PDA

Ver Versão Completa : Falhamento, aquecimento e trinca do cabeçote GV 2.0 Gasolina 16V



Elisson
07/07/2011, 14:11
Bom pessoal, tou criando o tópico em função de achar interessante o relato de uma não muito boa experiência com o acontecido. Mas se tivesse lido aqui no fórum, talvez não estivesse passando pelo atual momento.

Meu carro, um GV. 2.0 Gasolina 16V com 95 mil rodados recentemente apareceu com um falhamento de manhã ao ligar e muito silencioso.
É caracteristico dos GV/Tracker Gasolina ao ligar de manhã ele dar uma acelerada alta e baixar aos poucos fazendo o barulho de ventoinha ativada e motor em tempos.

O falhamento é proveniente do módulo detectar que a ventoinha "viscosa" não está funcionando (assim me relatou um mecânico). Então se tivesse sabido disto em tempo, ou teria trocado a dita cuja ou teria travado a mesma.

Como não o fiz resultou em longo tempo em aquecimento não acusado pelo leitor de temperatura do painel e trincamento do cabeçote que só foi detectado após teste do mesmo em retifica.

Portanto recomendo:

1 - Falhou, teste bomba de combustível, pressão do mesmo etc.
2 - Verifique a cor do óleo e viscosidade.
3 - Se perceber a ventoinha muito solta, ou compre um motor viscoso novo ou trave o mesmo.
4 - Esses carros não baixam água a tôa.
5 - Verifique vazamentos de mangotes, cor do óleo, radiador com furo e válvula.
6 - Válvula termostática é fácil de trocar, qualquer um troca em casa mesmo. O mangote inferior do radiador que segue para o motor tem uma peça de "plástico" que recebe o mangote do radiador. A termostática está acoplada ao motor, tirou a peça verá ela.
7 - O medidor de temperatura do painel fica por trás do motor em outra peça de ferro que passa água do sistema.
8 - É sempre bom prevenir que passar pela experiência.
9 - Um metodo simples de ver se água está circulando por todos os mangotes é só apalpá-los para ver se estão esquentando. Quando a termostática está travada o mangote superior está aquecido e o inferior frio.

Relato aqui pois o que não encontrei no fórum e tinha curiosidade em saber do carro, soube na prática com o "problema" apresentado
Nossos carros, se bem cuidados e conservados podem ser bem aproveitados por bastante tempo. Não me arrependo em nenhum momento da aquisição e de muito menos estar passando ou ter passado pela experiência pois sei que antes e pós oficina e revisão ele sempre poderá nos trazer felicidades pois na pista, no barro e na areia não troco ele por nada.

Boa revisão do sistema de arrefecimento e tudo de bom à todos!
:dance: :bye:

elder bh
09/07/2011, 13:45
poie e amigo..meu mecanico me disse a mesma coisa ,,que minha helice na esta funcionando,,em alta rotaçao que e onde ela tem de atuar ,,mais como vc disse ,,nao percebi,,e vou ter de trocar a junta e verificar o cabeçote,,se nao ha tricas..segunda ela vai p/ oficina p/ internaçao kk..assim que ele tiver alta ,,fala p/ vcs ,,o resultado da combinaçao ,,vc sabe me dizer ..se tem alguma polia vicosa que substitue a do tracker,,ou vou ter de morrer nuna original memso,,abrss

Elisson
09/07/2011, 19:05
poie e amigo..meu mecanico me disse a mesma coisa ,,que minha helice na esta funcionando,,em alta rotaçao que e onde ela tem de atuar ,,mais como vc disse ,,nao percebi,,e vou ter de trocar a junta e verificar o cabeçote,,se nao ha tricas..segunda ela vai p/ oficina p/ internaçao kk..assim que ele tiver alta ,,fala p/ vcs ,,o resultado da combinaçao ,,vc sabe me dizer ..se tem alguma polia vicosa que substitue a do tracker,,ou vou ter de morrer nuna original memso,,abrss

Uma boa forma de descobrir isso eh retirando ela e levando nas auto peças especializadas, encontrando algo nao esquece de falar pra gente!

Giovanni Morano
09/07/2011, 19:21
poie e amigo..meu mecanico me disse a mesma coisa ,,que minha helice na esta funcionando,,em alta rotaçao que e onde ela tem de atuar ,,mais como vc disse ,,nao percebi,,e vou ter de trocar a junta e verificar o cabeçote,,se nao ha tricas..segunda ela vai p/ oficina p/ internaçao kk..assim que ele tiver alta ,,fala p/ vcs ,,o resultado da combinaçao ,,vc sabe me dizer ..se tem alguma polia vicosa que substitue a do tracker,,ou vou ter de morrer nuna original memso,,abrss

A tua helice nao esta funcionando... e por isso esquentou? e ai trincou a cabelçote?
Tu num vio esquentar não?

Giovanni Morano
09/07/2011, 19:25
Bom pessoal, tou criando o tópico em função de achar interessante o relato de uma não muito boa experiência com o acontecido. Mas se tivesse lido aqui no fórum, talvez não estivesse passando pelo atual momento.

Meu carro, um GV. 2.0 Gasolina 16V com 95 mil rodados recentemente apareceu com um falhamento de manhã ao ligar e muito silencioso.
É caracteristico dos GV/Tracker Gasolina ao ligar de manhã ele dar uma acelerada alta e baixar aos poucos fazendo o barulho de ventoinha ativada e motor em tempos.

O falhamento é proveniente do módulo detectar que a ventoinha "viscosa" não está funcionando (assim me relatou um mecânico). Então se tivesse sabido disto em tempo, ou teria trocado a dita cuja ou teria travado a mesma.

Como não o fiz resultou em longo tempo em aquecimento não acusado pelo leitor de temperatura do painel e trincamento do cabeçote que só foi detectado após teste do mesmo em retifica.

Portanto recomendo:

1 - Falhou, teste bomba de combustível, pressão do mesmo etc.
2 - Verifique a cor do óleo e viscosidade.
3 - Se perceber a ventoinha muito solta, ou compre um motor viscoso novo ou trave o mesmo.
4 - Esses carros não baixam água a tôa.
5 - Verifique vazamentos de mangotes, cor do óleo, radiador com furo e válvula.
6 - Válvula termostática é fácil de trocar, qualquer um troca em casa mesmo. O mangote inferior do radiador que segue para o motor tem uma peça de "plástico" que recebe o mangote do radiador. A termostática está acoplada ao motor, tirou a peça verá ela.
7 - O medidor de temperatura do painel fica por trás do motor em outra peça de ferro que passa água do sistema.
8 - É sempre bom prevenir que passar pela experiência.
9 - Um metodo simples de ver se água está circulando por todos os mangotes é só apalpá-los para ver se estão esquentando. Quando a termostática está travada o mangote superior está aquecido e o inferior frio.

Relato aqui pois o que não encontrei no fórum e tinha curiosidade em saber do carro, soube na prática com o "problema" apresentado
Nossos carros, se bem cuidados e conservados podem ser bem aproveitados por bastante tempo. Não me arrependo em nenhum momento da aquisição e de muito menos estar passando ou ter passado pela experiência pois sei que antes e pós oficina e revisão ele sempre poderá nos trazer felicidades pois na pista, no barro e na areia não troco ele por nada.

Boa revisão do sistema de arrefecimento e tudo de bom à todos!
:dance: :bye:

Bom meu carro faz isso...ligo de manha e ai ele fica tipow muito acelerado!! e o barulho muito alto de ventoinha! parece um avião! ai espero 2 minutos...ele se acalmar... ai sim prossigo! Quer dizer que isso é normal? ou não e? e como sei que a ventoinha não esta funcionando direito!?

Elisson
11/07/2011, 08:00
Bom meu carro faz isso...ligo de manha e ai ele fica tipow muito acelerado!! e o barulho muito alto de ventoinha! parece um avião! ai espero 2 minutos...ele se acalmar... ai sim prossigo! Quer dizer que isso é normal? ou não e? e como sei que a ventoinha não esta funcionando direito!?

Estranhe se esse barulhão de manhã sumir junto com a alta aceleração e de manhã ele pegar muito caladinho.

Acredito que seria interessante, ou uma troca da polia viscosa aprox. aos 100 mil km, ou o travamento da mesma dependendo do uso do veículo ou até adaptação de um motor elétrico.

Já vi em algum lugar na internet (não lembro se aqui no fórum) que o teste para ver o funcionamento é amarrar uma linha na hélice com o motor parado e em seguida funcionar ele. Se a linha cortar, é pq a hélice tá boa, se não é melhor tomar as providências pois tá ruim.

Giovanni Morano
11/07/2011, 08:32
Estranhe se esse barulhão de manhã sumir junto com a alta aceleração e de manhã ele pegar muito caladinho.

Acredito que seria interessante, ou uma troca da polia viscosa aprox. aos 100 mil km, ou o travamento da mesma dependendo do uso do veículo ou até adaptação de um motor elétrico.

Já vi em algum lugar na internet (não lembro se aqui no fórum) que o teste para ver o funcionamento é amarrar uma linha na hélice com o motor parado e em seguida funcionar ele. Se a linha cortar, é pq a hélice tá boa, se não é melhor tomar as providências pois tá ruim.

AHH! entendi!

C_Renato
14/11/2011, 13:13
Bom dia a todos, permitam-me o reativamento do tópico (já li um bocado sobre o assunto aqui e em outros lugares, mas...sempre ficam dúvidas :?)...

Meu carro é um GV II 2.0w, 2000/2001 com +- 98mil km...comprei-o +- há 3, 4 meses e, por um "estalo" mental, resolvi verificar a água do radiador após um passeio de 300km, entre praias, rodovias e estradas carroçais...bom parecia que não tinha mais água no radiador.....:shock: mas o carro não apresentou nenhum problema: não esquentou, não falhou, nada....no dia seguinte ao passeio me deu na cabeça de olhar a água e, parecia estar vazio......completei a água do radiador (nem sabia que tinha que encher também o reservatório de expansão :oops:, então este ficou vazio) e o carro ficou blz....ontem fiz um novo passeio (250km) putz foi show....:cool: ô carrinho bom da gota...hehehe
mas hoje verifiquei a água e estava bem baixo....corri para a internet e vi que poderia ser a tampa do radiador...bom: a minha é de 0.9bar......vi que deveria ser de 1.1bar, será que vai ser só isso mesmo ? tô com um medo danado de ser o cabeçote, mas o óleo está bem limpinho e no nível oks....esse meu motor 2.0w é de 16v né ? vou trocar essa tampa....outra coisa que verifiquei é que a ventuinha está "sempre" ligada :-?, será que tá travada ? posso ficar com ela assim mesmo ?
Abraços, meio que assombrado...hehehe

Giovanni Morano
15/11/2011, 09:49
Bom se o carro esta bem então fica tranquilo, é o seguinte...
Olha se o teu radiador é original, porque as vezes eles trocam a tampa, por já ter feito alguma reforma na parte superior do radiador, se atestar que o radiador é original, compre URGENTE a Tampa 1.1!
Se não souber nada de mecânica, leve em um mecânico(BOM), e ordene que olhe se a VALVULA TERMOSTATICA ainda esta la. Se não tiver la compre JA!
Limpe o sistema de água todo, olhe no manual a quantidade de aditivo e água.

Fica tranquilo, observa depois de trocar a tampa, se o bixo esquenta, pq a tampa errada, engana o marcador de temperatura...
E antes de qualquer passeio bixo, olha teu carro maxu! pq é CARO viu! é bunitim e tudo mais...mais quando quebra! nem queria saber!

Elisson
15/11/2011, 19:54
Água sumindo.......faz logo assim, coloca água e aditivo na proporção 50/50. Desta forma será mais fácil detectar por onde está vazando. A questão da tampa é fácil, compra a do Honda Fit, Honda Accord é tudo 1.1 e tem a mesma altura do bocal do radiador. Se a ventoinha está travada é pq o dono anterior se preveniu ou economizou na compra de uma nova. Caso queira colocar uma nova a da Besta GS 2.2 dá refazendo os furos dos parafusos. O carro fica mais silencioso e refrigerando bleza. A questão da termostática nem esquenta pq se não tiver pode ser melhor pois nossos carros trabalham muito quente e percebi que nas dunas e areia fofa ele força muito!!!! Então troca a água com aditivo, vê se tá vazando e troca a ventolina. R$ 250 reais a da Besta e 450,00 a do GV Tracker. Resolva logo essa questão pois o cabeçote é de aluminio e trinca com o passar dos tempos rodando com ele sem água.

C_Renato
16/11/2011, 08:54
Elisson e Giovanni Morano, muito obrigado pela ajuda!

Na verdade a ventuinha não está travada. Fiz o teste de girar ela com motor frio e ela girou com pequena resistência, amarrei uma linha de costurar e liguei o carro, imediatamente a linha foi rompida e a veituinha estava girando normalmente. :razz:

O carro não chega a esquentar, o ponteiro da temperatura nunca passou do meio, apenas tenho notado o "sumiço" da água do radiador.....acho que tem termostática (num é ela que informa para o relógio lá dentro do carro a temperatura do motor ?:-?) mas vou procurá-la...

Vou trocar a tampa, já até fui ao comércio aqui de Natal, mas....:freaking:melhor nem comentar....(só para vcs terem idéia: uma rua só de loja de peças de carro que nem estacionamento tem :shock:) vou denovo ver se consigo...o povo daqui acha que continuamos somente com as 4 (ford, vw, fiat e gm)....:putz:

grande abraço!

nanito
16/11/2011, 09:07
Elisson e Giovanni Morano, muito obrigado pela ajuda!

Na verdade a ventuinha não está travada. Fiz o teste de girar ela com motor frio e ela girou com pequena resistência, amarrei uma linha de costurar e liguei o carro, imediatamente a linha foi rompida e a veituinha estava girando normalmente. :razz:

O carro não chega a esquentar, o ponteiro da temperatura nunca passou do meio, apenas tenho notado o "sumiço" da água do radiador.....acho que tem termostática (num é ela que informa para o relógio lá dentro do carro a temperatura do motor ?:-?) mas vou procurá-la...

Vou trocar a tampa, já até fui ao comércio aqui de Natal, mas....:freaking:melhor nem comentar....(só para vcs terem idéia: uma rua só de loja de peças de carro que nem estacionamento tem :shock:) vou denovo ver se consigo...o povo daqui acha que continuamos somente com as 4 (ford, vw, fiat e gm)....:putz:

grande abraço!

Verifica se o teu radiador já não foi varetado alguma vez, às vezes neste serviço a calha superior do radiador não fica 100% vedada e a água evapora por ali. Este é o problema que estou tendo com o sistema de arrefecimento do meu Vitara 1.6 16V. A dica do Elisson é regra: TEM QUE TER ADITIVO. Além de contribuir pra manter a integridade física do motor, ajuda na hora de descobrir estes vazamentos, por mínimo que seja.

Grande abraço e depois poste a solução do teu problema!

Giovanni Morano
16/11/2011, 17:43
A simples troca da TAMPA 0.9 pela 1.1, pode ser a solução! Pode estar saindo pela boca mesmo...

Elisson
16/11/2011, 18:18
Elisson e Giovanni Morano, muito obrigado pela ajuda!

Na verdade a ventuinha não está travada. Fiz o teste de girar ela com motor frio e ela girou com pequena resistência, amarrei uma linha de costurar e liguei o carro, imediatamente a linha foi rompida e a veituinha estava girando normalmente. :razz:

O carro não chega a esquentar, o ponteiro da temperatura nunca passou do meio, apenas tenho notado o "sumiço" da água do radiador.....acho que tem termostática (num é ela que informa para o relógio lá dentro do carro a temperatura do motor ?:-?) mas vou procurá-la...

Vou trocar a tampa, já até fui ao comércio aqui de Natal, mas....:freaking:melhor nem comentar....(só para vcs terem idéia: uma rua só de loja de peças de carro que nem estacionamento tem :shock:) vou denovo ver se consigo...o povo daqui acha que continuamos somente com as 4 (ford, vw, fiat e gm)....:putz:

grande abraço!

Companheiro Renato. Meu carro estava com problemas de modo que a água ia para o reservatório de expansão e não voltava pra o radiador. Eu achava que era tampa, então comprei uma nova e troquei. O resultado é que a tampa original não vazava e a que comprei ficou vazando. Então voltei a tampa original e o problema persistiu de modo que um dia, o carro esquentou. E a válvula que eu tinha comprado mas não trocado acabei trocando desta vez. E o resultado final da história é que tentando economizar eu me lasquei de uma vez só uns 4 meses depois da troca da válvula. Pois o cabeçote já tinha trincado de modo que tava vazando compressão até que um dia ele abriu de vez a trinca e aí já viu né?! Gastei 3 mil com cabeçote, óleo, água, aditivo, juntas e tudo mais.

Então o conselho que eu dou é: troque a tampa e a válvula termostática imediatamente e faça uma revisão no sistema com troca de aditivo + água desmineralizada. O aditivo preserva o bloco e o cabeçote pois ambos são de aluminio e se você não coloca água desmineralizada com o aditivo a corrosão logo logo leva seu motor pra o espaço. Digo isso pq meu carro quando tirei a válvula ela estava toda encrostada. Se quiser tirar a válvula e rodar sem ela não há problemas, já estou assim há 5 meses e o acompanhamento de quando está frio ou quente é até melhor!!! E interessante seria você comparar o vento que a ventolina tá fazendo com um carro mais novo pois quando o motor tá quente o funcionamento dela é outro. Gaste R$ 150,00 pra não gastar R$ 1.500,00 ou mais depois !!!! ;) Boa sorte ae.:angel:

Barreto GV-01/01
27/06/2012, 00:05
C_Renato, Gostaria de informar que comprei a minha tampa na motooeste - Honda BR-101 do Civic 01 de 1.1 bar por R$37,00. Esqueça auri, jv-import, etc.. ali não encontro nada de peças.

Elisson, posso instalar a VT do civic / 01?


Vitor

mas.marco
27/06/2012, 09:47
ué... mas se já comprou instala e faz o teste.

só acho que faltou um pequeno GRANDE detalhe nessa historia toda: a bomba d'agua.

radiador bonitinho e novinho, funcionando perfeitamente = ok
valvula termostatica linda e maravilhosa = ok
todas as mangueiras pretinhas e lisinhas = ok

NAO ADIANTA trocar tudo achando que vai resolver. TEM QUE OLHAR a bomba d'agua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Se todo esse misterio de agua sumindo sem nenhum atestado convincente, vá na bomba d'agua.

:curtir:

danielreisp
07/05/2014, 00:15
Olá Pessoal, obrigado pelas experiências relatadas, estou na luta contra o problema de arrefecimento do meu Grand Vitara 2000, o mesmo esta com 176mil km e adquiri a menos de dois meses.

Sempre percebi que o liquido do reservatório de expansão sumia, sempre completava com fluido xingling e água desmineralizada, até que essa semana aumentou e o radiador começou a ficar vazio. Estava bebendo 2L de água por semana.

Eu comprei uma válvula termostática e uma tampa do radiador original na suzucar, porém ainda não chegou, mas hoje pela manha vi aditivo no chão da garagem e resolvi levar para uma oficina especializada em radiadores. Lá o dono me recomendou a trocar o radiador, pois o mesmo já tinha sido reparado, estava com a tampa superior de metal, e estava em péssimo estado. Eu achei salgado mas conforme relatos aqui, temos que gastar neh então troquei o Radiador, por um novo original do Tracker. 720 dilmas à vista. realmente a água não tem baixado mais, porém ainda percebo que está trabalhando em uma temperatura acima da metade do marcador. Chegou até a desarmar o Ar Condicionado.

Estou rodando 100% com água, pois estou esperando chegar a válvula termostática para trocar.

Pretendo agora realizar os seguintes passos:

1) Trocar Válvula Termostática e incluír os aditivos.
2) Verificar a Bomba d'agua.
3) Polia Viscosa, procurar uma da Besta GS 2.7 conforme experiências aqui do fórum.

Espero que resolva até o item 2! hehehhe, pois em junho quero viajar uns 3000km nas férias e ainda tenho muita coisa para revisar! hehehe


Obrigado a todos!! e Vamo que vamos!

mas.marco
07/05/2014, 11:58
Depois volte aqui pra relatar :concordo:

Boa sorte com tudo!

Eduardo Alemão
07/05/2014, 14:11
Começou a sumir agua do radiador do meu Samurai e o problema era tampa do cabeçote empenada. Fica esperto. A agua tava misturando com o oleo e, apesar de não pingar no chão, tinha que completar o radiador a cada 2 ou 3 dias.

Elisson
08/05/2014, 21:13
Olá Pessoal, obrigado pelas experiências relatadas, estou na luta contra o problema de arrefecimento do meu Grand Vitara 2000, o mesmo esta com 176mil km e adquiri a menos de dois meses.

Sempre percebi que o liquido do reservatório de expansão sumia, sempre completava com fluido xingling e água desmineralizada, até que essa semana aumentou e o radiador começou a ficar vazio. Estava bebendo 2L de água por semana.

Eu comprei uma válvula termostática e uma tampa do radiador original na suzucar, porém ainda não chegou, mas hoje pela manha vi aditivo no chão da garagem e resolvi levar para uma oficina especializada em radiadores. Lá o dono me recomendou a trocar o radiador, pois o mesmo já tinha sido reparado, estava com a tampa superior de metal, e estava em péssimo estado. Eu achei salgado mas conforme relatos aqui, temos que gastar neh então troquei o Radiador, por um novo original do Tracker. 720 dilmas à vista. realmente a água não tem baixado mais, porém ainda percebo que está trabalhando em uma temperatura acima da metade do marcador. Chegou até a desarmar o Ar Condicionado.

Estou rodando 100% com água, pois estou esperando chegar a válvula termostática para trocar.

Pretendo agora realizar os seguintes passos:

1) Trocar Válvula Termostática e incluír os aditivos.
2) Verificar a Bomba d'agua.
3) Polia Viscosa, procurar uma da Besta GS 2.7 conforme experiências aqui do fórum.

Espero que resolva até o item 2! hehehhe, pois em junho quero viajar uns 3000km nas férias e ainda tenho muita coisa para revisar! hehehe


Obrigado a todos!! e Vamo que vamos!


Se eu fosse vocÊ iria até 3! VAle a pena a tranquilidade, troquei só a termostatica e depois perdi um cabeçote devido a polia viscosa não estar funcionando.

TiagoTM
08/05/2014, 23:52
Eu to fazendo o motor do meu nestes dias por conta disso galera!!! foi o unico item que nao revisei quando comprei o carro, pode ter sido a tampa do radiador, pode ter sido a valvula termostática ou a bomba, a polia..... o fato é que me lasquei nessa, se tivesse gastado pouca coisa e verificado estes itens e na duvida substituindo eles não estaria gastando tanto agora!

boa sorte ai cara! e se ta sumindo tanta agua assim verifique a compressao do motor numa oficina, vai que....

danielreisp
15/07/2014, 22:44
Olá Pessoal! Voltando para postar sobre a saga do problema de arrefecimento do vitara.

Já fiz o Item 1, e o Item 2 e o Mecânico me falou que tenho que fazer o Item 3. Atualmente estou andando sem válvula termostática, pq ela não está conseguindo resfriar o carro quando precisa. Estou andando apenas na cidade, e será inevitável, vou ter que trocar a polia!
Achei em BH por 330,00 a vista na Rota 200.

Meu carro está com 180mil KM, e na viagem passei um aperto, a válvula termostática, aquela original que comprei na suzucar.. tava travada!!!

Bom, deixa eu explicar a saga..., eu depois de sair do transito da região metropolitana de Belo Horizonte, peguei a BR 262, um tapete e livre... sentei o chinelo... mas por pouco tempo.. quando o carro andava acima dos 100km/h percebi que a temperatura do motor subia. Se eu continuasse a pisar, subia mais ainda.. sério.. e eu estava a 400km de distancia do destino! Viajei com um olho na estrada e outro no painel de temperatura! Pois quando tirava o pé.. e voltava para os 80KM/h a temperatura voltava para a metade.

Chegando lá... liguei para o meu mecânico, e ele disse que esse comportamento era 90% válvula termostática, mesmo sendo nova ( vi relatos que comprovam isso... tem q testar elas antes, pqp). Ai achei um mecanico na cidadezinha, e retirei a válvula... nunca vi o carro tão frio! hehehe Mas também percebi um aumento de 1lkm/l no consumo médio... antes fazia 10..agora 9...(estrada) e 8....faz 7 na cidade.

Logo o mes virar vou comprar a polia! Falido... Orçamento da troca do sistema de arrefecimento... 720(radiador)+80(valvula)+330(polia).
É meu lift vai ficar pra depois viu....kkk

No mais vocês tem toda a razão, sistema de arrefecimento desse carro não pode dar mole!

Obrigado pelo alerta!

danielreisp
02/09/2014, 08:18
Pessoal, chegou o momento da compra da Polia.

Existe a original por volta dos 700,00 (500,00 usada) a original e a paralela (330 nova).

Será que vale a pena a paralela por 330,00?

ivancgbsb
02/09/2014, 10:35
Bom dia Daniel.
Você não quer tentar "recuperar" a polia viscosa ?
Fizemos isso em uma Hilux e em um Vitarinha. Deu diferença BEMm perceptível.
Veja: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos

danielreisp
02/09/2014, 11:19
Pior que eu acho que a peça já sofreu manutenção, os parafusos estão desgastados e eu tenho medo de ficar sem ela, depois de alguma manutenção feita por mim. Como eu vou ficar com a peça, vou fazer e deixar como reserva para alguma emergência de alguém num passeio ou trilha quem sab!

No mais obrigado pelas dicas, e mto bom o seu site! Estou aqui vendo as viagens!

Abraços!

danielreisp
20/09/2014, 18:18
Pessoal, finalmente troquei a polia!

Bom recaptulando... o Chuva estava certo, tinha que ter trocado tudo! Eu andei um bom tempo com o carro meia boca.

Bom, o carro faz um barulho de um furação no motor quando o giro sobe, estou gostando! ehhee a temperatura fica abaixo do meio e não abaixa uma gota do radiador e do reservatório (sempre olho nos dois). Bom galera agora é esperar os feriados e ferias para passear, e pagar as contas kkk.

Final da História: 1 Radiador(720,00), 1 Válvula Termostática(70,00), 1 Tampa do Radiador(35,00), 1 Polia Viscosa(328,00)e umas correias. Eh gastei ainda menos que um cabeçote! kk

Abraços!!!

Vellasco
21/09/2014, 18:57
kkk "barulho de furacão.." é parece que vai levantar voo mesmo.
É bom saber desses detalhes uma vez que não confio em nenhum mecânico da minha cidade eu mesmo faço as manutenções e como não troquei todas as peças do motor, ainda, vou começar a me preocupar com essas coisinhas que podem virar um coisão no futuro.

abraço,

danielreisp
22/09/2014, 13:01
Pois é estou gostando do barulho!

Pois é tem que revisar mesmo, gaste menos para não gastar mais! hehehe pq de qualquer jeito vai gastar!

Abraço!

danielreisp
06/03/2015, 18:07
Bom , meu carro voltou a apresentar problemas.

Verifiquei que está pingando fluido no chão da garagem, olhei puto da vida pois achei que esse problema tinha resolvido, e verifiquei que existe alguns lugares com a cor do fluido, perto do motor e no fundo do radiador. Esse problema aconteceu em dezembro de 2014, e levei o radiador para aperto, no local que comprei (na garantia) porém agora o problema continua.

Das manutenções prevista, meu mecânico disse que se eu for ficar com o carro nos próximos anos, valeria a pena abrir o motor e arrumar o que precisar, estou procrastinando, pois estou desanimado com esse carro. Pq problemas recorrentes desanimam...

Estou pensando seriamente em vender esse carro, depois disso comprar um Willys e preparar... vou deixar o carro do jeito que está, so vendo o mais critico e pensar. Penso como seria uma tracker 0km, sem problemas de arrefecimento... ehehe

mas.marco
06/03/2015, 22:00
Bom , meu carro voltou a apresentar problemas.

Verifiquei que está pingando fluido no chão da garagem, olhei puto da vida pois achei que esse problema tinha resolvido, e verifiquei que existe alguns lugares com a cor do fluido, perto do motor e no fundo do radiador. Esse problema aconteceu em dezembro de 2014, e levei o radiador para aperto, no local que comprei (na garantia) porém agora o problema continua.

Das manutenções prevista, meu mecânico disse que se eu for ficar com o carro nos próximos anos, valeria a pena abrir o motor e arrumar o que precisar, estou procrastinando, pois estou desanimado com esse carro. Pq problemas recorrentes desanimam...

Estou pensando seriamente em vender esse carro, depois disso comprar um Willys e preparar... vou deixar o carro do jeito que está, so vendo o mais critico e pensar. Penso como seria uma tracker 0km, sem problemas de arrefecimento... ehehe


Daniel,

Pega um radiador ZERO e troca todas as mangueiras d'água.
Duvido te trazer problemas.

Obviamente tudo relacionado ao sistema tem que estar em dia (bomba, válvula, ventilador, tampa, reservatório)

O carro é sinistro! Fods são os donos porcos e relaxados (anteriores).

Boa sorte!

danielreisp
06/03/2015, 23:11
Daniel,

Pega um radiador ZERO e troca todas as mangueiras d'água.
Duvido te trazer problemas.

Obviamente tudo relacionado ao sistema tem que estar em dia (bomba, válvula, ventilador, tampa, reservatório)

O carro é sinistro! Fods são os donos porcos e relaxados (anteriores).

Boa sorte!

Pior que comprei o radiador novo, polia viscosa e válvula termostática novas.. Isso tinha parado de dar problemas ate esse mês que começou a baixar água...

Eu imagino que um carro novo bem tratado seria tudo de bom mas na época era o que dava pra comprar. Mas vamo que vamo trabalhar economizar pra deixar o carro andando heheje

Valeu

mas.marco
07/03/2015, 16:15
Calma irmão.

baixando água... olhe todas as mangueiras (retire e olhe na mão pois aconteceu comigo... 1 furo minusculo).
olhe tambem a tampa do RESERVATORIO (e nao somente a do radiador)

voce diz que o radiador é novo mas que esta com vazamento. volte e use a garantia pois parece que nao é tao novo o quanto disseram, na hora da venda.

se vc tem certeza absoluta e cristalina que ta tudo novo, só pode ser pressão no sistema, aí tem que ver a junta do cabeçote.

LFC
09/03/2015, 12:17
Calma irmão.

baixando água... olhe todas as mangueiras (retire e olhe na mão pois aconteceu comigo... 1 furo minusculo).
olhe tambem a tampa do RESERVATORIO (e nao somente a do radiador)

voce diz que o radiador é novo mas que esta com vazamento. volte e use a garantia pois parece que nao é tao novo o quanto disseram, na hora da venda.

se vc tem certeza absoluta e cristalina que ta tudo novo, só pode ser pressão no sistema, aí tem que ver a junta do cabeçote.

Pode ser a bomba d'água tb.
Abs,
LFC

ascpokorski
09/03/2015, 15:01
preciso saber o aperto (torque) do cabeçote do tracker 2.0 16v 2008.]

Elisson
12/03/2015, 10:45
preciso saber o aperto (torque) do cabeçote do tracker 2.0 16v 2008.]

Salvo engano são 11kg. E se está fazendo o motor ou mechendo algo no cabeçote por esquente é recomendável a troca desses parafusos.

danielreisp
13/03/2015, 17:29
Calma irmão.

baixando água... olhe todas as mangueiras (retire e olhe na mão pois aconteceu comigo... 1 furo minusculo).
olhe tambem a tampa do RESERVATORIO (e nao somente a do radiador)

voce diz que o radiador é novo mas que esta com vazamento. volte e use a garantia pois parece que nao é tao novo o quanto disseram, na hora da venda.

se vc tem certeza absoluta e cristalina que ta tudo novo, só pode ser pressão no sistema, aí tem que ver a junta do cabeçote.

Vou revisar, mas pela cor, está vazando do radiador, e ele já fez o aperto uma vez, em dezembro.

Sobre a junta.... Bingo... a junta já estava vazando e com 2,5mil km rodados, ja abaixou mais de 1litro de oleo. Meu mecânico disse que se eu for ficar com o carro nos próximos anos, vale apena abrir o motor.... ai to na duvida... se vendo e compro um willys pra trilha mesmo e volto com meu mille 95 rs..

Ai to nesse impasse, to deixando o carro de lado até decidir... Será que tiro a válvula termostática? agua está baixando pouca, 1L por semana do reservatório de expansão.... no radiador n tem a baixado não.. (mas pela cor do fluido da para ver aonde que está saindo do radiador).

mas.marco
13/03/2015, 18:32
apertar tampa é gambiarra... ou vai la e troca.
e ja ve a junta do cabeçote ANTES que chegue, de fato, no cabeçote...
ou simplesmente esqueça tudo, venda o carro (informando a bronca ao novo dono).

saber que ta com problema e continuar andando é pedir pra levar um batia su$to depois...

danielreisp
10/06/2015, 18:20
Cansei!APELEI hoje 20 dias depois meu carro saiu da Oficina o que fiz?

Desmontou-se o motor: Aplainou o cabeçote e o bloco para n ter duvida, trocamos os retentores de válvulas e os anéis de segmento, coloquei a junta do cabeçote e da tampa de válvulas original. O meu carro hj é outro! Peguei hoje, em breve posto os detalhes, toda a saga! Mas ta ai!

Abraços!

eder oliveira
11/06/2015, 10:46
Daniel, de quanto foi essa brincadeira $$$$$$?

danielreisp
11/06/2015, 11:37
Daniel, de quanto foi essa brincadeira $$$$$$?

esse problema... R$3.300,00!



Mes/Ano
Peça
Preço
Onde



Radiador Tracker Novo no Nelder Radiadores - 700,00
R$ 700,00
Nelder Radiadores



Tampa do Radiador
R$ 50,00
Suzucar



Válvula Termostática
R$ 80,00
Suzucar



Polia Viscosa
R$ 350,00
Roda dos Ventos 4x4



Retifica do Bloco e do cabeçote (foi aplainado)+ troca Retendores de valvulas
R$ 420,00
Oficina de BH



Junta do Cabeçote Original
R$ 300,00
Suzucar



Retendores do Volante
R$ 55,00
Loja fisica em BH



JG Anéis de Segmento
R$ 180,00
Loja fisica em BH



Litros e litros de aditivos perdidos ao longo do tempokkk
R$ 0,00




M.O de desmontar e montar o motor
R$ 800,00
Oficina de BH



Valvula PCV Suzuki VITARA/G.VITARA (original)
R$ 60,00
Suzucar



Anel de Vedação da Valvula PCV (original)
R$ 16,00
Suzucar



Junta da tampa de valvulas GM
R$ 66,00
Suzucar



Interruptor de Óleo Cebolinha VITARA/SAMURAI/BAL (Original)
R$ 60,00
Suzucar



Cano de Agua Inferior GM
R$ 169,00
Suzucar



Total
R$ 3.306,00

JorginhoAraujo
30/06/2018, 11:44
alguém sabe descrever como travar a helice??? tipo um tutorial?
vou trocar a válvula, mas queria garantir travando a helice! antes de abrir o cabeçote.

gilsão
10/12/2020, 23:45
Olá, estou precisando de ajuda para encontrar um cabeçote para meu vitara que foi condenado pelo mecânico. Ele é do ano 2000, 16v 2.0 gasolina motor J20A. agradeço pois não quero vender o meu hulk.

obs: Suzucar não tem.