PDA

Ver Versão Completa : Roda Livre

euclidesneto
30/06/2011, 15:54
Tem algum problema deixa-lá travada permanentemente?

Carlos A. C. Azevedo
30/06/2011, 22:14
Amigo euclides, a roda livre da L200 é automatica, só acionar o cambio que a solenoide controla o engate da roda livre..
Mas por que a pergunta?

AurelioSoares
01/07/2011, 00:19
Carlos,
A minha é manual, já até pensei em mudar mas os inconvenientes que encontrei me deixam na duvida.
De ré não funciona a tração, se for tracionar para descer montanha mais pesado é o mesmo que nada, se entrar em um rio e a automática estiver travada você sói vai descobrir lá dentro(sem chance de sair sem guincho. já a manual tem o inconveniente de ter que descer do carro para acionar, mas é infalivel.
e ai continuo na dúvida......

Manter ligado direto vai fazer o cardan pequeno rodar o tempo inteiro, ela vai gastar mais combustivel, mas é feito para durar o mesmo tempo do diferencial, ou seja você pode ficar na Amazonia com ela ligada direto uns....digamos 10 anos. (trocando óleo regularmente)

euclidesneto
01/07/2011, 10:07
Amigo euclides, a roda livre da L200 é automatica, só acionar o cambio que a solenoide controla o engate da roda livre..
Mas por que a pergunta?

Porque a da Galloper é manual.

euclidesneto
01/07/2011, 10:09
Carlos,
A minha é manual, já até pensei em mudar mas os inconvenientes que encontrei me deixam na duvida.
De ré não funciona a tração, se for tracionar para descer montanha mais pesado é o mesmo que nada, se entrar em um rio e a automática estiver travada você sói vai descobrir lá dentro(sem chance de sair sem guincho. já a manual tem o inconveniente de ter que descer do carro para acionar, mas é infalivel.
e ai continuo na dúvida......

Não entendi bem, Aurélio. Isso aí são características da tração automática, ou seja, sem o sistema de roda livre?

Carlos A. C. Azevedo
01/07/2011, 13:12
Sim, as GL possuem roda livre manual, vai lá na roda e trava ou destrava a tração, como o amigo Aurélio falou, as automaticas ficam acionadas direto, aumentando o consumo, mas como nem tudo tem seu lado ruim, não tem o problema de descer do carro pra poder acionar, só ligar a tração no cambio que ela já trava direto.

AurelioSoares
03/07/2011, 22:35
A roda livre automatica é igual aquelas catracas de bicicleta, quando você pédala para frente ela traciona, mas se rodar para tráz ela fica livre e o pedal roda em falso, já a mecânica, se acionada, você pode rodar para frente ou para traz que ela traciona para frente ou para traz, desacionada ela roda livre o tempo inteiro, não tem tração dianteira alguma mesmo se voc engatar na cabine. é 95% isso.
O sistema de roda livre existe nas "roda livre automáticas", basta você não acelerar (mesmo com tração acionada na cabine) que a tração fica solta como se estivesse pedalando para traz na bicicleta, a viatura vai no embalo, "banguela".

NA RL manual se você desativar a roda livre na roda, o cardanzinho vai ficar rodando conforme a roda rodar (está travado), assim sendo se você engatar a tração na cabine a força vai ser jogada na roda dianteira seja para frente ou para traz ou até mesmo na banguela reduzindo a velocidade com um freio motor nas 4 rodas.
A HPE e a GLS podem ser compradas na loja sem roda livre (a roda fica travada o tempo inteiro) e nunca fica livre, mas você tem que pedir isso, pois elas vem de fabrica com roda-livre automática.

euclidesneto
04/07/2011, 08:40
Então quer dizer que na HPE, eu só tenho tração nas 4 andando pra frente? Acho que tem algum engano aí, pois certa feita numa ladeira molhada e muito íngreme ela começou a patinar pra subir de ré, quando engatei a tração, ela subiu tranquila.:?:

Paulo_CW
04/07/2011, 09:03
Vcs tão confundindo as coisas...
Pajero e L200 tem acionamento da tração dianteira via sistema de vácuo ativado por solenoides... ou seja, engata-se 4x4 / automáticamente ativa-se as slolenoides / acelera...
L200GL (algumas) tem acionamento manual da tração direto na roda... ou seja, desce da viatura e engata-se manualmente a RL / engata-se 4x4 / acelera...
Engatando-se a tração seja automáticamente ou manualmente, em ré vai tracionar SIM, a única diferença esta no meio de acionamento da tração. Ambas as opções são extremamente confiaveis...

Paulo_CW
04/07/2011, 09:18
e ai continuo na dúvida...
Nossa.... maior bobagem, isso não existe...

Paulo_CW
04/07/2011, 09:26
Tem algum problema deixa-lá travada permanentemente?
Finalmente respondendo?????
Pra que vc quer manter acionada permanentemente????
Pode sim, mas vc terá um desgaste desnecessário do conjunto... viaturas dotadas de boqueio CENTRAL de diferencial, caso das Mits o acionamento da 4x4 é aconselhável para pisos escoregadios....

euclidesneto
04/07/2011, 09:29
É que às vezes vou dar um passeio pelas praias e esqueço de desativar, daí surgiu a curiosidade.

Paulo_CW
04/07/2011, 09:32
Quanto a isso.... sem problemas...
Pensei q vc queria manter as mesmas sempre acionadas....

AurelioSoares
05/07/2011, 19:28
Nossa.... maior bobagem, isso não existe...

O que não existe? descer tracionada com a automática engatada já fiz o teste e não funciona mesmo, não é novidade que quando as automáticas travam na forma livre a tração fica ineficás.
Agora eu é que fiquei na dúvida, me conta o que você sabe, posso estar enganado esse tempo todo.

AurelioSoares
05/07/2011, 19:38
Então quer dizer que na HPE, eu só tenho tração nas 4 andando pra frente? Acho que tem algum engano aí, pois certa feita numa ladeira molhada e muito íngreme ela começou a patinar pra subir de ré, quando engatei a tração, ela subiu tranquila.:?:

Quanto a ré eu tenho dúvidas, pois eu já vi algumas funcionando em L200 HPE sim, pode ser que as que andei estavam bixadas ou algo parecido, mas quanto a confiabilidade lamento, mas descordo nesse ponto do Paulo, bem, acho que quando novas não devem dar problemas mesmo. Eu mesmo já pensei e ainda penso em colocar uma automática. Bom mesmo deve ser a ativada por solenoide.

Carlos A. C. Azevedo
05/07/2011, 20:59
Quanto a ré eu tenho dúvidas, pois eu já vi algumas funcionando em L200 HPE sim, pode ser que as que andei estavam bixadas ou algo parecido, mas quanto a confiabilidade lamento, mas descordo nesse ponto do Paulo, bem, acho que quando novas não devem dar problemas mesmo. Eu mesmo já pensei e ainda penso em colocar uma automática. Bom mesmo deve ser a ativada por solenoide.

Amigo Aurélio, quando está tudo acionado, a roda livre na roda travada e a caixa de transferencia engrenada em 4x4, ela tem que ter tração tanto andando pra frente quanto andando de ré.

Hoje deu uma chuvada da porra aqui em Belém, novidade isso auhaau, e quando dava pra correr engatava a tração e quando estava em baixa velocidade voltava pra 4x2, coisa maravilhosa de ser acionada por solenoide. e também, quando uso a reduzida pra subir aqui na garagem ela fica travada mesmo dando ré hehe

AurelioSoares
10/07/2011, 04:09
já tirei a prova, as mais novas funcionam na ré sim, pois as travinhas internas são do tipo bico de papagaio duplo ( para os dois lados), só não vejo como as travinhas podem ser acionadas na banguela. Acionada por solenoide é defato a melhor opção, mesmo com todos os problemas mencionados aqui eu acho que vou colocar uma na minha.

beetle
11/07/2011, 09:28
Gente... desde a época dos willys a roda livre traciona tanto p/ frente como em ré. Se não funcionar é pq certamente esta com problemas.
Quanto ao acionamento, o sistema da mit via vácuo considero como melhor q o manual devido a facilidade.

macdat
14/06/2012, 01:31
Olá pessoal,

Tenho uma Galloper 98 TD desde zero, uso muito pouco a tração, ontem para superar um obstáculo (lamaçal com buracos) ativei o 4x4 normal, apareceu no painel como de praxe o carrinho, ultrapassei o obstáculo na boa, cerca de 50 metros tracionado, já na terra batida desativei o 4x4 na alavanca, o carrinho do painel apagou, porém esqueci de dar uma pequena ré em 4x2 para garantir o desengatamento. Bom 500 metros a frente comecei a ouvir um barulho vindo da roda esquerda mais precisamente de dentro do cubo, um barulho semelhante a um cortador de gramas, imediatamente joguei em ponto morto e parei a viatura. Percebi que conforme ia parando já em ponto morto o diferencial dianteiro dava uns trancos (tipo pulos). Dai pra frente foi só sofrimento, engatei 4x4 andei normal sem barulho sem nada, meti a reduzida também normal, mas quando volto pro 4x2 o problema volta. Será que mesmo desacionando na alavanquinha e no painel acusando desacionado haveria risco do sistema falhar, pois parece que não está desengatando totalmente, daí o problema! Se alguém já tiver passado por isso ou souber como resolver essa bagaça ficarei muito agradecido. Lembrando que em 4x4H e 4X4L a viatura não faz barulho algum mas quando jogo para o 4x2 e ando acima de 40 já em 2° marcha o barulho dispara e ao parar a viatura há os trancos no diferencial dianteiro. Obrigado a todos e um forte abraço! Marcelo

AurelioSoares
18/06/2012, 18:07
Não sei com é a sua roda livre, a minha tem um especie de embreagem que joga uma engrenagem para fora ou para dentro.já tive um problema parecido quando a mola desta embreagem ficou fraca e ela não conseguia jogar o conjunto para fora, mas foi só abrir e lubrificar tudo, ajustando a posição com uns aneis de ajuste que parou., A da L200 dá para desmontar e montarfacilmente. Quando desmontar vai ver se esse cubo que entra e sai está quebrado ou não.

CAMILO VALDIR
22/08/2019, 09:37
Olá colegas, entre a roda livre manual e automática, qual vc me indicam?