Ver Versão Completa : Bloco Motor Rachado - Vitara
DanielVitara
02/07/2011, 16:35
Boa Tarde a todos,
Primeiramente me apresento. Sou frequentador do fórum faz tempo, tenho um Vitara 97 1.6 8v com exatamente 200 mil Km. Sou 2º dono e está comigo faz 4 anos. Completamente original.
Pois bem, agora vai meu pedido de ajuda:
Meu Vitara de um dia pro outro começou a baixar água, revisei as mangueiras e vi que havia um vazamento na parte de trás do motor. Rezei para que fosse algum selo do motor aberto, mas descobri que havia uma trinca no bloco do motor.
Dei uma breve pesquisada e vi que alguns Vitaras padeceram do mesmo mal, inclusive com a trinca exatamente no mesmo lugar e os donos quebraram o galho com durepoxi. Pesquisei sobre alguns adesivos e descobri um tal de JB Weld (J-B Weld Company - J-B WELD Product Information (http://jbweld.net/products/jbweld.php)) que me pareceu ser bem superior ao Durepoxi, já encomendei e deve estar chegando nos próximos dias.
Minhas dúvidas:
-Alguém já ouviu falar neste produto?
-Alguém tem alguma outra sugestão razoalvemente barata para solucionar o caso?
-Alguém tem um bloco para vender?
Agradeço as respostas.
Daniel
Funciona sim, amigo...e bem...mas, por quanto tempo...SDS:(
Solução barata eu não conheço. Passei por isso e decidi partir para solda. O problema é que essa solda não é qq um que faz. Dá uma olhada nas fotos anexas e veja qual foi o meu problema! Se vc estivesse no RJ eu recomendaria um local para o serviço, feito por um engenheiro mecânico com anos de experiência (um autentico "nerd"!). mas aí, eu não conheço ninguém. Ele pegou o meu motor com duas trincas no bloco e cabeçote empenado e 15 dias depois devolveu absolutamente novo!! Um sonho caro mas que valeu cada centavo (3.500,00)
Vejo que teu caso é semelhate ao meu. Cuidado com a trinca que está chegando da pastilha Chegando lá ela vai enfraquecer a estrutura do bloco e aí já era. No meu na hora da solda, matei as duas vigias, fabricando pastilhas com cabeças de pistão de um gol à alcool (mais grossas) reforçando ainda mais o bloco. Elas não fazem a menor falta, pois só são utilizadas na fábrica para manuseio do motor em sua montagem.
Boa sorte na empreitada!
Em tempo: 3.500,00, M.O. + peças. Juntas originais, retentores, 04 válvulas de escape, + sedes, encamisamento do bloco e todas as retíficas, mais óleo e filtro. Completo.
O bicho ficou assim...:euforico:
308652 308653
mauricioalan32
23/08/2011, 15:43
Parabéns Ary... fciou nooovo o motor... e as soldas, deu tudo certo?
Acredito que sim, Mauricio. Como vc tá vendo, o motor ainda tá fora, mas deve ser montado entre hoje e amanhã! Daí vamos começar os testes. Vou rodar macio por uns 1.500 km e fazer a primeira revisão. Mais uns 2500 km, 2ª revisão. Se não houver vazamento de água ou óleo, 1ª trilha! Segundo o Walter, eng. pai da criança, que me dá garantia de 01 ano (!), trocar o motor por um AP seria mau negócio em termos de resistencia dos materiais e qualidade das peças. Quando montar e testar, posto aqui! Na torcida!!! :)
Pessoal, primeiros 500km...SHOW!SHOW!SHOW!!! A água e o óleo não desceram 1mm!!! O motor tá afiado, melhorou sensivelmente! Vou partir agora pra injeção, trocar o reparo e checar os sensores. Qq. coisa posto aki.
mauricioalan32
31/08/2011, 13:29
Legal Ary, eu tbm nao trocaria o motor original por um AP, o tesao do vitara é o de ser um jipe leve com motor de aluminio e tals... mas vai dar tudo certo!
Abss
Ponto do Vitarinha 1.6, 8v: 7º/9º --- 750 / 950 rpm.
Certo? Errado?
cestevez
07/09/2011, 14:48
Ary,
Ficou muito bonito esse motor...
Meu Vitara tb baixa um pouco de oleo e desce o nivel de agua do reservatório mas no chão da garagem não tem marca de nada.
Não quero nem pensar em uma possibilidade dessas... A unica vantagem é ja ter a referencia para o serviço aqui no Rio.
Sobre o ponto não sei. Vou dar uma pesquisada em uns arquivos e qualquer coisa escrevo.
Abrção.
Ary,
mas no chão da garagem não tem marca de nada.
cestevez, no meu caso e acredito que no do Daniel, tb não aparecia nada no chão da garagem.
Acontece que, havendo trinca, fissura ou rachado no bloco, o líquido de arrefecimento entra em contato com o bloco, evaporando ANTES de chegar ao chão. Pra vc ver água no chão, só radiador furado, mangueira, reparo de bomba e etc.
No caso do óleo, pode haver passagem no cabeçote, o que provoca mistura de água + óleo. Isso diminui a viscosidade do óleo aumentando o consumo e pior, aumentando o desgaste do motor. Repare se há sinias de oleosidade na água do radiador. Abra a tampa de óleo e repare se ele está espumando (meio esbranquiçado)...
Em resumo..."Pegue na mão de Deus e confia..." :))
EMERSONFROIS
07/11/2011, 22:18
Estas trincas acontece so nos motores diesel ou tb nos motores a gasolina
Fernando Massad
07/11/2011, 22:45
Estas trincas acontece so nos motores diesel ou tb nos motores a gasolina
As fotos são de motores a gasolina.....
Olá ary, acredito que estou com o mesmo problema. Você ainda tem o contato do seu mecânico?
Pedro Mello
31/03/2015, 16:50
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas preciso de uma luz.
Botei o carro para fazer a retifica do motor, o que já me custou uma fortuna (resolvi abrir, uma vez q o estouro de uma mangueira resultou no superaquecimento do carro). Ao darem o banho químico no bloco, uma rachadura foi revelada. Ary, você ainda tem o contato desse cidadão? To na duvida do que fazer, se mexo nesse bloco, se tento um bloco em ferro velho (missão quase impossivel).
Pedro, não querendo ser pessimista mas dependendo de onde é a rachadura não tem milagre, espero que você consiga recuperar o bloco fica bem mais em conta!. Como o mecânico do Ari é ai do RJ é uma boa opção para você obviamente (mas como ele não respondeu nem o tópico do ano passado...), vá estudando outras possibilidades como comprar um motor inteiro (o que fica ate mais barato, mas vc não sabe de fato quando abrir qual a situação ai depende da negociação), comprar só o bloco (ai tem diversos locais, eu indico a tracado4x4 e você encontra até na Suzucar, e qualquer bom mecânico de suzuki tem suas fontes) mas não deixe de pesquisar vai ver que os preços variam mais de 100%. Estude a possibilidade também de substituir o motor por outro novo (AP, ou GM..) dependendo do tamanho do estrago seu ai te digo que não fica muito diferente o preço, é mais uma questão de gosto e de uso da viatura.
boa sorte!
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mas preciso de uma luz.
Botei o carro para fazer a retifica do motor, o que já me custou uma fortuna (resolvi abrir, uma vez q o estouro de uma mangueira resultou no superaquecimento do carro). Ao darem o banho químico no bloco, uma rachadura foi revelada. Ary, você ainda tem o contato desse cidadão? To na duvida do que fazer, se mexo nesse bloco, se tento um bloco em ferro velho (missão quase impossivel).
Olá,
Possuímos um Vitara 1997 1.6i 8 válvulas
Minha situação é parecida com a do postado, a diferença foi que parei o carro funcionando para troca da junta que queimou devido a falha na bomba d'água. Ao medir as camisas, aproveitei para fazer a retifica e ficar com a maquina novinha novamente e retirar uma serrada que havia no barulho do funcionamento. Carro de uso urbano, conosco ha 10 anos.
Para surpresa, apos o banho químico, verificou-se no segundo mancal do bloco um rachado bem no centro do mancal até as camisas dos cilindros 1º e 2º.
O interessante e curioso era que o bichim não baixava nem água nem óleo, somente o cheirinho de oleo queimado que dava no escapamento referente a folga do 4º cilindro.
Alguma sugestão dos companheiros?
Este motor que o Jumperhd ofereceu, ainda possui?
Se quiser pode chamar no Zap (32) 9114-8055
Att...
Pedro Mello, se precisar tenho o motor inteiro !
diegotmc
18/05/2021, 20:44
Olá,
Estou precisando de um bloco do motor G16A. O meu já era...
Pesquisando pela internet só encontrei um nessa Traçado 4x4. Essa empresa ainda existe? Joguei no Google Maps e lá diz que fechou permanentemente. Tentarei ligar amanhã.
Alguém tem indicação de onde eu posso encontrar um bloco?
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