Ver Versão Completa : partida difícil pela manha
power ranger
07/07/2011, 21:06
Quem poderá me ajudar... sou novo no fórum... e mais ou menos um ano comprei a minha primeira PKP... Ranger 2000 diesel 4x4...por falta de experiencia não notei que estava bem usada... agora estou tendo problemas para fazer pegar pela manhã... troquei a bateria 75a... achando que poderia ser isto... e agora pela manhã o motor gira forte... mas mesmo assim ela chora muito pra pegar.. tento 2 ou 3x até que pega...durante o dia ela pega bem... mas percebo que não é mais aquela de 1ª... gostaria que alguém me desse uma dica... já que ainda não tenho um mecânico de minha confiança...$$$$$
Imperador!
07/07/2011, 21:21
Motor de arranque.
power ranger
08/07/2011, 13:00
Caro imperador... o motor de arranque gira forte... estou descartando bateria e motor de arranque... até acho que podera acabar estragando de tanto forçar que é uma coisa logica... o interesante que a dificuldade é só pela manhã (Frio?? esta semana em torno de 3°C)... durante o dia varias vezes pega com facilidade... da a impresão de ser alguma coisa eletrica... e tenho medo que seja alguma coisa de falta de alimentação de diesel... será??? é bem capaz???
Carlos A. C. Azevedo
08/07/2011, 13:11
Caro imperador... o motor de arranque gira forte... estou descartando bateria e motor de arranque... até acho que podera acabar estragando de tanto forçar que é uma coisa logica... o interesante que a dificuldade é só pela manhã (Frio?? esta semana em torno de 3°C)... durante o dia varias vezes pega com facilidade... da a impresão de ser alguma coisa eletrica... e tenho medo que seja alguma coisa de falta de alimentação de diesel... será??? é bem capaz???
Cara, ela nao tem entrada de ar? já foi feita alguma revisão nessa bomba injetora? teve uma f100 que era o retentor da bomba que fazia entrar ar e deixava o carro pessimo de pegar e tambem a temperatura era baixa...
power ranger
08/07/2011, 13:23
Carlos... vou começar seguindo o teu conselho... nunca fiz revisão da bomba injetora em um ano... vou fazer isto, se der ainda hoje... e depois postar o resultado... por enquanto esta valendo... obrigado...
Deivid/silveira
08/07/2011, 13:23
Beleza Power!
Pois é , não é normal tanta dificuldade, até porque tu aniquila com a bateria.
A tua ranger é igual a minha, e até agora não tenho dificuldade na partida.
A tua BI está no ajuste original?
Algum bico não está floxo?
Abs
Imperador!
08/07/2011, 14:10
Não reparei no início mas também pode ser bateria. Qual você colocou?
As baterias tem mais dificuldade em fazer o carro funcionar em baixa temperatura e uma bateria de baixa qualidade pode sofrer ainda mais.
Carlos A. C. Azevedo
08/07/2011, 14:52
Carlos... vou começar seguindo o teu conselho... nunca fiz revisão da bomba injetora em um ano... vou fazer isto, se der ainda hoje... e depois postar o resultado... por enquanto esta valendo... obrigado...
AE, vai com calma cara, sobre a BI, pode ou não precisar de uma revisão, o ideal será primeiro caçar se não tem nenhuma tubulação folgada, se o filtro de combustivel não tá frouxo... não vai logo torrando dinheiro direto na BI não.. calma...:stop:
:concordo:
Em primeiro lugar: quando custa a pegar o tanque está cheio? Como bem falou o Carlos não sai queimando $$$$$ logo de cara porque você nem meca de confiança tem. Vai respondendo as perguntas dos foristas que você encontra o defeito.
Abraços
A minha com tudo 1005 gira umas 4x o motor pra funcionar na friaca. Normal.
Agora bosch 90A mais motor arranque novo mais bomba e bico ok.
Eu faria testes antes de ir na bomba.
Troca filtro, enche o tanque...muda o carro de posição...depois eu iria em bicos....
RGamaJr_4x4
08/07/2011, 15:57
Power Ranger,
experimenta pela manhã antes de tentar ligá-la usar a bomba manual no filtro, se estiver dando ar ela vai acusar (conseguirá bombear com facilidade). Então bombeie até endurecer, se for o caso. Após então dê a partida.
Tiago xlt
08/07/2011, 20:01
tive o mesmo problema revisei motor de partida e o alternador, estraga com o contato frequente com a agua lama sugeira
eu pego muito pó reviso frequentemente
junior4x4
08/07/2011, 23:03
Amigo
moro na regiao mais fria do parana segunda feira passada uma f4000 que uso para trabalho o oleo meio que quis congelar deixando o parecido com um azeite.... Isso acontece pelo fato do nosso diesel ter parafina...
Isso se resolve adicionando querosene ao tanque
eu uso um litro de querosene para 50 litros de ddiesel...
O proprio fabricante recomenda, vem nos manuais das rangers que ficao na argentina
power ranger
08/07/2011, 23:10
Deivid...
Nunca revisei BI quanto aos bicos na sequencia vou conferir... blz...
Beleza Power!
Pois é , não é normal tanta dificuldade, até porque tu aniquila com a bateria.
A tua ranger é igual a minha, e até agora não tenho dificuldade na partida.
A tua BI está no ajuste original?
Algum bico não está floxo?
Abs
power ranger
08/07/2011, 23:15
MOURA 75A nova coloquei esta semana
Não reparei no início mas também pode ser bateria. Qual você colocou?
As baterias tem mais dificuldade em fazer o carro funcionar em baixa temperatura e uma bateria de baixa qualidade pode sofrer ainda mais.
power ranger
08/07/2011, 23:21
Sim... sempre ando com mais de meio tanque ou cheio...
Em primeiro lugar: quando custa a pegar o tanque está cheio? Como bem falou o Carlos não sai queimando $$$$$ logo de cara porque você nem meca de confiança tem. Vai respondendo as perguntas dos foristas que você encontra o defeito.
Abraços
power ranger
08/07/2011, 23:26
Nava... troquei o filtro esta semana e quase sempre ando de tanque cheio ou mais de meio... não entendi "muda o carro de posição"... mas vamos lá... blz...
power ranger
08/07/2011, 23:31
Rogério... vou isto amanhã pela manhã...seguirei esta dica e posto o resultado valeu...
Power Ranger,
experimenta pela manhã antes de tentar ligá-la usar a bomba manual no filtro, se estiver dando ar ela vai acusar (conseguirá bombear com facilidade). Então bombeie até endurecer, se for o caso. Após então dê a partida.
Carlos A. C. Azevedo
08/07/2011, 23:40
Nava... troquei o filtro esta semana e quase sempre ando de tanque cheio ou mais de meio... não entendi "muda o carro de posição"... mas vamos lá... blz...
Mudar carro de posição seria colocar ele em um lugar plano, ou onde facilitasse o óleo ir para o pescador do tanque para ser puxado com menor dificuldade.
Isso mesmo, segue a dica do amigo Rogério, por que se tiver que bombear até ficar pesado quer dizer que tem entrada de ar, e tu vai ter que sair procurando onde é que tá esse ponto de folga..mangueira frouxa, filtro frouxo...
power ranger
08/07/2011, 23:44
Tiago... como falei anteriormente "o motor de arranque gira forte... estou descartando bateria e motor de arranque... até acho que podera acabar estragando de tanto forçar que é uma coisa logica... o interesante que a dificuldade é só pela manhã (Frio?? esta semana em torno de 3°C)... durante o dia varias vezes pega com facilidade... da a impresão de ser alguma coisa eletrica... e tenho medo que seja alguma coisa de falta de alimentação de diesel... e a bateria é nova MOURA 75A, carregando bem... valeu...
power ranger
08/07/2011, 23:51
BLZ Junior... casualmente conversando com um colega de trabalho ele me falou a mesma coisa, e que existe um diesel vendido nos postos BR que é anti congelante... vou conferir e postarei o resultado...
Amigole
moro na regiao mais fria do parana segunda feira passada uma f4000 que uso para trabalho o oleo meio que quis congelar deixando o parecido com um azeite.... Isso acontece pelo fato do nosso diesel ter parafina...
Isso se resolve adicionando querosene ao tanque
eu uso um litro de querosene para 50 litros de ddiesel...
O proprio fabricante recomenda, vem nos manuais das rangers que ficao na argentina
É que teimamos sempre em ir no mais caro que sempre é o mais improvável...dai tente tudo antes e vai eliminando as variaveis.
Qtos km tem seu motor?
A minha tem 234709 original.
Nilson2911
09/07/2011, 18:33
Minha s10 tbm tinha problemas identicos ao da sua Ranger!
Após trocar bateria e revisar aranque notei que tinha uma mangueira furada perto da BI, que fazia dar entrada de ar!
Depois de trocar a mangueira voltou a pegar de primeira.
Espero que te ajude...
Walter L. L. Casitta
09/07/2011, 18:47
Troca aquelas mangueirinhas pretas de retorno que conectam um bico ao outro e a bomba injetora que o problema desaparece...
Edintruder
09/07/2011, 19:11
Na F1000 com o friozão, de manhã nos dias que formam geada e camada de gelo no pára-brisas, eu usei um desengripante e um isqueiro pra aquecer os bicos, admissão e turbina pra poupar bateria a arranque. Dá-lhe fogo por 10 segundos que depois pega de 1a.
Carlos A. C. Azevedo
09/07/2011, 19:25
Na F1000 com o friozão, de manhã nos dias que formam geada e camada de gelo no pára-brisas, eu usei um desengripante e um isqueiro pra aquecer os bicos, admissão e turbina pra poupar bateria a arranque. Dá-lhe fogo por 10 segundos que depois pega de 1a.
Amigo Edin, sobre o desengripante + isqueiro, tu acende o spray que sai na mangueirinha? não tem rolo de acabar o liquido e o bicho engolir fogo e explodir não?
Edintruder
09/07/2011, 21:22
Carlos, é assim mesmo. O risco é quase zero, pois a pressão de saída é maior, e o desengripante é à base de petróleo, com bastante estabilidade química, o que dificulta qualquer chance de "engolir fogo". O risco é presente com acetileno, que é altamente instável, e precisa ser diluído em acetona para poder engarrafar e transportar sem risco de entrar em reação química e se auto-inflamar dentro do cilindro.
Großdieselmotoren
09/07/2011, 22:16
Ola Power Ranger
Estou com o mesmo problema que tu.
Em1/2 tanque coloquei em torno de 300ml de querozene e um copinho de café de MAXDIESEL da BARHDAL.......nada mudou...
No meu caso é uma f1000 93/94 mwm 229 TD.
Talves tenha colocado pouco querozene (?)....
Poste ai o resultado qdo colocares o querozene... boa sorte!
Junior 4x4...somos meio vizinhos....rs....rs...
Valeu!
Carlos A. C. Azevedo
10/07/2011, 09:38
Ola Power Ranger
Em1/2 tanque coloquei em torno de 300ml de querozene e um copinho de café de MAXDIESEL da BARHDAL.......nada mudou...
Valeu!
Rapaiz, teu problema não é entrada de ar também?? antes de ligar de manha tu ja foi lá na sangria de oleo e viu se tava tudo certinho?
BRAVOECONOVEMBER
10/07/2011, 09:47
Ola Power Ranger
Valeu!
Depois de conferir o detalhe da entrada de ar, e se não for isso, podes tentar até 10% de querosene. É isso o que diz o manual da Ranger (Maxion) para regiões frias.
Großdieselmotoren
10/07/2011, 13:17
Bom dia Carlos.
Vou sim fazer esta verificação .... pena que a possante não está por perto hoje...tá no meca na cidade vizinha...( Pato Branco)...
Vou lá amanhã de manha e farei este teste in loco. ( Se já não o fizeram ) (Mas o motivo principal de a possante estar no meca
é que foi trocado um kit de camisas, aneis, juntas....etc ...etc...Mas começou a vazar água na junta do cabeçote...dai pegaram ela de volta....
Andei lento sobre este tópico (juntas vazando) em outro post aqui...)
Valeu pela dica!
Großdieselmotoren
10/07/2011, 13:21
Bom dia Bravo
Ok, se não for entrada de ar......adicionarei mais queroSene (....rs...).
Blz!
FARAUJO70
10/07/2011, 17:50
Oi eu fiz um topico MOTOR DA RANGER, a minha 2001/01 esta com este problema não que pegar pela manha so que moro em RECIFE (nada ,nadinha de frio aqui) ok fui trocar a Bateria coloquei uma nova, o motor girou melhor, so que a minha bateria foi feita a revisão esta ok.
acabei ficando com a nova já forão uns 249,00 reais, (70 ANPERES PRESTOLAITE).
FARAUJO70
10/07/2011, 18:15
Aproveitei agora para ligar a Ranger, hoje não tinha ligado ainda, pegou beleza e 1/2 de volta do motor.
1) Quando ligo a chave : ligo o motor direto?
Espero um pouca para ligar o motor? faz um barulhinho ( ti )
2) Quando ligo o motro ; Não piso no acelerador?
Piso um pouco no acelerador?
power ranger
10/07/2011, 18:20
:-oem torno de 222000 original
É que teimamos sempre em ir no mais caro que sempre é o mais improvável...dai tente tudo antes e vai eliminando as variaveis.
Qtos km tem seu motor?
A minha tem 234709 original.
power ranger
10/07/2011, 18:22
Ela sempre pega de primeira durante o dia com moto já aquecido...
BRAVOECONOVEMBER
10/07/2011, 21:05
Aproveitei agora para ligar a Ranger, hoje não tinha ligado ainda, pegou beleza e 1/2 de volta do motor.
1) Quando ligo a chave : ligo o motor direto?
Espero um pouca para ligar o motor? faz um barulhinho ( ti )
2) Quando ligo o motro ; Não piso no acelerador?
Piso um pouco no acelerador?
A minha o barulhinho acaba sumindo antes de eu virar pq é rapidinho.
Nunca precisei pisar no acelerador pra ligar. Não vejo sentido nisso. Acho que a BI dá conta sozinha pelo regulador da lenta. Funciona como uma injeção eletrônica... só que é mecânica... é uma das coisas que eu acho muito bacanas desses motorzinhos.
Eu ligo, espero uns 3s e dou partida. Deixo ela na lenta sem pisar nada por uns 40s.
Dai acelero lá nos 1200rpm. Seguro um pouco e saio.
Qdo vou para o carro, 5s na lenta e desligo.
power ranger
10/07/2011, 22:58
Bem... apos ter seguido quase todas as dicas dos amigos do fórum até troquei a PKP de posição e quase botar fogo nela... conversei com mecânico próximo e pedi para ele revisar todas as dicas dadas ele falou "ser bem provável o solenoide que aquece os bicos estar com defeito, já que este modelo de PKP não ter vela aquecedora..." pode ser??? postarei o resultado a partir de segunda... o que vocês acham desta possibilidade...
Caro power ranger!!!
Bem, ai vai minha contribuição.
Tenho um trator, que estava ruim de primeira partida do dia.
Girava forte, inho inho inho inho inho inho inho... e nada!!!!
Umas três vezes para pegar, depois foi ficando pior...
Até que teve que começar a retirar a mangueira de entrada do ar do motor, tampar com a mão, até o motor girar "leve", para então ir soltando a mão para a entrada de ar, até pegar!
Solução?
Revisão na BI!
No meu caso, foi a troca do cabeçote da BI!
Ficou muito bom depois da troca, meia volta do motor, já tá funfando!!!!
Abraços.
Kim.
Walter L. L. Casitta
11/07/2011, 09:21
Bem... apos ter seguido quase todas as dicas dos amigos do fórum até troquei a PKP de posição e quase botar fogo nela... conversei com mecânico próximo e pedi para ele revisar todas as dicas dadas ele falou "ser bem provável o solenoide que aquece os bicos estar com defeito, já que este modelo de PKP não ter vela aquecedora..." pode ser??? postarei o resultado a partir de segunda... o que vocês acham desta possibilidade...
Já trocou as mangueirinhas de retorno?
Solenoide em bico?
Nunca vi.
Carlos A. C. Azevedo
11/07/2011, 14:07
Tá te enrolando, esses MWM não tem vela de pre aquecimento da câmara muito menos solenoide que nem pra isso ai serve, procura outro por que esse ai...:putz:
power ranger
11/07/2011, 19:36
:shock:Então já descartei
Tá te enrolando, esses MWM não tem vela de pre aquecimento da câmara muito menos solenoide que nem pra isso ai serve, procura outro por que esse ai...:putz:
Carlos A. C. Azevedo
11/07/2011, 20:20
:shock:Então já descartei
Cara, quando tu achar um que seja um bom trabalhador, segue essa sequencia, procurar mangueiras frouxas ou alguma conexão da linha de combustivel, ai depois dai tem que ver, revisão da bomba e bico. Seria bom tu levar num centro da bosch talvez o que tenha ai, se houver claro, faça um serviço bom.
Boa sorte:concordo::concordo:
Deivid/silveira
11/07/2011, 23:14
Fala Power!
Tchê, aproveitando que o Walter falou sobre as mangueiras de retorno:
Dá uma passada , no Piccoli bosch car service do bairro são joão, rua augusto severo 476, eles colocam pra ti uma mangueira que eles usam nos motores mercedes, tem uma malha em volta, é um material especial, não vai te arrepender.
Há saí uns 100 pilas e eles dão uma olhada geral na BI e bicos, valeu:concordo:
abs
FARAUJO70
23/07/2011, 13:59
Continuo com o problema, de ligar a Ranger pela manha,ela esta com a bateria nova, troquei os filtro de oleo e tambem do diesel, esta com o tanque cheio e demora para pegar de manha, eu moro em Recife PE frio aqui nem pensar, o motor de arranque funciona umas 03/04 vezer direto depois fica dando sinal de querer pegar tipo carro a gazolina o motor da aque disparo pegando e para.
Imperador!
23/07/2011, 16:24
Continuo com o problema, de ligar a Ranger pela manha,ela esta com a bateria nova, troquei os filtro de oleo e tambem do diesel, esta com o tanque cheio e demora para pegar de manha, eu moro em Recife PE frio aqui nem pensar, o motor de arranque funciona umas 03/04 vezer direto depois fica dando sinal de querer pegar tipo carro a gazolina o motor da aque disparo pegando e para.
Já foi olhado o motor de arranque?
RGamaJr_4x4
23/07/2011, 18:47
FARAUJO70
Quando vc relata que a partida é difícil pela manhã leva a crer que é algo relacionado à baixa temperatura, mas como vc está em Recife, não é esse o problema. Parece mais ser pelo tempo que ela fica desligada. Já teve esse problema outro horário do dia depois dela permanecer muito tempo desligada?
Carlos A. C. Azevedo
23/07/2011, 19:49
Tem como tu ver se de um dia pro outro, fica com entrada de ar na tubulação?
FARAUJO70
28/07/2011, 20:36
Oi Rogerio Gama tudo bem, com relação a partida da ranger, e so pela manha na primeira partida, quase sempre ela fica parada na loja durante todo o dia, ai pega beleza, ontem quarta liguei umas 04 vezes depois ela da sinal de pegar igual carro a gasolina fica disparando o motor, ai ligo novamente e ela liga, tenho notado que o tanque estava pela metade, ontem a noite echi o tanque todo, hoje pela manha umas 09:00 liguei ela pegou de (1) primeira. vou ver amanha sexta para saber o resultado. hoje quinta dia 28.07.11
Também estou com o mesmo problema! A minha ranger ( xlt 2.5 2001 ) demora muito para pegar pela manha, depois que pega funciona o dia inteiro de primeira: Ja foi trocada a bateria, filtro, bomba injetora... não sei mais o que fazer... alguem que ja resolveu o problema poderia ajudar?
A minha Ranger começou a ter dificuldade de partida há um ano. Foi cansando bateria e motorista.
Fui pela seqüência: Bateria nova, revisão do arranque, limpeza do tanque e pescador, filtros (todos trocados a cada 10.000Km, combustível a cada 5.000Km).
Entrada de ar, não é. Entrada de ar se for grande, faz morrer; se for pequena, faz o motor sacudir, trabalha esquisito, varia de humor (ora melhora, ora piora, mas sempre aos pinotes). Normalmente se aposta em conectores e em arruelas de alumínio.
Posso apostar que na maioria das Rangers vai estar tudo ok, inclusive com bicos abrindo em 200 libras de pressão. Turbinas são um problema à parte, que só se manifestam no uso do motor, não tendo efeito em partida a frio.
Resta apenas a injetora:
Recentemente fiz revisão de injetora e piorou bastante - embora o carro ande muito bem na estrada/cidade, fazendo 12Km/l com ar ligado, família, ultrapassagens, subidas...
Do que eu sei até agora: aumentar a quantidade de óleo que entra na bomba (abrir a bomba, como falam) faz a ranger fumaçar preto nas subidas de morro e não resolve.
Aumentar a pressão interna além do que fala na tabela pode estourar pelo menos o retentor. Trocar cabeçote da bomba para mim não fez diferença - o bombista trocou porque era barato prá ele (R$1500,00) e só gerou uma confusa ainda não resolvida na oficina quando eu descobri o preço e pedi prá tirar de volta...
Já escutei duas teorias: a primeira é que dentro da bomba existem uns roletes de metal responsáveis pelo avanço. Eles permitem uns 5 graus de rotação para a esquerda/direita de acordo com o avanço necessário. O movimento constante destas peças ao longo do tempo faz com que surjam marcas (umas valinhas de uns 1cm de largurra x 1,5cm de comprimento e 0,2mm de profundidade no interior da carcaça devido ao atrito.
Daí, os tais roletes podem ficar um pouco presos e, pela manhã, deixariam o carro levemente fora de ponto dificultando a partida. Mas eu não tive coragem nem R$900,00 para trocar a carcaça (literalmente, "pagar para ver").
Como li em alguma das mensagens anteriores que alguém trocou a carcaça e não resolveu, acho que esta teoria tá meio fraca.
A outra teoria é falta de óleo na partida. Daí o motor gira muito até ter óleo suficiente no primeiro cilindro e excesso nos demais - que vai gerar a fumaça branca que empesteia a casa para desespero das esposas.
Daí que abrir a bomba até melhora um pouco, mas não vai passar na inspeção veicular deste jeito. E particularmente, não me agrada ver o carro fumaçando pelo retrovisor.
Bom, para não ficar para trás, criei também minha teoria: estou apostando que seja erro na regulagem do governador de velocidade variável ou até mesmo que a mola deste regulador esteja fraca. Tem de abrir a injetora e desmontar. Porque é este regulador que, no arranque, libera total pressão de óleo e depois, corta para a quantidade usada na marcha lenta, nas acelerações totais com e sem carga etc.
À propósito: toda a documentação da Bosch se encontra em uma coleção de DVDs chamada ESI Tronic. No DVD K estão os manuais que ensinam detalhadamente a desmontar e verificar a injetora VE. Se alguém tiver um destes, por favor, mande uma MP para mim. Sou doido para aprender mais sobre este assunto. Abraços, boa sorte a todos!