Ver Versão Completa : informações e dicas sobre Pajero GLS turbo diesel (1998 a 2000)
Ney_Niteroi II
01/07/2011, 10:41
Prezados Foristas,
Tenho uma Bandeirante e gosto muito do jeep; mas preciso de um utilitário com 07 lugares, e minha família reclama do conforto da band...
Pretendo comprar uma Pajero, e o que tenho disponível dá conseguir um GLS 1998 a 2000 (TURBO DIESEL)...
Gostaria de algumas informações:
1- qual a potência do motor 2.8 turbo diesel?
2- qual Capacidade do tanque de combustível?
3- É possível instalar bagageiro neste modelo?
4- como se comporta na lama (com pneus AT)?
5- como fica com penus MUD?
6- volume do porta-malas?
7- é facil conseguir peças aqui no RJ?
8- a manutenção é cara? quebra muito?
9- Tem reduzida?
Alguma dica na hora da compra?
Abraços!
Ney
vitor_grotmann
01/07/2011, 12:14
-cara, o carro é otimo, eu tenho uma gls b 1999. 2.8 turbo intercooler.
1-a minha a potencia é de 125 cv, não tem muita arrancada, mas tem uma força enorme.
2-o tamque se eu não me engano tem 92 litros.
3-é possivel sim intalar um bagajeiro no teto dela, tem ate uns originais mesmo.
4-cara sobre estyar na lama eu não sei nada, pois a minha só roda no asfalto.
5-
6- volume do porta mals é maior que das pajeiros mais novas.é grande esses dias eu levei uma comoda dentro dela.
7 e 8-peças é facil, só é um pouco cara, mais vale a pena pois dura bastante as peças, esse é um carro feito pra vida toda.
9- olha cara a minha tem reduzida e 4x4 full time.
olha é um otimo carro, não troco a minha por nada.
abraços Vitor
Ney_Niteroi II
01/07/2011, 12:21
Vitor,
obrigado pelas informações!
e o consumo? em média, qual é?
Abraços,
Ney
Leo Couto
01/07/2011, 15:12
Bagageiro não acha original não. Procurei no Brasil todo pela internet e telefone. As empresas que fabricavam deixaram de fabricar faz anos...
Sobre os pneus tenho utilizado em algumas situações de lama e areia, tenho rodado na boa.
Tem reduzida e bloqueio de diferencial central e traseiro (mosca branca achar uma com ele). O tanque confere 92 litros. Aliás, confere toda a ficha técnica aí:
MOTOR
Código 4M40; dianteiro, longitudinal, 2.8 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; diesel
Número de válvulas por cilindro2; SOHC (comando de válvulas no cabeçote)
Cilindrada 2.835 cc Diâmetro x curso 95.0 x 100.0 mm
Taxa de compressão 21.0:1
Potência máxima (cv / rpm)125 / 4.000
Torque máximo (kgfm / rpm)29,8 / 2.000
Sistema de alimentação Bomba injetora; 1 turbocompressor e intercooler
TRANSMISSÃO Câmbio manual de 5 marchas; tração integral nas quatro rodas Relação das marchas
1a marcha - 3.952
2a marcha - 2.238
3a marcha - 1.398
4a marcha - 1.000
5a marcha - 0.760
Ré - 3.553
Redução do diferencial 4.900
Caixa de transferência Normal Reduzida 1.900
TRAÇÃO Caixa de Transferência Super Select, com as seguintes opções
2H = Tração 4x2 traseira
4H = Tração 4x4, com três diferenciais atuantes
4HLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado
4LLc = Tração 4x4 com diferencial central bloqueado e Reduzida
DIREÇÃO Tipo esferas recirculantes com assitência hidráulica Diâmetro mínimo de giro 11.8 m
SUSPENSÃO Dianteira Independente, braços triangulares duplos, amortecedores telescópicos e barra de torção Traseira Eixo rígido, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
FREIOS Á disco nas quatro rodas Dianteiros disco ventilado 15" Traseiros disco rígido
RODAS / PNEUS Liga leve, 16" x265x75 (não sei mas me parece que alguns modelos vieram com aro 15)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 92 litros
CAPACIDADE DO PORTA-MALAS (*) 1.700 litros
DESEMPENHO (*) Velocidade máxima (km/h)145 km/h Aceleração de 0 a 100 km/h (s) ND
DIMENSÕES EXTERNAS Comprimento 4.735mm Largura1.775mm Altura1.910mm Distância entre-eixos 2.725mm BITOLA DIANTEIRA / TRASEIRA1.465 mm / 1.480 mm
ÃNGULO DE ENTRADA 42º
ÃNGULO DE SAÍDA 27º
BREAK-OVER 24.5º
CAPACIDADE DE SUBIDA DE RAMPA 35º = 70º
ALTURA LIVRE DO SOLO 215 mm
PESO (em ordem de marcha) 2.085 kg
PESO BRUTO TOTAL 2.550 kg Legenda
(*) ND - Dados não fornecidos pelo fabricante.
Leo Maluf
20/07/2011, 21:29
-cara, o carro é otimo, eu tenho uma gls b 1999. 2.8 turbo intercooler.
1-a minha a potencia é de 125 cv, não tem muita arrancada, mas tem uma força enorme.
2-o tamque se eu não me engano tem 92 litros.
3-é possivel sim intalar um bagajeiro no teto dela, tem ate uns originais mesmo.
4-cara sobre estyar na lama eu não sei nada, pois a minha só roda no asfalto.
5-
6- volume do porta mals é maior que das pajeiros mais novas.é grande esses dias eu levei uma comoda dentro dela.
7 e 8-peças é facil, só é um pouco cara, mais vale a pena pois dura bastante as peças, esse é um carro feito pra vida toda.
9- olha cara a minha tem reduzida e 4x4 full time.
olha é um otimo carro, não troco a minha por nada.
abraços Vitor
Vc não sabe como me alegra ler isso ! Estou de olho numa GLS 2000 que ao que tudo indica, está em bom/otimo estado; já li varias informações preciosas no forum Mitsubishi que vão me ajudar na hora da compra, alem da presença do mecanico, claro! kkkkk
Algumas perguntas:
- Muitos me dizem que as Mitsubishi tem serios problemas de aquecimento e que seria necessario trocar desde o conjunto de ventoinha/motor da ventoinha /carenagem do radiador até o reservatorio de agua, para evitar superaquecimento e consequente / eventual perda do cabeçote.Só não sei se isso afeta os modelos anteriores a 2004.
O que me disse um vendedor de carros numa loja aqui no Rio:
"Não aceito e não vendo Pajeros ou L200 de 2004 até final de 2006 porque superaquecem e queimam a junta e como o bloco é de aluminio e não aceita retifica, o cabeçote dança; como sou obrigado por Lei a dar garantia de caixa e motor.....Já viu, né?!...Só vendo de 2007 p'ra cima! " Isso é verdade???
- De que material é feito o bloco do motor das GLS anteriores a 2004?
Abs !
igominati
20/07/2011, 22:59
Boa Noite, Leo Maluf, as pajeros a que os caras referem é as esport com motor 4d56 o mesmo das l200, que as vezes tendem a esquentar, a minha nunca passou do meio, já coloquei 160km/h com reboque e não esquentou, máxima que coloquei foi 180, média cidade(Piratuba é só morro:parede:) modestos 6km/l(muita 1 marcha), estrada até 12, geralmente 10.
Leo Maluf
21/07/2011, 09:46
Valeu Igominati! Toda informação p'ra mim é relevante, este vai ser meu primeiro carro a diesel 4 x4 ; tenho encontrado aqui muito apoio dos veteranos, obrigado a todos!
P.S.: Qual o ano da sua? Alguma dica do que devo procurar no carro que tenho em vista para evitar possiveis armadilhas de revendedor?
O carro que tenho na mira é uma Pajero Sport 2.8 Turbo Intercooler diesel GLS 2000/2000.Na aparencia está perfeita: Forração, lataria toda alinhada sem 120.000 Km no odometro e pelo estado geral não deve ter sido usada em trilhas.Qdo dei uma volta, o cambio meio que patinava, como se fosse um carro de cambio mecanico cuja embreagem estivesse patinando.O dono disse que levou ao mecanico, fez troca do oleo e o problema foi resolvido;havia tb um shimmy na direção,pneus substituidos,problemaresolvido.Consegui um mecanico de uma oficina autorizada Mit. que vai dar uma olhada antes de eu a$$inar o cheque.
Abs!
claudio ribeiro
25/07/2011, 20:04
E aí léo. Cara consegui uma reliquia 1997 2.8 a diesel com 180 mkm, porém carro de corôa chato. daqueles que se incomoda até com o adesivo original. comprei em Maio. Uma supermáquina. Já tive duas F1000 e uma D20 diesel, porém a pajero é espetacular. Conforto e economia. 12 na estrada e 9 na cidade. tá mais barato que rodar com carro mil. Boa sorte, parceiro.
Gustavo D
26/07/2011, 04:32
Amigo,
Tenho uma Pajero GLS-B 2.8 Intercooler 99/00 com 180 mil km rodados.
Estou fazendo a troca do kit de corrente de comando do motor que está com folga. Por incrível que pareça, essa troca sai mais barata do que a troca da corrente dentada dos motores 3000 e 3500 das versões a gasolina, que por sinal costumam durar muito menos. Os problemas de aquecimento não existem no 4m40 2.8. Casos de aquecimento sempre existem, mas não é comum nos 2.8 diesel não.
O tanque é de 92 litros. Faço a medição do consumo toda vez que abasteço/reabasteço utilizando o automático da bomba e nunca consegui mais do que ~10.9 Km/L e nem menos do que ~8.9 Km/L, o que resulta em ~800 Km rodados antes de entrar na reserva (sem usar o ar ou 700 Km usando o ar).
A manutenção, eu considero dentro dos padrões, com algumas ressalvas.
Gasto uns R$ 250,00 a cada 10.000 Km trocando Filtros de ar, óleo, combustível e o óleo do motor (6,5 litros).
Pastilhas de freio são caras. Comprei por R$ 160,00 as 4.
Na lama com pneu 265/70R16 Yokohama (original do carro) só patina. É pneu 100% asfalto. Mas, em compensação, dura uns 100 mil Km se fizer rodízio e usar com cuidado (no asfalto).
Meu próximo jogo será um BF AT 265/75R16 (50% - 50%). Acredito que seja a melhor opção para uso misto.
Sobre o espaço interno tem algo que me incomoda muito. As caixas de roda consomem muito espaço prejudicando bastante arrumar os móveis ali.
Enfim, é um bom automóvel. As peças de reposição não são super fáceis de se encontrar, mas se correr atrás, encontra-se. Tendo em vista que é um veículo importado, muitas vezes a manutenção pode não sair nada barata.
OBS: A minha tem reduzida e bloqueio do diferencial central. (Acho que todas as GLS-B Diesel têm)
Leo Maluf
03/08/2011, 19:17
Valeu Claudio e Gustavo!
Amanhã vou ver uma GLS B 2.8 Diesel 4 X 4 c cambio mecanico.Diz o dono ( Loja ) que o carro é 10 etc...Blá...Blá...Me interessa essa versão da GLS B pois essa que verei, tem a particularidade de ter 10 lugares - registrados no documento do Detran - e minha filha agora só anda em bando!!!!
Alguma dica ?
Leo Maluf
03/08/2011, 19:18
Valeu, Leo Couto!
Andres Bogado
10/02/2012, 12:53
Valeu Claudio e Gustavo!
Amanhã vou ver uma GLS B 2.8 Diesel 4 X 4 c cambio mecanico.Diz o dono ( Loja ) que o carro é 10 etc...Blá...Blá...Me interessa essa versão da GLS B pois essa que verei, tem a particularidade de ter 10 lugares - registrados no documento do Detran - e minha filha agora só anda em bando!!!!
Alguma dica ?
LEO essa com 10 lugares não é a montero da Hyundai (que é uma cópia liberada da pajero)? Nunca ví pajero com 10 lugares, somente 7 lugares.
Andres Bogado
10/02/2012, 12:55
Com relação ao consumo, há muitas divergÊncias entre os foristas, uns dizem que Fáz 7 outros 10 (média)... Não sei em quem acreditar!!
vitor_grotmann
10/02/2012, 14:57
Com relação ao consumo, há muitas divergÊncias entre os foristas, uns dizem que Fáz 7 outros 10 (média)... Não sei em quem acreditar!!
cara, tem que ver o seguinte, cada um anda da sua maneira, uns com o pé pesado e outros mais tranquilos, a minha faz 9 na cidade e 10 ou 11 no asfalto, ja fiz 12 mais tem que andar tranquilo curtindo o passeio. outra coisa que pode afetar é a regulagem da bomba injetora.
abraços
Michel Salazar
05/08/2015, 23:51
LEO essa com 10 lugares não é a montero da Hyundai (que é uma cópia liberada da pajero)? Nunca ví pajero com 10 lugares, somente 7 lugares.
Comprei a minha pajero Full 2.8 Turbo diesel a um ano atras com 296 mil km, estou reformando aos poucos esta semana venci todas as reformas mecanicas, porem necessarias (motor, bomba dágua, motor de arranque, bomba injetora, sistema de freios) agora enfim iniciei a verificar a parte eletrica e posteriormente estofados e funilaria, comprei com intenção de uma grande viajem, visto que em seu documento consta sim vaga para 10 pessoas, acredito que é algo singular pois todas que vejo (que não são muitas) contem 7 lugares. estou com problemas mara encontrar acessorios, (parachoque de ferro, lanternas supériores e bagageiro) alguma sugestão?
rodrigoplath
06/08/2015, 15:09
E aí léo. Cara consegui uma reliquia 1997 2.8 a diesel com 180 mkm, porém carro de corôa chato. daqueles que se incomoda até com o adesivo original. comprei em Maio. Uma supermáquina. Já tive duas F1000 e uma D20 diesel, porém a pajero é espetacular. Conforto e economia. 12 na estrada e 9 na cidade. tá mais barato que rodar com carro mil. Boa sorte, parceiro.
Olá Claudio! Nossa, como consegue fazer 12 km/l com sua pajero? Tenho uma GLS-B 2.8 ano 98 e nunca consegui fazer mais de 8.7 km/l na estrada. Alguma dica para que eu possa melhorar o consumo da minha? Viajo tranquilo, 110, 120 por hora.
Grande abraço!
ronaldo est
08/08/2015, 00:25
Olá Claudio! Nossa, como consegue fazer 12 km/l com sua pajero? Tenho uma GLS-B 2.8 ano 98 e nunca consegui fazer mais de 8.7 km/l na estrada. Alguma dica para que eu possa melhorar o consumo da minha? Viajo tranquilo, 110, 120 por hora.
Grande abraço!
Olá Rodrigo:
Desculpe me intrometer na conversa,mas você já respondeu na pergunta...
Andando a 110 - 120km/h ,o motor vai girar a uns 3.000 rpm,enquanto que se andar a 80km/h,o motor gira a uns 2300rpm.
Se vc andar a uns 60kmh em 5ª marcha (se câmbio manual),vai fazer muuuitos km/litro.Mas haja paciência..
Abçs,
Ronaldo.
Pessoal, estou de olho em uma full 1999 diesel. Se alguém puder me dar uma recomendações do que olhar antes da compra, agradeço.
Caros acabei de ir na casa de um senhor com uma Pajero que está vendendo a mesma, 1999 GLS B , dei uma volta nela e em alta não está rendendo muito, o que pode ser, o motor em baixa esta redondo, som perfeito, de resto tudo funcionado.
Obs. No documento 10 lugares, como o colega disse em mensagem anterior que não havia visto isto em Pajero, tenho um amigo que possui uma Galloper que são 10 lugares.
dbaranha
28/03/2017, 09:33
Bom dia, comprei uma pajero gls 2.8 ano 2000 e como sou novo nesse tipo de carro e o dono não soube me dizer, qual pneu devo comprar 265/70/r15 - 255/75/r15 ou 31.105r15 se puderem me orinetar agradeço
ALBERT193
07/08/2017, 07:54
Bom dia! Voces poderiam me informar os cuidados que devo ter ao comrar uma pajero gls-b diaesel 1998, e quais revisões devo fazer depois da compra?
ALBERT193
08/08/2017, 05:56
bom dia tem um rapaz no mercado livre que vende o parachoque de ferro e o bagageiro também, excelente preço, se ainda estiver interessado é só falar que lhe repasso o conato.
ALBERT193
08/08/2017, 06:00
Qual o pneu ideal para um carro que vai passar a semana toda rodando na cidade e nos finais de semana vai pegar umas trilhas leves nas dunas da praia?
Comprei a minha pajero Full 2.8 Turbo diesel a um ano atras com 296 mil km, estou reformando aos poucos esta semana venci todas as reformas mecanicas, porem necessarias (motor, bomba dágua, motor de arranque, bomba injetora, sistema de freios) agora enfim iniciei a verificar a parte eletrica e posteriormente estofados e funilaria, comprei com intenção de uma grande viajem, visto que em seu documento consta sim vaga para 10 pessoas, acredito que é algo singular pois todas que vejo (que não são muitas) contem 7 lugares. estou com problemas mara encontrar acessorios, (parachoque de ferro, lanternas supériores e bagageiro) alguma sugestão?
Bom dia Salazar, terminou a reforma da nave? Estou querendo comprar uma gostaria de saber que peças tenho que revisar e quais trocar.
.
O carro tem 200 mil km é uma 2.8 gls 1999/2000.
.
Pensando em por uma suspensão a ar, na verdade é necessidade já que ela não passa na garagem do prédio que no máximo pega carro de 1,86m. Como será um carro pra vida, penso que vale o investimento.