Conectar

Ver Versão Completa : Motor 4 cilindros de Opala - Comprar ou não Comprar? E

Fábio Soares Gianesella
29/09/2003, 23:24
Estou interessado em trocar o motor 6 cilindros do meu CJ-5 pelo motor 4 cilindros do Opala.
Quais são suas especificações?
É um motor bom mesmo?
Qual a melhor relação para poder viajar com motor 4c. de Opala e câmbio 3 marchas??

Ps:- Tenho interesse em viajar e com o motor original 6 cilindros é impossível.... No meu possante tenho câmbio 3 marchas (seca). Gostaria de manter o câmbio....

walter.andreis
29/09/2003, 23:34
Fábio,
Experimenta dar uma pesquisada nos tópicos antigos do Fórum... tem MUUUITA coisa a respeito..
Utilize o botão " Pesquisa "... :wink:
[]'s

Mauricio Mei
30/09/2003, 08:41
Fabio

eu tambem possuia um BF161 em meu CJ5 1974 e o motor abriu o bico.(mas enquanto funcionou foi espetacular) Acabei trocando por um Opala 4c a alcool....ficou show !!! :wink:

Mantive o cambio 3m original pois tambem gosto muito do mesmo. 8) O unico probleminha eh o consumo...por volta de 3,5 a 4km/l na trilha :shock: ...mas se voce ja tem este 6cc original... esta acostumado

Que especificacoes voce quer ???

[]'s

mattheus
30/09/2003, 12:07
Ae Fábio

O Cicero Franco me passou estas especificações do GM 2.5 a alcool

Ficha do GM 2.5L Alcool - Carb Duplo

Número de cilindros: 4 em linha
Número de mancais principais: 5
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Diâmetro interno do cilindro: 101,6 mm
Curso do embolo: 76,2 mm
Taxa de compressão: 11:01
Cilindrada: 2,474 L
Rotação da marcha-lenta: 750 – 800 rpm
Potência máxima líquida (ABNT-NBR-5484) 65 kW (88 CV) a 4.000 rpm
Momento de força (torque) máximo líquido (ABNT-NBR-5484) 190 N.m (19,4 kgfm) a 2.500 rpm
Velas R.42 x LS-11
Folga nas Velas (1,0 – 1,1 mm)
Ovalização e conicidade máx. dos cilindros: 0,127 mm
Folga entre pontas dos anéis de compressão: 0,25 – 0,51 mm
Folga dos êmbolos (saia) nos cilindros: 0,026 – 0,052 mm

Espero que sirva

[]´s

Mattheus

Cícero Franco
30/09/2003, 12:30
No site www.trilha4x4.com.br tem dados sobre outros motores, como o opala 4 cilindros à gasolina, o 250S, etc. Tu entras em Soluções 4x4 e no item Motores.
[]s

monge
01/10/2003, 01:39
Fala Gente... :D

Sinceramente??????? Fuja deste motor.... em todos que andei achei o jeep xoxo, lerdo, amarrado e etc... :roll:

E como o consumo vai ficar quase que elas por elas... e já que terá que trocar o motor, parta pra um motor mais novo, com injeção e tudo mais... :D :D

[]'s

Eugênio

fpandur
01/10/2003, 07:40
Olá Eugenio !

Sinceramente??????? Fuja deste motor.... em todos que andei achei o jeep xoxo, lerdo, amarrado e etc...

Huum, acho que você precisa fazer uma trilhazinha com o meu Jeep p/ rever seus conceitos ... :lol: :wink:
Ou então, eu posso dar um "pulinho" até aí. Afinal, andando na estrada com uma velocidade de cruzeiro de 100-110 Km/h, não fica tão longe ... :lol: :lol: 8) 8)

Essa foi tirada de outro tópico do Forum:

Só para vc ter uma idéia, um colega meu daqui da minha cidade colocou um motor de opala 4 cc no jeep dele e carburador do corcel. Eu andei e achei o jeep amarrado.

Æ um outro mais cabeçudo ainda coloca um motor de opala 4cc e enfia um carburador de fusca no jeep

Putz, aí também é demais, não ? O que você espera de um motor 2.4 c/ carbura de Corcel ou de Fusca ??!!! É p/ ficar xoxo mesmo ...
O pessoal faz essas gambis e depois põe a culpa no motor .... :roll:

Você já andou em algum Jeep c/ um motor destes a álcool e com carburação decente (original), ignição eletrônica (também original), etc ? É só dar uma olhada nos números p/ verificar que ele chega a ter mais torque que o BF-161 .... :wink: 8)

Abraços

mattheus
01/10/2003, 09:01
Ae pessoal,

Nem me falem isso, de que esse motor é choxo, ppis estou trocando meu BF, que por sinal está em perfeito estado de funcionamento, por um GM a alcool.

Sei que estou fazendo errado, pois o BF, apesar de ser mais velho, é muito mais motor que o GM, principalmente para trilhas.

Mas o meu caso é que uso o jipe diariamente, pois está sendo meu único carro, e no precinho que está a gasolina eu não aguento.

[]´s

Mattheus

monge
01/10/2003, 09:46

Justamente... eles fizeram isso pra ganhar em economia. :D :roll:

Mas perdem em torque...

Já andei num engesa 4cc a alcool, e também achei meio lerdo... até ele deslanchar, demora... :roll:

E no meu 6cc 3.000 eu sumia na frente dele, mas depois que ele me alcaçava sumia na minha frente. :D

Isso no asfalto. :)

Já que a idéia é trocar o motor, eu preferiria um motor mais novo, afinal os de opala "modernos" já estão fazendo 10 anos, e os outros já passaram disso. 8)

Já que tem que trocar, coloca um 4.1 mpfi, programa o módulo pra alcool e pronto. :D Vai em paz e o Senhor seja convosco.. :D :D :D

[]'s

Eugênio

Cícero Franco
01/10/2003, 09:54
O motor da Silverado é muito bom.

[]s

Giovani
01/10/2003, 20:10
Mas o meu caso é que uso o jipe diariamente, pois está sendo meu único carro, e no precinho que está a gasolina eu não aguento.

:D Grande Mattheus!!!!

:D Tchê, não sou fã desses motores, mas entre um GM 4 cil e um AP, fique com o AP!!! O GM é xoxo sim!!! Ponha um AP 2.0 ou 1.8! Pode ser álcool, pode ter IE, é esperto na cidade e muito mais econômico que o GM!!! No meu Jeep fazia 7,5 Km/l na cidade!!! Com pneus frontiera e bloqueio 100% no eixo traseiro!!! Algum GM se habilita??? 8) 8)
:D Ah sim, na trilha, com o AP, pelo menos vc pega um "embalo" maior... :lol: :lol: :lol:
[]'s

Eduardo Chaves
01/10/2003, 21:22
Giovani...

Acho que vc comprou briga... :roll:

[]'s assistindo de camarote... :lol: :lol: :lol:

Giovani
01/10/2003, 21:40
Giovani...

Acho que vc comprou briga... :roll:

[]'s assistindo de camarote... :lol: :lol: :lol:

:D Grande Eduardo!!!

:D E pra que serve o fórum??? Essa é a graça... :lol: :lol: :lol:

[]'s com traje completo NBC...

Thiago Rodeghel
01/10/2003, 21:52

:D Grande Mattheus!!!!

:D Tchê, não sou fã desses motores, mas entre um GM 4 cil e um AP, fique com o AP!!! O GM é xoxo sim!!! Ponha um AP 2.0 ou 1.8! Pode ser álcool, pode ter IE, é esperto na cidade e muito mais econômico que o GM!!! No meu Jeep fazia 7,5 Km/l na cidade!!! Com pneus frontiera e bloqueio 100% no eixo traseiro!!! Algum GM se habilita??? 8) 8)
:D Ah sim, na trilha, com o AP, pelo menos vc pega um "embalo" maior... :lol: :lol: :lol:
[]'s

É isso mesmo q eu tô lendo :shock: :shock:

O Giovani, falando bem do AP... :lol: :lol: :lol:
Ou é eu q tô ficando doido ou é ele q tá com saudades do AP... :D

É brincadeira Giovani :lol: :lol:
Já sei q seu 3000 vai muito bem obrigado 8) :wink:

[s]

walter.andreis
01/10/2003, 22:02
E entre um 3000 e um 4100MPFI...
Fique com qual achar melhor... eu já fiz minha escolha... :wink:

Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! Experimenta! :twisted:

[]´s

Giovani
01/10/2003, 22:14
[É isso mesmo q eu tô lendo :shock: :shock:

O Giovani, falando bem do AP... :lol: :lol: :lol:
Ou é eu q tô ficando doido ou é ele q tá com saudades do AP... :D

:D Grande Thiago!!!

:D Da economia tenho saudade sim!!!! :lol: :lol:
:D Mas, descartando os bons, grandes e beberrões motores, antes dum GM 4cil, colocaria o AP!!!! 8)
[]'s

monge
02/10/2003, 01:09

concordo com o Giovani, o 4cc da GM é xoxo. :shock:

Ficaria com o AP. No meu caso que tenho o mesmo motor que o Giovani, estou satisfeitíssimo, mas o motor tá começando a subir no telhado. :D

Minha lista de motores possíveis para adatação está na seguinte ordem:

:arrow: V6 da F-250 a gasolina com 210 cv
:arrow: 4.1 MPFi a gasolina da Silverado
:arrow: e em ultimo caso o AP.

Não acho que vale a pena reformar um motor com mais de 20 anos de idade... talvez nem dê pra reformar. :(

A solução é motor com tecnologia nova, sem carburador, sem distribuidor... embora eu era meio rancoroso com motores de tecnologia eletrônica para jeeps de trilha.

eu revi meus conceitos... :D :D :D :D

[]'s

Eugênio

Epiro
02/10/2003, 06:15
Essa história do motor GM 4 cilindros ser fraco, como disseram o Giovani e o Monge, é verdadeira, mas na realidade acho que todos os motores de quatro cilindros a gasolina (vale para o AP 1.8 e 2.0 também), precisam de uma "mexidinha" para renderem mais na trilha. Todos os jipeiros que conheço que tem o motor de Opala 4 cil. a gasolina mexeram no motor para deixá-los mais furiosos nas trilhas :twisted: . Isso vale para o AP também (vou mexer no meu). Claro não se deve exagerar nestas "mexidas", até para não prejudicar a vida útil do motor e para não inviabilizar futuras retifícas, caso sejam necessárias. Resumindo, não dá para achar que aquele mesmo AP do Santana do vovô é o mesmo que vai desatolar o Jipe com pneu 750 X 16 em uma trilha, assim como não dá para achar que o mesmo GM 4 cil. que equipa o velho Opala do titio, vai ser o mesmo que vai fazer o Jipe subir um aclive acentuado tranquilamente. Portanto, compensa investir um pouco no motor sim ! :wink:

Obs: Thiago, acho que o Giovani está tendo uma recaída ! :D

EduardoLang
02/10/2003, 08:24
Pois meu prezado Epiro,

Mas podemos dizer que o mesmo motor do opala do titiozinho, ou melhor do meu avozinho 6cc aí sim vai tirar o jeep de qualquer subidinhona ou atoladinhona ! ! ! ! !

Será que esse aguenta sem mexer????? Acho que quem não vai aguentar sem mexer é o chassi do jeep ! ! ! ! ! he he he he eh ehe he ! ! ! !

É claro que não dá pra comparar um motor 2.5 com um 4.1, é quase o dobro ! ! ! !

Mas só pra descontrair um pouco ! ! ! !

SDS

Epiro
02/10/2003, 12:46
Eu acho que fui bem claro: falei dos motores de QUATRO CILINDROS !

Mas acho que o chassis até pode aguentar, pois os motores originais do Jipe são bem pesados, sendo que por segurança, até se pode reforçar sim o chassis do Jipe.

Obs: olha que tem gente que ainda acha que tem que mexer no motor de Opala 6 cil.

Thiago
02/10/2003, 14:18
Olá Galera!!!!

Vc's sabem a diferença de peso dos motores MPFI da Silverado e o 6CC original?
Pq. vou trocar o motor original por um 4.1 e acho tb que tem que ser bem reforçado o chassi para aguentar todo esse motorzinho.....

Valeu!!!

Eduardo Chaves
02/10/2003, 15:22
PessoALL,

Reforço de chassi ???

Só não sigam a receita do Walter... :lol: :lol: :lol:

Uma cinta soldada sob o chassi já é suficiente... :wink:

[]'s /\/\/\/\/\/\...

marco cruz
02/10/2003, 16:03
Mattheus,
A questão é a seguinte:
Todo mundo falando do motor que é xoxo, blá bla'blá
Se seu motor está bom, que tal trocar o câmbio? Põe um 4 marchas(clarck de preferência ou da toyota) e vai ver que fica BEEEMMMM melhor do que colocar o motor do Opala com o câmbio original.
Eu colocaria um 3.6 Falcon (da F-1000) e um câmbio clarck...

Mauricio Mei
02/10/2003, 16:52
hehehehehe voces ganharam na loto e nao nos avisaram ?? :lol: :lol:

Ate agora voces praticamente so falaram de beneficios, mas se esqueceram dos custos...que sao tao importantes quanto...motores melhores que o do Opala existem varios, sem duvida, mas e o custo da brincadeira??...se for apenas para falar das melhores opcoes porque nao o espetacular MWM ?? :lol: :lol: :lol: sonho nosso....

O Opala 4c eh um otimo motor para ser usado a partir do momento que nao se quer mexer demais no jipe e nao se quer, ou pode($$), trocar o cambio...isto vai da vontade e do bolso de cada um.

Todas as opcoes faladas sao otimas, mas algumas possuem custos realmente elevados....

[]'s

walter.andreis
02/10/2003, 23:04
PessoALL,

Reforço de chassi ???

Só não sigam a receita do Walter... :lol: :lol: :lol:

Uma cinta soldada sob o chassi já é suficiente... :wink:

[]'s /\/\/\/\/\/\...

Eeeeee... to vendo que o monge queimou o meu filme mesmo hein!!! tsc tsc tsc tsc tsc :(
Podem malhar, mas DUVIDO que quebre assim como o pessoal fala.. :wink: :)
[]´s

monge
03/10/2003, 01:02

Realmente, trocar o motor não é simplesmente trocar o motor... :D

Atras disso vem uma infinidade de coisas a serem feitas. :D

Ninguém ganhou na loteria aqui.. até pelo contrário. :cry: Este nosso esporte é pura satisfação nossa. É só gastos e mais nada.... de vez em quando ganhamos (compramos) camisetas e trofeúzinhos de participação do encontro de jipeiro de tal... :D :D

Mas é o que gostamos, é com o que ficamos felizes!!!

Quando falo em motores modernos, é pq revi meus conceitos, se vc der uma olhadas nas msgs mais antigas, nos primórdios do fórum, vc verá eu malhando os motores com injeção eletronica :roll:

Só que vi que não vale a pena trocar um motor de 30 anos de uso por outro motor que já está beirando os 20. :? É trocar 6 por meia dúzia. :roll:

Eu não aguento mais descer a caixa do meu jeep original, já vai ser a quinta vez ESTE ANO. :x :x

Já moí a engrenagem da ré novamente. Já estou com a caixa aberta. :shock:

E olha que o motor meu é só o 3.000 do maverick, o mesmo do giovani...

Estou pensando em trocar a caixa agora, e já colocar uma que vai aguentar o novo motor que em breve estará no meu jeep também. :D

Se eu for trocar tudo de uma vez só, vai 5.000 brincando. :x

Como meu motor aguenta um tempinho ainda, vou trocar a caixa, colocar freios a disco nas 4 rodas, reforçar o chassis, e depois de tudo preparado, vou colocar o motor novo no jeep. :D

Minha idéia é de colocar no mínimo o 4.1 MPFi, mas confesso estar com a mào coçando pra colocar o V6 da F-250.

Hoje penso que já que tem que trocar, troque por alguma coisa digna, que vala a pena, e aça bem feito!!! :D

Gaste o tempo que precisar...

[]'s

Eugênio

Carlos
03/10/2003, 18:39
No teu caso, não tenha dúvidas: AP 2.0.
Vc quer o jeep para viajar;
Logo, não vai percisar de torque em baixas rotações;
Quer um motor moderno e confiável;
Boa velocidade final;
Econômico (em relaçao aos outros GM);
Vá de AP!
Sugestão de caixa para esse motor (considerando que é para viagem): Chevette 4 marchas!
Isso mesmo, não há nada igual: macio, preciso, baratinho e não quebra (para as condições que vc deseja, viagem).

Pedro Bachir
05/10/2003, 17:42
E ae?

Pô, vcs tão metendo o pau no GM 4 cil.(opa). Na boa mesmo, ele não é tão ruim assim, perto da minha cidade tem um CJ-3b amarelo com pneus candango 7.50/16 com o 4 cil. a gasolina, sem preparação nenhuma, e não é tão ruim assim não, anda bem no asfalto e no poço de lama não ficou no meio do caminho, ao contrário de um niva :twisted: .

O monge já fez trilhas com o dono(Maninho), porque em um monte de fotos no site dele o jeep aparece. Ele pode relatar melhor.
Fale ae Monge!!! :D

flw :)

monge
05/10/2003, 18:04

Realmente Pedro, conheço o jeep, inclusive já andei nele, mas eu achei que pra mim, não serviria... Andei no dele já faz algum tempo. Não me lembro bem como era. :wink:

Os outros que andei achei xoxos, não desenvolve nas estradas nem na cidade... na trilha foram em todos os lugares que eu fui no meu... mas na trilha tem a redução pra ajudar né? :roll:

É como eu já disse, é um motor que eu não colocaria no meu jeep. Quando eu for trocar, vou partir pra motor com injeção eletrônica e tudo mais...

[]'s

Eugênio

erv4832
13/10/2010, 18:06
Ola Galera. Boa Noite.

Sou Eduardo - Osasco SP. tenho um JEEP CJ5 ano 75, com motor 6cc BF original Platinado, estou tendo alguns problema com distribuição e vazamento de óleo na gaxeta do volante, e esta queimando o pouco de óleo. Estou a procura de um Moto de Opala 4cc, o que vc me recomenda Galera, e quais a adaptações que tenho que fazer.

e-mail eduardo-cna@hotmail.com

:palmas:

pedro bonadio
13/10/2010, 19:56
Rapaiz,já que é pra falar em ap x gm 151.

Já andei em dois jeeps com a mesma configuração,pneu,cambio,coroa e pinhão,um motor opala 2.5 com ignição e um ap 2.0 injetado do golf.

Eram do mesmo dono.

O ap era verde,e ficou apelidado como samambaia,não sai da garagem.

O opala,fazia todas trilhas da região .

Eu digo que quando andei com os dois,num mesmo local,digo sou muito mais o Gm.

Para não dizer que estou puxando a sardinha pro meu lado,o proprietário tem ainda os dois e prefere o Gm.

Não quero abrir discussão sobre o assunto ap x opala,mais na minha região,ap é rejeitado.

Agora,se puder procure um Gm 2.4 da s10 flex com injeção ou um ford ohc 2.3 da ranger tbm injetado.

Eu acho que pra um jeep pra cidade é a melhor escolha !

KitiU.
13/10/2010, 20:07
Ola Galera. Boa Noite.

Sou Eduardo - Osasco SP. tenho um JEEP CJ5 ano 75, com motor 6cc BF original Platinado, estou tendo alguns problema com distribuição e vazamento de óleo na gaxeta do volante, e esta queimando o pouco de óleo. Estou a procura de um Moto de Opala 4cc, o que vc me recomenda Galera, e quais a adaptações que tenho que fazer.

e-mail eduardo-cna@hotmail.com

:palmas:

Dae Eduardo...

Tenho em meu jeep motor opala 4cc a mais de 6 anos... uso caixa original 3 marchas...

É muito facil adaptar o motor... Vc usa a capa seca do opala... aumenta o furo para encaixar a moringa do eixo piloto na capa seca...e refaz os furo e fixação da capa seca na caixa...barbada...

No motor, tem uma bucha de bronze no virabrequim...essa bucha precisa ser trocada por uma nova ou refurada na bitola do eixo piloto... não sei a medida exata, mas o eixo piloto precisa ser cortado... acho que uns 10mm ou menos...caso contrário ele trava do virabrequim e não da embreagem...

Na embreagem... vc usa o plato do opala com disco do jeep... caso não fique bom, é preciso garimpar o disco do Cinca ou manda faze um... eu mandei faze um... disco do opala com miolo do jeep ( por causa da ranhura do eixo piloto)... Garfo e rolamento é o mesmo do opala....

Depois do motor acoplado é so fazer os suportes do motor... Aconselho a fazer com o motor no lugar pra não errar... muitos deixam o motor olhando pra baixo ou pra cima... o meu ficou retinho...

Bem quanto a adaptação acho que é isso...

Forte abraço!

Dic3
14/10/2010, 10:04
Eu penso que o AP necessite ficar com o giro la em cima o tempo todo gerando muito aquecimento, e isso numa trilha andando a 3Km/h nao é muito bom, estou errado?

Francisco Maciel
09/01/2011, 18:19
Opala 4cc só perde pro 6cc, fora isso outro motor a gasolina e carburado não bate a robustez desse motorzão.
Como disse o Kitiu, fácil adaptação, manutenção também julgo facil e o meu esta rodando sabe Deus a quanto tempo, e somente esse ano que resolvi abrir o motor pra ver como tava e acreditem se quizer ainda estava standard, e só troquei a junta do cabeçote e tampa de válvulas, não precisei refaze-lo.
Se esse motor não fosse forte e robusto não seria usado até em empilhadeiras que trabalham com gás e em regime rígido de trabalho... a propósito nunca ví uma empilhadeira com AP...kkkkkkk
AP = APerreio!!! Coloque e sofra...

Gustavo de Olliveira
10/01/2011, 09:03
Tanto o Gm 4cc do Opala , como o ford OHC tem petencia parecida em torno de 90 cv,
a vantagem é que não precisa mudar o cambio original , pq 90 cv não quebra ele.
Na trilha, reduzido ... sobra força.
No asfalto anda bem, Aliás devido a estabilidade e centro de gravidade que o jeep willys tem parece ser o motor ideal: 100 KM/H na baixada.
Tenho o OHC a alcool ( acho econômico) , pneus 33 e relação 8/43 , perfeito!

chinelao4x4
10/01/2011, 10:57
GM vs AP

GM, 4CC eu acho o motor mais parecido com os originais de fabrica, tanto 6cc qut 4cc , em questao de giro, rpm, é um motor que trabalha bem em rotaçoes baixas, sem mandar muita potencia pras rodas, comsome muito combustivel, em relaçao á velocidade, nao importará em final, será o mesmo de sempre, pode por um v8 ,pois o que conta será seu conjunto de cambio e diferençial + motor

AP - motor leve, manutençao barata, facil, pratico, nao se dá muito bem em terrenos onde precisa de giro , rpm ,baixo. ele despeja sua potencia rapidamente pras rodas, perdendo a aderencia facilmente, fica um jipe nervoso, ainda mais com uma turbina ! para cross acho um dos melhores, trilhas nem tanto... consumo de combustivel será um dos melhores, velocidade , como disse, nao importara´sendo tudo original...

É A MINHA OPNIAO COMO ZÉQUINHA , JIPEIRO, MEXANICO E CURIOSO

junior marcal
29/01/2011, 14:20
Parceiro, o motor é bom e forte com a transmissao e reforço original do jeep, porém como todo motor a gasolina não pode ver água.
Valeeeeu!

coelhofilho
29/01/2011, 17:27
De fato, motor de opala (4 ou 6 "canecos"") x motor Ap x motor BF 161 gera muita polêmica de qual é o melhor. Meu irmão tem dois CJ 5 nacionais (Brasil começou a fabricar o jeep em 1958) com o motor BF161, o meu é um CJ - 5 (1957 - EUA), o chassi todo cheio de remendos, devido a trincas, com motor de opala 4 canecos e caixa de C10. Prefiro mais o meu que os dois de meu irmão. Ou seja, motor por motor, depende muito do estado em que se encontra, do carburador usado, se ignição com platinado ou eletrônica, et.
Estou provisoriamente em Natal-RN, e o uso o meu c-5 no dia a dia. Consumo médio de 5,6 km/l (na cidade). Os trecho que enfrento são ruas de subidas e descidas e com çalçamento em pedra e 2,5 km de asfalto, onde rodo a 60 km/h. Os pneus do meu jeep são goodyear 255/75R15 (rodão). E o motor empurra bem, principalmente nas subidas. O "chato" é ter paciencia com os 1.0 nas subidas. Não tenho nada contra eles, inclusive o meu (siena fire 2005, pasmem, 13.200 km rodados) tá aqui também, mas debaixo de uma capa. Caracteristicas do motor de meu CJ-5: 4 cilindros, motor a gasolina, ignição eletronica, pistãos de base lisa (usados para os motores a alcool), bloco encamisado para o padrão stander, tuchos hidraulicos - não travados, engrenagem de distribuição em alumínio, comando de válvulas bem conservado, isto é, sem desgaste dos cames, o eixo de "cambotas" está no segundo passo, o cabeçote é rebaixado de 1,2 mm e os guias de válvulas estão sem folgas para as válvulas de segunda sobremedida (0,25mm).
Em síntese, meus caros colegas, "cada caso é cada caso" e cada motor tem suas particularidades. ...OiiiiiiO..

jipeirodesdepequeno
30/01/2011, 23:22
GM vs AP

GM, 4CC eu acho o motor mais parecido com os originais de fabrica, tanto 6cc qut 4cc , em questao de giro, rpm, é um motor que trabalha bem em rotaçoes baixas, sem mandar muita potencia pras rodas, comsome muito combustivel, em relaçao á velocidade, nao importará em final, será o mesmo de sempre, pode por um v8 ,pois o que conta será seu conjunto de cambio e diferençial + motor

AP - motor leve, manutençao barata, facil, pratico, nao se dá muito bem em terrenos onde precisa de giro , rpm ,baixo. ele despeja sua potencia rapidamente pras rodas, perdendo a aderencia facilmente, fica um jipe nervoso, ainda mais com uma turbina ! para cross acho um dos melhores, trilhas nem tanto... consumo de combustivel será um dos melhores, velocidade , como disse, nao importara´sendo tudo original...

É A MINHA OPNIAO COMO ZÉQUINHA , JIPEIRO, MEXANICO E CURIOSO

muito bom comentário
só acrescentando, tenho o opala 4cil, ele é xoxo sim, e não muito economico, na cidade uns 6km/L, serve com a caixa original do jeep, não quebra, sobre a força, colocando uma turbina ja melhora muito, pq é um motor robusto, e bem mais leve que o 6zão

Sobre o AP, por enquanto não andei, estava decidido a botar em outro jeep que montar, por ser um motor leve, não muito caro de manutenção, e principalmente mais economico, fica ótimo com relação 8x43 + cambio chevette, agora sobre o giro só testando mesmo... tem lugares q é meio dificil embalar pra subir giro, sobre subida de giro constante e aquecimento, penso a mesma coisa mas até hoje não vi dar problema na trilha...

jipeirodesdepequeno
30/01/2011, 23:24
Parceiro, o motor é bom e forte com a transmissao e reforço original do jeep, porém como todo motor a gasolina não pode ver água.
Valeeeeu!

Concordo, mas nada que um DIS não resolva, ou até mesmo a velha panela de pressão :mrgreen:

Dic3
31/01/2011, 11:10
De fato, motor de opala (4 ou 6 "canecos"") x motor Ap x motor BF 161 gera muita polêmica de qual é o melhor. Meu irmão tem dois CJ 5 nacionais (Brasil começou a fabricar o jeep em 1958) com o motor BF161, o meu é um CJ - 5 (1957 - EUA), o chassi todo cheio de remendos, devido a trincas, com motor de opala 4 canecos e caixa de C10. Prefiro mais o meu que os dois de meu irmão. Ou seja, motor por motor, depende muito do estado em que se encontra, do carburador usado, se ignição com platinado ou eletrônica, et.
Estou provisoriamente em Natal-RN, e o uso o meu c-5 no dia a dia. Consumo médio de 5,6 km/l (na cidade). Os trecho que enfrento são ruas de subidas e descidas e com çalçamento em pedra e 2,5 km de asfalto, onde rodo a 60 km/h. Os pneus do meu jeep são goodyear 255/75R15 (rodão). E o motor empurra bem, principalmente nas subidas. O "chato" é ter paciencia com os 1.0 nas subidas. Não tenho nada contra eles, inclusive o meu (siena fire 2005, pasmem, 13.200 km rodados) tá aqui também, mas debaixo de uma capa. Caracteristicas do motor de meu CJ-5: 4 cilindros, motor a gasolina, ignição eletronica, pistãos de base lisa (usados para os motores a alcool), bloco encamisado para o padrão stander, tuchos hidraulicos - não travados, engrenagem de distribuição em alumínio, comando de válvulas bem conservado, isto é, sem desgaste dos cames, o eixo de "cambotas" está no segundo passo, o cabeçote é rebaixado de 1,2 mm e os guias de válvulas estão sem folgas para as válvulas de segunda sobremedida (0,25mm).
Em síntese, meus caros colegas, "cada caso é cada caso" e cada motor tem suas particularidades. ...OiiiiiiO..

Ja que voce tocou nesse assunto Coelho uma duvida em relacao a engrenagem do distribuidor.
Quando a minha engrenagem gastou eu troquei por outra original (de ferro) paguei coisa de 9,00. Porem achei pra vender essa em aluminio ou em bronze por precos que chegam a R$160,00. O que essa engrenagem muda no comportamento do motor pra diferenca de preco ser tao expressiva?

coelhofilho
02/02/2011, 11:02
DIC3
A questão do material usado na distribução tem haver com o desgaste pelo atrito. Há materiais, que se desgastam mais que outros para a mesma aplicação. Se você observar o nosso motor GM 4 ou 6 cilindros vai ver que bronzinas (casquilhos para alguns)) ou são em ligas de alumínio ou de bronze. Se observar as engrenagens da caixa de câmbio, vai ver que as de boa qualidade são encamisadas com bronze, bem como os aneis sincronizadores. Da mesma forma são as mangas do eixo dianteiro. O bronze resiste melhor ao atrito. Só para concluir, as chaves e fechaduras de marcas famosas tem tento o miolo como a chave confecciondos em bronze.

coelhofilho
02/02/2011, 15:48
Dic3
Ainda tem mais, se entrar água no carter, caixa de cambio, manga do eixo, a possíbilidade de emperramento das peças móveis por conta da ferrugem será maior. Também devemos atentar para nosso combustível, com um certo teor de alcool que na combustão também libera moleculas de água que pode contaminar o óleo. E quanto mais desgastadas as camisas dos cilindros e anéis dos pistões maior será a contaminação do óleo pelo combustível. Assim, nem sempre, dizer que o carro não baixa o nível de óleo, serve para atestar a saúde do motor.

coelhofilho
02/02/2011, 16:00
São em situações assim: http://www.youtube.com/watch?v=kF2s6u8RF3A&feature=related que podem fazer a grande diferença depois.