o nome), aplicação de manta e um novo carpete. Sendo que esse carpete poderá ser removido e colocado borracha. Sei que a borracha sai bem mais caro.... O carpete eu mando fazer aonde? Alguém tem ideias?
Procurei nos tópicos mas não tem nada relacionado. Ou deixam no chão direto (batida de pedra) ou colocam aquele troço horroroso que chamam de 'chão de ônibus'.

Taquei batida de pedra no meu. Gostei!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/91956-acabamento-batida-de-pedra-no-chao-do-samurai.html

Pensei de desmontar o painel pra limpar tudo mas sou muito cagão com isso. Medo de fazer alguma merda e não saber montar depois.

Vai fundo. Dá um puta trabalho mas não é difícil de fazer. Aliás, quando desmontei o meu tentei consertar o odômetro parcial mas nnao rolou...

mas.marco
02/08/2011, 15:12
É isso mesmo! No inicio fiquei impressionado, depois entediado pq o bichinho é bruto mesmo, não tem obstáculo! Observe que venho de uma Blazer 4x2 com motorzinho merreca.... Mas mesmo assim, o Samurai atende plenamente minhas expectativas off road.

Taquei batida de pedra no meu. Gostei!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/91956-acabamento-batida-de-pedra-no-chao-do-samurai.htmlAlemão, você deixou só assim ou tacou carpete depois? Li que tem gente condenando essa prática. Já ouvi dizer que molha mesmo... por isso estou fugindo dessa ideia. Mesmo que eu faça isso, por ser bem mais simples, colocarei os carpetes por cima. Diz aí, você deixou só no preto?

Vai fundo. Dá um puta trabalho mas não é difícil de fazer. Aliás, quando desmontei o meu tentei consertar o odômetro parcial mas nnao rolou...Falei com o pessoal, no orkut, que monto um castelo de cartas de baralho.... mas desmontar e remontar, me dá calafrios. Não sei rapaz, acho que meu lado do cérebro que trabalha isso não funciona legal. Baseado em experiências, sempre faço uma cagada. Não achei fotos ou alguma informação de onde o bicho pega... vi um tópico que um amigo mineiro contribuiu que é para os Samurais até 95. Anotei tudo, imprimi e fui pro carro. Tentei começar pela limpeza dos dutos de ar. Cara... desisti depois de 10 minutos. Pensa comigo: e se não conseguir remontar?

Na estrada foi só maravilha. Os bancos realmente fizeram a diferença. Como a mecânica tá toda bonita, conforto total. Esse lance de que é desconfortável, pessoal viaja MUITO. Andam em sedans e querem comparar... poha, é outra categoria. Vão dirigir uma Uno por 100km, um QQ... sei lá... Enfim, não tenho o que reclamar. Dou risada quando falam que o carro não tem arrancada. Arrancada?! como assim amigo!? Isso é um jipe. Arrancada pra quê? Pessoal viaja demais....

To subindo algumas fotos, antes da viagem, só pra partilhar a alegria.

Abraços!

mas.marco
02/08/2011, 15:15
Os tais bancos Recaro camuflados

Lucas Kta
02/08/2011, 17:27
Dou risada quando falam que o carro não tem arrancada. Arrancada?! como assim amigo!? Isso é um jipe. Arrancada pra quê? Pessoal viaja demais....

concordo plenamente! 0-100 em 15 minutos....

Eduardo Alemão
02/08/2011, 17:30
Os tais bancos Recaro camuflados

A viatura tá filé! E até que os camuflados parecem confortáveis hein. Não que esse aspecto carnavalesco seja interessante mas . . . E estão em bom estado tb. Carrinho tá original hein mas.marco. E putz, graças a tuas fotos descobri pra que serve uma plastiqueta ali na parte traseira: seguram as pontas do cinto de segurança!

Quanto a batida de pedra, por enquanto tá ótimo. Um aspecto bem bonito e, como estamos na seca em Brasilia, agua ou humidade não tem sido problema. Por aqui, nessa época, só tabatinga. Sobre a pintura estou usando tapetes de borracha Borcol e nada mais.

mas.marco
02/08/2011, 17:51
concordo plenamente! 0-100 em 15 minutos....

Salve Lucas!

mas... pra quê 'arrancada' com um Samurai, afinal?
Não discordo que seja lerdo. Ultrapassar então é pensar 5 vezes.

se for de 0-100 em 1hora tá ótimo! Importante é chegar (até mesmo nos 100km/h).
Se precisar fazer em 4 segundos, sugiro a compra de um Ford Ka 1.6 (modelo até 2007), que por sinal, era meu antigo carro. Uma maravilha revolucionária da Ford. Se bobear a única entre 2001 - 2002. Procure saber porquê.

No mais, só alegrias.:pular:

mas.marco
02/08/2011, 17:58
[QUOTE]A viatura tá filé! E até que os camuflados parecem confortáveis hein. Não que esse aspecto carnavalesco seja interessante mas . . . E estão em bom estado tb. Carrinho tá original hein mas.marco. E putz, graças a tuas fotos descobri pra que serve uma plastiqueta ali na parte traseira: seguram as pontas do cinto de segurança!

Carro está MUITO bom de dirigir. Os bancos são extremamente confortáveis, principalmente por ter aqueles avanços que se encaixam na junta das pernas. Na estrada isso VALE muito. Só achei uma bizarrice nesses bancos. Eles não reclinam pra frente (pra facilitar quem está entrando no carro, pra ir atras)!! Como ainda não foi ninguém atras, relaxei mas vou ver com calma. Parece que há uma trava que impede esse movimento pois ao tentar 'joga-lo' pra frente escuto uma batida seca abaixo do banco. Aos olhos nao dá pra ver pois ele é todo forrado. É de couro na parte preta e de um outro tecido com o toque MUITO bom na parte camuflada.

Quanto a batida de pedra, por enquanto tá ótimo. Um aspecto bem bonito e, como estamos na seca em Brasilia, agua ou humidade não tem sido problema. Por aqui, nessa época, só tabatinga. Sobre a pintura estou usando tapetes de borracha Borcol e nada mais.

Quanto pagou no metro dessa borracha? Tem quantos mm de espessura? Essa semana vou ver isso se tiver tempo...
Sobre os cintos, fica a dica: coloque-os com a parte de maior presença (a preta quase lisa) voltados para dentro do carro e não, para a lataria senão fica batendo.

Eduardo Alemão
02/08/2011, 18:08
[QUOTE=Eduardo Alemão;1497326]

Carro está MUITO bom de dirigir. Os bancos são extremamente confortáveis, principalmente por ter aqueles avanços que se encaixam na junta das pernas. Na estrada isso VALE muito. Só achei uma bizarrice nesses bancos. Eles não reclinam pra frente (pra facilitar quem está entrando no carro, pra ir atras)!! Como ainda não foi ninguém atras, relaxei mas vou ver com calma. Parece que há uma trava que impede esse movimento pois ao tentar 'joga-lo' pra frente escuto uma batida seca abaixo do banco. Aos olhos nao dá pra ver pois ele é todo forrado. É de couro na parte preta e de um outro tecido com o toque MUITO bom na parte camuflada.
Quanto pagou no metro dessa borracha? Tem quantos mm de espessura? Essa semana vou ver isso se tiver tempo...
Sobre os cintos, fica a dica: coloque-os com a parte de maior presença (a preta quase lisa) voltados para dentro do carro e não, para a lataria senão fica batendo.

Os Borcol comprei numa promoção tempos atrás. Foi barato. Não são específicos do Samurai mas tem diversas linhas de corte pro cara mesmo adaptar nas curvas do carro.

Nos bancos originais tem um sisteminha bem bom pra dar acesso aos passageiros de trás. Puxando uma alavanca o banco não só reclina (pra frente) como desliza em direção ao painel facilitando o acesso.

Álb@no
03/08/2011, 23:29
Grande Marco,

Seja bem-vindo a este "estilo de vida" (eu posso arriscar falar nestes termos)! Estou acompanhando sua "saga" com o mesmo sentimento que tive quando adquiri meu Samurai. Compartilho também da vontade em aprender o máximo que puder sobre este veículo. E digo mais, não troque seu carrinho. Aproveite-o em cada viagem, em cada passeio, seja ao sítio ou no asfalto mesmo.

Quando decidí comprar o meu, um batalhão de opiniões foram contrárias. Seguí minha vontade, mesmo sabendo que não utilizaria o jipe em condições extremas e limites. Uso o meu 80% na cidade, 10% em viagens (asfalto, e a 90km/h), e 10% em praias, barro, estradas, sítio e expedições moderadas. Estou satisfeito e não trocaria este meu único carro por nada.

Muitos amigos do fórum me ajudaram (ex: o próprio Eduardo), outros nem tanto. Mas o que vale é a experiência que se adquire.

Estou na torcida! Parabéns pela aquisição - aproveite!

Seu Samurai é igualzinho ao meu, inclusive na cor. Estamos todos no time dos "Metal Top". Uma observação quanto ao engate da reduzida; dependendo da posição em que o carro está, é menos fácil engatá-la. Daí, movo o jipe alguns "centímetros" para frente ou para trás e... "cazam!", entra fácil. Tomara que funcione com o seu. Aguardo novos relatos.

Abração made in Paraíba.

Lucas Kta
03/08/2011, 23:43
Grande Marco,

Seja bem-vindo a este "estilo de vida" (eu posso arriscar falar nestes termos)! Estou acompanhando sua "saga" com o mesmo sentimento que tive quando adquiri meu Samurai. Compartilho também da vontade em aprender o máximo que puder sobre este veículo. E digo mais, não troque seu carrinho. Aproveite-o em cada viagem, em cada passeio, seja ao sítio ou no asfalto mesmo.

Quando decidí comprar o meu, um batalhão de opiniões foram contrárias. Seguí minha vontade, mesmo sabendo que não utilizaria o jipe em condições extremas e limites. Uso o meu 80% na cidade, 10% em viagens (asfalto, e a 90km/h), e 10% em praias, barro, estradas, sítio e expedições moderadas. Estou satisfeito e não trocaria este meu único carro por nada.

Muitos amigos do fórum me ajudaram (ex: o próprio Eduardo), outros nem tanto. Mas o que vale é a experiência que se adquire.

Abração made in Paraíba.

tava sumido uai.

Álb@no
04/08/2011, 00:07
tava sumido uai.

E aí amigo?!

Galera, vou pedir desculpas. Não deveria ter citado nomes de quem me ajudou nas dúvidas e nas respostas, para não esquecer ninguém... Além de Eduardo Alemão, Lucas Kta também foi um contemporâneo nas questões "samurísticas". Nossos jipes foram adquiridos praticamente no mesmo período.

Ando sumido por conta do trabalho, mas este fórum e vocês são referências que guardo. Pena que não possamos marcar uma expedição em equipe - estamos todos em pontos extremos em relação aos outros. Mas, quando visitarem a pequena PB, serão bem acolhidos. O Samurai continua me proporcionando bons momentos. E ando planejando outros.

Espero que você esteja bem (e sua viatura, idem).

Abração.

mas.marco
04/08/2011, 18:19
Grande Marco,

Seu Samurai é igualzinho ao meu, inclusive na cor. Estamos todos no time dos "Metal Top". Uma observação quanto ao engate da reduzida; dependendo da posição em que o carro está, é menos fácil engatá-la. Daí, movo o jipe alguns "centímetros" para frente ou para trás e... "cazam!", entra fácil. Tomara que funcione com o seu. Aguardo novos relatos.

Abração made in Paraíba.

Salve irmão!

Valeu mesmo!

Tive a sorte de pegar de unico dono, todas as revisões na concessionária, com comprovação. To MUITO satisfeito e surpreendido positivamente com o carro!
Pra ser sincero, meu foco sempre foi o Vitara (pelo espaço em relação ao Samurai) mas estou curtindo demais MESMO o carrinho.
To diariamente aqui no forum buscando informações sobre o carro, de modo geral.

Fiz a 1 (de muitas) viagem pro sitio e lá sim, fiquei abobado com o desempenho..... Andei comentando aqui de troca-lo num futuro ou deixa-lo no sitio. Ja ta decidido que irei deixa-lo por la quando pegar um outro. Meu pai já fica esfregando as maos, contando que o carro sera dele....

Em breve postarei fotos!!

Sejamos todos bem vindos à bordo (ou nao) do Samurai.

Abraços e bons ventos!

mas.marco
04/08/2011, 18:24
Alias, ALEMAO, descobri a trava que faz os bancos reclinarem pra frente!
Como os bancos possuem um revestimento que cobre ate o trilho... as travas ficam escondidas abaixo do revestimento!!!

ahaha. mas nao adiantou muito nao..... pois os bancos sao grandes e mesmo reclinados nao facilitam a passagem de quem ira atras. Ou seja? contorcionismo mesmo!
Ê maravilha!
Carrinho agora está na oficina pra limpar todos os dutos de ar e painel. Nao tive coragem de abrir o painel. ehehee

Lucas Kta
04/08/2011, 20:40
E aí amigo?!

Galera, vou pedir desculpas. Não deveria ter citado nomes de quem me ajudou nas dúvidas e nas respostas, para não esquecer ninguém... Além de Eduardo Alemão, Lucas Kta também foi um contemporâneo nas questões "samurísticas". Nossos jipes foram adquiridos praticamente no mesmo período.

Ando sumido por conta do trabalho, mas este fórum e vocês são referências que guardo. Pena que não possamos marcar uma expedição em equipe - estamos todos em pontos extremos em relação aos outros. Mas, quando visitarem a pequena PB, serão bem acolhidos. O Samurai continua me proporcionando bons momentos. E ando planejando outros.

Espero que você esteja bem (e sua viatura, idem).

Abração.

tudo tranquilo....obrigado!