Ver Versão Completa : F-75 CAPITU - Ficou com o curso da direção muito ruim - O que fazer para melhorar?
Amigos,
Me ajudem por favor.
Fiz algumas modificações em CAPITU e o jogo/curso da direção ficou ruim, muito curto.
Modificações feitas:
Pneus 315/75/16
Alargador de rodas AVM
Freio a Disco UBD
High Steer Ensimec
Kit de feixe de molas da Toyota Band
Cx direção hidráulica da S10
O feixe está sob o diferencial, na posição original.
Existe algum artifício que eu possa usar para melhorar o curso da direção.
Alguém tem experiência com pneus desta medida, e que tb perdeu curso na direção.
Alguns me disseram que pneus maiores, menor curso. Tem lógica isso?
Procurei mas não achei. Tem algum tópico falando sobre isto?
Por favor me ajudem.
RogérioNunes
05/07/2011, 18:22
Fala Ralph!
Se puder colocar umas fotos do sistema de direção, principalmente do pitmam, ajuda bastante uma melhor avaliação.
Mas se for o que tenho quase certeza que é, tá resolvido seu problema. É muito provável que o pitmam esteja curto, isso faz com que o o jogo diminua.
Alguns me disseram que pneus maiores, menor curso. Tem lógica isso?
Não tem lógica. O que pode acontecer é se o pneu for muito grande esbarrar no chassí ou noutra coisa alterando o jogo.
mpozzer78
06/07/2011, 09:57
Amigos,
Me ajudem por favor.
Fiz algumas modificações em CAPITU e o jogo/curso da direção ficou ruim, muito curto.
Modificações feitas:
Pneus 315/75/16
Alargador de rodas AVM
Freio a Disco UBD
High Steer Ensimec
Kit de feixe de molas da Toyota Band
Cx direção hidráulica da S10
O feixe está sob o diferencial, na posição original.
Existe algum artifício que eu possa usar para melhorar o curso da direção.
Alguém tem experiência com pneus desta medida, e que tb perdeu curso na direção.
Alguns me disseram que pneus maiores, menor curso. Tem lógica isso?
Procurei mas não achei. Tem algum tópico falando sobre isto?
Por favor me ajudem.
Olá Ralph minha configuração esta parecida com a da sua e é ruim de giro tbm só meu setor de direção que é diferente do seu , ele é do ômega , mas ela da quase todo o final do curso , faça o sgte , vire a direção toda pra um dos lados e peça pra alguém olhar se esta longe ou perto do final do curso caso estiver longe provavelmente será o braço pitmam curto mesmo como mencionou o Roger o certo seria postar umas fotos mesmo , abraço !!!!
( com certeza vc ja verificou , mas não custa mencionar .... o parafuso de regulagem do curso final do giro não esta desregulado ?? )
Júnior_NF
06/07/2011, 10:54
Olá Ralphr,
A minha F75 terá uma configuração semelhante a sua, porém prevendo o problema do curso limitado na direção, ja conversei com o pessoal da oficina e provalvelmente estaremos prolongando o braço pitman, mas este trabalho só será realizado após a montagem de todo o conjunto.
Aproveitando, colocar umas fotos do High Steer Ensimec instalado, pois vou utilizar na minha F75 e estou curioso para ver o resultado final. :cool:
Forte abraço,
Amigos,
Me ajudem por favor.
Fiz algumas modificações em CAPITU e o jogo/curso da direção ficou ruim, muito curto.
Modificações feitas:
Pneus 315/75/16
Alargador de rodas AVM
Freio a Disco UBD
High Steer Ensimec
Kit de feixe de molas da Toyota Band
Cx direção hidráulica da S10
O feixe está sob o diferencial, na posição original.
Existe algum artifício que eu possa usar para melhorar o curso da direção.
Alguém tem experiência com pneus desta medida, e que tb perdeu curso na direção.
Alguns me disseram que pneus maiores, menor curso. Tem lógica isso?
Procurei mas não achei. Tem algum tópico falando sobre isto?
Por favor me ajudem.
Fala Ralph!
Se puder colocar umas fotos do sistema de direção, principalmente do pitmam, ajuda bastante uma melhor avaliação.
Mas se for o que tenho quase certeza que é, tá resolvido seu problema. É muito provável que o pitmam esteja curto, isso faz com que o o jogo diminua.
Não tem lógica. O que pode acontecer é se o pneu for muito grande esbarrar no chassí ou noutra coisa alterando o jogo.
Roger Nunes,
Obrigado por seu comentário.
Vou tirar estas fotos hoje e postar.
Mas vou dar uma geral no braço pitman e também verificar minuciosamente toda a direção.
Por favor me indiquem mais idéias.
Olá Ralph minha configuração esta parecida com a da sua e é ruim de giro tbm só meu setor de direção que é diferente do seu , ele é do ômega , mas ela da quase todo o final do curso , faça o sgte , vire a direção toda pra um dos lados e peça pra alguém olhar se esta longe ou perto do final do curso caso estiver longe provavelmente será o braço pitmam curto mesmo como mencionou o Roger o certo seria postar umas fotos mesmo , abraço !!!!
( com certeza vc ja verificou , mas não custa mencionar .... o parafuso de regulagem do curso final do giro não esta desregulado ?? )
Marcos,
Com certeza vou verificar tudo esta semanA.
CAPITU chegou esta semana e realmente não deu para passar o pente fino.
Mas deste final de semana não passa.
Forte abraço.
Olá Ralphr,
A minha F75 terá uma configuração semelhante a sua, porém prevendo o problema do curso limitado na direção, ja conversei com o pessoal da oficina e provalvelmente estaremos prolongando o braço pitman, mas este trabalho só será realizado após a montagem de todo o conjunto.
Aproveitando, colocar umas fotos do High Steer Ensimec instalado, pois vou utilizar na minha F75 e estou curioso para ver o resultado final. :cool:
Forte abraço,
Junior,
Vou postar fotos dela toda, esta semana ainda.
Mas vou postar no tópico que criei para ela.
Dê uma olhada lá, esta semana estará atualizado.
Grande abraço.
Pessoal,
Conseguir tirar as fotos:
301044 301047 301048 301050 301052
Vamos lá a procura de uma solução:
A distância entre roda e chassis ou qualquer parte que atrapalhe o curso, é grande.
Portanto não tem nada que possa atrapalhar.
o parafuso que limita o curso do munhão, tb não é o problema. Ainda tem curso no parafuso para regular.
As barras da direção estão bem alinhadas.
O braço Pitman está com +ou- 20cm.
Será que seu aumentar uns 3 a 4 cm no braço Pitman, fará alguma diferença?
Se precisarem de mais alguma informação por favor me peçam.
Por favor me ajudem.
Júnior_NF
07/07/2011, 16:29
Penso eu, se vc aumentar o comprimento do braço pitman com certeza aumentará o ângulo das rodas, o Santistadoente tem uma braço pitman que atende bem esta solicitação. Ele esta vendendo todas a mecanica da F75 dele, talvez ele esteja com a peça ainda.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/42353-f-75-reforma-completa-de-ponta-ponta.html
Forte abraço.
Pessoal,
Conseguir tirar as fotos:
301044 301047 301048 301050 301052
Vamos lá a procura de uma solução:
A distância entre roda e chassis ou qualquer parte que atrapalhe o curso, é grande.
Portanto não tem nada que possa atrapalhar.
o parafuso que limita o curso do munhão, tb não é o problema. Ainda tem curso no parafuso para regular.
As barras da direção estão bem alinhadas.
O braço Pitman está com +ou- 20cm.
Será que seu aumentar uns 3 a 4 cm no braço Pitman, fará alguma diferença?
Se precisarem de mais alguma informação por favor me peçam.
Por favor me ajudem.
mpozzer78
07/07/2011, 19:13
Pessoal,
Conseguir tirar as fotos:
301044 301047 301048 301050 301052
Vamos lá a procura de uma solução:
A distância entre roda e chassis ou qualquer parte que atrapalhe o curso, é grande.
Portanto não tem nada que possa atrapalhar.
o parafuso que limita o curso do munhão, tb não é o problema. Ainda tem curso no parafuso para regular.
As barras da direção estão bem alinhadas.
O braço Pitman está com +ou- 20cm.
Será que seu aumentar uns 3 a 4 cm no braço Pitman, fará alguma diferença?
Se precisarem de mais alguma informação por favor me peçam.
Por favor me ajudem.
Olha Ralph ....meu braço pitman tem apenas 15 cm e faz o serviço bem viu , não acho q o problema seja esse , minha F não tem lá esses giros , mas quando vira pra qualquer um dos lados chega até o fim do curso , seria melhor vc ir até uma oficina e explicar para um mecânico o que esta acontecendo , pois ele vendo o funcionamento será mais fácil ele diagnosticar o problema !!
RogérioNunes
07/07/2011, 20:37
Ralph, vc não comenta se o curso é ruim para ambos os lados ou um dos lados. Vira mais para esquerda que para direita ou estão iguais? Veja isso.
Aparentemente o tamanho do pitmam é satisfatório mas se for preciso aumentar, uns 2 a 3 cm será suficiente.
Caro Ralphr!
Vamos em partes.
O Roger, que é um excelente mecânico já matou a xarada!
Mais, como diria Jack, o Estripador, vamos em partes.
Primeiro, macaqueie o eixo dianteiro, deixe os dois pneus livre para girar com a mão, pkp calçada, eixo erguido, ferramentas na mão vamos começar.
Com a mão mesmo, gire o volante para um dos lados, suponhamos que virou para a esquerda.
Observe o batente (na parte de traz do eixo), se encostou.
Se não, desconecte a barra entre o munhão e a caixa de direção, precisa encostar para começar a regulagem.
Desconectado, voltemos ao parafuso de batente, encoste a bolota do munhão nele, ligue a roda livre (não ligue a caixa de transferência) e gire o pneu com a mão, tem que rodar livre, vá apertando (se não me falha a memória, quanto mais aperta, mais esterça) o batente, para esterçar mais, sempre girando o pneu.
Quando chegar no limite, sentira umas travadas no pneu, nesse ponto a cruzeta do munhão estará sendo forçada, então solte uma volta e meia do batente, para deixar uma folga de segurança.
Proceda da mesma forma do outro lado.
O HS vai aparafusado na bolota do munhão (onde vai o retentor), que é o mesmo lugar onde vai o batente da direção.
Provavelmente pode ser isso.
A caixa de direção do Opala, Omega, S10 dentre outras, tem o mesmo giro, ou muito parecido, pois é quase padronizado.
Se não me engano, são 2,5 voltas para cada lado.
Abraços.
Kim.
Penso eu, se vc aumentar o comprimento do braço pitman com certeza aumentará o ângulo das rodas, o Santistadoente tem uma braço pitman que atende bem esta solicitação. Ele esta vendendo todas a mecanica da F75 dele, talvez ele esteja com a peça ainda.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/42353-f-75-reforma-completa-de-ponta-ponta.html
Forte abraço.
Junior,
Por favor continue pondo suas idéias.
Obrigado.
Ralph, vc não comenta se o curso é ruim para ambos os lados ou um dos lados. Vira mais para esquerda que para direita ou estão iguais? Veja isso.
Aparentemente o tamanho do pitmam é satisfatório mas se for preciso aumentar, uns 2 a 3 cm será suficiente.
Roger,
Vira um pouco melhor para o lado esquerdo. Mas pouquíssima diferença.
Vou tentar fazer o que o Kim falou e tb aumentar uns 2 a 3 cm no Pitman.
Continue dando idéias.
Quando vai aparecer por Macabu?
Manda Notícias.
Olha Ralph ....meu braço pitman tem apenas 15 cm e faz o serviço bem viu , não acho q o problema seja esse , minha F não tem lá esses giros , mas quando vira pra qualquer um dos lados chega até o fim do curso , seria melhor vc ir até uma oficina e explicar para um mecânico o que esta acontecendo , pois ele vendo o funcionamento será mais fácil ele diagnosticar o problema !!
Marcos,
Vou tentar regular tudo direitinho este final de semana.
Devo tirar o Pitman, alinhar, pois percebi que está um pouco desalinhado, deve estar 0,5 cm fora do centro ( solda mau feita ).
Marcos continue dando idéias.
Obrigado.
Caro Ralphr!
Vamos em partes.
O Roger, que é um excelente mecânico já matou a xarada!
Mais, como diria Jack, o Estripador, vamos em partes.
Primeiro, macaqueie o eixo dianteiro, deixe os dois pneus livre para girar com a mão, pkp calçada, eixo erguido, ferramentas na mão vamos começar.
Com a mão mesmo, gire o volante para um dos lados, suponhamos que virou para a esquerda.
Observe o batente (na parte de traz do eixo), se encostou.
Se não, desconecte a barra entre o munhão e a caixa de direção, precisa encostar para começar a regulagem.
Desconectado, voltemos ao parafuso de batente, encoste a bolota do munhão nele, ligue a roda livre (não ligue a caixa de transferência) e gire o pneu com a mão, tem que rodar livre, vá apertando (se não me falha a memória, quanto mais aperta, mais esterça) o batente, para esterçar mais, sempre girando o pneu.
Quando chegar no limite, sentira umas travadas no pneu, nesse ponto a cruzeta do munhão estará sendo forçada, então solte uma volta e meia do batente, para deixar uma folga de segurança.
Proceda da mesma forma do outro lado.
O HS vai aparafusado na bolota do munhão (onde vai o retentor), que é o mesmo lugar onde vai o batente da direção.
Provavelmente pode ser isso.
A caixa de direção do Opala, Omega, S10 dentre outras, tem o mesmo giro, ou muito parecido, pois é quase padronizado.
Se não me engano, são 2,5 voltas para cada lado.
Abraços.
Kim.
Kim,
Vou estudar bem a sua proposta, e fazer.
Também devo tirar o Pitman, alinhar, pois percebi que está um pouco desalinhado, deve estar 0,5 cm fora do centro ( solda mau feita ).
E vou aproveitar e alongar de 2 a 3 cm.
Acredito que piorar não vai.
Com certeza vai melhorar.
Se alguém tiver mais alguma idéia, por favor me ajudem.
RogérioNunes
10/07/2011, 20:14
O Roger, que é um excelente mecânico já matou a xarada!
KIM, olha propaganda enganosa!!
A " receitinha de bolo" pra regular o esterçamento tá ótima, faltou só a cereja...
Ralph, depois de executar o procedimento descrito pelo mestre Kim, não esqueça de dividir o o centro do jogo da Caixa de direção com o jogo de rodas. Com certeza seu problema será resolvido.
Cara to cheio de trabalho e nem fim de semana tenho parado, a mulé já puxou o cartão vermelho...
Assim que puder marcarei com vc pra uma visita.
abraço
Pessoal,
Boas notícias!!!
Com a "receita de bolo" do KIM e do Roger Nunes, tudo ficou bom.
Segui o que eles ensinaram e também fiz o que pretendia com o Pitman.
O Braço Pitman aumentei 3 cm e ficou muito bom, em relação ao que estava.
Claro que temos que lembrar como o Marcos Pozzer disse, estamoe falando de uma F-75.
Mas ficou muito melhor em relação ao que estava.
Falta só dar uma regulada nas ponteiras e pronto.
Recomendo aos moderados do Site que utilizem este tópico como referência para aumentar o curso da direção.
Abraço a todos.
Vou tirar novas fotos e atualizar.
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