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Ver Versão Completa : Toyota LandCruiser HDJ80 - A Negona



Leonardo Dic
01/07/2011, 22:00
A uns 6 anos atrás fui ao PY colocar uns BFs na ex Hilux, e o dono da loja de pneus tinha um Toyotão estacionado, fui ver, ele me falou q era uma tal de HDJ80, liguei o motor e aquele som do 6zão era de arrepiar, eixo rigido na dianteira com RL manual, suspensão com molas helicoidais, ..... um sonho.
Pensei num deve ter nenhuma dessas no Brasil, então nunca vou poder ter uma.

Aí vejo o seu Loras achar uma, depois o Bira, depois o Loras de novo, aí pensei tenho q achar uma tb.

Achei, fui ver, fechei negocio, depois o cara desfez negocio, e quase 6 meses enrolado o negócio desenrolou.

Ja faz uns 15 dias q ela ta na garagem, agora depois das rodas e sapatos e mais alguns ajustes tirei umas fotos.

E posso dizer, o bicho é bão.

Roman
02/07/2011, 00:09
parabens Leonardo pela aquisição um dia eu chego lá,desculpe perguntar quanto custa uma viatura dessas, se possivel posta umas fotos do motorzão.


abs,

Rodrigo Roman

Loras
02/07/2011, 00:20
:mrgreen:

Mais uma!

Isso aqui tá ficando bom!

Abraço,

sgrul1
02/07/2011, 00:25
Mas e comprou aki ou no Paraguay? Onde é que esses homi arrumam esses monstrinho...abrc e parabens pela monstrinha.

jeisonk
02/07/2011, 08:46
:mrgreen:

Mais uma!

Isso aqui tá ficando bom!

Abraço,

Invasão geral :mrgreen:


Leo, tá lindona demais, show.

Agora é deixar em dia.

Abraços

jeisonk
02/07/2011, 08:46
Mas e comprou aki ou no Paraguay? Onde é que esses homi arrumam esses monstrinho...abrc e parabens pela monstrinha.

Daniel, essa aí estava no litoral paulista :concordo:

Abraços

sgrul1
02/07/2011, 09:45
Ah, mais um p encontro anual de LC.

Bira IJC
03/07/2011, 19:08
Parabéns Leo!!!!
Tá LINDONA! Felicidades com a Máquina!!!

Abs,
Bira.

Fabil
03/07/2011, 19:39
aqui em BH até uns poucos anos atras eu via uma branca com certa frequencia rodando aqui no bairro, já faz um bom tempo que nao a vejo mais... inclsuve era toda equipada, com body lift, pneuzao, escada e bagageiro etc..

Hilario Alencar
05/07/2011, 14:33
Abraços invejosos e parabéns pela Negona.
Espero um dia também fazer parte do grupo. Há chance de ser em breve...mistério...

leodbc
11/07/2011, 14:04
Leo parabéns, ta muito bonita essa Negona!!!

Pena que aqui na Colombia quase nao tem dessas a diesel, é quase todas a gasolina.

hugocsl
11/07/2011, 14:11
Esta bonita mesmo!

Só pra constar que o Sr. João que montou a Fordinha do Xande também comprou uma recentemente... O carro era do PY, foi apreendido e doado ao Corpo de Bombeiro, depois foi leiloada e recentemente fui para na mão do João, que já colocou rodas tala 10" e pneus 33". Vou tirar umas fotos depois.

Abs e parabéns pela viatura Leo!

Hilario Alencar
12/07/2011, 17:08
FOTOS, queremos fotos, mais fotos das LCs em nosso território. Vamos formar um clube, um time só de legítimas LCs. Fale pro João mandar notícias, fotos, abrir um topico com a LC dele. Queremos ter todas as LCs no Brasil presentes aqui no FORUM.
No aguardo.
Abraço,
Hilario Alencar. (um dia terei uma, ou, a caminho de ter uma...)

hugocsl
19/07/2011, 18:43
Conforme prometido seguem as fotos da Land do Sr. João!

302937 302938 302939 302940

Loras
19/07/2011, 18:46
Salvo engano o Fabil já tinha comentado sobre essa Land Bombeirinho!

Show! Mais uma.

Ela é diesel ou gasolina?

Abs.

leodbc
20/07/2011, 18:23
Parece ser diesel, ela tem un espaco retangular bem pequeno na parte direita inferior da grade do motor, normalmente o que diz alí é turbo pra identificar que é diesel, porque as a gasolina nao tem isso, mas nao sei o que estaria escrito alí porque na época las LC60 acredito que nao tinham turbo esses motores a diesel.

mas ta bem bonita essa vermelha!!!

Rodolfo Caldeira
07/10/2011, 12:54
Opa esta ai eu já vi aqui em Contagem , em frente a escola da minha filha.

É bonitona.

Abraços,

sgrul1
07/10/2011, 15:50
EE jóinha. Mto bacana.

Aurélio
07/10/2011, 19:33
Opa.

Show de bola, Leonardo.
Parabéns pela aquisição e vai atualizando a gente sobre essa máquina.:concordo:
Abs

Leonardo Dic
07/06/2012, 20:52
Tenho feito a manutenção no esquema faça vc mesmo. A viatura é mt boa de mexer.

Troquei a correia dentada (goodyear) e rolamento tensor (Koyo). Facil de trocar, tem 2 marcaçoes de ponto, na polia da BI e na do comando. Com a tensão da correia não precisa se preocupar pois tem a mola q tensiona.

Segue umas fotos.


351956351957351958351960

jeisonk
07/06/2012, 21:37
Show :palmas:

Abraços

Leonardo Dic
07/06/2012, 22:10
Valvula termostática e mangueiras originais.

A valvula da mais trabalho, tem q retirar a cx do filtro de ar, o tubo fica atras da turbina.
Depois da valvula nova notei o motor mais redondo, deu impressão de responder melhor ao acelerador, e o consumo melhorou um pouco tb.

Fotos.

352007352008352009352010352011352012352013352014

jeisonk
08/06/2012, 07:52
Leo, tem conseguido onde as peças originais?
Net?

Abraços

Leonardo Dic
08/06/2012, 20:17
Original, tenho um amigo q tras do PY ou na America, Ponta Porã.

Abraço

Loras
12/06/2012, 20:06
Boas!

Essas rodas são da Savana? Sabe a tala delas?

Qual o tamanho dos pneus?

Estou ajustando novamente o set aqui. Vou partir para rodas de ferro.

Pneus 295/75R16 idealmente.

Abs.

Leonardo Dic
12/06/2012, 20:09
É a da Savana mesmo. Borlem. Tala 7, off set não sei, mais ficou bom com os BF MUD 265/75-16, e acho q vai bem com os 285 ou 295.

Loras
12/06/2012, 20:18
Obrigado! Encontrei um modelo aro 17. Parece que é o estepe da Hilux nova!

Vou averiguar.

Um abraço.

Mantiqueira
12/06/2012, 21:20
Boas!

Essas rodas são da Savana? Sabe a tala delas?

Qual o tamanho dos pneus?

Estou ajustando novamente o set aqui. Vou partir para rodas de ferro.

Pneus 295/75R16 idealmente.

Abs.
Fala amigo sussa?
Todas as rodas de L200 são off set positivo, ao contrário das nossas Toyotas quanto mais pra fora, mais elas raspam. Se não me falha a memória +8.
Um abraço.

Leonardo Dic
14/06/2012, 20:04
Revisão do freio traseiro que faltava. No capricho. Tranquilo de fazer. Agora ta freando bem e o freio de mão segura. Aproveitei trocar uns prisioneiros ruins, o da Band dá certinho.

Segue umas fotinhos.

353425

Bira IJC
18/06/2012, 13:55
Revisão do freio traseiro que faltava. No capricho. Tranquilo de fazer. Agora ta freando bem e o freio de mão segura. Aproveitei trocar uns prisioneiros ruins, o da Band dá certinho.
Segue umas fotinhos.



Show de bola, Leo!
Abraços!

Leonardo Dic
19/06/2012, 20:35
Agora chegou a hora do acoplamento viscoso, tava vazando, demontei coloquei óleo, mais vazou de novo. Tentei abrir para trocar o rolamento e retentor, mais não era desmontavel. Empenei o eixo, ficou vibrando.
Solução colocar um zero bala.

Se tiver q abrir só para colocar óleo é tranquilo.

Mais umas fotos.354190354191354193354194354195

Leonardo Dic
30/06/2012, 21:48
Chegou a maçaneta q tava quebrada, e a mola do tensor da correia dentada. Original é outra coisa. Comprei na América, fui mt bem atendido.
356446356447Hehehee

elmestizo
01/07/2012, 18:34
Dic,

Dá pra comparar a Hilux japa e a LC?

Abraço

Leonardo Dic
01/07/2012, 22:39
LM, dá pra comparar. Deixando a questão de diferenças de carroceria de lado.

Suspensão, apesar das 2 terem eixos rígidos da dianteira com RL manual, a LC é mais confortável por ser helicoidal nas 4 contra o feixe nas 4 da hilux. Em compensação a troca completa de buchas da hilux eu gastava 200 pila.
A estabilidade da minha Hilux com os amortecedores HDS era melhor, fazia mt mais curva e olha q eu andava sem a estabilizadora na dianteira.
Freio é +- igual, acho q a LC freia um pouco melhor.

O cambio da hilux é mais macio e preciso, a LC tem a 1ª e 2ª mais pesada pra entrar. Ou a minha tá com sincronizado mais gasto. Mais já vi esse relato nos foruns gringo.

O negócio q eu gostei mt na LC foi do desempenho, apesar de achar q a LC poderia ser mais longa pra aproveitar melhor o motor, o 6zão 4.2 turbo faz mt diferença, principalmente nas retomadas e subidas, sobra.
Apesar que a minha ex japa com o kit Rasch e alongada (4,10) não ficava devendo mt. Era mais economica, fazia entre 10-11 na estrada, já a LC tá fazendo 9. Isso a 110-120. Ela tava mais economica, mais eu dei 1/2 volta na bomba esses dias. Ficou mais gostosa a pegada em baixa. Ainda bem q aqui não tem controlar.

A LC tem posição de dirigir melhor, e umas frescuras a mais(teto, geladeira, ac traseiro). Outra coisa é o dif traseiro flutuante, apesar q nunca vi o da hilux dar problema. E a autonomia, na LC já coloquei 145 lts de diesel, na Hilux ia 65lts.

Facilidade de peças ponto pra Hilux, pra LC ou é no PY direto ou via América, Inside, Ferraco, ou Ebay. Principalmente no ebay.au se acha td. Tem mt peça tb q ela divide com outros Toyota.

Acho q to com sono não to pensando em mais nada, se lembrar de mais; pergunta aí.

Abraço

Mantiqueira
02/07/2012, 17:54
LM, dá pra comparar. Deixando a questão de diferenças de carroceria de lado.

Suspensão, apesar das 2 terem eixos rígidos da dianteira com RL manual, a LC é mais confortável por ser helicoidal nas 4 contra o feixe nas 4 da hilux. Em compensação a troca completa de buchas da hilux eu gastava 200 pila.
A estabilidade da minha Hilux com os amortecedores HDS era melhor, fazia mt mais curva e olha q eu andava sem a estabilizadora na dianteira.
Freio é +- igual, acho q a LC freia um pouco melhor.

O cambio da hilux é mais macio e preciso, a LC tem a 1ª e 2ª mais pesada pra entrar. Ou a minha tá com sincronizado mais gasto. Mais já vi esse relato nos foruns gringo.

O negócio q eu gostei mt na LC foi do desempenho, apesar de achar q a LC poderia ser mais longa pra aproveitar melhor o motor, o 6zão 4.2 turbo faz mt diferença, principalmente nas retomadas e subidas, sobra.
Apesar que a minha ex japa com o kit Rasch e alongada (4,10) não ficava devendo mt. Era mais economica, fazia entre 10-11 na estrada, já a LC tá fazendo 9. Isso a 110-120. Ela tava mais economica, mais eu dei 1/2 volta na bomba esses dias. Ficou mais gostosa a pegada em baixa. Ainda bem q aqui não tem controlar.

A LC tem posição de dirigir melhor, e umas frescuras a mais(teto, geladeira, ac traseiro). Outra coisa é o dif traseiro flutuante, apesar q nunca vi o da hilux dar problema. E a autonomia, na LC já coloquei 145 lts de diesel, na Hilux ia 65lts.

Facilidade de peças ponto pra Hilux, pra LC ou é no PY direto ou via América, Inside, Ferraco, ou Ebay. Principalmente no ebay.au se acha td. Tem mt peça tb q ela divide com outros Toyota.

Acho q to com sono não to pensando em mais nada, se lembrar de mais; pergunta aí.

Abraço
Léo, com relação a resistência do a chassis, existe diferença?
Um abraço.

Loras
02/07/2012, 18:21
Acrescentando um pouco da minha experiência.

A posição de dirigir na HDJ é um pouco mais sentada. Na Hilux você dirige praticamente deitado, com as pernas bem esticadas (assoalho alto e banco baixo). Na HDJ é um pouco mais "em pé".

O espaço no banco traseiro é incomparável. O conforto da HDJ é muito melhor.

Tenho suspensão OME na HDJ. Nem se compara com a Hilux em estabilidade na estrada. No off road a suspensão helicoidal faz uma boa diferença no desempenho e controle da viatura. Especialmente em costelas de vaca.

Na realidade é praticamente um caminhão em traje de gala. Exige troca de marchas lentas, freio antecipado e cuidado nas curvas. Bem diferentes de outras SUVs como SW4 e Pajero.

Abraços,

Leonardo Dic
02/07/2012, 21:05
Pois é Japa, o próximo passo será um kit na suspensão, acho ela mt macia.

Hj chegou um par de farol H4 com lente lisa q comprei no ebay. O par com as lampadas por 20,00 doletas não cobrou imposto. Até q é de qualidade boa. Lentes de vidro. Mas são made china. Amanhã tiro umas fotos deles.

Mantiqueira
02/07/2012, 21:43
Dic,

Dá pra comparar a Hilux japa e a LC?

Abraço
Com relação a resistência do chassis, há diferença?
Um abraço.

Loras
02/07/2012, 21:46
Difícil comparar os chassis!

Um foi projetado para feixes de mola + caçamba. Logo deve torcer um pouco.

O outro foi projetado para molas helicoidais e um conjunto de mecânica + carroceria mais pesado.

A diferença no tamanho do chassis é perceptível! Mas não sei se isso reflete na resistência.

Abraço,

Mantiqueira
02/07/2012, 22:16
Difícil comparar os chassis!

Um foi projetado para feixes de mola + caçamba. Logo deve torcer um pouco.

O outro foi projetado para molas helicoidais e um conjunto de mecânica + carroceria mais pesado.

A diferença no tamanho do chassis é perceptível! Mas não sei se isso reflete na resistência.

Abraço,
Opa tudo sussa amigo, como tá esse calorzinho aí?
Quando vc diz de tamanho o que vc quer dizer largura, espessura etc..
Saberia dizer quantas travessas possuem?
Um abração.

Loras
02/07/2012, 22:45
Opa! Por aquí caminhando.

Veja o chassis da Hilux:

ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1995_TOYOTA_HILUX_LN86L-PRMRSV_5151.html)

Veja o chassis da HDJ:

ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1997_TOYOTA_LAND+CRUISER_HDJ80L-GNMEX_5151.html)

Muda bastante coisa!!! Vai montar uma HDJ no chassis da cabine dupla? :-)

Abração,

Mantiqueira
02/07/2012, 23:26
Opa! Por aquí caminhando.

Veja o chassis da Hilux:

ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1995_TOYOTA_HILUX_LN86L-PRMRSV_5151.html)

Veja o chassis da HDJ:

ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/p_G_1997_TOYOTA_LAND+CRUISER_HDJ80L-GNMEX_5151.html)

Muda bastante coisa!!! Vai montar uma HDJ no chassis da cabine dupla? :-)

Abração,
He He..mas uma sw4 com suspa da Hilux japa achei bem interessante, porém acredito que um carro projetado para eixo rígido com feixe de molas está muito mais sujeito a torções, logo o chassis deverá ser mais robusto. Ou seja, fora a apurrinhação e a dor de cabeça é melhor não arriscar.
Um abração.

Loras
02/07/2012, 23:46
Um conhecido de Sampa montou uma SW4 com feixe na dianteira. Existem kits prontos no mercado!

O mais difícil por aqui... deve ser encontrar o eixo dianteiro.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/103992-sw4-japa-solid-axle-swap-kit.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/76112-hilux-de-trilha.html

Abraço,

elmestizo
03/07/2012, 09:06
Pode-se usar um eixo de band...

Leonardo Dic
13/07/2012, 22:03
Coloquei os faróis H4 q comprei no Ebay (lente de vidro), só retirei aquele chapéuzinho, achei q ficou melhor o foco. As lampadas são Philips Cristal Vision.
Agora ficou os Faróis centrais H1 q acende só na alta (do caminhão Mercedes cara preta) e os laterais H4. Tava pensando em colocar no lugar desses centrais o H4 tb. Pra acender junto na alta e baixa. Será q melhora?

Umas fotos.

Leonardo Dic
23/07/2012, 00:03
Estava com problemas no controle master dos vidros eletricos e trava da minha porta na HDJ. Andei vendo q alguns corollas mais antigos tinham a mesma pinagem pra adaptar, mas na concessionaria aqui pediu 800 pila na peça. Sem chance.

Achei no EUA um fornecedor especializado nisso, inclusive tem para muitos modelos. Negociei a US$ 50,00 com frete, aquele mais demorado. Chegou em 30 dias. Pedi pra fazerem uma nota de 49,00 mais mesmo assim cobrou imposto. Mesmo assim O preço final ficou em R$160,00. Produto de ótima qualidade parece original. Gabarito perfeito, encaixou certinho.

site: Window Switch | Power Window Switch | Electric Window Switches | Automatic Window Switch (http://www.switchdoctor.net/)

Foto:360282

elmestizo
24/07/2012, 19:11
Toyota é isso... Simples e objetivo!!!

Leonardo Dic
29/06/2013, 19:00
Comprei o pacote completo de buchas para a suspensão dianteira e traseira, td original Toyota, agora é pegar um dia de brabo desmontar td e trocar. Tb comprei uma junta da tampa de valvulas, quero dar uma conferida na folga das valvulas.
Só as buchas do eixo dianteiro, comprei aquelas com 2º para corrigir o caster e ta vindo junto com o kit de suspa da Australia.

guilhermeabreu
29/06/2013, 23:06
LEONARDO DIC

Parabens , vc sempre conseguindo as peças lá fora e BARATIM .

Fico olhando vc e agora o F.OLIVEIRA , vcs são uns putas felizardos com estas máquinas mortíferas .

ABRAÇÃO

Leonardo Dic
29/06/2013, 23:31
Pois é, devagar tem q por em ordem.
O Kit de suspa com molas, amortecedores, bucha 2º, flexiveis maiores, pedi pro meu amigo q mora na Australia mandar por via marítima pra ficar barato, mais to meio preocupado, ja fazem 3 meses e nada. Será q perdi?

Abraço

F. Oliveira
30/06/2013, 09:55
Comprei o pacote completo de buchas para a suspensão dianteira e traseira, td original Toyota, agora é pegar um dia de brabo desmontar td e trocar. Tb comprei uma junta da tampa de valvulas, quero dar uma conferida na folga das valvulas.
Só as buchas do eixo dianteiro, comprei aquelas com 2º para corrigir o caster e ta vindo junto com o kit de suspa da Australia.

E ae Leo, rasga o preço das aquisições!! Hehehehe

qual kit vc pediu?
abs!

F. Oliveira
30/06/2013, 09:57
LEONARDO DIC

Parabens , vc sempre conseguindo as peças lá fora e BARATIM .

Fico olhando vc e agora o F.OLIVEIRA , vcs são uns putas felizardos com estas máquinas mortíferas .

ABRAÇÃO

dr., to pegando os macetes com o Leonardo. Um puta instrutor como sr. Hehehehe
a questao de ir acertando a viatura aos poucos, como indicado pelo Leo a mim, é a melhor coisa a ser feita. Palavra de sempre: paciência.

F. Oliveira
30/06/2013, 09:58
Pois é, devagar tem q por em ordem.
O Kit de suspa com molas, amortecedores, bucha 2º, flexiveis maiores, pedi pro meu amigo q mora na Australia mandar por via marítima pra ficar barato, mais to meio preocupado, ja fazem 3 meses e nada. Será q perdi?

Abraço

Acho que nao perdeu nao. Demora mesmo. O cargueiro vem parando em meio mundo de lugares. Pode ficar tranks!

Leonardo Dic
30/06/2013, 11:20
Comprei esse aqui: 75mm 3" Suspension Complete Lift KIT HDJ80 FZJ80 HZJ80 FJ80 Landcruiser Toyota | eBay (http://www.ebay.com.au/itm/75mm-3-Suspension-Complete-Lift-Kit-HDJ80-FZJ80-HZJ80-FJ80-Landcruiser-Toyota-/281052519685?pt=AU_Car_Parts_Accessories&fits=Model%3ALand%20Cruiser&hash=item4170091d05&_uhb=1)

Só q a 3 meses teve uma promoção a AU 850,00 com frete gratis pra Australia, aí mandei entregar em Seaton e de lá meu amigo despachou pra mim. Mas ja fez 3 meses, e ta me dando uma ansiedade, hehehee

ramiro_eli
25/07/2013, 12:03
Muito bacana sua HDJ-80! Parabens!!!

Tenho uma FZJ-105 ano 2001

jeisonk
25/07/2013, 15:02
Muito bacana sua HDJ-80! Parabens!!!

Tenho uma FZJ-105 ano 2001

Faaaaala Ramiro.

É aquela que o LM foi buscar no DF?

Depois manda umas fotos da criança.

Abraços

F. Oliveira
25/07/2013, 17:18
Faaaaala Ramiro.

É aquela que o LM foi buscar no DF?

Depois manda umas fotos da criança.

Abraços

uma raridade....merece um tópico recheado de fotos. :pipoca:

ramiro_eli
26/07/2013, 12:28
uma raridade....merece um tópico recheado de fotos. :pipoca:

Seguem algumas fotos da 105.

HERICK
26/07/2013, 12:37
Seguem algumas fotos da 105.

Simplesmente linda!! E aí qual vai ser o nome da belezura?:palmas:

F. Oliveira
26/07/2013, 12:48
Simplesmente linda!! E aí qual vai ser o nome da belezura?:palmas:

Maravilha mesmo!!

jeisonk
26/07/2013, 13:09
Seguem algumas fotos da 105.

Linda demais Ramiro, viatura de respeito :palmas:

Abraços

Leonardo Dic
26/07/2013, 19:25
O 6zão bebe mt ?
Anda bem na pista?
Ta mt linda mesmo.

A sua é mecanica?
Vi q tem RL. O engate da tração é no botão ou alavanca. A minha engata a tração no botao e a reduzida na alavanca.

Não pensa no futuro em colocar um diesel nela? Os gringos colocam o Cummins.

Engraçado ela ser 5 furos, pensava q TOY era td 6.

Abraço

ramiro_eli
30/07/2013, 12:31
O 6zão bebe mt ?
Anda bem na pista?
Ta mt linda mesmo.

A sua é mecanica?
Vi q tem RL. O engate da tração é no botão ou alavanca. A minha engata a tração no botao e a reduzida na alavanca.

Não pensa no futuro em colocar um diesel nela? Os gringos colocam o Cummins.

Engraçado ela ser 5 furos, pensava q TOY era td 6.

Abraço

Ela faz 5,4 na cidade e 6,6 na estrada. Se dirigir em vovo mode, chega nos 7km/l
Na estrada a velocidade de cruseiro confortável é entre 120 e 130 mas mantem numa boa os 150-160.
Ela é a versão Standard, pé de boi total.
Cambio mecanico, roda livre manual, acionamento do 4x4 por alavanca, portas traseiras tipo "ambulance door", carpete de borracha, etc.
Ela tem o que considero o suficiente: ar condicionado, direção hidraulica e vidros eletricos, estes instalados posteriormente, é a única coisa não original da minha LC.
Curto muito os motores a gasolina, especialmente os L6 pelo torque em baixa rotação. Neste aspecto o motor é um cavalo, empurra a 105 como se fosse um carro pequeno. Na cidade uso a 3a marcha em grande parte do tempo. Quando e se este motor for pro vinagre penso em alguma alternativa mas por enquanto não penso em trocar por um diesel.
Curiosamente ela é 5 furos, pelo visto os carros grandes da Toyota usam, pois a Tundra tb é 5 furos.

Na estrada é absurdamente confortável, silenciosa e surpreendentemente estável em se tratando de um carro com dois eixos rigidos. Estou com ela desde o final de Fevereiro/13 e até agora já rodei 23k km sem nenhum problema. Até o momento fiz manutenção rotineira, com a troca de todos os fluidos e lubrificantes, velas e cabos, filtros e a bomba de combustível.

F. Oliveira
30/07/2013, 13:07
Ela faz 5,4 na cidade e 6,6 na estrada. Se dirigir em vovo mode, chega nos 7km/l
Na estrada a velocidade de cruseiro confortável é entre 120 e 130 mas mantem numa boa os 150-160.
Ela é a versão Standard, pé de boi total.
Cambio mecanico, roda livre manual, acionamento do 4x4 por alavanca, portas traseiras tipo "ambulance door", carpete de borracha, etc.
Ela tem o que considero o suficiente: ar condicionado, direção hidraulica e vidros eletricos, estes instalados posteriormente, é a única coisa não original da minha LC.
Curto muito os motores a gasolina, especialmente os L6 pelo torque em baixa rotação. Neste aspecto o motor é um cavalo, empurra a 105 como se fosse um carro pequeno. Na cidade uso a 3a marcha em grande parte do tempo. Quando e se este motor for pro vinagre penso em alguma alternativa mas por enquanto não penso em trocar por um diesel.
Curiosamente ela é 5 furos, pelo visto os carros grandes da Toyota usam, pois a Tundra tb é 5 furos.

Na estrada é absurdamente confortável, silenciosa e surpreendentemente estável em se tratando de um carro com dois eixos rigidos. Estou com ela desde o final de Fevereiro/13 e até agora já rodei 23k km sem nenhum problema. Até o momento fiz manutenção rotineira, com a troca de todos os fluidos e lubrificantes, velas e cabos, filtros e a bomba de combustível.

Cara...onde vc comprou essa raridade?

thiagocpd
10/08/2013, 19:48
E ae pessoal tudo bem? Ta bem lindona essa FJ80.
Moro aqui do lado, na Venezuela, tenho uma FJ80 tb, 2005, a gasolina, motorzao muito bom, 4.5, anda muiiiito!!
Tb sou mais um que futuramente qdo voltar para o Brasil pretendo comprar uma ai, ou quem sabe tentar levar essa que tenho.
Em materia de Rustico, essa camionete é a mais top.
Abraco a todos, e caso necesite de alguma coisa daqui para ela da um toque. Aqui tem tuuuudo para essa toyota.

Leonardo Dic
11/08/2013, 20:12
Thiago, coloca umas fotos dela.
Se achar um jeito de trazer é bom, pq achar uma dando sopa por aqui é raridade.

Abraço

thiagocpd
26/08/2013, 19:48
428165428162428163428164

thiagocpd
26/08/2013, 19:50
Leonardo ai segue as fotos de quando comprei ela, agora ja esta com guincho electrico, rack para barraca de teto pro-line, toldo ARB lateral..vou ver se acho uma foto mais atual e mando.

Abs
Thiago

thiagocpd
26/08/2013, 19:56
428166428167

Leonardo Dic
26/08/2013, 23:18
Thiago ta linda, mt nova. Brancona é d+

Preciso colocar umas fotos da minha com o kit de suspa aqui. Ficou bem legal.

Agora preciso investir num snorkel. Ta caro por aí?

Abraço

jeisonk
27/08/2013, 09:08
Coisa linda Thiago :palmas:

Abraços

thiagocpd
27/08/2013, 10:30
Leonardo,

Aqui esta em media 400 reais um Snorkel de Plastico para Autana

Abraco!
TG




Thiago ta linda, mt nova. Brancona é d+

Preciso colocar umas fotos da minha com o kit de suspa aqui. Ficou bem legal.

Agora preciso investir num snorkel. Ta caro por aí?

Abraço

Leonardo Dic
27/08/2013, 20:14
Sabado peguei firme pra trocar tds as buchas da suspensão, e colocar o kit 3 pol q chegou. Foram 12 hrs de trampo mais estava sozinho, em 2 vai bem mais rapido.
O mais dificil foi sacar as buchas dos braços, tem q ter uma prensa boa, a minha de 15 ton foi no limite, pulou até o vidro do manometro do relogio da prensinha. Pra colocar as novas vai tranquilo.

O carro fica outro, além da altura ganha firmeza e estabilidade na pista. Ficou mt melhor. Já coloquei tb as buchas excentricas para corrigir o caster, a dirigibilidade ficou perfeita.

Aproveitei tb e abri a tamba da bomba injetora pra trocar o oring da haste de aceleração, do parafuso do debito e a junta q tava vazando, ficou 100%.

Vai umas fotos, depois vou montar uma foto dela antes e depois do kit.

Leonardo Dic
27/08/2013, 20:18
Mais umas fotos.

jeisonk
28/08/2013, 08:30
Baita trampo :palmas:

Abraços

F. Oliveira
28/08/2013, 18:21
Muito show, Thiago e Leonardo...

agora..q trabalheira, hein...so no aguardo das fotos da bichona levantada! HehehehhheheHehehehhhehe

F. Oliveira
28/08/2013, 23:35
Leonardo, vc já revisou alguma vez o tal rolamento "grande final" de sua HDJ? Aquele que vai no vira?
1HD-T big end bearings (http://www.lcool.org/technical/80_series/td_bearings.html)

To pensando em desmontar com o meca na sexta pra dar uma checada...se vc já fez, durou qto tempo o serviço?

abs!

Leonardo Dic
29/08/2013, 20:16
Ainda não, se vc fizer fotografa e coloca pra gente ver.

F. Oliveira
03/09/2013, 21:15
Nao tiramos a tampa do cárter ...pensei bem e achei desnecessário, pelo menos por enquanto..heheheheheheh

cade as fotos da maquina levantada??

abs!

Leonardo Dic
03/09/2013, 22:04
Amanhã vou trocar os flexiveis do freio, veio tb no kit. Quando a suspensão abre td eles ficam estirados, parece q vai arrebentar.

não tirei foto ainda, ela ta mt suja, fui pro mato esse fds, vou lavar primeiro.

Abraço

Leonardo Dic
08/09/2013, 19:49
Foto comparativa antes e depois do Kit de suspensão.

jeisonk
08/09/2013, 19:59
Agora vai ter que colocar bolachas maiores :mrgreen:
Que medida de pneus tá usando?

Ficando show a criança :palmas:

Abraços

Leonardo Dic
08/09/2013, 20:50
265/75-16, sera q o 285/75-16 fica bom ?

jeisonk
08/09/2013, 22:50
Imagino que sim.

Vá numa loja e coloque o 285 e o 315 ao lado dos pneus/caixa de roda, dá pra ter uma boa noção do que ficará legal.

Eu particularmente acho o 285 o limite racional para o uso que fazemos, mas de repente.

Abraços

F. Oliveira
09/09/2013, 21:11
285 na cabeça....qdo os meus acabarem vou partir pra eles, mesmo sem lift.

ficou demais essa negona! Ta muito inteira mesmo!

Leonardo Dic
09/09/2013, 21:40
Acho q vou trocar logo, esses MUD, pra encher a cx q ficou vazia. Eles gastaram um pouco irregular, acho q deve ser pelos amortecedores q estavam ruins, agora q ta td novo, ta vibrando um pouco depois dos 120, da dó, pois estão com 20.000 km.

Acho q vou comprar uns AT mesmo, pois estou rodando bastante no asfalto tb.

F. Oliveira
10/09/2013, 14:53
vai de AT....mais que o suficiente

Leonardo Dic
10/09/2013, 17:10
Me falaram q os BF AT são ruim de chuva aquaplana mt, é verdade?

jeisonk
10/09/2013, 17:25
Me falaram q os BF AT são ruim de chuva aquaplana mt, é verdade?

Eu já levei alguns sustos com eles no Trolha, mas de bugão é difícil achar o culpado :mrgreen:

AT que usei mais de 50k km e achei show tanto no asfalto como no OFF foram aqueles Cooper Discoverer, mas não sei se já acha deles aqui na Brazucolância.
Uma vez vi na Pneus Fácil.

Abraços

jeisonk
10/09/2013, 17:26
Aí, no aro 16:

Pneus Fácil - Comprar Pneus Agora é Fácil (http://www.pneusfacil.com.br/index.php?modelo=Discoverer%20LB%20ATR&marca=Cooper)

Abraços

Leonardo Dic
10/09/2013, 17:48
e esse aqui será q presta?

Pneu Free - Compre online - LT285/75R16 8 Lonas 122/119Q KL78 KUMHO (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/285/75/R16/8Lonas/122-119Q/KL78/KUMHO)

jeisonk
10/09/2013, 18:21
e esse aqui será q presta?

Pneu Free - Compre online - LT285/75R16 8 Lonas 122/119Q KL78 KUMHO (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/285/75/R16/8Lonas/122-119Q/KL78/KUMHO)

Não conheço Leo.

Pedi cotação de um vendedor do ML que comercializa Cooper.

Na medida 285/75 R16 nestes dois modelos:

CooperTiresConsumer - Discoverer A/T3<span class='trademark'>?</span> (http://us.coopertire.com/Tires/Light-Truck/DISCOVERER-A-T3.aspx)

CooperTiresConsumer - Discoverer S/T MAXX<span class='trademark'>?</span> (http://us.coopertire.com/Tires/Light-Truck/DISCOVERER-S-T-MAXX.aspx)

Vamos ver se ele encontra, também quero trocar as bolachas da Moranguinho.

Abraços

Leonardo Dic
10/09/2013, 18:49
Gostei desse S/T, se ele responder me passe o preço, quem sabe em 8 pneus ele faz melhor preço

Leonardo Dic
24/09/2013, 21:25
A negona com sapato novo. BF AT 285/75-16.

F. Oliveira
25/09/2013, 06:50
Ta linda demais...pqp!! Só deixo uma sugestão: vc entrar na cruiser parts e comprar aquele nome turbo que vai ali atrás...coloca ao menos no lado do passageiro, ja q não tem a tampa de abastecimento deste lado.

abs!!

Rubens Linhalis
25/09/2013, 08:23
Me falaram q os BF AT são ruim de chuva aquaplana mt, é verdade?

Ficou despreocupado com a aquaplanagem ou consguiu outra informação que anula essa historia de aquaplanagem? Eu to pensando seriamente em colocar um desses na Tracker.. mas depois de ouvir sobre aquaplangem fiquei preocupado, pois pego muita estrada..

Rubens Linhalis
25/09/2013, 08:24
A negona com sapato novo. BF AT 285/75-16.

Putzzz.. muito.. muito linda ! Parabens!

jeisonk
25/09/2013, 08:38
A negona com sapato novo. BF AT 285/75-16.

Baraio :shock:

Lindona Leo, ficou show com essa medida.

Abraços

Leonardo Dic
25/09/2013, 20:05
F. vc comprou os adesivos, custa quanto? O duro é pagar frete por 1 adesivo. Esses dias comprei discos de freio na rockauto, tava em promoção.

Rubens, qianto aquaplanagem de cada um q perguntava falava uma coisa, resolvi testar. No asfalto seco e molhado é tranquilo, e mt silencioso tb. Ainda não peguei chuva com gosto pra conferir.

Jeison tb achei boa a medida, mais da pra ver q se quiser cabe mais.

F. Oliveira
26/09/2013, 07:03
F. vc comprou os adesivos, custa quanto? O duro é pagar frete por 1 adesivo. Esses dias comprei discos de freio na rockauto, tava em promoção.

Rubens, qianto aquaplanagem de cada um q perguntava falava uma coisa, resolvi testar. No asfalto seco e molhado é tranquilo, e mt silencioso tb. Ainda não peguei chuva com gosto pra conferir.

Jeison tb achei boa a medida, mais da pra ver q se quiser cabe mais.

então, Leonardo...eu não comprei...a minha ainda tem de um lado, mas vi para vender..saca aqui: cruiserparts.com vai em stickers na coluna esquerda e na página 2 vai ter ele lá por $14,99

o frete deles sai bem em conta...comprei a mola tensora da correia dentada e o filtro de ar com eles...chegou em 18 dias
o adesivo é um decalque bem fino...a gente passa a mão e quase nem sente...acho que ficaria fantástico na tua...hehehhehehe...ia ficar "originalzaça"

Bira IJC
02/01/2014, 17:20
A negona com sapato novo. BF AT 285/75-16.

Parabéns Léo! Ficou MARAVILHOSA!!!
Uso essa medida tb.
Abraços,
Bira.

Leonardo Dic
02/04/2014, 20:39
Fiz umas compras no ebay.

Os selos do cabeçote estavam me incomodando ja a um tempo, tds enferrujados e alguns dando pinta q ja ia começar a vazar, até q o traseiro vazou, como ficava mt perto da parede corta fogo e juntando q ela tinha um parafuso do cabeçote faltando (quebrado) são 26 parafusos, é brincadeira. Resolvi tirar o cabecote, troquei todos os selos, no kit de juntas q comprei vieram os vedadores das valvulas ja troquei tb, mandei pra retifica pra dar uma plainada, uma limpada bem leve e mandei trocar os guias das valvulas q estavam gastos tb.

Segue umas fotos.

Leonardo Dic
02/04/2014, 20:46
O primeiro mancal do comando tem um par de bronzina e um calço, aproveitei trocar tb comprei original.

Regulei a folgas das valvulas. Deixei escape com 0.45 e admissão com 0.25

Os cilindros, camisas, pistão tem aparencia de novo, fiquei impressionado, depois coloco as fotos dele,

Mandei os bicos novos na bosch aqui pra regular, depois de td montado coloco mais fotos.

Aproveitei o frete e comprei um par de disco de freio, ja q os atuais ja estão meio gastos, quando for trocar a pastilha ja coloco ele tb. A pastilha usa a mesma da Hilux japa.

Leonardo Dic
02/04/2014, 20:51
O cara da retifica falou q é ferro puro, quase acabou com a maquina dele, disse q é mais pesado q os cabeçote dos MB 1113. E é pesado mesmo, quase caguei travei a coluna na hora de tirar, heheee


A unica má noticia é q estou tendo problemas sérios com o proprietario do galpão q eu alugo pra troca de óleo, se a gente não se acertar, vou colocar a HDJ a venda, não tem jeito. Ta dependendo de um amigo resolver colocar a venda um imovel dele. Vamos ver o q dá.

F. Oliveira
03/04/2014, 11:27
Eu já tinha dado a senha 1 daqui...hehhehehehhe

Rapaz...é por isso que sou fã desse motor...fora aquele "lote" que veio com os problemas nas bronzinas da biela, acho que é uma das maiores construções da toyota, tanto que é usado até hoje em alguns países nas LC 70. Altamente confiável!

PS: Leo, vc não respondeu a parada do banco lá...hehhehhee

abração!

PP5GAS
03/04/2014, 15:27
Eu já tinha dado a senha 1 daqui...hehhehehehhe

Rapaz...é por isso que sou fã desse motor...fora aquele "lote" que veio com os problemas nas bronzinas da biela, acho que é uma das maiores construções da toyota, tanto que é usado até hoje em alguns países nas LC 70. Altamente confiável!

PS: Leo, vc não respondeu a parada do banco lá...hehhehhee

abração!

Pô Oliveira... vai comprar outra?
Dá nem tempo do cara apertar o botão da senha.

Zani
03/04/2014, 16:07
Nesse fórum tem que ser muito rápido no gatilho mesmo. O Oliveira está começando a coleção.
Mas qualquer coisa estou por aqui também.
Abraço.

F. Oliveira
03/04/2014, 16:15
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

hercilio.neto
03/04/2014, 20:14
457805

Que coisa linda!!!!
:palmas:

Leonardo Dic
04/04/2014, 21:55
As fotos do bloco e pistões. Nos pistoes esta escrito STD, será q nos originais Toyota vem escrito ?

F. Oliveira
04/04/2014, 23:53
Estão zero...! Se forem os de fábrica boto fé demais....a sua já vai com quase 400k?

Leonardo Dic
05/04/2014, 00:01
Ta com 390.000. mais não sei se são de fabrica.

wguzzon
11/06/2014, 10:37
Ola bom dia a todos, eu sou o novo felizardo que adquiri a "negona" queria deixar meu testemunho que independente do negócio, o Leonardo é uma pessoa 100% e quem passar em Sorocaba e tiver que trocar o óleo da viatura passa nele..... torço muito que os planos dele deem certo, sou novo aqui mas continuarei postando as informações aqui, gosto muito de 4x4 e este o 4 que tenho em casa....tive que me livrar de um sedan para que a mulher não me pusesse fora de casa, para a negona entrar rsrsrs....assim que tiver novidades posto aqui....abcs

Leonardo Dic
11/06/2014, 12:21
Obrigado pelas considerações Sr Wilson.
Escrevi um livro de recomendações sobre a manutenção e a especificação de td q a Negona usa.
Depois tenho q te passar.

Abraço

F. Oliveira
11/06/2014, 14:31
parabéns pela aquisição, Sr, Wilson! O Leonardo é um cara gente fina que sempre que pôde quebrou meu galho por este canal...hehhehehhe

mantenha a gente informado!

Abs!

PP5GAS
11/06/2014, 16:05
Mais um feliz proprietário de HDJ-80, parabéns Sr. Wilson, é umn lenda a viatura.

wguzzon
11/06/2014, 16:41
466707466708466709a minha segunda viatura.....

wguzzon
11/06/2014, 16:50
depois mando as fotos das outras.....por essas e outras a esposa decidiu...entra uma sai outra....rsrsrs

F. Oliveira
12/06/2014, 14:33
Putz! Q monstro lindo!

abs!

jRicardor
01/07/2014, 18:51
Muito bacana sua HDJ-80! Parabens!!!Tenho uma FZJ-105 ano 2001Ramiro procuro há muito tempo uma fzj 105.Voce tem conhecimento de como conseguir uma? Sei que quase todos que amam as toyotas tb gostariam, más se vc puder me ajudar agradeço.Claro que agradeço antecipadamente a tua ajuda e a de todos os foristas que puderem colaborar.Ps. Essa é a minha primeira participação no forum e não tenho nenhuma intimidade comesse modelo de comunicação, desse modo, peço desculpas por qualquer procedimento fora do mormal.abraço a todos!!!!!

jRicardor
01/07/2014, 18:56
Em tempo: MARVILHOSAS TOYOTAS nessa discussão. Pena que perdi a Negona e também a verdona do Loras.

Leonardo Dic
01/07/2014, 21:45
É uma pena e uma falta de respeito com nós consumidores de 4x4 a Toyota ter privado a gente de tantos modelos de LC.
É só dar um passeio no ebay.com.au e ver quanto coisa boa ela fez

wguzzon
26/08/2014, 11:25
Caros senhores infelizmente terei que colocar a viatura a venda ela esta muito boa, fiz algumas coisas troquei as juntas instalei um medidor de temperatura de água e fiz o cabeçote instalei um guincho na frente, vou vende-la pois vou investir em outro brinquedo.........se alguém tiver interesse deixo meus contatos.

11 7865-9469

F. Oliveira
26/08/2014, 12:04
meu Deus!!! conta que outro brinquedo é esse, rpz!

abs!

kenjimkm
21/06/2017, 16:17
Boa tarde Leonardo
Sabe me dizer se qualquer oficina bosch que mexe com bomba injetora e bicos conseguem regular esses bicos?
Eu estou com o seu ex motor da negona montado na minha Branquela (Hzj80).


O primeiro mancal do comando tem um par de bronzina e um calço, aproveitei trocar tb comprei original.

Regulei a folgas das valvulas. Deixei escape com 0.45 e admissão com 0.25

Os cilindros, camisas, pistão tem aparencia de novo, fiquei impressionado, depois coloco as fotos dele,

Mandei os bicos novos na bosch aqui pra regular, depois de td montado coloco mais fotos.

Aproveitei o frete e comprei um par de disco de freio, ja q os atuais ja estão meio gastos, quando for trocar a pastilha ja coloco ele tb. A pastilha usa a mesma da Hilux japa.

Leonardo Dic
21/06/2017, 21:11
Em 2014 quando comprei os bicos novos levei numa bosch diesel aqui e eles montaram e regularam. Não teve dificuldade nenhuma.
Quando fiz o cabeçote a parte de baixo tava zerada, camisas zero. Tá funcionando bem ainda?
E q motor foi colocado na negona?

Emerson Höpner
22/06/2017, 12:06
Em 2014 quando comprei os bicos novos levei numa bosch diesel aqui e eles montaram e regularam. Não teve dificuldade nenhuma.
Quando fiz o cabeçote a parte de baixo tava zerada, camisas zero. Tá funcionando bem ainda?
E q motor foi colocado na negona?

Leonardo, por curiosidade, comprou os bicos do exterior? Como foi tua experiência, frete, custo, imposto, etc... Se puder passar de onde comprou agradeço.
Estou pensando em comprar os bicos para a minha Hilux e aqui o preço é extorsivo!

kenjimkm
22/06/2017, 13:50
Boa tarde Leonardo.
O motor ta funcionando bem sim. Mas ta fumacando branco e suspeito dos bicos, Bi desregulada ou turbina jogando oleo no motor.
Esse motor ja esta com 430mil km. Mas pretendo abrir ele e trocar as bronzinas e aneis mais para frente.
Sabe me dizer qual o codigo desses bicos?
Pelo que o Sr Newton Guerra disse a negona esta com motor de silverado 6 cilindros.


Em 2014 quando comprei os bicos novos levei numa bosch diesel aqui e eles montaram e regularam. Não teve dificuldade nenhuma.
Quando fiz o cabeçote a parte de baixo tava zerada, camisas zero. Tá funcionando bem ainda?
E q motor foi colocado na negona?

Leonardo Dic
22/06/2017, 14:30
Acho besteira abrir essa parte de baixo. Tava mt zero. Eu acho q deve ser a bomba. Pois os bicos com pouco tempo de uso.
Comprei eles no eBay.uk veio pelo correio comum nem imposto cobrou. Mt barato. Peguei o número deles no catálogo Toyota e comprei pelo número original.

kenjimkm
22/06/2017, 20:29
Entao eu ia trocar os bicos mas como vc disse que sao novos nem vou mexer. Vou testar tirando a mangueira da admissao do turbo para o motor. Se parar compro outro turbo novo oem.
Eu achei esse fornecedor de bicos, tem da denso e um outro fabricante.



Acho besteira abrir essa parte de baixo. Tava mt zero. Eu acho q deve ser a bomba. Pois os bicos com pouco tempo de uso.
Comprei eles no eBay.uk veio pelo correio comum nem imposto cobrou. Mt barato. Peguei o número deles no catálogo Toyota e comprei pelo número original.

Leonardo Dic
22/06/2017, 22:48
Quando fiz os bicos o cara da Bosch me falou q mais pra frente eu precisaria mexer na bomba. Já se foram 3 anos. Se ninguem mexeu deve estar na hora.

kenjimkm
23/06/2017, 19:47
Leonardo me tira uma duvida vc usou o farol da mb cara preta.
Vc so comprou o bloco otico? ou seja so a parte de vidro e colocou no lugar da original da negona?

Leonardo Dic
23/06/2017, 20:48
Comprei o bloco ótico. encaixa certinho naquele aro de ferro q prende o farol. Quando for comprar só prestar atenção no encaixe da lâmpada. Se é H1 ou H4

kenjimkm
23/06/2017, 21:03
Obrigado pela dica.
Opa blz. To comprando so o bloco otico H4.