Ver Versão Completa : Motor diesel disparando
Amigos foristas,
Hoje, conversando com um amigo que tem uma Ranger XLT PS 2003, ele contou que está com a pkp em uma oficina fazendo revisão. O mecânico da oficina tirou o radiador juntamente com o intercooler para troca da correia dentada. Quando foi fazer a montagem verificou que o intercooler tinha vazado uma pequena quantidade de óleo na bancada. Então ele falou que era óleo proveniente da turbina. Como a quantidade era pouca o meca falou que era normal, mas se fosse uma quantidade maior seria problema pois já tinha recebido dois veículos (Ranger e Pajero) com os motores estourados. Segundo o relato dele, quando a turbina começa a jogar óleo para o intercooler a mesma está ruim e o motor pode acabar disparando, ou seja, NÃO ADIANTA DESLIGAR NA CHAVE, TEM QUE ENCOSTAR EM UM POSTE ENGRENAR UMA 5ª E FAZER ELE MORRER PORQUE SENÃO O ÓLEO TODO VAI EMBORA DO CÁRTER E FUNDE O MOTOR.
Então, como nunca tinha escutado coisa semelhante pergunto: procede o relato? Alguém já ouviu falar ou presenciou fato semelhante?
Abraços.
Imperador!
06/07/2011, 19:00
O relato procede.
Vá no fórum Mitsubishi que tem inúmeros relatos de motores de L200 disparando.
Particularmente, não vi acontecer com as Ranger, Hilux ou Triton, mas não quer dizer que não posso ocorrer.
Para quem (Deus nos livre!) se ver numa situação dessas, só tem uma solução: tentar bloquear a admissão de ar do motor.
Carlos A. C. Azevedo
06/07/2011, 20:09
Sim, pode acontecer em qualquer motor, com BI ou CR, não tem como escapar depois que acontecer, mas pode verificar se tem MUITO ÓLEO na admissão..
E se disparar só tem dois jeito, é esses mesmo tampar a entrada de ar da turbina, O QUE É MUITO ARRISCADO E RECOMENDADO SÓ SE TIVER BASTANTE "CALMO" E CONSICENTE DO QUE SE TEM QUE FAZER, algo impossivel depois de ver o conta giros passando dos 5000 rpm.
A outra é matar na 5ª, mas pode quebrar o eixo piloto da caixa ou até coisa pior, mas é melhor a caixa do que o motor... sendo essa ultima muito MAIS segura...
Imperador!
06/07/2011, 20:58
Detalhe: esse negócio de matar na 5ª nem sempre funcionará...
Não sei se faz sentido, mas acho que numa Ranger (relação longa), matar na 5ª é mais fácil; mas se for numa picape com relação curta deve ser mais difícil; AT, então, danou-se!
Leonel Lousa
06/07/2011, 22:09
Eu ja vi acontecer isso com uma l200 colocar marcha nao adianta, o cara matou ela tampando a admissão com a mão, deu um chupão na mão dele, bem forte mesmo, mas apagou ela, fiquei imaginando o motor da Ram, deve rancar pedaço!!!!!!
Isso aconteceu com a minha Ranger.
Minha esposa estava dirigindo sozinha e a turbina estourou. A caminhonete ficou envolta em uma bola de fumaça. Graças a Deus ela conseguiu encostar em um ponto de ônibus e desligou.
Fui até o local e chamei o mecânico (Emerson do RK. Conhecido aqui). Ele pediu que eu ligasse o carro para que ele olhasse o motor para ver o que tinha acontecido. Depois pediu que eu desligasse. Desliguei a ignição mas o motor continuou funcionando.
Quando o Emerson viu isso, pediu para eu sair e entrou correndo na Ranger. Ele pisou no freio de estacionamento, pisou no freio normal, engatou a 5ª marcha e ainda pisando no freio, largou a embreagem de vez. Assim o motor apagou.
Se o mecânico não estivesse lá eu não saberia o que fazer. Nunca tinha ouvido falar disso. Ele disse que já viu motor explodir assim.
Tive que comprar uma turbina nova. A que estourou não teve como retificar. A nova com garantia de fábrica morreu em R$ 2.499,00 :-(
Ainda bem que não precisei pagar o que me cobraram em uma concessionária aqui de Brasília (Slavieiro). Me cobrou R$ 8.132,00
Economizei uma grana danada :dance:
Provavelmente nos motores eletrônicos entraria na rotação de corte e o suprimento de diesel seria cortado. Correto?
Abraços,
FRanger
Imperador!
07/07/2011, 11:55
Provavelmente nos motores eletrônicos entraria na rotação de corte e o suprimento de diesel seria cortado. Correto?
Abraços,
FRanger
Quando ocorre o disparo do motor e se fecha a chave, já se corta a alimentação de combustível.
O problema é que o motor continua funcionando queimando o óleo do motor, em vez do diesel.
Tomara que os motores eletrônicos tenham alguma medida de segurança pra essas situações...
Carlos A. C. Azevedo
07/07/2011, 13:17
E na L200 a 5ª é muito curta, mas hoje estava parado com a segunda engatada e com o pé do freio tirei o pé de uma vez da embreagem e o motor morreu, ps ele tava em marcha lenta..
Mas o problema todo é o óleo que a turbina sobe pra admissão, o ideial seria que o intercooler tivesse um recolhedor pra esse óleo nunca chegar nem a subir pra entrada da adimissão...
E tambem um fechamento automatico da admissão quando ocorresse um neogcio desse, mas correr perigo pra desligar o motor, tampando a admissão com o bicho a mais de 5000 rpm , é muito melhor deixa ele estourar do que correr risco desofrer um acidente grave que Deus o livre.. é 100% mais vantagem..
vieira912
07/07/2011, 14:45
Quando ocorre o disparo do motor e se fecha a chave, já se corta a alimentação de combustível.
O problema é que o motor continua funcionando queimando o óleo do motor, em vez do diesel.
Tomara que os motores eletrônicos tenham alguma medida de segurança pra essas situações...
Como você mesmo disse
como o motor a Diesel acaba queimando o Óleo do motor que provavelmente viria da turbina caso o eixo comece a soltar mais óleo do que o Normal, ou até uma quebra do eixo da turbina como nosso colega ai de cima informou mesmo sendo a BI ou Commom Rail acaba disparando do mesmo Jeito.
também pode acontecer em motor que esteja com Algum vazamento interno tipo retentores de válvulas vazando ou anéis, mais o mais comum que dispara a ponto de explodir o motor é do óleo da turbina, principalmente aquele retorno da tampa do motor para a mangueira de admissão da turbina acho bacana a iniciativa da norma EuroII-III mais infelizmente acaba acumulando muito óleo no inter-cooler, mais mesmo assim o motor vai queimando este óleo de pouco a pouco e faz até com que economize combustível, mais em alguns casos com a L-200 com o motor 4D56 ele acumula óleo demais nas mangueiras e quando o motor chega a uma certa Quilometragem acaba ocasionando isto, na maioria das vezes desliga sozinho devido ao acumulo de óleo ser pouco.
mais ai vai uma dica pessoal esta coisa de tampar com a mão é muito arriscado até mesmo causa de um back-fire que pode simplesmente arrancar a mão do condutor, faça que nem um colega fez, pegou o tapete de borracha do carro e tampou utilizando a mão ai sim conseguiu morrer o motor.
até mais.:concordo:
RGamaJr_4x4
07/07/2011, 15:07
Uma Havaiana legítima também deve servir pra tapar a admissão. :)
Tem casos de motores que disparam também quando a viatura é ligada após ser desvirada depois de permanecer um tempo tombada. Mesmo motivo: óleo lubrificante na câmara.
Então pode-se depreender o seguinte: o que faz o motor disparar, no caso comentado, é o óleo do motor que vem em excesso da turbina, passa pelo intercooler e atinge a admissão virando combustível no lugar do diesel. Por isto, mesmo desligando a chave o motor continua funcionando até que acabe todo o óleo do cárter, correto? Como prevenir? Andando com uma havaiana, a legítima (rsrsrs) dentro da picape? Ou existe outro modo de evitar a tragédia?
Abraços.
Matiusso
07/07/2011, 15:27
Não entendi o porque dispara o motor...entendi que seria oleo que estaria no intercooler, mas o que ocorre que faz o oleo disparar.
No meu caso, peguei a mangueira que jogaria o oleo na admissão (entrado do intercooler, correto?) e joguei para baixo (chão), isto eliminaria a possibilidade de ocorrer esta " disparada"?
Carlos A. C. Azevedo
07/07/2011, 20:17
Não entendi o porque dispara o motor...entendi que seria oleo que estaria no intercooler, mas o que ocorre que faz o oleo disparar.
No meu caso, peguei a mangueira que jogaria o oleo na admissão (entrado do intercooler, correto?) e joguei para baixo (chão), isto eliminaria a possibilidade de ocorrer esta " disparada"?
Sim, o que faz ele disparar é que alem de consumir óleo diesel ele também começa a queimar o oleo lubrificante do motor, ai o bicho começa a explodir lá, e num tem o que acalme, ou é tampar a admissão ou matar na 5ª.
Sim, pode ajudar em parte, mas quando o eixo da turbina começa a passar óleo junto com o ar comprimido pro intercooler esse é o pior... ai num tem jeito, ou é trocar a turbina, ou limpar de tempo em tempo o intercooler...
Moisés S.M
08/07/2011, 17:38
Achei um vídeo de uma BM X5 com o motor disparando...pelo jeito esse não teve um final feliz!
YouTube - ‪BMW X5 Engine Problems‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=58SoI7YKr4o)
RGamaJr_4x4
08/07/2011, 17:49
Caramba, Moisés... nos videos relacionados a este tem outros mais brabos ainda. Que triste.
Imagina a Amarok com 2 turbos. rs
RGamaJr_4x4
08/07/2011, 17:55
Nem sempre deve ser tão fácil tapar a admissão...
http://www.youtube.com/watch?v=5zx3qKX_Pno
Moisés S.M
08/07/2011, 18:20
[QUOTE=Rogério Gama;1479561]Nem sempre deve ser tão fácil tapar a admissão...
É verdade...rsrsrsrsrs
R.Becker
08/07/2011, 18:38
Uma vez o pai de um amigo meu me comentou sobre isso....
Me disse q colocando um pouco de gasolina no tanque também é suficiente pra disparar motor diesel..
Isto ocorria muito com os antigos motores Detroit Diesel de 2 tempos. Veículos que utilizavam estes motores tinham no painel um botão de parada de emergência que bloqueava a entrada de ar.
Imperador!
08/07/2011, 19:05
Um vídeo bacana pra quem entender inglês... explica tudinho!
http://www.youtube.com/watch?v=WmkHTkmj2_U
erchunha
29/06/2012, 22:12
Amigo o melhor mesmo é fazer uma revisao pelo menos de 15 em 15 mil kmts para verificar se não está acumulando oléo no interculer acima do normal .
erchunha
29/06/2012, 22:17
Agora eu acabei de comprar uma ranger 2.8 poewer strok diesel e ao funcionar ela de marcha lenta tudo normal mais acelerou daí ela dispara até 3000 rpm mais desligando a ignição ela apaga o motor na hora ,eu estou achando que é na BI ou na vauvula de prassao de retorno de diesel da mesma alguem já passou por esse problema,se já comente o resultado por favor.
BRAVOECONOVEMBER
30/06/2012, 11:17
o cabo do acelerador ou quadrante da bi não estão trancando não?
erchunha
30/06/2012, 13:05
o cabo está livre ou seja não está travando não,grato erchunha.
BRAVOECONOVEMBER
01/07/2012, 10:25
Oleo certamente não e.leva pra mecânica ver essa bi, foi só o que restou pelo jeito.
Edintruder
01/07/2012, 20:30
Motor disparando não é coisa legal de se ver e muito menos se for no teu carro. As causas mais comuns é o retentor da turbina quebrado ou desgaste excessivo da bomba injetora. Nas L200 podem ocorrer isso se o retorno do diesel entupir. De qualquer forma, se o nível de lubrificante estiver baixando muito e fazendo muita fumaça azul, é o primeiro indício de causar um disparo quando o motor estiver quente.
erchunha
01/07/2012, 22:19
Amigos amanhã eu vou levar ela num bombista e depois de resolvido o defeito eu posto aqui ,mas se algem ja tiver passado por esse problema ,favor me de alguma luz pois preciso resolve-lo de forma mais economica,grato Erchunha.
Wanderson L Souza
02/09/2012, 18:40
Amigos foristas,<br>
Hoje, conversando com um amigo que tem uma Ranger XLT PS 2003, ele contou que está com a pkp em uma oficina fazendo revisão. O mecânico da oficina tirou o radiador juntamente com o intercooler para troca da correia dentada. Quando foi fazer a montagem verificou que o intercooler tinha vazado uma pequena quantidade de óleo na bancada. Então ele falou que era óleo proveniente da turbina. Como a quantidade era pouca o meca falou que era normal, mas se fosse uma quantidade maior seria problema pois já tinha recebido dois veículos (Ranger e Pajero) com os motores estourados. Segundo o relato dele, quando a turbina começa a jogar óleo para o intercooler a mesma está ruim e o motor pode acabar disparando, ou seja, NÃO ADIANTA DESLIGAR NA CHAVE, TEM QUE ENCOSTAR EM UM POSTE ENGRENAR UMA 5ª E FAZER ELE MORRER PORQUE SENÃO O ÓLEO TODO VAI EMBORA DO CÁRTER E FUNDE O MOTOR. <br>
Então, como nunca tinha escutado coisa semelhante pergunto: procede o relato? Alguém já ouviu falar ou presenciou fato semelhante?<br>
Abraços.<br>
<br>
Prezado Raposo,<br><br>Lendo seu topico e percebendo suas duvidas observaei que em uma analise prelimnar podem estar ocorrendo diversos fenomenos mecanicos no seu veiculo, sem conhecimento especifico da situação.Gostaria de fazer as seguintes observações:<br><br>- Oleo no turbo: Dependendo da quantidade e aspecto podem ser de problemas mecanicos internos no turbo ou por caracterisiticas proprias do produto.Possiveis problemas internos no turbo, quebra de anel de força tangencia ou desgaste no mancal de força axial.Esses problemas podem ocorrer por erros de operação do veiculo, vindo a ocorrer o chamado "hot shut down" que é um fenomeno ligado a questoes de desgastes de componentes internos do turbo pelo fato de nao se realizar os procedimentos de desligamento do motor conforme especificado.Um exemplo, voce chega com o veiculo quente, apos uma subida ingrime e desliga imediantamente apos a subida, o turbo esta em tempertaturas altissimas nesse momento e o oleo lubrificante que possui a função de resfria-lo perde o potencial de troca de calor por ser interrompida a lubrificação.O eixo do rotor central da indicios claros desse fenomeno com marcas de execesso de temperatura.Outro risco com essa situação de operação é o chamado "cooking oil" em bom portugues fritar o oleo, vindo assim a obstruir os canais de lubrificanção dos mancais do turbo e consequentemente causar danos mecanicos no turbo e passagem de oleo.<br>Existem turbos que em determinadas situações passam um pouco de oleo mesmo, mas existe explicação para isto que nao seja um dano mecanico.Na maioria dos casos ocorre um fenomeno denominado "Delta P" onde em situações de "down hill" descidas ngrimes sem aceleração do veiculo, onde teremos um diferencial de pressão( Delta P) desfavoravel realizando a sucção do oleo da carcaça central do turbo para o sistema de admissão. Me desculpe se falei alem do normal, sou engenheiro mecanico especializado em motores e se voce precisar de alguma ajuda ou quiser trocar alguma ideia sobre outros topicos relacionados a motores estou a disposição! Uma abraço e espero ter ajudado!
Então pode-se depreender o seguinte: o que faz o motor disparar, no caso comentado, é o óleo do motor que vem em excesso da turbina, passa pelo intercooler e atinge a admissão virando combustível no lugar do diesel. Por isto, mesmo desligando a chave o motor continua funcionando até que acabe todo o óleo do cárter, correto? Como prevenir? Andando com uma havaiana, a legítima (rsrsrs) dentro da picape? Ou existe outro modo de evitar a tragédia?
Abraços.
como o pessoal falou, basta você não deixar a 5.a marcha enguiçar (sempre que o carro der algum problema -- se é que dá -- e a 5.a marcha não engatar, corre no mecânico e conserta logo! hehe). Se disparar, cortou a ignição, continuar berrando, freio de mão (que é no pé) + freio até o fim, engata a 5.a (debreado é claro), e solta a embreagem deixando o carro morrer. É um tranco daqueles? É. Mas é melhor do que deixar tudo derreter lá dentro. Bom, se você tiver aqueles tapetes de borracha grossos ou a havaiiana, pode tapar a entrada de ar, se não tiver tudo enfumaçado já. Se tiver fumaça pura, mata no 'clutch' (estrangulamento) mesmo.
E não ligue de novo, pois ele vai disparar! :P É guinchão até a oficina. Você pode até experimentar ligar por conta e risco, mas pronto pra matar ele "no grito" de novo.
Então, nunca se esqueça: disparou, desligou, não morreu, enforca na 5.a. =]
Se estiver "light" o desparo, vai na havaiana ou tapete de borracha pra interromper o ar na admissão.
Se deixar queimar até acabar, uma hora ele vai parar, seu motor porém vai literalmente pro céu junto de toda aquela fuligem (que literalmente tem resíduos do motor).
folli2007
09/09/2012, 21:39
<br>
<br>
Prezado Raposo,<br><br>Lendo seu topico e percebendo suas duvidas observaei que em uma analise prelimnar podem estar ocorrendo diversos fenomenos mecanicos no seu veiculo, sem conhecimento especifico da situação.Gostaria de fazer as seguintes observações:<br><br>- Oleo no turbo: Dependendo da quantidade e aspecto podem ser de problemas mecanicos internos no turbo ou por caracterisiticas proprias do produto.Possiveis problemas internos no turbo, quebra de anel de força tangencia ou desgaste no mancal de força axial.Esses problemas podem ocorrer por erros de operação do veiculo, vindo a ocorrer o chamado "hot shut down" que é um fenomeno ligado a questoes de desgastes de componentes internos do turbo pelo fato de nao se realizar os procedimentos de desligamento do motor conforme especificado.Um exemplo, voce chega com o veiculo quente, apos uma subida ingrime e desliga imediantamente apos a subida, o turbo esta em tempertaturas altissimas nesse momento e o oleo lubrificante que possui a função de resfria-lo perde o potencial de troca de calor por ser interrompida a lubrificação.O eixo do rotor central da indicios claros desse fenomeno com marcas de execesso de temperatura.Outro risco com essa situação de operação é o chamado "cooking oil" em bom portugues fritar o oleo, vindo assim a obstruir os canais de lubrificanção dos mancais do turbo e consequentemente causar danos mecanicos no turbo e passagem de oleo.<br>Existem turbos que em determinadas situações passam um pouco de oleo mesmo, mas existe explicação para isto que nao seja um dano mecanico.Na maioria dos casos ocorre um fenomeno denominado "Delta P" onde em situações de "down hill" descidas ngrimes sem aceleração do veiculo, onde teremos um diferencial de pressão( Delta P) desfavoravel realizando a sucção do oleo da carcaça central do turbo para o sistema de admissão. Me desculpe se falei alem do normal, sou engenheiro mecanico especializado em motores e se voce precisar de alguma ajuda ou quiser trocar alguma ideia sobre outros topicos relacionados a motores estou a disposição! Uma abraço e espero ter ajudado!
Então pelo que você falou toda vez que dirigimos sem pressão de turbo (pé só encostado no acelerador, sem o gráfico ou manômetro do turbo sem marcar pressão) estamos correndo o risco de down hill pois nestes casos o motor está funcionando só com a aspiração dos cilindros ou seja o turbo está sofrendo uma pressão negativa (vácuo) se é que podemos dizer isso.
Edintruder
09/09/2012, 22:30
Folli, mesmo nessa situação, em motores turbo DIESEL isso não ocorre. Só temos pressão negativas em motores ciclo otto graças à borboleta de controle de ar, nos diesel é direto. Eu tenho na minha F1000 eu tenho um manômetro que marca de -1bar até +2bar e nem mesmo com filtro sujo ele gera pressão negativa no sistema. Descendo em freio motor, só o movimento do ar acaba gerando ainda uma pressão de até 0,2bar mantendo o motor em faixa "verde" de operação em situação de freio, ou seja, com o pé fora do acelerador.
O único recurso que uma montadora poderia ter seria fazer um "afogador" para o motor, quer dizer um recurso para tirar a entrada de ar do motor pois com o óleo do próprio motor realimentando o funcionamento não há outra maneira a não ser cortar o oxigênio do motor.
BrunoNit
17/05/2014, 00:25
Uma dúvida em relação ao disparo do motor diesel.
Quando ocorre o disparo devido ao óleo da turbina ser puxado para o motor. Existe a possibilidade de cortar a mangueira que alimenta o turbo? Evitando que o óleo entre na admissão.
Alguém conhece algum dispositivo que possa ser instalado para uma emergência (Algo para tapar a entrada de ar ou algo para injetar CO2 na admissão)?
drosssor51
17/05/2014, 13:28
Os detroit 2t (chevrolet D60) antigos... tinham o estrangulador de emergência..... que cortava a entrada de ar...
Hoje.. com a guerra que é para baixar custo... muito improvável que uma montadora adote o sistema.
ainda mais que é proveniente de falha no sistema turbo compressor...
O mais certo é arrumar o turbo. (se o problema for este)
BrunoNit
20/05/2014, 18:10
Dei uma pesquisada e vi que existe uma empresa que vende válvulas para cortar o ar, algumas automáticas outras manuais (acionamento direto no compartimento do motor e outras com acionamento na cabine). Achei o e-mail do representante aqui no Brasil, fiz perguntas mas ainda não me respondeu.
A minha dúvida é saber o momento de fazer uma verificação no turbo.