PDA

Ver Versão Completa : MWM 2.8 REGULAGEM ABERTURA VALVULAS



Ashidani
01/06/2005, 08:08
Pessoal,

Este é um assunto importantíssimo.
Meu Troller 2003 já lá vai com seus 110.000 kms e por coincidência lendo uma revista especializada em mecãnica para autos dei de cara com uma reportagem falando a respeito da importância da regulagem de válvulas do motor 2.8 da MWM que equipa as S-10 e o Troller é claro.
O que ocorre é que a maioria dos mecânicos conhece os motores tradicionais da MWM que usam tuchos hidráulicos e não precisam de regulagem e extrapolam errôneamente pros motores novos, que possuem sim, regulagem de válvulas.
O que agrava a situação é que o sistema de regulagem foi modificado com o uso de chave "alen" e aprimeira vista de um leigo parece não existir regulagem alguma.
Consultei meu mecânico e batata!!
Ele tb não sabia que o motor tinha regulagem de válvula e jurava que não tinha. Só depois de ligar e conversar com o pessoal da MWM ele se convenceu.
Depois de regulado meu motor melhorou e muito o barulho ( ficou mais redondo e silencioso ), ganhou potência ( ou melhor, recuperou ), e deve ter ficado mais econômico é lógico.
Vale acrescentar que na reportagem a oficina especializada da MWM recebia em média 5 a 8 veículos por semana ( média de um por dia ) com o motor danificado cujos proprietários gastavam de 6 a 10 mil pra consertar o estrago. Sem regulagem a detonalçao "atropela" as válvulas e aí um mecânico pode melhor explicar as consequências disso.
Mecânicos de plantão, me ajudem!

abçs

MJuliani
01/06/2005, 09:34
Ashidani,

Como é que eu sei quando devo realizar a regulagem das válvulas :?: :?: :?:
Seria melhor levar o carro a um MWM Service :?: :?: :?:
Onde é que fica a tal da chave allen :?: :?: :?:

Abraços,

MJ

dero
01/06/2005, 09:43
Alguem poderia transcrever o q diz o manual do proprietário sobre isso (se é q diz alguma coisa) ou quem tivesse acesso o manual de manutenção (oficinas autorizadas).

valeu

Ashidani
01/06/2005, 11:25
Pessoal,

A regulagem das válvulas deve ser feita a cada 25.000 kms.
A folga segundo o MWM Service deve estar entre 0,0 a 0,30 no máx. pra se evitar danos aos motores. O ideal é deixar em torno de 0,15.
Não precisa levar ao MWM só pra regular exceto se quiser verificar se houve algum dano ( se depois de regular o motor continuar esquisito ). Basta levar a uma boa mecânica diesel e explicar o macete ( ligue pra MWM e junto ao mecânico peça pra eles explicarem ) que não tem segredo.
A chave "alen" é uma ferramenta que toca o parafuso "alen" ( a exemplo do philips ) que faz a regulagem no motor. A questão é que esse tal parafuso ( que faz um barulhinho tipo "clik" quando acionado ) está "escondidinho" quando se abre a tampa do carter.
O tel da MWM é o ( 11 ) 3882-3200.
Obs: Algumas autorizadas da GM tb já sabem como regular a abertura de válvulas desse motor pois equipa as S-10.
abçs

Dalger
08/08/2005, 00:25
Alguem tem alguma informacao sobre a partir de quando os motores ja vem com esta regulagem.
O meu e 2002 e tem 60mil e nao ouvi falar disso.
Mas certamente irei procurar a autorizada MWM para fazer a verificacao.

Ashidani
08/08/2005, 09:49
Segundo me consta, todos os motores diesel da MWM "Sprint" ou seja, de alta rotação já vieram com esse recurso na regulagem de válvulas.
Como citei anteriormente não precisa necessariamente ir à uma autorizada da MWM, caso more em outra cidade, todas as concessinárias GM tem ( deveriam ter ) mecânicos aptos para fazer a regulagem deste motor, que deve ser feita com o motor frio, portanto é necessário deixar o carro de um dia pro outro, sendo que a única peça que deve ser reservada é a junta da "tampa do comando de vávulas" ( desculpe, na mensagem anterior citei errado ).
abçs

Elmer_Jeep
08/08/2005, 16:50
Pessoal,

O que ocorre é que a maioria dos mecânicos conhece os motores tradicionais da MWM que usam tuchos hidráulicos e não precisam de regulagem e extrapolam errôneamente pros motores novos, que possuem sim, regulagem de válvulas.

Os MWM antigos como a maioria dos motores diesel possuem tuchos mecânicos e necessitam sim de uma regulagem periódica na folga de válvulas :concordo:

A confusão que o povo faz com os MWM Sprint é por causa dos balancins de acionamento hidráulico(funcionam de acordo com a pressão e viscosidade do óleo lubrificante). :parede: Daí os mecânicos acham que não se faz regulagem de válvulas.


Sem regulagem a detonalçao "atropela" as válvulas e aí um mecânico pode melhor explicar as consequências disso.
Mecânicos de plantão, me ajudem!
abçs

Não precisa exagerar, o atropelamento de válvulas só ocorre se o motor estiver fora de ponto. :mrgreen:

Sem a regulagem periódica pode ocorrer falha no funcionamento, perda de potencia e consumo de combustível além do normal. E também aquele barulhinho chato(tec-tec-tec) quando se acelera.

[]'s

Ashidani
09/08/2005, 09:12
Ok, acho que é isso aí pessoal, muito grato pela ajuda Elmer.
abçs

Dalger
10/08/2005, 22:14
Pessoal,

A regulagem das válvulas deve ser feita a cada 25.000 kms.
A folga segundo o MWM Service deve estar entre 0,0 a 0,30 no máx. pra se evitar danos aos motores. O ideal é deixar em torno de 0,15.
Não precisa levar ao MWM só pra regular exceto se quiser verificar se houve algum dano ( se depois de regular o motor continuar esquisito ). Basta levar a uma boa mecânica diesel e explicar o macete ( ligue pra MWM e junto ao mecânico peça pra eles explicarem ) que não tem segredo.
A chave "alen" é uma ferramenta que toca o parafuso "alen" ( a exemplo do philips ) que faz a regulagem no motor. A questão é que esse tal parafuso ( que faz um barulhinho tipo "clik" quando acionado ) está "escondidinho" quando se abre a tampa do carter.
O tel da MWM é o ( 11 ) 3882-3200.

O meu ja esta com 60mil e nunca fui informado sobre esta regulagem. Inclusive estive na Troller da e perguntei sobre esta regulagem e ninguem soube me informar.
Alguem teria uma ideia do que custaria este servico em uma autorizada, para que eu pudesse fazer uma checagem de preco com o servico da Troller daqui e quanto custaria a junta da tampa do cabeçote ???
Obs: Algumas autorizadas da GM tb já sabem como regular a abertura de válvulas desse motor pois equipa as S-10.
abçs

Ashidani
11/08/2005, 19:25
Vai depender do custo da mão de obra de cada um.
Gasta-se em torno de duas horas pra executar bem feito por quem entende.
Meu mecânico cobra 45,00/hora.
A junta ( de boa qualidade ) uns 50,00 reias.
Mas lembre-se que tem que deixar o carro de um dia pro outro pois as folgas citadas são pra regular o motor frio. Além de se correr o risco de empenar a tampa do comando ao se retirar "a quente", aí só trocando por outra pois não há borracha de vedação que dê jeito...

"ARMAS NÃO MATAM PESSOAS, PESSOAS MATAM PESSOAS!" - Papa João Paulo II
Diga não ao desarmamento de pessoas de bem.

wilson ghetti
11/08/2005, 20:24
Bem pessoal, deixa eu invadir um pouco esse tópico, eu possuo uma camper com essa motorização, e como eu à comprei com esse motor e tbem não conhecia nada sobre ele, então existe um site:
www.mwm.com.br, e nesse site pode-se fazer um dowload do manual com todas a especificações técnicas, e dar pra imprimir e levando ele consigo à um mecanico de sua confiança ele executará o serviço sem problemas, espero ter contribuído, até mais.....e abraços à todos.....

Ashidani
12/08/2005, 10:01
Toda ajuda é bem vinda, Xará.
Um grande abraço!

Wilson Ashidani

"ARMAS NÃO MATAM PESSOAS, PESSOAS MATAM PESSOAS!" - Papa João Paulo II
Diga não ao desarmamento, pessoas indefesas encorajam a criminalidade.

Dalger
13/08/2005, 00:35
wilson,

Eu tentei baixar o manual da oficina, mas la indica que tem um CD nas autorizadas.

Vc conseguiu baixar ???

Ashidani
13/08/2005, 22:43
Nem tentei pois meu mecânico deu conta de regular as válvulas depois de conversar dois minutos com o técnico da MWM. Talvez o interurbano seja a coisa mais prática a se fazer ( depende de cada um ).
Sua conexão é de banda larga? Se não for, tente baixar o manual de um "Internet Café" ou outro tipo de prestadora do serviço de navegação em banda larga, em horário comercial, pois muitos servidores que hospedam as páginas só funcionam nesses horários.
abçs

"ARMAS NÃO MATAM PESSOAS, PESSOAS MATAM PESSOAS!" - Papa João Paulo II
Estão tentando tirar o seu direito de se defender, qual será o próximo?

wilson ghetti
14/08/2005, 11:01
Oi Dalger, consegui baixar sim sem problemas, mas se tiver dificuldade manda email pra eles que estes enviam o CD por correio se vc não tiver uma autorizada MWM por perto, qualquer dificuldade entre em contato, aí eu te envio por correio, valeu......

Dalger
15/08/2005, 09:10
Oi Dalger, consegui baixar sim sem problemas, mas se tiver dificuldade manda email pra eles que estes enviam o CD por correio se vc não tiver uma autorizada MWM por perto, qualquer dificuldade entre em contato, aí eu te envio por correio, valeu......

Wilson,
Aqui temos sim autorizada MWM, mas eu estou querendo o manual para anexar a minha biblioteca. Se vc puder me enviar por email, eu agradeceria mto.

Obrigado.

Dalger
15/08/2005, 09:12
Nem tentei pois meu mecânico deu conta de regular as válvulas depois de conversar dois minutos com o técnico da MWM. Talvez o interurbano seja a coisa mais prática a se fazer ( depende de cada um ).
Sua conexão é de banda larga? Se não for, tente baixar o manual de um "Internet Café" ou outro tipo de prestadora do serviço de navegação em banda larga, em horário comercial, pois muitos servidores que hospedam as páginas só funcionam nesses horários.
abçs

"ARMAS NÃO MATAM PESSOAS, PESSOAS MATAM PESSOAS!" - Papa João Paulo II
Estão tentando tirar o seu direito de se defender, qual será o próximo?

Mina conexao e banda larga sim. Mas realmente n sei onde errei.
Aqui tem autorizada, e vou procura-los para ver se fazem o serviço da regulagem.
Mas vc que fez, diga ai o que aconteceu ??? O motor melhorou ??? Melhorou o consumo ??? Baixou o nivel de ruido ???

Obrigado

Ashidani
15/08/2005, 22:03
Bem, como disse na abertura do tópico, o motor voltou a trabalhar redondo ( parou de bater válvulas ) ganhou potência ( ou melhor, recuperou-a ), ficou mais econômico e silencioso e principalmente eliminei o risco de ocorrer a quebra do motor pelo atropelamento das válvulas que causaria um preju de até 10 mil reais!

"ARMAS NÃO MATAM PESSOAS, PESSOAS MATAM PESSOAS!" - Papa João Paulo II
O Tiro Esportivo conquistou a primeira medalha de ouro Olímpica para o Brasil.

Joao Henrique Kffuri
16/08/2005, 12:24
Pessoal depois de ver este assunto no site, resolvi regular as valvulas do meu carro, telefonei na assistência da MWM e segundo o técnico Dalton, me informou que a regulagem ideal é de 0,20 mm, levei em uma autorizada MWM onde a fizeram, então o mecanico me informou que elas estava muito pressas....com menos de 0,10...mas agora vou tester a máquina...., ele disse tambem que o recomendavel é fazer a regulagem a cada 20.000 km,no máximo sendo assim acho que isso deveria vir no manual da troller, o qual não traz nenhuma informação a respeito nas revisões...

Dalger
16/08/2005, 23:41
´´E. Pelo visto as concessionarias estao meio por fora mesmo.
Vou entrar em contato com o pessoal da MWM daqui para verificar se eles fazem a regulagem para mim tb.
Joao, quanto vc pagou pelo servico ???

Dalger
16/08/2005, 23:41
´´E. Pelo visto as concessionarias estao meio por fora mesmo.
Vou entrar em contato com o pessoal da MWM daqui para verificar se eles fazem a regulagem para mim tb.
Joao, quanto vc pagou pelo servico ???

Ashidani
17/08/2005, 14:43
Pelo o que meu mecânico me falou as válvulas sempre aumentam a folga com o uso.
Com quantos kms rodados está seu motor? Foi único dono? Será que em alguma revisão já fizeram a tal regulagem sem vc saber?
Se o ideal é 0,20 prefiro deixar com 0,15 pra ir mexer com 0,25 a 0,30 que é o limite pra risco de danos.
abçs

Dalger
18/08/2005, 00:16
Ashidani,
Meu motor esta com 65mil km e sou o segundo dono, mas nao sei de nenhuma regulagem realizada. Alias, por aqui ninguem ouviu falar desta regulagem.
Acho que serei o primeiro a levantar o assunto junto a um tecnico da MWM.
Vou tentar falar com o que conheço e amanha posto o resultado da enquete.

Joao Henrique Kffuri
22/08/2005, 09:48
Pessoal eu gastei com regulagem de valvulas e troca da junta, ficou R$ 98,00

Dalger
22/08/2005, 23:03
Blz.
Boa referencia.
Ainda nao tive tempo de verificar por aqui, mas agora ja sei o preço.
Brigadao.

Ashidani
24/08/2005, 10:03
Dalger, tá mais que na hora de fazer uma boa regulagem.
Ainda não descobri direito o que faz as válvulas desregularem.
Tem carros que pifaram com 80 mil kms, outros que com 130 mil ainda estão rodando.
abçs

Joao Henrique Kffuri
24/08/2005, 11:08
Dalger,
Dalger com regulagem e troca de junta de cabeçote, ficou R$ 98,00 ok.
abrs.
jk

Dalger
31/08/2005, 00:26
Recentemente li em uma reportagem que o comando de valvulas dos motores MWM tinha sido alterado com um comando mais "bravo" com ressaltos maiores que propiciavam maior tempo de abertura das valvulas.
Alguem teria alguma informação sobre isto, ou teria conheicmento de alguma local que faça ou venda comando para motores a diesel ???

Ashidani
06/09/2005, 09:53
Dalger,
Creio que apenas trocar esse tal comando ficaria muito caro e não ganharia tanto em força assim.
O ideal, se quer mais potência ( precisa? ) mesmo consumindo mais, é levar o jipão à uma das oficinas especializadas em preparação de motores e fazer o serviço completo.
Só que quanto mais desempenho, menor durabiliade, maior consumo e desgaste das peças que vão após o motor, a não ser que sejam redimensionadas tb.
abçs

DIGA NÃO AO DESARMAMENTO.
"Quanto mais corrupto um governo, mais ele desarma a população." - consulte um historiador.

Ashidani
10/09/2005, 16:56
Pessoal,
A título de informação, o modelo 2006 vem com novo motor "Comom Rail", este sim sem necessidade de se regular a abertura de válvulas.
abçs

Elmer_Jeep
13/09/2005, 01:07
Pessoal,
A título de informação, o modelo 2006 vem com novo motor "Comom Rail", este sim sem necessidade de se regular a abertura de válvulas.
abçs

O fato do motor ter common rail não tem nada haver com a necessidade ou não de regulagem de válvulas. :wink:

Este novo modelo de motor é equipado com tuchos hidráulicos que mantém as válvulas reguladas de acordo com a pressão/viscosidade do óleo lubrificante. 8)

http://www.troller.com.br/t42006/

Ashidani
13/09/2005, 12:16
Calma Elmer, :stop:
Tinha citado o nome apenas pra identificar o motor. :wink:
De qualquer forma valeu o esclarecimento. :concordo:
abçs

VOTE 1 ( Não ) NO REFERENDO DO DESARMAMENTO.
Mais emprego, educação e saúde - e menos desarmamento.

Elmer_Jeep
22/09/2005, 10:54
Recentemente li em uma reportagem que o comando de valvulas dos motores MWM tinha sido alterado com um comando mais "bravo" com ressaltos maiores que propiciavam maior tempo de abertura das valvulas.
Alguem teria alguma informação sobre isto, ou teria conheicmento de alguma local que faça ou venda comando para motores a diesel ???

Sobre comandos modificados em alguns modelos de motor os ressaltos não são maiores.

Como exemplo os motores MBenz 352A (A = Turbo): Os ressaltos do eixo comando são mais baixos se comparados à um comando do mesmo motor na versão aspirada. E o tempo de abertura das válvulas é maior.
Aí que está a diferença, não é o tanto que a válvula abre(curso), mas quanto tempo ela passa aberta(permanência).

Outro exemplo muito usado em motores de arrancada são comandos recondicionados. Os ressaltos são usinados, diminuindo a altura do came deixando-os com a aparência de achatados, assim as válvulas abrem até uma certa altura porém passam mais tempo abertas favorecendo a entrada (admissão) da mistura ar+combustível e expulsando com mais eficiência os gases resultantes da combustão(escape).

No caso do troller não sei informar quem retrabalha/modifica o eixo comando, mas certamente já existe preparação desse tipo.
O única empresa que tenho conhecimento e posso indicar é a SOBE COMANDOS em SP. Faça uma consulta 11)5563-3952.


Creio que apenas trocar esse tal comando ficaria muito caro e não ganharia tanto em força assim.

A peça mais importante no desempenho de um motor 4 tempos é o comando de válvulas, uma simples substituição do comando original por um de perfil modificado traz ganhos significativos em termos de torque ou potência, ainda mais no caso de motores turbinados e multiválvulas. É uma preparação(envenenamento) relativamente barata e confiável.

[]'s

Oni
04/10/2005, 13:28
levei pra regular as valvulas...

3 presas... aproveitei pra ver se os bicos estavam ok e trocar a mangueira do turbo para o intercooler q estava rasgada... resumo???

o carro ficou pior...
estou ligando la pra sabe qq aconteceu...
pois realmente o carro ficou pior em saida final e retomada... acho q mexeram aonde naum deviam so pra volta la... e pior q eh autorisada mwm...
eu mereco

Ashidani
04/10/2005, 17:13
Poste aqui o nome da Autorizada pra gente saber quem trabalha direito ( ou não ) e avise ( se não resolverem o problema ) que está divulgando o ocorrido ( melhor seria entrar em contato com um jornal ex: Folha Veículos - seção de cartas ) só assim levam a gente a sério. Impossível vc entrar com três válvulas presas e sair com o carro pior que quando entrou.
A troca da mangueira foi providencial ( apesar da pressão ser positiva pode provocar danos ao motor com o tempo ). Lembre-se a regulagem deve ser feita sempre com o motor frio.
abçs

Oni
04/10/2005, 21:19
Poste aqui o nome da Autorizada pra gente saber quem trabalha direito ( ou não ) e avise ( se não resolverem o problema ) que está divulgando o ocorrido ( melhor seria entrar em contato com um jornal ex: Folha Veículos - seção de cartas ) só assim levam a gente a sério. Impossível vc entrar com três válvulas presas e sair com o carro pior que quando entrou.
A troca da mangueira foi providencial ( apesar da pressão ser positiva pode provocar danos ao motor com o tempo ). Lembre-se a regulagem deve ser feita sempre com o motor frio.
abçs

cara! eh so o que me resta a fazer... hj andei com o carro pra naum ter duvida de q o carro ficou uma bosta mesmo

sabe o que ta me parecendo? que eles mexeram na pressao do turbo ou na bomba injetora... cara eu to precisando subir rotacao pra faze ladeira com o carro senaum ele naum sai do lugar... e eu nunca fiz isso!!!
como eu to puto... e caso eles venham com putaria irei sim mandar carta pra tudo q eh canto!
e so pra dexa avisado tmb... dexei o carro sabado de manha e peguei segunda a tarde... imagino que eles tenham feito o servico com o carro frio
desde ja grato pela ajuda =D
abaixo segue o nome da (bosta de) autorizada MWM

Penachin
R. Sta. Margarida Maria Alacoque, 545/689 (Balão do frigorifico Tavares)
Jd. Baindeirantes - Campinas - SP
claudinei@penachin.com.br
www.penachin.com.br

ate eu detectar a porra do que aconteceu eu NAO aconselho ninguem leva o carro la...

[]'s

Martin Melcop
05/10/2005, 08:57
Oni manda um e-mail para a Jipenet nacional, acho que lá é um bom canal para este tipo de aviso

Oni
05/10/2005, 16:20
seguinte...
liguei hj la e expliquei o que esta acontecendo...
estou precisando subir rotacao do carro a quase 2000rpm pra faze rampa senaum ele custa a sair... q ele perdeu saida final retomada... resumo foi uma bosta e volto uma merda... totalmente sem torque

o cara da Penachin falo pra levar o carro la amanha pra dar uma olhada e dependendo do que for disse que vai precisar mexer na bomba...
de boa! q fdp... gastai mo grana la pro carro volta uma bosta e ele disse q pra mexe na bomba, que so pra tira-la sao uns 500 reais...
pensando nisso eu acho que ELES mesmos mexeram na bomba pra depois fala que precisa arruma la... pqp q raiva... amanha vo mostra o carro e quero sem nenhum tostao a mais o carro como estava antes...

caso naum consiga... vo manda ele enfia a bomba e manda e mail e cartas pra tudo que eh lugar metendo a boca!!!

e galera... so pra tira o peso da conciencia... qual a pressao no turbo do troller??? vo coloka um manometro pra ve se eles naum mexeram nisso tmb... e tirando uma duvida... se ele mexeram na bomba o carro pode perder torque neh?
so isso :D
grato desde ja

Martin Melcop
05/10/2005, 17:46
se não me engano 1,2 Kg, mas manda e-mail para o TC que o povo sabe mais

Elmer_Jeep
06/10/2005, 09:12
Oni, aconselho vc à levar em outra oficina e mandar checar somente a regulagem de válvulas, se não resolver aí pode ter certeza que tem algo errado na bomba.

[]'s

Oni
06/10/2005, 18:29
vo pensar nisso... mais e se tiver algo errado nas bombas... com certeza eles q mexeram pq o carro naum estava assim

wilson ghetti
19/10/2005, 10:00
E aí pessoal, queremos o retorno desse tópico, podem colocar os resultados?????


Abraços...

wilson ghetti
28/10/2005, 16:51
Colega Oni, poderia colocar os finalmente do seu caso???? todos agradecem...



[]'s ansiosos

Ashidani
02/11/2005, 20:51
Alguém sabe no que deu o caso do Oni???

Resolveu? Parece que sim, ficou quieto...

abçs

wilson ghetti
06/11/2005, 09:43
É parece que quando precisam de opiniões, todos se interessam, mas quando é para dar um retôrno(que muito importante pra todos), aí some.....quem sabe vamos ter a resposta.

Todos no aguardo,


[]'s atodos

Oni
05/12/2005, 11:37
uia!
desculpem a demora...

seguinte... levei la mostrei a porcaria que o carro estava. nem rampa em primeira tava fazendo... bleh
fiquei falando falando falando... falei algumas coisas de mecanica que sei pra ele ve que eu naum era nenhum ze mane q nun sabe nada... e ele falo em refazer o servico sem cobrar...

resultado... da ate raiva de fala... algum mecanico engracadinho encurtou o cabo o acelerador... ou seja... acelerador no fundo e tinha mais pra abrir...
peguei o carro... normal! olha so...

so falo pra quem mora em campinas nunca levar o carro la... meu deus, bando de corno

dero
20/01/2006, 23:23
Alguem tem o peso (seco) do motores 2.8? bem com potência

Se tiverem favor postar aqui ou no tópico abaixo:
"Peso dos Motores"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=217315

Um interessante comparativo dos pesos dos motores x potência oferecida.

Justamente para orientar qdo da troca de motor .

valeu

Bianor
22/12/2007, 20:26
Bom no manual de operação do MWM Sprint 4 cilindros esta prescrito com 45000km, já tinha pedido ao mexanico para regular a folga das válvulas aos 57k como está com 87k resolvi eu mesmo fazer o serviço em casa e pior em vespera de viagem de natal !!!
Não deu outra o motor nem funcionou direito, mas como Deus ajuda os pobres consegui depois de uns conselhos da D. Maria.
O esquema funciona assim eleve uma das rodas traseiras com o macaco, engrene a 4, tire a tampa das válvulas e vá colocando o eixo com o ressalto da forma como mostrado na figura abaixo.
http://img180.imageshack.us/img180/593/vlvulasll1.jpg (http://imageshack.us)
Posicione o calibre de lamina entre o balancim e o eixo, não deve passar a lamina de 0,30mm. Gire o parafuso de regulagem até sentir o click.
Girando no sentido horário aumenta a folga e no sentido contrario diminui a folga. Fica geralmente assim a lámina de 0,25 não passa e a 0,20 passa então deve ser algo em torno de 0,23 ou não passa a de 0,20 e passa a de 0,15 aih fica em torno de 0,18 aproximadamente.
Deixe um pouco de óleo do motor para molhar a ponta da lámina.
http://img180.imageshack.us/img180/9215/vlvulas2hr2.jpg (http://imageshack.us)
O que chamou a atenção foi o estado do eixo com desgaste do material, aparecendo o metal amarelo e vi tambem umas marcas na ponta do ressalto do eixo, provavelmenta causada por alguma impureza que passou por ali e foiu mastigada por ele. Mas o curioso foi que as marcas de desgaste estavam na parte posterior do ressalto do eixo e não nele observam a foto abaixo.
URL=http://imageshack.us]http://img503.imageshack.us/img503/4831/vlvulas3qb1.jpg[/URL]
Um bom natal a todos ao colegas.

Elmer_Jeep
23/12/2007, 23:50
Essas marcas nos ressaltos são normais, tem que olhar se não está desgastado a face de contato dos balancins.

[]'s

Bianor
25/12/2007, 22:17
Bom viajei uns 500k de asfalto depois da regulagem da folga das válvulas e posso dizer que as retomadas tanto em alta quanto em baixa melhoraram. Acho que a tava muito ruim mesmo, resultado da má regulagem feita na conscecionária GM em Salvador e do uso mesmo. Resumindo com a folga certa +/- uns 0,15mm funciona bem fora isso perde-se rendimento, ou seja ajudar não ajuda mas atrapalha bastante. Detalhe para verificar a folga correta a posição do cames é a primeira foto, que é de um poster da MWM, percebe-se que o cames está ligeiramente inclinado para a direita, visto de frente.
Sds

Elmer_Jeep
26/12/2007, 11:21
realmente, para verificar corretamente a folga neste motor o came fica levemente inclinado por causa do formato e posicionamento do balancin.

[]'s

jose geraldo bicalho
20/12/2009, 19:14
ola
gostaria se possivel enviar-me manual troller
adquiri um troller 04/05 e nao tenho o manual.
desde ja agradeço.
jgbicalho@yahoo.com.br

Denilsom
09/08/2010, 14:54
Estava lendo o topico sobre regulagem de valvula do MWM 2.8 ano 2000 e uma duvida meu mecanico diz que só regula com 0,30 ai fala que é mellhor com 0,20 a 0,25 sera que não corre o risco de danificar meu motor , algum colega pode me ajudar.
Grato

Elmer_Jeep
09/08/2010, 15:28
Estava lendo o topico sobre regulagem de valvula do MWM 2.8 ano 2000 e uma duvida meu mecanico diz que só regula com 0,30 ai fala que é mellhor com 0,20 a 0,25 sera que não corre o risco de danificar meu motor , algum colega pode me ajudar.
Grato

O correto é seguir a medida informada no manual do motor, veja abaixo:

Folga com motor frio (admissão e escape) (25)
Huelgo de las válvulas com motor frío (25)
Valve clearance with cold engine (25) .................................. 0,20 ± 0,10 mm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238586&stc=1&d=1281379433

[]'s

Denilsom
09/08/2010, 16:04
Obrig Elmer então o correto é 0,25 l,iguei pra ele agora insiste em 0,30 se regular com 0,25 nao se responsabiliza será que é isso mesmo ?
grato

Elmer_Jeep
09/08/2010, 16:14
Cara, desculpe se a informação ficou confusa, o numero 25 entre parenteses é referente à figura 25 do catálogo, figura que anexei na mensagem.

A medida é de 0,20 ± 0,10 mm, ou seja, no máximo 020(pra nao ter folga excessiva) e no mínimo 010(pra nao ficarem demasiadamente justas).

Passe essa informação ao seu mecânico, retirei do catálogo do mwm sprint.

[]'s

Elmer_Jeep
09/08/2010, 16:21
Aqui vc mesmo pode conferir:
http://www.mwm-international.com.br/files/manual/4.pdf

Na página 19 do manual (20 do pdf) tem a informação e os graficos, recomendo vc imprimir a pagina e levar pro seu mecânico.

[]'s

luizneto
18/10/2010, 09:59
Aqui vc mesmo pode conferir:
http://www.mwm-international.com.br/files/manual/4.pdf

Na página 19 do manual (20 do pdf) tem a informação e os graficos, recomendo vc imprimir a pagina e levar pro seu mecânico.

[]'s
Elmer,

bom dia. Esse manual que colocou em anexo é para o 2.8 sprint. Desculpe a ignorância, mas esse é o mesmo do meu Troller 2002/2003? Não vi a identificação sprint no motor. Existe algum outro 2.8?

Abraço,

Gonzaga

Elmer_Jeep
18/10/2010, 10:46
Elmer,

bom dia. Esse manual que colocou em anexo é para o 2.8 sprint. Desculpe a ignorância, mas esse é o mesmo do meu Troller 2002/2003? Não vi a identificação sprint no motor. Existe algum outro 2.8?

Abraço,

Gonzaga

no troller se nao me engano o mwm sprint veio de 2001 a 2005.

[]'s

Loyer
18/10/2010, 11:53
Elmer,

bom dia. Esse manual que colocou em anexo é para o 2.8 sprint. Desculpe a ignorância, mas esse é o mesmo do meu Troller 2002/2003? Não vi a identificação sprint no motor. Existe algum outro 2.8?

Abraço,

Gonzaga
Positivo, é o mesmo motor.
Assim como da S-10, Blazer, frontier, x terra e etc...

luizneto
18/10/2010, 14:05
Elmer e loyer,

obrigado pela informação.

abraço,

Gonzaga

Zepi
18/10/2010, 14:19
Vai depender do custo da mão de obra de cada um.
Gasta-se em torno de duas horas pra executar bem feito por quem entende.
Meu mecânico cobra 45,00/hora.
A junta ( de boa qualidade ) uns 50,00 reias.
Mas lembre-se que tem que deixar o carro de um dia pro outro pois as folgas citadas são pra regular o motor frio. Além de se correr o risco de empenar a tampa do comando ao se retirar "a quente", aí só trocando por outra pois não há borracha de vedação que dê jeito...

"ARMAS NÃO MATAM PESSOAS, PESSOAS MATAM PESSOAS!" - Papa João Paulo II
Diga não ao desarmamento de pessoas de bem.

Junta????????????
Onde tem junta ali???Fala da borracha na tampa de válvulas????
O mwm em vários lugares usa oring's em vez de juntas...


Abraços

lucasbh
11/03/2011, 10:34
Bom dia pessoal, tenho uma Xterra 04/05 que usa o MWM (não "eletronic") que já está com 145.000 Km, e o tenho o veículo desde os 117.000 Km, uso sempre Diesel aditivado e sempre que troco o óleo uso estes produtos tipo "descarbonizadores" ou "flushing", entetanto tenho notado que o consumo está em torno 7,5 / 8,0 kM/L , o que está alto . Li neste tópico alguns post sobre regulagem da abertura das válvulas e limpeza no sistema de alimentação,mas sou novo no universo do motor a diesel.

Moderadores e mecânicos ,Vcs conhecem alguma oficina confiável em Bhte para eu poder regular o meu motor?

Elmer_Jeep
11/03/2011, 10:48
Pesquise no site da MWM as oficinas credenciadas na sua região:
http://www.mwm.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=A

[]'s

lucasbh
11/03/2011, 10:58
Ok, Elmer, valeu pela dica !

GASTAMW
14/06/2012, 14:37
Bianor,boa tarde tudo bem?

Vou regular a folga do comando de valulas de meu MWM 2.8 Sprint 2003 você tem mais fotos?Estou com duvida de qual é o posicionamento correto do comando para realizar o ajuste das valvulas...Conto com sua ajuda obrigado...Mawill84@terra.com.br

GASTAMW
14/06/2012, 14:59
Boa tarde.. Bianor tb?

Você tem mais fotos sobre essa regulagem estou com duvida no posicionamento do comando para realizar o ajuste de valvulas...

mawill84@terra.com.br

victor senger
24/03/2013, 17:54
Acabei d regular as valvulas da minha s10 2.8 spriter 2001, é moleza! (NEM PRECISOU TROCAR A JUNTA, POIS NÃO ESTAVA VAZANDO NADA) Primeiro comprei o conjunto de lâminas, (R$13,00) e chaves alen R$20,00 (pode ser aquelas de estrias com até 4mm, que serve para abrir a tampa do comando de válvulas e tambem regular as válvulas. Depois, com o carro numa superfície plana, engate a 5ªmarcha e solte o freio de estacionamento, abra a tampa do comando de válvulas, vá empurrando o carro para tráz (é mais fácil) à medida que os canes ficam para cima, coloque a lâmina entre o eixo do comando e o balancin, gire o parafuso alen ati-horário (aperta) horáro (solta) (NÃO DEVE PASSAR A LÂMINA DE 0,20 mm E A DE 0,15 DEVE PASSAR LIVRE) a regulagem vai fcar em torno de 0,16 à 0,18mm, perfeito, motor redondo ,sem barulhos ou vibrções, e mais esperto. A vantagem de fazer vc mesmo, é que poderá repetir o ajuste a cada 20.000km, mantendo o motor sempre com a calibragem ideal, e o melhor, (SEM GASTAR NADA)

pulim
17/10/2013, 17:34
Regulagem de válvulas da Frontier/Xterra/S10/Blazer 2.8 MWM Sprint 4.07 TCA
Hoje falarei sobre como regular as válvulas do motor 2.8 MWM. Ferramentas:



Chave Torx T40;
Allen 3mm;
Calibrador de lâmina (Lâmina 0,30mm)
Macaco;
Alicate para soltar abraçaceira de pressão;
Chave boca ou estriada ou sextavada 10mm;
Chave sextavada ou Soquete sextavado 14mm;



Peças de reposição:




1 Junta da tampa de válvulas
5 anéis de vedação dos parafusos da tampa de válvula




http://3.bp.blogspot.com/-bBmS4fbHHPs/UbDiTlxDD-I/AAAAAAAAAfU/X1akkWoGjYg/s200/DSCN0072.JPG (http://3.bp.blogspot.com/-bBmS4fbHHPs/UbDiTlxDD-I/AAAAAAAAAfU/X1akkWoGjYg/s1600/DSCN0072.JPG)http://2.bp.blogspot.com/-0KW80vqUjss/UbDiT-U-sPI/AAAAAAAAAfY/P_62bQzYAJs/s200/DSCN0073.JPG (http://2.bp.blogspot.com/-0KW80vqUjss/UbDiT-U-sPI/AAAAAAAAAfY/P_62bQzYAJs/s1600/DSCN0073.JPG)



Ao trabalho:

Este motor é nacional e utilizado em diversos carros devido sua maravilhosa construção, pois é um motor forte, resistente e econômico.





http://2.bp.blogspot.com/-9wPK3vn-6-Y/UbCOouilk2I/AAAAAAAAAXY/Gsl7AODXm9M/s320/motor_mwm.jpg (http://2.bp.blogspot.com/-9wPK3vn-6-Y/UbCOouilk2I/AAAAAAAAAXY/Gsl7AODXm9M/s1600/motor_mwm.jpg)


É um motor utilizado na linha Nissan - Frontier/Xterra (2002-2008) -, GM/Chevrolet - S10/Blazer (2000-2012) -, Troller - T4 (2001-2005). Essa relação de carros não é restritiva, ainda podem haver outras aplicações que desconheço!!!

Enfim, é um motor muito forte, exigindo alguns poucos cuidados com manutenção preventiva, dentre eles a regulagem de válvulas, que deverá ser feita a cada 15000 km, conforme apostila de treinamento de motores fornecida pela MWM.

Nesta mesma apostila consta que a folga da válvula com motor frio(admissão/escape) é de 0,20mm (tolerância de 0,10mm para mais ou para menos)


http://2.bp.blogspot.com/-bq3St_A1J6k/UbCNkj31YCI/AAAAAAAAAW8/DUpsKg37ORI/s320/Valvula_folga_MWM.png (http://2.bp.blogspot.com/-bq3St_A1J6k/UbCNkj31YCI/AAAAAAAAAW8/DUpsKg37ORI/s1600/Valvula_folga_MWM.png)

Ocorre que o carro utilizado nesta regulagem é uma Frontier 2.8 2003, e consta numa placa de informações fixada na frente do motor:






http://1.bp.blogspot.com/-enyhAEoSQMg/UbCS60fingI/AAAAAAAAAYQ/xGRqA2mtP6w/s320/IMG_2592.jpg (http://1.bp.blogspot.com/-enyhAEoSQMg/UbCS60fingI/AAAAAAAAAYQ/xGRqA2mtP6w/s1600/IMG_2592.jpg)

http://2.bp.blogspot.com/-YyJzoiEPCQY/UbCP7S1KKdI/AAAAAAAAAXo/hyGWn1EkdlI/s320/motor_mwm.jpg (http://2.bp.blogspot.com/-YyJzoiEPCQY/UbCP7S1KKdI/AAAAAAAAAXo/hyGWn1EkdlI/s1600/motor_mwm.jpg)






Nesta placa consta que que a folga de válvula à frio é de 0,30 mm, tanto para admissão, quanto para escape. Portanto, seguirei o especificado pela Nissan.

Começando, deve ser retirado o radiador do intercooler, bastado retirar 3 parafusos e 2 abraçadeiras:


http://1.bp.blogspot.com/-NAtnso6iaY4/UbCWFLudmCI/AAAAAAAAAYw/gZ5j9sosS6A/s320/IMG_2591.jpg (http://1.bp.blogspot.com/-NAtnso6iaY4/UbCWFLudmCI/AAAAAAAAAYw/gZ5j9sosS6A/s1600/IMG_2591.jpg)



Deve-se soltar também o condensador de gás, também conhecido com anti-chama ou elemento separador de óleo, para fazer a retirada da tampa de válvulas:


http://2.bp.blogspot.com/-Q4vAf7bQhkA/UbCWvZTvh5I/AAAAAAAAAY4/3oM5ztlYknk/s320/IMG_2591.jpg (http://2.bp.blogspot.com/-Q4vAf7bQhkA/UbCWvZTvh5I/AAAAAAAAAY4/3oM5ztlYknk/s1600/IMG_2591.jpg)

Retira-se os 5 parafusos que fixam a tampa de válvulas, lembrando que são parafusos do tipo torx, chave T40:

http://4.bp.blogspot.com/-HSXt2IWHn1s/UbDa8Z6FpfI/AAAAAAAAAbc/L-7xfgO6yDA/s320/DSCN0078.JPG (http://4.bp.blogspot.com/-HSXt2IWHn1s/UbDa8Z6FpfI/AAAAAAAAAbc/L-7xfgO6yDA/s1600/DSCN0078.JPG)





http://1.bp.blogspot.com/-2FvuAK_16Bk/UbCXyWfvY9I/AAAAAAAAAZY/lxc_cH7tw6c/s320/IMG_2580.JPG (http://1.bp.blogspot.com/-2FvuAK_16Bk/UbCXyWfvY9I/AAAAAAAAAZY/lxc_cH7tw6c/s1600/IMG_2580.JPG)




http://3.bp.blogspot.com/-SrHV7WTh4bg/UbCXr8CiI1I/AAAAAAAAAZQ/JmerKdr9RU0/s320/IMG_2564.JPG (http://3.bp.blogspot.com/-SrHV7WTh4bg/UbCXr8CiI1I/AAAAAAAAAZQ/JmerKdr9RU0/s1600/IMG_2564.JPG)

Cada parafuso(7) possui um anel de vedação da tampa (de borracha) (6), uma bucha (de metal) (8):

http://4.bp.blogspot.com/-Pq89aiiMJG0/UbCZOcmztkI/AAAAAAAAAZo/B6B1kMBiqnU/s320/tampa_valv.png (http://4.bp.blogspot.com/-Pq89aiiMJG0/UbCZOcmztkI/AAAAAAAAAZo/B6B1kMBiqnU/s1600/tampa_valv.png)

Toda vez que for regular essas válvulas deve ser substituída os 5 anéis de vedação de borracha e a junta da tampa de válvulas (de borracha) (40). O custo dessas peças é baixo, em torno de R$ 20,00 para a junta e R$ 4,00 cada anel de vedação. Não se usa cola ou silicone.

Uma vez retirado os parafusos, com uma pequena pressão, se faz o descolamento da tampa retirada.

http://1.bp.blogspot.com/-tvu0Y6E13NA/UbCasqSuvrI/AAAAAAAAAZ4/pN7dPgXMwe8/s320/IMG_2570.JPG (http://1.bp.blogspot.com/-tvu0Y6E13NA/UbCasqSuvrI/AAAAAAAAAZ4/pN7dPgXMwe8/s1600/IMG_2570.JPG)

Este motor possui 12 válvulas, 3 por cilindro, 2 de admissão e 1 de escape:

http://4.bp.blogspot.com/-mMUMqRONQHs/UbCcfi5x8FI/AAAAAAAAAaQ/PN4XqFjpRFo/s320/comando_valv.jpg (http://4.bp.blogspot.com/-mMUMqRONQHs/UbCcfi5x8FI/AAAAAAAAAaQ/PN4XqFjpRFo/s1600/comando_valv.jpg)

Para realizar a regulagem, necessita-se de uma chave Allen 3mm. A regulagem se da colocando um calibrador de lâmina (lâmina 0,30mm) entre o comando e o balancim e com a chave Allen se executa a regulagem:

http://1.bp.blogspot.com/-p6yay6aR6tI/UbDbPFpP_DI/AAAAAAAAAb4/Fhowk7KyDrk/s200/DSCN0074.JPG (http://1.bp.blogspot.com/-p6yay6aR6tI/UbDbPFpP_DI/AAAAAAAAAb4/Fhowk7KyDrk/s1600/DSCN0074.JPG)http://2.bp.blogspot.com/-IDVVau9cC-Q/UbDgCck81NI/AAAAAAAAAeY/T-9Iipl18oc/s200/IMG_2571.JPG (http://2.bp.blogspot.com/-IDVVau9cC-Q/UbDgCck81NI/AAAAAAAAAeY/T-9Iipl18oc/s1600/IMG_2571.JPG)


http://1.bp.blogspot.com/-ygPhN9RNgm8/UbCdU_QuNSI/AAAAAAAAAac/OSUUmIDb42M/s320/IMG_2567.JPG (http://1.bp.blogspot.com/-ygPhN9RNgm8/UbCdU_QuNSI/AAAAAAAAAac/OSUUmIDb42M/s1600/IMG_2567.JPG)

A chave Allen é inserida conforme figura abaixo:


http://4.bp.blogspot.com/-M2V6lHClgM4/UbCdkc8V5aI/AAAAAAAAAak/ASaae6NyV6o/s320/IMG_2569.JPG (http://4.bp.blogspot.com/-M2V6lHClgM4/UbCdkc8V5aI/AAAAAAAAAak/ASaae6NyV6o/s1600/IMG_2569.JPG)

Para se regular a válvula, o balancin deve estar com o ressalto para cima, conforme desenho abaixo:

http://4.bp.blogspot.com/-3WpTVRWL7YM/UbCe6karGnI/AAAAAAAAAa0/MlLzmsn_yLo/s320/Valvula_folga_MWM.png (http://4.bp.blogspot.com/-3WpTVRWL7YM/UbCe6karGnI/AAAAAAAAAa0/MlLzmsn_yLo/s1600/Valvula_folga_MWM.png)
Com o ressalto para cima, girando a chave no sentido horário, folga-se a válvula, no sentido anti-horário a folga diminui. Com a lâmina inserida no espaço conforme desenho acima, deve-se girar no sentido anti-horário até que se trave a lâmina, então gire a Allen lentamente no sentido horário até o próximo estalo. Existe uma mola que trava a regulagem e a cada meia volta ela se encaixa, ao se observar na na base do balancim, é possível ver a mola trabalhando ao girar o parafuso.

Para ir girando o comando para a posição de regulagem da válvula deve levantar uma roda traseira, engrenar o carro em 5 marcha e girar a roda:


http://3.bp.blogspot.com/-4H7MdDn-97w/UbCfPTuol2I/AAAAAAAAAa8/ze8USSDEVPg/s320/IMG_2565.JPG (http://3.bp.blogspot.com/-4H7MdDn-97w/UbCfPTuol2I/AAAAAAAAAa8/ze8USSDEVPg/s1600/IMG_2565.JPG)
Esse é o método mais simples que utilizo, se o carro tiver câmbio automático, deve-se colocar uma chave na Árvore de Manivelas para girar.

Basta repetir o procedimento em cada válvula e estará regulado. Coloca-se a tampa de válvulas com a junta nova, os anéis de borracha novos, as buchas de metal e por fim os parafusos. Basta remontar sem que haja segredos.

Faça você mesmo: Regulagem de válvulas da Frontier/Xterra/S10/Blazer 2.8 MWM Sprint 4.07 TCA (http://dicasfacavocemesmo.blogspot.com.br/2013/06/regulagem-de-valvulas-da.html)

jipeiroMT
18/10/2013, 00:43
Regulagem de válvulas da Frontier/Xterra/S10/Blazer 2.8 MWM Sprint 4.07 TCA


É trabalho demais pra se fazer de 15 em 15 mil km. E ainda fazendo em intervalo tão curto, aumenta o custo de manutenção, mais ainda se não for pelo "Faça Você Mesmo".
Acredito que de 50 em 50 mil km deve estar de bom tamanho pra fazer a regulagem.

Mas, de todo modo, muito boa a explicação Pulim!
Parabéns!

Elmer_Jeep
18/10/2013, 09:21
É trabalho demais pra se fazer de 15 em 15 mil km. E ainda fazendo em intervalo tão curto, aumenta o custo de manutenção, mais ainda se não for pelo "Faça Você Mesmo".
Acredito que de 50 em 50 mil km deve estar de bom tamanho pra fazer a regulagem.

Mas, de todo modo, muito boa a explicação Pulim!
Parabéns!

Muito trabalho mesmo e desnecessário pois no manual de manutenção básica dos motores sprint diz pra fazer a regulagem de válvulas à cada 50 mil km, quem quiser baixar o pdf está anexado no link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32698-manual-do-mtor-mwm-2-8-ou-do-mecanico.html#post472042

[]'s

jaime_sandim
18/10/2013, 09:29
Elmer,

tem esse mesmo manual sobre o NGD 3.0?

gostaria de ler o material

abraços.

HERICK
18/10/2013, 09:41
Regulagem de válvulas da Frontier/Xterra/S10/Blazer 2.8 MWM Sprint 4.07 TCA
Agradeço pelas dicas prestadas, vou deixar salvado no PC, mas pra mim prefiro que o Mecânico o faça, moro em Apertamento hehehehe, a garagem mal cabe a VTR, agora se tivesse Casa com um Quintal e uma mini oficina bem que arriscaria, um forte abraço.:curtir:

Elmer_Jeep
18/10/2013, 11:17
Elmer,

tem esse mesmo manual sobre o NGD 3.0?

gostaria de ler o material

abraços.

Não é o de manutenção mas tem muita informação sobre o 3.0
http://diagramas.diagramasde.com/otros/Ranger%2B3%5B1%5D.0%2Belectronic.pdf

[]'s

jipeiroMT
18/10/2013, 11:20
Elmer,

tem esse mesmo manual sobre o NGD 3.0?

gostaria de ler o material

abraços.

Jaime, no NGD, regulagem de folgas tanto em correia quanto em válvula, tudo é feito automaticamente (graças a Deus).

O manual você pode pegar aqui: MWM Motores - Manuais de Manutenção e Operação (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Manutencao-e-Operacao)

jipeiroMT
18/10/2013, 11:57
Jaime, no NGD, regulagem de folgas tanto em correia quanto em válvula, tudo é feito automaticamente (graças a Deus).

O manual você pode pegar aqui: MWM Motores - Manuais de Manutenção e Operação (http://www.mwm.com.br/site.aspx/Manutencao-e-Operacao)

Agora que vi que não tem o manual lá. Se quiser, eu tenho o manual de serviço em PDF. Esse aqui: Bloco do Motor for Manual de Serviço NGD3.0E 21.10 (http://pt.scribd.com/doc/43694583/11/Bloco-do-Motor)

Posso enviar pra você, caso não consiga baixar.

DieselPower
27/10/2013, 22:33
Regulei as válvulas depois de 50.000 km da última, e apenas uma estava fora das especificações...
Esta única rebelde, estava com 0,60...
Todas as outras estavam perfeitas, com 0,30, assim como a plaqueta da frente do motor indica.
Eu só queria saber o porquê a MWM indica 0,20 nas apostilas e 0,30 na plaqueta...

Armindo Neto
08/01/2014, 17:18
Boa Tarde Amigos,
preciso da ajuda dos amigos do Rio de Janeiro, eu tenho um Troller 2.8 2004, e preciso fazer a regulagem de valvulas dele.
Alguém indica um lugar bom no Rio de Janeiro pra fazer essa regulagem no meu Troller.
Eu moro no Rio de Janeiro-RJ, capital.
Abraço a todos!

Armindo Neto
13/01/2014, 12:18
ninguém???????????????????????

Fabio_Roberto
14/01/2014, 09:52
ninguém???????????????????????

Armindo

Eu regulei o meu na sexta passada em SP e vi que é um procedimento muito simples mesmo. Acho que qualquer mecânica especializada Diesel, tem condições de fazer.

Eu achei pelo site dos autorizados da MWM.

Valores para referencia.

Mão de obra regulagem 85,00
Junta 45,00
Juntas pequenas dos parafusos 8,5 cada..

No total eu gastei 175,00.

Estava com duas valvulas um pouco folgadas, meu troller tem 60.000 km, achei que ficou um pouco mais mais forte nas retomadas e nada mais, quanto ao consumo ainda não sei dizer.

Abraço

Leandro-SC
14/01/2014, 10:05
o meu tava com 118 mil quando fiz, peguei ele com 96 e nao sei dizer se ja tinha regulado pelo antigo dono.

segundo o mecanico estavam todas fora, desempenho e consumo nao mudou nada, ele só ficou com um trabalhar mais bonito, certinho. já fiz mil km depois da regulagem.

Agora pretendo fazer teste de turbina e bicos, até tenho medo do resultado....

Qualquer autorizada MWM faz, no Rio deve existir é só olhar no site deles.

Fabio_Roberto
15/01/2014, 21:05
Após a regulagem de válvulas passou a fazer 9,0 km/L com a bomba aberta, antes fazia 7,0 a 7,5... Uhuuuuu