PDA

Ver Versão Completa : Motor hilux sw4 1kzt fazendo barulho

hpedro
08/07/2011, 15:45
Olá Pessoal !! alguem pode me ajudar!!
Tenho um problema com minha sw4 .. quando o motor esta frio ela faz um barulho estranho parece que tem alguma coisa solta batendo depois de uns 5 minutos o barulho vai sumindo..já levei em duas oficina como estava com o motor quente não apresentou nenhum barulho. e me disseram que pode ser folga em um pistão.. alguem ja passou por isso!!

dpab
08/07/2011, 22:24
A minha SW4 3.0 TDI, motor 1-KZT, estava fazendo a mesma coisa...
Para minha surpresa o barulho era proveniente das correias do alternador !!!
Bastou trocá-las... R$ 72,00 o par, marca Gates.
Um abraço, Delfim.

LeoZon
09/07/2011, 11:25
Olá Pessoal !! alguem pode me ajudar!!
Tenho um problema com minha sw4 .. quando o motor esta frio ela faz um barulho estranho parece que tem alguma coisa solta batendo depois de uns 5 minutos o barulho vai sumindo..já levei em duas oficina como estava com o motor quente não apresentou nenhum barulho. e me disseram que pode ser folga em um pistão.. alguem ja passou por isso!!

Pessoal,

Eu tenho um barulho na minha que nem o mecânico da concessionária Toyota sabe o que é:

Quando estou acelerando, o barulho começa por volta dos 1200 rpm e permanece até os 1700 rpm. Acima disso não faz o barulho. Na lenta também não faz o barulho. E detalhe: só quando estou ACELERANDO. Quando estou andando e paro de acelerar, deixando o carro "correr" na inércia, o barulho para imediatamente e só volta a aparecer quando acelero novamente, se eu estiver entre 1200 e 1700 rpm. Alguém tem alguma dica? O carro está normal, sem alterações de consumo, ou potência. O barulho é como se fossa alguma coisa metálica batendo, e vem do lado da BI.

hpedro
09/07/2011, 13:57
Olá pessoal!! gravei um video com o barulho !!
YouTube - ‪SDC11711‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=anEi9Al8XAU)

dpab
09/07/2011, 14:17
hpedro,
É exatamente igual ao barulho que as correias do alternador/DH/Bomba D'água faziam na minha viatura...
Faça o seguinte teste: com o motor frio, ao ligá-lo, jogue água nas correias e polias e veja se o barulho para ou diminui...
Se parar ou diminuir estará confirmado que são as correias mesmo. Um abraço, Delfim.

hpedro
09/07/2011, 14:50
Olá dpab!
creio que não seja as correias pois troquei a pouco tempo!! o barulho é interno no motor!
Abraço!!

guilhermeabreu
10/07/2011, 14:30
HPEDRO

Da uma conferida na calibragem das válvulas , se continuar o barulho sugiro a vc abrir o motor para evitar gasto maior por danificar mais coisas em andar com algum problema que pode ser que esteja no começo ainda .

Minha SW4 93 2.8 vacilei com ela pq meu outro carro estava na reforma e ela estava com vazamento no radiador , sempre colocava água mas as vezes esquecia , dei mais de uns 10 esquentes , mas andava sem problema , depois troquei o radiador e o problema de abaixar água acabou , mas tive que dar um pau nela , andei por 100km a 140km/h direto , não aqueceu , mas ao chegar no destino , apresentou um barulho , barulho este semelhante ao barulho original da castanhola mas bem mais alto , levei ao mecanico , ele mandou deixar o carro lá e desmontou o motor , havia derretido um pistão , não danificou mais nada , troquei os 4 pistões os anéis e aproveitou troquei os casquilhos e bruniu as camisas e pronto . Os casquilhos estavam ótimos , mas o motor estava aberto e o custo dos casquilhos não era muito alto , nada aconteceu com o eixo .

Este bom mecanico havia feito este motor ha 4 anos atras por causa da troca da correia dentada na concessionária de FRIBURGO ( eles não trocaram o esticador da correia e o rolamento travou que arrebentou a correia dentada ) e esta com 90.000 km de feito , rodaria muito mais tempo caso eu não tivesse vacilado com os inúmeros esquentes que dei nele .

Minha opinião é de vc prevenir pq desta forma o custo será bem menor do que vc esperar para danificar mais coisas e as peças são muito caras .

ABRAÇO e boa sorte

feitosac
10/07/2011, 18:25
Hpedro,
Tenho exatamente o mesmo barulho, só que o meu some depois de uns 2 minutos, este carro não tem regulagem de válvulas, to pesquisando o meu a 6 meses, e agora estou entre os bicos injetores e a própria BI, ja levei em 3 mecanicos que descartaram ser do motor, eles dizem que o barulho é no motor mas por deficiencia de injeçao de diesel.
Mas antes voce deve medir a pressão do oleo de motor, leve em uma retífica que eles medem, para ver se a pressão de óleo esta normal, pois este carro tambem tem um radiador de óleo (que poucos sabem) e que pode estar entupido.
Só depois de fazer isto é que parti para alimentaçao de diesel, que tem um detalhe tambem, se sua SW4 for EFI, igual a minha, o filtro de diesel é diferente das que nao sao EFI, voce tem que colocar o filtro certo, senão dá diferença na pressão de alimentação da BI.
Este barulho apareceu agora no inverno, ou no verao já tinha ????
Te sugiro que verifique tambem as 4 velas aquecedoras.
E por ultimo ligue e desligue o carro (sem dar a partida) umas 6 vezes, ativando as velas aquecedoras, e veja se o barulho some ou diminui.
Depois posta os resultados.
A minha vou levar em um bombista para começar a ver isto.:parede:
Boa sorte
Abs.
Feitosa.

hpedro
11/07/2011, 14:14
Olá pessoal!! esqueci de relatar uns fatos ocorrido!! quando comprei o carro em janeiro deste ano dei uma manutenção geral revisei toda parte de suspensão.. troquei as velas aquecedoras... ja fiz bomba e bicos... troquei todas as correias... e regulei as valvulas. por isso que fico na duvida sobre o barulho. ele apareceu logo depois que troquei o óleo; é que fiz aquela limpeza com o tal de flusch!!! acho que foi isso que bagunsou o motor..

decarlifilho
11/07/2011, 14:49
Esse barulho que paresse uma castanhola é a válvula batendo...
Existe o desgaste natural do casquilho do eixo de válvula...Com o tempo o motor aquece e o óleo atinge todas as partes e o barulho para.
Segundo meu mecânico devo trocar esses casquilhos que o barulho para...Na Bandeirante, essa regulagem é feita por uma chave de fenda e uma de boca e em 20 minutos está zerada. Na SW4 é diferente.

Dé Carli

hpedro
12/07/2011, 09:11
Pessoal ! deixei o carro na retifica para eles dar uma olhada quando tiver a resposta eu digo!

LeoZon
12/07/2011, 12:58
Pessoal,

Eu tenho um barulho na minha que nem o mecânico da concessionária Toyota sabe o que é:

Quando estou acelerando, o barulho começa por volta dos 1200 rpm e permanece até os 1700 rpm. Acima disso não faz o barulho. Na lenta também não faz o barulho. E detalhe: só quando estou ACELERANDO. Quando estou andando e paro de acelerar, deixando o carro "correr" na inércia, o barulho para imediatamente e só volta a aparecer quando acelero novamente, se eu estiver entre 1200 e 1700 rpm. Alguém tem alguma dica? O carro está normal, sem alterações de consumo, ou potência. O barulho é como se fossa alguma coisa metálica batendo, e vem do lado da BI.

E o meu barulho? Alguém tem algum palpite?

dpab
13/07/2011, 00:33
Alguém sabe como fazer essa regulagem das válvulas nas SW4 3.0 TD, motor 1-KZT de injeção mecânica (1997 à 2000) ?
Qualquer retífica faz essa regulagem ou tem que ser especializada em motores diesel ? Agradeço a ajuda, Delfim.

hpedro
13/07/2011, 08:39
Olá Delfim ! quando eu fiz a regulagem na minha eu procurei uma oficina especializada! porque me disseram que tem que ter ferramenta propria para o serviço. são pastilhas mas que tem que usar uma ferramenta para tira las. no meu caso teve de trocar 3 pastilhas e ficou $230,00
Abraço

hpedro
13/07/2011, 08:47
Olá pessoal ! a retifica me deu um parecer... Eles me disseram que não tem 100% de certeza mais acham que o barulho seria em um pistão
e que teriam que abrir pra confirmar!! agora estou na duvida? acho que vou levar a outra retifica e ver outra opinião!!

dpab
13/07/2011, 10:53
hpedro,
Obrigado pela informação.
Quanto ao diagnóstico incerto dessa retífica, certamente vc deve buscar pelo menos mais duas opiniões de outras.
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
13/07/2011, 14:02
Olá pessoal ! a retifica me deu um parecer... Eles me disseram que não tem 100% de certeza mais acham que o barulho seria em um pistão
e que teriam que abrir pra confirmar!! agora estou na duvida? acho que vou levar a outra retifica e ver outra opinião!!

HPEDRO

A minha SW4 93 como falei depois de umpau começou a fazer barulho que não tinha as características do seu barulho , fazia a qualquer e com qualquer rotação , foi um pistão que derreteu , troquei os 4 pistões , anéis e casquilhos , o velho mecanico que esta fazendo o motor ainda não terminou de montar ha 3 meses com ele , já tomei de todos o remédios possíveis para não infartar , acho que o melhor remédio é enfiar porrada nele .

Como falei , na dúvida é muito ruim ficar andando com um carro nestas condições , não passa segurança .

Conta pra gente o que vc decidir em fazer e o resultado .

ABRAÇO

feitosac
13/07/2011, 23:45

Léo,
Seu barulho, em uma faixa de rpm específica, me parece alguma ressonancia de lataria, verifique se nao tem alguma chapa solta ou parafuso frouxo, coletor da descarga frouxo , etc ....
Abraços.

hpedro
14/07/2011, 13:56
Oi pessoal ! hoje tive outra opinião que acho até convincente ! um mecanico me disse que pode ser que o óleo de manhã fica um pouco grosso e a bomba estando meio cansada não consegue mandar o óleo para lubrificar.. e quando o óleo esquenta fica mais fino e ai então a bomba consegue mandar... onde que o barulho para.

jorge.duarte
14/07/2011, 15:15
Hpedro,
Venho acompanhando sua "agonia", todo e qualquer barulho em motor é dificil um diagnóstico sem abertura do mesmo. Porém, vc mesmo relatou que usou um aditivo, para descarbonizar o motor, acredito o caminho é por aí (bomba) ou algum canal de lubrificação, ao contrário do que o mecanico disse, quanto mais quente o oleo, menos pressão, pois ele fica mais fino e a "tendencia" e passar nos lugares de lubrificação com menos resistencia. Faz sentido verificar a peneira da bomba...como vc usou o aditivo, pode estar obstruida, assim puxaria menos oleo e teria o barulho. O certo era vc pedir, para medir a pressão de oleo, assim vc teria a duvida sanada. Já tive experiencia com barulho que "sumiam" depois de quente, que era pistão...ou seja...esquentava dilatava diminuia a folga parava o barulho...solução troquei e acabou o problema...carro a gasolina. Boa Sorte, espero que seja uma coisa simples e que resolva logo. Pq nao experimenta trocar novamente o oleo e filtro? Abs

hpedro
15/07/2011, 08:29
Olá Jorge!
obrigado pela dica!! se não der resultado irei trocar o oleo e filtros pra ver se dá resultado... depois eu digo!!!

hpedro
15/07/2011, 08:32
Ontem. andando nas ruas de campinas eu vi uma sw4 branca com o barulho igual a minha.. só que estava fazendo o barulho quente e em marcha lenta! e aminha só faz o barulho quando esta fria e em marcha lenta. .... estranho!!!

Pablo.pinto2007
18/07/2011, 01:10
Eu não sei no seu caso... mas já passei por isso quando tinha um golzinho quadrado... mandei regular o carro todo por que ele tremia exatamente quando subia de giro... e o pior é que continuou... dá uma sensação de impotência na gente... manda consertar... os mecânicos dizem que é regulagem, limpeza do sistema de injeção... mas não resolve o problema... no final das contas fui eu quem descobriu o que era... uma pedra entre o protetor do carter e o motor... quando o motor vibrava (por aumento da rotação), forçava a pedra (brita) que fazia toda carcaça do carro vibrar...
Então meu conselho, já que dizem que não vem do motor... dá uma checada se as bases (coxins) do motor estão em ordem... pois se estiverem estragados essa vibração pode passar para a carcaça (monobloco) e ser sentida dentro do carro... ou se não, se tem algum metal encostando onde não era pra encostar, tipo uma bucha de uma estabilizadora estragada... ou coisa parecida!!!

Boa pesquisa pra você!

Pessoal,

hpedro
18/07/2011, 13:35
Olá pessoal !! as noticias são chatas!!
levei o carro até uma oficina especializada em toyota!!! o carro ficou lá 2 dias para eles ouvirem o barulho e diagnosticar...
Me disseram que as velas estão ruim e que teriam de troca las.. esta com a compressão fora ou junta do cabeçote errada. para fazer os serviços me pediu $$
vela aquecedora original $ 387,00 cada uma ( que absurdo) a paralela $ 15,00
junta cabeçote $ 350,00
Mão de Obra $ 700,00
Mais eu acho que não vai resolver!!!!!

Dê suas Opinião

jorge.duarte
18/07/2011, 15:26
Pedro,
Estou contigo, acho que o problema não é esse. Problema de compressão?!?!?!? fazendo esse barulho?!?!?!? duvido. Não entendo muito de diesel, mas problema de compressão baixa, teria problema de desempenho, o carro para pegar, fica uma me....etc. , compressão alta seria batida de pino, mas não sumiria, apos quente, tampouco com o carro parado, somente exigindo do motor. Não sei se as velas, poderiam causar o barulho, como falei não entendo muito de diesel, mas pelo pouco que li, elas servem para a ajudar na iginiçao inicial, quando o carro frio, se estiverem direto, seria um caso a investigar. Vc poderia, desligar as velas e testar...aos entendidos...corrijam se estiver errado. Abs

hpedro
18/07/2011, 15:41
Olá Jorje.
Eu tambem penso assim! pois estava com as velas queimadas demorava um pouco para pegar .. mais funcionava.
agora sobre a compressão eu acho que não tem nada a ver. porque o carro esta bom pra andar.
Acho que eu mesmo vou enfiar a cara e tentar resolver!!!
vou começar trocando o óleo e os filtros..depois vou mecher no ponto. e tambem nos bicos ... se não resolver ai sim mando abrir o motor

jorge.duarte
18/07/2011, 16:30
Isso aí Pedro, comece pelo mais simples, troque o oleo e filtro.

hpedro
19/07/2011, 14:55
Olá pessoal !!
Estive conversando com o mecanico e ele testou a pressão do óleo e esta normal.. ai ele mediu a taxa de compressão. e esta fora ele me disse que por estar fora o motor sai bastante fumaça branca. isso tem sentido. por outro lado pode ser que o barulho no motor seje dai.
Vou verificar os bicos primeiro depois eu informo!!

feitosac
20/07/2011, 22:46
Pedro,
Voce poderia levar seu carro no Sr. João da Sollo 4X4 em São Paulo, muitos foristas falam da competencia dele em SW4, acho que vale a pena ouvi-lo.
Tel. (11) 3835-3781
Abraços.

hpedro
21/07/2011, 09:29
Obrigado Carlos !! Vou entrar em contato com ele

Abraço

decarlifilho
21/07/2011, 09:52
Amigos,

Sobre o barulho que falei, dos casquilhos das válvulas, o barulho para quando o carro aquece.
Como meu filho faz...POR QUE???
Porque o óleo aquece...PORQUE?
Porque quando aquecido, ele afina e consegue penetrar no espaço vazio entre o comando de válvulas e virando um " calço". Esse calço faz ele ficar mais justo e diminui o barulho.
Sobre essa que passou e o barulho continuava em qualquer rotação, é pq a folga está tão grande que o óleo não consegue "calçar" e ainda continua folgado fazendo barulho.

Dé Carli

hpedro
26/07/2011, 09:05
Olá Pessoal !! Acho que não vai ter jeito mesmo !! vou ter de fazer o motor......

hpedro
26/07/2011, 17:35
Passoal !!
Alguem sabe me informar onde posso adiquirir as peças do motor mais em conta e de qualidade!!

Agradeço...

elmestizo
26/07/2011, 18:49
Quais peças precisa?

hpedro
27/07/2011, 08:25
As peças
1 jg de junta completo com todos os retentores e vedadores de válvula
1 jg de camisa
1 jg de pistões com pinos
1 jg de anel
1 jg de bronzina de biela
1 jg de bronzina de mancal
1 jg de guias de válvula
1 filtro lubrificante
filtro diesel
1bomba de agua
1 bomba de óleo
selos de agua
1 reparo do cabeçote do filtro de óleo
1 válvula termostática
4 velas aquecedora

guilhermeabreu
27/07/2011, 10:47
As peças
1 jg de junta completo com todos os retentores e vedadores de válvula
1 jg de camisa
1 jg de pistões com pinos
1 jg de anel
1 jg de bronzina de biela
1 jg de bronzina de mancal
1 jg de guias de válvula
1 filtro lubrificante
filtro diesel
1bomba de agua
1 bomba de óleo
selos de agua
1 reparo do cabeçote do filtro de óleo
1 válvula termostática
4 velas aquecedora

Fiz meu motor agora recentemente e troquei praticamente as mesmas peças , comprei na AMÉRICA com o RICARDO e o CÁSSIO ficou tudo por R$2240,00 . Se tivesse comprado as mesmas peças por aqui , ficaria em torno de uns R$5.000,00 . O pistão que comprei ( não foi original ) custou R$330,00 , aqui na KURUMÁ R$740,00 ( original standart ) que é o que vc vai comprar , neste caso já da para vc ter uma idéia para comparar o preço da AMÉRICA com este preço da TOYOTA por aqui .

Somente os pistões que comprei que não foram originais TOYOTA pq a TOYOTA não fabrica pistões sob medida , se vai comprar camisas e pistões aí será na medida standart , logo : vc comprará os originais standart , eu comprei só os pistões e o restante que vc tb vai precisar tudo TOYOTA ORIGINAL só para vc ter uma idéia , o jogo de juntas completo aqui na TOYOTA ( KURUMÁ ) custa R$950,00 lá paguei R$350,00, pouca diferença não ?????????????????

Todo mundo daqui do forum tem comprado lá em Ponta Porã na AMÉRICA .

Para baratear caso queira , vc faria o que fiz , trabalhei as camisas ( retifiquei ) e ficaram com a medida 0,50 , daí comprei pistões 0,50 , os casquilhos meus estão com medida 0,25 ( pq tive que retificar o eixo ) vc ainda não sabe se precisará retificar seu eixo correto ????? Já mandou o eixo para a retífica para fazer as medidas do eixo ??? , ísto é comum em fazer e fica bom , com ísto vc pouparia a compra do jogo de camisas . E se precisar retificar o eixo terá que comprar casquilhos sob medida , se não quiser , terá que comprar o eixo tb que é CARÍSSIMO , não justifica comprar zero .

Mas se quiser que fique tudo zerado é só comprar tudo como vc relatou , mas vai gastar bem mais .

ABRAÇO

hpedro
27/07/2011, 11:19
Obrigado Guilherme pelas dicas.. vou cotar na America!!
Abraço..

hpedro
28/07/2011, 17:09
Pessoal ! só para informar.. foi retirado o motor e já apareceram surpresas : embreagem; turbina; regulagem de bomba; bicos injetores;coifas das omocineticas; e ai vai $$$$$.

elmestizo
28/07/2011, 19:11
Turbina? qual a solução dada?

Klevin Menin
29/07/2011, 12:02
Colega, parece estar batendo o Motor, com certa rotação esse som para?

guilhermeabreu
29/07/2011, 12:48
Pessoal ! só para informar.. foi retirado o motor e já apareceram surpresas : embreagem; turbina; regulagem de bomba; bicos injetores;coifas das omocineticas; e ai vai $$$$$.

HPEDRO

ATENÇÃO :

A coifa não precisa ser original , já existe no mercado nacional uma coifa para esta aplicação esta em torno de R$25,00 a original ha 6 anos atras era R$400,00 .

sergiopincelli
29/07/2011, 14:46
Hpedro, use a coifa da homocinética original do monza que é do mesmo tamanho e custa pouco.

guilhermeabreu
30/07/2011, 12:15
Hpedro, use a coifa da homocinética original do monza que é do mesmo tamanho e custa pouco.

CARO AMIGO SERGIOPINCELLI

A dica da coifa do MONZA fui eu que dei qdo troquei pela primeira vez e agora já tem nacional para a HILUX , da última vez que troquei foi específica para a HILUX e custou R$25,00 , a do MONZA tb da e esta nesta faixa de preço tb , mas qdo comprei pela 2ª vez a do MONZA os caras me perguntaram de que ano é o MONZA e não soube responder , pq qdo comprei pela 1ª vez levei a amostra da HILUX e não fiquei sabendo de que ano/modelo de MONZA seria , logo : fica mais fácil de pedir a coifa da HILUX numa loja de borrachas automotivas , como tem mais de um ano que comprei , agora deve estar em torno de uns R$40,00 ou menos .

hpedro
01/08/2011, 12:08
Olá Pessoal !
Alguem tem uma dica de lojas de peças confiaveis..

elmestizo
01/08/2011, 19:42
Hpedro, o que precisa?

hpedro
03/08/2011, 08:56
Peças
1 jg de junta completo
1 jg de camisa std
1 jg de anel std
1jg de pistão std
1 jg de bucha de comando
1 jg de valvula escape
1 jg de valvula de admissão
1 jg de vedadores de valvula
1 jg de bronzina de biela std
1 jg de bronzina de mancal std
1 jg de guias de valvula
1 bomba dágua
1 bomba de oleo
1 retentor da distribuição
1 retentor do volante
1 jg selo dágua
1 correia dentada
1 valvula termostatica
1 filtro de óleo
1 filtro de diesel
1 junta cabeçote
1 silicone preto
4 velas aquecedoras

zenzen 4x4
03/08/2011, 09:45
Comprei tudo o que precisei, na América com o Cássio.Tudo original Toyota.

danielmo
03/08/2011, 20:56
O meu começou a bater, quente ou frio em qualquer rotação. Ainda não sei o que é, sexta irei levar em um mecânica ex-funcionário da Toyota, ele fica a 60km estou providenciando um reboque para não ir desse jeito.

http://www.youtube.com/watch?v=50rA7U8TCiY

J.L
04/08/2011, 00:05
Pessoal,

Realmente qualquer castanholar é sinal de problema maior? O meu tinha esse barulho antes de trocar o cabeçote. Após realizada a troca, fui a oficina receber o carro e ao ouvir o barulho do motor, achei tudo justo e não havia mais castanholar algum... motor justo...

Mas quando fui ver o carro, era na parte da tarde e o mecânico já havia rodado com o carro.

Percebo pela manhã ainda algum barulho...
Já viajei mais de 3000km após a troca do cabeçote sem problemas. Mas com esse tópico aqui, fiquei preocupado. Como não entendo lhufas de mecânica, fico buscando mais informações com quem tem mais tempo de estrada.

HPEDRO, se puder mandar em pvt, em qual oficina finalmente realizaram o diagnóstico?

Obrigado,
JL

joão k. chikui
05/08/2011, 07:11
JL , o castanholar deste motor qdo frio é perfeitamente normal . Depois de 3 a 5 min deve parar . Mesmo alguns eletrônicos fazem .

O meu sempre que muito frio, castanhola , uns 2 min . Já está com 11 anos e nunca trocou uma vela , bico ,etc ... apenas bomba dágua que começou a fazer barulho de rolamento , aí mesmo sem vazar , troquei . Nunca abriu a tampa de valvulas .

E como troco oleo com 5000 km e não baixa nadinha , acho que rodarei mais uns anos sem mexer .

guilhermeabreu
05/08/2011, 14:02
Peças
1 jg de junta completo
1 jg de camisa std
1 jg de anel std
1jg de pistão std
1 jg de bucha de comando
1 jg de valvula escape
1 jg de valvula de admissão
1 jg de vedadores de valvula
1 jg de bronzina de biela std
1 jg de bronzina de mancal std
1 jg de guias de valvula
1 bomba dágua
1 bomba de oleo
1 retentor da distribuição
1 retentor do volante
1 jg selo dágua
1 correia dentada
1 valvula termostatica
1 filtro de óleo
1 filtro de diesel
1 junta cabeçote
1 silicone preto
4 velas aquecedoras

ÊITA FERRO SÔ

Estas peças todas mesmo na AMERICA deve passar dos 10 paus .

drezter
05/08/2011, 15:22
Pessoal,

Realmente qualquer castanholar é sinal de problema maior? O meu tinha esse barulho antes de trocar o cabeçote. Após realizada a troca, fui a oficina receber o carro e ao ouvir o barulho do motor, achei tudo justo e não havia mais castanholar algum... motor justo...

Mas quando fui ver o carro, era na parte da tarde e o mecânico já havia rodado com o carro.

Percebo pela manhã ainda algum barulho...
Já viajei mais de 3000km após a troca do cabeçote sem problemas. Mas com esse tópico aqui, fiquei preocupado. Como não entendo lhufas de mecânica, fico buscando mais informações com quem tem mais tempo de estrada.

HPEDRO, se puder mandar em pvt, em qual oficina finalmente realizaram o diagnóstico?

Obrigado,
JL

JL
Minha SW4 é 1997/98 e até 2010, nunca vi castanhar nada nela, tanto fria como quente. Num serviço de manutenção numa "especializada em Toyota" aqui no Rio, apertaram demasiadamente meu cabeçote causando uma sobrepressão no motor. A partir daí alegaram que o barulho era normal de Toyota. Não satisfeito :freaking:levei na autorizada e eles resolveram o problema :cool:.
Abs.
Eduardo.

hpedro
05/08/2011, 17:43
Olá Pessoal!
Comprei todas as peças que vai no interior do motor originais... em ponta porã. saiu pela metade do preço e o restante comprei paralela importada de boa qualidade ficou tudo $ 4.300,00 ai a regulagem da bomba e bicos mais $ 400,00 e a turbina estava com problema serio o eixo condenado e a carcaça quente trincada todo lugar que levei disseram que não tinha jeito só uma nova e dai $ 6.700,00 dai conheci uma empresa em LEME SP que resolveu meu problema fez o serviço trocou o eixo e ficou $ 1.950,00 agora a retifica mais $ 4.000,00. e a montagem do motor no carro mais $ 1.000,00...
Resultado $11.650,00 È mole Tchê!!!
Eita Toyota terei que casar com ela agora ...

dpab
05/08/2011, 17:48
hpedro,
Mas casar com a Toyota é moleza, afinal ela é "bonita e gostosa", kkkkkkkkkk...
O importante é que agora ela vai ficar tinindo !!!
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
05/08/2011, 19:38
Olá Pessoal!
Comprei todas as peças que vai no interior do motor originais... em ponta porã. saiu pela metade do preço e o restante comprei paralela importada de boa qualidade ficou tudo $ 4.300,00 ai a regulagem da bomba e bicos mais $ 400,00 e a turbina estava com problema serio o eixo condenado e a carcaça quente trincada todo lugar que levei disseram que não tinha jeito só uma nova e dai $ 6.700,00 dai conheci uma empresa em LEME SP que resolveu meu problema fez o serviço trocou o eixo e ficou $ 1.950,00 agora a retifica mais $ 4.000,00. e a montagem do motor no carro mais $ 1.000,00...
Resultado $11.650,00 È mole Tchê!!!
Eita Toyota terei que casar com ela agora ...

HPEDRO

Agora só não entendí o porque que do serviço da retífica ter ficado tão caro pois se vc colocou as camisas zeradas standart , casquilos standart , logo não fez serviço em eixo e fez o serviço no cabeçote de trocar guias de válvulas e as válvulas , achei muito caro .

A retífica só teve o trabalho de encamisar as camisas no bloco e ficou por este preço ???????????? Sei não em .

Mas o que importa é que tenha ficado bom e vc terá uma TOYOTA por muito tempo sem se aporrinhar com defeitos e desconfianças .

ABRAÇÃO e bom proveito .

elmestizo
05/08/2011, 20:11
Essa turbina tb saiu carinha... fez upgrade de rotor?

joão k. chikui
06/08/2011, 06:05
JL
Minha SW4 é 1997/98 e até 2010, nunca vi castanhar nada nela, tanto fria como quente. Num serviço de manutenção numa "especializada em Toyota" aqui no Rio, apertaram demasiadamente meu cabeçote causando uma sobrepressão no motor. A partir daí alegaram que o barulho era normal de Toyota. Não satisfeito :freaking:levei na autorizada e eles resolveram o problema :cool:.
Abs.
Eduardo.

Edu , quando digo frio , é tipo ontem , que estava 3ºC e o jardim estava todo branquinho de gelo .
Mas ,em alguns casos , pode se manifestar com frio menor, e ainda acho aceitável .

Se o castanholar fosse sinal que tem que abrir o motor , imagine os 3L e 5L onde o castanholar é muito mais comum ?

drezter
06/08/2011, 11:08
Edu , quando digo frio , é tipo ontem , que estava 3ºC e o jardim estava todo branquinho de gelo .
Mas ,em alguns casos , pode se manifestar com frio menor, e ainda acho aceitável .

Se o castanholar fosse sinal que tem que abrir o motor , imagine os 3L e 5L onde o castanholar é muito mais comum ?

Pra nós aqui do Rio, qualquer temperatura abaixo de 20ºC é inverno rigoroso. Foi mal :putz:.

hpedro
06/08/2011, 12:26
Ei Pessoal .Daqui uns dias ela fica pronta a danada.. ai eu digo como ficou. ah!! respeito do barulho no motor foi mesmo um pistão que estava batendo saia. e não teve outro jeito.

guilhermeabreu
06/08/2011, 15:25
Ei Pessoal .Daqui uns dias ela fica pronta a danada.. ai eu digo como ficou. ah!! respeito do barulho no motor foi mesmo um pistão que estava batendo saia. e não teve outro jeito.

HPEDRO

Tudo bem , já foi feito o meu fiz pela 2ªvez , da 1ª vez não troquei camisas , apenas retifiquei e ficou 0,50 de medida e comprei pistões sob medida , o eixo foi retificcado para 0,25 , e agora que tive que fazer de novo , mas desta vez foi por aquecimento como já falei , agora derreteu um pistão e o eixo estava sem problema , não precisei de retificar , logo , troquei só os pistões e bruní as camisas , os pistões ficaram com as mesmas medidas de antes ou seja 0,50 e os casquilhos tb em 0,25 , vai ficar bom e vou usar por muito tempo .

Desta 2ª vez que tive que fazer o motor , ele estava com 90.000 km de feito estava tudo zerado ainda por dentro , apenas o aquecimento que fez estragar o pistão , rodaria muitos km ainda , falo ísto pq vc poderia ter feito um serviço como fiz e ficaria mais barato , MAS NÃO FICARIA COMO O SEU VAI FICAR TUDO STANDART ZERADO .

Vc gastou uma nota preta mas tenho certeza absoluta que não se arrependerá .

ABRAÇÃO

J.L
07/08/2011, 11:28
JL
Abs.
Eduardo.

A minha foi remontada com as especificações de fábrica... conforme manual de manutenção do motor 1kzt... acompanhei a pre-montagem onde tudo foi explicado e a pós montagem onde inclusive as marcações nos parafusos foram indicadas...
Percebo que não baixa óleo e não há alteração no consumo/rendimento...Tudo aparentemente normal.
É o primeiro inverno que passo com ela...e realmente depois de rodar, não se ouve nada, apenas o motor mesmo justinho...
Espero que seja normal...
mas vou ficar tranquilo quando o calor retornar e a fumaça no primeiro giro da manhã sumir.
Ah> tem feito realmente bastante frio aqui nas madrugadas...
[]
JL

Supercharger
08/08/2011, 09:54
CARO AMIGO SERGIOPINCELLI

A dica da coifa do MONZA fui eu que dei qdo troquei pela primeira vez e agora já tem nacional para a HILUX , da última vez que troquei foi específica para a HILUX e custou R$25,00 , a do MONZA tb da e esta nesta faixa de preço tb , mas qdo comprei pela 2ª vez a do MONZA os caras me perguntaram de que ano é o MONZA e não soube responder , pq qdo comprei pela 1ª vez levei a amostra da HILUX e não fiquei sabendo de que ano/modelo de MONZA seria , logo : fica mais fácil de pedir a coifa da HILUX numa loja de borrachas automotivas , como tem mais de um ano que comprei , agora deve estar em torno de uns R$40,00 ou menos .

Guilherme,
depois se pude dar a dica da coifa nacional, marca e modelo, agradeço. Troquei recentemente da minha SW4, e o kit original na América custava 250, acabei comprando por aqui um nacional por 100. Apesar de mais barato, bem diferente dos 25~40 que você encontrou.

guilhermeabreu
08/08/2011, 18:09
Guilherme,
depois se pude dar a dica da coifa nacional, marca e modelo, agradeço. Troquei recentemente da minha SW4, e o kit original na América custava 250, acabei comprando por aqui um nacional por 100. Apesar de mais barato, bem diferente dos 25~40 que você encontrou.

CARO SUPERCHARGER

Agora não me lembro mais da marca/modelo , mas depois de amanhã vou lá na loja vejo e coloco aqui pra vc e com o preço de agora tb .

ABRAÇO .

Supercharger
08/08/2011, 20:44
Pô Guilherme, ir lá na loja para ver não faz sentido, não esquenta com isso! Era só se lembrasse mesmo, para referência futura, até porque já comprei/instalei a de 100 pilas.

Saudações,
Gustavo.

danielmo
18/08/2011, 00:35
O meu começou a bater, quente ou frio em qualquer rotação. Ainda não sei o que é, sexta irei levar em um mecânica ex-funcionário da Toyota, ele fica a 60km estou providenciando um reboque para não ir desse jeito.
Finalmente a oficina deu um parecer sobre o problema, segundo eles ocorreu um desgaste nos mancais em um dos do Eixos Balancedores, o LH Balance Shaft na imagem abaixo:
307770

Bom, ele disse que esses Balanceadores ou equilibradores de massa servem para tirar a vibração do motor e podem ser retirados, mas claro que o motor vai vibrar principalmente em marcha lenta, será necessário instalar uns tampões no bloco para manter a pressão de óleo.

Consertar e manter os tais eixos será necessário abrir a parte de baixo para realizar a troca das buchas que Originais Toyota não vendem separadamente, estou aguardando o orçamento do eixo completo, consegui a bucha não original a R$ 98,00 + frete, mas o mecânica disse que não vale apena abrir para colocar esse peça paralela

E agora amigos, retiro os eixos? Essa Vibração é muito forte? Coloca as buchas paralelas?

guilhermeabreu
18/08/2011, 00:58
SUGIRO A VC FAZER O SERVIÇO COMPLETO , pois o motor esta aberto , a mão de obra estará paga , e vc deixar umas pendencias e/ou retirar os balanceadores , NÃO JUSTIFICA , senão viria sem eles de fábrica , abre por baixo por cima de lado desmonta tudo e refaz tudo direito como manda o figurino , fú !!!!!!!! fú e meio , faz tudo e deixa seu motor zero amigo que não se arrependerá no futuro .

Minha humilde contribuição .

joaodopet
18/08/2011, 08:05
Eu sugiro a fazer o serviço normal também.
Meu pai estava conversando com o dono da oficina que deixamos nosso carro há quase 10 anos uns tempos atrás, e ele disse que havia uma SW4 lá que havia sido retirado esse eixo devido ao mesmo problema, desgaste, e que ocarro vibrava muito, na lenta, até o volante ficava trepidando.
Imagino que deve ser no mínimo incômodo ficar com o carro assim. E já que o motor está aberto, faça o serviço logo, é melhor.
Quanto as buchas paralelas, dê uma procurada na concessionária, algumas peças saem mais em conta que no mercado paralelo, ou o preço é pouca coisa maior, justificando colocar a original, pela durabilidade e qualidade serem sem comparação né!

danielmo
18/08/2011, 14:39
Gostei do preço na America, R$ 230 cada eixo Original completo! O problema é abrir a parte de baixo $$$

Falei com o ex-gerente de uma autorizada e ele disse quando ocorria isso ele condenavam o bloco! :shock:

hpedro
24/08/2011, 16:17
Olá pessoal!! gravei um video com o barulho !!
YouTube - ‪SDC11711‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=anEi9Al8XAU)

É pessoal abri o motor e o barulho é de um pistão batendo saia ja estava gastando a cabeça do pistão.

danielmo
24/08/2011, 22:36
Peguei hoje a minha, eram os eixos balanceadores mesmo.

joaodopet
25/08/2011, 16:23
Peguei hoje a minha, eram os eixos balanceadores mesmo.
Obrigado por retornar com a resposta do problema, é de grande ajuda!
E aí, ficou filé o carro?

Michelangelo
25/08/2011, 21:13
hpedro,
qual a quilometragem da sua SW4 ?

Rasca
28/08/2011, 12:25
Deixei minha SW4 em Sao Paulo para o meca dar uma olhada, esta com um barulho estranho em cima. Ele acredita que seja valvula e segundo ele a medida das juntas pode ser causa tbe. Eu havia feito o moto em BH, o meca aqui eh um lixo, nao soube regula-la e, apos 5000 km tive que retornar a oficina para trocar camisa, pistao, anel e casquilhos, alem de embuchar o eixo de comando que tava detonado. Espero que em SP consiga acertar a mao, pq aqui o cara nao conhecia nem o Mapa das Mangueiras de Vacuo e mesmo eu tendo feito motor, bomba, trocado bicos e turbina a bicha tava fumando preto. To cagado de louro com a minha, to quase perdendo a esperanca, ainda mais em BH onde nao se acha um meca que preste pra acertar o motor e os que aparecem sao ladrao ou sobra a concessionaria que eh a mae de todos os ladroes. Assim que tiver a resposta e de como ficou a bicha, informo aqui. E quem souber de um meca que entenda do riscado, nao seja ladrao em BH, por favor, me avise. Abracos - Rasca

guilhermeabreu
28/08/2011, 12:46
Deixei minha SW4 em Sao Paulo para o meca dar uma olhada, esta com um barulho estranho em cima. Ele acredita que seja valvula e segundo ele a medida das juntas pode ser causa tbe. Eu havia feito o moto em BH, o meca aqui eh um lixo, nao soube regula-la e, apos 5000 km tive que retornar a oficina para trocar camisa, pistao, anel e casquilhos, alem de embuchar o eixo de comando que tava detonado. Espero que em SP consiga acertar a mao, pq aqui o cara nao conhecia nem o Mapa das Mangueiras de Vacuo e mesmo eu tendo feito motor, bomba, trocado bicos e turbina a bicha tava fumando preto. To cagado de louro com a minha, to quase perdendo a esperanca, ainda mais em BH onde nao se acha um meca que preste pra acertar o motor e os que aparecem sao ladrao ou sobra a concessionaria que eh a mae de todos os ladroes. Assim que tiver a resposta e de como ficou a bicha, informo aqui. E quem souber de um meca que entenda do riscado, nao seja ladrao em BH, por favor, me avise. Abracos - Rasca

CARO RASCA

Seja bem vindo a este maravilhoso FORUM 4X4 , aqui vc encontrará a juda que precisa , aí em BH tem o LEO_BABISKI , que conhece bem de mecanica e acho que ele tem mecanico que entende bem , daqui a pouco ele vai se manifestar , caso demore em manifestar manda uma MP para ele que vc terá alguma resposta que possa te ajudar .

Não desista vá em frente pq este carro é muito bom e vc se arrependerá se desfizer dele só por este motivo .

ABRAÇO

hpedro
03/09/2011, 13:07
hpedro,
qual a quilometragem da sua SW4 ?

224000

hpedro
03/09/2011, 13:24
Olá Pessoal !!
Eu já estou ficando com o saco cheio desse negócio de motor toyota.... veja em que pé esta a minha situação..peguei o carro agora com o motor novo tudo STD peças originais.. bomba feita.. turbina recondicionada trocado eixo.. tudo zerado!!! e veja o que acontece.. quando da a partida parece que estou acendendo uma churrasquera...já tô ficando louco e sem grana com essa história já se foram $$ 12K e nada de ficar bom..sera que preciso fazer um curso de mecanico para ter um carro desses....
Abraços

dpab
03/09/2011, 18:26
hpedro,
Vc cuidou da parte do arrefecimento? Varetou o radiador e limpou o sistema todo, colocando o produto à base de etilenoglicol na proporção de 40% + 60% de água ? Trocou a válvula termostática e inspecionou as mangueiras? O que vc chama de churrasqueira? O motor está esquentando muito? Cuidado para não deixar ferver e estragar todo o serviço feito !!! Sei que é difícil, mas tente manter a calma...
Certamente falta algum pequeno detalhe para ficar tudo perfeito... Um abraço, Delfim.

hpedro
03/09/2011, 21:21
Olá Delfim!
Fiz tudo isso.. radiador, turbina, embreagem,bateria,filtros,óleos,bomba e bicos,bomba dágua,valvula,mangueiras,correias,é tudo novo!!
Quando digo que parece uma churrasqueira é que faz muita fumaça...e o cara da retifica diz que é a bomba... o cara da bomba diz que é no motor .. ai eu fico no meio com o prejú..
O pessoal aqui é muito ruim mesmo..

Abraço!!

drezter
04/09/2011, 00:14
...Eu já estou ficando com o saco cheio desse negócio de motor toyota....

hpedro,
sua situação realmente é triste, mas acho que a culpa não é do motor. A falta de capacidade técnica e/ou honestidade das oficinas que manipularam seu motor, é que te prejudicaram. Uma oficina aqui do Rio me ferrou também. Pra você ter uma idéia, dos R$5.434,00 que paguei a eles, R$1.780,00 era para que essa oficina enviasse meu cabeçote para teste de trinca a uma terceirizada e forçaram a barra para que fosse enviada minha bomba e bicos injetores para troca de alguns internos a outra terceirizada. A oficina colocou o dinheiro no bolso, sem enviar as peças. Os donos da oficina sabiam do bom histórico do meu carro: 130.000 km rodados e todas revisões e trocas de óleo feitas na autorizada Toyota, desde sua fabricação.
Suponho que um dos donos da oficina fez somente uma inspeção visual no cabeçote e não viu trinca no mesmo. Achou que trocando somente a junta resolveria o problema. Como a trinca só se manifestava quando o motor atingia a temperatura de trabalho, o problema reapareceu. Qual a solução da oficina? Apertaram mais o cabeçote achando ainda que era a junta, criando novos problemas: o castanhado e a sobrepressão do motor. Me entregaram o carro desse jeito na sexta. Na segunda voltei e deixei o carro:freaking:. Mais dias se passaram e cobraram-me um cabeçote novo. Pedi o laudo da terceirizada que dizia que meu cabeçote estava bom e até hoje :discordo:. Isso foi só um resumo, pois teve mais sacanagem da parte deles. Para solucionar todos esses problemas, coloquei o veículo na autorizada e entrei na justiça contra eles.

Espero que no seu caso você tenha menos estresse.
Abs.
Eduardo.

dpab
04/09/2011, 12:47
Eduardo,
Vai demorar, mas a LAZARENTA vai se ferrar e vai ter que te ressarcir o prejuízo. Bota fé !!!
Um abraço, Delfim.

hpedro
05/09/2011, 14:46
Olá: Eduardo e Delfim.. No meu caso fiz diferente. a oficina só retirou e colocou o motor.. depois levei na retifica. e a bomba em outra empresa .acontece que os caras que fizeram a bomba e os bicos dizem que o problema não é deles e fica um empurrando pro outro.
esses caras estão maus das pernas sem credito no mercado. agora levei em outra oficina e vou dançar mais uma vez para refazer o serviço
que acho que é os bicos que os caras disseram que estava bom...
Espero que isso acabe um dia!!!!!
Abraço..

hpedro
20/09/2011, 12:14
Olá Pessoal..!
Até que enfim terminou o sofrimento.. agora esta funcionando + ou - tive que eu mesmo colocar no ponto pois levei em uma oficina de bombas e bicos aqui umas cinco vezes e os caras mexiam e ficava sempre na mesma percebi que são picaretas ai resolvi eu mesmo colocar no ponto. ela esta um pouco xoxa mais me disseram que é porque o motor é novo quando rodar um pouco mais ai regula a bomba.
espero que agora vai... pois se forão quase $ 13 k é mole....

Ronaldo SW4
20/09/2011, 20:32
Olá Pessoal..!
Até que enfim terminou o sofrimento.. agora esta funcionando + ou - tive que eu mesmo colocar no ponto pois levei em uma oficina de bombas e bicos aqui umas cinco vezes e os caras mexiam e ficava sempre na mesma percebi que são picaretas ai resolvi eu mesmo colocar no ponto. ela esta um pouco xoxa mais me disseram que é porque o motor é novo quando rodar um pouco mais ai regula a bomba.
espero que agora vai... pois se forão quase $ 13 k é mole....

HPedro!
Sei que é triste, mas se você tiver a oportunidade tenta esse cara aqui em Sampa, é perto da chegada da rod Bandeirantes.

João da Sollo 4wd 11 3835-3781

ZZ Top
21/09/2011, 07:29
Hpedro, essas coisa deixam agente com o saco cheio e o bolso vazio !Mas paciencia, continue em cima até deixar tudo funcionando redondinho, pois depois que estiver tudo certinho com o carro vc não terá mais dor de cabeça , pois é um otimo carro, e procure um mecanica qualificado par fazer os serviços, pois para esse carro isso é essencial.
Mas me diga uma coisa, essa história toda pelo que entendi começou tudo quando vc usou o tal FLUSH para limpar o motor ???
Vlw

hpedro
21/09/2011, 11:43
Olá ZZ.. Acho que foi isso que piorou as coisas. meu filho trabalha na bardaw e me disse que não tem nada a ver. ja eu acho que foi algun bico com problema que causou tudo isso. a cabeça do pistão estava gasta ...veja o barulho agora do motor novo...
barulho do motor 1kzt novo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WegUs1nqeAs)

ZZ Top
21/09/2011, 13:49
Interessante, pois ja ouvi muita gente dizer que é arriscado usar esses "Flush's" !!!
O som não fica muito claro na gravação, mas parece que o motor ta redondo.
Reparei algo diferente no radiador, não é o original ? foi trocado ?
Sds.

hpedro
22/09/2011, 10:32
Sim ! foi feito tudo novo. motor;turbina;bomba;bicos;radiador;embreagem;bater ia;bamba dágua;filtros;borrachas;coifa da homocinetica;óleo de cambio/deferencial/hidraulico;pastilha freio;pivo suspensão;rolamento; correias;alinhamento/balanceamento... acho que não falta mais nada....

dpab
22/09/2011, 10:41
hpedro,
Pq a tampa do radiador está torta no vídeo?
Será que não estava mal encaixada?
No radiador da minha viatura a tampa fica alinhada, ou seja, com as "orelhas" da tampa na mesma linha da chaleira do radiador...
Um abraço, Delfim.

drezter
22/09/2011, 12:48
h ... a tampa fica alinhada, ou seja, com as "orelhas" da tampa na mesma linha da chaleira do radiador...

Na minha fica alinhada também.

hpedro
23/09/2011, 09:57
è que foi trocado a parte de cima e de baixo do radiador ..só aproveitou a colmeia..

jacquesfreitas
24/09/2011, 20:17
Hpedro e demais,

Olha o som do meu motor (SW4 1997), estou achando muito ruidoso... alguém pode dar opinião?
Por favor comparem com o barulho de seus motores...
PS: Acabei de fazer ajuste de vávulas.

Jacques Freitas.

--

Motor ligado:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Motor Ligado - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=f0zz-7flEzI)

Saindo de casa, dá pra ouvir bem o barulho ao baixar o vidro do passageiro:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Saindo de Casa - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PwGi4VCF2Jc)

Retornando com o vidro aberto, barulho pode ser ouvido da esquerda:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Vidro Aberto - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=agMxXQKgUpo)

Acelerando da 2ª a 4ª marcha com os vidros fechados:
Fórum 4x4 Brasil - Tópico 92958 - Vidros Fechados - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Xa6YlN-hDnA)

Ezahn
24/09/2011, 21:47
Hpedro e demais,

Olha o som do meu motor (SW4 1997), estou achando muito ruidoso... alguém pode dar opinião?
Por favor comparem com o barulho de seus motores...
PS: Acabei de fazer ajuste de vávulas.

Jacques Freitas.

Jacques realmente o barulho tá parecendo muito. Difícil julgar apenas pelo vídeo. A minha 93 é, motor 2.8 aspirado (por enquanto:evil:), estava meio barulhenta. Ai rolou que a correia dentada pulou (!!!!:-?:parede::pensativo: )e tive que recondicionar o cabeçote. O barulho diminuiu muito, ficou redondinho. Não teve que trocar válvulas , só aplainou a base e retificou (sei la se é este o termo certo) o acentamento das válvulas, sede e guias das válvulas. Gastei só no cabeçote 650,00. Parece que ficou bom.

jacquesfreitas
25/09/2011, 02:10
Ezahn,

Obrigado, eu vou levar segunda-feira no mecânico.

Outra coisa: Percebi que na minha SW4 a mangueira que vai para o sensor da turbina passa pelo filtro no sentido inverso ao de hpedro:
- Do coletor pra parte de baixo do filtro (entrada?)
- Da parte de cima do filtro (saída?) para o sensor da turbina e BI

Vocês poderiam ver como está nas suas SW4 turbinadas? Eu coloco de baixo pra cima para que o óleo que por ventura exista no coletor de admissão fique retido por gravidade no filtro...

https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLNGMyM2E0MjMtYTgyZS00MzI4LWE3ZjM tZGQyNmMwN2ZlYmEy
https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8bLim9PLNGMyM2E0MjMtYTgyZS00MzI4LWE3ZjM tZGQyNmMwN2ZlYmEy

Engels Kbça
26/09/2011, 14:05
Somente os pistões que comprei que não foram originais TOYOTA pq a TOYOTA não fabrica pistões sob medida , se vai comprar camisas e pistões aí será na medida standart , logo : vc comprará os originais standart , eu comprei só os pistões e o restante que vc tb vai precisar tudo TOYOTA ORIGINAL só para vc ter uma idéia.

Para baratear caso queira , vc faria o que fiz , trabalhei as camisas ( retifiquei ) e ficaram com a medida 0,50 , daí comprei pistões 0,50.

Caro Guilherme.

Existe três medidas standart para os pistões originais da Toyota SW4 , com variação de 0,10 mm entre elas, e além disso esse motor não tem camisa originalmente, só é necessário encamisar depois da ultima retífica, de 1,00mm. Consulte o manual de serviço antes de comprar peças e serviços, vai economizar grana e ficar com serviço melhor.

Kbça

hpedro
26/09/2011, 18:21
Olá Jacques.. esse barulho continua com o motor quente??

guilhermeabreu
26/09/2011, 19:04
Somente os pistões que comprei que não foram originais TOYOTA pq a TOYOTA não fabrica pistões sob medida , se vai comprar camisas e pistões aí será na medida standart , logo : vc comprará os originais standart , eu comprei só os pistões e o restante que vc tb vai precisar tudo TOYOTA ORIGINAL só para vc ter uma idéia.

Para baratear caso queira , vc faria o que fiz , trabalhei as camisas ( retifiquei ) e ficaram com a medida 0,50 , daí comprei pistões 0,50.

Caro Guilherme.

Existe três medidas standart para os pistões originais da Toyota SW4 , com variação de 0,10 mm entre elas, e além disso esse motor não tem camisa originalmente, só é necessário encamisar depois da ultima retífica, de 1,00mm. Consulte o manual de serviço antes de comprar peças e serviços, vai economizar grana e ficar com serviço melhor.

Kbça

CARO ENGLS KBÇA

Falei o que falei pq a AUTORIZADA DAQUI A KURUMÁ que me passou esta informação que a TOYOTA não fabrica pistões sob medida , como vc é um grande conhecedor de TOYOTA , acredito agora que seja má fé da concessionária daqui para forçar ao cliente a comprar com eles .

Valeu muito esta informação que serve para os outros tb .

ABRAÇÃO , e vc sumiu daqui em ??? Vê se não some mais .

hpedro
01/11/2011, 11:23
Olá pessoal... Voltando aos pipinos.. Fiquei com o carro só uma semana.. e ela começou com problemas de novo. agora sai muita fumaça preta quando acelera. dai levei no bombista que mexeu. ele disse que era a turbina. resolvi levar na retifica. porque acho que os caras fizeram kaka nesse motor. pelo que notei eles estão apanhando feio do motor .não consegue achar o defeito eu já disse a eles que o defeito esta no cabeçote... ou é tacha de compressão ou é valvula presa. mais até agora nada.. já tô ficando louco com isso!!!!! Campinas não tem empresa capacitada para toyota....
Abraços

jacquesfreitas
01/11/2011, 12:34
Olá Jacques.. esse barulho continua com o motor quente??
O meu carro ainda tá parado, no final das contas, peguei outro cabeçote (pedi garantia do que tinha comprado no início do ano), chegaram algumas peças de Ponta Porã (América Autopeças) na sexta passada, e está tudo na retífica. Ao final da novela eu posto o resultado!!!

elmestizo
01/11/2011, 19:31
Suerte!!!!!!!!!!

Carlos A. C. Azevedo
01/11/2011, 22:17
Hpedro, e só tem essa retifica por ai por perto? não tem outras pelas redondezas? cara, tava olhando umas SW4 por aqui, muito linda mesmo, com quase 170.000km mas depois de ler isso fiquei meio na onda, será que a fama de durão é só das 2.8 D e TD ?

Boa sorte :concordo:

Rasca
06/11/2011, 21:20
Bom pessoal, o barulho que relatei anteriormente era devido a uma bucha no eixo balancim que estourou. A toyota nao faz a mesma soh poe sob medida e tem que tirar o motor. Achei um torneiro em Pirituba que fez a mesma de nylon e ficou chupeta. SIM NYLON! Ja andei 10 mil kms e ta ok. O motor continua fumando e nao achei o mapa de mangueiras de vacuos ainda. Quem puder postar umas fotos do esquema das mangueiras de vacuou, por favor me ajude que ta dificil achar alguem. Minha sw4 e um td 3.0 99 motor 1kzt. Um abraco!

guilhermeabreu
06/11/2011, 22:59
Olá pessoal... Voltando aos pipinos.. Fiquei com o carro só uma semana.. e ela começou com problemas de novo. agora sai muita fumaça preta quando acelera. dai levei no bombista que mexeu. ele disse que era a turbina. resolvi levar na retifica. porque acho que os caras fizeram kaka nesse motor. pelo que notei eles estão apanhando feio do motor .não consegue achar o defeito eu já disse a eles que o defeito esta no cabeçote... ou é tacha de compressão ou é valvula presa. mais até agora nada.. já tô ficando louco com isso!!!!! Campinas não tem empresa capacitada para toyota....
Abraços

HPEDRO

Vc teve uma INFELICIDADE DESCOMUNAL , os caras fizeram CAGADA no seu motor , o meu da minha SW4 finalmente ficou pronto , 7 meses no mecanico e esta perfeito .

SUGIRO A VC levar seu carro em outro mecanico para desmontar todo motor e refazer tudo de novo antes que as peças novas que vc comprou sofra desgaste , MONTARAM ALGUMA COISA ERRADA NESTE SEU MOTOR , vc vai pagar mais R$1.500,00 DE MÃO DE OBRA QUE É O PREÇO QUE AQUI ELES COBRAM PARA FAZER UM MOTOR DESTE e ficar sem dor de cabeça .

Não acredito que aí em Campinas não tenha um mecanico gabaritado , NÃO ACREDITO , pois aqui em Campos que é uma cidade muito menor do que Campinas tem um monte de bons mecanicos .

Vc comprou todas as peçãs originais TOYOTA e fica deste jeito ? NÃO TEM CABIMENTO . E olha que no meu fiz meia sola , ou seja o motor já havia sido feito e as camisas foram retificadas para 0,50 , e desta vez só troquei os pistões e os anéis e o carro esta 100% ficou tudo por R$5.500,00 , lembra que te sugerí em retificar as camisas e vc optou por tudo ZERO ????? E os FDP fazem uma cagada desta ????? Vc foi muito infeliz , e reconheço que fica complicado de botar uns caras deste na justiça , só pq estamos no Brasil , mas o mecanico teria que pagar pelo prejuízo , mas deixa pra lá , DESMONTA TUDO E REFAZ DO ZERO NOVAMENTE pq senão vc vai ficar gastando aqui e alí e vai mais de R$1.500,00 e o carro ficará ruim ainda , e vc vai acabar vendendo e perdendo a oportunidade de ter um MAGNÍFICO 4X4 de melhor custo/benefício que eu jpa tive .

CARLOS A. C. AZEVEDO , não fique na dúvida o HPEDRO que teve a infelicidade de ter um mecanico que comeu mosca no carro dele , este relato dele é único aqui , FOI AZAR MESMO .

PENSE NISTO .

Engels Kbça
07/11/2011, 00:55
Hpedro, e só tem essa retifica por ai por perto? não tem outras pelas redondezas? cara, tava olhando umas SW4 por aqui, muito linda mesmo, com quase 170.000km mas depois de ler isso fiquei meio na onda, será que a fama de durão é só das 2.8 D e TD ?

Boa sorte :concordo:

Tenho uma SW4 -2000, que está com 264.000 km, e o motor com muita saúde.

Kbça

vieira912
07/11/2011, 09:33
Olá pessoal!! esqueci de relatar uns fatos ocorrido!! quando comprei o carro em janeiro deste ano dei uma manutenção geral revisei toda parte de suspensão.. troquei as velas aquecedoras... ja fiz bomba e bicos... troquei todas as correias... e regulei as valvulas. por isso que fico na duvida sobre o barulho. ele apareceu logo depois que troquei o óleo; é que fiz aquela limpeza com o tal de flusch!!! acho que foi isso que bagunsou o motor..

Não é atoa que as retificas investem pesado em maquinas de limpeza por ultrasom pois estes aditivos especias ppara limpeza do motor ao invés de limpar acaba acomulando sujeira em algum lugar do motor ou até mesmo entupindo o circuito de Oleo.

Hpedro se eu fosse você mandaria imediatamente o carro para Uma Oficina de confiança pois este barulho me assustou está até parecendo batida de biela ou seja será que esta sua limpeza não obstruiu a passagem de oleo para os mancais????

até mais.

vieira912
07/11/2011, 09:35
Pessoal aproveitando o Tópico.

Qual é a Potencia Da Hilux SW4 2001-2002 3.0 TD EFI até mais.

hpedro
08/11/2011, 12:26
Olá Pessoal .. Obrigado pela ajuda.. mais acho incrivel o que aconteceu ontem .. eu liguei pra uma oficina aqui que mexe com toyota.. e contei a situação.. o cara teve a coragem de dizer pra mim ligar no outro dia que ele ia pensar se pegaria meu carro!!!. que absurdo!!!
eu não pedi nada de graça...estou descepcionado com tudo isso..

dorderf
02/12/2011, 00:14
hpedro, é uma pena o que está acontecendo com você.

Já pensou em entrar na justiça contra a retífica? demora, mas sai.

Aminha SW4 está com 174 k km e tô morrendo de medo em ter que passar por isso. Não tô nem um pouco a fim de me arrepender de ter vendido meu Civic 2002 perfeito e pegar uma SW4 com problemas.

Pelo menos na minha tive o aval de Sérgio Holanda.

José Tito de Lima Neto
02/12/2011, 01:07
Boa noite amigos este debate é realmente delicado. Em um ano estou fazendo o motor da minha sw4 pela segunda vez, o mecãnico da retífica de cuiabá fez caca da grossa folgaram os parafusos do primeiro mancal, que não cairam porque se apoiaram no carter. Resultado fazer td de novo. Custo com bomba e bicos 8.300, segue a planilha de custos sem a bomba e bicos. Hoje ficou pronto, quer dizer montada. Primeira volta notei que está amarrada, Na parte elétrica fizeram uma verdadeira bagunça, percebi os chicotes soltos e como são pesados arrebentam os fios dos sensores que são delicados. Ressalto que tambem tive os mesmos problemas com as mangueirinhas do vacuo.
Ao final do teste percebi duas coisas: o carro amarrado, a caixa vibrando e a luz da turbina acesa. Amanhã volto para pegar o carro e ver o final da história.

dorderf
02/12/2011, 09:39
galera, é sério, se precisar fazer o motor de um carro a diesel desse, com tão pouca Km, sinceramente, Toyota só a Prado! Pensei ter comprado um carro pra 500 K Km pra cima. 200 a 250 K Km até um Uno faz sem abrir motor... Ou cara compra um carro desse deixando 13 mil reais pra esse serviço. Aí desconta do preço do carro. Onde a gente pode fazer uma enquete nesse forum sobre retífica de motor e com quantos km?

hpedro
02/12/2011, 12:04
Boa noite amigos este debate é realmente delicado. Em um ano estou fazendo o motor da minha sw4 pela segunda vez, o mecãnico da retífica de cuiabá fez caca da grossa folgaram os parafusos do primeiro mancal, que não cairam porque se apoiaram no carter. Resultado fazer td de novo. Custo com bomba e bicos 8.300, segue a planilha de custos sem a bomba e bicos. Hoje ficou pronto, quer dizer montada. Primeira volta notei que está amarrada, Na parte elétrica fizeram uma verdadeira bagunça, percebi os chicotes soltos e como são pesados arrebentam os fios dos sensores que são delicados. Ressalto que tambem tive os mesmos problemas com as mangueirinhas do vacuo.
Ao final do teste percebi duas coisas: o carro amarrado, a caixa vibrando e a luz da turbina acesa. Amanhã volto para pegar o carro e ver o final da história.
Olá José Tito...
Agora estou mais contente consegui resolver o problema da fumaça.. depois de levar em duas oficinas aqui e eles disseram que não era a bomba me cobrarão e não resolverão ai levei na concessionaria e me fizeram um diagnostico de que era a bomba.. levei o carro em outra oficina indicada por eles e o problema foi resolvido.é claro que tive de pagar de novo..agora esta boa e acho que o motor ficou bom .. tambem é tudo novo e stander depois de 13K .. agora é só andar e curtir......
Abraço

hpedro
02/12/2011, 12:11
Olá pessoal ...
Alguem sabe me dizer sobre as molas dianteiras da SW4 se são iguais se tem lado certo... uma tem uma marca azul e amarelo e a outra tem uma marca azul e rosa !!! qual é de cada lado.. deem uma olhada nas sua viaturas e me ajudem....

Abraço..

José Tito de Lima Neto
03/12/2011, 09:14
Olá José Tito...
Agora estou mais contente consegui resolver o problema da fumaça.. depois de levar em duas oficinas aqui e eles disseram que não era a bomba me cobrarão e não resolverão ai levei na concessionaria e me fizeram um diagnostico de que era a bomba.. levei o carro em outra oficina indicada por eles e o problema foi resolvido.é claro que tive de pagar de novo..agora esta boa e acho que o motor ficou bom .. tambem é tudo novo e stander depois de 13K .. agora é só andar e curtir......
Abraço

Bom dia, ontem peguei a minha sw4, percebi que ela está bem amarrada, mas acho normal pois me afirmaram que a regulagem da bomba foi limitada para evitar superaquecimento na fase de amaciamento, que depois da revisão de 1000 km poderiam abrir mais a bomba para andar mais.
Mas como sempre os detalhes é que fazem a diferença. na montagem do motor muitas mangueiras e chicotes elétricos deixaram de ser fixados no lugar, como é um carro de trabalho, de muita viagem e de campo (as vezes pesado) ficamos preocupados. o mais é rodar e testar.
Um detalhe está com uma batidinha estranha estou achando que é embrenhagem, pois para qd aciono o pedal.
um abraço a tds

guilhermeabreu
03/12/2011, 14:43
Bom dia, ontem peguei a minha sw4, percebi que ela está bem amarrada, mas acho normal pois me afirmaram que a regulagem da bomba foi limitada para evitar superaquecimento na fase de amaciamento, que depois da revisão de 1000 km poderiam abrir mais a bomba para andar mais.
Mas como sempre os detalhes é que fazem a diferença. na montagem do motor muitas mangueiras e chicotes elétricos deixaram de ser fixados no lugar, como é um carro de trabalho, de muita viagem e de campo (as vezes pesado) ficamos preocupados. o mais é rodar e testar.
Um detalhe está com uma batidinha estranha estou achando que é embrenhagem, pois para qd aciono o pedal.
um abraço a tds

Tb ouví falr ísto de motor amarrado logo assim que faz retífica no motor , ha 2memses fiz o motor do meu ENGESA um MWM 2.8 sprint , FICOU AMARRADO , fiz ha 2 meses atras o motor da minha SW4 93 2.8 ÊTAFERROSÔ $$$$$$$$$$$$$$$$$ quase falí nestes dois motres de uma só vez , MAS A SW4 ESTA ANDANDO IGUAL A NOTÍCIA RUIM solta de tudo como nunca teve .
Este motores foram feito por mecanicos diferentes .

LOGO :

Este negócio de motor AMARRADO logo depois de ter sido feito não vejo muita lógica , perguntei a outro mecanico ele me disse que atualmente não tem que deixar a bomba fechada para amaciar não , os motores que ele faz , já sai andando bem , é lógico que nos primeiros 2.000 km vai estar um pouco preso por causa da falta do acentamento dos anéis , mas depois disto mesmo sem mexer em bomba ele já anda normal/solto .

Este é o relato de minha atual experiencia de ter feito dois motores na mesma época e um se comportou totalmente diferente do outro .

ZZ Top
03/12/2011, 17:01
um abraço a tds

Ola José Tito,
Esse barulho que para quando pisa na embreagem é comum nas Sw diesel, provavelmente é um rolamento da embreagem que começa a fazer barulho e quando pisa para, apesar do barulho, não afeta em nada no funcionamento, tem um topico falando disso aqui no forum, da uma busca que la ta bem explicado e as possiveis soluções ok.
Abs.

José Tito de Lima Neto
03/12/2011, 21:34
Boa noite amigos, hoje tirei o dia para trabalhar na sw4. Como sempre depois de desmontarem, deixam muita coisa a desejar na montagem do motor e seus periféricos. Ao tirar o motor tem toda parte letrica compostas por chicotes elétricos, sensores e canos de freio e de embreagem tb.
Com relação ao chicote eletrico percebi que estava sem as presilhas de fixação, pendurado e batendo seria uma quastâo de tempo para me deixar na rua, por conta de algum fio quebrado de sensor ou até mesmo da válvula solenoide ( como aconteceu comigo na primeira vez que fiz o motor e voltava para Corupá vindo de MT). Dei uma geral, prendendo td com presilhas e colocando no lugar para evitar problemas futuros.
O barulho que parecia uma trepidação, que reduzia qd pisava na embreagem, descobri que era o cano da bomba hidaulica da embreagem que estava encostado em um parafuso perto da coluna de direção, e por conta disso vibrava. Foi só afastá-lo e fixa-lo com uma presilha que o barulho parou.
No mais andei bastante hoje, fui a São Bento do Sul, subindo serra (mas asfalto), e td foi na mais perfeita harmonia.

Um abraço a tds, e origado pela atenção, esta ajuda mútua ocasionada pela troca de experiências é de grande valía para todos nós.

José Tito de Lima Neto
04/12/2011, 01:49
Caros companheiros, vai uma dica de leitura técnica interessante.
http://www.mahle.com/C1256F7900537A47/vwContentByKey/W28HPJTN971STULDE/$FILE/Manual%20de%20Falhas%20Prematuras%20com%20Turbos%2 0-%201A-2.pdf

Abraços

José Tito de Lima Neto
04/12/2011, 01:50
Caros companheiros, vai uma dica de leitura técnica interessante.
http://www.mahle.com/C1256F7900537A47/vwContentByKey/W28HPJTN971STULDE/$FILE/Manual%20de%20Falhas%20Prematuras%20com%20Turbos%2 0-%201A-2.pdf

Abraços

hpedro
10/01/2012, 11:26
Olá Pessoal.. resolvi fazer um relato sobre tudo que aconteceu com a minha viatura talvez seja de alguma ajuda ..
Hoje estou contente com o carro.. creio que esteje em perfeito funcionamento. mais aprendi muitas coisas sobre o que houve.uma delas é na duvida procure uma autorizada e se for preciso pague para ter uma certeza do problema.. não deixe mecanico meia boca botar a mão no seu carro.este carro é melindroso tem que ser tudo certinho. se for trocar alguma peça sempre procure colocar peças originais.. (compre em ponta porã que é mais em conta..)procure acompanhar tudo o que o mecanico esta fazendo.. no meu caso confiei em pessoas e depois eu mesmo tive de consertar algumas coisas..vejam o motor estava com um problema como no video. descobri que foi em razão da tal limpeza com o produto?? oque aconteceu foi que quando as borras da camisa se soltarão o pistão começou a folgar e dai batendo saia.isso aconteceu em um pistão.resolvi fazer o motor inteiro. todas as medidas erão stander troquei tudo de cabo rabo.. quando ficou pronto o carro tava uma mer... fumaçando sem força .. o defeito foi o cara que fez a bomba que por sinal dizia e afirmava que não era a bomba.. dizia que era a turbina ou o motor. levei em outro bombista que tambem me disse a mesma coisa. ai que resolvi levar na autorizada e disseram que era a bomba?? procurei outro bombista expliquei a situação e o cara disse que se fosse a bomba ele resolveria então mandei fazer pela terceira vez.. ai agora ficou bom.só que os outro dois bombista que só me tomarão dinheiro numca mais vai me ver.
Resumindo.. gastei $$14k só que é tudo novo..devo ficar com a viatura pelo menos uns 10 anos..
SW4 99 ótimo carro agora blz é só desfrutar...

abraço a tds

hpedro
15/06/2012, 11:45
Olá pessoal.. voltando ao assunto sw4.. estou meio triste com esse carro . até agora não ficou boa. vejo algumas hilux por aqui e não fazem fumaça . já a minha que é tudo novo parece uma churraqueira. e ninguém consegue discubrir o defeito...
acho que vou desistir.. e trocar por uma pajero.....
o que acham!!!!!

Emerson Höpner
15/06/2012, 12:23
Olha, infelizmente você teve "azar" (maus mecânicos, manutenção anterior, etc) com o teu carro. A minha SW4 é 98 e só faz um pouco de fumaça em dias muito frios ao ligar de manhã e depois nada.

dorderf
15/06/2012, 16:25
ro hpedro, é uma pena vc estar desiludido com a máquina. Meu carro soltava uma fumaça miserável. Aí fui na Revi, aqui em Recife, e o mecânico Robson, gente da melhor qualidade, fechou um pouco a entrada de diesel no motor. Resultado, praticamente zero fumaça. O carro ficou um tantinho amarrado, mas nada demais (não sou de correr).

Renato Camargo
15/06/2012, 17:41
Rapaz eu sou persistente até demais, mas tem hora que o saco enche, eu particularmente venderia, é o famoso o santo não bateu. O pior que depois de tudo voce vende para alguem que não tera problemas por 20 anos, por que voce já fez tudo. Mas é melhor do que ter um carro que a gente não confia.

feitosac
16/06/2012, 18:43
Hpedro,
Minha humilde opniao, é de que após gastar 14k e colocar tudo novo, falta pouco para descobrir o problema, se fez motor e bomba , turbina , se voce vender o carro estará assumindo prejuizo de 14k pois este voce nao vai recuperar.
Voce é de Campinas certo, não quer dar um pulo em Cachoeira Paulista, perto de Lorena, meu meca tem muita experiencia em Hilux, voce podia ouvir a opniao dele.
Eder (12) 3103-1001 , 3103-3255 fale em nome do Carlos de Resende
Abs.

guilhermeabreu
16/06/2012, 20:41
HPEDRO

Na minha opinião vc esta P com o carro , se esta tudo feito com peças novas originais e andando bem , esquece a fumaça .

Os dois carros meus , a SW4 93 e o ENGESA que foram feitos motor recentemente , eu mandei abrir um pouco a bomba para que eles andassem bem , e estão anadando bem , MAS SAI UMA FUMAÇA ARRUMADA , não quero deixar a bomba mais fechada e preso pra andar .

Com seu carro como esta , SE ESTA ANDANDO BEM , vc tem motor aí pra mais uns 200.000 km e pronto , tenho certeza que esta sua SW4 não vai te deixar na mão , e tenta perder o cacoete de ficar olhando o retorvisor . O sujeito com raiva só toma atitude que vai te levar ao prejuízo , e vc pensar em mudar pra MIT , vc vai ficar mais P ainda .

F. Oliveira
16/06/2012, 22:49
Compartilho da mesma opinião de Carlos e Guilherme .. O lance deve ser a regulagem e a questão da fumaça é apenas um detalhe... Se o carro estiver andando bem, ta tudo de boa.. Tenho uma 2002 com 155.575 e só trocaria por uma prado mesmo, porém respeito o motor, nunca passando de 2500 rotações e fazendo a preventiva mto religiosamente.
Estou feliz com o carro e até o som do motor me paga tudo o que gastei com a viatura (e foi pouca coisa)

Sds

hpedro
17/06/2012, 12:21
Olá Pessoal... Agradeço a tds pelas dicas...
Ontem resolvi dar uma mexida . e fechei um pouco a bomba e dei uma viradinha na regulagem do LDA não sei se é isso o nome.
aconteceu que o carro deu uma melhorada até o barulho mudou . diminuiu a fumaça e não perdeu a potencia, acho que o segredo é o tal de LDA.
Alguém conhece isso.....

guilhermeabreu
17/06/2012, 16:02
Olá Pessoal... Agradeço a tds pelas dicas...
Ontem resolvi dar uma mexida . e fechei um pouco a bomba e dei uma viradinha na regulagem do LDA não sei se é isso o nome.
aconteceu que o carro deu uma melhorada até o barulho mudou . diminuiu a fumaça e não perdeu a potencia, acho que o segredo é o tal de LDA.
Alguém conhece isso.....

O LDA é um dispositivo para melhorar a alimentação dos motores a díesel , ou seja : ele aprimora a liberação do díesel na medida que vc exige do motor , nos carro turbinados ajuda mais ainda , pois se vc apertar bem o pé a LDA fará com que aja uma liberação mais rápida e em maior quantidadede combustível assim o desempenho melhora , ou seja as respostas ao acelerador fica mais rápida .

jorge.duarte
17/06/2012, 18:14
O LDA é um dispositivo para melhorar a alimentação dos motores a díesel , ou seja : ele aprimora a liberação do díesel na medida que vc exige do motor , nos carro turbinados ajuda mais ainda , pois se vc apertar bem o pé a LDA fará com que aja uma liberação mais rápida e em maior quantidadede combustível assim o desempenho melhora , ou seja as respostas ao acelerador fica mais rápida .

Guilherme,
Como sei se a minha tem esse LDA?

guilhermeabreu
17/06/2012, 19:24
Guilherme,
Como sei se a minha tem esse LDA?

JORGE

Esta peça é acoplada a bomba injetora .

Vai aí mais informações sobre LDA , é +- a mesma coisa que falei , só que de uma forma mais técnica :

LDA

O LDA é um corretor de débito de diesel em função da carga de pressão de sobre alimentação do turbo. Ele pode ser adaptado nas bombas do tipo “A”, “P” e “VE” desprovidas da solução. Esta poderá ser uma das saídas para que o motor diminua substancialmente a emissão de fumaça preta e gases po*luen*tes. A inserção em massa do equipamento surgiu nos anos 80.

Corregedor de débito (LDA) faz o ajuste fino da quantidade de diesel enviado pela bomba ao motor

Funcionamento: O LDA é responsável pelo ajuste fino de débito em acordo com a condição de uso do veículo. Ex: Imagine um caminhão carregado em um aclive. Nesta condição o condutor deverá “afundar o pé” para vencê-lo e o LDA permitirá o envio da quantidade de diesel necessária.

Agora imagine que o aclive se foi e uma longa planície toma conta da estrada: Nesta situação, mesmo que o condutor esteja com o “pé na tábua”, o LDA limitará o envio de diesel, pois não haverá a necessidade de débito máximo nesta condição.

ABRAÇO

hpedro
18/06/2012, 11:47
Legal. Guilherme..mais como sei se a a regulagem esta certa.. notei que o tal LDA tem duas mangueirinhas... uma vem do alimentador e a outra vem do vácuo.. ai eu notei que na manguira do vácuo tem uma esfera tampando . acho que foi algum bombista que colocou..
isso esta certo. como sei que esta regulado.
Abraço..

dorderf
18/06/2012, 12:45
hpedro, o teu problema não é de carro, é de mecânico!

F. Oliveira
18/06/2012, 20:47
Boa noite galera,

Aproveitando a questão de barulho, efetuei a troca das correias de ar e alternador...as antigas trelavam um pouco, pois estavam velhas.
No entanto, começou um barulho quando ligo o ar condicionado...aquele clássico barulho parecido com "cantada" de pneu, porém tal barulho só surge algumas vezes.

Que frescura deve ser essa, haja vista as correias serem 0 bala?

Sds a todos

guilhermeabreu
18/06/2012, 21:07
Boa noite galera,

Aproveitando a questão de barulho, efetuei a troca das correias de ar e alternador...as antigas trelavam um pouco, pois estavam velhas.
No entanto, começou um barulho quando ligo o ar condicionado...aquele clássico barulho parecido com "cantada" de pneu, porém tal barulho só surge algumas vezes.

Que frescura deve ser essa, haja vista as correias serem 0 bala?

Sds a todos

O mais provável é : POLIA DESALINHADA .

guilhermeabreu
18/06/2012, 21:09
hpedro, o teu problema não é de carro, é de mecânico!

HPEDRO

X2

Agora este caso do LDA não sei te informar se esta correto ou não , vc teria que levar numa oficina especializada de BOMBA INJETORA e RENOMADA , pq nesta área o que existe de PILANTRAS NÃO DA PRA CONTAR .

feitosac
18/06/2012, 22:33
F. Oliveira,
A correia deve estar frouxa, é só ajustar no esticador.
Abs.

F. Oliveira
18/06/2012, 23:10
Muito obrigado, meus caros...não vivo mais sem vcs...hehehehehehehehe
Cheguei a desconfiar esse lance da polia, pois tem a tal deflexão.
Amanhã vou ver se regulo.

Sds a todos

F. Oliveira
19/06/2012, 20:57
Acochei a bicha....até agora não fez mais aquele barulho chato.. Hehehehehe
Com certeza era folga.

Sds a todos.

feitosac
19/06/2012, 23:03
F. Oliveira,
Não pode "acochar" tudo, se ela ficar muito esticada vai estragar o rolamento da polia, a correia deve ceder um pouco com uma leve pressão do dedo polegar.
Abs.

F. Oliveira
20/06/2012, 08:41
Caro Carlos,

No manual eu vi que tem esse lance da deflexão que pode ser aferida com o polegar. Deixei uma folguinha de leve...o problema é que da primeira vez o Meca ficou com medo de apertar...dae que a deflexão tava exageradissima...hehehehehe

Vou ficar na observação, motor quente e frio para ver como elas se comportam.

Abracao!

toyotero sr5
01/08/2012, 23:47
blz galera

Aproveitando esse topico tem um barulho que está me irritando a tempo, quando reduzo em qualquer marcha o barulho aparece tipo um choque eletrico ''tsi tsi tsi tsi tsi'' parece que vem de baixo do carro e percebo ele bem quando passo ao lado de muretas na estrada pois o barulho ecoa.Eu suspeito das correias não sei alguem ja percebeu esse barulho nas sw4 agradeço a ajuda!!
abraço

Glaicon
02/08/2012, 06:12
blz galera

Aproveitando esse topico tem um barulho que está me irritando a tempo, quando reduzo em qualquer marcha o barulho aparece tipo um choque eletrico ''tsi tsi tsi tsi tsi'' parece que vem de baixo do carro e percebo ele bem quando passo ao lado de muretas na estrada pois o barulho ecoa.Eu suspeito das correias não sei alguem ja percebeu esse barulho nas sw4 agradeço a ajuda!!
abraço
Cano de descarga ou silencioso furados.
Verifique também rolamento da embreagem. São as dicas imagináveis.:concordo:

Emerson Höpner
02/08/2012, 12:25
Deixe o carro ligado e tente escutar perto da roda dianteira esquerda, parado é claro.
O ruído não é feito pela bomba?
Na minha já percebi também um som diferente quando passo em postos de pedágio ou perto de muretas, mas é o barulho do funcionamento da bomba injetora, que fica na esquerda do motor, mesmo lado do motorista por isso tão audível.
A propósito, a tua tem as proteções de ruído que "fecham" entre a carroceria e o chassis na região da caixa de roda dianteira?

toyotero sr5
02/08/2012, 20:52
Blz,

Glaicon vou verificar o escapamento pois ele está vibrando um pouco la na saida e pode estar meio solto não sei, e Emerson o barulho parece vir mais do outro lado (direito) e as proteções de ruido no lado esquerdo falta uma bem aquela que tapa o motor de arranque. Não senti nenhuma alteração no motor da sw e será que a longo prazo pode afetar outros componentes? valeu galera abraço

joaodopet
03/08/2012, 12:41
Blz,

Glaicon vou verificar o escapamento pois ele está vibrando um pouco la na saida e pode estar meio solto não sei, e Emerson o barulho parece vir mais do outro lado (direito) e as proteções de ruido no lado esquerdo falta uma bem aquela que tapa o motor de arranque. Não senti nenhuma alteração no motor da sw e será que a longo prazo pode afetar outros componentes? valeu galera abraço
Nosso carro faz esse mesmo barulho. Descobrimos que era na embreagem(está na hora de troca já). Pra parar é só jogar bastante óleo spray ou graxa líquida naquele garfo que vai na caixa de marcha(que fica o cilindro auxiliar de embreagem, se não me engano).

toyotero sr5
03/08/2012, 22:00
Nosso carro faz esse mesmo barulho. Descobrimos que era na embreagem(está na hora de troca já). Pra parar é só jogar bastante óleo spray ou graxa líquida naquele garfo que vai na caixa de marcha(que fica o cilindro auxiliar de embreagem, se não me engano).

Blz galera

Joao do pet, sua sw4 tambem faz esse barulho parada? A minha as vezes faz esse barulho parada quando acelero e tiro o pé, se for embreagem acho que vou rodar mais um tempo acho que não tem problema. valeu abraço

hpedro
21/09/2012, 13:10
Olá Pessoal estou de volta ao post; minha viatura deu BO de novo!!!!
o motor esta com 5 mil km. na realidade nunca ficou bom. mais dava pra ir.; agora começou o barulho no motor de novo. já tinha levado na retifica e foi trocado a junta tinha sumido o barulho . mais agora voltou mais forte. Deem uma olhada..
barulho no motor 1kzt - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=4g6lPgWzy5Q)

Glaicon
22/09/2012, 08:04
Olá Pessoal estou de volta ao post; minha viatura deu BO de novo!!!!
o motor esta com 5 mil km. na realidade nunca ficou bom. mais dava pra ir.; agora começou o barulho no motor de novo. já tinha levado na retifica e foi trocado a junta tinha sumido o barulho . mais agora voltou mais forte. Deem uma olhada..
barulho no motor 1kzt - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=4g6lPgWzy5Q)
Verifique regulagem da bomba injetora e troca essa bateria por uma de qualidade.:mrgreen:

hpedro
03/07/2013, 11:27
Olá pessoal!!! estou de volta.... para dar noticia da viatura, fui fazer uma viagem até rondonia resolvi botar ela pra ralar e ver se dava algum B.O .rodei 6500 km com o tal barulho. só que depois de uns 3500 km começou a consumir agua. no final estava gastando 2 litros a cada 100 km...... ai ferrou o cabeçote.. resumindo tive que trocar .. e descobri que o tal barulho que me pertubou o tempo todo era a ante camara solta.. se alguem tiver o mesmo barulho´pode ter certeza que é o danado...
agora tá bom mais ja se forão umas boas laskas $$$$. depois de tudo isso fiquei bom nessas viatura conheço ela a fundo...

dorderf
03/07/2013, 12:00
Olá pessoal!!! estou de volta.... para dar noticia da viatura, fui fazer uma viagem até rondonia resolvi botar ela pra ralar e ver se dava algum B.O .rodei 6500 km com o tal barulho. só que depois de uns 3500 km começou a consumir agua. no final estava gastando 2 litros a cada 100 km...... ai ferrou o cabeçote.. resumindo tive que trocar .. e descobri que o tal barulho que me pertubou o tempo todo era a ante camara solta.. se alguem tiver o mesmo barulho´pode ter certeza que é o danado...
agora tá bom mais ja se forão umas boas laskas $$$$. depois de tudo isso fiquei bom nessas viatura conheço ela a fundo...

Pois é! Hj eu consigo comprar um carro desses com os olhos fechados. Pena que o cursinho foi intensivo e caro pra cacete!

mbsouza
14/03/2015, 21:02
Olá, alguém poderia me dizer o que pode causar a falta deste filtro branco que aparece na imagem, é que na minha sw4 está com ligação direta, não tem o filtro. Obrigado.495547

3 climas
04/04/2015, 21:57
Olá, alguém poderia me dizer o que pode causar a falta deste filtro branco que aparece na imagem, é que na minha sw4 está com ligação direta, não tem o filtro. Obrigado.495547

Também estou com a mesma duvida pois a minha esta faltando esse filtro.

mbsouza
06/04/2015, 19:20
Também estou com a mesma duvida pois a minha esta faltando esse filtro.
Olá 3 climas, descobri que se trata de filtro de gás, na dúvida, coloquei na minha.

Emerson Höpner
07/04/2015, 12:24
Não é o filtro do sensor MAP? O motor é o 1KZT-E?

AlonsoFausto
07/04/2015, 13:04
Não é o filtro do sensor MAP? O motor é o 1KZT-E?

Não é 1KZ-TE, olha o cabo do acelerador na foto...

AlonsoFausto
07/04/2015, 13:28
mas acho que é um filtro de combustível, pelo menos no 1KZ-TE é.

Emerson Höpner
08/04/2015, 12:29
Realmente, não tinha visto o cabo do acelerador.
Filtro de combustível não é, pois está ligado a uma linha de vácuo da admissão, ao sensor MAP. Se estiver sujo pode tornar a aceleração meio lenta, tipo com atraso em relação à pisada no acelerador.
Na minha 2007 (3.0 D4-D) limpei a pouco tempo, e parece que fica mais esperta.

Dá uma pesquisada por "limpar sensor MAP" ou "MAP sensor filter" em inglês.

3 climas
21/04/2015, 20:02
Pois é olhando a caminhonete de um amigo que também tem o motor é 1kzt como a minha vi que ela tem esse filtro e me pareceu tratar-se de um filtro do sistema de vácuo, acho que é para reter as impurezas do circuito de ar do vácuo antes de passar nas válvulas selenóides que acionam a tração dianteira, não sou expert no assunto mas fiquei achando isso, ou será que estou enganado?

Migueljjr
22/07/2015, 15:50
Pessoall, to com problemão...minha SW4 98 bateu o motor 1kzt...e foi tudo pro saco...bloco, cabeçote etc...resumindo ou faria o motor todo orçado em 28 mil (com tudo original) ou compra um motor em ferro velho, logo optei pela compra de um usado. Resultado o motor está mil maravilhas andando muito, economico e tal....moro no DF e comprei o motor em goiania, só que fui transferir o motor no DETRAN e deu um problema no numero...até ai beleza...so que o cara que me vendeu o motor tem outro la que segundo ele ta OK, mas o detalhe é que pertence a uma SW4 ano 2001 ou seja 1kzt-e. Agora que necessito ajuda fiquei muito animado com a proposta, mas a duvida é se eu pegar esse motor seria somente tirar minha bomba mecanica e bicos (1kzt) e colocar no 1kzt-e e tudo ira funcionar??
Grato pela ajuda amigos!

ZZ Top
23/07/2015, 14:34
Ola amigo.
Apenas curiosidade, com qual kilometragem esse seu motor foi pro saco ?
Sobre sua dúvida, não tenho certeza e vou apenas chutar uns palpites mas creio que seja isso mesmo, fica apenas uma duvida quanto ao cabeçote, que o do "E", não sei se a rosca dos bicos é a mesma, e tem alguns sensores a mais e tal, mas não sei se são apenas externos e não impede essa adaptação, caso contrário teria que trocar o cabeçote também, mas vamos ver se algum outro amigo aqui do forum com mais experiencia pode dar essas informações, de repente com meu post alguém se anima em ajudar. Uma boa dica sobre numero do motor é levar o número numa dessas firmas de vistoria e pedir um laudo desse motor, ele puxam tudo , se tinha cadastro, de qual veiculo era e se tiver qualquer impedimento, isso evita muitos problemas e já se adianta antes do detran caso haja algum impedimento.

Migueljjr
23/07/2015, 18:05
Ola amigo.
Apenas curiosidade, com qual kilometragem esse seu motor foi pro saco ?
Sobre sua dúvida, não tenho certeza e vou apenas chutar uns palpites mas creio que seja isso mesmo, fica apenas uma duvida quanto ao cabeçote, que o do "E", não sei se a rosca dos bicos é a mesma, e tem alguns sensores a mais e tal, mas não sei se são apenas externos e não impede essa adaptação, caso contrário teria que trocar o cabeçote também, mas vamos ver se algum outro amigo aqui do forum com mais experiencia pode dar essas informações, de repente com meu post alguém se anima em ajudar. Uma boa dica sobre numero do motor é levar o número numa dessas firmas de vistoria e pedir um laudo desse motor, ele puxam tudo , se tinha cadastro, de qual veiculo era e se tiver qualquer impedimento, isso evita muitos problemas e já se adianta antes do detran caso haja algum impedimento.

Valew ZZ Top, bom no velocímetro ela tá com 230 mil rodados peguei ela com 200...quanto ao laudo era o que deveria ter feito antes de fechar o negocio, mas fazer o que, vivendo e aprendendo...o motor que ta com problema na numeração não consta cadastro para ele, e segundo informações isso é comum acontecer pois depende do DETRAN de estado p/ estado...uns cadastram o motor outros não...só que no DF quando se fala de DETRAN é tudo mais complicado...além deste pepino tenho que arrumar NF da mão de obra, NF de entrada na loja que comprei, NF de saida em meu nome com descritivo na nota de cilindradas, potencia, combustível... tudo do motor...e um saco....mas quando da certo tudo de bom...

Glaicon
24/07/2015, 08:31
Valew ZZ Top, bom no velocímetro ela tá com 230 mil rodados peguei ela com 200...quanto ao laudo era o que deveria ter feito antes de fechar o negocio, mas fazer o que, vivendo e aprendendo...o motor que ta com problema na numeração não consta cadastro para ele, e segundo informações isso é comum acontecer pois depende do DETRAN de estado p/ estado...uns cadastram o motor outros não...só que no DF quando se fala de DETRAN é tudo mais complicado...além deste pepino tenho que arrumar NF da mão de obra, NF de entrada na loja que comprei, NF de saida em meu nome com descritivo na nota de cilindradas, potencia, combustível... tudo do motor...e um saco....mas quando da certo tudo de bom...
Você compra um motor sem nota fiscal e quer que o DETRAN regularize?:pipoca:
Se já roubam carros de monte com essa dificuldade, imagina se não houver um mínimo de controle.
Devolva o motor e compre um regular.:concordo:

ZZ Top
24/07/2015, 10:35

Poxa , com 230mil foi pro saco muito cedo, mas como pegou usada pode ter sido voltado o velocimetro né, ou houve algum problema que fez o motor bater mais cedo, uma pena, a minha sw99 ta com 215mil e motor perfeito, nunca aberto, ainda com todos os lacres e tal, mas esta eu tenho a mais de 10 anos e antes era do meu pai, entâo sei de todo o histórico dela.
Mas boa sorte com o motor, espero que de tudo certo, e na minha opnião acho que compensa comprar um motor usado sim, pois pra fazer todo o motor e gastar esse valor não é muito viável, já que é quase o valor do carro ! Além de que já vi muitos motores retificados que não ficaram muito bom não.
Depois de concluido essa empreitada posta aqui pra agente saber como foi , inclusive os detalhes dos bicos, bomba e tal ok.
Abraços.

Migueljjr
24/07/2015, 17:14
Você compra um motor sem nota fiscal e quer que o DETRAN regularize?:pipoca:
Se já roubam carros de monte com essa dificuldade, imagina se não houver um mínimo de controle.
Devolva o motor e compre um regular.:concordo:

Nããããummmm!!!! Não se trata de motor sem nota fiscal....e com nota tudo certo, o caso é que nota e entrada na loja do cara esta ilegível....ele comprou o carro em um leilão...é esta nota que esta com problemas de ser ilegivel...só que como ele disse que estão demorando para enviar nova nota ele deu a sugestão de pegar o outro motor....num tô doido de comprar motor sem nota amigão...meu didin não é capim....

Glaicon
25/07/2015, 08:02
Nããããummmm!!!! Não se trata de motor sem nota fiscal....e com nota tudo certo, o caso é que nota e entrada na loja do cara esta ilegível....ele comprou o carro em um leilão...é esta nota que esta com problemas de ser ilegivel...só que como ele disse que estão demorando para enviar nova nota ele deu a sugestão de pegar o outro motor....num tô doido de comprar motor sem nota amigão...meu didin não é capim....
Ahh, bão!!:palmas::palmas:

ranzi
26/05/2016, 09:27
Pessoal, estou com um barulho estranho na minha SW4 97... Comprei ela faz pouco tempo, ela estava bem "amarrada", parecia 1.0. Primeiro, fiz toda a manutenção básica, óleo, filtros, correias... depois me aconselharam a colocar aditivo no diesel para limpar o sistema, mas não adiantou. Levei num bombista, ele aumentou um pouco o débito da bomba e a camionete se transformou.
Porém tem um barulho que começou a aparecer que está me incomodando, é um barulho metálico, aparece às vezes, quando se acelera e está andando. Acelerar parado não faz barulho nenhum, pisar na embreagem também não elimina o barulho.
Alguém já passou por isso?

ZZ Top
27/05/2016, 10:20
Pessoal, estou com um barulho estranho na minha SW4 97... Comprei ela faz pouco tempo, ela estava bem "amarrada", parecia 1.0. Primeiro, fiz toda a manutenção básica, óleo, filtros, correias... depois me aconselharam a colocar aditivo no diesel para limpar o sistema, mas não adiantou. Levei num bombista, ele aumentou um pouco o débito da bomba e a camionete se transformou.
Porém tem um barulho que começou a aparecer que está me incomodando, é um barulho metálico, aparece às vezes, quando se acelera e está andando. Acelerar parado não faz barulho nenhum, pisar na embreagem também não elimina o barulho.
Alguém já passou por isso?

Ola,
Olha, pelas poucas infos, fica difícil de ter uma idéia do que pode ser, mas a dica é tentar indentificar de onde vem o barulho, tipo de região vem o barulho, tipo se vem de baixo, de cima, de dentro do motor, de fora, do cabeçote, ou das polias etc, pois assim fica mais facil de localizar o ponto exato, como disse que o barulho é só em movemento, pode ser que seja fora do motor. Só pra dar um exemplo, na minha cd 95 ta vazando pela conexão do coletor de escape com o escpamanto, e faz um barulho estranho apenas quando está andando e quando acelera mais de meio pé que assim faz vazar e faz o barulho pois é quando faz mais força e aumanta a pressão no escape, é só um exemplo que não deve ser o seu caso, mas pra ver como tem barulho difícil de identificar. Tente ver correias se estão bem firmes, porque fazem barulho se estiverem folgadas, se não tem polia solta, veja protetor de carter(se tiver) entre outras partes moveis da parte da frente do veículo, e se achar que é no motor mesmo tem que ir tenstando e tentar localizar se é dentro do motor etc. Vai postando aí e agente vai tentando ajudar.
Att.

ranzi
06/06/2016, 09:41
Ola,
Olha, pelas poucas infos, fica difícil de ter uma idéia do que pode ser, mas a dica é tentar indentificar de onde vem o barulho, tipo de região vem o barulho, tipo se vem de baixo, de cima, de dentro do motor, de fora, do cabeçote, ou das polias etc, pois assim fica mais facil de localizar o ponto exato, como disse que o barulho é só em movemento, pode ser que seja fora do motor. Só pra dar um exemplo, na minha cd 95 ta vazando pela conexão do coletor de escape com o escpamanto, e faz um barulho estranho apenas quando está andando e quando acelera mais de meio pé que assim faz vazar e faz o barulho pois é quando faz mais força e aumanta a pressão no escape, é só um exemplo que não deve ser o seu caso, mas pra ver como tem barulho difícil de identificar. Tente ver correias se estão bem firmes, porque fazem barulho se estiverem folgadas, se não tem polia solta, veja protetor de carter(se tiver) entre outras partes moveis da parte da frente do veículo, e se achar que é no motor mesmo tem que ir tenstando e tentar localizar se é dentro do motor etc. Vai postando aí e agente vai tentando ajudar.
Att.

Olá amigo, fim de semana tentei rastrear de onde vem o barulho... estou desconfiando de alguma parte da caixa/diferencial ou algo assim... desconfiei dos freios, mas não era...o barulho parece que vem da dianteira, só quando se acelera em movimento... se estiver andando sem acelerar não faz o barulho metálico... tem algum rolamento na saída da caixa que possa estar fazendo esse barulho?

EduQxQ
06/06/2016, 11:47
Olá amigo, fim de semana tentei rastrear de onde vem o barulho... estou desconfiando de alguma parte da caixa/diferencial ou algo assim... desconfiei dos freios, mas não era...o barulho parece que vem da dianteira, só quando se acelera em movimento... se estiver andando sem acelerar não faz o barulho metálico... tem algum rolamento na saída da caixa que possa estar fazendo esse barulho?

Olá Ranzi,
Se o 4x4 não está acionado, não deveria movimentar o cardã nem o diferencial dianteiro.
O que gira com o carro andando em 4x2 são os semi-eixos dianteiros, com as suas juntas homocinéticas e trizetas.
Pode estar de alguma forma travado em 4x4 e isto ser a causa do problema.
Verifique passando a alavanca para 4x2, elevando uma das rodas dianteiras de cada vez com o macaco, e girando o pneu com as mãos o cardã dianteiro deverá ficar parado.

Espero ter contribuído.
Um abraço,
Edu

ranzi
06/06/2016, 14:14
Oi Edu, sempre contribui sim... já fiz esse teste, o barulho é tanto no 4x2 como 4x4, e no 4x2 as rodas dianteiras estão livres... no final de semana vou levar num mecânico pra ver.. obrigado

Marco Ramos
15/06/2016, 11:54

Bom dia LeoZon!

Teve solução para esse problema que relatou no post? Eu estou tendo esse problema do barulho, de forma idêntica, só que na HILUX 2014, SRV Diesel. Se puder me responder qual foi a solução, pois nas concessionárias da Toyota eles não sabem o que é, e insistem em dizer que o barulho é normal.
Desde já agradeço.

Marco Ramos

joão k. chikui
20/06/2016, 10:07
Bom dia LeoZon!

Teve solução para esse problema que relatou no post? Eu estou tendo esse problema do barulho, de forma idêntica, só que na HILUX 2014, SRV Diesel. Se puder me responder qual foi a solução, pois nas concessionárias da Toyota eles não sabem o que é, e insistem em dizer que o barulho é normal.
Desde já agradeço.

Marco Ramos

Marco , aí esfriou bem o tempo ? Se este barulho só faz com o D4D bem frio , por 20 a 30s , é o "castanholar" normal .

Macedo1980
19/07/2016, 03:22
Meu.. Eu estou realmente de queixo caído com esses relatos!!! O hpedro, meu Deus, que desastre... Eu já teria vendido ou trocado por qq coisa. Gastou quase metade do preço do carro. Outro bateu o motor com 250mil km ainda foi mais prático e comprou outro motor... Q q é isso?
Eu adoro carros a diesel 4x4, gostaria muito de ter um. Estava aqui analisando a troca do meu new civic por uma sw4 motor 1-kzt. Iria usar pra fazer expedições pelo país, mas depois d ler isso tudo, já desisti. Não do carro a diesel, mas desse motor 1-kzt. Vejo tanta gente falando bem, q é motor pra mais de 500mil km sem abrir... E vendo esses relatos, não sei o q há de errado. Se é tão difícil ter mecânico q saiba tratar desse motor, não faz sentido... E se for na autorizada, cobram o preço do carro pra ajeitar.. Melhor vender pra um ferro velho então, q ganha mais. Desculpem os amantes desse carro, mas é a realidade que estou vendo. Todo carro q eu vejo desse modelo por aqui na cidade, tá com algum problema, ou tá vazando óleo pela junta do motor, ou trepidante, ou barulho. E esses valores de conserto pra ainda ficar com pulga atrás da orelha, vou falar como o colega aí falou: "meu dindin não é capim"

Estou vendo que existe um certo exagero qdo falam por aí "Toyota é Toyota, não quebra"

ZZ Top
19/07/2016, 14:05
Olha, só pra constar, to com minha SW99 e ta com 230mil km rodados, e nunca , mas nunca encostaram sequer uma chave de fenda ou qualquer ferramenta, motor ta com todos os lacres e tal e funciona como um relógio pra quem quiser ver, já fui pro Ushuaia com ela, além de muitas outras viajens/expedições. Bem, apesar de seu relato, posso dizer que sim, esse motor 1kzt é um motor muito forte e resistente, se aparece alguém aqui com problema, é natural, pois estão buscando uma solução, e quem nunca tem problema claro que não aparece só pra falar que não teve nenhum problema. Outro fator é que as toyotas vendem uma quantidade bem maior que as concorrentes, não é atoa que liderou as vendas por vários anos, e se não me engano ainda está liderando. Se quiser ter uma referência, da uma busca nos topicos de outras marcas e vai ver que tem muito mais gente com problemas que aqui ou nos topicos das hilux, especialmente nas Mitsub. Agora carro nenhum é indestrutível, se o dono não cuidar não tem carro que aguenta, seja qual marca for, e a maoria dos que estão relatando problemas compraram de segunda mão.
Bem, eu ja tive varias toyotas e outras marcas também, e posso afirmar que sim, TOYOTA é TOYOTA sim !! e sem exageros. Quem tem, se cuidar bem vai ter só alegria. Estou em São Carlos, até é perto de R.P. se quiser um dia passar por aqui pra conhecer minhas "Toys" ta convidado. Tenho uma japonesa ano 95 2.8 que ta com 400mil km além da sw99.
Bem essa é minha opnião que é como a maioria, mas claro em todos os casos existem as exceções.
Abraços.

Macedo1980
20/07/2016, 02:50
Caro zztop

Você falou verdades, tenho q dar o braço a torcer. Outros tópicos também relatam problemas diversos em motores diesel de outras marcas. O que me assusta não é bem o fato de ser Toyota, e sim especificamente esse motor 1kzt, pelo fato de coincidir os mesmos problemas (sempre relacionados ao cabeçote).
Eu estou em Fortaleza e devo me mudar pra Ribeirão Preto-SP daqui 2 meses, e vou de carro (gostaria muito de achar essa sw4 pra ir nela). Mas não tenho confiança suficiente, talvez eu vá com meu carro, e fazer essa troca aí em SP mesmo. Gostei dos seus relatos, e tb pretendo ir ao ushuaia em expedição com uma monstrinha dessas! Seria uma grande honra poder ver suas viaturas sim, e trocar idéias. Agradeço seu convite! Vamos manter contato!!

Grande abraço!

ZZ Top
20/07/2016, 13:47
Caro zztop

Você falou verdades, tenho q dar o braço a torcer. Outros tópicos também relatam problemas diversos em motores diesel de outras marcas. O que me assusta não é bem o fato de ser Toyota, e sim especificamente esse motor 1kzt, pelo fato de coincidir os mesmos problemas (sempre relacionados ao cabeçote).
Eu estou em Fortaleza e devo me mudar pra Ribeirão Preto-SP daqui 2 meses, e vou de carro (gostaria muito de achar essa sw4 pra ir nela). Mas não tenho confiança suficiente, talvez eu vá com meu carro, e fazer essa troca aí em SP mesmo. Gostei dos seus relatos, e tb pretendo ir ao ushuaia em expedição com uma monstrinha dessas! Seria uma grande honra poder ver suas viaturas sim, e trocar idéias. Agradeço seu convite! Vamos manter contato!!

Grande abraço!

Macedo, quando estiver por aqui manda uma mensagem quando quiser e agente combina de tomar um "café" e trocar umas idéias sobre as viaturas e viajens, será um prazer.
Abraço.

Engels Kbça
22/07/2016, 18:16
Caro zztop

Grande abraço!

A minha está com 411 mil km rodados com o motor vendendo saúde. Em abril desse ano fui para a Carretera Austral, rodei 15095 km e só tive problema com um farol de milha que quebrou na estrada de rípio, em outra viagem andei 19 mil km, até Usuhaia, em outra 14,5 mil km até o Perú e muitas outras sem nenhum problema na estrada.....sabendo cuidar dura muito esse motor, nada a reclamar. É uma SW4 motor 1KZT ano 2000.

Um abraço.

TCHEIGOR
22/07/2016, 19:25
A minha está com 411 mil km rodados com o motor vendendo saúde. Em abril desse ano fui para a Carretera Austral, rodei 15095 km e só tive problema com um farol de milha que quebrou na estrada de rípio, em outra viagem andei 19 mil km, até Usuhaia, em outra 14,5 mil km até o Perú e muitas outras sem nenhum problema na estrada.....sabendo cuidar dura muito esse motor, nada a reclamar. É uma SW4 motor 1KZT ano 2000.

Um abraço.
Oi Engels, só pra tirar dúvida, a ano 2000 não é 1kzt-e? com bomba eletrônica?

Argeu CM
24/07/2016, 00:34
Olá pessoal!Tenho uma sw4 2001 com problema similar ao que está sendo comentado aqui...o detalhe é que ela esta com 465.000 km rodados é o problema surgiu após ela ter ficado duas semanas sem ligar. Foi separado o chassi da carroceria para troca das buchas. Após feito o serviço, o mecânico quase infartou aí ligar ela é se deparar com este barulho. Expliquei para ele que este tipo de barulho já tinha ocorrido em dezembro quando ela ficou parada por uma semana e meia. Mas que ao ficar funcionando por uns 3 a 5 minutos o barulho sumiu e não tinha mais ocorrido. Só que agora não sumiu mais. A primeira suspeita foi os bicos, mas o bombista eliminou ao fazer o teste e constatar que estavam ok; partiu-se então para o cabeçote...idem...nada.Para tirar a duvida ou persistir colocamos bicos novos e nada de resolver. Agora passamos para a bomba que ficará pronta na quarta-feira. Estou na expectativa. Detalhe...batia fortemente no terceiro pistão, após a retifica do cabeçote a batida veio para o primeiro pistão. E ai, alguém arrisca o que pode ser!!???

Argeu CM
24/07/2016, 01:15
Olá pessoal!Tenho uma sw4 2001 com problema similaridade ao que está sendo comentado aqui...o detalhe é que ela esta com 465.000 km rodados é o problema surgiu após ela ter ficado duas semanas sem ligar. Foi separado o chassi da carroceria para troca das buchas. Após feito o serviço, o mecânico quase infartou aí ligar ela é se deparar com este barulho. Expliquei para ele que este tipo de barulho já tinha ocorrido em dezembro quando ela ficou parada por uma semana e meia. Mas que ao ficar funcionando por uns 3 a 5 minutos o barulho sumiu e não tinha mais ocorrido. Só que agora não sumiu mais. A primeira suspeita foi os bicos, mas o bombista eliminou ao fazer o teste e constatar que estavam ok; partiu-se então para o cabeçote...idem...nada.Para tirar a duvida ou persistir colocamos bicos novos e nada de resolver. Agora passamos para a bomba que ficará pronta na quarta-feira. Estou na expectativa. Detalhe...batia fortemente no terceiro pistão, após a retifica do cabeçote a batida veio para o primeiro pistão. E ai, alguém arrisca o que pode ser!!???
Com relação ao filtrinho que estavam comentando, na Hilux 2009 tive que trocar, estava com um trinca por onde entrava ar falso. A Caminhoneta começou a perder rendimento e não achava o problema. Andava por uns 5 km muito bem, derrepente perdia força e não passava dos 120 km a 3900 rpm. Ao testar a turbina na oficina estava OK, fomos perceber que a turbina caia a O quado rodando. E ai começou o dilema, mas o que faz a turbina parar de funcionar...depois de duas semanas e 50 mil troca de peças chegamos na bendita válvula.

Argeu CM
24/07/2016, 01:41
Notei também que alguns colegas mencionam que o rendimento da Caminhoneta não está bom, anda muito amarrada...a Hilux 2001 sw4 que tenho acontece a mesma coisa se colocar filtro da linha paralela...não adianta eu teimar com filtro paralelo que ela não rende, é simplesmente impressionante. Outra lição que aprendi e duramente...é com relação ao pivô da balança, o inferior, quis colocar o da linha paralelo para baratear os custos e acabei atravessando uma ponte no interior ponta a ponta só com trés rodas, pois a outra ficou presa só na barra axial. E para que não quiser gastar muito com manutenção, na suspensão, fique ligado na barra transversal traseira. Troquei todas as buchas, os quatro amortecedores e as molas, no entanto, não passava de 60 km no interior que ao entrar em contato com um buraco ou em curva a danada saia custurando, quando não me jogava de escanteio. Depois que substitui a barra, levei outro choque, o meu chefe se impolgou com o resultado e a noite retornando da fazenda voltou a milhão... a última vez que olhei para o velocímetro ele estava a 97 km/hora e eu rezando...e a danada firme.

americo_mattar
24/07/2016, 20:10
Salve pessoal,
esse tema e polêmico, e vou tentar contribuir.
o motor kzte ou kzt (única diferença é a BI eletrônica) são excelentes, porém exigem cuidados e manutenção preventiva adequada principalmente no sistema de arrefecimento. O que acontece é que quem compra acha que por ser Toyota e só colocar diesel e andar, e aí estoura na mão de outro. Veja o relato do Engels, uma sw bem cuidada vai te levar longe.

os cabeçotes destes motores são de alumínio, ou seja, aqueceu zuou...e aí não tem milagre, tem que trocar o danado. Esse cabeçotes não dão retifica, se retificar e os problemas começam e o gasto e dobrado. Outra coisa esses carros não aceitam bem peças paralelas ainda mais em itens críticos, não vale a pena economizar ou faz direito ou vai gastar 2x...

quando comprei a minha sw2001, tive que fazer o motor após 3 meses por conta de manutenções incorretas. O carro não tinha dono e eu paguei o pato, radiador soldado, pivos estourados e o carro já havia fervido outras vezes e o fdp fez retifica, enfim show de horror. Mas não dá para generalizar e achar que o carro é ruim, mas tem que levar em conta quem foi o dono anterior e como ele cuidava do carro.

Antes de comprar leva no Meca de confiança e pede para analisar e mesmo assim ainda pode ter problemas, mas minimiza muito, lembre-se que está comprando um carro com pelo menos 16 anos, no caso de uma 2000, logo é normal precisar de mais carinho.

argeu, se não são os injetores eu apostaria neste cabeçote retificado, qual motivo da retifica?

espero ter ajudado.
abracos,

Olá pessoal!Tenho uma sw4 2001 com problema similar ao que está sendo comentado aqui...o detalhe é que ela esta com 465.000 km rodados é o problema surgiu após ela ter ficado duas semanas sem ligar. Foi separado o chassi da carroceria para troca das buchas. Após feito o serviço, o mecânico quase infartou aí ligar ela é se deparar com este barulho. Expliquei para ele que este tipo de barulho já tinha ocorrido em dezembro quando ela ficou parada por uma semana e meia. Mas que ao ficar funcionando por uns 3 a 5 minutos o barulho sumiu e não tinha mais ocorrido. Só que agora não sumiu mais. A primeira suspeita foi os bicos, mas o bombista eliminou ao fazer o teste e constatar que estavam ok; partiu-se então para o cabeçote...idem...nada.Para tirar a duvida ou persistir colocamos bicos novos e nada de resolver. Agora passamos para a bomba que ficará pronta na quarta-feira. Estou na expectativa. Detalhe...batia fortemente no terceiro pistão, após a retifica do cabeçote a batida veio para o primeiro pistão. E ai, alguém arrisca o que pode ser!!???

ZZ Top
24/07/2016, 20:38
Oi Engels, só pra tirar dúvida, a ano 2000 não é 1kzt-e? com bomba eletrônica?

Pelo que sei, até 2000 é o 1kzt bomba mecânica, e a partir de 2001 é o 1kzte bomba eletronica, salvo engano.

TCHEIGOR
25/07/2016, 09:08
Valeu ZZ! Eu pensei que era a partir da 2000! Abraço!

Argeu CM
26/07/2016, 10:10
Valeu ZZ! Eu pensei que era a partir da 2000! Abraço!

Américo, bom dia!

O cabeçote foi para a retifica pensando-se ser ele o problema. Mas não, ele esta em perfeito estado de utilização. A troca dos filtros, combustível e óleo são substituídos a cada 5.000 km, sempre.

Clandio
26/07/2016, 14:41
Por vezes a trinca não é detectada no teste de cabeçote.

Argeu CM
26/07/2016, 19:06
Por vezes a trinca não é detectada no teste de cabeçote.

Olá Claudio,

É intrigante o assunto...o carro estava rodando em perfeito estado, diria até de se duvidar, pois o motor estava sereno e desenvolvia muito bem. Certa vez comentei com meu chefe, acho que o motor esta indo pro saco...pois a danada anda que é uma maravilha, que carro que desenvolve bem. A i deixo ela parada por duas semanas sem ligar e quando vou ligar levo um baita susto. Uma batecāo no terceiro cilindro que dava medo. Dexei trabalhando por uns minutos e diminuiu, mas muito pouco. Os bicos injetores foram para o bombista e falou que estavam ok...bom, só pode ser cabeçote...tiram o cabeçote e manda pra retifica e falam que também esta ok, estava um pouco informado as válvulas...3 delas com 20 e outra com 15, onde o correto é 30x40 segundo a retifica ???? Como poderiam estar informadas se andava solta a camionete. Quando remontando o cabeçote o barulho pulou para o primeiro pistão. E isso que intriga...o que faz com que o barulho vá parar em outro pistão??? Esta no bombista, colocaram os bicos novos, mas não adiantou. Amanhã vão colocar a bomba que foi para a revisão...vamos ver se é este o problema. Detalhe...quando o cabeçote estava fora o mecânico testou os pistões e não percebeu anomalia... se não for a bomba eis a questão!???

ZZ Top
26/07/2016, 21:22
Olá Claudio,

É intrigante o assunto...o carro estava rodando em perfeito estado, diria até de se duvidar, pois o motor estava sereno e desenvolvia muito bem. Certa vez comentei com meu chefe, acho que o motor esta indo pro saco...pois a danada anda que é uma maravilha, que carro que desenvolve bem. A i deixo ela parada por duas semanas sem ligar e quando vou ligar levo um baita susto. Uma batecāo no terceiro cilindro que dava medo. Dexei trabalhando por uns minutos e diminuiu, mas muito pouco. Os bicos injetores foram para o bombista e falou que estavam ok...bom, só pode ser cabeçote...tiram o cabeçote e manda pra retifica e falam que também esta ok, estava um pouco informado as válvulas...3 delas com 20 e outra com 15, onde o correto é 30x40 segundo a retifica ???? Como poderiam estar informadas se andava solta a camionete. Quando remontando o cabeçote o barulho pulou para o primeiro pistão. E isso que intriga...o que faz com que o barulho vá parar em outro pistão??? Esta no bombista, colocaram os bicos novos, mas não adiantou. Amanhã vão colocar a bomba que foi para a revisão...vamos ver se é este o problema. Detalhe...quando o cabeçote estava fora o mecânico testou os pistões e não percebeu anomalia... se não for a bomba eis a questão!???

Argeu,
Essa sua hilux antes disso já tinha aberto o motor pra fazer algo ? tipo, retifica do motor ou cabeçote ou qualquer outra coisa ? A sua é 2001, já é Inj. eletrônica certo ? Essa oficina que leva tem bastante experiência com motores de hilux ? Pergunto, pois os motores das hilux tem umas "manhas" que quem desmonta tem que saber senão da "pipino" mesmo. Por exemplo, a altura da junta do cebeçote, tem que ser medida a cada retífica, não apenas comprar uma junta nova e colocar, tem que comprar a junta na medida correta, tem também o lance da regulagem das vávulas, que deve ser feita na montagem do cabeçote, pois usam as tais pastilhas e tal, tem também os anáis de vedação dos bicos, que é coisa simples, mas se não estiverem vedando legal causa barulhos também, além de outras coisas. To dizendo isso apenas por precaução, não sei se o seu problema tem algo a ver com isso, mas são detalhes que não pode deixar passar, mas se seu meca já conhece bem esses motores de hilux, esses detalhes que falei não deve ser nenhuma novidade pra ele. Mas já vi uns "mexanicos" que não sabiam de detalhes como esses. No mais fiquei curioso se esse seu motor rodou esses 400mil e tantos km sem abrir nada ou se teve que fazer algo nele antes.

Argeu CM
27/07/2016, 08:25
Bom dia, ZZ Top!

O veículo está atualmente com 468.000 km, até o momento o que foi realizado nela foi a troca do cabeçote e da bomba de óleo do motor. Cabeçote com 339.000 km e bomba com 351.000. O motor é original e espero não ter que mexer nele, até por que, quando da retirada do cabeçote, o mecânico fez a avaliação superficial ( não desmontou, visualização externa e testou a folga dos pisões ) e a principio esta ok.

É uma hilux 2001 3.0 turbo, sw4 com inj. semi eletrônica. A oficina é muito bem conceituada, trabalha com todas as linhas automotivas; manutenção, elétrica e caixas (manual e hidramática). Sim a altura foi medida, tem três juntas conforme a quantidade de passe e para cada é um modelo de junta. As pastilhas estavam um pouco fora, ou seja, três com 20 e uma com 15, onde a folga correta segundo a retifica é de 30 x 40. Só não entendi o fato de estar andando solta com as válvulas enforcada, mas não era esse o problema.

Recapitulando: 2 semanas parada e aparece um barulho infernal no terceiro pistão. cabeçote vai para a retifica não apresentou nada e ao montar novamente o barulho migra para o primeiro pistão. Troca-se os bicos e continua o barulho no 1º pistão. Hoje vamos montar a bomba que foi para revisar, espero que seja este o problema.

Com 468.000 km fora a mecânica, direção hidráulica e embreagem, foi mexido no cabeçote 338.000 km, bomba de óleo com 351.000 km, motor do acoplamento do diferencial dianteiro com 450.000 km, condensador do ar-condicionado com 458.000 km, troca dos rolamentos do Diferencial traseiro com 459.000 km; tinha folga nos rolamentos e parecia ser no conjunto do diferencial, mas este está intacto sem nenhum sinal de desgaste ( incrível com essa km ), radiador do ar-quente com 443.000 km e as buchas da carroceria com 468.000 km ( são seis em cada lado, mecânica preventiva ).

AlonsoFausto
27/07/2016, 15:19
"É uma hilux 2001 3.0 turbo, sw4 com inj. semi eletrônica. A oficina é muito bem conceituada, trabalha com todas as linhas automotivas; manutenção, elétrica e caixas (manual e hidramática). Sim a altura foi medida, tem três juntas conforme a quantidade de passe e para cada é um modelo de junta. As pastilhas estavam um pouco fora, ou seja, três com 20 e uma com 15, onde a folga correta segundo a retifica é de 30 x 40. Só não entendi o fato de estar andando solta com as válvulas enforcada, mas não era esse o problema."

Argeu,

Estou acompanhando sem aparecer. Vamos lá: a folga das válvulas do 1KZT-E é de 0,20-0,30mm para as de admissão e, 0,25-0,35mm para as de escape.

O parâmetro "30X40" que a retífica está utilizando não é correto.

Abraço

Argeu CM
27/07/2016, 19:44
Olá pessoal!

até que em fim caso resolvido. Em parte. As 17:00 o bombista terminou de colocar a bomba. Bateu arranque e BINGO...o problema era a bomba. Ele só não entende o por que ser a bomba, pois segundo ele, ela manda combustível para todos os bicos junto e não separadamente. ( como poderia estar o barulho no terceiro cilindro e ao montar o cabeçote passar para o primeiro cilindro ). Quando me refiro em parte Alonso, deve ser o que vc comentou em relação ao ajuste das válvulas, pois percebe-se que tem válvula batendo. Até já foi agendado para a retifica ir amanhã de manhã na oficina ajustar. Mas foi um baita laço e muita reza kkk. Ainda bem que não foi necessário abria a parte de baixo do motor. E pau na égua de novo... Agradeço pela ajuda que vcs tem me dado. OBRIGADO PESSOALLLLLLL

Argeu CM
28/07/2016, 22:25
Boa noite, Alonso!

Visitei o site que vc publicou da Monstrinha...li até a pagina 21. Espetacular sua paixão pela Caminhoneta.

Conforme a leitura se desenvolveu, pensei em colocar algumas experiências que tive com a que uso. Creio que vá responder alguns de seus questionamentos feito na época.

Primeiro, a Caminhoneta pertence a empresa onde trabalho e foi comprada para a utilização de um dos donos. Este usou ela até 2008 quando compraram outra do modelo novo. Ambas SW4.

Logo a 2001 ficou para uso "coletivo" 30% e os outros 70% para ele ir para a fazenda aos fins de semana. É a paixão dele. Fim de semana deixa a outra em casa e pega ela para ir para a fazenda.

Conheci ela em 2007, levei muito laço para entender do que ela precisa e é capaz. Ao menos para nós aqui, dia de chuva independente do terreno a tração é acionada, como também da distância. Vou e volto de Porto Alegre que fica 150 km da minha cidade e ao Uruguai 430 km com a tração ligada. Velocidade 100, 120 e em algumas retas 140. Traciono e destraciono em movimento, sem problemas também.

Quando vai para a fazenda, ao entrar na entrada de chão é acionado a tração e só desaciona quando retorna. Detalhe...pneus com 27 libras e se colocar 28 libras ele já me liga furioso...tem uma sensibilidade que é o cão, conhece de mais ela. Como falei anteriormente, o ritmo dele é de 80, 90 e até mesmo 100 km/hr nas estradas de chão. Esta confiança dele além do braço, tem quatro motivos: Tração, filtro de ar do motor original, barra transversal traseira em dia e 27 libras nos pneus. Importante, nas curvas nunca pisar na embreagem, se fizer isso vai pro mato...dá um toquezinho no freio e deixa que o freio motor faz o resto.

Pneu 265/75 R16 LTX AT2 da Michelin - trocados os 4 a cada 72.000 km e não por estar já no limite e sim por que usa ela na fazenda. Poderia andar mais uns 10 á 15.000 km.

Com relação a tração e caixas, até agora com 468.000 km, foi substituído o motor do acoplamento da tração dianteira e os rolamentos do diferencial traseiro, não por estar roncando e sim por ter criado folga. Pensamos que era o conjunto do diferencial.

Com relação a peso, meu amigo, já vim com ela da fazenda até as goelas com melancia, a ponto da preção abrir o primeiro estágio da fechadura da tampa traseiro. Quase foi a carga pro mato kkk, a suspenção estalava direto. Isso com os bancos traseiros baixados, ou seja, do banco do motorista até a tampa traseira carregadinha. Outro dia com uma carga de cana de açúcar para os cavalos até a altura da janela e o restante com sacos de milho e a suspenção estalando kkk. Distância percorrida da fazenda até a cidade de 58 km estrada de chão e 110 de asfalto.

Varjão
26/10/2016, 13:28
Boa Tarde Pessoal,

Tenho uma SW4 2007 que anda me dando uma dor de cabeça enorme, gosto muito do carro mas ela tem um barulho irritante no motor, como se fosse de válvula batendo, só aparece no fim da rotação de trocas de marcha, quando o motor eleva o torque... Não perdeu força, velocidade, não fumaceia e é possível chegar a 170, 180 km no painel fácil.... Mas ninguém consegue chegar a um diagnostico que não seja abrir o motor... aqui nesse fórum muitos tiveram problemas parecidos, mas ninguém colocou como resolveu. Há alguém que resolveu problema semelhante.

Agradeço a quem puder me ajudar, seja proprietário ou mecânico.

Engels Kbça
30/10/2016, 13:21
Olá pessoal!

até que em fim caso resolvido. Em parte. As 17:00 o bombista terminou de colocar a bomba. Bateu arranque e BINGO...o problema era a bomba. Ele só não entende o por que ser a bomba, pois segundo ele, ela manda combustível para todos os bicos junto e não separadamente. ( como poderia estar o barulho no terceiro cilindro e ao montar o cabeçote passar para o primeiro cilindro ). Quando me refiro em parte Alonso, deve ser o que vc comentou em relação ao ajuste das válvulas, pois percebe-se que tem válvula batendo. Até já foi agendado para a retifica ir amanhã de manhã na oficina ajustar. Mas foi um baita laço e muita reza kkk. Ainda bem que não foi necessário abria a parte de baixo do motor. E pau na égua de novo... Agradeço pela ajuda que vcs tem me dado. OBRIGADO PESSOALLLLLLL

Argeu

Qual o diesel que usa nesse carro, diesel comum ou S-10 ??

Kbça

Engels Kbça
06/11/2016, 17:21
Pelo que sei, até 2000 é o 1kzt bomba mecânica, e a partir de 2001 é o 1kzte bomba eletronica, salvo engano.

As 2001/2002 tem motor 1KZT-E, bomba mecânica com GERENCIAMENTO ELETRÔNICO.

Engels

Tampa
27/11/2016, 15:51
As 2001/2002 tem motor 1KZT-E, bomba mecânica com GERENCIAMENTO ELETRÔNICO.

Engels

BoaTarde.
A minha Japa sw4 2000, esquentou pois vazou agua do radiador por causa das braçadeiras que meu mecanico usou, repetiu as que estavam nela em vez de colocar nova, isso tudo depois de fazer toda a bomba injetora, agora ela custa a pegar, bota oleo na agua do raidador, consome agua, baixa oleo. Meu mecanico de confiança não quer mexer nos cabeçotes só se eu fizer todo o motor. Mudei de mecanico e esse disse que sem problema faz a parte de cima e provavelmente seja isso que esta causando esse mal.
O que fazer, abrir o motor e retificar a parte de cima ou retificar tudo? custo: motor novo 15.000, parte de cima 5.000, que loucura.

Sergio c
27/11/2016, 16:51
Teria que abrir esse motor e ver o estado da parte de cima dele. Acho que a parte de baixo não foi afetada por isso e se estiver OK, faria só a parte de cima.
BoaTarde.
A minha Japa sw4 2000, esquentou pois vazou agua do radiador por causa das braçadeiras que meu mecanico usou, repetiu as que estavam nela em vez de colocar nova, isso tudo depois de fazer toda a bomba injetora, agora ela custa a pegar, bota oleo na agua do raidador, consome agua, baixa oleo. Meu mecanico de confiança não quer mexer nos cabeçotes só se eu fizer todo o motor. Mudei de mecanico e esse disse que sem problema faz a parte de cima e provavelmente seja isso que esta causando esse mal.
O que fazer, abrir o motor e retificar a parte de cima ou retificar tudo? custo: motor novo 15.000, parte de cima 5.000, que loucura.

ZZ Top
27/11/2016, 16:53
BoaTarde.

Esquentou muito, ou andou muito com o motor acima da temperatura normal ? Com sorte, muita sorte, pode apenas ter queimado a junta e apenas trocar a junta pode resolver, se deu azar pode ter trincado cabeçote ou coisa pior.
Qual a kilometragem desse motor ? Se o motor estava bom, eu levaria num mecânico para retirar o cabeçote e avaliar, com isso da pra ver se tem muita folga nos pistões etc. Mas se o motor estava bom, apenas fazendo o serviço necessário de cabeçote e tal deve resolver. Mas leve em um mecânico que tenha experiência com esse carro, o motor 1kzt tem umas manhas que se não forem bem feitas, pode gastar uma fortuna pra fazer o motor todo e mesmo assim não ficar bom.

lucciano amaral
06/12/2016, 12:52
amigos vcs conhecem algum grupo do whatzap sobre sw4? poderiam me adicionar ao grupo?

Rafa515
10/08/2017, 23:15
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, mas venho acompanhando como leitor há muito tempo. Recentemente, realizei o sonho de adquirir uma Sw4 1997 3.0 Tubo Diesel e gostei muito do veículo, tinha algumas coisas para fazer mas era inteiro único dono com o funcionamento do motor redondinho. Ela soltava um pouco de fumaça preta quando pisava fundo e era o único detalhe que eu estava correndo atrás para corrigir. O restante era maravilha, temperatura sempre controlada o radiador não era o original, óleo não baixava, pressão de oleo tbm sempre ok. O motor dela foi feito pelo antigo dono e hj está com 55000km ele sofreu alguns aquecimentos antes de trocar o radiador mas, segundo ele nunca deixou ferver. Sempre viajo a noite com ela e um dia precisei ir durante o dia e como tudo ok andando a velocidade baixa 90 a 100km/h o motor começou a bater sem mais nem menos. Fiquei extremamente triste tive que parar chamar guincho e aquele transtorno dessas situações. Detalhe motor sempre virava a chave e pegava não falhava nada. Ela ficou um ano parada e quando comprei fiz toda revisão troquei óleos filtros limpeza no tanque... Vou postar o vídeo para vcs verem... Se puderem dar uma opinião sobre o ocorrido. A última coisa que esperava mexer no carro era o motor. Obrigado!

Rafa515
10/08/2017, 23:18
https://youtu.be/UhrhXjWC6ww

Glaicon
11/08/2017, 06:12
https://youtu.be/UhrhXjWC6ww
Realmente, barulho terrível.
Mas já olhaste bicos e bomba?
Um dia, em uma oficina, vi uma SW 2006 com barulhos estranhos e fumaça.
Fui olhar e disseram que eram os bicos, pois o dono havia posto filtro de combustível da marca Wega.
Segundo eles, este filtro possui pouca vazão, gerando pane seca e danos nos bicos.
Investigue bem.:concordo:

Rafa515
11/08/2017, 18:01
Glaicon obrigado pelas considerações. Então, recentemente foram retirados os bicos, limpos e regulados a vazão. Quando esse serviço foi realizado foi retirado o tanque de combustível e efetuado a limpeza e o filtro foi trocado nesse serviço também e colocado um bosch. Ainda não verifiquei nada dessa parte . Chamei um mecânico por indicação em minha cidade que só mexe com camionetes diesel e segundo informações tem bastante experiência nesse motor. O mesmo foi categórico quando ouviu: "bronzinas de biela". Disse que vai retirar o motor, desmontar limpar e medir tudo. Vai listar todas a peças necessárias para eu solicitar diretamente na Toyota. Só achei estranho que comentei sobre retirar o cárter e fazer uma primeira avaliação com o motor no carro e ele disse que não seria possível fazer isso com o motor no veículo. Aí concordei pois não tenho conhecimento suficiente para contestar apesar de que em outros carros isso é possível de ser feito , ele disse que vai me enviar fotos de conforme for desmontando as peças. Acredito que o mais importante agora é indentificar a causa da quebra,pois o motor sem 55mil km depois de refeito, o mecânico comentou que muitas vezes pessoas utilizam bronzinas de baixa qualidade não originais que podem perder as camadas superficiais prematuramente e ocasionar a quebra. Além disso, comentou sobre os eixos balanceadores e disse que condena o bloco quando as buchas desses eixos gastam... enfim começou uma jornada agora para tentar deixar tudo ok. Comentem o que acham. Obrigado pessoal.

calhiandro
11/08/2017, 22:12
Glaicon obrigado pelas considerações. Então, recentemente foram retirados os bicos, limpos e regulados a vazão. Quando esse serviço foi realizado foi retirado o tanque de combustível e efetuado a limpeza e o filtro foi trocado nesse serviço também e colocado um bosch. Ainda não verifiquei nada dessa parte . Chamei um mecânico por indicação em minha cidade que só mexe com camionetes diesel e segundo informações tem bastante experiência nesse motor. O mesmo foi categórico quando ouviu: "bronzinas de biela". Disse que vai retirar o motor, desmontar limpar e medir tudo. Vai listar todas a peças necessárias para eu solicitar diretamente na Toyota. Só achei estranho que comentei sobre retirar o cárter e fazer uma primeira avaliação com o motor no carro e ele disse que não seria possível fazer isso com o motor no veículo. Aí concordei pois não tenho conhecimento suficiente para contestar apesar de que em outros carros isso é possível de ser feito , ele disse que vai me enviar fotos de conforme for desmontando as peças. Acredito que o mais importante agora é indentificar a causa da quebra,pois o motor sem 55mil km depois de refeito, o mecânico comentou que muitas vezes pessoas utilizam bronzinas de baixa qualidade não originais que podem perder as camadas superficiais prematuramente e ocasionar a quebra. Além disso, comentou sobre os eixos balanceadores e disse que condena o bloco quando as buchas desses eixos gastam... enfim começou uma jornada agora para tentar deixar tudo ok. Comentem o que acham. Obrigado pessoal.

O mecânico está certo, não é possível retirar o carter desse carro tem que arrancar o motor. Ele tem uma travessa no meio que impede o carter de descer. O melhor é arrancar o motor mesmo.

Glaicon
12/08/2017, 07:59
Lamento, Rafa.
Temos um histórico aqui no fórum de motores serem refeitos e a durabilidade ser limitada.
Talvez seja o seu caso.
Boa sorte na sua empreitada.:concordo:

Rafa515
15/04/2020, 18:48
Boa tarde pessoal!

Revivendo esse topico, gostaria de informar o ocorrido com meu veiculo uma SW4 1997 3.0 motor 1kzt.
Pelo video que postei acima o mecanico estava correto, as brozinas deram defeito e uma delas rodou e fundiu. Nem todas estavam com sinais de desgaste, em particular algumas tinham uns sinais de cavitacao ou uns buracos na camada superficial. Lembrando que esse motor ja havia sido montado pelo antigo dono e rodou uns 55.000km e fundiu comigo.

Segue a foto do estado delas :
572027
572028

Segundo o Mecanico isso aconteceu porque as bronzinas eram de baixa qualidade "XING LING".

Troquei tudo do motor com pecas originais TOYOTA Troquei turbina, refiz a bomba inteira , troquei os bicos injetores, virabrequim, bronzinas, bomba de oleo, pistoes, aneis ,vela aquecedora, embreagem completa... Tudo original TOYOTA. Apenas o cabecote no fora trocado, porque segundo o mecanico e a retifica estava bom. Porem depois de uns 15.000 km rodados o motor comecou a falhar e fumacear branco , resultado , o cabecote que estava bom e era XING LING, trincou. Foram mais uns 6000 reais para um cabecote novo SHAREK e trocar valvulas de admissao, valvulas de exaustao, valvula termostatica originais e um radiador Magnet Marelli.

Rodei mais uns 10.000km trocando oleo a cada 7000km e voltando de uma viagem mais uma vez o motor comecou a fazer barulho...Só que dessa vez O MOTOR travou.

Segue o resultado:

572029572030572031572032

Para mim , aparentemente é o mesmo defeito... Porém, dessa vez TODAS bronzinas estavam com sinais de desgaste/ cavitação.
O mecanico diz que é defeito da Bronzina... MAS BRONZINA ORIGINAL? Então não tem o que fazer... tem que sucatear tudo se for isso...

Na quebra anterior o bloco não foi trocado, mas foi encamisado e avaliado, o virabrequim foi trocado por um original ...

Nessa atual quebra o virabrenquim foi condenado tbm...

O que acham pessoal ??... Estou com receio de investir mais e ter mais dor de cabeça nesse motor...

Olhem a marcação que a atual bronzina "original" de biela possui :
572033

Agora a marcação da bronzina de mancal que desgastou pouco:
572034

Triste experiência com esse veículo...

Grato desde já pela contribuicao deste forum e de todos...

Obrigado!!

calhiandro
15/04/2020, 20:35
Boa tarde pessoal!

Revivendo esse topico, gostaria de informar o ocorrido com meu veiculo uma SW4 1997 3.0 motor 1kzt.
Pelo video que postei acima o mecanico estava correto, as brozinas deram defeito e uma delas rodou e fundiu. Nem todas estavam com sinais de desgaste, em particular algumas tinham uns sinais de cavitacao ou uns buracos na camada superficial. Lembrando que esse motor ja havia sido montado pelo antigo dono e rodou uns 55.000km e fundiu comigo.

Segue a foto do estado delas :
572027
572028

Segundo o Mecanico isso aconteceu porque as bronzinas eram de baixa qualidade "XING LING".

Troquei tudo do motor com pecas originais TOYOTA Troquei turbina, refiz a bomba inteira , troquei os bicos injetores, virabrequim, bronzinas, bomba de oleo, pistoes, aneis ,vela aquecedora, embreagem completa... Tudo original TOYOTA. Apenas o cabecote no fora trocado, porque segundo o mecanico e a retifica estava bom. Porem depois de uns 15.000 km rodados o motor comecou a falhar e fumacear branco , resultado , o cabecote que estava bom e era XING LING, trincou. Foram mais uns 6000 reais para um cabecote novo SHAREK e trocar valvulas de admissao, valvulas de exaustao, valvula termostatica originais e um radiador Magnet Marelli.

Rodei mais uns 10.000km trocando oleo a cada 7000km e voltando de uma viagem mais uma vez o motor comecou a fazer barulho...Só que dessa vez O MOTOR travou.

Segue o resultado:

572029572030572031572032

Para mim , aparentemente é o mesmo defeito... Porém, dessa vez TODAS bronzinas estavam com sinais de desgaste/ cavitação.
O mecanico diz que é defeito da Bronzina... MAS BRONZINA ORIGINAL? Então não tem o que fazer... tem que sucatear tudo se for isso...

Na quebra anterior o bloco não foi trocado, mas foi encamisado e avaliado, o virabrequim foi trocado por um original ...

Nessa atual quebra o virabrenquim foi condenado tbm...

O que acham pessoal ??... Estou com receio de investir mais e ter mais dor de cabeça nesse motor...

Olhem a marcação que a atual bronzina "original" de biela possui :
572033

Agora a marcação da bronzina de mancal que desgastou pouco:
572034

Triste experiência com esse veículo...

Grato desde já pela contribuicao deste forum e de todos...

Obrigado!!

Que pena sinto pelo amigo.

Olha se queria te falar que o bloco da mais nova é o mesmo dessas nossas não muda nada. Se puder achar um bloco da mais nova é colocar no lugar dessa seria melhor.

Muitos já fizeram isso pode pegar o bloco de uma hilux 3.0 de 2005 a 2015 em bom estado e montar no seu cabeçote, tirando os pistões da sua claro teria que vê a medida, deixa tudo stand

Glaicon
16/04/2020, 07:36
Resumindo, Rafa, o motor durou menos de três anos?
Se for isto, realmente, motores refeitos tem uma durabilidade sofrível.
Creio que faltem mecânicos capacitados para deixarem o motor nos padrões e gabaritos dos originais.
Problema de mão de obra e ferramentas adequadas.
Lamento.

Sergio c
17/04/2020, 11:11
Rafa, ou gasta uns 10K e coloca de cara um MWM 2.8 em cima que praticamente não terás mais dor de cabeça, e tenta vender o que estiver bom nesse motor da toyota em peças, pela net. Pajeros tem de monte com o motor MWM.

thyagovieira
17/04/2020, 13:38
É companheiro, fazer motor a diesel tem q ser em oficina top e ainda ter sorte.

calhiandro
17/04/2020, 15:11
Eu pegaria um bloco novo da hilux mais nova. Da certo Só tirar os pistões. A opção do mwm é boa,mas requer adaptação.

Rafa515
17/04/2020, 17:12
Resumindo, Rafa, o motor durou menos de três anos?
Se for isto, realmente, motores refeitos tem uma durabilidade sofrível.
Creio que faltem mecânicos capacitados para deixarem o motor nos padrões e gabaritos dos originais.
Problema de mão de obra e ferramentas adequadas.
Lamento.

Glaicon, basicamente foi isso mesmo. Mas foi o seguinte.. Julho/2017 as primeiras bronzinas deram problema. Saiu da oficina Dezembro/2017 rodou 15000km e o cabeçote trincou em abril/2018. Saiu da oficina em Novembro/2018 rodou mais uns 10000km e fundiu de novo em Nov/2019.

Ou seja rodou 25000km com peças todas originais... e pra mim aparentemente parece ser o mesmo defeito ... os mecanicos dizem que é defeito do material da bronzina...mas não consigo acreditar que a toyota faria alguma coisa de baixa qualidade ou tive muita sorte mesmo kkkk

Rafa515
17/04/2020, 17:19
Eu pegaria um bloco novo da hilux mais nova. Da certo Só tirar os pistões. A opção do mwm é boa,mas requer adaptação.

calhiandro, Você já fez isso ? Acredita que pode ser algum problema oculto no bloco para ocasionar esse desgaste prematuro?

Absolutamente tudo foi trocado menos o bloco...

Rafa515
17/04/2020, 17:25
Rafa, ou gasta uns 10K e coloca de cara um MWM 2.8 em cima que praticamente não terás mais dor de cabeça, e tenta vender o que estiver bom nesse motor da toyota em peças, pela net. Pajeros tem de monte com o motor MWM.

Sergio c, seria uma boa opção visto que os MWM são bem mais robustos do que o KZT... Porém acredito que gastaria mais do que isso e seria uma boa adaptação... Se soubesse o tanto que gastaria antes de remontar o KZT poderia ter comprado tudo de uma Hilux mais nova e adaptado tbm...

Somando acredito que gastei quase 30k

Vou ver essa possibilidade.

Alguém do fórum já passou por algum problema parecido? Desgaste prematuro de bronzinas ? Cavitação nas bronzinas? Ainda reluto a acreditar que seria problema de material e duas vezes bem parecidos...

Conhecem a marcação que vem na bronzina original ? Pode ser que essa bronzina não seja original e se desgastou mesmo, dessa forma me venderam gato por lebre apesar de tudo ter vindo com embalagem toyota...

A diferença de preço entre uma original e a paralela é absurdamente grande.

Glaicon
18/04/2020, 08:13
os mecanicos dizem que é defeito do material da bronzina...mas não consigo acreditar que a toyota faria alguma coisa de baixa qualidade ou tive muita sorte mesmo kkkk
Muito mais fácil os mecânicos afirmarem isto, ao invés de reconhecerem a incompetência.
Mais uma vez, lamento pelo ocorrido.:roll:

TDI DIESEL
18/04/2020, 21:08
Rafa515, lamento pelo ocorrido.

Minha sugestão seria colocar um motor parcial no lugar do seu, pois acredito ser mais viável economicamente e provavelmente não trará tantos riscos como uma retifica.
Caso parecido com o seu que achei no youtube é de uma Pajero 2.5 4D56 com o motor retificado, que com 7000 km teve as bronzinas deterioradas, além de ter as arruelas de encosto montadas de forma errada.

Bronzina ruim!! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Ac-Ut4MXmz0)

Em relação a substituição de motor, embora o mwm sprint 2.8 seja um excelente motor, acredito ser mais interessante fazer um upgrade para o 1KZTE da Prado, motor que possui significativas melhoras em relação ao predecessor 1KZT, tanto na parte de baixo ( virabrequim, pistão, bronzinas...) como na parte de cima ( cabeçote mais alto, mais reforçado e com mais material, para evitar trincas de cabeçote), além de que o motor da Prado já vem preparado para receber intercooler. Outro fator que deve ser considerado é o ruído do motor, o MWM é mais ruidoso que o 1KZTE, além de ser mais fraco em baixas rotações (turbo lag).

calhiandro
18/04/2020, 21:16
Rafa515, lamento pelo ocorrido.

Minha sugestão seria colocar um motor parcial no lugar do seu, pois acredito ser mais viável economicamente e provavelmente não trará tantos riscos como uma retifica.
Caso parecido com o seu que achei no youtube é de uma Pajero 2.5 4D56 com o motor retificado, que com 7000 km teve as bronzinas deterioradas, além de ter as arruelas de encosto montadas de forma errada.

Bronzina ruim!! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Ac-Ut4MXmz0)

Em relação a substituição de motor, embora o mwm sprint 2.8 seja um excelente motor, acredito ser mais interessante fazer um upgrade para o 1KZTE da Prado, motor que possui significativas melhoras em relação ao predecessor 1KZT, tanto na parte de baixo ( virabrequim, pistão, bronzinas...) como na parte de cima ( cabeçote mais alto, mais reforçado e com mais material, para evitar trincas de cabeçote), além de que o motor da Prado já vem preparado para receber intercooler. Outro fator que deve ser considerado é o ruído do motor, o MWM é mais ruidoso que o 1KZTE, além de ser mais fraco em baixas rotações (turbo lag).

Rapaz a parte de baixo desses motores são idênticas as mais novas , exclusive os pistões pode pegar um bloco parcial da mais nova e colocar o cabeçote que está nela da certo. Conheço muitos que fizeram isso. No caso de intercooler é um somente um radiador de ar que é colocado pós turbina, então ele poderá inclusive fazer isso se ele quiser eu pus intercooler frontal na minha.

Jsantos
20/04/2020, 00:27
Sergio c, seria uma boa opção visto que os MWM são bem mais robustos do que o KZT... Porém acredito que gastaria mais do que isso e seria uma boa adaptação... Se soubesse o tanto que gastaria antes de remontar o KZT poderia ter comprado tudo de uma Hilux mais nova e adaptado tbm...

Somando acredito que gastei quase 30k

Vou ver essa possibilidade.

Alguém do fórum já passou por algum problema parecido? Desgaste prematuro de bronzinas ? Cavitação nas bronzinas? Ainda reluto a acreditar que seria problema de material e duas vezes bem parecidos...

Conhecem a marcação que vem na bronzina original ? Pode ser que essa bronzina não seja original e se desgastou mesmo, dessa forma me venderam gato por lebre apesar de tudo ter vindo com embalagem toyota...

A diferença de preço entre uma original e a paralela é absurdamente grande.

Lamento pelo ocorrido, me parece que tem algum problema de lubrificação, talvez alguma galeria entupida.
Fiz o kzte em 2014, hoje roda com intercooler da prado, bomba injetora mecânica e 1kg de pressão na turbina, e nada de problemas.
Meu bloco também foi encamisado, o vira continuou o mesmo pois era standard.
Quanto as soluções no caso do mwm tem a flange para o câmbio a venda no mercado livre.

Sergio c
20/04/2020, 08:55
Ótimo relato JSantos.
Lamento pelo ocorrido, me parece que tem algum problema de lubrificação, talvez alguma galeria entupida.
Fiz o kzte em 2014, hoje roda com intercooler da prado, bomba injetora mecânica e 1kg de pressão na turbina, e nada de problemas.
Quanto as soluções no caso do mwm tem a flange para o câmbio a venda no mercado livre.

JoaoBellotto
20/04/2020, 17:33

boa tarde J.!
Sobre a instalação do intercooler da prado, você poderia tirar umas fotos para mostrar como foi feito? Tenho uma hilux 2004 1kzte td e estou interessado em dar esse salto nela, visto que as vezes ela fica bem amarradona na estrada, uso os MT da wrangler 31.10,5r15 e eles pesam bastante.

Outro ponto que me interessa também, a conversão da bomba injetora para mecânica melhorou em algo para andar nela? ficou mais rápida na resposta e retomadas? a bomba utilizada foi a original (tirado a parte eletronica e feita adaptação) ou foi utilizada outra bomba injetora?

obrigado!

Jsantos
20/04/2020, 23:56
boa tarde J.!
Sobre a instalação do intercooler da prado, você poderia tirar umas fotos para mostrar como foi feito? Tenho uma hilux 2004 1kzte td e estou interessado em dar esse salto nela, visto que as vezes ela fica bem amarradona na estrada, uso os MT da wrangler 31.10,5r15 e eles pesam bastante.

Outro ponto que me interessa também, a conversão da bomba injetora para mecânica melhorou em algo para andar nela? ficou mais rápida na resposta e retomadas? a bomba utilizada foi a original (tirado a parte eletronica e feita adaptação) ou foi utilizada outra bomba injetora?

obrigado!

Olá, tudo bem, as fotos por enquanto vou ficar devendo, no caso do intercooler vai precisar fazer suportes para sustentação e uma flange para mangueira na borboleta da entrada do motor, pode partir direto para o intercooler da Hilux motor d4d, aproveita e já pega o scoop também, instalei da prado por questão de oportunidade, o da Hilux é mais fácil de encontrar e mais barato.
Como comentou realmente é um salto, no meu caso a viatura ficou mais econômica 2km/l fazia 7 na cidade foi para 9, na rodovia fazia 9 foi pra 11km/l. Além de melhorar o desempenho.
Quanto a bomba mecânica uso uma da bosh (zexel) das l200, mas pode ser a da Pajero 2.8 também, em relação a original, Creio que melhorou o desempenho no geral, porém minha bomba semi eletrônica não estava legal.
Mas como nem tudo são flores, o conta giros passa a marcar incorretamente.

saosandr
07/08/2022, 23:03
Pessoal,

estou com o mesmo barulho, conseguiu descobrir o da sua?