PDA

Ver Versão Completa : Guincho feito com diferencial.

valdir rainer
03/07/2011, 17:09
Pessoal achei muito legal esse guincho feito com diferencial,notem que o jeep sobe o barranco sem usar a tração,e no cacete.
O cabo sai la de traz e vai pra frente,muito bem bolado.

YouTube - ‪Jeep Itai MAMUTE‬‏ (http://www.youtube.com/watch?v=fg_kwsTiJlQ&feature=related)

http://www.youtube.com/watch?v=H8ysOAv_LAQ&NR=1

REPAREM QUE TODOS OS WILLYS DESSE VIDEO USA ESSE SISTEMA DE GUINCHO,SINAL QUE DEVE SER MUITO BOM.
REPAREM TB NA PEQUENA ROLDANA DO CABO SAINDO NA DIREÇÃO DA LONGARINA.

http://www.youtube.com/watch?v=JquTgVhEfDM

MaGao
03/07/2011, 22:06
No caminhão D65 4x4 da chevrolet existe um guincho com diferencial no chassi.. e 02 roldanas nas rodas.. que recolhem o cabo.. muito forte.. porém la existe uma CT que possibilita ligar outro diferencial..
Fiquei curioso pra saber o que fizeram..

Abraços,

akio nishikawa
04/07/2011, 11:55
Uai.... cade as fotos e o vídeo? Tá parecendo aquele conto: "A roupa nova do Rei" ... ou será que meu navegador trravou as fotos?

wilson ghetti
04/07/2011, 13:27
Eu também não tô vendo nada......será????

Zuriel
04/07/2011, 13:36
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pensa tivo::pensativo:

Pelo que eu vi nos vídeos... pode ser.... com diferencial de Chevette (reparem a curva da tampa)
Uma saída na PTO para trás, ligado no pinhão do diferencial, e ao lado o carretel.

Mas agora... Pq láá tras... e passa o cabo por baixo do jeep até la na frente?

Não seria mais facil colocar uma PTO com cardam para frente e achar um diferencial menor?

Muitas duvidas

valdir rainer
04/07/2011, 13:48
akio e wilson ,acho que o problema deve ser aí com vcs,porque tem gente vendo os videos numa boa,talves seja o navegador,eu uso o opera e está normal.

Zuriel,o diferencial parece ser do chevete mesmo,acredito que ele é colocado atras,devido ao lado que vira o pinhão,se fosse colocado na frente acho que ele iria enrolar ao contrario.
Magão, vou tentar entrar em contato com alguem de lá,para ver se eles dão uma luz.
Mas que o bicho é fera ,isso é.
E deve ser barato para fazer um.

Zuriel
04/07/2011, 15:53
Realmente interessante a ideia....

netto mietto
04/07/2011, 16:08
bem louco gostei do videos.

lucciano amaral
04/07/2011, 18:08
Eu tambem nao consigo ver os arquivos/videos. o que acontece?

vitao8592
04/07/2011, 19:02
Olá pessoal! Há um tempo atrás criei um tópico sobre o guincho de caminhões engesa. Eles usam um diferencial bem parrudo, acionado pela t-case. O diferencial toca dois roletes, por fora das duas longarinas. A solução é tao interessante que pode-se ter um guincho dianteiro e traseiro. No caso do caminhao, até mesmo pelas suas proporções, o guincho tem capacidade para 30tons e usa cabo de até 3/4". Para um jipe, um diferencial menor e barato, um rolete menor e uma toma de força no câmbio resolve o problema. Simples, barato, eficiente e muito criativo. É uma pena a engesa ter acabado.

vitao8592
04/07/2011, 19:09
nao to conseguindo postar fotos, mas o topico que criei é seguindo o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/89805-guincho-de-caminhao-engesa.html

hercilio.neto
04/07/2011, 22:27
Fala sério... O jeep sobe com tudo!!!

valdir rainer
05/07/2011, 18:26
Uai.... cade as fotos e o vídeo? Tá parecendo aquele conto: "A roupa nova do Rei" ... ou será que meu navegador trravou as fotos?

Akio ,hoje tb não consegui ver os videos pelo Opera,só consegui ver pelo Internet Explorer,tenta mudar aí tb quem sabe.

lucciano amaral
06/07/2011, 08:45
VAldir tentei pelo mozila e pelo explorer, nenhum dos dois consegui abrir. O que sera que ta acontecendo?

Vinicius Hauagge
06/07/2011, 09:56
Aqui deu para ver sem problema algum, usando o explorer.... Como fizeram esse negócio? Sai da tomada de força da caixa?

antonio umino
06/07/2011, 12:28
Como é um diferencial. deve ter um cardan, saindo direto da caixa de reduzida. como se fosse a tomada de força usada nos jeep...

Luciano Amaral.... Hoje é dia de seu aniversario. 33 ou 34....... anos....
Muita saúde e felicidades.... e Parabéns pelo dia de hoje..

Antonio Umino. Tupã sp..

valdir rainer
06/07/2011, 17:56
Antonio,acredito que deve ter uma tomada de força agricola com um cardan ligado direto nesse diferencial.

Vejam esse outro video,parece brincadeira,analisa um guincho eletrico subindo no mesmo lugar,vai ser uma humilhação,kkkkkkkkk
E olha a quantidade de cabo que pode ser colocado nesse guincho,é muito loco meu.

http://www.youtube.com/watch?v=ZvpWX3oWE8w&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=lAYe_jqVNL8&feature=related

Agora vejam o jeep puxando a niva do atoleiro sem usar a tração.

http://www.youtube.com/watch?v=-u9PlvY9VoA&feature=related

Eu desenterrei um topico aqui que eu acho que da pra ter uma luz de como os caras fizeram,vejam

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/1516-guincho-mecanico.html

vitao8592
07/07/2011, 14:41
http://D:\carros\fotos\camionetes\guinho caminhão engesa

Amigos, olha ai como é nos caminhoes engesa

eniomurara
07/07/2011, 16:01
Simplesmente ... impressionante.
Eu tbm queria um desse no meu Jeep.

valdir rainer
07/07/2011, 20:03
Eu estive pensando,se usar uma coroa e pião da Kombi,poderiamos fazer uma caixa só pra ela ,sem caixa de planetaria,só usinaria um suporte pra coroa para sair o eixo do carretel.
Aí daria para usar na dianteira.
É só uma ideia,talves de certo.

portuga4x4
08/07/2011, 00:52
Pela descrição no video parece que é um tal de guincho mazzi feito pela moto mazzi

vitao8592
08/07/2011, 01:56
https://picasaweb.google.com/cotrams/CaminhaoMilitarChevroletC606x6ComGuinchoDianteiroE Traseiro#5608127494951472418

Marcelo A. Marchiodi
08/07/2011, 10:46
Muito interessante e criativo!
Brasileiro é fod$#&* :lol:
Com certeza tem algum tipo de pto, o diferencial atrás ali com certeza é de Chevette, estava pensando, será que não daria também pra usar como pto um câmbio de Chevette ou outro qualquer merreca? Ou fazer também como o Valdir citou? :pensativo:
Câmbio de Chevette 4 marchas por aqui acha-se até por 80 reais, o diferencial mais ou menos o mesmo preço.
Além de que um câmbio como pto daria opção de mais de uma velocidade p/ guincho, reduziria mais, e ainda tem opção de ré, que poderia ser usada pra enrolar o cabo.
Guincho mecânico barato e eficiente!

vitao8592
08/07/2011, 12:07
Seria interessante se alguem conhecesse o dono de um desses jepes, para fotos e melhor esclarecimentos....

junior braga
08/07/2011, 15:03
é bem interessante,

pelo que percebi não tem muito segredo pra fazer não....note que eles estão usando somente a tração do guincho para passar....então seguindo desse principio, foi ligado um pto(talvez até artesanal também) na t-case seguido por um carda lingando ao diferencial,
se for realmente isso quando acionado a t-case na posição neutra tem o funcionamento do gincho, o problema da vtr com esse guincho é o angulo de saida, que fica limitado....

mas confesso que achei legal, bom pessoal esse é o meu pitaco....rsrsrs!!!

[ ],

ps: lembrando que se for assim o acionamento vc tem opção de velocidades usando o cambio.....não é mesmo???

fugger
08/07/2011, 15:27
O interessante desses guincho baseados em diferenciais usados em caminhões militares é que cada ponta de eixo pode acionar um carretel independente, ou seja, com um sistema simples de freio vc pode ter um carretel para uso na traseira e outra pra dianteira.

O problema que vejo é o espaço, mas como isso depende de jeep pra jipe, quem sabem?

[]´s

valdir rainer
08/07/2011, 19:50
O interessante desses guincho baseados em diferenciais usados em caminhões militares é que cada ponta de eixo pode acionar um carretel independente, ou seja, com um sistema simples de freio vc pode ter um carretel para uso na traseira e outra pra dianteira.

O problema que vejo é o espaço, mas como isso depende de jeep pra jipe, quem sabem?

[]´s

Fugger,acho ate que daria,ao invés de fazer o carretel de comprido como normalmente é feito,poderia ser feito ele mais estreito e alto,um de cada lado.

fugger
09/07/2011, 12:15
Fugger,acho ate que daria,ao invés de fazer o carretel de comprido como normalmente é feito,poderia ser feito ele mais estreito e alto,um de cada lado.

Acredito que a pouca redução de um diferencial, comparado a de um guincho mecânico, não permitiria carretéis altos, pois deixaria o guincho "fraco". Se um guincho mecânico que tem uma redução de 25/1 ou até de 50/1 já sofre quando o cabo acumula 3 camadas, imagine um com uma redução de 4/1 e mais camadas.

[]´s

valdir rainer
09/07/2011, 15:03
Acredito que a pouca redução de um diferencial, comparado a de um guincho mecânico, não permitiria carretéis altos, pois deixaria o guincho "fraco". Se um guincho mecânico que tem uma redução de 25/1 ou até de 50/1 já sofre quando o cabo acumula 3 camadas, imagine um com uma redução de 4/1 e mais camadas.

[]´s

Fugger ,se o diferencial do jeep puxa pneus 35 e até mais ,com uns marmanjos em cima e ainda puxa outro veiculo atolado,vc acha que um carretelzinho vai fazer alguma diferença pra um diferencial,ele não vai nem sentir.

vitao8592
09/07/2011, 18:42

[]´s

mas o motor de um guincho eletrico nao costuma passar de 10 hp. O que tocaria o guincho mecanico é o motor do jipe....

Paulo Cesar
09/07/2011, 18:48
Amigos
será que ninguem consegue mais detalhes da montagem e do carretel que eles usam.
Estou muito interessado em colocar um desses no meu CJ
abs.

valdir rainer
09/07/2011, 19:28
Amigos
será que ninguem consegue mais detalhes da montagem e do carretel que eles usam.
Estou muito interessado em colocar um desses no meu CJ
abs.

Paulo,eu mandei um e-mail pro Vinicius pra ver se ele me passava as cordenadas ,veja o que ele me escreveu,

ola valdir , meu nome e Vinicius mazzi ,e relmente progetei e construi o guincho , e que preparo jeep para trilha e um guincho mecanico e fundamental ! poderia lhe dar algumas dicas ,mas e um tanto complexo ,nao sei onde vc mora ,mas se quiser ,posso construir para vc ! o preço e muito bom e garanto que se vc vender o seu eletrico com pouca coisa vc poe um dos meus ,ok!? acho q ja fiz uns 15 guinchos , seus trunfos sao , durabilidade do cabo , desempenho (nao e como os guinchos mecanicos que levam uma eternidade pera enrolar o cabo) , o primeiro que eu fiz ja tem uns seis anos e ate agora nao tive de reparar nunhum , so por curiosidade o guincho do jeep azul que viu no youtube usa o mesmo cabo a cinco anos (3/8 ") , e sempre foi usado ao extremo ,sempre vamos em apiai onde as trilhas exigem muito dos guinchos ok!?

Se vc quiser o e-mail dele eu te passo.

valdir rainer
09/07/2011, 20:36
Vitão ,acredito que é feito como esse do link que vc colocou.

fugger
10/07/2011, 16:57
Fugger ,se o diferencial do jeep puxa pneus 35 e até mais ,com uns marmanjos em cima e ainda puxa outro veiculo atolado,vc acha que um carretelzinho vai fazer alguma diferença pra um diferencial,ele não vai nem sentir.

Valdir, não foi isso que escrevi. É o que vem antes do diferencial que sentiria a pouca redução, não o diferencial.

[]´s

valdir rainer
10/07/2011, 19:25
Valdir, não foi isso que escrevi. É o que vem antes do diferencial que sentiria a pouca redução, não o diferencial.

[]´s

Fugger,acho que vc quis dizer que a tomada de força de um guincho mecanico sofreria para virar um diferencial,aí eu concordo com vc.
Mas a tomada de força para virar um diferencial que eles tão usando acredito que seja a tomada de força agricola,por isso o diferencial em forma de guincho vai la atras.
Seria como vc tivesse usando o motor e cambio direto no diferencial do guincho.

antonio umino
10/07/2011, 21:25
Com certeza deve ser isto. e então como está atraz do cambio, teria a marcha ré. a primeira segunda terceira e quarta marcha, desde que a reduzida estivesse no neutro, e neste caso a reduzida não tinha nada a ver com o tal guincho... Não é mesmo.??

valdir rainer
10/07/2011, 21:44
Com certeza deve ser isto. e então como está atraz do cambio, teria a marcha ré. a primeira segunda terceira e quarta marcha, desde que a reduzida estivesse no neutro, e neste caso a reduzida não tinha nada a ver com o tal guincho... Não é mesmo.??

É isso mesmo Antonio,pelo que eu vi o guincho tem força e enrola tão rapido que eles nem precisam usar a tração,se precisasse tb poderia.
Fico imaginando fazer a trilha do CAMEL com um jeep desse,seria rapidinho,rs,rs,passaria por todos aqueles buracos sem nem sentir,só no guincho,o maravilha,praticamente quem tem guincho eletrico nem usaria,porque ele iria puxar todo mundo.

Marvin_CPS
11/07/2011, 00:42
Srs, mais algumas informações que recebi sobre como funciona o guincho:
"Ola
A ideia foi de uma amigo jipeiro mecanico, onde ele desenvolveu e fabricou, o guincho e muito forte e facil de manusear, o funcionamento é atraves de uma tomada de força ligada na reduzida com avalanca de liga e desliga com cardan até o guincho.
O sistema é muito interrasante e deu certo em todos os CJ5 e F75.

Mais informaçoes pelo email do meu amigo
mazziedersonvinicius@yahoo.com.br

Um abraço "

valdir rainer
11/07/2011, 01:18
Srs, mais algumas informações que recebi sobre como funciona o guincho:
"Ola
A ideia foi de uma amigo jipeiro mecanico, onde ele desenvolveu e fabricou, o guincho e muito forte e facil de manusear, o funcionamento é atraves de uma tomada de força ligada na reduzida com avalanca de liga e desliga com cardan até o guincho.
O sistema é muito interrasante e deu certo em todos os CJ5 e F75.

Mais informaçoes pelo email do meu amigo
mazziedersonvinicius@yahoo.com.br

Um abraço "

Então Marvin,eu mandei um e-mail pra ele e ele me escreveu o que coloquei aqui para todos lerem,ele fala que faz para quem quiser, mas ele não deu nenhuma dica de como é feito,o cara parece ser gente fina,mas como foi ele que desenvolveu ,ele esta no direito dele de guardar segredo.
Se ele desse a dica de como ele mandou o cabo la pra frente sem que esse cabo desgastasse alguma coisa com o uso,acredito que dentro de um cano não possa ser,porque senão nas curvas do cano o cabo iria raspar ate furar o cano,a não ser que ele colocou varias guias com roldanas ate a frente.
Como ele é amigo seu quem sabe não de a dica para vc.

Marvin_CPS
11/07/2011, 15:59
Então Valdir, entrei em contato pelo youtube com alguém que anda com o Vinicius e possui um guincho dele. Mas não sou amigo dessa pessoa não!!
Essas infos foi essa pessou que me mandou! Ao menos já sabemos que nossas hipoteses estão confirmadas, existe sim um tomada de força que é ligada via cardan com o dif que fica no fim do chassis do jipe.... Como disse, apenas confirma as hipoteses...
Qto ao cabo não tenho idéias.... Acho que sistema de roldanas expostas travaria com sujeira.. Cano pode ser q fure msm....
É mais um ponto a ser pensado!

junior braga
30/07/2011, 20:43
kd noticias do guincho mecanico de diferencial???

ninguem???

]]

valdir rainer
31/07/2011, 15:33
kd noticias do guincho mecanico de diferencial???

ninguem???

]]

Então Junior,a principio é o diferencial do chevete ligado com um cardãm na tomada de força agricola ,ou provavelmente usaram esta peça da foto,que é da caixa de redução do jeep,só estou tentando descobrir como os caras passaram o cabo ,sem que fique esfregando em alguma coisa,mas os caras não dão a dica.

valdir rainer
02/08/2011, 12:25
Pessoal da uma olhada,os gringos tb usam esse sistema,vejam na parte 2:00 um jeep azul.
Vejam a sequencia dos outros videos que tem mais jeeps usando esse sistema.

Acho que um guincho desse no Rock Crawling não ia ter pra ninguem.

‪Magam Trophy 2010-Etap 2‬‏ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=0DkkJrHJzHo)

dudu83
04/08/2011, 14:18
algumas fotos pra ilustrar...

dudu83
04/08/2011, 14:27

elvis
05/08/2011, 18:44
Valdir! nos caminhões militares que usam esse sistema o cabo passa por dentro de um cano que direciona até os roletes, quanto a redução não sei mais o próprio diferencial já é uma redução, não é?

Então Junior,a principio é o diferencial do chevete ligado com um cardãm na tomada de força agricola ,ou provavelmente usaram esta peça da foto,que é da caixa de redução do jeep,só estou tentando descobrir como os caras passaram o cabo ,sem que fique esfregando em alguma coisa,mas os caras não dão a dica.

vitao8592
06/08/2011, 10:51

Dudu, vc nao consegue um video detalhado dele funcionando?

eniomurara
06/08/2011, 11:03
Uma pergunta que ainda ninguém fez ... QUANTO CUSTA ESSE GUINCHO ?
Outra ... O CARA VENDERIA UM "KIT PRONTO" ?
Intalação ... TEM QUE MANDAR O JEEP ATÉ O FABRICANTE OU DA PRA INSTALAR NO NOSSO PRÓPRIO MECA ?

Tanto se falou que estou acompanhando com atenção esse tópico mas o preço ainda não foi citado.
Alguém tem idéia do preço nem que seja aproximado ?
Abraço ... ENIO

Carlão4x4
02/09/2011, 21:51
Alguma novidade?

Fiquei bem interessado.

bandoleiro
13/03/2013, 23:31
Alguma novidade sobre este guincho?

pedro jr.
25/03/2013, 20:20
Boa noite, tenho um conheçido em Buri interior de sao paulo que tem um mecanico em Itai-sp, que faz esse tipo de guincho.

valmirjunior
03/07/2013, 14:55
Achei legal, alguem tem mais informações de como fazer?

phmatheus
28/07/2013, 02:32
Pessoal esse guincho não tem muito segredo não, na reduzida do jeep é anexada uma PTO para guincho mecanico (dificil de achar hoje em dia), o cabo é levado até a frente do jeep atraves de um cano de aço com a boca aberta (imagina um ralo de esgoto quadrado é mais ou menos isso) e um conjunto de roletes nas pontas do cano assim o cabo não raspa no cano e não desgasta o cabo.

O controle do guincho é feito atraves de alavancas que acionam o PTO e a velocidade é regulada pelas marchas e pela reduzida do jeep.

Ainda podemos ir mais longe nesse guincho com um unico diferencial ter um jogo de cabo para a frente do jeep e outro jogo para a trazeira do jeep tendo assim dois guinchos no veiculo.

A unica coisa ruim desse guincho e do Guincho mecanico é que se o carro morrer dentro de um rio ou de um atoleiro com uma certa quantidade agua e não pegar mais vc não tira o jeep de lá pq sem motor sem guincho.

O Eletrico vc ainda tem a bateria até ela esgotar pode ser a diferença entre ficar com o jeep atolado e tirar ele de lá.

Grande abraço
Pedro H. Matheus

Pedro_H.
21/01/2014, 13:30
Alguma noticia a mais? Alguem sabe quem ainda faz estes guinchos, ou outros robustos de mais de 15 ton?

Zerocom
24/01/2014, 00:57
Fiquei interessado nesse guincho...alguma novidade?

hztomassi
28/01/2014, 10:29
Pelo jeito o canal é pegar o contato do mecânico com o Pedro Jr (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/61938.html).

Zerocom
27/04/2014, 23:39
ACHEI ESTE VÍDEO, MOSTRA O FUNCIONAMENTO, DA PRA SE TER UMA IDÉIA
https://www.youtube.com/watch?v=e5CTjqp9jII