PDA

Ver Versão Completa : Porque a recusa ao GNV ???



mairo
06/07/2011, 11:25
Pessoal, desculpa minha ignorância, mas como o pessoal do interior não tem relações com o GNV, só de ouvir falar e depois de ler em alguns tópicos, que surgiu a dúvida pq a maioria dos compradores não querem suzukis com GNV??

Algum comprometimento na mecânica da viatura?

Césaramg4x4
06/07/2011, 11:44
Amigo um dos problemas e o espaço interno que se perde com a butija de gas e no caso dos samurais a perda de um pouco de potencia já andei em dois samurais de colegas que no gás e não passavam dos 100 km/h.

mairo
06/07/2011, 12:42
ahhh sim, blz!!!
mas no caso de uma trilha, não poderíamos andar com a viatura na gasolina??? não fica idem a original? e usar o gnv pro dia-a-dia?

Num 1º momento pensei que o uso do GNV poderia, tipo,comprometer o motor, sua durabilidade, sei la!!!!

nanito
06/07/2011, 14:21
ahhh sim, blz!!!
mas no caso de uma trilha, não poderíamos andar com a viatura na gasolina??? não fica idem a original? e usar o gnv pro dia-a-dia?

Num 1º momento pensei que o uso do GNV poderia, tipo,comprometer o motor, sua durabilidade, sei la!!!!

Mairo, se o pessoal soubesse dosar o uso de GNV e de gasolina, não teríamos tantos relatos de desgaste prematuro de componentes do motor. O problema é que pra economizar $$ o pessoal geralmente usa somente no GNV (que não tem propriedades lubrificantes como a gasolina) e acaba desgastando mais rapidamente o motor.

diogomaq
06/07/2011, 22:29
Amigo um dos problemas e o espaço interno que se perde com a butija de gas e no caso dos samurais a perda de um pouco de potencia já andei em dois samurais de colegas que no gás e não passavam dos 100 km/h.

Tenho minha viatura a 1 ano e meio e sempre usei no gnv, mas também uso muito na gasolina já que o cilindro é pequeno, sempre tive dúvidas ao comportamento do carro no gnv, o meu é 1.6 8v, dá pra andar de 110 a 120 km sem o ar ligado, se ligar no máximo 105 km, mais o que mais me surpreende é que na gasolina também não passa dos 120 km, uso pneus 235/75 será que era prá dar mais que isso, meu consumo na estrada é de 9 km/Lt.

Eduardo Alemão
07/07/2011, 01:00
Amigo um dos problemas e o espaço interno que se perde com a butija de gas e no caso dos samurais a perda de um pouco de potencia já andei em dois samurais de colegas que no gás e não passavam dos 100 km/h.

Meteu um turbo no teu Samurai? Meu, rodando original na gasolina, não passa de 80km/h...!

mairo
07/07/2011, 07:50
Tenho minha viatura a 1 ano e meio e sempre usei no gnv, mas também uso muito na gasolina já que o cilindro é pequeno, sempre tive dúvidas ao comportamento do carro no gnv, o meu é 1.6 8v, dá pra andar de 110 a 120 km sem o ar ligado, se ligar no máximo 105 km, mais o que mais me surpreende é que na gasolina também não passa dos 120 km, uso pneus 235/75 será que era prá dar mais que isso, meu consumo na estrada é de 9 km/Lt.

cara
com pneu 235 da uma diferença de 10% em relação ao pneu original, então temos que levar em conta esta diferença no velocímetro e odômetro. Por exemplo, tu falou em 120 km/h, na realidade seria 132 km/h, também a distancia percorrida temos que somar 10% vai interferir direto na média!!!

Eu criei este tópico pq vendi meu vitara e estou a procura de um mais novo, ja vi alguns 97, 98, tudo original, não aparenta carro de trilha, verdadeiros filés, mas alguns deles com GNV, na minha cidade não tem gás, só em pelotas que fica a 60 km, seria usado de vez em quando, para viagens, a maioria do tempo seria na gasol! Não vejo então grandes problemas!

Césaramg4x4
07/07/2011, 09:15
Eduardo bom dia não coloquei turbo não. Mais coloco no meu samurai 97/98 original a gasolina tranquilamente 100 km/h não ando a essa velocidade viajo a 80 km/h na minha região não tenho estrada para colocar mais que isso devido as suas condições. Agora isso que acontece do seu samurai não passar de 80 km/h e estranho no próprio manual diz que o carro passa desta velocidade, você já verificou se não alteraram as regulagens do acelerador e do corpo de borboleta já verificou filtro de ar e de combustível, velas e cabos às vezes o antigo dono pode ter mexido na regulagem para quem fosse dirigir o carro não ultrapassasse os 80 km/h, espero estar ajudando sanar mais uma duvida.

mas.marco
22/08/2011, 15:12
Reativando....
Há alguns problemas, SIM, com a instalação dos kits GNV. Há um topico falando sobre isso. Pelo amor de deus, procure uma oficina de instalação de GNV credenciada! Tem ZILHARES de trambiqueiros! Procure um kit (na hora da instalação) com potencia igual ou superior a 100.
MUITO cuidado com o sensor.... Teste o carro NA HORA. vÁ DAR UMA VOLTA com o engenheiro ou responsavel tecnico pela instalação.

mas.marco
22/08/2011, 15:16
Meteu um turbo no teu Samurai? Meu, rodando original na gasolina, não passa de 80km/h...!

Estranho heim....
o meu chega facil a 110km/h. O maximo, só pra testar, foi 120km/h (tudo na reta)

Sugestão para olhar:

- Rotor e distribuidor (se necessário lixar ou substituir)
- Velas e cabos
- filtro de AR
- limpeza do tanque + filtro combustivel

MAS.. antes de partir pra (uma possivel) regulagem no carburador ou borboleta.... quando ele chega a 80km/h vc sente que tá pedindo marcha? fica esguelado? OU dá pra andar mais um pouco porem... nao vai....?

Se sim, merece tambem uma olhada no bico injetor. Tem que abrir o corpo do carburador e limpar....

maxdelta
22/08/2011, 19:18
Estranho heim....
o meu chega facil a 110km/h. O maximo, só pra testar, foi 120km/h (tudo na reta)

Sugestão para olhar:

- Rotor e distribuidor (se necessário lixar ou substituir)
- Velas e cabos
- filtro de AR
- limpeza do tanque + filtro combustivel

MAS.. antes de partir pra (uma possivel) regulagem no carburador ou borboleta.... quando ele chega a 80km/h vc sente que tá pedindo marcha? fica esguelado? OU dá pra andar mais um pouco porem... nao vai....?

Se sim, merece tambem uma olhada no bico injetor. Tem que abrir o corpo do carburador e limpar....

Já ouviu falar em carro viciado, é dificil de acreditar mas é real, já viu aquelas pessoas q não disparam com os aceleradores, e as vezes a 40km/h já está de quinta! Pois bem meu samurai é um veículo viciado, quando estico todas as marchas ele vai 120km/h mas o veículo já está tão viciado, q o barulho da rotação há 3 mil giros é muito alta! No meu, óleo novo, filtro lubrificante novo, velas e cabos, tão bons, filtro de ar e combustível novos, bomba de gasolina indo bem! Mas se não esticar a segunda, e a terceira, ele não passa de 80 de 4ª e a quinta fica nos mesmos 80, só q mais aliviado!

Mais pra frente, eu ando pensando, como samurai é um motor com fluxo cruzado, há muitas possibilidades, e eu nem penso em trocar o motor!

Quanto a gnv, nem pensar, o veículo já faz 12km/l é até uma heresia, pensar em gnv! Penso em GNV quando vejo meu willys, q bebe!

Em caxias, eu estiquei o samurai há 130km/h Mas lá tem como!

[]s

Lucas Kta
22/08/2011, 22:42
Já ouviu falar em carro viciado, é dificil de acreditar mas é real, já viu aquelas pessoas q não disparam com os aceleradores, e as vezes a 40km/h já está de quinta! Pois bem meu samurai é um veículo viciado, quando estico todas as marchas ele vai 120km/h mas o veículo já está tão viciado, q o barulho da rotação há 3 mil giros é muito alta! No meu, óleo novo, filtro lubrificante novo, velas e cabos, tão bons, filtro de ar e combustível novos, bomba de gasolina indo bem! Mas se não esticar a segunda, e a terceira, ele não passa de 80 de 4ª e a quinta fica nos mesmos 80, só q mais aliviado!

Mais pra frente, eu ando pensando, como samurai é um motor com fluxo cruzado, há muitas possibilidades, e eu nem penso em trocar o motor!

Quanto a gnv, nem pensar, o veículo já faz 12km/l é até uma heresia, pensar em gnv! Penso em GNV quando vejo meu willys, q bebe!

Em caxias, eu estiquei o samurai há 130km/h Mas lá tem como!

[]s

max, seus pneus são originais?

seu carro faz 12km/l? mágica?

para conhecimento, o meu parece muito com esta descrição aí que você deu....a quinta é apenas uma quarta aliaviada...mas em retas eu cheguei a fazer 105km/h com ele...na descida, como todo santo ajuda, 120km/h....hj passei dessa fase e estou fazendo 50km/h....

Giovanni Morano
23/08/2011, 13:31
deus me livre disso! Na GV dizem que a primeira peça que desgasta é o MAP...procura sabe ro valor...hehe

mas.marco
23/08/2011, 15:14
Assim amigos, cada um com seu cada um.... sobre o GNV
Há vantagens sim porem inúmeras desvantagens.
Meu irmão é bem curto: Gás, é no fogão e olhe lá, pq comida boa, é a lenha.....

Enfim, há um tópico sobre GNV nos Vitaras.... obviamente servirá para os Samurais e GVs.

Eu não tenho. Se um dia terei, certamente não será no Samurai ou em qualquer outro Suzuki.

Ainda assim, SE esse dia chegar, será num carro 'popular - nacional' e apenas para ter desconto no IPVA, que aqui no RJ é um estupro de vulnerável.

maxdelta
23/08/2011, 18:01
max, seus pneus são originais? Sim, uso A/T do mesmo q sai no doblô!


seu carro faz 12km/l? mágica? Na realidade não faz mais do q 11,5km/l na estrada não pisando muito sem o A/C. Dentro da cidade faz em torno de 8 a 9 km/l, mas está de bom tamanho! Mais economico só se andasse de 1.0! Apesar q o samurai não é muito diferente de 1.0, a diferença é q é menos confortável e possui 4x4!:cool:



para conhecimento, o meu parece muito com esta descrição aí que você deu....a quinta é apenas uma quarta aliaviada...mas em retas eu cheguei a fazer 105km/h com ele...na descida, como todo santo ajuda, 120km/h....hj passei dessa fase e estou fazendo 50km/h....kkkkkkk! Na descida é realmente fácil, o local q cheguei a 130km/h é uma descida e sem curvas por pelo menos 6km! O dono anterior deste samurai era mexânico, e deixou o samurai com a mulher, a mulher, nunca andou mais q 60km/h com samurai, acho q o "vício" do samurai só terminará depois q fizer o motor! Pois irei amaciar como estou fazendo com meu jipe willys, com 2 pés no acelerador!

[]s

Chuva
24/08/2011, 16:32
deus me livre disso! Na GV dizem que a primeira peça que desgasta é o MAP...procura sabe ro valor...hehe


Olá amigo,

sim, já tive carro com esse problema e ouvi muito o mecanico falar mal de gnv justamente por essa peça.. um tal de MAF... (acho q é isso, nao MAP...)

os kits a gas mal instalados ou meia boca detonam tudo, principalemente essa peça que custa uma fortuna.. a média é umas 1000 dilmas por esse apetrecho..

[ ]s

Joneswalker
24/08/2011, 18:50
Oi Amigos, o problema em usar gas nos suks é o espaço, muitos falam mal do GNV, a unica coisa que se perde é um pouco de potencia, se tiver um variador de avanço(que adianta o ponto no GNV), esta perda é bem menos, existem também gerenciadores que selecionam entre gasolina e GNV automaticamente, e voce pode programar a faixa de giro que o veiculo roda na gasolina e no GNV, ai voce sempre arranca o carro na gasolina, neste caso a perda de potencia é quase imperceptível.

Quanto a durabilidade, dizer que o gnv ferra o motor é pura lenda, vamos aos fatos:

Gasolina ajuda a lubrificar o pistão é um mito, o que lubrifica o cilindro é o oleo do motor, o combustivel liquido faz exatamente o contrário, isto é, ele ajuda a lavar a lamina de oleo da camisa.

O GNV tem a quema mais limpa, sujando menos o oleo, aumentando a durabilidade das peças moveis do motor.

Empilhadeiras usam gnv a decadas, e não fundem motor nunca.

Já vi uma com motor de opala com mais de 15 anos de trabalho o dia inteiro e o motor nunca foi retificado, isto 100% gnv e trabalho o dia inteiro.

Já tive GNV sem nenhum problema, a um mês mais ou menos estava instalando um gnv no carro de minha esposa, e vi dois taxis um palio wekend com 420mil KM só no gnv, e um gol com 380mil, ambos rodam o dia e noite, e questionei os dois taxistas, sobre problemas mecânicos nos carros, e eles me disseram que não tem nenhum problema em usar GNV, é só manter velas, cabos, oleo e regulagem do gnv em dia.

O que eu acho é que quando o carro tem GNV e dá qualquer problema, além da culpa ser do GNV o Mecânico, ainda enche o motor de defeito$$$ causados pelo "vilão".

O que pode queimar a sonda, é curto na instalação, pois tem gerenciadores de GNV que usam a sonda para acertar a mistura.
abs