PDA

Ver Versão Completa : Suspensão Band!



Werner Wollmann
31/05/2005, 17:09
Ôla,Ôla, amigos... É a primeira vez que eu escrevo nesse fórum e estou com uma grande dúvida a respeito da suspensão traseira da Band 89.
Pelo que vi no manual da Band ela so tem tres lâminas nos feixes traseiros, pelo que vejo por ai, a minha eh a única... e a traseira ta meio arriada, fica feio.... :( gostaria de saber o devo fazer.... colocar jumelos maiores, re-arquiar os feixes de molas, adicionar lâminas nos feixes.... e os amortecedores.... pode permanecer os originais?!??! o que fazer... ?????
Aproveitando o espaço, gostaria de saber se realmente as buchas de poliuretano dos jumelos reduzem ruidos e/ou vibrações...?!?!?!!!
Agradeço desde já a ajuda....!!!
:D

Diego Durigon
31/05/2005, 18:07
Werner, são três lâminas mesmo... não mande arquear molas, vai deixar sua band ainda mais dura, e a mola não fica a mesma! O ideal mesmo seria trocar os feixes por novos...
As buchas de PU duram bastante, a band usa elas e sem problemas... vale a pena sim.

[]'s

joaquim
01/06/2005, 01:29
Werner,

É mancada da Toyota mesmo. Três lâminas para a Band com capota de aço é pouco e a traseira fica arriada. Não adianta por feixe novo que fica do mesmo jeito, troquei na minha e não adiantou nada.

Na minha coloquei mais uma mola entre a segunda e a terceira, dei uma ligeira arqueda e coloquei jumelos um pouco maiores, porquê uso pneus 235/85-16 e sem o jumelo maior raspava muito.
A band ficou mais firme e mais "na mão" e por incrível que pareça ficou mais confortável, pois diminuiu muito o pula-pula na traseira.
Na frente continua original, inclusive os jumelos.

O Diego está correto em afirmar que na de lona não precisa mais mola, porque ela tem mais de 200 quilos a menos.
A tua Band é do mesmo ano da minha, então deve ficar igual.

Os amortecedores que estou usando são os turbo gás da Cofap e o modelo é GL-12343, que é o da Ranger argentina - 97 se não me engano. Use os quatro iguais.
Como o suporte é diferente é necessário trocar as borrachas do olhal pelas da Band.

Joaquim/SP

Diego Durigon
01/06/2005, 13:38
Joaquim, tirei como base para a resposta a band... só que como você disse ela é de lona e não tem esse problema de feixes traseiros arriados...


Werner,
Os amortecedores que estou usando são os turbo gás da Cofap e o modelo é GL-12343, que é o da Ranger argentina - 97 se não me engano. Use os quatro iguais.


Tem diferenças de comportamento em relação aos amortecedores originais band? E o curso?

[]'s

Werner Wollmann
01/06/2005, 15:58
Valew Diego e Joaquim eram essa informações e eu estava querendo....
Quase todas a Band's que eu vejo, 89 (capota aço) tem mais de tres laminas, vou fazer isso, adicionar mais um lamina e colocar uns jumelos maiores..... e o sonho será colocar Ranchos!!!
Valew!!!!

joaquim
01/06/2005, 22:11
Diego,

Os amortecedores turbo gás deixam a Band mais firme.
Ele é pouca coisa mais comprido, coisa de uns 3 cm.
Quanto ao curso não posso responder, pois ainda não cheguei ao fim de curso na suspensão da Band.
A vantagem é que o preço é quase o mesmo.

Joaquim/SP

I2MF
08/06/2006, 21:08
Colegas, minha Band longa/82/ capota de aço tem 07 (sete) lâminas na suspensão traseira e 5(cinco) na frente. Uso 22 libras nos pneus para ajudar, mas ainda assim ela pula para prá kct. Há muitas lâminas na traseira e na dianteira? Qual é a quantidade ideal de lâminas na Band longa???

rafaelgdl
09/06/2006, 21:57
Tah boa a discussão aqui...
tenho o mesmo problema do Werner e,
para instalar essa quarta lâmina, q ficaria entre a segunda e a terceira, pode ser uma lâmina de qualquer feixe de molas, ou seria algo forjado e específico para toyotas, pq creio eu, saum quase iguais as lâminas dos feixes!!!
valeu...

Luiz Alexandre
10/06/2006, 11:14
Alguém conhece quem já fez a troca dos feixes por kit com molas helicoidais? A troca fica boa?

Elmer_Jeep
16/06/2006, 01:31
Luiz Alexandre, vi algumas fotos num album do www.toyoteiros.com.br mas não sei se o resultado foi positivo e particularmente não gosto desse sistema.

Marvila
16/06/2006, 10:53
Elmer,
esta Band que vc viu é do companheiro Cassio. Vi esta Band em Aiuruoca-MG, em 2004. Pactuo contigo...não gosto deste sistema. Luiz Alexandre, a mola "adicional" é do MB 608. Não recordo agora qual delas...o Marcelo Fuzinato da Gaia Expedições (www.gaiaexpedicoes.com) me disse certa vez...lamentavelmente esqueci qual a lâmina (se a mestra, terceira ou quarta, do Mercedinho 608). Faça contato com ele que, com toda certeza, terá prazer em lhe informar.
Quanto às buchas de PU não posso afirmar que reduzem ruídos e vibrações mas sim que são bem mais duráveis :concordo: .
Era isto !
Abs
Ranger Limited 2.8 04/04

Chacal do Pantanal
16/06/2006, 11:35
No caso da minha, além do feixe de molas, coloquei as molas espirais do Vectra, ajudou e muito nno quesito altura, tanto que antes os pneus 285X75 R 16 pegavam na lataria, coisa que não acontece mais.

elmestizo
16/06/2006, 11:40
Chacal,

Tem fotos?

Abrass

Chacal do Pantanal
16/06/2006, 11:42
Vou tirar e coloco aqui

Chacal do Pantanal
16/06/2006, 14:00
Segue fotos

elmestizo
16/06/2006, 18:37
Chacal,

Pode mandar uma foto do angulo dos jumelos? Valeu

abrass

rafaelgdl
17/06/2006, 00:55
Chacal, ficou interessante, naum tinha pensado nisso ainda, creio q seja melhor d q colocar uma outra lâmina no feixe!!!
e em relação ao balanço da suspensão, a band bem mais dura naum???
e usou o memso sistema no feixe dianteiro tbm???
valeu...

Chacal do Pantanal
19/06/2006, 12:01
Só usei no eixo traseiro, ficou um pouco mais firme, não diria que dura, em curvas principalmente, ela não "calangueia".

Já vi bands com o mesmo sistema na dianteira, na minha optei por não usar.

David Brew
19/06/2006, 15:03
Eu estava quebrando lamina cada 4 meses (+/-) andando 90% na cidade. Cansei de trocar lamina entao pedi para enfiar a quarta lamina - faz 18 meses agora sem mais quebras. O carro ficou mais confortavel tambem.

Minha garagem tem teto baixo e eu vivi raspando nele. Nao posso colocar pneus maiores nem levantar - fiquei preocupado que a quarta lamina ia me atrapalhar mas nao deu problema.

Recomendo!

Nando
20/06/2006, 10:16
Nossa, que medo dessa mola escapar..... :roll: :roll:

Elmer_Jeep
20/06/2006, 10:20
Nando, também não gostei nada, no mínimo devia ter um grampo fixando-a ao prato...

Beto Lacerda
20/06/2006, 11:41
kit fess em band :mrgreen: ...
[]'s

I2MF
20/06/2006, 20:32
Chacal, vc arqueou suas molas???

Chacal do Pantanal
21/06/2006, 10:08
Nossa, que medo dessa mola escapar..... :roll: :roll:


Nando, também não gostei nada, no mínimo devia ter um grampo fixando-a ao prato...

esclarecemos alguns pontos:

1º Para instalação da mola, você precisa levantar a viatura até o final do seu curso (usei um hi-lift), depois você com um compressor de mola fecha a mesma e encaixa no cano soldado no chassi, depois solta todo o conjunto, ela fica sobre pressão,

2º Você não elimina a suspensão original, o uso da mola é para dar um "lift" na traseira, com certeza torna-a mais firme (experiencia própria).

3º Se der fim de curso e a mola escapar (pouco provável pois ela tem comprimento maior que o curso da suspensão e esta encaixa no suporte, já a utilizei em situação de usar beeem o curso da suspensão e ela tá lá), o que acontecerá???? NADA, o máximo seria perde-la e a traseira abaixar um pouco, em relação a suspensão não haveria prejuízo, pois você ainda tem a original. Ressalto, adotei essa solução pois precisava fazer um lift, para livrar os pneus e a solução de arquear as molas não deu bom resultado (I2MF, elas voltam com o tempo) e trocá-las por um jogo novo também não resolveria.

4º O grampo para fixá-las não é má idéia, pode implementar que funciona,

5º Isso não é idéia minha, já vi várias viaturas na minha região com essa solução, não faço isso para venda, fiz na minha e está funcionando muito bem...

[]´s

Elmer_Jeep
21/06/2006, 10:19
Ae Chacal, tranquilo então, se com a suspensão extendida a mola espiral entrou com pressão então não tá mais aqui quem falou.

Falei sobre o grampo porque já vi acidentes, (porém a suspensão era apenas com espirais) quando a suspensão extendeu a mola caiu e quando a suspensão comprimiu não tinha mola pra segurar e a capotada foi inevitável.

[]'s

I2MF
21/06/2006, 18:45
Chacal!
Gostei do que vc fez e estou até pensando em fazer isso com a minha.
O principal argumento em favor desse sistema é o que você disse mesmo. Trata-se de uma medida "auxiliar" da suspensão original. E tem mais. Se alguém fizer e não gostar, é só retirar a mola que tudo volta ao normal.
Acho que os engenheiros da Toyota Company devem estar com inveja dessa solução brasileira. Pois, apenas com o sistema original, se colocamos mais lâminas o carro fica duro, se tiramos, fica arriado, logo...Achei bem sacado!

rafaelgdl
16/08/2006, 16:56
grande ideia...
tou pesquisando já as molas pra minha band...
precisaria ser molas novas será??
creio q sim, heheh

elmestizo
16/08/2006, 18:14
Ops..

O angulo do jumelo ficou alterado, não?

abrass

darlan
03/11/2006, 02:16
No caso da minha, além do feixe de molas, coloquei as molas espirais do Vectra, ajudou e muito nno quesito altura, tanto que antes os pneus 285X75 R 16 pegavam na lataria, coisa que não acontece mais.
ola amigos , essa é minha primeira vez aqui no site , e lendo algumas sugestoes do pessoal , vai uma dica minha tb ......tenho uma band 90 capota de aço curta e pneus 33 , como pega na caixa de rodas traseira , coloquei mola aspiral no meio do feixe , usei as do gol quadrado , seu preço é bem em conta e eu gostei , pois parou de pegar os pneus na lataria , fiz dois suportes por feixe , um em cima e outro em baixo que é parafusado sem danificar o feixe , ja vi varias aqui no vale do paraiba rodando assim , da uma levantada legal na band , e outra , nao precisa arquiar nao , pois as molas aspirais igualam o feixe , nao deixando a band torta , caso alguem queira ver como ficou é so me pedir que tenho fotos ...abraços a todos

darlan
03/11/2006, 02:26
ola eu usei as do gol quadrado , fiz suporte , coisa simples , mas usei na trazeira molas novas , e na frente , molas usadas , pois tem que cortas alguns elos , eu estou gostando da modificaçao , pois os pneus bf 33 parou de pegar na lataria , pra evitar que elas saiam do feixe , vc pega a mola , e procura um pedaço de cano que encaixa dentro da mola , uns 4cm ja esta bom pro suporte de cima e em baixo , ai vc solta no suporte e pronto , eu tenho tudo aqui com fotos , caso vc queria , ....abraços

elmestizo
03/11/2006, 09:14
Amigo,

Posta as fotos pra nós...

ou manda por e-mail lm1979@gmail.com

Como ficou o angulo dos jumelos?

Abrass

jon
13/11/2006, 20:09
gostaria de ver as fotos tb :confused:

...e se o chacal tb tiver as dele melhor ainda :concordo:

o problema é q ja marquei amanha na FF molas p/ arranjar uma solução p/ nao pegar mais a roda traseira já q botei os pneus da 3K q são de uma ignorancia pura hehe!!!

bom, nao vai dar tempo de ler as respostas mas infelizmente devo arquear as molas.... SPOA nem pensar! :discordo: Calços na carroceria? tb não....
sobrou arquear as molas (e mais p/ frente quem sabe esse outro sistema de vcs?!)

valeu

Bruno cf
13/11/2006, 20:50
Jon arquear não muda nada...vc so vai ficar sem curso de suspensão...vai raspar a mesma coisa...so vai ser dinheiro gasto atoa na minha opinião

jon
14/11/2006, 10:23
pronto, ta la :dance:

alem de arquear uns 5cm ta pondo +1 lamina em cada feixe trasseiro, hehe

VAMO VE ESSA PORRA ARREAR AGORA!!!!!!!!! :p

onduty
20/12/2008, 08:48
Bom

Aproveitando o tópico...


A minha band 76 pick up, tem 7 molas na frente e 11 na traseira, pois carregava muito peso. Porem já q estão gastas não aguenta nem 800kg q já abaixa o fundo.


Estou pensando em trocar os feixes de molas, mas as molas mestre q estão são novas então pensei em trocar só as molas. O caso é q não sei a quantidade de molas q vão nos feixes dianteiros e traseiros.

E tbm se eu arquear as molas traseiras, será q o amortecedor original vai dar ???


Valeu

Elmer_Jeep
20/12/2008, 10:21
Catalogo de Feixes de Mola Fabrini (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42626)

Baixe o catálogo e veja pelo ano e modelo da sua band qual a quantidade de lâminas.

Arquear feixes é perder tempo e dinheiro...

[]'s

Torezan
22/12/2008, 21:00
A minha está dando fim de curso na dianteira, percebi os batentes de borracha "limpos" e a distância parece ser pequena demais (vou tentar medir), será que arquear não resolveria?
Abraços,

Francisco Bicalho
23/12/2008, 12:02
Alguém já ouviu falar de algum Bandeirante com molas parabólicas? Tem a PSS da Holanda qua fabrica todo um kit de suspensão para o FJ-40 com molas, jumelos, e que vem com amortecedores Koni, ou Emu. http://www.parabolicsuspension.com/toyota/lc40.htm. Os jumelos são muito interessantes também http://www.parabolicsuspension.com/shacklepin.htm. Aqui no Brasil tem a Rassini que faz feixes com lâminas parabólicas, mas, não para o Bandeirante http://www.rassini.com.br/nhk.htm (clique em 'feixes de molas" e vá clicando na setinha amarela dentro da área branca até chgar em 'feixe parabólico').

A tempos fico pensando que, se conseguíssemos juntar um grupo de bom tamanho, poderíamos contatar a Rassini, para que eles confeccionassem essas molas para o Bandeirante, sob encomenda.

Abraços;
Chico

maxdelta
23/12/2008, 15:15
Alguém já ouviu falar de algum Bandeirante com molas parabólicas? Tem a PSS da Holanda qua fabrica todo um kit de suspensão para o FJ-40 com molas, jumelos, e que vem com amortecedores Koni, ou Emu. http://www.parabolicsuspension.com/toyota/lc40.htm (http://www.parabolicsuspension.com/toyota/lc40.htm). Os jumelos são muito interessantes também http://www.parabolicsuspension.com/shacklepin.htm (http://www.parabolicsuspension.com/shacklepin.htm). Aqui no Brasil tem a Rassini que faz feixes com lâminas parabólicas, mas, não para o Bandeirante http://www.rassini.com.br/nhk.htm (http://www.rassini.com.br/nhk.htm) (clique em 'feixes de molas" e vá clicando na setinha amarela dentro da área branca até chgar em 'feixe parabólico').

A tempos fico pensando que, se conseguíssemos juntar um grupo de bom tamanho, poderíamos contatar a Rassini, para que eles confeccionassem essas molas para o Bandeirante, sob encomenda.

Abraços;
Chico

Essas molas são muito caras, vi um rapaz com uma sprinter chorando o preço, o bom dessas molas, é no caso desses mini caminhões que não tem arqueamento no chassi, desempenhar a suspensão. Mas te falo a sprinter sacode demais, parece João bobo, ainda mais se tiver com bauzinho pesado. Já uso o minimo de molas! Nem tem pq mudar, talvez uma ajuda na mola, que concordo com as palavras do Elmer arquear mola é besteira, ela não dura muito, o bom é colocar como um colega do forum uma mola helicoidal como suporte, ou que nem eu tenho pensado uma mola pneumática.

Elmer_Jeep
23/12/2008, 16:07
Lembrando que também não gosto e não recomendo essa adição de uma mola helicoidal junto com os feixes, já deixei minha opinião nas paginas anteriores.

[]'s

Francisco Bicalho
23/12/2008, 16:44
Essas molas são muito caras, vi um rapaz com uma sprinter chorando o preço, o bom dessas molas, é no caso desses mini caminhões que não tem arqueamento no chassi, desempenhar a suspensão. Mas te falo a sprinter sacode demais, parece João bobo, ainda mais se tiver com bauzinho pesado. Já uso o minimo de molas! Nem tem pq mudar, talvez uma ajuda na mola, que concordo com as palavras do Elmer arquear mola é besteira, ela não dura muito, o bom é colocar como um colega do forum uma mola helicoidal como suporte, ou que nem eu tenho pensado uma mola pneumática.
Não troco as molas do Bandeirante por helicoidal (ou acrescento elas) nem por um decreto. Pra mim, o carro com feixes de molas é parte do balacobaco, e do charme do Bandeirante ser um 'caminhãozinho'. quanto as parabólicas setem caras, não sei te dizer, pois ainda não encontrei nada para vender, mas, o kit da PSS estava vendendo no Man-A-Fre completo com jumelos e amortecedores Koni por $850 um tempo atrás, e não achei nada caro. Ano passado me comuniquei com um holandês da PSS e ele disse que faria as molas para o Bandeirante se eu mandasse as medidas exatas, mas o diabo é o frete da Holanda pra cá, sem falar se receita resolver taxar.

Francisco Bicalho
24/12/2008, 10:40
Voltando ao assunto do Bandeirante ser 'duro', acho que existem algumas opções para atenuar esse suposto problema, que é usar jumelos de poliuretano, instalar os calços da Topkits, e trocar os amortecedores por gás. De resto, acho que usar molas helicoidais, ou retirar lâminas de mola um erro.

Na verdade, quem tem Toyota Bandeirante tem que se acostumar com o carro como ele é; um utilitário mais para caminhão do que SUV de madame, porque esse é o barato do Toyota em minha opinião. Quem não gosta de Bandeirante porque é 'duro' deve procurar outro veículo, como o defender, que aderna para os lados como um navio, ou o mitsubishi que pra mim é um Monza com tração nas 4. Nenhum deles eu troco pelo meu Bandeirante durinho como ele é, nem com dinheiro de volta. Pronto, falei.

Abraços;
Chico

valeriano
24/12/2008, 12:02
Voltando ao assunto do Bandeirante ser 'duro', acho que existem algumas opções para atenuar esse suposto problema, que é usar jumelos de poliuretano, instalar os calços da Topkits, e trocar os amortecedores por gás. De resto, acho que usar molas helicoidais, ou retirar lâminas de mola um erro.

Na verdade, quem tem Toyota Bandeirante tem que se acostumar com o carro como ele é; um utilitário mais para caminhão do que SUV de madame, porque esse é o barato do Toyota em minha opinião. Quem não gosta de Bandeirante porque é 'duro' deve procurar outro veículo, como o defender, que aderna para os lados como um navio, ou o mitsubishi que pra mim é um Monza com tração nas 4. Nenhum deles eu troco pelo meu Bandeirante durinho como ele é, nem com dinheiro de volta. Pronto, falei.

Abraços;
Chico

Concordo plenamente.
O charme da Bandeirante é que ela é quase um caminhão.
Aquele barulho do motor então, é encantador. Fico hipnotizado naquilo.

Elmer_Jeep
24/12/2008, 12:04
acho que existem algumas opções para atenuar esse suposto problema, que é usar jumelos de poliuretano,

Correção:
Jumelos não, buchas de poliuretano(PU)...


Já usei buchas de PU, Nylon, Tecnil, borracha, e as melhores que encontrei foram umas feitas de pneu. Muito mais flexíveis que PU e muito mais duráveis que as de borracha comum.

Pra quem conhece cada pedacinho da sua viatura vale a pena testar pois dá pra sentir a diferença.

[]'s

Francisco Bicalho
24/12/2008, 14:26
Correção:
Jumelos não, buchas de poliuretano(PU)...

Jipeiro

Acho que todo mundo entendeu que eu me referi às buchas em PU, e não aos jumelos inteiros em PU, inclusive porque esse produto não existe no mercado que eu saiba.

Elmer_Jeep
26/12/2008, 11:11
Tranquilo Francisco, acontece que nem todo mundo é conhecedor do assunto e tenho visto isso todos os dias aqui nas páginas do 4x4Brasil, portanto se nós que conhecemos pudermos ser mais específicos facilita a vida de muita gente e também melhoramos o conteúdo da postagem.

[]'s

maxdelta
26/12/2008, 14:46
Não troco as molas do Bandeirante por helicoidal (ou acrescento elas) nem por um decreto. Pra mim, o carro com feixes de molas é parte do balacobaco, e do charme do Bandeirante ser um 'caminhãozinho'.

Sabe o + estranho disto tudo, é que eu concordo com vc! Mas te falar sinceramente, meu serviço agora pede que eu dirija um caminhão por sorte zero, um 8-150 delivery, e sabe qual é o engraçado disto?! é que ele é mais confortável que a Band. o caminhãozinho arrasta um baú de 4 toneladas e ainda consegue ter a direção firme e velocidade superior a band! Só tem uma coisa que eu não gostei no caminhãozinho, ele não tem freio motor, item tal que me acostumei a usar nos caminhões que já trabalhei! A band é bem reduzida por isso não me incomoda ela não ter freio motor.

Acho que meu tempo com a band acabou!

Quando vc quer colocar um item de segurança como freio ou direção hidraulica isso é compreensivel e recomendado, agora quando vc quer mudar a suspensão pra que fique x ou y é melhor trocar de carro. Não vai demorar muito pra colocar a placa de venda não, só to ajeitando o carro, pq eu tinha modificado certas coisas pra ficarem melhores, só que fui deixando e deixando, agora to remontando tudinho!



quanto as parabólicas setem caras, não sei te dizer, pois ainda não encontrei nada para vender, mas, o kit da PSS estava vendendo no Man-A-Fre completo com jumelos e amortecedores Koni por $850 um tempo atrás, e não achei nada caro. Ano passado me comuniquei com um holandês da PSS e ele disse que faria as molas para o Bandeirante se eu mandasse as medidas exatas, mas o diabo é o frete da Holanda pra cá, sem falar se receita resolver taxar.
Boa sorte! Coloca a mola da sprinter! Depois vc conta como ficou!

onduty
10/01/2009, 08:44
Bom, estava lendo o topico todo e uma solução para amenizar a dureza da band é colocar buchas de PU nos feixes de mola. Vi tbm q as buchas de PU são mais duraveis q as de borracha, porem em outro topico (acho q foi no www.toyoteiros.com.br (http://www.toyoteiros.com.br)) ouve uma discussão dizendo q as buchas de PU amarelas não são muito boas e q acabam ficando ruim mais rapidamente q as originais q são de borracha.

E que as melhores tem a cor vermelha, mas o problema de tudo é q não encontro essas buchas vermelhas.

Então, essas buchas de PU amarelas são tão resistentes assim (mas resistentes q as buchas vermelhas e as de borrachas) ???


Se eu estiver falando alguma besteria podem me corrigir...

Valeu

maxdelta
10/01/2009, 12:58
Bom, estava lendo o topico todo e uma solução para amenizar a dureza da band é colocar buchas de PU nos feixes de mola. Vi tbm q as buchas de PU são mais duraveis q as de borracha, porem em outro topico (acho q foi no [/URL][url]www.toyoteiros.com.br (http://www.toyoteiros.com.br)) ouve uma discussão dizendo q as buchas de PU amarelas não são muito boas e q acabam ficando ruim mais rapidamente q as originais q são de borracha.

O que diminui a dureza da band não são as buchas, as buchas servem pra manter as molas presas, sem folga, justas, diminuindo o desgastes no pino que suporta ao jumelo. O q diminui a dureza na realidade é diminuir o número de feixes na mola, só q fazendo isto há um agravante, a mola mestra fica menos protegida e mais suscetível a quebra, e tb o carro pula demais. Um amortecedor bom tb ajuda, um rancho por exemplo faz uma band parecer um opala.


E que as melhores tem a cor vermelha, mas o problema de tudo é q não encontro essas buchas vermelhas.
Então, essas buchas de PU amarelas são tão resistentes assim (mas resistentes q as buchas vermelhas e as de borrachas) ???

Já vi bucha de PU de outra cor, já vi azul. Procure num moleiro, lá vc acha!


Se eu estiver falando alguma besteria podem me corrigir...
Valeu
Nop, faço as palavras deles a minha: " Se eu estiver falando alguma besteria podem me corrigir..."

Elmer_Jeep
11/01/2009, 13:20
As buchas de borracha comum tipo as originais estouram em pouco tempo de uso, as de PU amarelo esfarelam com o uso, as de PU vermelho são mais duráveis mas o furo deforma e o carro fica torto, as Vermelhas de Nylon são muito duras e podem quebrar olhais dos feixes nas torções além de serem ruins pra desmontar e mesmo lubrificadas tem um rangido que incomoda, já usei todas essas e como falei no post #44 experimentem as que são feitas de borracha de pneu. São resistentes, flexíveis e baratas.

[]'s

estyvybeykr
11/01/2009, 13:33
As buchas de borracha comum tipo as originais estouram em pouco tempo de uso, as de PU amarelo esfarelam com o uso, as de PU vermelho são mais duráveis mas o furo deforma e o carro fica torto, as Vermelhas de Nylon são muito duras e podem quebrar olhais dos feixes nas torções além de serem ruins pra desmontar e mesmo lubrificadas tem um rangido que incomoda, já usei todas essas e como falei no post #44 experimentem as que são feitas de borracha de pneu. São resistentes, flexíveis e baratas.

[]'s

Foram com as de borracha de pneus que montei nos feichos trazeiros da band, só não tenho como dizer a eficiência pois a criatura ainda encontra-se no estaleiro, pôrem a diferença é enorme em relação a suspenção dianteira que é com buchas PU amarelas.

Glauco mendes
11/01/2009, 14:05
Meus caros a minha Band também tinha a trazeira arriada, como desmontei para a substituição das buchas originais por umas de PU, já aproveitei e dei uma arqueada nos feixes de mola coloquei uns jumelos um pouco maiores que no meu ponto de vista ficou muito bom, ficou parelinha a dianteira com a trazeira, logo após troquei os amortecedores originais pelos Ranchos que por vez acabou com aquela instabilidade da Band.

hercilio.neto
14/02/2009, 22:47
Pessoal,
Terei que arquear novamente o feixe traseiro/esquerdo. (dizem que é o peso da bateria. rs)
Deve ser a quinta vez que faço isso. Acho que vou trocar a lâmina...
Toda vez que arqueio fica ótimo. Mas, só por um tempo, depois arreia.
Estou tentado a adicionar molas helicoidais na traseira. Não pra deixar macio, mas para resolver o problema do arqueamento (ou seria desarqueamento?).
Aparentemente quem fez isso está satisfeito.
Alguem conhece quem tenha colocado e depois retirado?
Fiquei com algumas dúvidas.
Dá para colocar sem ter que soldar?
Dá pra fazer isso em casa?

Um abraço a todos

HERCILIO NETO
Campinas

Francisco Bicalho
15/02/2009, 10:13
Hercilio

Os feixes traseiros estão completos, com todas as lâminas? Digo isso porque, quando comprei meu carro, ele tinha o mesmo problema, e depois descobri que o primeiro dono havia tirado as lâminas menores dos feixes traseiros para, supostamente, tornar o carro mais 'macio' e o resultado nesse caso é sempre a traseira afundando aos poucos. Mandei instalar a lâmina que estava faltando e o problema acabou. Com relação a suposta ‘dureza’ dos Bandeirante, existem algumas soluções que atenuam o problema, como trocar as buchas dos jumelos por PU, os calços pelos de RubberResist da TopTits, rodar com 28 a 30 lb nos pneus, e spobretudo aceitar que uma das características chave de um Bandeirante é ter feixe de molas e ser mais duro que o resto dos carros de madame que rodam por aí.

Abraço;
Chico

maxdelta
15/02/2009, 19:30
Já dirigir uma band bem macia Francisco!! Ela tinha jumelos dianteiros originais e traseiros um pouquinho maior, tinha um tanque enorme, q nem eu coloquei no meu! Pneu 33" aro 15 e amortecedor rancho!!! E amortecedor ainda tinha ajuste interno!

Desde então amortecedor rancho e pneu 33" virou sonho de consumo!!

Se fosse comparar os carros q já tive, com o conforto daquela band poderia se dizer q ela comparava-se a s10 e/ou uma silverado carregada!!!

Recomendo amortecedor rancho, a band se transforma!!!

Guiga Tostes
15/02/2009, 20:51
Pessoal,
Terei que arquear novamente o feixe traseiro/esquerdo. (dizem que é o peso da bateria. rs)
Deve ser a quinta vez que faço isso. Acho que vou trocar a lâmina...
Toda vez que arqueio fica ótimo. Mas, só por um tempo, depois arreia.
Estou tentado a adicionar molas helicoidais na traseira. Não pra deixar macio, mas para resolver o problema do arqueamento (ou seria desarqueamento?).
Aparentemente quem fez isso está satisfeito.
Alguem conhece quem tenha colocado e depois retirado?
Fiquei com algumas dúvidas.
Dá para colocar sem ter que soldar?
Dá pra fazer isso em casa?

Um abraço a todos

HERCILIO NETO
Campinas

Hercílio,

suas lâminas podem estar muito gastas e perderam a ação, por isso logo após o arqueamento acabam cedendo rapidamente, ou conforme citado pode ser que faltem laminas no feixe deixando a mola mestra mais exposta a quebras e fadiga.

Caso o feixe esteja em ordem qto ao numero de lâminas e "saudáveis", uma opção é o uso de um parafuso como "espigão", vide foto e link de um site gringo que sugere o uso no feixe do lado do passageiro, para que o lado do motorista não arreie.

Ps.: A imagem é de site gringo pois não achei outra foto para ilustrar.

Este serviço pode ser facilmente realizado por um moleiro

http://coolfj40.stores.yahoo.net/levelerblock.html (http://coolfj40.stores.yahoo.net/levelerblock.html)

http://us.st12.yimg.com/us.st.yimg.com/I/coolfj40_2042_419323226 (http://us.st12.yimg.com/us.st.yimg.com/I/coolfj40_2042_419266585)

http://us.st12.yimg.com/us.st.yimg.com/I/coolfj40_2042_419379867

hercilio.neto
15/02/2009, 23:04
Acho que entendi as recomendações.
Nada de molas helicoidais.
Minha Band é antiga (64), de Lona.
O feixe traseiro contém 6 lâminas.
Pode ser que as molas sejam muito antigas... Vou trocá-las, espero que resolva o problema.

Obrigado a todos

HERCILIO NETO

Guiga Tostes
15/02/2009, 23:44
Hercilio,

apesar de alguns amigos terem usado com sucesso molas helicoidais para dar maior suporte aos feixes, eu não recomendo(não faria na meu jipe).

Com a informação sobre a sua band(lona com 6 laminas) acredito que o problema seja fadiga mesmo.

Na minha Band que é mais pesada q a sua(curta aço + estepe 33" na traseira) tenho somente 4 laminas no feixe traseiro, com conforto sem q a mola arreie facilmente.

Abrs

Lvedovello
17/02/2009, 11:07
Hercílio, bom dia!

Recentemente troquei rodas e pneus da minha band e por conseqüência tive que mexer no feixe de molas porque o pneu estava pegando. Quando fui fazer este serviço o moleiro percebeu que uma das lâminas era mais fina que a correspondente do outro lado, aí ele já aproveitou e trocou por outra lâmina da mesma espessura.

Além disso eu pedi pra colocar mais uma lâmina no feixe e fazer o arqueamento também. Isso ja faz aproximadamente 3 meses, de lá pra cá já abaixou um pouco mas foi coisa mínima.


Seguem umas fotos do que foi feito.

Abraço.

Amadeus_band
05/03/2009, 09:34
Há alguns anos a trazeira da minha Band também estava arriada, e ela ficava balançando (notava-se principalmente no asfalto) no mecânico ele adicionou mais uma lámina em cada feixe trazeiro, com isso melhorou a estabilidade e ficou até mais confortável. A pouco tempo coloquei pneus 32'' então troquei o jumelo trazeiro por um maior, perdeu um pouco do comforto, mas altura é garantida!

SERGIO
30/01/2010, 08:11
Gostaria de voltar à discussão sobre ADICIONAR MOLAS HELICOIDAIS NA BAND. Não pra deixar macio, mas para resolver o problema do arqueamento. Saber se quem já fez isso está satisfeito? Alguém conhece quem tenha colocado e depois retirado?
Fiquei com algumas dúvidas. Nas respostas dos Expet, apenas não recomendam, deixando de informar o porquê?

Jove
30/01/2010, 11:24
ola eu usei as do gol quadrado , fiz suporte , coisa simples , mas usei na trazeira molas novas , e na frente , molas usadas , pois tem que cortas alguns elos , eu estou gostando da modificaçao , pois os pneus bf 33 parou de pegar na lataria , pra evitar que elas saiam do feixe , vc pega a mola , e procura um pedaço de cano que encaixa dentro da mola , uns 4cm ja esta bom pro suporte de cima e em baixo , ai vc solta no suporte e pronto , eu tenho tudo aqui com fotos , caso vc queria , ....abraços
coloca fotos, gostei disso hein....

André CO
30/01/2010, 15:12
Gostaria de voltar à discussão sobre ADICIONAR MOLAS HELICOIDAIS NA BAND. Não pra deixar macio, mas para resolver o problema do arqueamento. Saber se quem já fez isso está satisfeito? Alguém conhece quem tenha colocado e depois retirado?
Fiquei com algumas dúvidas. Nas respostas dos Expet, apenas não recomendam, deixando de informar o porquê?

X2:concordo:

guilhermeabreu
01/02/2010, 01:47
ACHO QUE JÁ VÍ AQUI NO FORUM

Um pessoal de NOVA FRIBURGO-RJ tem BAND lá com molas helicoidais , favor os amigos daí se pronunciarem aqui .

ABRAÇOS

André CO
01/02/2010, 11:55
Sei que tem um kit FES (ou FEZ) já pronto, pra por na trazeira da band.
Não sei quanto $$$
Mas a minha dúvida real é qual a compensação que a mola helicoidal faz ao feixe de molas...Ou seja se na minha tem 6 "réguas" compondo o feixe, posso tirar alguma quando colocar a mola helicoidal? Quantas?
Ouvi dizer que algum pessoal que faz turismo ecológico na Ilha Bela adaptou tal "reforço" por conta do peso quecarregam nas suas viaturas, mas acho que nesse caso as molas entram como complemento e não uma semi-substituição...
abs

elmestizo
01/02/2010, 15:29
André,

Em se tratando de band, não existe regra.

Estamos falando de carros com mais de 10 anos de uso no MININO. Os donos anteriores já fizeram miseria, as molas normalmente estão um lixo, e por ai vai...

O Correto é comprar feixes novos, de preferencia da mais moderna e partir pro abraço.

O resto é tudo achismo e chutometro!!

Abrass

maxdelta
01/02/2010, 16:16
Não conheço nenhuma band em Friburgo com molas helicoidais.

O ideal não seria colocar molas helicoidais com feixes de molas, e sim retirar os feixes de mola e colocar as molas helicoidais, vi uma matéria no youtube, de bands no RS com molas helicoidais. Como no engesa colocar um braço de suspensão e estudar uma mola ideal pra band devido ao seu peso, sugiro a da defender, pois a defender inclusive é mais pesada q a band. Ou colocar suspensão pneumática já pensaram. Melhora o conforto.

Estou pensando em colocar na band a suspensão pneumática, tipo o deste site http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=139 , ou do jipe do Leopoldo.

Mas não hj, nem este ano, nem no próximo.

[]s

Guiga Tostes
01/02/2010, 17:06
Ola Amigos,

eu e meu Tio estamos trabalhando na montagem de uma suspensao 2 link + panhard(Engesa) na Band, proveniente de um kit retirado de uma Toyota que rodava bem com pneus 33"...o Elmestizo conhece a procedencia.

Porem, como o uso destes bracos + panhard sera com pneus 37" o resultado ainda eh uma incognita...

Como melhoria vamos substituir o sistema de buchas dos bracos e panhard por terminais rotulares.

O projeto esta bem no inicio, nao foi testado e ainda nao temos fotos...mas assim que tiver infos relevantes trarei ao conhecimento de todos:concordo:

Abrs

André CO
01/02/2010, 17:50
Não conheço nenhuma band em Friburgo com molas helicoidais.

O ideal não seria colocar molas helicoidais com feixes de molas, e sim retirar os feixes de mola e colocar as molas helicoidais, vi uma matéria no youtube, de bands no RS com molas helicoidais. Como no engesa colocar um braço de suspensão e estudar uma mola ideal pra band devido ao seu peso, sugiro a da defender, pois a defender inclusive é mais pesada q a band. Ou colocar suspensão pneumática já pensaram. Melhora o conforto.

Estou pensando em colocar na band a suspensão pneumática, tipo o deste site http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=139 , ou do jipe do Leopoldo.

Mas não hj, nem este ano, nem no próximo.

[]s


Olha Max, da uma olhada nesse link (não consegui enviar a foto):
http://www.shopdelivery.net/sistema5/ShoppingDelivery/(wvez2b45j0baox45sqlvpy55)/produto/galeria.aspx
Acho que foi uma adaptação do sistema da Defender...Pelo menos a barra estab. é da Defender...
Abs

bebetobandeira
01/02/2010, 18:25
Grande DARLAN, kd as fotos das molas espirais q vc colocou na sua Band? Quero colocar na minha Band 78 tb, hehehe!
De já agradeço!

BebetoBandeira.

guilhermeabreu
01/02/2010, 19:19
VENDO O RELATO DO MAXDELTA

Lembrei que o que ví de FRIBURGO foi vários CJs com molas helicoidais , a adaptação é a mesma tanto num CJ como numa BAND , é só usar as barras longitudinais da F-1000 que eu ser igual a dos ENGESAS e uma BARRA PANHARD , e pronto , só ter o cuidado de qdo soldar a fixação , fazer com o CÁSTER recomendado pelo fabricante , senão fica INDIRIGÍVEL . É simples para quem sabe fazer .

O meu amigo/meca ROGÉRIO NUNES fez na frente da F-75 dele , ficou SHOW .

Bernardo Hoelz
01/02/2010, 21:01
Segue um vídeo do programa Mundo 4x4 do Canal Rural onde mostra duas bands pick-ups com molas helicoidais:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=90449&channel=99

Mas eu prefiro a combinação rancho + 33", a band fica bem macia.


Abrs

dalmo cruz torres
03/02/2010, 13:09
Bernardo, vc conhece a oficina que faz essa adaptação?

Bernardo Hoelz
03/02/2010, 13:43
Dalmo, infelizmente eu não conheço essa oficina, essas bands são do Rio Grande do Sul e o programa tbm. No final da reportagem eles poderiam mostrar onde foi feita essa suspa!

Abraços.

bebetobandeira
03/02/2010, 17:55
:parede:Oi DARLAN, favor postar as fotos da adaptação das molas espirais de sua viatura!
Grato!

BebetoBandeira.

bebetobandeira
05/02/2010, 15:52
Olá, grande DARLAN! Continuamos no aguardo das fotos das adaptações das molas espirais na sua Band!

By!

BebetoBandeira.

:pensativo:

bebetobandeira
10/02/2010, 12:59
:parede:

Olá, grande DARLAN! Continuamos no aguardo das fotos das adaptações das molas espirais feitas na sua Band! Por favor nos ajude!!!

By!

BebetoBandeira.

darlan
26/02/2010, 01:54
Ola amigos , andei um pouco ausente em relaçao a escrever algumas coisa nos topicos , mas vejo que estou em debito com voces aqui dessa pagina em relaçao as fotos que prometi das molas helicoidais ........me desculpe pela demora e aguardem , pois amanha mesmo vou tirar umas fotos detalhadas e posto aqui .....
Sei que tem pros e contra esse tipo de transformaçao , mas eu sinceramente prefiro colocar , testar e ver se compensa ou nao manter , no meu caso eu digo que MANTENHO pois achei que ficou melhor , nao raspa os pneus 35 na lata , nao entorta mais e por ai vai , agora estou colocando os amortecedores da ranger e tb kit separador de molas do fiat uno entre as molas da minha band pra ver como fica o rendimento ,atualmente utilizo entre uma lamina e outra da minha band uma chapa galvanizada .Importante lembrar que essa adpataçao é totalmente reversivel , se nao gostar , só tirar ...........abraços a todos e aguardem .........

Fausto Gomes
26/02/2010, 11:07
GRANDE DARLAN
ESTAMOS NO AGUARDO DAS FOTOS:palmas:

darlan
26/02/2010, 11:31
Ola Fausto Gomes , tudo bem ai amigo ? tenho visto a foto da sua band no seu avatar , e pergunto : ela tem o teto rebaixado mesmo , ou sao coisas de fotoshop ? se for real , gostaria de ver uma foto maior , pois ja pensei em fazer isso na minha band........deixo a palavra com vc .........a noite vou postar as fotos da minha band com as molas helicoidais .........grande abraço

Fausto Gomes
26/02/2010, 19:18
Darlan
essa foto peguei no cite frances ela existe e encurtada e rebaixada. A minha esta no fim da reforma !!!!!!!
Tive que dar um tempo por que a patroa fez a cpi toyota morre de ciume. Por azar a maquina que estava com as fotos da reforma roubaram mas amanha vou postar a foto como ela esta falta interior e os detelhes ja esta no fim ufa

darlan
26/02/2010, 19:28
Ola amigos , como prometido vai as fotos das molas helicoidais na minha band. Lembrando que eu usei molas do GOL , tanto na frente quanto atras . Qualquer duvida so perguntar ..... abraço a todos

darlan
26/02/2010, 19:40
Ola Fausto , posta as fotos pra gente ver como esta ficando sua band , abraços

SERGIO
03/03/2010, 06:14
Olá Darlan,
Achei legal a adaptação das molas, mas fiquei com algumas dúvidas:
As molas utilizadas do gol são do tamanho original?
Como foi feito a fixação das molas?
A mola dianteira foi colocada no feixe e a traseira no eixo?
Os jumelos traseiro foi modificado?
Como ficou a estabilidade do carro?
Agradeço suas respostas.

SERGIO
03/03/2010, 06:22
Darlan,
Não querendo abusar de sua boa vontade.
A quantidade de molas do feixe foi modificada?

Fausto Gomes
03/03/2010, 10:18
darlan
tirei as fotos pelo cel não estão boas mas da pra ver o nome da viatura e vagalume vou providenciar umas fotos melhores .
diga uma coisa voçe deixou as quatro laminas na trazeira e quatro na frente não ficou dura a estabilidade deve ter ficado boa ela não passarinha mais deve ficar firme como tivesse barra estabilizadora e isso !!!
a minha duvida se ficou mais confortavel!!!!!!!
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo::concordo::concordo:

hercilio.neto
05/03/2010, 22:03
Olá Darlan,

Muita gente critica a adição de molas espirais na suspensão da Band, mas penso que é uma boa solução.
Já troquei os feixes e as molas insistem em desarquear.
Acho que vou usar essa configuração. Até porque aparentemente não fica cara. Se não me adaptar, volto à configuração original.
Se voce puder dar mais detalhes, como a forma de prender a mola, os jumelos (são revolver?).

HERCILIO NETO

Julio Militão
06/03/2010, 14:07
Olá Darlan,

Muita gente critica a adição de molas espirais na suspensão da Band, mas penso que é uma boa solução.
Já troquei os feixes e as molas insistem em desarquear.
Acho que vou usar essa configuração. Até porque aparentemente não fica cara. Se não me adaptar, volto à configuração original.
Se voce puder dar mais detalhes, como a forma de prender a mola, os jumelos (são revolver?).

HERCILIO NETO
Oi companheiros,

A idéia é relamente boa, seria bom analisarmos melhor e, quem já testou, postar não só os "prós", mas tambem os "contras" da adaptação.

abraços

Torezan
07/03/2010, 12:49
Estou passando por um problema parecido. Assim como a anterior, a minha Band também está com as molas "cansadas" (principalmente as dianteiras). Na traseira como tenho 10 lâminas por feixe acredito que não ajudaria muito.
Se alguém tiver opiniões sobre esta opção, agradeceria Muito.
Abraços a todos,

Felipe Françoso
10/03/2010, 22:26
Só para constar, comprei jogo novo de feiche de molas, por telefone o cara perguntou, o Sr. quer a normal ou reforçada...opa! qual a diferença, então ele disse, a reforçada aguenta mais peso e tal, blz, manda essa.

Meu não deu otra, instalei-as associadas ao jumelo longo, ficou o bixo, super alta principalmente na traseira, uso pneus 33 recapado que chegam a 34" e pode rolar a torção que for, não há o que pegue na lataria, passa longe ainda, é show, posterirormente, vou postar as fotos, no final de semana.

Informo que a bixa ficou dura d+, pula pa caraio... to pensando em reduzir um arco e arquear o ultimo que é mais curtinho até ficar reto, permitindo amortecer impáctos.

Detalhe, comprei na Molas Gaspar, direto da fábrica em Cafelândia-SP, sairam quase R$900 no ano passado.

maxdelta
11/03/2010, 00:27
Só para constar, comprei jogo novo de feiche de molas, por telefone o cara perguntou, o Sr. quer a normal ou reforçada...opa! qual a diferença, então ele disse, a reforçada aguenta mais peso e tal, blz, manda essa.

Meu não deu otra, instalei-as associadas ao jumelo longo, ficou o bixo, super alta principalmente na traseira, uso pneus 33 recapado que chegam a 34" e pode rolar a torção que for, não há o que pegue na lataria, passa longe ainda, é show, posterirormente, vou postar as fotos, no final de semana.

Informo que a bixa ficou dura d+, pula pa caraio... to pensando em reduzir um arco e arquear o ultimo que é mais curtinho até ficar reto, permitindo amortecer impáctos.

Detalhe, comprei na Molas Gaspar, direto da fábrica em Cafelândia-SP, sairam quase R$900 no ano passado.

O fato de estar dura, e pulando, não resolverá se diminuir o arco. Vc pode colocar um contra-feixe, e diminuir o tamanho do jumelo, quanto mais o jumelo trabalhar em pé mas dura fica a band, pois a mola não trabalha.

Eu usava jumelão, mas hj uso original na frente, e atrás um reforçado apenas 2 dedos maior que o original, as molas são todas reforçadas, na frente uma a mais que o original, e atrás 2 molas a mais! A caixa de roda atual permite usar pneu 33". As minhas molas viviam cansadas, trocava, e o arqueamento não durava 2 meses, e tb a mola mestra não durava 6 meses e quebrava, depois do reforço parou de quebrar e as molas cansadas estão 'novas'.

No reforço das molas e mais uma mola mestra que estava quebrada ficou em R$1200. 6 molas, mais uma mola mestra, buchas novas, e serviço. Caro não, a uns 15 anos atrás a parte mais cara era o serviço, hj são as molas!

Andei estudando aqui sobre molas, tamanho e diametro, a mola que caberia na band sem mais delongas seria da f1000 ou da f4000. Pra quem quiser tirar o feixe, a de opala traseira para uso com gnv, tb seria uma boa, vou mandar minha band pra essa adaptação, assim que eu tiver recuperado o $$$, que é o mais importante no momento!

Ao invés de colocar uma mola helicoidal, pra tentar levantar a band em agregado ao feixe de molas, acho(acho) melhor reforçar o feixe de molas e colocar um contra-feixe!

[]s

rodiney
12/03/2010, 15:21
VENDO O RELATO DO MAXDELTA

Lembrei que o que ví de FRIBURGO foi vários CJs com molas helicoidais , a adaptação é a mesma tanto num CJ como numa BAND , é só usar as barras longitudinais da F-1000 que eu ser igual a dos ENGESAS e uma BARRA PANHARD , e pronto , só ter o cuidado de qdo soldar a fixação , fazer com o CÁSTER recomendado pelo fabricante , senão fica INDIRIGÍVEL . É simples para quem sabe fazer .

O meu amigo/meca ROGÉRIO NUNES fez na frente da F-75 dele , ficou SHOW .


Guilherme,
Vc sabe se o Rogério já fez essa adaptação em alguma band?
Abs

Felipe Françoso
12/03/2010, 21:13
masxdelta, valeu pela dica!

Mas acho que só utilizando o contra feixe, já permitirá que os jumelos se articulem como os originais, ou chegando muito perto disso, pois só a vantagem que eles lhe oferecem em altura é fundamental para qualquer 4x4, realmente isso possibilitará a sua real função.

Quando mencionei em tirar um arco, você vai intender o por que quando eu postar a foto, o tamanho do "cacho" que ele tem. Tudo isso conforme também orientações de um moleiro prestigiado na região que fez um orçamento somente do serviço e do pino de centro que será necessário, tudo por R$130

SERGIO
24/08/2010, 22:16
Gostaria de abrir a discussão iniciada em 2005 sobre ADICIONAR MOLAS HELICOIDAIS NA SUSPENSÃO DA BAND, e saber se quem já utilizou está satisfeito, pois estou querendo colocar em minha viatura. Quero saber como ela se comportou ao longo do tempo.

ssmj72
01/12/2012, 01:50
Pessoal,
Terei que arquear novamente o feixe traseiro/esquerdo. (dizem que é o peso da bateria. rs)
Deve ser a quinta vez que faço isso. Acho que vou trocar a lâmina...
Toda vez que arqueio fica ótimo. Mas, só por um tempo, depois arreia.
Estou tentado a adicionar molas helicoidais na traseira. Não pra deixar macio, mas para resolver o problema do arqueamento (ou seria desarqueamento?).
Aparentemente quem fez isso está satisfeito.
Alguem conhece quem tenha colocado e depois retirado?
Fiquei com algumas dúvidas.
Dá para colocar sem ter que soldar?
Dá pra fazer isso em casa?

Um abraço a todos

HERCILIO NETO
Campinas

Também quero dar uma levantada na minha e estou gostando da idéia das molas helicoidais.

darlan
01/12/2012, 10:02
Também quero dar uma levantada na minha e estou gostando da idéia das molas helicoidais.

ola amigos , depois de um tempao fora volto aqui no forum , quanto a adiçao de molas helicoidais na band , digo que coloquei ja a algum tempo , muitos sao contra , outros a favor , mas digo , depois que coloquei nao tirei mais , inclusive uma vez ja quebrou uma mola mestra na traseira e nem por isso o carro entortou ,pegou o pneu na lata , pois uso pneus 35 na minha band.Na minha opiniao , pelo que ja rodei coma band eu aprovo e nao tiro mais . Lembrando que minha toyota é praticamente meu carro do dia a dia . Grande abraço a todos e bom fim de semana

Sergioporto
02/12/2012, 09:33
ola amigos , depois de um tempao fora volto aqui no forum , quanto a adiçao de molas helicoidais na band , digo que coloquei ja a algum tempo , muitos sao contra , outros a favor , mas digo , depois que coloquei nao tirei mais , inclusive uma vez ja quebrou uma mola mestra na traseira e nem por isso o carro entortou ,pegou o pneu na lata , pois uso pneus 35 na minha band.Na minha opiniao , pelo que ja rodei coma band eu aprovo e nao tiro mais . Lembrando que minha toyota é praticamente meu carro do dia a dia . Grande abraço a todos e bom fim de semana
Uso a mola do gol quadrado na minha fazem tres anos e estou satisfeito.Melhorou estabilidade em 70%,uso jumeloes ,pneus 33.
Nao senti muita diferença quanto à conforto visto que sempre ando com um pouco de peso .

marciorank@gmail.com
02/12/2012, 18:33
ola amigos , depois de um tempao fora volto aqui no forum , quanto a adiçao de molas helicoidais na band , digo que coloquei ja a algum tempo , muitos sao contra , outros a favor , mas digo , depois que coloquei nao tirei mais , inclusive uma vez ja quebrou uma mola mestra na traseira e nem por isso o carro entortou ,pegou o pneu na lata , pois uso pneus 35 na minha band.Na minha opiniao , pelo que ja rodei coma band eu aprovo e nao tiro mais . Lembrando que minha toyota é praticamente meu carro do dia a dia . Grande abraço a todos e bom fim de semana


tem alguma foto para ver como ficou?

ssmj72
04/12/2012, 18:40
Já comprei duas molas no ferro velho por "trinta real" pra fazer um teste . Acho que vou usar um grampo pra prender elas.

Carlo Pecca
04/12/2012, 18:59
Já comprei duas molas no ferro velho . . . . - Acho que vou usar um grampo pra prender elas.
Cara! Usar grampo, com toda a trepidação, é meio arriscado perder tudo. Minha sugestão: faça a fixação com chapinha de aço de 1/4" de espessura e largura 20mm, tipo sanduiche e parafusos de 3/8" .

titanium
05/12/2012, 09:08
Carlo Pecca e Sérgio Porto,

Gostei das sugestões da mola e da fixação...
Será que vocês poderiam tirar fotos da instalação ou um desenho, talvez!?

Mas pergunto... essa mola não deixaria a Band mais dura?

E se o propósito é ganhar em estabilidade, talvez não fosse melhor usar um sistema com Dois amortecedores???
Nas L200 o sistema funciona com dois amortecedores...

Agora, se o propósito for suportar uma maior carga, sinto que as molas são melhores mesmo...

E ainda falando de estabilidade, nos dois casos seria interessante instalar a barra de torção, não é mesmo?!

Abraços,

Sergioporto
05/12/2012, 09:17
Carlo Pecca e Sérgio Porto,

Gostei das sugestões da mola e da fixação...
Será que vocês poderiam tirar fotos da instalação ou um desenho, talvez!?

Mas pergunto... essa mola não deixaria a Band mais dura?

E se o propósito é ganhar em estabilidade, talvez não fosse melhor usar um sistema com Dois amortecedores???
Nas L200 o sistema funciona com dois amortecedores...

Agora, se o propósito for suportar uma maior carga, sinto que as molas são melhores mesmo...

E ainda falando de estabilidade, nos dois casos seria interessante instalar a barra de torção, não é mesmo?!

Abraços,
Na minha nao fiz suporte nenhum.Simplesmente encaixei a mola na parte de cima no batente do calço e outra ,parte de baixo direto no calço de borracha encima do diferencial.Tem que soltar amortecedores,levantar chassis até a roda quase sair do chao,usar um encolhedor de mola.Mola nao sai do lugar de jeito nenhum.Amigo meu colocou,viajou pro Jalapao e voltou sem problemas.Estas molas sao ideiais para viatura que molas estao cansadas,gastas,nao aceitam mais arqueamento.Tenho barra estabilizadora na dianteira.

Sergioporto
05/12/2012, 09:58
Na minha nao fiz suporte nenhum.Simplesmente encaixei a mola na parte de cima no batente do calço e outra ,parte de baixo direto no calço de borracha encima do diferencial.Tem que soltar amortecedores,levantar chassis até a roda quase sair do chao,usar um encolhedor de mola.Mola nao sai do lugar de jeito nenhum.Amigo meu colocou,viajou pro Jalapao e voltou sem problemas.Estas molas sao ideiais para viatura que molas estao cansadas,gastas,nao aceitam mais arqueamento.Tenho barra estabilizadora na dianteira.
Outro detalhe importante que esqueci! Pneus. Usava AT 265 ,hoje uso Maxxis big horne, a diferença com os 33 é incrivel! Moral:
vendi o jogo de At ,nao volto à usar os barriga de cobra pois viajo muito com a toy.Em curvas chego à sentir roda traseira saindo do chao mas carroceria nao deita tanto.Estabilizadora na dianteira é necessário e pretendo colocar estabilizadora tambem na traseira.

Carlo Pecca
05/12/2012, 13:53
Sergioporto
Vc poderia tirar umas fotos do teu sistema instalado de molas e estabilizador?

Sergioporto
05/12/2012, 14:53
No dia que mandar lavar ela,pois tá puro barro hehehe.Estabilizador dianteiro é o original .

titanium
05/12/2012, 20:30
Opa Sérgio!
Acho que agora eu entendi o lance do encaixe...

Mas umas fotinhas caem bem!
hehehe..

Ficamos no aguardo.

PS: Sérgio, Vi que você é de BH... to mudando pra cá agora... sabe de algum passeio / trilha leve para os próximos dias? (desculpem o Offtopic)

ssmj72
05/12/2012, 20:57
Cara! Usar grampo, com toda a trepidação, é meio arriscado perder tudo. Minha sugestão: faça a fixação com chapinha de aço de 1/4" de espessura e largura 20mm, tipo sanduiche e parafusos de 3/8" .

Blz. Não tinha pensado nisso . A chapa entra dobrada e o "recheio" do sanduíche seria o último elo da mola ? É isso ?

ssmj72
05/12/2012, 20:59
Na minha nao fiz suporte nenhum.Simplesmente encaixei a mola na parte de cima no batente do calço e outra ,parte de baixo direto no calço de borracha encima do diferencial.Tem que soltar amortecedores,levantar chassis até a roda quase sair do chao,usar um encolhedor de mola.Mola nao sai do lugar de jeito nenhum.Amigo meu colocou,viajou pro Jalapao e voltou sem problemas.Estas molas sao ideiais para viatura que molas estao cansadas,gastas,nao aceitam mais arqueamento.Tenho barra estabilizadora na dianteira.
Cara! pensei nisso, mas não senti muita firmesa naquele suporte de borracha. Aliás, pude verificar que o meu está bem arrebentado, alguém sabe o nome dele pra comprar ? Tentei "batente do eixo trazeiro" mas obtive resultados bem diferentes do que é.

hercilio.neto
05/12/2012, 23:03
Cara! pensei nisso, mas não senti muita firmesa naquele suporte de borracha. Aliás, pude verificar que o meu está bem arrebentado, alguém sabe o nome dele pra comprar ? Tentei "batente do eixo trazeiro" mas obtive resultados bem diferentes do que é.

batente chassi traseiro Toyota Bandeirante (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-TOYOTA-Suspensao-batente-chassi-traseiro-Toyota-Bandeirante-versao-1516-1599.aspx)
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : BATENTE DO CHASSIS TRASEIRO TOYOTA (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=275&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=245&pg=0)

Sergioporto
06/12/2012, 08:35
procura neste mesmo Forum em passeios .Tem a turma das trilhas pesadas e das leves.vou te mandar mensagem de outro lado que frequentamos.

RODRIGO VAZ
08/12/2012, 22:34
Comprei hj os amortecedores turbo gas da ranger 97, e tb coloquei todas as molas traseiras novas na minha band,
ja que as minhas estavam quase atorando no atrito da ponta das molas, tb comprei as buchas ''bnb'' as vermelhas dizem que são as melhores.
Os dois diferenciais revisados, embreagem nova, e novas rodas, agora só acelerar!

hercilio.neto
09/12/2012, 03:38
Por recomendação do nosso saudoso Chico Toyota, coloquei as buchas amarelas (usava vermelhas).

birawc
17/04/2013, 17:30
Ola, preciso mecher nos jumelos da minha band, minha duvida e qt a jumelos alto ou baixo, liguei no gama4x4 ela me informaram que a diferença e de 3cm, e só isto mesmo, na minha e original esta ruim faço a curva e ela corre, se colocar jumelo alto atras preciso colocar na frete tambem?
Uso pneus 31x15, gostei da ideia das molas helicoidais.

hercilio.neto
18/04/2013, 01:07
birawc,
No meu jipe mantive os jumelos baixos na dianteira. É melhor porque não interfere na direção e na frente não existe o problema de pegar os pneus no paralama.
Uso jumelos altos na traseira para acomodar melhor os pneus 33" na caixa de roda.
Fica levemente inclinado para frente. Nada que comprometa.

Sobre as molas helicoidais, a discussão está rolando aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/117117-suspensao-4link-na-bandeirante.html

birawc
02/05/2013, 17:26
Hercilio, troquei os jumelos , na frente jumelos baixos e na traseira jumelos altos, troquei as buchas (amarelas),e também aproveitando coloquei as fitas do feixe de mola do uno entre as laminas, ficou 10, macia sem barulho, quem tiver de mexer no feixe de molas aproveita e coloca, e vendida por pç a maior R$ 4,00 cd, recomendo ficou 1000% melhor do que era, obrigado pela dica hercilio.

MarcioNatal
03/11/2013, 15:27
Hercilio, troquei os jumelos , na frente jumelos baixos e na traseira jumelos altos, troquei as buchas (amarelas),e também aproveitando coloquei as fitas do feixe de mola do uno entre as laminas, ficou 10, macia sem barulho, quem tiver de mexer no feixe de molas aproveita e coloca, e vendida por pç a maior R$ 4,00 cd, recomendo ficou 1000% melhor do que era, obrigado pela dica hercilio.

Reavivando o tópico.

Tive que fazer uma revisão nos feixes de mola da viatura e recebi um convite do moleiro para experimentar uns calços de borracha especial, colocados entre as molas. Me passou o telefone de vários usuários de veículos 4x4 que usavam o sistema e pediu para ver o grau de satisfação deles. Depois de várias ligações, fiquei convencido de que a coisa funcionava. Mandei fazer e também fiquei admirado com o resultado! A viatura ficou outra, macia e confortável. A única exigência para a durabilidade do sistema, é a lubrificação entre a borracha e a mola com grafite em pó de 20 em 20 dias, se o uso for off-road. Se for para uso diário, somente de mês em mês. Alguns já usam o mesmo jogo de borrachas há quase dois anos.

437847 437849 437850 437851

Vamos ver quanto tempo o meu jogo vai durar.

Um abraço.

Márcio Humberto

dalmo cruz torres
04/11/2013, 10:35
Oi Márcio, estou usando esses espaçadores no meu jipe tem quase 3 anos, com excelentes resultados e nunca passei lubrificante nenhum!

MarcioNatal
04/11/2013, 13:39
Oi Márcio, estou usando esses espaçadores no meu jipe tem quase 3 anos, com excelentes resultados e nunca passei lubrificante nenhum!

Bom dia Dalmo.

Os seus também são de borracha ou são de tecnil? Realmente a viatura ficou mas "maleável"(Band não fica macia, fica maleável :safari-rig:)?

Um abraço.

Márcio Humberto

fabiano r
04/11/2013, 15:19
Oi Márcio, estou usando esses espaçadores no meu jipe tem quase 3 anos, com excelentes resultados e nunca passei lubrificante nenhum!


Boa tarde Damo!

Poderia postar umas fotos desses seus calços e qual é o material?

Abraço!

dalmo cruz torres
04/11/2013, 16:43
O material que usei é um PU usado em esteiras da petrobrás(não sei o que quer dizer..) mas é muito resistente e está aguentando firme tem 4 anos. Também estou usando as buchas do jumelo desse material. Vou providenciar umas fotos.

fabiano r
04/11/2013, 17:24
O material que usei é um PU usado em esteiras da petrobrás(não sei o que quer dizer..) mas é muito resistente e está aguentando firme tem 4 anos. Também estou usando as buchas do jumelo desse material. Vou providenciar umas fotos.

Dalmo onde consigo esse PU?

fabiano soriano
10/11/2013, 14:06
Reavivando o tópico.

Tive que fazer uma revisão nos feixes de mola da viatura e recebi um convite do moleiro para experimentar uns calços de borracha especial, colocados entre as molas. Me passou o telefone de vários usuários de veículos 4x4 que usavam o sistema e pediu para ver o grau de satisfação deles. Depois de várias ligações, fiquei convencido de que a coisa funcionava. Mandei fazer e também fiquei admirado com o resultado! A viatura ficou outra, macia e confortável. A única exigência para a durabilidade do sistema, é a lubrificação entre a borracha e a mola com grafite em pó de 20 em 20 dias, se o uso for off-road. Se for para uso diário, somente de mês em mês. Alguns já usam o mesmo jogo de borrachas há quase dois anos.

437847 437849 437850 437851

Vamos ver quanto tempo o meu jogo vai durar.

Um abraço.

Márcio Humberto
fala Márcio, tudo bem? Gostaria de testar estas buchas de borracha também vc poderia nos dizer se e tranquilo encontrar estas de borracha e quanto pagou por cada uma? Abrass Fabiano

marciorank@gmail.com
10/11/2013, 18:28
fala Márcio, tudo bem? Gostaria de testar estas buchas de borracha também vc poderia nos dizer se e tranquilo encontrar estas de borracha e quanto pagou por cada uma? Abrass Fabiano

blz ai Fabiano, tudo beleza;
na minha band coloquei somente aqueles separadores entre as molas na fixação com os grampos no eixo,
ja melhorou um monte, acho que vou colocar estes nas pontas das molas tambem, so fico com um pouco de receio
em furar a segunda mola, pois ela é uma segurança para quando quebrar a primeira virada.
o que acha?

MarcioNatal
10/11/2013, 18:28
fala Márcio, tudo bem? Gostaria de testar estas buchas de borracha também vc poderia nos dizer se e tranquilo encontrar estas de borracha e quanto pagou por cada uma? Abrass Fabiano

Salve Fabiano. Boa tarde.

Essas buchas de borracha quem tem é o meu moleiro, o Carlinhos das molas. Sei que o material é borracha maciça de pneu de empilhadeira, é torneada e já vem pronta para ser colocada nas molas.

Ele tem em grande quantidade e com diâmetros e espessuras diferentes. Com certeza outros moleiros pelo pais afora já devem estar usando esse material. Não lembro do valor unitário porque coloquei em todas as molas e veio o valor total e não olhei quantas foram colocadas. Posso ver o valor e se não encontrar ai e quiser fazer um teste, posso lhe enviar.

Um abraço.

Márcio Humberto

fabiano soriano
10/11/2013, 22:42
blz ai Fabiano, tudo beleza;
na minha band coloquei somente aqueles separadores entre as molas na fixação com os grampos no eixo,
ja melhorou um monte, acho que vou colocar estes nas pontas das molas tambem, so fico com um pouco de receio
em furar a segunda mola, pois ela é uma segurança para quando quebrar a primeira virada.
o que acha?

Fala Marcio, beleza meu velho!!!
Cara, vou te falar, já usei uns calços entre molas para fazer esta separação entre elas e tentar um resultado de melhoria da suspensão da band, mas o resultado foi menos que satisfatório, ou seja, não mudou muita coisa. Depois disso, comprei molas novas (traseiras), pensando que as antigas já estarem fadigadas não tinham mais o efeito necessário, mas também continuou a mesma coisa. Sei que band é band, essa é a minha segunda band, mas penso que a suspensão deve ser melhor, hehehehe.

Na minha opinião, eu colocaria ou os separadores, ou as buchas, os dois uhmmm, não sei....pois quando eu tinha estes calços separadores, apareceu uma mola quebrada. Mas lógico que pode não ter sido os calços que quebraram a mola, mas elas trabalham meio que independentes com os calços, trazendo um esforço maior para cada uma, concorda?

Tenho até vontade de colocar molas helicoidais, como já foi discutido no tópico suspensão 4 link aqui das bands, mas o investimento é alto e eu também queria andar em uma band destas para sentir o seu comportamento.

Abrass

Fabiano

fabiano soriano
10/11/2013, 22:46
Salve Fabiano. Boa tarde.

Essas buchas de borracha quem tem é o meu moleiro, o Carlinhos das molas. Sei que o material é borracha maciça de pneu de empilhadeira, é torneada e já vem pronta para ser colocada nas molas.

Ele tem em grande quantidade e com diâmetros e espessuras diferentes. Com certeza outros moleiros pelo pais afora já devem estar usando esse material. Não lembro do valor unitário porque coloquei em todas as molas e veio o valor total e não olhei quantas foram colocadas. Posso ver o valor e se não encontrar ai e quiser fazer um teste, posso lhe enviar.

Um abraço.

Márcio Humberto

Beleza Marcio,

Vou verificar nos postos de mola aqui da região se eles já tem este artifício, se tiver, vou testar, pois parece que para vc funcionou muito bem.

Pergunta: Vc colocou nas molas dianteiras e traseiras, certo?

Beleza, se eu não encontrar nada por aqui, dou um grito para vc, falou?

Abrass

Fabiano

MarcioNatal
10/11/2013, 22:59
Beleza Marcio,

Vou verificar nos postos de mola aqui da região se eles já tem este artifício, se tiver, vou testar, pois parece que para vc funcionou muito bem.

Pergunta: Vc colocou nas molas dianteiras e traseiras, certo?

Beleza, se eu não encontrar nada por aqui, dou um grito para vc, falou?

Abrass

Fabiano

Sim, dianteiras e traseiras. Qualquer coisa estamos aqui!

Um abraço e boa semana.

Márcio Humberto.

fabiano r
11/11/2013, 09:22
blz ai Fabiano, tudo beleza;
na minha band coloquei somente aqueles separadores entre as molas na fixação com os grampos no eixo,
ja melhorou um monte, acho que vou colocar estes nas pontas das molas tambem, so fico com um pouco de receio
em furar a segunda mola, pois ela é uma segurança para quando quebrar a primeira virada.
o que acha?


Márcio vc tem fotos? Estou pensando em colocar esses espaçadores. Vlw!

titanium
11/11/2013, 11:15
Fabiano, Mensgem #116 da página anterior! rsrs
Lá estão as fotos do amigo Márcio!

Amigos, ao estudar um pouco sobre o assunto, percebi que o que o Moleiro do Márcio fez ao utilizar os espaçadores: adaptou a suspensão da Band para uma PROGRESSIVA!!

Ou seja, a mágica NÃO é feita pelas borrachas.. mas elas complementam a solução!
O QUE SÃO MOLAS PROGRESSIVAS???
Esse link é interessante pois Define o que são e ilustra Quais tipos de feixes existem.
RNA | Rassini - NHK Automotive - FABRINI (http://www.rassini-nhk.com.br/produtos/nhk)


OU SEJA, o que foi feito na suspensão do Márcio (e até do Soriano e dos outros amigos que utilizaram espaçadores no meio, antigamente), foi a adaptação das molas da Bandeirante para UM TIPO DE MOLA PROGRESSIVA, que no ESTÁGIO INICIAL de Compressão, é Macia... e no Estágio FINAL é mais Firme (DURA).

Bacana né!?

O duro é que as molas parabólicas trabalham com Muita torção e Menos APOIO (umas nas outras)... E ISSO pode ocasionar quebras (como no caso do SORIANO) ou Desarqueamento constante...

Elas são construídas em Aço de Liga Especial para aguentar o Shape (formato original) por mais tempo.

OU TALVEZ devíamos deixar com MAIS lâminas (por feixe) para SUPRIR essa ausência de lâminas com ligas especiais.


PS: Se seu moleiro não tiver as borrachas que foram utilizadas no feixe do Márcio, acho que dá pra usar o kit da S10, conforme foto.
Calços (kit) Feixe De Molas S10 - Tds 12-96/ Completo - R$ 79,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511526948-calcos-kit-feixe-de-molas-s10-tds-12-96-completo-_JM)

fabiano r
11/11/2013, 11:25
Bom dia Titanium! Td na paz?

Eu queria ver o kit do Dalmo e saber onde consigo o PU q ele está usando, segundo ele a 3 anos que estão lá sem lubrificar?

titanium
11/11/2013, 11:42
Alguns materiais de referência!

O Aço SAE 5160 é o utilizado para feixes, pois apresenta boa resistência a fadiga.
Aço SAE 5160 | Favorit (http://www.favorit.com.br/produtos/categoria/acos-construcao-mecanica/aco-sae-5160)


Material que fala MUITA coisa sobre Feixes de Mola. Dicas de manutenção, construção, projeto, etc.:
Suspension Specialists, Technical Bulletin Number 4 (http://www.suspensionspecialists.com/tech0004.html)

marciorank@gmail.com
11/11/2013, 12:26
Fala Marcio, beleza meu velho!!!
Cara, vou te falar, já usei uns calços entre molas para fazer esta separação entre elas e tentar um resultado de melhoria da suspensão da band, mas o resultado foi menos que satisfatório, ou seja, não mudou muita coisa. Depois disso, comprei molas novas (traseiras), pensando que as antigas já estarem fadigadas não tinham mais o efeito necessário, mas também continuou a mesma coisa. Sei que band é band, essa é a minha segunda band, mas penso que a suspensão deve ser melhor, hehehehe.

Na minha opinião, eu colocaria ou os separadores, ou as buchas, os dois uhmmm, não sei....pois quando eu tinha estes calços separadores, apareceu uma mola quebrada. Mas lógico que pode não ter sido os calços que quebraram a mola, mas elas trabalham meio que independentes com os calços, trazendo um esforço maior para cada uma, concorda?

Tenho até vontade de colocar molas helicoidais, como já foi discutido no tópico suspensão 4 link aqui das bands, mas o investimento é alto e eu também queria andar em uma band destas para sentir o seu comportamento.

Abrass

Fabiano

blz amigo

estou pensando em deixar os separadores no centro da mola(nos grampos junto com o eixo), e tambem colocar
aquele separador nas pontas, seria um teste para ver como fica, pelo que vi nas fotos do feixe
das s 10 as molas trabalham afastadas umas das outras em todo seu comprimento.

fabiano soriano
17/12/2013, 21:47
Reavivando o tópico.

Tive que fazer uma revisão nos feixes de mola da viatura e recebi um convite do moleiro para experimentar uns calços de borracha especial, colocados entre as molas. Me passou o telefone de vários usuários de veículos 4x4 que usavam o sistema e pediu para ver o grau de satisfação deles. Depois de várias ligações, fiquei convencido de que a coisa funcionava. Mandei fazer e também fiquei admirado com o resultado! A viatura ficou outra, macia e confortável. A única exigência para a durabilidade do sistema, é a lubrificação entre a borracha e a mola com grafite em pó de 20 em 20 dias, se o uso for off-road. Se for para uso diário, somente de mês em mês. Alguns já usam o mesmo jogo de borrachas há quase dois anos.

437847 437849 437850 437851

Vamos ver quanto tempo o meu jogo vai durar.

Um abraço.

Márcio Humberto

Pessoal, beleza!!!

Segui os passos que o nosso amigo Márcio Natal fez na band dele e fiz na minha também. Como não encontrava estas bolachas aqui, pedi para o Marcio me enviar o jogo para as lâminas dianteiras e traseiras e o resultado me deixou muito satisfeito, vou postar a mensagem particular que enviei a ele, mas como ele disse que não tinha problema postar no tópico, estou postando rsrsrsrsrs.

segue a MP:

"Grande Márcio tudo na santa paz!
espero que sim!
instalei as bolachas entre as laminas e o resultado me impressionou...ficou um doce a band!!! Super silenciosa e com um rodar macio que nunca tinha visto!
nem vou postar isso no tópico, porque se nao o pessoal vai me perguntar onde consegui e aí vão começar a te encher...rsrsrsrs.
pode até ser que com o tempo a borracha perca a elasticidade, mas a sensação após instalação foi muito boa....aprovadissimo.
valeu Márcio.
abrass
Fabiano"

titanium
17/12/2013, 23:03
Agora o amigo MarcioNatal vai ter que virar vendedor das bolachas e eu estou com a Senha 01!!!
rsrsrs..

mas Fabiano, quanto saiu essa revisão? O que precisou fazer de fato?

abracos

Ismael Reghin Filho
18/12/2013, 06:02
Oi gente.

Na minha Band eu usava as buxas amarelas. Foram colocadas na reforma e estavam com 16.000 km e em ordem. A minha Band é preta e estava com alguns detalhes em amarelo (motor, amortecedores, calços do capô do motor, adesivos).
Como resolvi trocar tudo por vermelho, pintei o motor, os amortecedores (dessa vez pintei também o amortecedor da direção), as 4 pinças do freio a disco, os calços do capô do motor, as buxas dos amortecedores e também as buchas do molejo. Não fiz isso pensando muito na questão da durabilidade ou eficiência. Fui mesmo, na questão da decoração, hahahah...
Mas antes usava as buxas tradicionais, depois as amarelas e agora vamos experimentar as vermelhas.

Uma modificação que eu fiz nos jumelos traseiros da minha band, foi colocar os jumelos do 1113. As buchas dele são com aço por fora, depois borracha no meio e por dentro um cano de aço. No interior deste cano é colocado um pino que é furado e tem engraxadeira. Então, nas faz barulho e na revisão que fiz agora (troca das buchas vermelhas), foi verificado que estão em perfeita ordem (com 16.000 km e +ou- 4-5 anos). Na traseira, eu acho que vale a pena colocar estes jumelos. É um sossego total.

Na questão do feixe de molas, eu penso como um dos foristas (acho que foi o elmestizo). São veículos antigos, que os donos fizeram de tudo, inclusive não fazendo nada (só usando sem parar pra manutenção). Na minha camionete, quando a gente usava na fazenda, vivia arqueando molejo. No começo fica dura feito uma pedra. Fica alta feito o pico da neblina. Depois volta tudo como era e não demora muito. Houve vezes, em que por ela ficar carregada 2 ou 3 dias, foi o suficiente pra perceber um arriamento considerável. O resto é achismo da gente, porque não tem como a gente saber qual é a taxa de flexibilidade que estas molas judiadas estão e nem como fica depois de arqueadas. Tive jeep toyota capota de lona e não foi nem uma nem duas vezes, que eu vi o posto de molas ter que refazer o jeep, porque ele ficava torto. O moleiro arqueia a mola manualmente e não tem como ele deixar tudo igualzinho. Quando reformei a camionete, eu banquei o esperto e fiz simplesmente o seguinte: joguei tudo fora e coloquei feixes novos.

O que tem me incomodado na verdade, é um barulho que minha camionete faz, quando esterço ela parada. A impressão que me dá, é que na parte de trás do molejo dianteiro, onde ele é fixado no chassis, quando você esterça de um lado o outro (fim de curso), parece que o olhal do feixe de molas se desloca de um lado para o outro, de repente, fazendo um barulho estalado bem alto. Se for isso mesmo, alguém sabe como resolver?

fabiano r
18/12/2013, 07:48
Bom dia Xará! Estou procurando essas buchas faz tempo, por aqui ninguém tem, quando vc pagou nas buchas e na adaptação??

Márcio vc vai ter que enviar para mais gente rsrsrsrs





Pessoal, beleza!!!

Segui os passos que o nosso amigo Márcio Natal fez na band dele e fiz na minha também. Como não encontrava estas bolachas aqui, pedi para o Marcio me enviar o jogo para as lâminas dianteiras e traseiras e o resultado me deixou muito satisfeito, vou postar a mensagem particular que enviei a ele, mas como ele disse que não tinha problema postar no tópico, estou postando rsrsrsrsrs.

segue a MP:

"Grande Márcio tudo na santa paz!
espero que sim!
instalei as bolachas entre as laminas e o resultado me impressionou...ficou um doce a band!!! Super silenciosa e com um rodar macio que nunca tinha visto!
nem vou postar isso no tópico, porque se nao o pessoal vai me perguntar onde consegui e aí vão começar a te encher...rsrsrsrs.
pode até ser que com o tempo a borracha perca a elasticidade, mas a sensação após instalação foi muito boa....aprovadissimo.
valeu Márcio.
abrass
Fabiano"

fabiano soriano
18/12/2013, 21:51
Xará e Titanium,

Paguei R$ 10,00 em cada bolacha e R$ 60,00 por feixe para desmontar, furar, lubrificar com grafite e montar novamente.

Abrass

Fabiano

titanium
22/01/2014, 13:42
Xará e Titanium,

Paguei R$ 10,00 em cada bolacha e R$ 60,00 por feixe para desmontar, furar, lubrificar com grafite e montar novamente.

Abrass

Fabiano

Valeu Fabiano!!
Estou pensando em fazer isso na minha nos próximos dias..

Vou ver se falo com o DeMelo pra ver se ele ainda consegue essas bolachas! rsrs

Abraços

Norival
30/01/2014, 19:59
Olá!

Fui ao moleiro hoje e ele me sugeriu colocar as ditas "bolachas" da S10 ( das mais novas). Segundo ele, dá para furar a mola e colocar. Não sei que material é. É amarelo e de um tipo de borracha. Parece resistente.
Alguém tem conhecimento sobre isso?

Att
Norival
Schroeder/SC

Norival
31/01/2014, 09:58
Olá!

Outra dúvida que me incomoda é a questão dos amortecedores. A diferença de preço é muito grande! Vale a pena mesmo colocar os Rancho? E, onde consigo comprá-los por melhor preço?

Att
Norival
Schroeder/SC

Dimasi
31/01/2014, 11:51
Norival,
Uma solução com bom custo X benefício é colocar os turbo gás da Ranger Argentina, mas vc não vai ter regulagem.

dudu83
31/01/2014, 23:14
Norival,
Uma solução com bom custo X benefício é colocar os turbo gás da Ranger Argentina, mas vc não vai ter regulagem.

isso e lenda os amortecedores das band acima de 93 ja sao duplo fluxo e custao metade do preco dos da ranger ja testei nao muda nada...

titanium
31/01/2014, 23:26
Dudu, acho que os amortecedores das Bands acima de 93 têm medidas diferentes das abaixo de 93.
Confere?

Eu acabei de trocar os meus amortecedores originais (estavam bons) por Ranchos com 9 regulagens...
Dá uma boa diferença!
Tudo bem que a band NÃO vai virar um Landau!! Mas melhora bastante!
Só não sei se vale exatamente o valor que pedem.... MASs..... fazer o que ne!?

Abraços

dudu83
31/01/2014, 23:35
o que muda sao os amortecedores dianteiros do jipe e da picape , os do jipe sao um pouco mais firmes e um pouco mais curtos, nao tenho aminima ideia pq... abaixo de 93 os amortecedores sao fluxo unico... mas mesma medida... entre usar os da ranger e os originais da band, muito mais negocuo os da band ja que nao muda nada.... os rancho sim melhoram muito, ja usei os procomp na terra fazem bastante diferenaca....na minha a diferenca de custo nao vale. testarei os offshocks...

Norival
01/02/2014, 07:05
Olá!
Agradeço pelas informações. A experiência de quem usa me convence.
O que mais me incomoda na minha Band é o balanço, sobe-desce, no asfalto (já que nossos asfaltos são remendos de tapa-buraco!). Tenho a impressão de estar andando de charrete! No meu entender isso ocorre porque os amortecedores não trabalham, não amortecem os movimentos.
Estou certo?

Att
Norival
Schroeder/SC

nirlei
01/02/2014, 09:58
Rodei muito tempo com amortecedores originais na minha Band. Atualmente uso amortecedores Rancho no eixo traseiro e Turbogás Cofap (da Ranger 97) na dianteira. Ficou bem mais confortável. Só achei os Turbogás um pouco macios demais. Depois de outras prioridades, vou trocá-los pelos Rancho.

Abrass.

titanium
01/02/2014, 15:39
Dudu, se for investir e não tiver pressa, vai de Bilstein!
Não tem regulagem, mas ele sabe resolver "a parada"! rsrs..

Só não comprei por que estava com pressa....... senão teria ido de Bilstein.

PS: comprar direto lá fora e trazer, mesmo pagando imposto, sai mais barato.

Abraços!

helder.dir
02/02/2014, 04:25
Rodei muito tempo com amortecedores originais na minha Band. Atualmente uso amortecedores Rancho no eixo traseiro e Turbogás Cofap (da Ranger 97) na dianteira. Ficou bem mais confortável. Só achei os Turbogás um pouco macios demais. Depois de outras prioridades, vou trocá-los pelos Rancho.

Abrass.

Amigo Nirlei, porque o fato de o Turbogás ser macio demais é ruim? Vc usa seu carro para o dia a dia, apenas pra trilha ou pra tudo?
O meu eu uso pra tudo.
Os Rancho que você disse seriam aqueles de regulagem?

Abraços

nirlei
02/02/2014, 09:13
Helder, não achei ruim de maneira nenhuma. Melhorou bastante comparado ao original. Só achei que a viatura ficou inclinando um pouco mais em curvas. Coisa bem sutil mas notei a diferença. Agora, se for instalá-los, vale lembrar que só dá certo em suspensões com jumelos altos. Se tiver utilizando jumelos originais, ele bate no início do curso. Os Rancho na traseira são os que tem regulagem sim (nove, no total). Na prática, fui testando as regulagens até deixar numa que funcione bem em qualquer situação. No primeiro passeio que fizemos após a troca pelos Rancho, a patroa elogiou o comportamento da suspensão na trilha. Bom sinal, né? :-)
E sim, uso a Band quase todos os dias.

Grande abraço.

marciorank@gmail.com
03/02/2014, 12:21
Helder, não achei ruim de maneira nenhuma. Melhorou bastante comparado ao original. Só achei que a viatura ficou inclinando um pouco mais em curvas. Coisa bem sutil mas notei a diferença. Agora, se for instalá-los, vale lembrar que só dá certo em suspensões com jumelos altos. Se tiver utilizando jumelos originais, ele bate no início do curso. Os Rancho na traseira são os que tem regulagem sim (nove, no total). Na prática, fui testando as regulagens até deixar numa que funcione bem em qualquer situação. No primeiro passeio que fizemos após a troca pelos Rancho, a patroa elogiou o comportamento da suspensão na trilha. Bom sinal, né? :-)
E sim, uso a Band quase todos os dias.

Grande abraço.

olá amigo

sabe qual é o valor destes amortecedores rancho?

obraço.

DeMelo
03/02/2014, 13:07
olá amigo

sabe qual é o valor destes amortecedores rancho?

obraço.


Marcio,

R$ 360,00 (no boleto) na Gama 4x4.
abçs

Ismael Reghin Filho
03/02/2014, 22:11
Oi DeMelo e nirlei.

Minha Band é cabine dupla e está com a suspensão Original.
A única alteração que fiz, foi colocar jumelos do MB1113, nos feixes de molas traseiros.
Uso minha Band no dia a dia e faço trilhas leves, dentro do possível na configuração dela.
É possível colocar estes amortecedores rancho na frente e atrás e acima de tudo, vai valer a pena a diferença?

Att,
Ismael.

nirlei
03/02/2014, 22:27
Ismael, essa questão é meio subjetiva. O que posso dizer é que senti uma melhora no conforto da viatura ao trocar os amortecedores. Tanto que vou trocar os dianteiros, Cofap Turbogás pelos Rancho, depois de outras prioridades. O único senão, a meu ver é o preço.

Grande abraço.

Ismael Reghin Filho
10/02/2014, 17:44
Oi Nirlei.

Também estou inclinado a fazer o mesmo, apesar do preço.
Se for pra melhorar a Band, vale a pena!
Mas ainda estou em dúvida quanto a questão que você informou de jumelos altos...
Como disse anteriormente, minha Band está com jumelos originais na dianteira e na traseira está com os do MB1113.
Vou ter que trocar os jumelos dianteiros e traseiros. Se sim. Por quais?
Me ajude com fotos se puder, ok?

Att,
Ismael.

DeMelo
10/02/2014, 18:19
Oi DeMelo e nirlei.

Minha Band é cabine dupla e está com a suspensão Original.
A única alteração que fiz, foi colocar jumelos do MB1113, nos feixes de molas traseiros.
Uso minha Band no dia a dia e faço trilhas leves, dentro do possível na configuração dela.
É possível colocar estes amortecedores rancho na frente e atrás e acima de tudo, vai valer a pena a diferença?

Att,
Ismael.

Reghin,
Eu serei mais radical, não só colocarei os ranchos, como trocarei os feixes de molas por helicoidais, links e barra panhard (suspa do troller). Assim que terminar postei aqui as impressões e fotos.
abçs

nirlei
10/02/2014, 18:26
Ismael, no meu caso, troquei os jumelos para ganhar altura e poder rodar com os pneus 33" sem pegar nos para lamas. Se seu pneu não raspa, não se preocupe com eles. É só trocar os amortecedores. Só tome cuidado com a medida do amortecedor. Para jumelos originais, o amortecedor indicado é o RS999113. Para jumelão, o indicado é o RS999118 (este que utilizo). Há duas semanas, estava brincando com a GoPro e fiz um video mostrando como trabalha a suspensão traseira da Band (e os amortecedores) na estrada de terra e asfalto. Nada radical.

GoPro Bandeirante - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SLKq_x5Sv5k)

Grande abraço.

Ismael Reghin Filho
11/02/2014, 23:23
nirlei.

Ficou show de bola o seu vídeo.
Assisti com grande entusiasmo e resolvi trocar os meus amortecedores antes de ir pra Bonito, no II encontro de picapeiros.
Na minha vou ter que usar os de nº RS999113.
Você tem uma ideia de onde encontrar os mesmos mais em conta?

Por enquanto obrigado pela atenção.

Abrç Toyota!!!

Att
Ismael

nirlei
12/02/2014, 00:21
Ismael, comprei os meus na jeeperia, a dois anos atrás. Na época foi onde encontrei pelo menor preço.

Abrass.

Norival
12/02/2014, 16:37
Olá!
O site da jeeperia indica o 999113 para Band até 93.
Tenho uma 98, sabem que amortecedor Rancho serve nela?

Att
Norival

Ismael Reghin Filho
12/02/2014, 22:55
Nirlei.

Valeu a dica.
Obrigado por enquanto.

edcmanhaes
14/04/2014, 21:14
olá pessoal, boa noite! tirem uma dúvida por favor...
minha band tem jumelos altos na traseira e está com pneus 33", o amortecedor é original, e percebi que está, praticamente, todo aberto... qual tipo/ modelo pode ser usado para substituir esses originais? grande abraço e obrigado.

Dimasi
14/04/2014, 22:40
Os da Ranger argentina. ref.GL 12343

birawc
15/04/2014, 10:01
Instalei ontem o cofap turbogas GL 12343 (ranger antiga) R120,00 cd na traseira vamos ver como fica.

edcmanhaes
15/04/2014, 17:54
Obrigado Dimasi!!

E Biawc, depois passe o resultado...

Se não for perguntar demais, na base de quanto estão custando estes amortecedores GL 12343?

junior888
15/04/2014, 22:32
Instalei ontem o cofap turbogas GL 12343 (ranger antiga) R120,00 cd na traseira vamos ver como fica.
Estou pensando em instalar esses da ranger também... Depois posta como ficou a viatura

alan33
16/04/2014, 13:14
Os da Ranger argentina. ref.GL 12343

olá Dimasi eu uma band pick up 79 esse amortecedor serve tanto na traseira como na dianteira.os meus amortecedores dianteiros estão colados e vou troca-los mas estou vendo se coloco esse que vc se refere ou os originais da band. Como eu coloco bastante peso na band to em duvida se este amortecedor aguenta o tranco, poderia da sua opinião?desde já agradeço,grande abraço.

Dimasi
16/04/2014, 20:19
Esses amortecedores custam em média R$ 120,00.
Alan, no meu caso uso na band curta, carregando o peso normal p ela. Uso jumelos maiores e parou de dar fim de curso, esse foi o principal ganho em relação aos originais. Me falaram para utilizar os amortecedores dos caminhões mercedes 608 ou 709. Não quis justamente pq eles foram projetados para carregar peso e podia ficar duro demais. Para uma PKP que carrega peso, pode ser uma opção.

alan33
23/04/2014, 01:23
Esses amortecedores custam em média R$ 120,00.
Alan, no meu caso uso na band curta, carregando o peso normal p ela. Uso jumelos maiores e parou de dar fim de curso, esse foi o principal ganho em relação aos originais. Me falaram para utilizar os amortecedores dos caminhões mercedes 608 ou 709. Não quis justamente pq eles foram projetados para carregar peso e podia ficar duro demais. Para uma PKP que carrega peso, pode ser uma opção.

boa noite Dimasi td bom,então tava pensando em colocar esses na dianteira pra ver se band fica mais macia já que a band das portas pra frente ñ tem diferença se for pick up ou jipe.lembrando que minha band é 79 vou precisar modificar alguma coisa para instalá-lo.

Elmer_Jeep
23/04/2014, 10:25
Esses amortecedores custam em média R$ 120,00.
Alan, no meu caso uso na band curta, carregando o peso normal p ela. Uso jumelos maiores e parou de dar fim de curso, esse foi o principal ganho em relação aos originais. Me falaram para utilizar os amortecedores dos caminhões mercedes 608 ou 709. Não quis justamente pq eles foram projetados para carregar peso e podia ficar duro demais. Para uma PKP que carrega peso, pode ser uma opção.

Amortecedor do MB não prestam, não são de dupla ação, tem pressão apenas pra abrir e fecham sem resistencia nenhuma o que causa bastante desconforto, já usei e não recomendo.
Dos modelos originais o turbogás da ranger é o melhor, mas se tiver bala na agulha pode ir de rancho ou procomp também que são específicos pra off road.
Lembrando que o estado das buchas influencia bastante no comportamento da suspensão.

[]'s

junior888
23/04/2014, 10:57
Alguem pode me dizer se os amortecedores da ranger ficam bom em uma band spoada? ou é melhor partir logo para os rancho?

Elmer_Jeep
23/04/2014, 12:13
Alguem pode me dizer se os amortecedores da ranger ficam bom em uma band spoada? ou é melhor partir logo para os rancho?

Ficam bom também, fiz um jipe band e montei com eles, tá rodando numa boa
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/45223-spoa-na-suspensao-da-band-3.html#post1540116

Mas como falei antes, se tiver bala na agulha...

[]'s

fabiano r
23/04/2014, 15:48
Elmer para não perguntar no outro tópico, preciso trocar os amortecedores dianteiros da minha band, ela está com altura original foi levantado apenas a carroceria com coxins, então acredito que não foi alterado as medidas originais será que esse amortecedor da ranger pode ser usado na dianteira e na traseira?

E T
23/04/2014, 16:00
Boa tarde galera,
Troquei a pouco na minha band (spoada) os amortecedores originais, por amortecedores do 608....
Ficou um luxo, barato e macio...
Abraço,
Eder

Elmer_Jeep
23/04/2014, 16:40
Elmer para não perguntar no outro tópico, preciso trocar os amortecedores dianteiros da minha band, ela está com altura original foi levantado apenas a carroceria com coxins, então acredito que não foi alterado as medidas originais será que esse amortecedor da ranger pode ser usado na dianteira e na traseira?

Existem dois tipos de amortecedor traseiro da ranger, um até 1997 que mede 36x58 e outro após 1998 que mede 40x68, ambos são pressurizados e de dupla ação.

O dianteiro da band tem 31x50
O traseiro da band tem 32x52

Se a suspensão da sua não foi mexida basta medir a distancia entre os pinos de fixação do amortecedor e dai podemos calcular pra ter certeza que algum desses da ranger vão caber sem dar fim de curso quando a suspensão fechar.
Lembrando que os amortecedores da ranger não são plug&play, a bucha inferior é mais fina e tem que ser trocada pra poder montar no pino inferior da band. Geralmente eu troco pela bucha do MB608 que cabe certinho no olhal e uso sem o tubinho de ferro que acompanha originalmente.

[]'s

fabiano r
23/04/2014, 17:34
Existem dois tipos de amortecedor traseiro da ranger, um até 1997 que mede 36x58 e outro após 1998 que mede 40x68, ambos são pressurizados e de dupla ação.

O dianteiro da band tem 31x50
O traseiro da band tem 32x52

Se a suspensão da sua não foi mexida basta medir a distancia entre os pinos de fixação do amortecedor e dai podemos calcular pra ter certeza que algum desses da ranger vão caber sem dar fim de curso quando a suspensão fechar.
Lembrando que os amortecedores da ranger não são plug&play, a bucha inferior é mais fina e tem que ser trocada pra poder montar no pino inferior da band. Geralmente eu troco pela bucha do MB608 que cabe certinho no olhal e uso sem o tubinho de ferro que acompanha originalmente.

[]'s

Elmer a distância entre os pinos com o carro no chão e sem carga são: na dianteira 42cm e na traseira 45cm.

Elmer_Jeep
23/04/2014, 18:11
Elmer a distância entre os pinos com o carro no chão e sem carga são: na dianteira 42cm e na traseira 45cm.

Na traseira cabe tranquilo, pode montar despreocupado.

Na dianteira eu acho que pode dar fim de curso mas dai vc confere antes a distancia entre o batente de borracha e o diferencial, se essa distancia for menor que 8cm pode usar também pois o batente vai encostar antes do amortecedor fechar por completo dai não tem perigo de dar fim de curso fechado.

O código do 36x58 pela cofap é GL12343.

[]'s

alan33
25/04/2014, 16:11
boa tarde pessoal acabei de comprar os amortecedores da ranger argentina pra colocar na minha band gostaria de saber se é muito complicado pra fazer essa troca,se preciso travar alguma coisa?ou é só tirar e colocar o outro.desde já agradeço.

Elmer_Jeep
25/04/2014, 17:06
Pode retirar os amortecedores velhos que o carro continua suspenso, não tem problema.
Porém o olhal inferior do amortecedor da ranger não entra no pino da band.

Não sei como a galera tem feito mas aqui em todos que instalei na band ou no willys troquei a bucha inferior pela do amortecedor do MB608/709

R-3210
MERCEDES BENZ
Substitui Nº Orig. 000.323.0685 / 000.323.6850
Bucha com tubo inferior do olhal do amortecedor do eixo da suspensão dianteira.
MB 709 - 710 - 712 - 712C - 712E - 913 - 914 - 914/42 - 1114 - L 710 - L 710D - L 913D.
Ônibus: LO 610 - LO 809 - LO 812 - LO 813D - LO 814 - LO 912 - OF 809 - OF 812.

Bucha com tubo inferior do olhal do amortecedor do eixo da suspensão traseira.
MB 709 - 710 - 712 - 712C - 912 - 914 - 1114 - L 710.
Ônibus: LO 809 - LO 810 - LO 812 - LO 814 - LO 914 - OF 809 - OF 812.

http://loja.suporterei.com.br/media/upload/thumbs/upload/produtos/x/R-3210_jpg_640x480_q85.jpg

Usei sem esse tubinho de metal e encaixa certo no pino inferior da band(dianteiro e traseiro)

[]'s

alan33
25/04/2014, 19:11
obrigado Elmer vc manja mesmo, mas não querendo perturbar de novo já perturbando esse R-3210 é o código dessa bucha?

Elmer_Jeep
26/04/2014, 09:24
obrigado Elmer vc manja mesmo, mas não querendo perturbar de novo já perturbando esse R-3210 é o código dessa bucha?

Desde criança dentro da oficina mas ainda estou aprendendo.

Correto, esqueci de informar que a bucha é da marca Rei
Produtos - Suporte Rei (http://www.suporterei.com.br/produtos/busca/?codigo_rei=R-3210)

[]'s

nirlei
26/04/2014, 12:36
Na minha aproveitei a bucha original do amortecedor, retirando o tubinho metálico e com uma lima redonda, fui desgastando a parte interna, até poder encaixar no pino do suporte inferior.

Abrass.

Cesar1971
26/04/2014, 18:31
Coloquei pneus 33 e jumelos maiores e agora parece que os amortecedores chegam ao fim do curso quando estou andando. Será que isso acontece mesmo ? O sonho é trocar pelo rancho..

alan33
26/04/2014, 19:09
Desde criança dentro da oficina mas ainda estou aprendendo.

Correto, esqueci de informar que a bucha é da marca Rei
Produtos - Suporte Rei (http://www.suporterei.com.br/produtos/busca/?codigo_rei=R-3210)

[]'s
obrigado Elmer vou trocar eu mesmo os amortecedores queria fazer isso amanha mas não tive tempo de ir atrás das buchas.abraços e mais uma vez obrigado.

Dimasi
27/04/2014, 10:30
Cesar
Acontece isso mesmo quando se coloca jumelos maiores. A solução é colocar esse da Ranger ou partir logo pros Rancho, mas vc vai ter que ver qual modelo.

fabiano r
24/05/2014, 10:48
Na traseira cabe tranquilo, pode montar despreocupado.

Na dianteira eu acho que pode dar fim de curso mas dai vc confere antes a distancia entre o batente de borracha e o diferencial, se essa distancia for menor que 8cm pode usar também pois o batente vai encostar antes do amortecedor fechar por completo dai não tem perigo de dar fim de curso fechado.

O código do 36x58 pela cofap é GL12343.

[]'s

Elmer bom dia!

Amigo estou com os amortecedores, na dianteira acho q vai dar fim de curso! Estou pensando em aumentar a torre do amortecedor, quem sabe soldar um pino um pouco mais para cima do topo da torre, o que você acha??

Não queria levantar mais a band pois dai vai ficar muito alta e vou ter problemas em garagens. (lembrando que ela é um pouco mais alta que o normal pois está com pneus 33 e também teve toda a carroceria calçada com coxins)

Abraço!

cesar rsnh
24/05/2014, 13:36
boa tarde pessoal acabei de comprar os amortecedores da ranger argentina pra colocar na minha band gostaria de saber se é muito complicado pra fazer essa troca,se preciso travar alguma coisa?ou é só tirar e colocar o outro.desde já agradeço.

Tudo bem Alan, seria pedir muito para voce colocar o valor que pagou por eles? Estou pensando em colocar tambem esses da ranger ja que minha band esta com jumelos altos e tive que "emendar" os originais porque ficou curto! grande abraço a todos.

fabiano r
25/05/2014, 19:09
Elmer bom dia!

Amigo estou com os amortecedores, na dianteira acho q vai dar fim de curso! Estou pensando em aumentar a torre do amortecedor, quem sabe soldar um pino um pouco mais para cima do topo da torre, o que você acha??

Não queria levantar mais a band pois dai vai ficar muito alta e vou ter problemas em garagens. (lembrando que ela é um pouco mais alta que o normal pois está com pneus 33 e também teve toda a carroceria calçada com coxins)

Abraço!

Acho que vou soldar um cubo para levantar a torre do amortecedor.

Cesar os meus paguei R$ 300,00 o par.

Elmer_Jeep
25/05/2014, 19:26
Elmer bom dia!

Amigo estou com os amortecedores, na dianteira acho q vai dar fim de curso! Estou pensando em aumentar a torre do amortecedor, quem sabe soldar um pino um pouco mais para cima do topo da torre, o que você acha??

Não queria levantar mais a band pois dai vai ficar muito alta e vou ter problemas em garagens. (lembrando que ela é um pouco mais alta que o normal pois está com pneus 33 e também teve toda a carroceria calçada com coxins)

Abraço!

Eu acho que não fica seguro alterar a torre de fixação do amortecedor, seria melhor vc procurar outro amortecedor pressurizado que seja menor e caiba sem mudar os suportes e que não dê fim de curso.

[]'s

cesar rsnh
25/05/2014, 20:57
Acho que vou soldar um cubo para levantar a torre do amortecedor.

Cesar os meus paguei R$ 300,00 o par.

Grande Fabiano, valeu, é que estou tendo uma certa dificuldade de achar os "dito cujo", comprou onde? Abraço!

fabiano r
31/05/2014, 08:55
Pessoal após comprar os amortecedores turbogás GL12343 (36x58) os benditos não couberam na dianteira mas deram certinho na traseira sendo que por enquanto coloquei os traseiros velhos na dianteira já que os dianteiros só tinha a carcaça, para a dianteira mais para frente pretendo usar os GL12059 que são os amortecedores traseiros da F1000 medidas 32x50 (á confirmar).

Os amortecedores turbogas são muiiito mais macios q os originais mas dai tive um problema, o pneu começou a raspar no para-lamas já estava quase arrancando o alargador de para-lamas dai resolvi mandar arquear as molas q já estavam quase retas e aproveitei para colocar mais uma lâmina para ter um pouca mais de sustentação.

Agora lhes pergunto: quanto custa um serviço no moleiro???? aqui para trocar uma lâmina quebrada e colocar mais uma em cada feixe mais arquear e algumas porcariazinhas parafusos porcas etc deu 700 conto, achei meio salgado.

O que valeu a pena foi q aquela galhada que tinha toda x q saia para o acostamento freando foi quase totalmente resolvida era o suporte que prende o feixe de molas no chassi os arebites estavam frouxos dai colocamos parafusos e ficou muito firme e de quebra um barulho desgraçado q não tinha como encontrar parou pois era o suporte q batia.

Sergio c
31/05/2014, 09:25
Pessoal após comprar os amortecedores turbogás GL12343 (36x58) os benditos não couberam na dianteira mas deram certinho na traseira sendo que por enquanto coloquei os traseiros velhos na dianteira já que os dianteiros só tinha a carcaça, para a dianteira mais para frente pretendo usar os GL12059 que são os amortecedores traseiros da F1000 medidas 32x50 (á confirmar).

Os amortecedores turbogas são muiiito mais macios q os originais mas dai tive um problema, o pneu começou a raspar no para-lamas já estava quase arrancando o alargador de para-lamas dai resolvi mandar arquear as molas q já estavam quase retas e aproveitei para colocar mais uma lâmina para ter um pouca mais de sustentação.

Agora lhes pergunto: quanto custa um serviço no moleiro???? aqui para trocar uma lâmina quebrada e colocar mais uma em cada feixe mais arquear e algumas porcariazinhas parafusos porcas etc deu 700 conto, achei meio salgado.

O que valeu a pena foi q aquela galhada que tinha toda x q saia para o acostamento freando foi quase totalmente resolvida era o suporte que prende o feixe de molas no chassi os arebites estavam frouxos dai colocamos parafusos e ficou muito firme e de quebra um barulho desgraçado q não tinha como encontrar parou pois era o suporte q batia.
Bom dia fabiano, na minha, quando comprei, as molas da frente estavam retas, inclusive qdo terminava a segunda de baixo p cima, curta, a sobre mola chegava a ficar um pouco arqueada para baixo, tb achei que na dianteira só duas molas fora a fora era pouco.
Acabei comprando as molas mestras e sobre molas novas, aí cortei as pontas das melhores molas compridas e mandei arquear todo o conjunto, ficando os 4 feixes com 5 molas cada, sendo três fora a fora. Ficou muito bom e está sempre arqueado.
Qto aos preços e se não me engano, as molas compridas paguei em torno de 70 Reis cada, mais uns 10 Reais cada grampo com as porcas, na vizinha cidade de Caxias do Sul. P arquear o conjunto, deve ter sido uns 20 Reais por feixe. Achei meio salgado esse preço q vc passou.

fabiano r
31/05/2014, 09:43
Sergio esse valor foi junto 4 laminas grandes mão de obra e as peças (grampos parafusos porcas etc)

João Eduardo
31/05/2014, 09:43
.....
Agora lhes pergunto: quanto custa um serviço no moleiro???? aqui para trocar uma lâmina quebrada e colocar mais uma em cada feixe mais arquear e algumas porcariazinhas parafusos porcas etc deu 700 conto, achei meio salgado.
.

Acabei de tirar a minha do moleiro. Acho que existe um cartel pois paguei exatamente R$ 700,00, sendo que os serviços foram executados na dianteira e traseira, com troca de mola trincada, pinos/parafusos, buchas, etc..

fabiano r
31/05/2014, 10:16
Acabei de tirar a minha do moleiro. Acho que existe um cartel pois paguei exatamente R$ 700,00, sendo que os serviços foram executados na dianteira e traseira, com troca de mola trincada, pinos/parafusos, buchas, etc..

hahahaha deve ser mesmo João! Mas achei salgado até agora tá doendo aqui rsrsrs.

Renanfil
31/05/2014, 13:24
Pessoal, alguém pode me informar a referencia dos amortecedores turbogás da ranger pra usar na dianteira e traseira da Band?

Dimasi
31/05/2014, 15:36
GL 13243 para jumelos maiores. Veja o post #190

Carlo Pecca
31/05/2014, 17:34
Oia em março de 2012 gasto no moleiro:
02 molas mestras frente; 02 buchas silenciosa, 08 abraçadeiras, 08 rebites, 08 parafusos;08 tubo; 02 pino; 04 graxeiras; 02 grampo; 02 pino; 02 molas traseira; arqueação jogo na traseira;serviço de assentadu jhs... total R$ 760,00.
É tá sargado mesmo!!!

Diogo_Vargas
26/11/2015, 10:49
Desenterrando o tópico, não quis abrir um novo...

Estava revisando minha suspensão e vi que o suporte traseiro da mola dianteira está rachado... até aí tudo bem... mas o pior foi que o antigo dono passou a broca e colocou parafusos com maior diâmetro.
O rachado era só soldar...
Mas como está arrombado os furos vou ter que trocar todo o suporte que é soldado no chassis. Alguém já realizou esse serviço?
Tem alguma indicação de onde realizar esse serviço na região de Porto Alegre/RS?

517414

Abraço.

Fband
26/11/2015, 10:53
Desenterrando o tópico, não quis abrir um novo...

Estava revisando minha suspensão e vi que o suporte traseiro da mola dianteira está rachado... até aí tudo bem... mas o pior foi que o antigo dono passou a broca e colocou parafusos com maior diâmetro.
O rachado era só soldar...
Mas como está arrombado os furos vou ter que trocar todo o suporte que é soldado no chassis. Alguém já realizou esse serviço?
Tem alguma indicação de onde realizar esse serviço na região de Porto Alegre/RS?

517414

Abraço.

Diogo, fica tranquilo!

Pode ir em um posto de molas de caminhão, eles dão jeito facilmente!
Vão recortar o suporte antigo e soldar um novo.

Fiz isso recentemente na minha band também, o suporte estava soldado errado pelo último proprietário.

Abs