Ver Versão Completa : Snorkel
Olá pessoal,
Estou pensando em montar junto com o mecânico um snorkel "caseiro" para meu vitara 94.
A idéia é furar o para-lama na reta da caixa do filtro de ar e no lugar do chapéu, colocar um joelho e uns cm de tubo virado pra tras. Com mangueiras e tubos de 2,5. E a fixação do tubo será feita com abraçadeiras de plástico em volta da borracha que acompanha o teto da viatura. :wink:
Mas algumas pessoas já me falaram que com o snorkel o consumo irá aumentar bastante.
Quem tem snorkel (caseiro ou comprado) poderia comentar sobre os prós e contras...
:arrow: Como consumo, potência...
[s]
AlemãoRS
01/06/2005, 11:46
Quando coloquei o snorkel, coloquei os pneus 31" junto, então não sei dizer qto o snorkel aumentou o consumo!Em termos de desempenho a perda que tive foi porcausa dos pneus maiores, que alongam um pouco as marchas e acaba exigindo mais trocas de marcha, mas perda de potência não tive!
O aumento de consumo tb é mais dessa constante troca de marchas no meu ponto de vista!
Andre Sousa
01/06/2005, 13:42
Aê mir000,
Se lembra do snorkel do meu G. Vitara? É da OGZ. Têm pro vitarinha também. Vai por mim, melhor comprar um bacana, como o da OGZ, do que adaptar. No meu caso ficou show, não senti diferença no consumo ou no desempenho. Mas a tomada de ar não ficou nem um pouco estrangulada.
Cota o preço em www.ogz.com.br antes de tudo.
Tô mandando a foto que tá no site:
Acho que vale a pena. :D
AlemãoRS
01/06/2005, 13:50
O modelo que coloquei é diferente deste, acho ele mais discreto que este pq a saída dele não é pelo paralama.
vou colocar as fotos dele no meu album sexta feira a noite!
ricardo sabóia
01/06/2005, 16:25
Amigo, com o snorkel, seu motor vai "respirar" melhor porquê o ar captado mais em cima é um pouco mais limpo.Mas acho que isso aumenta
muito pouco o consumo.Uma coisa é certa: um filtro de ar sujo aumenta mais o consumo.Já que você vai colocar um snorkel não faça gambiarras :!: Coloque um que já esteja pronto p/ usar,não economize pois se seu motor "beber" água, com certeza será necessário pelo menos o valor de uns 10 snorkels para consertá-lo :!: Não esqueça também de elevar os respiros da caixa e da tcase,no vitarinha os dos diferenciais já vem de fábrica elevados.
Ricardo, Jimny 2001.
LuizCabral
01/06/2005, 16:44
snorkel de cano de pvc nao presta.
Se vc quiser fazer um mais barato use cano de ferro mesmo de 2,5.
Se quiser gastar mais compre um feito.
Se quiser gastar pouco e fazer o mesmo efeito, sem ter que cortar a lata no lado de fora, conecte uma mangueira de aspirador de pó na entrada de ar do filtro de ar (com uma abraçadeira).
Tire uma tampinha retalgular que tem no meio da parede corta-fogo no vitara e guarde-a. Quando vc retirar essa peça vai ficar um buraco para dentro do carro. Neste buraco eh que vc vai colocar a outra ponta da mangueira de aspirador de pó. Para que haja uma vedação nesta área, mande fazer uma peça (de chapa ou de fibra) que feche o buraco e que dÊ para conectar a mangueira com uma abraçadeira.
Snorkel eh uma coisa muito pessoal. Quando tinha o vitara eu fiz um snorkel de cano de ferro mesmo, cortando a lata. Já com o samurai eu liguei a mangueira para dentro do carro.
Vai do seu gosto mesmo
Feroza4x4
02/06/2005, 03:10
Snorkel são quase todos iguais. Só muda a estética.
O que precisa ser calculado corretamente é o volume de entrada de ar. Se for menos do que o motor precisa, aí sim ele vai cair de rendimento, trabalhar "forçado" e beber mais.
O único que realmente é melhor que os outros é o Safari por causa do sistema de drenagem, mas custam os olhos da cara, e dependendo do modelo, os olhos da cara e uma mão. :shock:
Sds
em primeiro lugar...
pq cano de PVC nao presta??? p/ mim é até melhor, mais leve, mais barato, nao enferruja e facil de manusear.. é só nao comprar cano "casquinha" , compra um com paredes mais grossas..
Rafa.. quem lhe falaou que Snorkel aumenta o consumo??? desde que o snorkel NAO restrinja a passagem do ar, em nada aumenta o consumo, e pelo fato de ele captar ar mais frio fora do cofre motor, é até CAPAZ de DIMINUIR o consumo, pois ar mais frio é MAIS denso.
fazer o snorkel p/ dentro do habitaculo, tb é uma opcao, principalmente estetica, pois snorkel de tubos e canos é FEIO p/ krai... um de fibra até passa , MAS o barulho do ar sendo sugado pode incomodar...
T+
cristiano
02/06/2005, 08:27
Aê mir000,
Se lembra do snorkel do meu G. Vitara? É da OGZ. Têm pro vitarinha também. Vai por mim, melhor comprar um bacana, como o da OGZ, do que adaptar. No meu caso ficou show, não senti diferença no consumo ou no desempenho. Mas a tomada de ar não ficou nem um pouco estrangulada.
Cota o preço em www.ogz.com.br antes de tudo.
Tô mandando a foto que tá no site:
Acho que vale a pena. :D
Realmente o snorkel da OGZ é muito bonito... mas o seu tá precisando pintar, tá combinando nadinha com o seu vitara...
LuizCabral
02/06/2005, 12:44
cara....
cano de PVC eh gambiarra das grandes...
Além do mais eu não confio na vedação nem na durabilidade... O primeiro galho que bater, já era.
Andre Sousa
02/06/2005, 12:55
Aê Cristiano
O snorkel da foto é do "site" da OGN, de um vitarinha.
O meu carro é G. Vitara, preto, com snorkel tb. preto.
Concordo que o da foto tá feínnn feínnn.
Andre Sousa
02/06/2005, 13:00
RETIFICANDO:
"site" da OGZ
cristiano
02/06/2005, 13:26
Ufa... viva o bom gosto!
Realmente esse snokels de fibra ficam show, mas não acho que valem esse preço alto.
Inicialmente eu estava pensando mesmo em tirar a tampinha entre o retrovisor e o capô, pra passagem da mangueira/cano, pois não precisaria furar a lata.
Acho que se o tubo de PVC for de boa qualidade, não é tão fraco assim não. E no lugar que ele irá ficar (rente a porta), será difícil quebrar... Acho que só tombando (ou se o galho for praticamente um tronco, hehe)!!! :twisted: E se quebrar não será nada difícil nem caro de arrumar. :mrgreen:
A questão é vedar tudo direitinho mesmo e ver o diâmetro das mangueiras/tubos pra não diminuir a passagem do ar pro motor (é isso que aumentaria o consumo, estou certo??? :idea: )
No mais é isso, como nas trilhas por aqui não temos muitas passagens profundas de água, não vou ter pressa pra fazê-lo, mas em breve coloco fotos dele pronto aqui!!! :lol:
Obrigado pelos esclarecimentos!!! 8)
[s]
AlemãoRS
02/06/2005, 16:01
Tu pode passar a mangueira naquela parte de lata logo atrás do capo no canto, dae não precisa ir pra lateral, usa uma mangueira da mesma espessura dessas usadas em aspirador de piscina e depois com um cano (o meu é de ferro) sobe ele até a o teto do carro.
Fica muito dificil de pegar galho assim!
amanhão de noite coloco foto no meu album!
Coloquem as fotos das Gabiaras pra quem ta acompanhando decidir se presta imitar ou comprar feito...
Feroza4x4
02/06/2005, 23:38
Além do mais eu não confio na vedação nem na durabilidade... O primeiro galho que bater, já era.
Não confiar na vedação blz, mas aí a confiança não seria no tubo, e sim em quem montar o snorkel. Se o serviço for mal feito, será mal feito independente de ser PVC, Fibra, Aço Carbono, Alumínio, Cromoly... :shock:
Quanto a quebrar, se for tubo bom, não é fácil assim não. Use o PVC Rígido Tigre. Se esse quebrar um de fibra tb quebraria. Porém é capaz de ficar mais caro que um tubo ferro... :?
Sds,
lg_gustavo
03/06/2005, 09:35
Fala galera,
Bom, em primeiro lugar (sem querer ser chato, mas já sendo :D ) gostaria de pedir que os amigos sempre façam uma pesquisa antes de abrir um tópico. O fórum possui um excelente mecanismo de busca. Pesquisando a palavra Snorkel e restringindo a busca na seção suzuki, de cara encontramos 27 tópicos (incluindo este) que tem a palvra "snorkel"... recomendo aos amigos a leitura de dois deles:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3096&postdays=0&postorder=asc&highlight=snorkel&start=0
e
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5267&postdays=0&postorder=asc&highlight=snorkel&start=0
Em segundo lugar, também sendo chato (ô cara chato :D :D :D ), não acho caro um snorkel custar por volta de 400. Obviamente, se pensarmos apenas na questão "funcional" o item se torna caro, pois um tubo (seja ele de ferro, pvc ou de sei lá oque) bem dimensionado e instalado resolve, mas quando pensamos em um snorkel de 400 latinhas pensamos também em questões estéticas que valorizam o visual da viatura.
[]s chatos :P
lg_gustavo,
Ô cara chato!!! :lol: hehe
Já tinha lido o tópico, mas uqeria saber mais específico, de mais gente quem usa no vitara... Sei que o princípio é o mesmo... hehe :oops:
[s] :oops:
Pessoal, tenho aqui uma foto de um colega que colocou o medelo "caseiro" que fura o para-lama.
O que estou pensando é basicamente esse, porém para não furar, vou retirar a tampinha entre o capô e o retrovisor mesmo...
Segue a foto do bração :twisted: :
http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/formiga/formiga20.jpg
http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/formiga/formiga23.JPG
[s]
AlemãoRS
04/06/2005, 02:00
tem duas fotos no meu album que aparece o snorkel q tenho...gosto dele por ser discreto...
A fotos deram zebra... pelo menos aqui....
Ronnie Silva
04/06/2005, 23:00
Rafael,
sem querer ser mais um na turma dos chatos, os links das fotos que você colocou não estão funcionando. Estão apontando para uma página que não existe mais.
Leonardo, valeu pelas fotos!!!
É mais ou menos assim que quero montar o meu!!!
Ronnie,
Tem nada de chato não... Na verdade, nunca consegui colocar esses links e imagens direito aqui no forum, mas entra no meu site que tem as fotos (entra em "aventuras" e na última trilha "formiguinha").
[s]
LuizCabral
05/06/2005, 17:26
Definitivamente não consigo aceitar um snorkel de PVC.
Pô, se o problema for o custo, não se preocupem que o preço eh quase o mesmo...e aliás pode ser até mais barato, se vc for amigo de um cara que trabalhe com tubos ele pode até te arrumar um! :lol:
Além do mais, até para apertar as abraçadeiras no tudo de pvc eh um problema, eh muito mais fácil de quebrar.
Eu ja tive um vitara com snorkel de tubo de ferro e sinceramente preferia ter colocado um logo da OGZ (visto que o vitara é tambem um carro de passeio, e fica mais bonito). Se faltasse grana pro OGZ eu colocaria a mangueira pra dentro do habitáculo mesmo.
Andre Sousa
07/06/2005, 13:51
Concordo.
O vitara e o G. Vitara têm uma estética mais refinada. É diferente de uma Band ou Rural (bem quadradas). Faço coro com Luiz Cabral.
Espero que não, mas meu receio é que o resultado seja "um trabalho monstro para um acabamento também monstro".
Boa sorte.
MAS COTA O PREÇO NA OGZ ANTES!!!!!!! :x
O vitara é um carrinho bem bonito. :cry:
Andre Sousa
08/06/2005, 12:31
No grupo "Fórum Geral 4x4 Brasil" tem um tóoico execpcional sobre o aparato em questão. Vale a consulta.http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6878
Valeu Andre,
Realmente o tópico explica bastante!!!
Tirou várias dúvidas que inda tinha!!! :P
[s]
LuizCabral
09/06/2005, 01:09
pra finalizar a discussão, entrem nesse topico que eu criei...
Pra que snorkel??? :arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10420
:D :D :D
[]'s V8tados
Pessoal, tenho aqui uma foto de um colega que colocou o medelo "caseiro" que fura o para-lama.
O que estou pensando é basicamente esse, porém para não furar, vou retirar a tampinha entre o capô e o retrovisor mesmo...
Segue a foto do bração :twisted: :
[s]
Só agora é que eu vi esta maravilha aí... :D
Podem falar o que quiser mais estas fotos minhas ficaram muito legais...
Estava tentando abrir uma nova trilhinha... :lol: :lol: :lol:
Voltando ao assunto...
O meu snorkel é Caseiro, de PVC, mas funciona super bem... :P
Nunca tive nenhum problema com quebras ou qualquer outra coisa
Sobre o consumo, tbem não posso falar que aumentou por causa do Snorkel, pois na mesma epoca coloquei uns sapatinhos maiores (235). Que aumentou o meu consumo aumentou, mas acho que não foi por causa dele e sim do pneu!!!
Quanto a potencia, não alterou em nada, alias o bichim ficou com um barulho que chama a atenção de todos na rua...
E isso aí Rafael, estou achando este pessoal ai muito mauricinho :twisted: , quer tudo muito bonitinho... como não estou com esta bola toda, coloquei a solução caseira mesmo e estou muito satisfeito.
A proposito foi o Edmur que colocou o meu, ele está instalando pelo menos uns dois deste tipo por dia lá na Minas Motors
Inté - sem comissão, valeu! :wink:
Se quiser gastar pouco e fazer o mesmo efeito, sem ter que cortar a lata no lado de fora, conecte uma mangueira de aspirador de pó na entrada de ar do filtro de ar (com uma abraçadeira).
Tire uma tampinha retalgular que tem no meio da parede corta-fogo no vitara e guarde-a. Quando vc retirar essa peça vai ficar um buraco para dentro do carro. Neste buraco eh que vc vai colocar a outra ponta da mangueira de aspirador de pó. Para que haja uma vedação nesta área, mande fazer uma peça (de chapa ou de fibra) que feche o buraco e que dÊ para conectar a mangueira com uma abraçadeira.
Isso resolve?
Apesar de eu estar falando de uma pajero por aqui no meio dos Suzuki :oops: :dance: a minha duvida se enquadra aqui.
Tipo, o da pajero é naturalmente exatamente como o LuizCabral descreveu acima. A ordem fica bem assim:
Motor - Mangueira - Filtro de Ar - Mangueira bem curta(o filtro fica praticamente grudado com a parde Corta-fogo) e Corta-fogo.
(Isso tudo na lateral direita e la na frente do carro, na parte mais alta, bem junto a tampa do capô do motor)
O ar que o motor "respira" vem de dentro da parede corta fogo.
Além disso, mais pra baixo, em direção a frente do carro, tem um "respiro" da parade corta fogo, um snorkel da corta fogo :pensativo:
Mas eu tampei ele com a mão e não puxa nenum ar com o motor ligado.
Então minha duvida fundamental é: :mrgreen:
Se eu imendar uma mangueira na entrada do filtro de ar, e ao inves de deixar o ar ser capturado de dentro da corta-fogo, eu levar uma mangueira LÁ em cima, mais perto do Parabrisa, porém dentro do espaço do motor, vale a pena???
Considerando que iria ficar uns 5 cm mais alto, porem dentro do proprio espaço do motor. :mrgreen: :?
Espero ter sido claro hehe
abs.
Zé Novais
06/11/2007, 13:28
Alemão RS, teria como vc me mandar fotos de SNORKEL, se for como penso é o que quero fazer em meu Vitara, pode mandar pra "nobales976@gmail.com"
Zé Novais
12/11/2007, 16:00
É complicado desmontar a lateral dianteira esquerda pra fazer a instalação do snorkel?