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Ver Versão Completa : DIREÇÃO HIDRAULICA ELETRICA NO JEEP...alguem conhece ?????



antonio umino
01/07/2011, 12:48
As viaturas mais recentes tem como de fabrica a Direção hidraulica assistida eletricamente.

Como a bomba e o motor está num conjunto de caixa de direção, não há necessidade de correias,

polias e mangueiras para tal... Será que alguem já pensou em adapta-la nos Jeeps Rurais..???

Se der para adaptar de qual viatura seria possivel ???

Um abraço a todos....

Kim
01/07/2011, 13:04
Antonio!!

Esse sistema é excelente, mais...

A caixa de direção é por cremalheira, com os braços nas extremidades da caixa, diferentemente do modelo VW que se faz adaptação nos Jeep's.

Esse sistema, só funciona, se o braço da fixação dos terminais ao cubo, forem do lado posterior ao eixo, se colocar na linha Jeep ou fora de estrada conhecido, a direção virará para o lado oposto ao do pneu - volante gira para a direita, pneu para a esquerda.

Uma ultima colocação, é a questão do tipo de suspensão/eixo.

Na linha Willys, dentre muitos outros, o eixo é rígido, essas caixas, são usadas em suspensão independentes, tipo sistema Mac'Pherson, se colocado no Jeep, quando erguer, os pneus fecharão, quando abaixar, abrirão.

Mais o problema maior, é o lado de esterçamento.

Abraços.

Kim.

antonio umino
01/07/2011, 22:06
Obrigado Kim. nada como alguem entendido. Pois nas viaturas novas falam em direção assistida eletrica.. Então só com o sistema de suspeção Mc pherson.... com certeza devem aparecer novos modelos de caixa de direção assistida eletricamente Não é.

Abraços.....

Daniel Webber
02/07/2011, 15:57
Olá amigos, acho que voçês fizeram uma pequena confusão. Existem atualmente sistemas eletro hidráulicos e sistemas totalmente elétricos, e conforme o caso, ambos podem ser usados em nossas viaturas. Vamos por partes, ,os sistemas eletro hidráulicos usados por exemplo em mercedes classe A, alguns astra e ford fócus e volvo, existe um motor elétrico que aciona a bomba hidráulica, esse motor elétrico tem uma tensão variável, conforme a velocidade do veículo aumenta sua tensão diminui. Este sistema pode ser usado sem nenhum problema em nossos jeeps pois é só usar uma caixa de direção de S-10, ou de qualquer caminhoneta, até de opala , desde que seja hidráulica , e ligar neste conjunto elétrohidráulico, fazer a ligação elétrica, (que não precisa ser variável) ligar as mangueiras e pronto, sai funcionando beleza.
O sistema totalmente eletrico é mais atual( ecologicamente mais correto, pois não usa óleo) , e pode vir montado na caixa de direção, ( nesse caso não muito viável para nossa aplicação) , e também vir acoplado na coluna de direção, interno ao veículo como nos Renault megane 2005 em diante, aí sim podemos pegar esta coluna completa e adaptar em nossas viaturas por exemplo. Só teremos que colocar um setor de direção mecânico neste caso. Como nos carros, o motor não precisa ser ligado para a direção ficar leve, basta ligar a chave de ignição.
Daniel Webber

antonio umino
03/07/2011, 00:39
Muito bom. Mas explica esta de colocar a direção (assistida) na coluna de direção ,,, esta é uma boa solução pra nos, pois se não precisa de óleo nem de mangueira, É só adaptar a coluna de direção da viatura e estamos aí... Mas qual viatura????

Muito obrigado.... Abraços...

antonio umino

LeGauer
07/06/2012, 23:26
Achei interessante esse sistema de direção assistida na coluna da direção (megane), mas não tenho idéia de como fazer... alguém conhece esse sistema? Poderia passar mais detalhes?

linsmar
08/06/2012, 14:05
Para mais informação dos interessados
Custo beneficio não sei se é viável...:-?Direo, Sistemas, Carros, Automvel, Tipos, Hidrulica, Eltrica Direo - Pgina 10 (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/direcao/direcao-10.php)

robsonpsantos
08/06/2012, 14:40
Teve um tópico aqui com esse assunto e o camarada adaptou a bomba elétrica do clio 95 na caixa do santana, tenho as fotos só não sei onde foi parar!!!!!!

juleymar73
08/06/2012, 22:56
As viaturas mais recentes tem como de fabrica a Direção hidraulica assistida eletricamente.

Como a bomba e o motor está num conjunto de caixa de direção, não há necessidade de correias,

polias e mangueiras para tal... Será que alguem já pensou em adapta-la nos Jeeps Rurais..???

Se der para adaptar de qual viatura seria possivel ???

Um abraço a todos....

Ola amigo da uma olhada ai , e isso ,>>>> http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw-73.html<<<<<<

Henske
27/06/2012, 08:48
Estou comprando um Jeep 1947, já ajeitadinho com motor de Opala 4Cilindros, posso adptar direção hidraulica eletrica nele? isso será dificil e caro? Onde posso comprar um conjunto para fazer essa adaptação?

maxdelta
27/06/2012, 11:39
caro é o óleo dessa bomba elétrica!

juleymar73
29/01/2013, 22:39
Ola amigos , um amigo meu me ofereceu essa coluna de direção, ela e totalmente eletrica, nao usa bomba com oleo , e usada no setor seco como o de um veiculo comum , ele tem duas entradas grandes que parecem positivo e negativo , mais tem uma outra que parece que vai pra alguma central de gerenciamento ou botao sei la , alguem me diz se e possivel adaptar no CJ5 ? e reparem coluna 392654392656392660colana do cruzetas, e estriada , retratil392661392662392664392665392666

Jacimar
30/01/2013, 02:23
Bom dia prezado ! na foto 7 dá para ler FoMoCo, Ford Motor Company, não conheço carros modernos e não sei quais da Ford tem direção elétrica, mas já é um começo . . . boa sorte e um abraço !

Dic3
30/01/2013, 10:29
Pega todo e qualquer codigo que achar na peca e vai jogando no google, uma hora vai aparecer alguma coisa.

Mas pelo formato eu arrisco dizer que é de um Kia Soul, ja vi algumas e sao bem parecidas, mas é um chute

juleymar73
30/01/2013, 23:09
Pega todo e qualquer codigo que achar na peca e vai jogando no google, uma hora vai aparecer alguma coisa.

Mas pelo formato eu arrisco dizer que é de um Kia Soul, ja vi algumas e sao bem parecidas, mas é um chute
Então Dic,ja descobri e do novo Ford Fiesta,essa ai Coluna De Direção Eletrica Hidraulica New Fiesta - R$ 950,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460179065-coluna-de-direco-eletrica-hidraulica-new-fiesta-_JM) eu queria saber tambem se ela funciona so ligando positivo e negativo, se e ligado a alguma altra central computadorizada algo assim , ou se e so ligar na bateria e ela ja funciona,

valew pela dica .

Dic3
31/01/2013, 09:14
Simples, pega um multimetro, coloca uma ponta na carcaca metalica e outra em um dos conectores. No conector onde a resistencia for menor esse sera o negativo, simples.
Alimenta ele com uma bateria BOA pois isso puxa uma corrente violenta, e gira o lado do volante, se fica leve é porque funcionou.

Os outros conectores menores podem ser pra controle de fim de curso ou algo assim, so testando mesmo pra saber.

Jacimar
31/01/2013, 09:57
Simples, pega um multimetro, coloca uma ponta na carcaca metalica e outra em um dos conectores. No conector onde a resistencia for menor esse sera o negativo, simples.
Alimenta ele com uma bateria BOA pois isso puxa uma corrente violenta, e gira o lado do volante, se fica leve é porque funcionou.

Os outros conectores menores podem ser pra controle de fim de curso ou algo assim, so testando mesmo pra saber.


Bom dia prezados ! acho que esse teste não trará resultados confiáveis, não conheço bem essas direções elétricas mas normallmente a inversão de rotação em motores de corrente contínua é feita invertendo a polaridade de alimentação, por isso ele tem os dois terminais assim como um guincho elétrico . . . os conectores pequenos também podem ser informações para a função de progressividade . . . vai ser interessante acompanhar o andamentos dos testes do Juleymar, um abraço à todos !

cangu
31/01/2013, 14:53
oi pessoal acho que essa coluna ae seja isso que li nesse site link : Direção Dinâmica: características do sistema que equipa diversos veículos urbanos - Parte I (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/2250-direcao-dinamica-caracteristicas-do-sistema-que-equipa-diversos-veiculos-urbanos-parte-i)


Direção Dinâmica: características do sistema que equipa diversos veículos urbanos - Parte I
SEG, 28 DE JANEIRO DE 2013 08:56 HUMBERTO MANAVELLA SEÇÃO: TÉCNICAS
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ANTERIOR1 of 2 PRÓXIMO
A presente matéria tem por objetivo apresentar o conceito e tecnologias utilizados nos sistemas de direção dinâmica. Nesta será abordado o sistema que utiliza como atuador um conjunto planetário de dois estágios

A direção dinâmica ou ativa resulta da aplicação de um conceito de direção através do qual o ângulo de giro aplicado ao volante pode ser aumentado ou diminuído, resultando num ângulo de esterçamento das rodas maior ou menor que o normal. Esta variação do ângulo é função da velocidade do veículo e da velocidade de movimentação do volante.

Isto se consegue integrando um atuador eletro-mecânico no sistema em algum ponto da coluna de direção, entre o volante e a caixa de direção. Este atuador, controlado por um módulo de comando dedicado, possui um conjunto de engrenagens, acionado por um motor elétrico, através do qual pode ser adicionado ou subtraído um ângulo àquele aplicado ao volante. Ou seja, permite realizar a superposição de ângulos. Por outro lado, a direção dinâmica permite gerar um ângulo de esterçamento independente do condutor. Nesta situação, a direção ativa funciona como um complemento ao sistema de estabilidade dinâmica.

1. Em baixa velocidade ou com o veículo parado, há uma variação acentuada (aumento da relação de transmissão da direção) do esterçamento para um dado ângulo de giro do volante, o que facilita manobras de estacionamento, por exemplo.

O ângulo de esterçamento depende também da velocidade com que é girado o volante. Quanto mais rápida é a movimentação, maior será o ângulo adicionado àquele do volante. Isto contribui para reduzir o tempo de resposta da direção ao giro do volante.

2. Por outro lado, em alta velocidade (acima de 100km/h) a relação de transmissão da direção é reduzida, se comparada com o sistema convencional. Neste caso, a direção ativa atua no sentido contrário ao ângulo de giro aplicado pelo condutor ao volante, reduzindo-o. Ou seja, um determinado ângulo de giro do volante gera um ângulo de esterçamento menor. A ação da direção ativa torna-se assim, mais indireta com o que diminui a possibilidade de perda do controle do veículo por uma eventual movimentação brusca do volante. Nestes casos, é a unidade de comando que decide se o ângulo deve ser alterado e em que valor.

3. Nos veículos equipados com sistema de estabilidade, este poderá agir sobre a dinâmica do veículo não só pela ação do sistema de frenagem, mas também através da direção ativa com a vantagem de que esta intervenção é rápida e pouco perceptível para o condutor.

A figura 1 exemplifica os conceitos apresentados acima. A situação [1] corresponde à condição de baixa velocidade. Reparar que um determinado ângulo de giro do volante a1 resulta num ângulo b1 maior do eixo intermediário.

Já, a situação [2] corresponde à condição de alta velocidade. Neste caso, o ângulo a2 resulta no ângulo b2 menor.
Por outro lado, se, ao girar o volante, as condições de condução não requerem um ângulo adicional, o atuador permanece inativo. Nesse caso, existe uma conexão mecânica direta entre o volante e a caixa de direção como é o caso de um sistema convencional.

Em todas as configurações atuais, a direção dinâmica é aplicada em sistemas de direção assistida, seja esta elétrica ou hidráulica.

Os dois tipos de atuador utilizados atualmente são:

1. Conjunto planetário. (apresentado a seguir);
2. Engrenagem harmônica. (será abordado na próxima edição).

Direção Dinâmica com Conjunto Planetário

Este sistema de direção dinâmica consiste de um atuador eletromecânico ou unidade de direção dinâmica, (figura 2) cujo principal componente é um conjunto planetário de dois estágios, gerenciado por um módulo de controle dedicado. São seus componentes:

1. Conjunto planetário de dois estágios. Os dois planetários, P1 e P2, com seus satélites conectados por eixos, estão instalados no suporte solidário à roda de coroa C. Formam a conexão mecânica entre a engrenagem solar de entrada e a engrenagem solar de saída. Com o motor elétrico desligado (engrenagem sem-fim parada), o suporte e a roda de coroa permanecem estacionários em posição fixa. Nesta condição, o ângulo de giro aplicado no eixo de entrada se transmite com a relação de transmissão dos conjuntos planetários P1 e P2, ao eixo de saída.

Em função dos satélites serem de diâmetros diferentes (os do planetário P1 são de diâmetro maior que os do P2) existe uma relação de transmissão de redução entre o volante e o pinhão, em torno de 1:0,75.

2. Motor elétrico. É um motor DC sem escovas com sensor de posição na parte posterior. Aciona, através de uma engrenagem sem-fim, a roda de coroa que por sua vez, movimenta o suporte do conjunto planetário.

3. Solenoide de bloqueio. Na condição de desativado, uma mola interna estende o pino que trava a engrenagem sem-fim, o que impede a movimentação do suporte.
Ao ligar o motor do veículo, o módulo energiza o solenoide de bloqueio que provoca a retração do pino destravando assim, a engrenagem sem-fim. Desta forma, fica liberada a ação do atuador da direção dinâmica.

4. Módulo de controle. O sentido de rotação, a velocidade e o tempo de acionamento do motor DC são controlados pelo módulo de controle a partir da informação recebida do sensor de posição localizado na parte posterior do motor.

Por sua vez, com esses valores, o módulo calcula a posição do volante. Isto contribui para a segurança já que resulta redundante em função de existir no sistema de “direção assistida”, o sensor de posição do volante.

Funcionamento

Ao movimentar o volante, o ângulo de giro aplicado se transmite ao eixo intermediário ou à caixa de direção, com a relação de transmissão do conjunto planetário. Dependendo da velocidade do veículo e de movimentação do volante, o motor elétrico é acionado gerando a superposição de ângulos. Num sentido de giro da engrenagem sem-fim há soma dos ângulos de giro da roda de coroa e do volante. No outro sentido, há subtração dos ângulos.

Por exemplo, para o sentido de giro do eixo de entrada indicado na figura 2:

- Com a roda de coroa girando no sentido [1] há soma de ângulos (superposição positiva), ou seja, aumento do ângulo de esterçamento.
Este é o comportamento do sistema em velocidades médias e baixa;
- Com a roda de coroa girando no sentido [2] há subtração de ângulos (superposição negativa), ou seja, diminuição do ângulo de esterçamento. Este é o comportamento do sistema em velocidades altas;
- Como complemento ao sistema de estabilidade dinâmica, o sistema atua também, de forma autônoma (sem intervenção do condutor) no caso de tendência rotacional em torno do eixo vertical do veículo (sobre-esterçamento) como, por exemplo, nos casos de frenagem em piso com diferentes graus de atrito ou curvas acentuadas em alta velocidade.
Nestas situações a direção ativa corrige em até +/- 4 ou 5 graus, o ângulo de esterçamento no sentido de compensar o momento de rotação gerado pelo veículo.

juleymar73
01/02/2013, 00:10
oi pessoal acho que essa coluna ae seja isso que li nesse site link : Direção Dinâmica: características do sistema que equipa diversos veículos urbanos - Parte I (http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/reportagens-tecnicas/2250-direcao-dinamica-caracteristicas-do-sistema-que-equipa-diversos-veiculos-urbanos-parte-i)


Direção Dinâmica: características do sistema que equipa diversos veículos urbanos - Parte I
SEG, 28 DE JANEIRO DE 2013 08:56 HUMBERTO MANAVELLA SEÇÃO: TÉCNICAS
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A presente matéria tem por objetivo apresentar o conceito e tecnologias utilizados nos sistemas de direção dinâmica. Nesta será abordado o sistema que utiliza como atuador um conjunto planetário de dois estágios

A direção dinâmica ou ativa resulta da aplicação de um conceito de direção através do qual o ângulo de giro aplicado ao volante pode ser aumentado ou diminuído, resultando num ângulo de esterçamento das rodas maior ou menor que o normal. Esta variação do ângulo é função da velocidade do veículo e da velocidade de movimentação do volante.

Isto se consegue integrando um atuador eletro-mecânico no sistema em algum ponto da coluna de direção, entre o volante e a caixa de direção. Este atuador, controlado por um módulo de comando dedicado, possui um conjunto de engrenagens, acionado por um motor elétrico, através do qual pode ser adicionado ou subtraído um ângulo àquele aplicado ao volante. Ou seja, permite realizar a superposição de ângulos. Por outro lado, a direção dinâmica permite gerar um ângulo de esterçamento independente do condutor. Nesta situação, a direção ativa funciona como um complemento ao sistema de estabilidade dinâmica.

1. Em baixa velocidade ou com o veículo parado, há uma variação acentuada (aumento da relação de transmissão da direção) do esterçamento para um dado ângulo de giro do volante, o que facilita manobras de estacionamento, por exemplo.

O ângulo de esterçamento depende também da velocidade com que é girado o volante. Quanto mais rápida é a movimentação, maior será o ângulo adicionado àquele do volante. Isto contribui para reduzir o tempo de resposta da direção ao giro do volante.

2. Por outro lado, em alta velocidade (acima de 100km/h) a relação de transmissão da direção é reduzida, se comparada com o sistema convencional. Neste caso, a direção ativa atua no sentido contrário ao ângulo de giro aplicado pelo condutor ao volante, reduzindo-o. Ou seja, um determinado ângulo de giro do volante gera um ângulo de esterçamento menor. A ação da direção ativa torna-se assim, mais indireta com o que diminui a possibilidade de perda do controle do veículo por uma eventual movimentação brusca do volante. Nestes casos, é a unidade de comando que decide se o ângulo deve ser alterado e em que valor.

3. Nos veículos equipados com sistema de estabilidade, este poderá agir sobre a dinâmica do veículo não só pela ação do sistema de frenagem, mas também através da direção ativa com a vantagem de que esta intervenção é rápida e pouco perceptível para o condutor.

A figura 1 exemplifica os conceitos apresentados acima. A situação [1] corresponde à condição de baixa velocidade. Reparar que um determinado ângulo de giro do volante a1 resulta num ângulo b1 maior do eixo intermediário.

Já, a situação [2] corresponde à condição de alta velocidade. Neste caso, o ângulo a2 resulta no ângulo b2 menor.
Por outro lado, se, ao girar o volante, as condições de condução não requerem um ângulo adicional, o atuador permanece inativo. Nesse caso, existe uma conexão mecânica direta entre o volante e a caixa de direção como é o caso de um sistema convencional.

Em todas as configurações atuais, a direção dinâmica é aplicada em sistemas de direção assistida, seja esta elétrica ou hidráulica.

Os dois tipos de atuador utilizados atualmente são:

1. Conjunto planetário. (apresentado a seguir);
2. Engrenagem harmônica. (será abordado na próxima edição).

Direção Dinâmica com Conjunto Planetário

Este sistema de direção dinâmica consiste de um atuador eletromecânico ou unidade de direção dinâmica, (figura 2) cujo principal componente é um conjunto planetário de dois estágios, gerenciado por um módulo de controle dedicado. São seus componentes:

1. Conjunto planetário de dois estágios. Os dois planetários, P1 e P2, com seus satélites conectados por eixos, estão instalados no suporte solidário à roda de coroa C. Formam a conexão mecânica entre a engrenagem solar de entrada e a engrenagem solar de saída. Com o motor elétrico desligado (engrenagem sem-fim parada), o suporte e a roda de coroa permanecem estacionários em posição fixa. Nesta condição, o ângulo de giro aplicado no eixo de entrada se transmite com a relação de transmissão dos conjuntos planetários P1 e P2, ao eixo de saída.

Em função dos satélites serem de diâmetros diferentes (os do planetário P1 são de diâmetro maior que os do P2) existe uma relação de transmissão de redução entre o volante e o pinhão, em torno de 1:0,75.

2. Motor elétrico. É um motor DC sem escovas com sensor de posição na parte posterior. Aciona, através de uma engrenagem sem-fim, a roda de coroa que por sua vez, movimenta o suporte do conjunto planetário.

3. Solenoide de bloqueio. Na condição de desativado, uma mola interna estende o pino que trava a engrenagem sem-fim, o que impede a movimentação do suporte.
Ao ligar o motor do veículo, o módulo energiza o solenoide de bloqueio que provoca a retração do pino destravando assim, a engrenagem sem-fim. Desta forma, fica liberada a ação do atuador da direção dinâmica.

4. Módulo de controle. O sentido de rotação, a velocidade e o tempo de acionamento do motor DC são controlados pelo módulo de controle a partir da informação recebida do sensor de posição localizado na parte posterior do motor.

Por sua vez, com esses valores, o módulo calcula a posição do volante. Isto contribui para a segurança já que resulta redundante em função de existir no sistema de “direção assistida”, o sensor de posição do volante.

Funcionamento

Ao movimentar o volante, o ângulo de giro aplicado se transmite ao eixo intermediário ou à caixa de direção, com a relação de transmissão do conjunto planetário. Dependendo da velocidade do veículo e de movimentação do volante, o motor elétrico é acionado gerando a superposição de ângulos. Num sentido de giro da engrenagem sem-fim há soma dos ângulos de giro da roda de coroa e do volante. No outro sentido, há subtração dos ângulos.

Por exemplo, para o sentido de giro do eixo de entrada indicado na figura 2:

- Com a roda de coroa girando no sentido [1] há soma de ângulos (superposição positiva), ou seja, aumento do ângulo de esterçamento.
Este é o comportamento do sistema em velocidades médias e baixa;
- Com a roda de coroa girando no sentido [2] há subtração de ângulos (superposição negativa), ou seja, diminuição do ângulo de esterçamento. Este é o comportamento do sistema em velocidades altas;
- Como complemento ao sistema de estabilidade dinâmica, o sistema atua também, de forma autônoma (sem intervenção do condutor) no caso de tendência rotacional em torno do eixo vertical do veículo (sobre-esterçamento) como, por exemplo, nos casos de frenagem em piso com diferentes graus de atrito ou curvas acentuadas em alta velocidade.
Nestas situações a direção ativa corrige em até +/- 4 ou 5 graus, o ângulo de esterçamento no sentido de compensar o momento de rotação gerado pelo veículo.

Cangu , dei uma lida ai , se entendi esse troço e todo automatico e seguro correto, mais sera o modulo de controle essa parte quadrada ai o numero 1 , 2 e o motor eletrico e 3 a planetaria 393037 se for sera muinto bom, entao sera simples a adptaçao, ja pedi um eletrecista aqui pra dar uma olhada vamos ver ,

valew cangu.

juleymar73
01/02/2013, 00:16
Bom dia prezados ! acho que esse teste não trará resultados confiáveis, não conheço bem essas direções elétricas mas normallmente a inversão de rotação em motores de corrente contínua é feita invertendo a polaridade de alimentação, por isso ele tem os dois terminais assim como um guincho elétrico . . . os conectores pequenos também podem ser informações para a função de progressividade . . . vai ser interessante acompanhar o andamentos dos testes do Juleymar, um abraço à todos !

Entao Jacimar, estou muinto interessado nesse sistema, estou torcendo muinto que encontremos a alguem que fale " liga na bateria , põe um rele aqui ou ali e pronto " heheheh sonhar nÃo custa nada ne, ja pensou eliminar aquela bombo com oleo, a adaptação de polia dupla no bf (que e meu caso) mais vamos seguindo.

valew .

cangu
06/02/2013, 01:04
eu ja pensei em arrumar um motor e por um acoplamento em uma bomba hidraulica e e fazer minha propia bomba eletrica de direção?!!!!

Jacimar
06/02/2013, 07:17
eu ja pensei em arrumar um motor e por um acoplamento em uma bomba hidraulica e e fazer minha propia bomba eletrica de direção?!!!!

Bom dia prezado ! essa idéia mirabolante ( e outras ) já passou pela minha cabeça também, ficaria mais fácil de instalar do que colocar outra polia, suporte, alinhar etc . . . teria que ter um controle de rotação do motor elétrico para que a direção não fique muito leve em "alta velocidade" de Jeep . . . mas . . . se fosse tão simples acho que os fabricantes já teriam feito, se lá . . . boa sorte e um abraço !

gmr66
06/02/2013, 18:33
Desvirtuando um pouco do tópico, em termos prático em um bf 184 não senti diferença alguma com e sem a bomba hidraulica(MB 1113), por isso, na época desisti em adaptar uma bomba eletrica no meu CJ5. Mas como "desafio" ou "inovação tecnológica" nos nossos Cj's está valendo!

juleymar73
06/02/2013, 23:22
eu ja pensei em arrumar um motor e por um acoplamento em uma bomba hidraulica e e fazer minha propia bomba eletrica de direção?!!!!
mais essa bomba eletrica existe, Clio antigo e Ford Fucus 2012 usa , inclusive o Charles um ususario aqui do Forum que usa em um setor de Santana ,http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw-73.html
mais se essa do setor eletrico der certo vai ser bom, pois adaptar polia dupla no BF num parece facil nao, mandei adaptar um alternador ficou torto ai pois fui adaptar eu mesmo num alinhava nem pelo diabo , ate hoje ta meio esquisito, entao estou querendo sair dessa de adaptar bomba , polia e o diabo a quetro pra gastar uma fortuna e fica uma merda, quanto menos coisa melhor .
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw-73.html)

Pedro Henrique Gomes
17/07/2013, 16:01
Daniel não sei utilizar muito bem a pagina, mas fiquei interessado em uma mensagem sua. Tenho um cj5 igual mao seu, e gostaria de saber que porta você utilizou para colocar no jeep.

antonio umino
17/07/2013, 18:51
Esta foto é de uma coluna da Toyota Corolla.... foto esta do Junyors..

Parece pela foto que é uma coluna escomoteavel. e ainda na parte de dentro da viatura tem o tal conjunto de motor e bomba hidraulica......

Bom é uma boa solução.

ok..
abçs

juleymar73
17/07/2013, 22:45
Antonio , me parece que essa e so elerica como a do Stilo e agora ate o Fiesta usa assim , eu tive recentemente com uma do Ford Fiesta eletrica masi nao ache ninguen que se habilitasse a intalar a parte eletrica ai desisti pois a conexçÀO de alimentaçao principal nao mostra qual e positivo e negativo .

guga100
17/07/2013, 23:17
Eu acredito que n seria muito viavel a direção elétrica em jeeps, ou qualquer outro veiculo destinado ao off road, por causa que n é apenas um motor elétrico ali que gira para um lado e para o outro, tem diversos sensores na coluna e que tbm usam outros dados do veiculo, como a velocidade e aceleração lateral do veiculo.
Sou eletricista em uma concessionaria Ford e realmente varios veiculos estão vindo com a direção 100% elétrica, por ser muito mais pratica, limpa e "barata", por exemplo o New Fiesta o Fusion a Edge e a nova Eco. Desconheço a direção usada por outras montadoras, porem essas novas da Ford, elas precisam saber até a força que vc esta aplicando no volante e a velocidade que vc esta girando o volante. E elas n trabalham com sinal analógico, é tudo digital, sendo muito dificil de simular todos esses dados para colocar no jeep.
Ja a do Focus (somente o 2.0) usa direção elétro hidraulica (como alguns colegas ja falaram) seria muito mais simples de instalar. Dai coloca o motor dela trabalhando direto, deixando ela com pressão maxima, deixando a direção bem levinha, ja que ngm vai querer ela progressiva msm né rs.
Só que o preço do litro do óleo dela é MUITO caro, custa uns 80 reais o litro ( na concessionaria é claro, ja que todos sabemos que o preço ali é meio salgadinho ^^) claro que tu só vai colocar óleo uma veiz, porem tem que levar em consideração ;)

Flavio Ramos
27/02/2016, 00:13
Pessoal, vi numa revista do ramo um kit de direção elétrica para diversos carros antigos, inclusive jipe!
A empresa que vende é Work Eletric.
Alguém conhece isso? Será que presta????
Abraço.

http://www.workeletric.com.br/

Flavio Ramos
27/02/2016, 00:21
Pessoal, voltando a esse tema, existe um Kit de direção elétrica para carros antigos, Kombi, fusca e inclusive Jipe!!
A empresa que vende é a WORK ELETRIC, alguém sabe se alguém já instalou esse kit para sabermos se funciona??
Abraço.
http://www.workeletric.com.br/

LeandroVaranda
27/02/2016, 10:45
Principalmente, alguém sabe o custo?

LeandroVaranda
27/02/2016, 10:53
Ja a do Focus (somente o 2.0) usa direção elétro hidraulica (como alguns colegas ja falaram) seria muito mais simples de instalar. Dai coloca o motor dela trabalhando direto, deixando ela com pressão maxima, deixando a direção bem levinha, ja que ngm vai querer ela progressiva msm né rs.
Já tive uma C14 que a direção não era progressiva, na cidade e na terra é muito boa, mas na rodovia é perigosa, o volante fica muito leve, qualquer reladinha já vira muito. Se for usar assim só andando abaixo de 80 Km/h e com muita atenção, diminuindo bem antes de qualquer rotatória.

squinzani
29/02/2016, 16:00
Principalmente, alguém sabe o custo?

Olá Leandro,


Fui atrás e entrei em contato com a empresa que representa esse produto, olha o que me responderam via e-mail:






Bom dia

Ainda não desenvolvemos a direção e o kit para esse modelo.

SDS


From: no-reply@parastorage.com
Sent: Sunday, February 28, 2016 11:35 PM
To: vendas@guinchoswork.com.br
Subject: Nova mensagem através do seu site, do squinzani@gmail.com






Você tem uma nova mensagem:
Via: http://www.workeletric.com.br/
Detalhes da Mensagem:


Nome Anderson
Assunto direcao eletrica
Mensagem Olá gostaria de saber um modelo que aguentasse pneus 35.. 37 polegadas de jeep willys.. qual o valor e como é instalada? tem algumas fotos para me enviar ???
Telefone
Email squinzani@gmail.com


Enviado em: 28 February, 2016
Obrigado!





Já pedi com pneus grandes, apesar de não utilizar desse tamanho, mas se 1 dia quiser colocar.. já suportaria, ou até mesmo aqui no forum para os que já tem nessas medidas.

Negocio é nós continuarmos com nossas direções hidráulicas adaptadas mesmo.

squinzani
29/02/2016, 16:01
Pessoal, voltando a esse tema, existe um Kit de direção elétrica para carros antigos, Kombi, fusca e inclusive Jipe!!
A empresa que vende é a WORK ELETRIC, alguém sabe se alguém já instalou esse kit para sabermos se funciona??
Abraço.
http://www.workeletric.com.br/


Resposta aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/154878-direcao-eletrica-work-eletric-para-jipe-alguem-conhece-esse-produto-1.html#post2354506

Flavio Ramos
29/02/2016, 18:23
Valeu squinzani!

Flavio Ramos
29/02/2016, 19:40
Estranho, os caras anunciam no site e não tem a mercadoria para vender!!!!
É cada uma...
Obrigado squinzani.

tuna
01/03/2016, 08:28
Estranho, os caras anunciam no site e não tem a mercadoria para vender!!!!
É cada uma...
Obrigado squinzani.

Em momento algum o site fala que tem pra jeep... :roll:

[]´s

Flavio Ramos
01/03/2016, 21:18
Tuna, dá uma olhada nesse anúncio anexo!!

Marcos_sc
01/03/2016, 22:39
já vi muitas adaptadas em antigos. Os doadores são diversos, sempre existe uma boa alma para ajudar com isso.

os gringos colocam, inclusive, potenciometro para ajustar e até travara direção. um antifurto simples e eficiente.

tuna
02/03/2016, 17:05
Tuna, dá uma olhada nesse anúncio anexo!!

Beleza Flávio :concordo:, é que no link que tem no primeiro post não fala...

[]´s

Walter da Camper
02/03/2016, 18:57
Se for a mesma Work que fabrica guinchos, o produto deve ser bom.
Sendo de uso universal, certamente é adaptável no Jeep.
O email do Anderson deve ter assustado os caras com o tamanho de pneus e eles acharam melhor dizer que não tem, pois ninguém dá garantia para nada em jeep que tem pneuzão.

squinzani
03/03/2016, 09:15
Se for a mesma Work que fabrica guinchos, o produto deve ser bom.
Sendo de uso universal, certamente é adaptável no Jeep.
O email do Anderson deve ter assustado os caras com o tamanho de pneus e eles acharam melhor dizer que não tem, pois ninguém dá garantia para nada em jeep que tem pneuzão.

eu não quis assusta ninguém :boxing:


mas fazer o que? eu penso já no futuro.. hj uso pneu que da umas 28~29"... mas quero passar para 33.. 35.. até mesmo quem sabe 37, ai tenho que pedir né :D


os caras tem que entender, pneuzão é melhor que pneuzinho em buraco :D

Flavio Ramos
04/03/2016, 19:05
É isso aí squinzani, eu também curto PNEUZÃO!!!!

Flávio Cadore
05/03/2016, 12:35
Não faz muito tempo eu instalei na minha gaiola uma direção elétrica do Fiat Stilo, ela tem o módulo integrado à carcaça e é menor que esta da Work...
Ela funcionou por um bom tempo em modo de emergência porque não tinha o sensor de velocidade e o computador de bordo do Stilo. Em modo de emergência ela fica com 50% da força...se tivesse todos os componentes ela variaria a foça conforme a velocidade do veículo.
Agora ela parou de funcionar.
Mas pesquisando acho que dá para achar uma direção elétrica veicular que se encaixe melhor em carros antigos, na época paguei 400 pilas na minha.

Arildo MT
05/03/2016, 15:20
eu não quis assusta ninguém :boxing:


mas fazer o que? eu penso já no futuro.. hj uso pneu que da umas 28~29"... mas quero passar para 33.. 35.. até mesmo quem sabe 37, ai tenho que pedir né :D


os caras tem que entender, pneuzão é melhor que pneuzinho em buraco :D

Em todos os carros que usei no fora de estrada, tive desempenho bem melhor com pneu estreito e alto ''linguiça'' porem sempre em lama lisa ou pesada em subidas ingrimes com muita lama tambem passavam brincando com mud 7.50 r16 enquanto que o mesmo carro com os os mud 265/70 r16 empacava e não ia, apesar de sobrar potencia e giro, eles ficavam deslizando sobre a lama, enquanto os estreitos afundavam um pouco e buscavam tração passava blz, agora em barro mega profundo os estreitos se dão mal, 02 aceleradas e afunda até a carroceria, enquanto os largos parecem flutuar mais, nunca usei em rochas ou GRANDES erosões.

Rodrigo Baratti
06/03/2016, 20:21
Em todos os carros que usei no fora de estrada, tive desempenho bem melhor com pneu estreito e alto ''linguiça'' porem sempre em lama lisa ou pesada em subidas ingrimes com muita lama tambem passavam brincando com mud 7.50 r16 enquanto que o mesmo carro com os os mud 265/70 r16 empacava e não ia, apesar de sobrar potencia e giro, eles ficavam deslizando sobre a lama, enquanto os estreitos afundavam um pouco e buscavam tração passava blz, agora em barro mega profundo os estreitos se dão mal, 02 aceleradas e afunda até a carroceria, enquanto os largos parecem flutuar mais, nunca usei em rochas ou GRANDES erosões.

Esse assunto é polêmico e para outro tópico.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/51797-pneus-finos-x-largos-trilhas-com-atoleiros-e-erosoes.html

[]'s

Arildo MT
07/03/2016, 00:48
Esse assunto é polêmico e para outro tópico.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/51797-pneus-finos-x-largos-trilhas-com-atoleiros-e-erosoes.html

[]'s

Verdade, as vezes lemos algo, nos empolgamos e acabamos desvirtuando o proposito do tópico, foi sem querer querendo.

construtorbc
15/07/2017, 14:36
Na semana que vem vou pegar uma coluna dessas com todo o chicote para ver onde sao ligados os fios, sei que sao dois fios grossos para fazer a alimenteçao e mais tres fio fino para fazer a comunicação

construtorbc
15/07/2017, 14:39
549942549942

Bianco RJ
20/07/2017, 22:25
549942549942

Boa noite.

Bom. na verdade precisamos pelo menos de um pós chave pra ligar o sistema, além do positivo e negativo. Mas pelas imagens da pra ver que são três fios de sinal (finos) além dos dois de alimentação. O segundo certamente é um sinal de velocidade que vem da ECU e serve pro sistema dosar o torque de atuação, ou seja, torna a direção mais atuante em baixa velocidade e menos atuante, ou até desligada, em alta velocidade.
Já o terceiro fio provavelmente é um sistema anti-furto. Em muitos carros modernos ao se dar partida os módulos eletrônicos se comunicam entre si informando seus números de série à ECU através de uma linha CAN, que também recebe o numero do chip transponder embutido na chave do carro. Isso dificulta o comercio de peças usadas por que, em tese, se vc trocar um simples painel de instrumentos, ou um modulo ABS, ou a ECU, o numero de série desse componente (ou dos demais, no caso de troca da ECU) não vai ser reconhecido pela ECU e o carro não funciona. Evidentemente esse sistema é craqueável, e vc pode encontrar profissionais especializados em apaziguar a ECU com os novos módulos ou vc pode comprar as peças possivelmente roubadas em kits no ML...
De qualquer forma se for este o caso poderá ser um grande dificultador.
Se eu estiver certo será muito facil identificar os fios, conhecendo alguém que tenha um carro equipado com uma coluna igual:
Primeiro passo: Com um multímetro teste cada um dos três fios finos com a chave desligada e ligada (sem virar o motor). Assim você vai encontrar o Pós-chave (0v desligada e próximo a 12v ligada, se mantendo assim mesmo depois de finalizado aquele autoteste em que os ponteiros do painel do carro vão ate o fim da escala e voltam).
Eliminado este fio puxe uma "extensão" de cada um dos dois restantes (de um jeito de enfiar um fio com a ponta desencapada por traz do conector mesmo e prenda junto aos três fios do conector com um pedaço de fita pra não sair do lugar) Em seguida peça ao seu amigo dono do carro em questão pra dar uma volta e, com um osciloscópio, vc vai tentar descobrir em qual dos dois restantes aparece um sinal alternado. A frequência desse sinal vai aumentar conforme aumenta a velocidade do carro. Esse é o fio do sinal de velocidade e, num primeiro momento, não precisamos nos preocupar com ele: Se a direção receber 0v constantes nesse fio vai entender que o carro está parado e atuar com máximo torque o tempo todo, como num sistema tradicional de direção hidráulica de ação constante (não progressiva). Futuramente, dando tudo certo, esse sinal pode ser criado no carro adaptado de n maneiras, dentre as quais: Montando uma caixa de engrenagem no cabo do velocímetro e puxando uma derivação pra um sensor de velocidade de moto (boas casas de conserto de taximetros, velocímetros e tacógrafos mecanicos teriam um velhinho que construiria isso, mas estão extintas), como o da Honda Twister, por exemplo, ou utilizando uma roda fônica montada diretamente em um dos cardãs, ou numa flange em alguma junção de um dos cardãs, ou no cubo de uma das rodas, como nos sistemas de freios ABS, ou mesmo fresando alguma parte da arvore de transmissão de modo a criar uma roda fônica que será lida por um sensor magnético de sistema ABS ou mesmo de ponto de motor. Essa parte vai depender da sua criatividade e do carro a ser adaptado. O interessante é não fugir muito das frequências de trabalho originais do sistema(anote a frequência acusada pelo osciloscópio a uma determinada velocidade e depois faça os cálculos considerando o comprimento da banda do pneu do carro de origem, o comprimento da banda de pneu do carro adaptado, e o local de montagem da roda fônica adaptada pra tentar manter valores próximos ou ligeiramente maiores, se quiser uma direção mais leve, ou ligeiramente menores se quiser uma direção mais firme). Até ai é facil (considerando que, mesmo que vc não tenha um multímetro e um osciloscópio é só pagar uma cerveja pra um técnico de eletronica daqueles que consertam TV fazer esses testes). O problema será o terceiro fio misterioso... Mas mesmo que minha teoria esteja certa, é possivel que a coluna trabalhe em one-way, ou seja, transmita o numero de série pra ECU mas não receba resposta pra se ativar. Se for este o caso não fará diferença deixar esse fio desligado... Então acho que vale a pena tentar!

Bianco RJ
20/07/2017, 22:54
Outras possibilidades que me ocorreram pro terceiro fio são uma luz espia (no primeiro teste descrito o terceiro fio fica positivo enquanto a luz correspondente, se houver, estiver acessa ao girar a chave e 0v quando ela se apaga) ou um fio de diagnostico pro conector ODB... se for o primeiro caso é só instalar uma luz no painel ou deixar desligado, no segundo pode deixar desligado também... tai, parece simples!

Bianco RJ
28/07/2017, 07:55
A quem interessar possa, tai o diagrama!


550545

Aristides Jr
22/08/2017, 18:48
Em março do ano passado procurei a Guinchos Work IGW Industria e Comércio Ltda! E me enviaram a proposta para instalação da direção elétrica no meu CJ3A (51) o preço foi de R$ 3200 instalado com garantia de 6 meses! Eles não tinham um KIT específico para Jeep, No entanto a instalação é simples, e é necessário um profissional qualificado em soldas TIG ou MIG, para soldar duas buchas estriadas na barra da direção original.

Rodrigo Baratti
23/08/2017, 01:11
Em março do ano passado procurei a Guinchos Work IGW Industria e Comércio Ltda! E me enviaram a proposta para instalação da direção elétrica no meu CJ3A (51) o preço foi de R$ 3200 instalado com garantia de 6 meses! Eles não tinham um KIT específico para Jeep, No entanto a instalação é simples, e é necessário um profissional qualificado em soldas TIG ou MIG, para soldar duas buchas estriadas na barra da direção original.

E???
Ficou bom? Está macia? apresentou algum problema nesse periodo? Tem fotos?
Quais as suas impressões?

[]'s

blowerleco
06/09/2017, 11:05
fio amarelo com vermelho positivo direto , azul e preto negativo direto e o 2º fio fino é o pós chave, comprei uma coluna destas e não funcionou sem a rede can , alguem tem alguma ideia de burlar esta rede ?, a coluna do i30 é quase igual e funciona ligando estes 3 fios em posições diferentes , estão fazendo isso nos gol olha no youtube : saveiro g2 com direção eletrica do i30

blowerleco
06/09/2017, 11:10
bom dia , estou tentando adaptar uma coluna destas e não funciona sem a rede can , sabe me dizer alguma coisa que eu possa fazer para ligar?

blowerleco
06/09/2017, 11:12
549942549942

liguei uma destas e não funciona sem rede can ,sabe me dizer como faço para ligar sem can?

Thiago Rodeghel
10/09/2017, 14:21
liguei uma destas e não funciona sem rede can ,sabe me dizer como faço para ligar sem can?

Não funciona, trabalho na VW, justamente na área onde são instaladas as colunas de direção elétricas, SEM REDE CAN Não irá funcionar, segundo o próprio fornecedor TRW... Se dá para burlar, não sei...

Simplificar fica mais fácil, bomba hidraulica e caixa hidráulica resolve...

[s]

rodrigoevaldo
10/09/2017, 19:56
Olá galera. Já faz tempo que vim pesquisando como adaptar coluna de direção assistida num estilo mais plug and play. Quando soube da direção elétrica achei o conceito teórico uma maravilha pois sou engenheiro eletrônico e não requer tantos acessórios mecânicos como no caso da direção hidráulica.
Bom depois de muito pesquisar, me parece que tudo que é gringo e até aqui no Brasil todos usam a direção elétrica do Corsa B antigo (pelo que entendi europeu, porque no Brasil não havia direção elétrica nos anos 97 à 99). Esse é o mais simples de usar, o módulo eletrônico recebe a alimentação da bateria (+) e (-) e outros 3 terminais eram conectados ao módulo EFI que pode ser adaptado um simples potenciômetro ao painel, no qual pode ajustar a força da assistência elétrica (quando veículo parado você regula que deseja mais força, conforme ganha velocidade vai reduzindo a força da assistência senão vai deixar a direção instável por ser mole demais; isso o módulo EFI faz automático).
Há diversos vídeos no youtube dos gringos utilizando essa direção e adaptando em tudo que é lugar até em trator, utilizando como talha elétrica e outras aplicações malucas.
No mercadolivre tem:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-854100892-caixa-de-direco-eletrica-universal-220w-kombi-chevette-_JM

E no AliExpress também encontra, é o mesmo do antigo Corsa B europeu.
Galeria de direccao assistida electrica por Atacado - Compre Lotes de direccao assistida electrica a Precos Baixos em Aliexpress.com (https://pt.aliexpress.com/w/wholesale-direc%25C3%25A7%25C3%25A3o-assistida-el%25C3%25A9ctrica.html?spm=a2g03.search0104.0.0.p bciCG&initiative_id=RS_20170910155237&site=bra&groupsort=1&SortType=price_asc&g=y&SearchText=direc%C3%A7%C3%A3o+assistida+el%C3%A9ct rica)

Espero que essa informação seja útil.

Sobre outras direções elétricas FORD, CITROEN, VW e entre outros, não encontrei nenhuma informação de como fazer interface com o módulo da direção.

Dic3
11/09/2017, 09:39
A coluna de direcao eletrica do i30 tambem é facilmente adaptavel.

Aristides Jr
11/09/2017, 15:14
Olá! Não instalei! somente procurei e solicitei orçamento/proposta! Também estou esperando para saber se alguém instalou e qual foi o resultado. A impressão que tenho é que funciona muito bem pois acredito que o conjunto mecânico é bastante forte, o problema é o esforço do motorista.

Arthur Gubert
11/09/2017, 15:37
Pelo o que pesquisei, sim. O produto é da WORk "guinchos"

Achei link com preço e mais detalhes.
Segue

Caixa de Direcao Eletrica - Guinchos Work (https://www.lojaguinchoswork.com.br/work-eletric)

blowerleco
11/09/2017, 17:06
pois é , olhando uma coluna do i30 é quase igual a esta do ka , muda a configuração dos fios e só , mas a programação do i30 quando não recebe o sinal can ele entra em emergencia e funciona e a do ka não,teria que ou pegar a saida que liga o sistema ou tentar colocar a programação do i30 nesta coluna

junin
23/10/2017, 14:44
pois é , olhando uma coluna do i30 é quase igual a esta do ka , muda a configuração dos fios e só , mas a programação do i30 quando não recebe o sinal can ele entra em emergencia e funciona e a do ka não,teria que ou pegar a saida que liga o sistema ou tentar colocar a programação do i30 nesta coluna

Alguém sabe se do ix35 é igual a do i30?

alemão120264
24/10/2018, 16:24
Boa tarde pessoal. Preciso de sugestões para instalar direção elétrica em meu jeep willys 1975. Alguém já fez uma instalação assim? Podem passar referências, modelos, fornecedores, etc.?

Aristides Jr
24/10/2018, 16:37
Olá Alemão!

Existe um post sobre direção da marca Work, até agora não ví instalado em nenhum Jeep!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/154878-direcao-eletrica-work-eletric-para-jipe-alguem-conhece-esse-produto.html

PedroCJ5branco
26/10/2018, 13:07
Boa tarde a todos
Em relação a direção elétrica não seria mais fácil adaptar uma hidráulica?

Aristides Jr
26/10/2018, 14:59
Olá Pedro!
Minha opinião para sua pergunta é Não!

Adaptar direção elétrica implica apenas em cortar a coluna entre o volante e a caixa, normalmente embaixo do painel, soldar e instalar o servo, também demanda uma ligação elétrica simples.

De positivo:- Este sistema alivia o esforço do motorista, e mantem tudo o que voce já possue, pode ser tudo original!
De negativo:- Se voce tem um sistema ruim, com folga, a instalação não corrige.
Considero como negativo também o preço, ao meu ver alto (R$3600 instalado).

A direção hidráulica é ótima só que voce terá que realizar muitas modificação no seu Jeep, modificação de caixa, instalação de bomba, coluna articulada, passar mangueiras, modificação nas barras e provavelmente Hi-steers.
Adaptação de direção hidráulica no Jeep não é padronizada, cada um monta do seu jeito! O resultado depende muito do instalador e da qualidade das peças.

KitiU.
26/10/2018, 17:03
Dae Pessoall,

Pesquisa ai no youtube, tem muitos videos do pessoal instalando a coluna elétrica nos gol quadrado e bolinha e etc...

Eu estou com o setor elétrico do corola para instalar no meu jeep, paguei 450,00... só não instalei ainda porque não me deu tempo... mas acredito que não será difícil...

Para quem tem uma direção mecânica bem instalada e em boas condições, acho que vale a pena o setor elétrico...

Aristides Jr
26/10/2018, 17:30
KitiU. Tudo bem!

O seu caso vai esclarecer muito! É o tipo de instalação que estou esperando!

O preço que voce falou não me assustou, No meu caso penso que consigo instalar, para mim não é difícil cortar a coluna, soldar e fazer a parte elétrica. (eletrônica não)

O problema é que eu achava que utilizar uma coluna de outro carro dependeria da eletrônica para funcionar, pelo que sei a direção nos carros mais novos ela recebe informações do computador para funcionar!

Eu lí aqui no forum que alguem instalou numa gaiola, funcionou! Mas foi em modo de segurança com 50% da força e depois de algum tempo parou de vez.

Walter da Camper
26/10/2018, 18:52
Eu acrescentaria mais um ponto negativo:

Uma das diferenças entre a caixa de direção mecânica é a hidráulica é que esta última tem um menor numero de voltas no volante, deixando a direção mais ágil além de mais leve.
A instalação da coluna elétrica, mantendo a caixa mecânica original, melhora o quesito leveza, mas não melhora o quesito agilidade na direção, mantendo o elevando número de voltas no volante.
Em alguns casos isso pode ser aceitável, mas o resultado final é inferior em relação à sensação que se tem ao dirigir um carro com direção hidráulica.








De positivo:- Este sistema alivia o esforço do motorista, e mantem tudo o que voce já possue, pode ser tudo original!
De negativo:- Se voce tem um sistema ruim, com folga, a instalação não corrige.
Considero como negativo também o preço, ao meu ver alto (R$3600 instalado).

KitiU.
27/10/2018, 10:15
KitiU. Tudo bem!

O seu caso vai esclarecer muito! É o tipo de instalação que estou esperando!

O preço que voce falou não me assustou, No meu caso penso que consigo instalar, para mim não é difícil cortar a coluna, soldar e fazer a parte elétrica. (eletrônica não)

O problema é que eu achava que utilizar uma coluna de outro carro dependeria da eletrônica para funcionar, pelo que sei a direção nos carros mais novos ela recebe informações do computador para funcionar!

Eu lí aqui no forum que alguem instalou numa gaiola, funcionou! Mas foi em modo de segurança com 50% da força e depois de algum tempo parou de vez.

Ola Aristides,

Bem, existem muitos por ai usando essas colunas adaptadas.... até o momento pelas pesquisas que fiz, não vi relatos de que para de funcionar... a ligação é simples, a central da direção elétrica funciona com positivo e negativo direto na bateria e um positivo pós chave para acionar ela... agora se fica somente com 50% da assistência, ai não sei... mas por um lado é bom que não fique 100%, pois ficará muito leve em casos de alta velocidade em deslocamentos...

Na minha como ainda não instalei, fiz somente um teste se estava funcionando quando a recebi, não sei avaliar o quanto leve irá ficar, e se o motor esta funciona do com 100% da assistência ou somente em 50%... mas percebi que girando o lado do volante é impossível travar o lado do setor... o motor exerce muita força...

Eu optei pela coluna elétrica pois não quero ter uma bomba hidráulica no motor, e por que meu setor mecânico esta muito bem adaptado e a muitos anos não deu nenhum problema, uso o setor do passat, que é preso no dois lados do chassis e a barra corre no meio...

Espero até final do ano já ter instalado ela...

Aristides Jr
29/10/2018, 09:42
Olá Kitiu.!

Pesquisei mais um pouco e estou mais convencido que no meu caso, e acredito ser o caso de muitos, é a melhor adaptação!

Não que eu seja purista nem amante do passado, mas gosto da robustez, força e simplicidade de todo o conjunto do Jeep! e isso não exclui a direção.

Tudo bem está ultrapassado e piora se modificar pneus, suspensão, etc... Só que manter tudo aquilo também significa muitos problemas a menos.

Acho que 50% de perda foi uma estimativa do usuário Flávio Cadore para descrever a instalação! não acredito que foi baseada em medidas nem teste de nada, foi só uma impressão.

Está claro para mim que não vai funcionar como no carro doador, não levará em consideração informações da inteligência da central eletrônica do carro.
Mas mesmo "ignorante" e "burra" ela vai funcionar como uma hidráulica que também não trabalha com inteligência!

Enfim vou desde já manter, reparar se necessário, refinar e ajustar meu sistema de direção mecânico, pois tenho a certeza de que direção elétrica é a melhor adaptação.

Quero acompanhar de perto cada uma das adaptações!

KitiU, fico aqui aguardando que realize logo esta adaptação.

Se puder post aqui fotos de como está seu atual sistema.

Aristides Jr
29/10/2018, 09:50
Eu acrescentaria mais um ponto negativo:

Uma das diferenças entre a caixa de direção mecânica é a hidráulica é que esta última tem um menor numero de voltas no volante, deixando a direção mais ágil além de mais leve.
A instalação da coluna elétrica, mantendo a caixa mecânica original, melhora o quesito leveza, mas não melhora o quesito agilidade na direção, mantendo o elevando número de voltas no volante.
Em alguns casos isso pode ser aceitável, mas o resultado final é inferior em relação à sensação que se tem ao dirigir um carro com direção hidráulica.

Olá, Walter da Camper!

Concordo com o que voce diz!

Dependendo da necessidade de cada Jeep, o resultado poderá ser melhor mudando o sistema original para um sistema mais compatível.

Mas ainda sim pode ser feito com a direção mecânica e usar a assistência da direção elétrica, ao invés da hidráulica.

Fazendo isso elimina toda a parte "molhada" que seria bomba e mangueiras... e também a parte motriz, que é a parte de polias e coreia.

Walter da Camper
29/10/2018, 17:28
Se for uma caixa de setor/sem fim, uma opção é aumentar o comprimento do braço pitman da caixa mecânica, assim aproveita melhor a força da coluna elétrica.
Se for caixa mecânica de pinhão/cremalheira tipo gol/santana, teria que mexer nos munhões para diminuir a distância entre o terminal da barra e o centro do munhão.


Olá, Walter da Camper!

Concordo com o que voce diz!

Dependendo da necessidade de cada Jeep, o resultado poderá ser melhor mudando o sistema original para um sistema mais compatível.

Mas ainda sim pode ser feito com a direção mecânica e usar a assistência da direção elétrica, ao invés da hidráulica.

Fazendo isso elimina toda a parte "molhada" que seria bomba e mangueiras... e também a parte motriz, que é a parte de polias e coreia.

marushio
16/11/2018, 02:26
meus 30 centavos de real, um conhecido instalou a de i30 no twingo dele , funciona perfeito com uma observação , o sistema não retorna o volante ao centro , só manualmente, quando soube disso desisti da ideia , mas ai vai de cada um , sempre tem que lembrar de voltar o volante ao centro pra não acontecer nenhum acidente

Dic3
19/11/2018, 09:45
meus 30 centavos de real, um conhecido instalou a de i30 no twingo dele , funciona perfeito com uma observação , o sistema não retorna o volante ao centro , só manualmente, quando soube disso desisti da ideia , mas ai vai de cada um , sempre tem que lembrar de voltar o volante ao centro pra não acontecer nenhum acidente

Tem coisa errada com o caster do carro, nao acredito ser algo relacionado a coluna. Porque se fosse assim o I30 ao entrar em modo de emergencia tambem nao voltaria

marushio
20/11/2018, 14:02
isso foi o que me foi relatado na adaptação , não sei dizer ao certo o que ocasiona tal problema , e não foi só um que fiquei sabendo com essa peculiaridade , alias acho que todos os que usam a coluna do i30 nos twingos estão assim. muita gente não quis adaptar por causa desse inconveniente :(

Aristides Jr
22/11/2018, 09:49
Aos poucos vou revisar todo meu sistema de direção original, ajustar a caixa, terminais, deixar tudo funcionando certinho!
Quer deixar tudo perfeito com possibilidade de instalar Direção elétrica!

Hoje tem muito na internet instalações com coluna de i-30 até 2012 pois funcionam sem receber informações da central de injeção!
Acredito que logo vamos ter circuitos simples com leitura da velocidade para torná-la progressiva.

Walter da Camper
22/11/2018, 12:56
Para quem é do ramo da eletrônica, um bom nicho de mercado é montar circuitos simples para substituir os sistemas eletrônicos caros e complicados dos carros atuais.
E não é só para adaptação em jipe. Quando esses carros ficarem velhos, seus donos vão procurar por soluções simples e baratas ao invés de pagar 5 ou 10mil num módulo importado.

Aristides Jr
05/08/2020, 17:54
Dae Pessoall,

Pesquisa ai no youtube, tem muitos videos do pessoal instalando a coluna elétrica nos gol quadrado e bolinha e etc...

Eu estou com o setor elétrico do corola para instalar no meu jeep, paguei 450,00... só não instalei ainda porque não me deu tempo... mas acredito que não será difícil...

Para quem tem uma direção mecânica bem instalada e em boas condições, acho que vale a pena o setor elétrico...


Olá Christian!

Instalou a direção elétrica?

Conte para nós se conseguiu mexer com isso.

Abraço Aristides Júnior

Eduardo_1981
11/08/2020, 15:02
Boa Tarde, não sou o Christian,
mas eu tenho direção elétrica no meu Jeep, já a uns 2 anos eu acho, eu mesmo fiz, como tudo que tenho no Jeep. Gosto de eu mesmo fazer toda a parte mecânica e elétrica, e nunca levei ele em um mecânico.

Na verdade, acabei fazendo por diversão, porque achei a coluna de direção, se não me engano do Nissan Livina / Versa, bem barata no mercado livre, na época paguei menos de R$ 300,00, com o modulo e tudo. E achei mais interessante e mais fácil para mim do que colocar uma direção hidráulica, que estava pensando em colocar na época, é bem menos adaptações.

Eu possuo a caixa de direção do Santana, que já veio quando comprei o Jeep a 6 anos, ela continua lá, apenas modifiquei a coluna de direção, coloquei o motor embaixo do painel, a coluna do Livina veio com ajuste de altura e profundidade, mas eu tirei todo esse sistema fora, porque daria muito trabalho para mim adaptar em casa, e gosto de começar e terminar logo quando desmonto alguma coisa no Jeep. Mas com certeza também dá para manter tranquilamente o sistema, e fazer melhor do que eu, que simplesmente coloquei a coluna ali onde já passava a coluna antiga, creio que é até melhor furar o painel e deixar o motor da coluna mais alto, porque libera mais espaço entre os pedais. Mas isso vai de cada um.

Então apenas fiz os eixos para conectar a coluna elétrica na caixa de direção.

A coluna que usei não é progressiva, então não varia conforme a velocidade.
É apenas ligada na bateria e na ignição, coisa bem simples, vou tentar por a foto abaixo da ligação do modulo, se fiz alguma outra coisa não me lembro, mas posso olhar no Jeep sem problemas. Que eu me lembre não fiz nada de diferente do esquema que vou tentar colocar na foto. Não participo muito do fórum, então não estou acostumado com as ferramentas aqui. Mas tentarei colocar as fotos.
Tem video inclusive de um cara, com esse mesmo modulo, do esquema que usei, que ele dirigia o carro em um estacionamento somente com um potenciometro, que ele usou para enganar os sensores de torque da coluna.

O motor que ficou abaixo do painel, precisei fazer um suporte que liga cada lado da coluna elétrica na parede corta fogo e no painel ligar uma barra na outra para ter rigidez. Isso para sustentar o peso do motor da coluna e para coluna não se torcer quando virar o volante, mas é simples, usei 3 tubos de aço apenas e já dá conta.

Já tenho a pelo menos 2 anos, nunca deu problema, mas também nunca molhou ou pegou lama ali onde está o modulo (atras do painel) dirige tranquilamente com 1 dedo. Na estrada se comporta bem, porem talvez pelo caster do meu Jeep, depois da direção elétrica o volante não volta sozinho depois de uma curva, eu acabei me acostumando, mas um dia vou corrigir o caster para fique da forma correta, porque ele fica muito leve no volante, mas para mexer a direção através do pneu, fica bem pesado.

Outro problema é que na lama, a gente perde a noção da força que está fazendo na roda, porque fica muito leve e não se sente bem a força que está fazendo para esterçar a roda. Na direção hidraulica isso é melhor. A quantidade de voltas no volante fica a mesma pois a caixa de direção não muda nesse caso. Mas acredito que seja mais costume, já que hoje em dia as caminhonetes vem com direção elétrica também, e são bem leves.

Não faço trilhas pesadas com Jeep, só coisa leve onde a maioria passa, tenho o Jeep como hobby, uso para ir ao sitio, subo e desço a serra, ando na cidade, as vezes venho trabalhar com ele, apenas por hobby e diversão, já que lá em casa todo mundo gosta do Jeepinho e tanto a mulher como os filhos já fabricaram algo para ele. Tambem fiz eu mesmo uma gaiola com chassis de variant, que essa eu uso para judiar mesmo.

Vou tentar colocar uma foto que usei da internet do esquema eletrico, porque pesquisei em sites de fora, pois tem mais informação, e umas da coluna no meu Jeep. Se precisar de outras fotos, posso providenciar durante a semana.



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Aristides Jr
13/08/2020, 10:19
Olá Eduardo!

Adorei o resultado! Gostei muito!

Finalmente um relato de sucesso e realista de instalação num Jeep Willys!

Parabéns pelo trabalho!

A aparência ficou ótima, discreta! Se não prestar atenção nem se percebe a instalação!

Este seu sistema presta exatamente para o meu caso e o de muitos que desejam uma dirigibilidade melhor e não querem perder muito em originalidade!

A simplicidade é a chave para o ótimo funcionamento dos Jeeps!

Aristides Júnior

Elmer_Jeep
06/05/2023, 11:29
Bom dia, alguém mais utilizando sistema de direção elétrica ?
Vou começar a reforma de um CJ5 para um cliente, ele quer direção hidráulica, mas se já tiver no mercado algum projeto simplificado da elétrica eu pretendo adaptar.

Valeu.

Eduardo_1981
10/05/2023, 10:32
A que eu fiz ali, continua funcionando até hoje, zero manutenção....

Aristides Jr
09/11/2023, 13:57
Olá Pessoal!
Ainda penso bastante nisso!!!
Encontrei um video gringo com a adaptação de direção elétrica no Jeep Willys!
Gostei muito pois se trata de Jeep anterior a 52 exatamente o modelo do meu e com a caixa de direção original Ross!
How to Add Electric Power Steering to a Willys Jeep - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=SUlt03cuzyA)

Elmer_Jeep
09/11/2023, 17:41
Eu andei pesquisando e já encontrei um fornecedor que entrega com o módulo desbloqueado, bastando ligar os fios positivo e negativo.
Já vi (em vídeo) os conjuntos adaptados em F4000 e Mercedes 608, a dianteira desses caminhões tem bastante peso e mesmo assim funciona perfeitamente, os caras esterçam a direção com apenas 1 dedo no volante.

Estou reformando um willys 1958 e uma F100 197 e pretendo instalar o kit elétrico em ambos, mas a reforma ainda não chegou no sistema de direção.

Na F100 vou manter a caixa original, mas no willys pretendo instalar uma caixa de direção mecânica do opala lá na frente do chassi porque não gosto do sistema original com aquela barra lateral e bumerangue.

A configuração das barras de direção vai ficar como nas imagens em anexo

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