Ver Versão Completa : Baterias
Pablo Toledo
03/07/2011, 20:37
Caros,
Nao achei nada sobre o assunto baterias, salvo mensagens perdidas em um topico ou outro. Caso ja haja algo sobre, favor deletar este topico.
Minha bateria se foi apos dois anos de uso. E uma Heliar de 70ah livre de manutencao. Estava em um Vitara que e pouco utilizado durante a semana e chega as vezes a ficar quinze dias na garagem, motivo pelo qual acredito que a bateria ja se foi e nao segura mais cargas.
Tirando as famosos Optima Yellowtop, quais as melhores opcoes que temos no mercado nacional? Heliar, Moura, AC Delco, Cral, Impact etc?
Comentarios sobre as marcas, modelos e especificacoes para 4x4 sao bem vindas.
Abracos,
Bosch, heliar, moura, delco, tudo mesma fabrica...
Todas são boas se o resto do sistema também o estiver. Bateria tem durabilidade entre 2 e 3 anos. Com abuso no guincho se der 2 anos ta otimo.
Recomendo a Bosch por ser excelente produto, marca confiável, facil de achar, preço melhor qu eas outras similares e ainda de quebra vc leva na Bosch Car Service da sua cidade e faz um checkup eletronico do sistema. Muito útil.
Agora pode investir mais, vai de optima.
Marvin_CPS
07/07/2011, 22:57
Nava, falar que uma Moura é de mesma fabricação que uma outra qq é sacanagem!
Heliar, Bosch, Ac Delco são sim do mesmo fabricante, assim como a Motorcraft tb é (q saem nos carros da Ford). Mas Moura é Moura... Logico que ela tem 1ª, 2ª e 3ª linhas... Mas ai é outra historia!
Pablo, dentre as marcas citadas por vc ou pelo Nava, concordo que são marcas excelentes! Eu particularmente ficaria entre Moura, Tudor, Heliar, Crawl, talvez AC Delco, por ultimo com a Bosch... Não desprezando ela não! Talvez até uma Ajax...
Dentre as opções de mercado prefira baterias que apresentem prata na liga (ou calcio-prata). Elas irão aguentar mais o tranco no uso do dia a dia do offroad!
Se tiver grana, vai de Optima msm... Apesar de ser uma bateria de msm tecnologia que as outras, ela apresenta uma montagem da estrutura das placas de chumbo diferente, tipo espiralada. Cuja tecnica permite armazenar uma maior qtdade de energia!
Porém, se vc deixar o carro sem ligar por mais de 1 ou 2 meses, max 3 meses, e dar uma boa carga na bateria (tipo uma boa olta de 30 min a 1h andando pela rua), ela vai morrer msm. Pq dai ela vai autodescarregar e passar abaixo da tensão de 10,5V, cuja tensão é o atestado de obtido da coitada!
Alberto Vasconcelos
09/07/2011, 02:34
Infelizmente ficamos a mercê de fabricantes desonestos que fabricam baterias preparadas apenas para durar até o fim da garantia.
Comprei uma Heliar em abril de 2010, garantia de um ano. Em junho de 2011 exatos dois meses finda a garantia a bateria foi para o espaço e tive que comprar outra.
Não uso nada elétrico que exija muito da bateria. O problema é produto vagabundo de baixa qualidade.
A Moura demora um pouquinho a mais para acabar porem tambem não é nada espetacular.
Tambem tive uma blazer com Heliar e durou pouco dias após a garantia terminar.
De qualquer forma nunca mais uma bateria da Heliar entra em um carro meu e alertarei para que outros usuários não comprem para não perder dinheiro.
guilhermeabreu
10/07/2011, 13:08
Único carro que comprei zero foi um Passat 86 e veio com uma bateria HELIAR durou exatos 4 anos e ao trocar coloquei de outra HELIAR que durou pouco mais de um ano e daí em diante coloquei de outras marcas BEM MAIS BARATAS que nunca passaram muito mais de 1 ano .
Atualmente uso baterias de menor preço , pois todas dão garantia de 1 ano , tanto uma MOURA qto uma HELIAR duram pouco mais de um ano , e custam o dobro de uma AJAX , CRAWL , TUDOR , E OUTRAS TANTAS MARCAS DESCONHECIDAS POR AÍ , logo : compro a mais barata que tiver independente de MARCA . Nem quero saber se o fabricante é sério ou não , estamos no Brasil e aqui o consumidor é o que menos importa para os fabricantes e para os governantes , NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A GENTE , não temos por onde apelar .
Compro baterias sempre uma loja aqui da cidade , e o cara já é até meu amigo , pq tenho 3 carros , logo estou sempre COMPRANDO BATERIAS , rsrsrsrsrsrsrsrs , e este amigo lojista tem me falado que a TUDOR esta com tecnologia de fabricação muito boa , mas aí não sei se ele quer vender mais da TUDOR ou se esta informação é verdadeira , pq com 58 anos que tenho , tenho visto "VÁRIOS AMIGOS" me apunhalar pelas costas . Não consigo mais acreditar em nenhum comerciante , mesmo sendo ele "amigo" ?
Se acabar antes de um ano , troco por outra nova na garantia , se durar um ano e der pau , troco por outra nova da mais barata que tiver .
Minha opinião e dica .
Pedrão B.
10/07/2011, 19:01
All
Quando comprei meu CJ ele veio com uma bateria chamada Rodojax Com Prata, eu até tirava sarro, mas ela foi durando, durando, descarregava, recebia carga, e assim ia durou, na minha mão quase três anos.
Mas não achei para comprar...infelizmente...
Troquei ela por uma Fortex, bateria barata e que já usei(Aberta) e durou mais de dois anos em uma Saveiro que tinha com bastante som.
Porém, é uma de 80Ah.
No meu carro de passeio, coloquei uma Moura, que também durou mais de três anos...vidro elétrico, AC, som com módulo, e só funciona de sexta a domingo, o resto da semana ele fica parado. Considero uma bateria muito boa, mas troquei ela por uma Fortex de 65Ah selada, e vamos ver como irá se comportar.
Então, tenho:
CJ - Fortex 80Ah
Rural - Fortex 80Ah
Carro - Fortex 65Ah Selada
Vamos ver como irão se comportar, pois são relativamente novas.
[]'s
Marvin_CPS
11/07/2011, 00:11
Atualmente trabalho no ramo de teste de baterias, inclusive de automotivas, e digo aos srs: infelizmente não podemos esperar que a bateria dure muito mais que 2 anos... Ela é um processo quimico e pela lógica toda quimica tem um fim! Se a bateria durar 2 anos nas condições que usamos (digo em jipes, carros deveriam durar mais tempo) já é de bom tamanho!
Alberto, acho que vc deu azar, já usei Heliar (como reposição e não de fabrica) em dois carros que tive (quase 3,5 anos em cada) e nunca tive problemas. Claro que é tudo uma questão de sorte e uso! Digo sorte pois nem sempre o comerciante segue a risca as recomendações dos fabricante para estocar a bateria. E caso tenha pego uma bateria que foi produzida a mais de 6 meses e que foi armazenada em temperatura elevada (entenda como algo de 30ºC a 40ºC dentro de um galpão) por longo periodo e não tenha recebido recarga após periodos de 6 meses, durar 1 ano foi muito....
Hj uso uma Moura de 65Ah na minha VTR, só comigo a bateria já tem 2 anos... E olha que ela foi colocada pelo antigo dono!
Guilherme, cuidado para não comprar gato por lebre. Tem muita gente que vende bateria de 65Ah e na verdade a bateria não passa de 45Ah... E não pense que ninguém olha para os consumidores não. Já esta no forno um regulamento que vai entrar no mercado regido pelo Inmetro que contempla mais de 40 produtos automotivos, sendo um deles a bateria! O fabricante, seja ele qual for, grande ou pequeno, deverá se submeter a analise qualitativa do produto e caso não atenda os requisitos não obterá alvará de venda pro mercado!
Eu sei, vcs vão falar que no Brasil essas coisas nã funcionam... Concordo! Mas as vezes....
Pq quem fez o apelo ao Inmetro foram os proprios fabricantes (Moura,Tudor, Ajax, etc...) que não estão mais suportando a concorrencia desleal de alguns produtores, e um dos canais que eles vão usar para que esse regulamento funcione é o disk denuncia ao Inmetro, onde o comerciante e o fabricante serão autuados em caso de venda de produtos não regulamentados....
É esperar para ver!
guilhermeabreu
11/07/2011, 18:00
MARVIN_CPS
Obrigado pelos esclarecimentos , sei que existe estas coisas no governo , as leis projetos de lei , INMETRO mas estas coisas só funcionam qdo os grandes são lesados mesmo , qdo os pequenos fabricantes começam a incomodar estes grnads fabricantes , eles veem com esta estória de produtos de baixa qualidade e coisa e tal , qdo eu ou vc vai reclamar de um grande fabricante até na justiça eles nem olham pra vc e acham que vc é um criador de caso , mas qdo os grandes fabricantes se veem prejudicados pelas grandes vendas dos pequenos fabricantes aí começam o LOBBYE para aniquilar os pequenos , aí o governo toma medidas para que os pequenos não tenham condições de produzir dentro das normas por eles estipuladas .
Sei que não tenho como saber se uma bateria de 80Ah de um pequeno fabricante tem 80Ah , assim como uma bateria MOURA , HELIAR tb não tenho como saber , assim tb qdo mando fazer um serviço de bomba injetora , não tenho como saber o que deu pau e os caras cobram R$2.700,00 num serviço de bomba injetora e tenho que pagar mesmo se ele trocou apenas um O-RING e diz que trocou a metade das peças da bomba , como vou saber se não entendo nada disto e não tem como eu verificar .
ESTAMOS LASCADOS MEU AMIGO , temos que procurar lojas que tem tradição em bons serviços e por aí vamos seguindo nossos caminhos e de vez em qdo deparamos com uns picaretas pela frente , MAS EXISTE COMERCIANTES HONESTOS COM CERTEZA .
Mas agradeço o alerta , mas não tenho como acreditar nas leis deste belo País que amo tanto .
já usei umas 3 ou 4 Moura de 75 A/h em diferente carros e todas invariavelmente abriram o bico com 2 anos de uso. Usei também uma Bosch 65 que durou 2 anos. Tenho uso de guincho, mas é bem esporádico. Para uma bateria de R$ 350, seria de se esperar algo melhor. Hoje comprei uma Heliar 75 A/h com melhor CCA e CA que a Moura, mais barata e com 18 meses de garantia, vamos ver o que dá .....
Ah, sobre a Optima: a Yellow que veio na XTerra que comprei simplesmente isolou do nada com menos de 1 ano de uso. Não tenho guincho, alternador verificado, somente som com potência original e os acessórios originais do carro (vidro, ar, etc). Nos Foruns gringos muita gente reclamando sobre problemas semelhante, que a bateria "morre" prematuramente, parece que depois que mudaram a fábrica pro México começou a dar isso, se é verdade ou comentário de xenofobo americano, não sei dizer. A minha é Made in Mexico ... fiquei decepcionado com essa bateria, por aqui é na faixa de R$ 1200
Por fim: o cara onde comprei a bateria comentou algo sobre essa regulamentação que irão fazer para baterias, pelo que entendi fabriqueta que não atender especificações mínimas estará fora do mercado, se vai acontecer mesmo ou não, e qual o impacto disso nos preços das baterias, vamos ver ....
Salviano
12/07/2011, 08:24
já usei umas 3 ou 4 Moura de 75 A/h em diferente carros e todas invariavelmente abriram o bico com 2 anos de uso. Usei também uma Bosch 65 que durou 2 anos. Tenho uso de guincho, mas é bem esporádico. Para uma bateria de R$ 350, seria de se esperar algo melhor. Hoje comprei uma Heliar 75 A/h com melhor CCA e CA que a Moura, mais barata e com 18 meses de garantia, vamos ver o que dá .....
Ah, sobre a Optima: a Yellow que veio na XTerra que comprei simplesmente isolou do nada com menos de 1 ano de uso. Não tenho guincho, alternador verificado, somente som com potência original e os acessórios originais do carro (vidro, ar, etc). Nos Foruns gringos muita gente reclamando sobre problemas semelhante, que a bateria "morre" prematuramente, parece que depois que mudaram a fábrica pro México começou a dar isso, se é verdade ou comentário de xenofobo americano, não sei dizer. A minha é Made in Mexico ... fiquei decepcionado com essa bateria, por aqui é na faixa de R$ 1200
Por fim: o cara onde comprei a bateria comentou algo sobre essa regulamentação que irão fazer para baterias, pelo que entendi fabriqueta que não atender especificações mínimas estará fora do mercado, se vai acontecer mesmo ou não, e qual o impacto disso nos preços das baterias, vamos ver ....
Vai entender.... a minha está OPTIMA, estou usando a mais de 2 anos. só não tenho guincho.
Salviano
12/07/2011, 08:34
Vai entender.... a minha está OPTIMA, estou usando a mais de 2 anos. só não tenho guincho.
Ia por a foto mas enviei a mensagem antes...agora vai.
Pedrão B.
12/07/2011, 21:41
Agora, tive uma Delphi Freedom, não lembro se 70 ou 75Ah que era impressionante...durou uns quatro anos, usando som no carro, muitas vezes até esgotar a bateria, dava um tranco e pau de novo.
Acho que por isso pararam de fabricá-la...
[]'s
PessoALL, bateria é um calcanhar de aquiles para nós,
a minha viatura é automatica, ou seja nao pega no tranco.
Costuno viajar para locais isolados.
Vou compartilhar o que descobri.
a melhor bateria é a optima de gel, fabricada pela Johnson Controls(empresa americana com fabrica em sorocaba-SP) preço R$1.300
nao cabe no meu bolso
As baterias caterpillar são de longe as melhores(com acido), 90ah R$ 500,00(no mínimo)
A DESCOBERTA:
Quem fabrica as bterias Caterpillar é a Johnson Controls, a mesma fabricante das Baterias Opitima e da bateria HELIAR,
segundo engenheiro que eu conversei, que trabalha na divisão de bateia da Johnson Controls as Heliar são a mesma que as Caterpillar, a diferença sao algumas proteçoes principalmente na carcaça.
Sugestão:
Bateria Heliar.
abraços a todos
ja testei todo tipo de marca e cheguei a conclusao que bateria é praticamente tudo igual tirando aquelas que calramente sao vagabundas o resto ta durando tudo no maximo 2 anos(bosch, heliar, delco, crall) isso em diversas aplicaçoes desde bandeirante com guincho ate gerador estacionario
Marvin_CPS
13/07/2011, 23:38
Zluiz,
concordo contigo, a bateria é e sempre será o calcanhar de qq projeto que necessite dela, seja carro ou gerador, ou backup de energia! É como disse, ela é um processo quimico e todo processo quimico tem fim!
A Johnson faz não só a Caterpiler, como também a Heliar, Bosch, Motorcraft, Delco, etc.... Porém cada um paga seu preço no produto, e dai cada bateria sai com uma qualidade (ou carencia né?!)
A Optma, não sei se eles fabricam, mas sei que são os representantes legais aqui no Brasil.... O preço caro dela é pp pela importação, até onde eu sei...
A optima é excelente pq além de gel ela é de estrutura espiralada, ou seja, as placas de chumbo interna ficam enroladas tipo um rocambole!
Dudu,
Vc tem razão.. Bateria é tudo igual! Não tem segredo de produção. A diferença á apenas aplicar correta/e a tecnica da produção!
Ja viram umas modernas em Litio que lançaram nos USA. Coisa chique.
TEm também as de 14V e de 16V....
mar.celo
31/07/2011, 13:42
Contribuindo, comprei semana uma Heliar 75 Ah com capacidade de arranque de 800 A para usar numa Pajero 95.
Sds
Andrejur
01/08/2011, 00:06
Acho que tenho sorte, minha Xterra 2005/2006 faturada em novembro de 2005, hoje com cerca de 62.500 Kms ainda esta com a bateria original Nissan(acho que e Moura) de 60A com capacidade arranque de 300(muita pequena) para um SUV pesado com Ar, vidros, travas e retrovisores eletricos. No meu JPX com o mesmo motor MWM 2.8 ja tive varias AC Delco, Heliar e atualmente Moura. Sempre duraram + de 3 anos usando guincho de vez em quando.
Abs.
olem leoj
04/06/2014, 21:23
estou com uma caterpillar . disse o mecanico que ela esta a 12 anos no carro. estou pesquisando a bateria por 528. 00 reais na sotreq
Pessoal!
Eu tava pesquisando sobre baterias e suas originais fabricantes e cheguei nesse tópico. Vi muito relato de gente falando "bateria X é fabricada por Y, e baterias A B C D E F são todas fabricadas por Z" sem dar nenhuma base de como se sabe isso...
Com o devido respeito, acho que informação assim não é confiável, por isso continuei a fazer minha pesquisa e relacionei as afirmações com links de páginas que forneçam no mínimo uma fonte confiável e séria da afirmação.
Então lá vai:
Baterias Heliar e Caterpillar são fabricadas pela Johnson Controls. Fonte, site da Heliar. Veja o artigo e também o rodapé da página da Heliar. Heliar é nome comercial pras baterias da Johnson Controls no Brasil (pelo que entendi):
JOHNSON CONTROLS E CERTIFICADA COMO FORNECEDOR OURO CATERPILLAR (https://www.heliar.com.br/pt-br/novidades-e-imprensa/2016/johnson-controls-e-certificada-como-fornecedor-ouro-caterpillar)
Baterias da ACDelco são fabricadas tanto pela Acumuladores Moura ou Johnson Controls. Fonte, resposta do SAC da GM em uma reclamação no reclame aqui: http://www.reclameaqui.com.br/11922232/baterias-moura/bateria-com-problemas/.
Ok, essa fonte não é 100% confiável. O site a seguir tem informações sobre muitas marcas de bateria, e corrobora a afirmação de algumas que ACDelco é marca da GM e que tem várias fontes:
Lead-Acid Battery Manufacturers and Brand Names List 2016 (http://jgdarden.com/batteryfaq/batbrand.htm).
Baterias Bosch, ainda pelo link derradeiro, as informações sugerem que Bosch seja fabricada por várias marcas principais também, dependendo do lugar no mundo em que é fabricada. Inclui pela própria Bosch na Alemanha (que fabrica para outras marcas assim como a Johnson Controls faz) e pela própria Johnson Controls -- mas não fica claro onde ela seria fabricada pela Johnson.
Moura, provavelmente só encontrada no Brasil e talvez alguns países da américa do sul, é a única que vejo na grande lista uma vez apenas! Não fabrica pros outros, mas também não tem versões fabricadas pelos outros. Além dali, a informação é corroborada pelo artigo na wikipedia, empresa Pernambucana: Baterias Moura – Wikipedia, a enciclopedia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/Baterias_Moura).
Pronto. Pra mim essas informações são muito mais coerentes sobre que bateria veio de onde.
A minha conclusão é que Moura é a melhor entre as outras já que sabemos exatamente onde tá sendo feita -- e tem fama de ser boa. Baterias como a Bosch, podem ser boas no japão e alemanha mas provavelmente aqui no brasil vai ser tão boa quanto a Caterpillar e a Heliar.
Não deu pra inferir com certeza se a Bosch no Brasil é fabricada pela Johnson Controls mas as chances de que seja são muito grandes.
Não posso dizer que sou o dono da verdade, mas já está apontado o link do que me induziu ao erro! hehehe
VOVÔ DO TROLLER
18/08/2016, 23:59
Pessoal!
Eu tava pesquisando sobre baterias e suas originais fabricantes e cheguei nesse tópico. Vi muito relato de gente falando "bateria X é fabricada por Y, e baterias A B C D E F são todas fabricadas por Z" sem dar nenhuma base de como se sabe isso...
Com o devido respeito, acho que informação assim não é confiável, por isso continuei a fazer minha pesquisa e relacionei as afirmações com links de páginas que forneçam no mínimo uma fonte confiável e séria da afirmação.
Então lá vai:
Baterias Heliar e Caterpillar são fabricadas pela Johnson Controls. Fonte, site da Heliar. Veja o artigo e também o rodapé da página da Heliar. Heliar é nome comercial pras baterias da Johnson Controls no Brasil (pelo que entendi):
JOHNSON CONTROLS E CERTIFICADA COMO FORNECEDOR OURO CATERPILLAR (https://www.heliar.com.br/pt-br/novidades-e-imprensa/2016/johnson-controls-e-certificada-como-fornecedor-ouro-caterpillar)
Baterias da ACDelco são fabricadas tanto pela Acumuladores Moura ou Johnson Controls. Fonte, resposta do SAC da GM em uma reclamação no reclame aqui: http://www.reclameaqui.com.br/11922232/baterias-moura/bateria-com-problemas/.
Ok, essa fonte não é 100% confiável. O site a seguir tem informações sobre muitas marcas de bateria, e corrobora a afirmação de algumas que ACDelco é marca da GM e que tem várias fontes:
Lead-Acid Battery Manufacturers and Brand Names List 2016 (http://jgdarden.com/batteryfaq/batbrand.htm).
Baterias Bosch, ainda pelo link derradeiro, as informações sugerem que Bosch seja fabricada por várias marcas principais também, dependendo do lugar no mundo em que é fabricada. Inclui pela própria Bosch na Alemanha (que fabrica para outras marcas assim como a Johnson Controls faz) e pela própria Johnson Controls -- mas não fica claro onde ela seria fabricada pela Johnson.
Moura, provavelmente só encontrada no Brasil e talvez alguns países da américa do sul, é a única que vejo na grande lista uma vez apenas! Não fabrica pros outros, mas também não tem versões fabricadas pelos outros. Além dali, a informação é corroborada pelo artigo na wikipedia, empresa Pernambucana: Baterias Moura – Wikipedia, a enciclopedia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/Baterias_Moura).
Pronto. Pra mim essas informações são muito mais coerentes sobre que bateria veio de onde.
A minha conclusão é que Moura é a melhor entre as outras já que sabemos exatamente onde tá sendo feita -- e tem fama de ser boa. Baterias como a Bosch, podem ser boas no japão e alemanha mas provavelmente aqui no brasil vai ser tão boa quanto a Caterpillar e a Heliar.
Não deu pra inferir com certeza se a Bosch no Brasil é fabricada pela Johnson Controls mas as chances de que seja são muito grandes.
Não posso dizer que sou o dono da verdade, mas já está apontado o link do que me induziu ao erro! hehehe
Pelo que eu depreendo do texto, a Heliar e a melhor.
Nós últimos 45 anos tive varias marcas e modelos de carros , usando baterias de inúmeros fabricantes e a que se saiu melhor até hoje, pelo menos entre as ainda fabricadas , foi a Heliar, que nunca deu xabu .
Caros, tenho uma Optima Yellow top que comprei em 2008 e usei em 2 Trollers, Bandeirante e agora estava pra colocar na Hilux SW4 quando na praia deu um pifao geral e coloquei uma Cral mesmo. Ai o Honda CRV da minha esposa que tem uma bateria porcaria, parece de moto, so deixava ela na mao, comprei uma Optima Yellow top pra CRV. E pra Bandeirante comprei uma Yellow Top monstra, grande pra caramba. Fim dos 2 anos de garantia a da CRV foi pro saco e agora, com 3 anos a monstra da Bandeirante também. Quem salvou a pele foi a velhinha de 2008 (mantenho em carregador e conservador de bateria). Sabem qual a diferença? Minha Optima Yellow top de 2008 eh made in USA e as duas mais novas, da CRV e Bandeirantes, made in Mexico. Umas porcarias. Essas de agora não estão valendo a pena, infelizmente. Como foi dito acima, a bateria pode ser boa no local de origem, trazem para ca so porcaria. Pena pois se tivessem mais Yellow top USA compraria sem medo. Agora vou de Moura ou Heliar mesmo. Abs.
vida util media 2 anos, acima lucro...uso heliar...ja usei moura mas esta muito cara
Vou postar minha opinião pessoal: tenho uma Xterra original, sem guincho, só com faróis de milha e DVD. Uso de forma mais esporádica, rodo a cada semana, às vezes a cada 10 ou 15 dias. É uma xterra 2003, que comprei em 2010. Ela veio com uma bateria nissan de 60Ah.
Usei por quatro anos e meio e então a partida começou a ficar lenta e até chegou a descarregar se deixava o som ligado com o motor sem funcionar. Ou seja, ela já era usada e comigo durou mais de quatro anos.
Fui trocar e na loja de baterias o vendedor me mostrou que o CNPJ do fabricante da bateria NISSAN era o mesmo da bateria Moura que ele tinha na loja. Ele me mostrou um código e disse que a bateria foi fabricada em 2008. Essa mesma bateria eu passei para o meu cunhado, que usou ainda por mais de um ano em um uno 1.0, até vender o carro com ela ainda funcionando.
Ou seja, diante disso, não tive dúvida e comprei outra moura, agora de 75Ah, que já está comigo há dois anos e nunca deu problema.
Por isso eu recomendaria Moura, já que com outras baterias que tive em outros carros, dificilmente passei de dois anos e meio sem ela pifar.
VOVÔ DO TROLLER
25/10/2016, 17:18
vida util media 2 anos, acima lucro...uso heliar...ja usei moura mas esta muito cara
A bateria Moura do meu Troller está com 3 anos e 7 meses e segue firme e forte. Na verdade essas baterias seladas convencionais tem água e ela seca com o tempo. No caso da Moura(não sei se as outras são iguais) é só romper aquele lacre na parte superior e completar com solução para bateria. De vez em quando dou uma carga lenta na bateria, com um aparelho que comprei no ML e paguei perto de cem reais na época. Abs. Válter
Arildo MT
26/10/2016, 02:02
Troquei a original ac delco/heliar/ Johnson Controls, após 09 anos de uso ela perdeu uns 35% da capacidade, mas ainda estou usando ela no nobreak, coloquei outra heliar na tracker, espero que dure tanto quando a irmã mais velha.