Ver Versão Completa : motor de opala esquentando
marciorank@gmail.com
04/07/2011, 21:45
tenho um jeep com motor de opala 151 4cc a gasolina,
gosto de trilhas pesadas e meu jeep esquenta muito,
alguem ja teve este problema tambem?
o que voces fizeram para melhorar?
jacatixa
04/07/2011, 22:08
E ae Marcio blz?
Cara nesse caso tem varias coisas que podem ser,Dentre elas estao algumas que pode conferir ae!
_ Usa valvula Termoestatica?
_ Distacia da helice até o radiador
_ Bomba d'agua
No caso de usar valvula pode ser que a mesma travou e no caso tenha que troca-la,
Se seu a helice estiver longe demais do radiador devido a adptaçao feita a refreigeraçao nao esta eficiente,
Agora se nao for nehum desse itens citados pode ser que sua bomba D'gua nao esteja em perfeiro estado e precise ser trocada!
Um conselho que no meu caso eu uso! Se utilizar seu jeep somente em trilha retire a valvula termoestatica ou intao coloque uma de abertura com menos grau! No meu uso sem a valvula e nao tenho problemas nao mas só utilizo ele em trilhas nao falo grandes deslocamentos com ele nao!
Espero ajudar em algo!
Abraços!
Rodrigotche
04/07/2011, 23:07
Que marcador de temperatura vc esta usando?
Mercurio?
Em que local esta instalado?
No cabeçote?
A helice não ficou muito baixa na adaptação?
Ou vc usa eletrica?
No meu é eletrica com sensor de temperatura trabalha na faixa de 90 graus mas na trilha tem que ligar a helice direto pq senão a agua ferve
Um abraço
Rafaminc
05/07/2011, 13:41
A ventuinha do radiador é elétrica ou mecânica? Já pensou em colocar uma hélice com mais pás? derrepente a do opala 6 cil...
marciorank@gmail.com
05/07/2011, 17:56
Que marcador de temperatura vc esta usando?
Mercurio?
Em que local esta instalado?
No cabeçote?
A helice não ficou muito baixa na adaptação?
Ou vc usa eletrica?
No meu é eletrica com sensor de temperatura trabalha na faixa de 90 graus mas na trilha tem que ligar a helice direto pq senão a agua ferve
Um abraço
estou usando o marcador de mercurio,
esta instalado no cabeçote(lugar original do motor)
a helice esta no meio do radiador, e alem da do motor (bomba de agua),
tenho uma eletrica em frente o radiador que em dias quente
na trilha fica ligada praticamente direto.
Ja pensei em colocar uma eletrica no lugar da bomba de agua, dizem que da uma forcinha a mais,
mas acho que vai acabar esquentando ainda mais.
abraço.
Treme Terra
05/07/2011, 19:24
Amigo confira estes irens:
- Radiador entupido,
- Helice girando no sentido de puxar o ar do radiador para o motor (ja vi helice com pas que giram ao contrario que foi adaptada de outros motores).
- helice longe do radiador, o ideal é estar cerca de 3 a 4 centimetros afastada do radiador. Se estiver fora disto faça um prolongador e aproxime ela do radiador.
- Verifique se a mangueira inferior do radiador tem uma especie de mola por dentro. A finalidade desta mola é não deixar a mangueira murchar quando a bomba suga muita agua, se ela murchar vai restringir a quantidade de agua que circula. Normalmente isto ocorre em rotações mais elevadas.
- Bomba d'agua defeituosa, o pessoal só troca a bomba quando esta vazando, ja vi bombas com o rotor corroido por ferrugem que cavitava e não circulava agua o suficiente para refrigerar.
- Valvula termostatica travada, nunca retire a valvula, um engenheiro estudou anos para desenvolver a valvula e por isto ela deve ter alguma finalidade, senão não estaria lá. Veja bem os motores são construidos com diversos materiais como ferro, aluminio etc, que tem coeficientes de dilatação diferente, assim sendo as folgas são calculadas com um parametro de temperatura entre 85º C e 95º C por isto existe a valvula termostatica.
- Trincas no cabeçote
- Junta de cabeçote queimada. As vezes a junta queimada não deixa passar agua para dentro do motor mas sim combustão para dentro do circuito de refrigeração.
- Motor com o ponto de ignição muito adiantado, nesta condição o motor fica pesado quando se da a partida pelo motor de arranque.
Abraços,
marciorank@gmail.com
05/07/2011, 21:39
Amigo confira estes irens:
- Radiador entupido,
- Helice girando no sentido de puxar o ar do radiador para o motor (ja vi helice com pas que giram ao contrario que foi adaptada de outros motores).
- helice longe do radiador, o ideal é estar cerca de 3 a 4 centimetros afastada do radiador. Se estiver fora disto faça um prolongador e aproxime ela do radiador.
- Verifique se a mangueira inferior do radiador tem uma especie de mola por dentro. A finalidade desta mola é não deixar a mangueira murchar quando a bomba suga muita agua, se ela murchar vai restringir a quantidade de agua que circula. Normalmente isto ocorre em rotações mais elevadas.
- Bomba d'agua defeituosa, o pessoal só troca a bomba quando esta vazando, ja vi bombas com o rotor corroido por ferrugem que cavitava e não circulava agua o suficiente para refrigerar.
- Valvula termostatica travada, nunca retire a valvula, um engenheiro estudou anos para desenvolver a valvula e por isto ela deve ter alguma finalidade, senão não estaria lá. Veja bem os motores são construidos com diversos materiais como ferro, aluminio etc, que tem coeficientes de dilatação diferente, assim sendo as folgas são calculadas com um parametro de temperatura entre 85º C e 95º C por isto existe a valvula termostatica.
- Trincas no cabeçote
- Junta de cabeçote queimada. As vezes a junta queimada não deixa passar agua para dentro do motor mas sim combustão para dentro do circuito de refrigeração.
- Motor com o ponto de ignição muito adiantado, nesta condição o motor fica pesado quando se da a partida pelo motor de arranque.
Abraços,
a helice é original do opala,
valvula termostatica nao uso mais,
radiador ja foi limpo, inclusive pasado a vareta,
a algum tempo fiz o motor que ja nao estava muito bom, porem continua esquentando,
a helice esta a 4 cm do radiador, vou baixar para 3 e esprementar
(provavelmente vou ter que esperar o verão porque aqui no sul a
temperatura nos ultimos dias tao chegando a 9 graus negativos rsrsrsr....)
a mais ou menos 8 anos atras eu nao usava a mola da tampa do radiador,
ele nao esquentava(talves por nao dar preçao dentro do radiador),
porem jogava um pouco de agua fora, nao era tanto que fosse nescesario
completar durante as trilhas.
valeu pelas dicas.
abraço.
Rafaminc
06/07/2011, 07:55
Marcio, eu vejo três alternativas:
1º Verifique se o cebolão é compatível com o marcador de temp. do painel. Se vc usa motor de opala, e cebolão original, o marcador tem que ser original do opala. Agora, se é o painel do Jeep, vc precisa adaptar o cebolão do Jeep no motor...
2º Saca fora a bomba dágua e compare o estado do rotor dela com uma nova. As vezes o rotor original acaba se desmanchando com o passar dos anos, por efeito da ferrugem ou atrito, e não consegue mais deslocar a água na velocidade correta dentro do motor.
3º Verifique se a helice do radiador é de 4 pás, e troque-a por uma um pouco maior ou de 6 pás. Isso vai gerar mais deslocamento de ar e refrigerar mais o radiador.
Sergio Rocha
09/07/2011, 09:07
Motor de opala trabalha bem quente.Tem certeza que ele está esquentando mesmo ? Tudo que disseram acima + aditivo na proporção correta e ponto de ignição.
[]´
marciorank@gmail.com
09/07/2011, 23:05
Motor de opala trabalha bem quente.Tem certeza que ele está esquentando mesmo ? Tudo que disseram acima + aditivo na proporção correta e ponto de ignição.
[]´
blz Sergio
o motor esquenta mesmo, chega a ferve.
Mas enquanto nao ultrapasa aos 80 graus anda bem pra caramba ( ninguein passa rsrsrsrs...)
em 90 graus começa a falhar e perder força( que bosta)
bajeiro do sul
11/07/2011, 10:03
Amigo
na minha rural tinha o mesmo problema, fiz de tudo, varetamento do radiador, bomba nova, mangueiras novas e com molas, ventoinha auxiliar eletrica que fica ligada quase todo o tempo da trilha e nada adiantava. troquei a ventoinha do motor para uma de 6pas, e meus problemas acabaram, nem uso mais a auxiliar eletrica, o moto faz trilhas e numca aquece. da uma olhada nisto
abraços
marciorank@gmail.com
12/07/2011, 22:02
Amigo
na minha rural tinha o mesmo problema, fiz de tudo, varetamento do radiador, bomba nova, mangueiras novas e com molas, ventoinha auxiliar eletrica que fica ligada quase todo o tempo da trilha e nada adiantava. troquei a ventoinha do motor para uma de 6pas, e meus problemas acabaram, nem uso mais a auxiliar eletrica, o moto faz trilhas e numca aquece. da uma olhada nisto
abraços
esta ventuinha de 6 pas que o amigo colocou na rural é de qual caro?
obrigado pela dica, abraços
E aí amigo blz?
há uns dois anos atrás tive o mesmo problema, fiz o motor todinho, andei poucos dias com tudo normal e derepente..... esquentava pra caramba.
Foi verificado tudo que disseram até agora, tudo funcionava perfeitamente e a temperatura passava dos cem graus.
Conclusão, quase ferveu durante uma trilha e queimou a junta do cabeçote. Ao retirar o cabeçote, aproveitei e mandei a uma retifica (diferente da que eu tinha mandado antes), e não fiquei surpreso ao saber que a retifica anterior tinha feito kaka ao p´lainar o cabeçote. Foi plainado novamente, montado e já andei mais de 35.000 km deois disso e é só alegria. Nem sei se a ventoinha elétrica que eu tinha colocado pra auxiliar ainda funciona.
Uma dica:
No jeep, o cofre do motor esquenta demais, o motor do opala trabalha normalmente entre 90º e 95º, com o sensor de temperatura no lugar original, ou seja, na lateral do cabeçote, a temperatura interna do cabeçote + temperatura acumulada dentro do cofre do motor + a temperatura liberada pela tubagem que fica logo abaixo do sensor, enganam o sensor que faz uma leitura muito acima da temperatura que realmente está a agua.
No meu jeep, coloquei as entradas de ar no capo iguais as do troller, gostei do efeito visual e ajudam a liberar o ar quente do cofre.
Também coloquei o relogio da temperatura elétrico da cronomac, só que o sensor está adaptado no corpo do radiador, conferi a temperatura comaqueles infra vermelhos (acho que é isso), que se aponta a luz para o local e ele dá a temperatrura exata, e comparado com a leitura do relógio estava igual a do infra.
Uso a valvula do gasolina (75º) no verão e a do alcool (90º) no inverno.
helice mecanica original do 4cc, e não tenho tido problemas desde então.
Eu acho que valeria a pena voçê verificar o seu cabeçote com um bom profissional do ramo, não vai gastar muito e provavelmente irá resolver seu problema.
Espero ter ajudado.
Boa sorte.
SAPO - CJ5 1962 - VELOTROL.
Também tenho GM 4cil com a ventoinha mecânica e apesar de estar com o Jeep a apenas uma semana, não notei nenhuma anormalidade na temperatura. Me parecendo estar tudo nos conformes .
Mais um detalhe caro amigo Márcio, verifica o diametro da sua polia da bomba d'agua, se for aquela grandoooona, providencia uma da pequena, vai dar umas voltas a mais e resfriar um pouco mais tb.
abraços.
marciorank@gmail.com
19/07/2011, 22:33
Mais um detalhe caro amigo Márcio, verifica o diametro da sua polia da bomba d'agua, se for aquela grandoooona, providencia uma da pequena, vai dar umas voltas a mais e resfriar um pouco mais tb.
abraços.
obrigado pelas dicas amigo, sempre sao todas bem vindas.
quanto a polia que voce falou eu nao sabia que existia em 2 tamanhos,
vc saberia me dizer qual o diametros delas, a do meu jeep tem o
diametro de 150mm.
Marcos Venicio Jankowski
08/08/2011, 20:46
Olá Marcio, minha Rural está com o mesmo problema, localizei uma mangueira q dobrava e o Guilherme colocou uma nova com mola, mas ainda estou achando q ela está esquentando mais do que devia (na trilha em Itaiópolis) tenho a original com pás, e estou pensando em colocar uma elétrica dupla, um c termostato e outra p ligar manual, mas será q vai refrigerar mais?
marciorank@gmail.com
08/08/2011, 22:53
Olá Marcio, minha Rural está com o mesmo problema, localizei uma mangueira q dobrava e o Guilherme colocou uma nova com mola, mas ainda estou achando q ela está esquentando mais do que devia (na trilha em Itaiópolis) tenho a original com pás, e estou pensando em colocar uma elétrica dupla, um c termostato e outra p ligar manual, mas será q vai refrigerar mais?
Beleza Marcos, acho que uma eletrica com termostato vai acabar esquentando mais ainda porque ela ira ligar so perto dos 90, mas vale a pena tentar.
uma eletrica para ligar manual eu tenho no meu jeep e ajuda bastante.
abraço.
Marcos Venicio Jankowski
09/08/2011, 21:13
Marcio, vc sabe qual ventuinha seria indicada p colocar pela parte de fora do radiador? Alguma dica?
Mrossetim
12/08/2011, 18:14
Deem uma olhada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/10073-motor-esquenta-em-alta-na-estrada-3.html#post1394117
marciorank@gmail.com
14/08/2011, 20:29
Marcio, vc sabe qual ventuinha seria indicada p colocar pela parte de fora do radiador? Alguma dica?
boa noite marcos,desculpe pela demora da resposta,estava viajando.
se vc ainda tiver intersse por uma ventuinha para sua rural eu tenho uma