PDA

Ver Versão Completa : Alinhamento de rodas/direção Pajero TR4.

jpuerro
06/07/2011, 18:51
Ola pessoal 4x4!!

o caster direito da minha branquinha esta desalinhado e fui na Konigame Alinhamento Técnico - Konigame (http://www.konigame.com.br/)
e me cobraram R$950,00 e 4 dias de trampo.....:shock: :stop:

alguém pode me dar alguma dica!!

na estrada não esta puxando muito para direita, mas ao esterçar para minha esquerda ao final do batente o pneu direito "arrasta" no chão.

abs e obrigado!

joao

Neto1
06/07/2011, 21:19
Meu Amigo:

Houve algum acidente com sua TR4?

jpuerro
07/07/2011, 00:28
Neto nao sei ou foi batida (nao parece...) ou pegou um belo buraco...

Neto1
07/07/2011, 09:30
Prezado jpuerro:

Perguntei sobre eventual acidente, porque desalinhamento do pino mestre (caster) não é muito comum. O angulo de caster é o responsável pela característica auto centrante do sistema de direção, que é a tendencia do volante voltar sozinho à posição central após uma curva.

Sua TR4 tem esta tendencia ou não? Quem diagnosticou caster desalinhado? A cambagem e a convergência estão dentro dos limites? Os pivots estão com folga?

Faço estas perguntas porque acho que a primeira coisa a fazer é ter certeza do diagnostico.

ROAD TECH
07/07/2011, 22:15
Ola pessoal 4x4!!

o caster direito da minha branquinha esta desalinhado e fui na Konigame Alinhamento Técnico - Konigame (http://www.konigame.com.br/)
e me cobraram R$950,00 e 4 dias de trampo.....:shock: :stop:

alguém pode me dar alguma dica!!

na estrada não esta puxando muito para direita, mas ao esterçar para minha esquerda ao final do batente o pneu direito "arrasta" no chão.

abs e obrigado!

joao

Olá Amigo,

O desajuste de cáster na TR4 pode ser corrigido, até certo limite, atuando nos tirantes dos braços inferiores. Uma montagem semelhante era usada nos Opalas. A causa pode ser devido a uma pancada forte em algum buraco ou mesmo o mal estado das buchas de borracha dianteiras. Um diagnóstico preciso poderá evitar gastos desnecessários. Para o carro ficar 4 dias nesse serviço, o caso deve (ou deveria ser) muito grave e vc estaria sofrendo com sérios problemas de dirigibilidade.

Leia abaixo um texto técnico sobre cáster.

Sds,

Octávio

Caster

É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou
braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável
pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um
bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de
rodagem de um pneu.
O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular
da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e
prematuro da banda de rodagem do pneu.
• Positivo - quando a inclinação do eixo de giro é para a frente
• Negativo – quando a inclinação do eixo de giro é para traz
• Zero – quando o eixo de giro está na vertical
11
Função
Proporcionar estabilidade direcional.
O caster, quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto
de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem
a manter-se alinhadas para frente, impondo ao veículo uma trajetória em linha reta.
O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influencia no
desgaste dos pneus.
Os efeitos de um caster fora das especificações são os seguintes:
Quando insuficiente
• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade
Quando excessivo
• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade
• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade
Diferente lado a lado
• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas
em freagens violentas
• A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau

jpuerro
11/07/2011, 12:01
Amigos valeu por enquanto!

O 1º diagnostico foi feita na própria mit, quando troquei todas as buchas e amortecedores, e falou que não realiza este serviço...

fui viajar outro dia e a viatura não puxa demasiadamente para o lado do passageiro... na verdade esta bem estável Chguei a 140 km/h sem notar muita instabilidade.

o volante volta sozinho normalmente ao esterçar sim ( pratica que sempre faço ao dirigir)..

realmente o que noto (e que me incomoda) é o esterçamento para esquerda ao final do batente que o pneu "arranha" no chão... se eu volto pouquíssimo ele não faz mais o barulho com o chão...

O outro diagnostico foi feito na Konigame que pediu aquele valor e tempo para o serviço...

sei la...

Obrigado Octávio pelo detalhamento!
Obrigado Neto pelo apoio!

abs

TOYOTA1964
22/01/2013, 16:15
qual pneu vc usa?

ghost
08/03/2013, 22:19
Olá a todos. Hoje fui fazer a cambagem da minha TR4 (2009) e acabei fazendo também trabalho no caster. Sai do mecânico um pouco grilado com o preço que me cobraram: R$ 110 por roda na cambagem e R$ 90 por roda no caster. Como cada serviço foi feito nas duas rodas dianteiras. Ficou um total de R$ 400. Eu particularmente achei caro (por que tudo relacionado a esse carro é tão caro?????). O que vocês acham e quanto vocês geralmente pagam nesses serviços? Abraços.

RegisBarcel
09/03/2013, 23:10
Olá Ghost. Paguei, aqui no Rio, 70 reais por roda(Cambagem).

ghost
10/03/2013, 02:04
Obrigado Regis. Pelo visto, paguei muito caro. Agora sei onde não ir. Perderam um cliente.

florim
31/07/2015, 11:19
Olá a todos. Hoje fui fazer a cambagem da minha TR4 (2009) e acabei fazendo também trabalho no caster. Sai do mecânico um pouco grilado com o preço que me cobraram: R$ 110 por roda na cambagem e R$ 90 por roda no caster. Como cada serviço foi feito nas duas rodas dianteiras. Ficou um total de R$ 400. Eu particularmente achei caro (por que tudo relacionado a esse carro é tão caro?????). O que vocês acham e quanto vocês geralmente pagam nesses serviços? Abraços.

Oi amigo, ano passado (2014) eu tinha um peugeot 207 e me foi cobrado 110 reais pra roda dianteira esquerda. Não sei se em 2013 era mais barato. Abraço

nenhumdenos
06/11/2015, 23:56
Pessoal,

fui fazer alinhamento e balanceamento, e falaram que não podia alinhar pq tinha cambagem e caster pra fazer. Comprei o carro com 30mil km rodados, rodei quase 1.5 mil e agora sei dessa de não alinhar. É normal isso ? De fazer isso ?

Andar com isso por fazer, tá mais que o limite de erro ele. uma roda por pouco, a outra por metade da tolerância. O rapaz do alinhamento falou que só estraga o pneu. É isso mesmo ?

lagatixa
09/11/2015, 10:50
Fiz a cambagem do meu esse mês e foi R$ 120,00 cada roda.

nenhumdenos
10/11/2015, 10:41
Fiz a cambagem do meu esse mês e foi R$ 120,00 cada roda.

É realmente caro ...

Precisou trocar alguma peça ?

lagatixa
10/11/2015, 20:29
Não houve necessidade de trocar peças.

nenhumdenos
11/11/2015, 11:18
Não houve necessidade de trocar peças.

Tá bom, aqui estão cobrando R$180,00 por pneu. Como o deslocamento é pequeno, ele falou que faz caster e cambagem por R$380,00. Mas tô achando ainda meio salgado :(

Vou olhar opções.

Alguém de Natal tem recomendação ?

gundimjr
24/04/2021, 21:37
Existe uma polêmica sobre o procedimento de cambagem dos veículos. A montadoras são contra, mas muitos mecânicos recomendam sob o pretexto de muitas vezes não haver um tipo de procedimento definitivo pra resolução do problema, onde mesmo trocando toda a suspensão o problema pode não ser resolvido.

pensei: na TR4 esse procedimento é mais complexo devido às barras estabilizadoras? O procedimento pode acarretar mais problemas que o usual de um carro popular normal?

E o que vcs acham desse procedimento?

diogofalcomer
24/04/2021, 21:57
Se não me engano, segundo o manual de manutenção na TR4 não se faz cambagem. Ai embaixo tu pode procurar melhor nos manuais.

Manual de Manutenção Pajero TR4 (Pinin) (4x4brasil.com.br) (https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/25595-manual-de-manutencao-pajero-tr4-pinin.html)

gundimjr
25/04/2021, 05:11
Acho que nenhum carro depois dos anos 90 tem esse ajuste (exceção ao gol). Isso vai estar em todos manuais dos carros modernos. Não tenho certeza.

Porém ainda assim alguns mecânicos recomendam devido às alternativas limitadas. A dúvida sobre a Tr4 é por ela ter uma estrutura bem mais robusta. No caso, por onde começar se não for encontrado nenhum defeito nas peças? O correto seria uma “gabaritagem” da manga de eixo?

Se não me engano, segundo o manual de manutenção na TR4 não se faz cambagem. Ai embaixo tu pode procurar melhor nos manuais.

Manual de Manutenção Pajero TR4 (Pinin) (4x4brasil.com.br) (https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/25595-manual-de-manutencao-pajero-tr4-pinin.html)