PDA

Ver Versão Completa : SUV até 22mil reais!



michelchain
01/07/2011, 11:42
Bom Dia!

Meu nome é Michel e estou procurando SUV até 22 mil reais para uso esporádico na cidade, em viagens e trilhas médias e leves. Já fiz diversas pesquisas (fóruns, sites e mecânicos) sobre modelos de SUV nessa faixa de preço e já tenho um bom número de informações sobre os modelos que me interessaram. Gostaria de saber agora opiniões de proprietários e ex-proprietários sobre o modelo em específico que mais me interessou. O SUZUKI VITARA/SIDEKICK 1.6 16V 4 PORTAS.

Escolhi este modelo em específico pois é oque mais se encaixa dentro da minha "capacidade financeira". Tanto pelo preço das peças quanto pelo consumo do veículo.

obs: já tive um Niva (esse da foto do meu perfil), portanto estou ciente que um Jipe ou SUV demanda um gasto e uma manutenção "maior" que um carro comum. Não quero outro Niva e sim o veículo melhor, maior e mais confortável.

Segue abaixo algumas perguntas:

- Qual é o consumo de combustível médio desta viatura? (não pretendo por GNV ou converter pro álcool - quero deixa-lo ORIGINAL)

- Qual é o valor médio da manutenção preventiva e rotineira dele? E qual é a melhor frequencia? (3mil kms, 5mil kms, 10mil kms?) (sempre cuidei MUITO bem do meu ex-Niva, vendi ele impecável e o emsmo nunca me deixou na mão, mesmo em situações mais "punks", ou seja, cuido muito bem e tenho paciência pra buscar o melhor mecânico especializado e as melhores lojas especializadas de peças)

- Gosto muito de viajar e normalmente estas viagens são de curta, média a "longa" duração. (Londrina, Litoral Norte e Sul de SP, Sul do Brasil, Cidades do "Interior" de SP, Minas Gerais e Paraná) O carro dá conta? Dá pra encontrar peças e mecânicos especializados nessas localidades que citei caso tenha algum "imprevisto" desagradável?

- Prefiro câmbio Manual, por questão de costume e economia de combustível, mas já ouvi dizer que os câmbios automáticos do Suzuki Vitara/Sidekick são muito bons. Estou certo? O câmbio automático é sequencial? Tem como deixa-lo em uma marcha "lenta" caso estiver descendo a serra e quiser poupar os freios? Dirijo as vezes uma Pajero Full automática com câmbio tiptronic. E considero o câmbio dela muito bom, mas apenas pelo fato de que consigo trocar as marchas "manualmente" qdo necessário (ultrapassagens e retomadas) e consigo deixar o carro em marcha lenta caso necessário (descidas, serras,trilhas). Dá pra fazer isso com o Vitara/Sidekick?

- Já conheço a Suzukar em SP e sei que é uma das melhores (se não a melhor) loja especializada em peças de suzuki. Já dei uma fuçada nos preços de algumas peças "coringas"(homocinética, correia dentada, bomba de gasolina, pastilhas de freio, filtros em geral, entre outras) que "ditam" basicamente quanto custa a manutenção deste veículo. E foi por meio desta pesquisa também que acabei optando pelo modelo 1.6 16v e não o 2.0 V6 (que é bem mais caro de manutenção e peças). Gostaria de dicas e sugestões de mais LOJAS e MECÂNICAS especializadas em Suzuki? Estou localizado na ZONA OESTE DE SP, existe alguma loja ou mecânica BOA nessa região?

- Pretendo dar um "lift" na suspensão do Vitara/Sidekick com calços de 2 ou 3 polegadas e penus maiores. Qual é o máximo que posso levantar o veículo sem comprometer MUITO a estabilidade? Quanto custa mais ou menos esse "lift" (peças + mão de obra)? Qual é a medida de pneu mais adequada pra por no veículo nessa situação? (gosto dos pneus BF de medida 30,5 - Cabe?)

- Vi alguns Vitaras/Sidekicks com um parachoque de ferro fabricado exclusivamente para este modelo. Dá pra encontrar estes parachoques ainda?

- Quero pegar, se possível, um modelo acima de 95. Com preferência para modelos de 97 que são os últimos a ser fabricados com essa configuração que desejo. Tem alguma particularidade em geral de um ano pra outro?

- Qual é a potência real do motor 1.6 16v? 94 ou 96cv?

Pretendo pegar o veículo no começo do ano de 2012. Estou providenciando $$$ para isso.

Bom, essas são as dúvidas que tenho até o momento, ou pelo menos as que lembrei até agora.

Agradeço muito a ajuda de todos.

MUITO OBRIGADO

Abç

Michel

Robertux
04/07/2011, 13:16
Se você já se decidiu pelo Vitara, que alias é um ótimo SUV, acho que você deveria buscar mais informações sobre ela no forum específico de Suzuki, este é para os SUV que não tem forum específico, portanto acho que ninguém poderá ajudá-lo aqui porque os proprietários de Suzuki se encontram naquele forum.

michelchain
04/07/2011, 13:24
Se você já se decidiu pelo Vitara, que alias é um ótimo SUV, acho que você deveria buscar mais informações sobre ela no forum específico de Suzuki, este é para os SUV que não tem forum específico, portanto acho que ninguém poderá ajudá-lo aqui porque os proprietários de Suzuki se encontram naquele forum.

Já busquei informações por lá mesmo. Já tive algumas respostas ótimas. Muito obrigado pelo conselho.

Abç

Zuriel
04/07/2011, 13:48
De cima para baixo:
Jeep Cherokee Sport - Forte e gastador
Suzuki Vitara/ Grand Vitara - Economico valente - casamento sem fim
Niva- Gastador - sem espaço - sem peças - casamento eterno
Kombi - Espaço e economia
Belina 4x4 - Espaço - economia

michelchain
04/07/2011, 14:41
De cima para baixo:
Jeep Cherokee Sport - Forte e gastador
Suzuki Vitara/ Grand Vitara - Economico valente - casamento sem fim
Niva- Gastador - sem espaço - sem peças - casamento eterno
Kombi - Espaço e economia
Belina 4x4 - Espaço - economia

hahaha. Obrigado pela dica Zuriel.
Vou optar pelo "casamento sem fim".
Já estive em um "casamento eterno" que no fim não foi tão eterno assim. Vendi meu ex Niva bem rápido inclusive e mais caro do que paguei na época.
Se tivesse MUITO $$$ com certeza optaria por um Cherokee Sport.
Belina 4x4 é um cássico. Mas falta reduzida.
Abç

hugocsl
04/07/2011, 16:49
Ford Explorer, melhor custo benefício...

[]´s

michelchain
04/07/2011, 16:53
Ford Explorer, melhor custo benefício...

[]´s

Não tenho dúvida que a Explorer seja uma BAITA de uma SUV. Mas o consumo dela é muito elevado. Cheguei a cogitar ela como uma opção, mas o preço das peças e o consumo de combustível me assustaram um pouco. Sai mais caro que Suzuki Sidekick/Vitara. Embora compartilhe muitas peças de mecânica com a Ranger (americana), ainda é um preço meio salgado para eu manter.

Muito obrigado pela sua resposta Hugo.

Abç

wchaves
04/07/2011, 18:17
Michel, entre 10 a 20% a mais em cima do valor que você diz que é 22.000,00, você já acha Grand Vitara 2.0 16V ano 2000, seria uma boa opção para quem procura um carro para um uso misto e pretende ficar um bom tempo, é confortável e relativamente econômica para o uso urbano e estrada, forte e ágil para um off road moderado. Manutenção barata para um 4x4, você conhece o meio. A Suzucar quebra um galhão com peças novas e ainda com peças usadas que eles também tem, provenientes das Trackers sinistradas que eles compram para desmanchar, isto é mais difícil com os outros carros como o Vitara e o Samurai. O mesmo motor ainda é utilizado nos atuais carros da Suzuki, ou seja, peças para ele estarão no mercado por muito tempo. O Segredo é ter paciência e procurar uma boa.

Barret
04/07/2011, 19:45
Não tenho dúvida que a Explorer seja uma BAITA de uma SUV. Mas o consumo dela é muito elevado. Cheguei a cogitar ela como uma opção, mas o preço das peças e o consumo de combustível me assustaram um pouco. Sai mais caro que Suzuki Sidekick/Vitara. Embora compartilhe muitas peças de mecânica com a Ranger (americana), ainda é um preço meio salgado para eu manter.

Muito obrigado pela sua resposta Hugo.

Abç
Boa noite vou dar o meu pitaco o que seria um consumo elevado suzuki 9 a 10 km litro gasolina
Explorer 4.0 v6 6 a 8 km litro na gasolina e gnv 9 km fora o espaço e conforto quanto a peças hj em dia não tem mais manutenção barata ou conserta direito ou ????????????????
um abraço.

michelchain
05/07/2011, 08:07
Michel, entre 10 a 20% a mais em cima do valor que você diz que é 22.000,00, você já acha Grand Vitara 2.0 16V ano 2000, seria uma boa opção para quem procura um carro para um uso misto e pretende ficar um bom tempo, é confortável e relativamente econômica para o uso urbano e estrada, forte e ágil para um off road moderado. Manutenção barata para um 4x4, você conhece o meio. A Suzucar quebra um galhão com peças novas e ainda com peças usadas que eles também tem, provenientes das Trackers sinistradas que eles compram para desmanchar, isto é mais difícil com os outros carros como o Vitara e o Samurai. O mesmo motor ainda é utilizado nos atuais carros da Suzuki, ou seja, peças para ele estarão no mercado por muito tempo. O Segredo é ter paciência e procurar uma boa.

Bom Dia Wchaves, tudo bom?

O Suzuki Vitara da geração mais "redondinha" 2.0 16v também é uma opção. O preço é de fato pouca coisa mais caro que os vitaras/sidekicks da geração "quadradinha", mas como ainda usa peças "atuais" é de fato melhor negócio no quesito manutenção.

Preciso ver o quanto consigo pagar a mais do valor que já tenho estipulado para comprar a viatura. Se for o caso e acabar optando pelo 2.0 16v mesmo, dou um jeito de financiar o restante. O problema mesmo é os juros abusivos para financiamentos de carros com mais de 10 anos.

Muito obrigado pela dica Wchaves.

Grd Abraço

Michel

michelchain
05/07/2011, 08:16
Boa noite vou dar o meu pitaco o que seria um consumo elevado suzuki 9 a 10 km litro gasolina
Explorer 4.0 v6 6 a 8 km litro na gasolina e gnv 9 km fora o espaço e conforto quanto a peças hj em dia não tem mais manutenção barata ou conserta direito ou ????????????????
um abraço.

Bom Dia Barret, tudo bom?

Realmente não tenho dúvidas qto a qualidade da Ford Explorer. Considero ela um "ícone" dos SUVs. E o custo de manutenção não é tão mais elevado que a manutenção de um Suzuki Vitara/Sidekick. Já dirigi uma Explorer inclusive, só que manual e não automática como a maioria das opções que encontramos à venda. É um BAITA veículo.

Não pretendo colocar kit GNV na viatura e o consumo da Explorer ainda sim é mais elevado que a dos Suzukis. Claro que o torque/potência da Explorer em relação aos Vitaras/Sidekicks não tem nem comparação mas pra mim, na situação financeira atual em que me encontro, os Suzukis se "encaixam" melhor. Mas não descarto a possibilidade de ter uma Cherokee, Pathifinder, Pajero ou Explorer mais no futuro.

Vc está correto, não existe manutenção "barata" quando falamos de SUVs usados e importados. Eu que o diga, pois mesmo com um Niva tive alguns "sustos" com o preço de algumas peças em específico. hahaha

Muito obrigado pelo conselho Barret.

Grd Abraço

Michel