PDA

Ver Versão Completa : Freio de mão e limite de velocidade 4X4?

Dantas80
29/06/2011, 21:20
Olá Toyoteiros,
Sou novo no fórum e esta é minha primeira postagem! Já acompanho o fórum a algum tempo e acho extremamente útil. A experiência dos amigos é fundamental pros novatos como eu.
Buenas, faz uns 9 meses que comprei meu primeiro 4X4. Uma Toyota Bandeirantes curta, aço, ano 94 com motor MB OM364 e câmbio 5M, com a qual estou completamente apaixonado!!!
Tenho uma dúvida: qual a velocidade limite pra rodar com o 4X4 engatado? Ouvi dizer (do meu mecânico) que é 40 Km/h. É isso mesmo? Qual a "m..." que pode dar se rodar mais rápido que isso?

Outra coisa: meu freio de mão é um sistema que pega no eixo cardã, e eu acho uma grande porcaria! Acho q é o sistema original da band. Alguém sabe alguma alternativa melhor pra adaptar, ou dicas pra melhorar o freio original?

Desde já agradeço a ajuda e os comentários dos colegas.

Luca
29/06/2011, 22:43
Dantas, problema eu não vejo em rodar acima de 40 km/h com o carro traçado. Mas se você já está acima de 40 km/h, provavelmente não precisa mais do 4x4. Então pode rodar no 4x2. Mas se o terreno assim pedir, pode continuar rodando sem problema algum.
Quanto a solução para o freio de mão da Band, fale com o Sr. Mauro, da SuperBreak. Tem site. Pode procurar que vc vai achar. Há quem arranque a panelinha e instale um disco.
Abraço

dener oliveira
29/06/2011, 22:55
aqui esta a adaptaçao que o amigo lucas cita http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/5927-freio-de-mao-3.html

estou adaptando na minha logo vai estar instalado ai digo se fica bom!!! bele.

dudu83
30/06/2011, 13:21
em estrada de terra muito lisa ou muito empoeirada na band ando traçado ate uns 60km//h ou mais, na ranger chego a passar de 100 km/h nao vejo pq danificar nada, é claro que nao faço manobra..

Dimasi
30/06/2011, 18:19
Dantas,
O freio de mão original é uma m... mesmo. Instalei um sistema a disco que o berga aki do fórum vende. Ficou mto bom, segura mesmo. Um único porém. Como fica muito exposto, desgasta rápido, pricipalmente andando em terrenos arenosos. Fiz uma viagem ao jalapão e a pastilha ficou no aço. Estou tentando bolar uma proteção, tipo das que tem nos disco dianteiros.
Abs

dener oliveira
30/06/2011, 21:12
Dantas,
O freio de mão original é uma m... mesmo. Instalei um sistema a disco que o berga aki do fórum vende. Ficou mto bom, segura mesmo. Um único porém. Como fica muito exposto, desgasta rápido, pricipalmente andando em terrenos arenosos. Fiz uma viagem ao jalapão e a pastilha ficou no aço. Estou tentando bolar uma proteção, tipo das que tem nos disco dianteiros.
Abs

amigo tem como postar fotos porque estou fazendo um e estou com um pouco de duvida!!!

obrigado!!! dener

Dimasi
01/07/2011, 13:01
Ai vão as fotos
300018

300019300020.300013300017

Adir Danielsson (Berga)
01/07/2011, 13:12
Dantas,
Abs

Olá ,
Tem algo de errado com o estacionario da sua band,falha na montagen,a toyota que foi cobaia,ta com a mesma pastilha,e isso ja faz alguns anos,dentre outras viagens dela,uma foi para o deserto do atacama,eu estava junto,não falei com o dono,mas acredito pelas viagens que ele fez,deve ter no minimo 40.000 km,de uma verificada,se tiver duvidas me avise.
Abraço.

Rodrigo da Conceiçao
01/07/2011, 13:59
Boa tarde Dantas seja bem vindo ao mundo 4x4.

Aproveitando seu topico estou a procurado da mesmo coisa

Tambem tenho interesse em um Kit de freio desses para colocar na minha Band , mas esta com o cambio antigo (seco) e pelo que observei o suporte para o meu casa sera diferente .

Dimasi
02/07/2011, 10:33
OK Berga,
Vou desmontar para trocar a pastilha e verificar tudo. Ressaltando que mesmo assim, o sistema tá funcionando muito bem.
Abs

Adir Danielsson (Berga)
02/07/2011, 13:19
OK Berga,
Vou desmontar para trocar a pastilha e verificar tudo. Ressaltando que mesmo assim, o sistema tá funcionando muito bem.
Abs

Não se esqueça que para recolher o pistão da pinça é preciso rosquear e não simplesmente empurrar ,tem uma ferramenta para isso.Quando trocar a pastilha deixe o sangrador aberto e manuseie a alavanca até dar freio só depois feche.
Abraço.

dener oliveira
02/07/2011, 23:12
Dimasi, muito obrigado pelas fotos, mas se me permite perguntar , o seu sistema é a oleo?

Dantas80
02/07/2011, 23:49
Puxa, antes de mais nada, gostartia muito de agradecer a atenção de todos às perguntas.
Com relação ao limete de velocidade, era só pq eu queria saber se dava pra dar uma "alongada" entre um trecho mais lento, pesado e outro mais "tranquilo". Senti isso principalmente andando em estradas de areiões, onde fácil chega-se aos 40, mas o 4X4 tb se faz necessário exporadicamente. Mas é bom saber q posso dar uma puxada até os 60Km/h sem problemas.
Quanto ao freio de mão, bom vou dar uma estudada nas adaptações com disco (era mais ou menos isso q eu imaginava como solução, mas não encontrei um mecânico corajoso, ou com disposição, pra tentar bolar a ganbiarra). Agora, com o kit já pronto, vou procurar comprar e instalar no jipão!
Muito obrigado a todos...
Dantas

Soloboda
15/04/2015, 21:46
preciso de uma luz pra entrar em contato com o berga para negociar dois kitsde freio a disco do willys.

Adir Danielsson (Berga)
15/04/2015, 22:59
Opa,vi a luz se acender,qual freio vc precisa?

preciso de uma luz pra entrar em contato com o berga para negociar dois kitsde freio a disco do willys.

GuilhermeAdolf
16/04/2015, 12:16
Adir, comprei contigo o kit ano passado mas ainda não tive tempo de instalar. Me tire uma dúvida, o cabo de acionamento que é utilizado na montagem é o original ou precisa adaptar? Abraço

Adir Danielsson (Berga)
16/04/2015, 13:10
Os primeiros kit´s tinha que por outro cabo,depois fiz um adaptador em parceria com um mecãnico do Rio,e fizemos um adaptador para o cabo original,tem como postar uma foto da pinça que já te digo.
Abraço.

Adir, comprei contigo o kit ano passado mas ainda não tive tempo de instalar. Me tire uma dúvida, o cabo de acionamento que é utilizado na montagem é o original ou precisa adaptar? Abraço

Francisco Bicalho
16/04/2015, 14:40
Olá Toyoteiros,

Buenas, faz uns 9 meses que comprei meu primeiro 4X4. Uma Toyota Bandeirantes curta, aço, ano 94 com motor MB OM364 e câmbio 5M.

Tenho uma dúvida: qual a velocidade limite pra rodar com o 4X4 engatado? Ouvi dizer (do meu mecânico) que é 40 Km/h. É isso mesmo? Qual a "m..." que pode dar se rodar mais rápido que isso?

Outra coisa: meu freio de mão é um sistema que pega no eixo cardã, e eu acho uma grande porcaria! Acho q é o sistema original da band. Alguém sabe alguma alternativa melhor pra adaptar, ou dicas pra melhorar o freio original?

.

Dantas, parabéns pelo Bandeirante de última fornada com motor Mercedes, muita gente considera o mais desejado de todos. O 4x4 se você estiver rodando na terra, pode ir na velocidade que quiser, tem gente que rodou a 100 km/h no rípio da RN-40 em 4x4 durante 500 km sem parar e sem problemas, agora no asfalto você não deve rodar em 4x4 NUNCA, porque o Bandeirante, ao contrário de outros 4x4 mais modernos não tem diferencial central, e você pode facilmente destruir engrenagens do cardan rodando no asfalto em 4x4. Ou seja a regra é, entrou na terra, aciona o 4x4 e pegou o asfalto desengata o 4x4.

Com relação ao freio de mão a disco, leia as minhas postagens aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/58357-freio-de-mao-disco-5.html

Gileno Boeira
03/11/2015, 15:12
Amigos, sou novo aqui, e novo neste universo. Comprei uma toyota bandeirantes, 1999, curta, 5marcha, motor 14b turbinada nos turbos anhanguera, aquele quit do site, peguei ela assim. Não tenho queixo alguma da viatura, anda a cem na boa, não bebe, não baixa oleo, não pinga uma gota do motor.
Porém tem um vazamento embaixo dela, e não é do motor, e daquela peca redonda que parece uma panelinha que engata o cardã traseiro. Preciso me preocupar ou tranquilo?! este oleo baixa da onde, da caixa?
Abraço e agradeço se alguém puder me da uma luz.

Sergioporto
03/11/2015, 16:35
Amigos, sou novo aqui, e novo neste universo. Comprei uma toyota bandeirantes, 1999, curta, 5marcha, motor 14b turbinada nos turbos anhanguera, aquele quit do site, peguei ela assim. Não tenho queixo alguma da viatura, anda a cem na boa, não bebe, não baixa oleo, não pinga uma gota do motor.
Porém tem um vazamento embaixo dela, e não é do motor, e daquela peca redonda que parece uma panelinha que engata o cardã traseiro. Preciso me preocupar ou tranquilo?! este oleo baixa da onde, da caixa?
Abraço e agradeço se alguém puder me da uma luz.
Amigo ,em 01/11 no tópico Casa das Toyotas você fez esta mesma pergunta ,e lá foi respondido por vários amigos ,inclusive eu. Entao não sei porque repetir em outro tópico !

birawc
03/11/2015, 17:01
Calma Sergio o companheiro e novo, vamos ajudando e aos poucos ele vai interagindo e adquirindo conhecimento, Gileno o problema simples e só trocar o retentor, terá que desmontar a panela do freio de mão etc e depois substituir o retentor, mas compre um de 1 linha se não vai ter que refazer o serviço da uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/142751-vazamento-caixa-de-cambio-toyota-bandeirante.html

Gileno Boeira
03/11/2015, 19:14
Caro amigo Sérgio, se eu tivesse entendido as explicações eu não estaria aqui, e caso VC se encomode, e só não responder velho.
Abraço e agradeço os colegas que estão ajudando

Sergioporto
03/11/2015, 20:04
Calma Sergio o companheiro e novo, vamos ajudando e aos poucos ele vai interagindo e adquirindo conhecimento, Gileno o problema simples e só trocar o retentor, terá que desmontar a panela do freio de mão etc e depois substituir o retentor, mas compre um de 1 linha se não vai ter que refazer o serviço da uma olhada aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/142751-vazamento-caixa-de-cambio-toyota-bandeirante.html
Bira ,tentamos ajudar as pessoas e estas não entendem.Quanto mais postar em outros tópicos complica pois embola tudo.Mas o colega não precisa se preocupar com minhas postagens pois além de não saber é mal educado.

Gileno Boeira
03/11/2015, 20:17
Eu mau educado? Eu coloquei um post, o qual não entendi a explicação, achei outro post o qual o título era sobre vazamento no freio de mão, achei mais certo perguntar aqui, para não encomodar em outro tópico, pois este e sobre o assunto. Eu sou grato a dica de vários colegas, bira, Hercílio, Guilherme, só acho que quando você acha que pode ajudar com oque você sabe, você ajuda, quando você acha (burrice), não fala nada. Mas tranquilo, e só achei que aqui era para pessoas entendidas ajudar leigos, não era somente para peritos,kkkkk
Abraço e vou ver está história do retentor pois hj vazou mais ainda.

Gileno Boeira
03/11/2015, 20:26
E fui ver agora na garagem e não tinha uma gota se quer, será que não poderiam ter enchido demais e ter vazado por algum lugar e agora paro, estranho vou ver isto logo.
Abraço

Dimasi
04/11/2015, 01:39
Tem que ver se não está passando óleo da caixa de marcha para a CT. Se estiver passando, como o nível da caixa de marcha, é mais alto, acaba enchendo demais a CT e aí é vazamento certo.