PDA

Ver Versão Completa : Caixa Transferência A20/D20 - invertendo o garfo



Eldo
01/07/2011, 11:12
Olá !

Possuo uma A20 4x4 que está diesel com suspensão dianteira e caixa de transferência fornecidas pela antiga ENGESA. A saída para o cardan dianteiro é do lado direito, mas troquei o eixo dianteiro por um com bola do diferencial do lado esquerdo. Soube que esta caixa, que é apenas de transferência, sem reduzida, teria facilidade em inverter a saída do cardan da direita para a esquerda, rodando em 180 graus o conjunto e mudando apenas a posição do garfo de saída. Alguém já fez isso ou sabe se realmente é simples?? Tenho receio de levar a algum mecânico porque é uma caixa difícil de se ver por aí, então pensei em fazer em casa mesmo. Já tenho algum conhecimento em mecânica de câmbios, mas nunca vi esta caixa aberta. Valeu!!
Obs. mandei uma foto que mostra ela em parte.
[]'s
Eldo - DF

vieira912
01/07/2011, 15:30
Sim Eldo com toda Certeza.

Pois esta sua T-case Engesa é universal serve tanto para f-1000/D10/D20 Silverado e como ela não é acoplado ao cambio basta você apenas inverter ela sem nenhum problemas, só o garfo que você tera que inverter nada que um bom torneiro mecanico resolva, já vi um jeep com maxion s4 e diferencial com bola do lado esquerdo ele já instalou com a tcase invertida, só não me lembro se tem algum respiro na parte de cima desta T-case, mais to curioso ela não tem reduzida??? tem certeza disto??? pois todas as t-case engesa que eu vi até Hoje tem reduzida!
até mais.:concordo:

Leonardo Raffi
01/07/2011, 17:50
vieira ja vi estas em uns kit q a engesa forneceu p adaptação..realmente sem redução

a minha ex C15 tinha a caixa do tamnho do caminhao 4x4 e redução... e eixo dianteiro com adaptação dos munhao de jeep e luvas com 4 semi eixos
depois ela ficou mais estreita... e o eixo passou a ser com pivos tipo javali....

Eldo
01/07/2011, 21:11
Blz! O giro de 180 graus que falei é na horizontal, mantendo a caixa de cabeça pra cima, mas o garfo do cardan dianteiro ficaria voltado pra trás, por isso que terei que invertê-lo. Já o traseiro não terá problemas porque a caixa e ligada ao câmbio por outro cardan pequeno e alinhado com o traseiro.
Vou mandar bala e depois posto o resultado.
[]'s
Eldo - DF

Eldo
02/07/2011, 20:15
Consegui inverter o garfo e foi mais fácil que imaginei. Na verdade tive que inverter todas as engrenagens. Olhem nas fotos como ficou a inversão.
[]'s
Eldo

Eldo
02/07/2011, 20:19
Tentando enviar os anexos.
Eldo.

seronni
20/01/2012, 17:27
Cara pq vc trocou seu eixo dianteiro por um com o diferencial do lado esquerdo?
Estou perguntando isso pq eu tenho uma D20 com esse eixo ENGESA da C20 com o carda do lado direito! Uso atualmente uma caixa da toyota bandeirantes e sempre corri atras de uma dessas caixa de transferencia sua! Já consegui até a caixa de transferencia original da D20 com saida p o lado esquerdo e reduzida, mas me orientaram nao inverte-la pois comprometeria a lubrificacao e daria problema logo. A minha outra alternativa seria inverter meu eixo dianteiro, mas nao quero fazer isso pois tb poderia comprometer o alinhamento do mesmo! Qual eixo vc usou com o carda do lado esuqerdo? Oq vc fez com o seu original da A20?

Eldo
23/01/2012, 20:21
Cara pq vc trocou seu eixo dianteiro por um com o diferencial do lado esquerdo?
Estou perguntando isso pq eu tenho uma D20 com esse eixo ENGESA da C20 com o carda do lado direito! Uso atualmente uma caixa da toyota bandeirantes e sempre corri atras de uma dessas caixa de transferencia sua! Já consegui até a caixa de transferencia original da D20 com saida p o lado esquerdo e reduzida, mas me orientaram nao inverte-la pois comprometeria a lubrificacao e daria problema logo. A minha outra alternativa seria inverter meu eixo dianteiro, mas nao quero fazer isso pois tb poderia comprometer o alinhamento do mesmo! Qual eixo vc usou com o carda do lado esuqerdo? Oq vc fez com o seu original da A20?

O eixo original Engesa não aguentava e quebrava manga de eixo e munhão, então resolvi entrar no carnê e comprar os eixo de F250 4x4, que tem a bola do lado esquerdo. Coloquei em 2009 e nem folga nos rolamentos tive que mexer. Valeu à pena. Os eixos que estavam nela, vendi para um colega colocar numa F75. []'s
Eldo.

Eldo
23/01/2012, 20:51
Olhe o Treminhão aí !
[]'s
Eldo

RoadRunner
23/01/2012, 21:16
Ficou show Eldo, parabens pela viatura!

os pneus ficaram para fora?

Eldo
24/01/2012, 20:32
Não ficaram pra fora. Estão alinhados com a parte superior dos para-lamas, mas se olhar por trás, fica uma impressão que está pra fora porque o para-lamas traseiro faz uma curva pra dentro.
[]'s
Eldo

Edintruder
27/01/2012, 14:31
Muito lindona a tua D-20! Esses eixos são o meu sonho de aquisição para a minha F1000.
Qual é essa CT que tu usas? Eu tenho uma NP205 que a saída traseira é lateral, e gerou muito ângulo nas cruzetas traseiras. Com isso me causa algum transtorno como cruzetas que folgam muito depressa...
Tenho a opção de usar a saída central de freio de estacionamento da minha CT e desabilitar a reduzida. Te faz muita falta a reduzida?

overtraining
09/02/2012, 13:21
Uma pergunta fora do contexto, vejo que a sua D20 está com molas helicoidais, tenho uma A20 4X4 mas com feixe de molas na dianteira
(estou pretendendo colocar o feixe da Band) mais moderno e com silent blocks, algum amigo
poderia me dar uma opinião ??

Casa da transmissão4x4
09/02/2012, 22:01
Tentando enviar os anexos.
Eldo.

Eldo, essa caixa de transferencia deve ser muito barulhenta não é ?

Eldo
13/02/2012, 22:16
Muito lindona a tua D-20! Esses eixos são o meu sonho de aquisição para a minha F1000.
Qual é essa CT que tu usas? Eu tenho uma NP205 que a saída traseira é lateral, e gerou muito ângulo nas cruzetas traseiras. Com isso me causa algum transtorno como cruzetas que folgam muito depressa...
Tenho a opção de usar a saída central de freio de estacionamento da minha CT e desabilitar a reduzida. Te faz muita falta a reduzida?

Engraçado, eu havia respondido, mas acho que fiz alguma caca e não foi. Em todo caso, as A20 saíam com suspensão dianteira Engesa e caixa de transferência também Engesa, que é a que eu utilizo. Sinto falta da redução em subidas fortes porque o motor é o Sprint 4.2 e precisa de giro para manter a força, com isso, não sobe bem devagar como faria se estivesse reduzida.
[]'s
Eldo

Eldo
13/02/2012, 22:19
Eldo, essa caixa de transferencia deve ser muito barulhenta não é ?

Nenhum barulho. Ouvi falar que tinha umas mais antigas que os dentes das engrenagens eram mais quadrados e com isso faziam mais barulho.
[]'s
Eldo

Eldo
13/02/2012, 22:24
Uma pergunta fora do contexto, vejo que a sua D20 está com molas helicoidais, tenho uma A20 4X4 mas com feixe de molas na dianteira
(estou pretendendo colocar o feixe da Band) mais moderno e com silent blocks, algum amigo
poderia me dar uma opinião ??

Acho que se for colocar as molas da Band, vai ter que modificar a posição das fixações.
Eldo.

overtraining
14/02/2012, 14:04
Exatamente, já tirei as medidas dos suportes das molas da Band. e posso fazer estas peças.

SAKURABIAT
19/06/2016, 12:10
Prezado Eldo, você ainda tem a D20 com os eixos da F250? Teve que mudar muita coisa na direção, suspensão? Você manteve o sistema de freios da F250? e tração ficou boa?

sidnei gross
01/04/2020, 00:07
Tentando enviar os anexos.
Eldo.
Oi eldo essa caixa de tração aguentou bem na d20 sem quebras ?
tenho um Agrale 1600 rs com motor x10 com 51 kgfm de torque e uma caixa de tração igual a essa sera que aguenta ?