PDA

Ver Versão Completa : 5ª marcha roncando no Vitara

Rabello
29/06/2011, 18:32
Boa noite pessoal!

Seguinte, desde quando peguei meu vitara 98 ( 4 meses mais ou menos) ele roncava quando eu engatava a 5ª marcha e acelerava. No começo era bem pouco, mais hoje soa um barulho bem forte como de rolamento estorado ou de trepidação de ferro com ferro. Isso só acontece quando engreno na 5ª marcha e acelero, se tiver descendo um morro sem acelerar por exemplo, não faz barulho nenhum. Irei abrir a caixa nessa semana ou na outra de qualquer jeito. Resolvi abrir este tópico aqui antes mesmo de abrir a caixa de marchas para ver se alguém já passou por isso e pra verificar se alguém já teve algum problema na caixa de marcha em virtude de desgaste dos batentes da caixa. Digo isto porque a minha caixa está com os batentes um pouco gastos e sinto que a caixa está se mexendo muito durante o trabalho normal.

Abraços!!!

Rabello
15/08/2011, 22:58
Bom, já que até agora niguém se manifestou irei detalhar mais uma informação. Coloquei 4 pneus originais de asfalto e por um bom período o ronco (trepidação) diminui muito a ponto de quase não se perceber mais. Mais rodei 2 dias com esses pneus e hoje estou usando um 31", que por ventura aumentou o barulho. Até hoje não parei para abrir a caixa de marchas porque fiquei numa função atrás de pneus, aros etc. O próximo passo será abrir e examinar a caixa por dentro. De qualquer forma quiz relatar mais esse detalhe caso alguém deseje se maifestar.

nanito
15/08/2011, 23:29
Bom, já que até agora niguém se manifestou irei detalhar mais uma informação. Coloquei 4 pneus originais de asfalto e por um bom período o ronco (trepidação) diminui muito a ponto de quase não se perceber mais. Mais rodei 2 dias com esses pneus e hoje estou usando um 31", que por ventura aumentou o barulho. Até hoje não parei para abrir a caixa de marchas porque fiquei numa função atrás de pneus, aros etc. O próximo passo será abrir e examinar a caixa por dentro. De qualquer forma quiz relatar mais esse detalhe caso alguém deseje se maifestar.

Sobre o ronco da 5ª marcha, o melhor mesmo é levar pra quem sabe do assunto. Aqui o pessoal só vai te dar palpites bem intencionados.

Agora sobre o barulho dos pneus, isto é normal quando se coloca pneus maiores. Quanto maiores e mais cravudos os pneus, maior a probabilidade de fazer barulho.

Abraço!

Rabello
25/08/2011, 00:08
Então,abri a caixa de marchas. Diagnóstico: 3 rolamentos estourados e a engrenagem da 5ª marcha com 2 dentes trincados, que somados ao platô estorado explica o ronco citado anteriormente.

Vlw

BTMEC
06/02/2016, 23:01
Resgatando o tópico,

pessoal, o câmbio do meu Vitara tá roncando em 1, 2, 3 e 5 marcha, na 4 não faz barulho nenhum, começou fazendo barulho sóna 5 e em ponto morto, agora passou para as três primeiras marchas.

Algum pitaco? terei que abrir o câmbio inteiro

flavio.mg
15/06/2016, 00:36
Resgatando o tópico,

pessoal, o câmbio do meu Vitara tá roncando em 1, 2, 3 e 5 marcha, na 4 não faz barulho nenhum, começou fazendo barulho sóna 5 e em ponto morto, agora passou para as três primeiras marchas.

Algum pitaco? terei que abrir o câmbio inteiro

Resolveu amigo, problema igual no meu?

fernando schuler
15/08/2017, 22:18
BTMEC boa noite vc resolveu? pois é igual da minha tracker se possível responder pelo e-mail fernandoschuler@oi.com.br valeu!!

PHMello
23/08/2017, 16:07
BTMEC boa noite vc resolveu? pois é igual da minha tracker se possível responder pelo e-mail fernandoschuler@oi.com.br valeu!!

Boa tarde!
Pode não ser o motivo do seu caso, mas fica como alerta aos demais: a Tracker tem uma flange entre o câmbio e redução que forma um espaço vazio. No câmbio existe um "selo" (tampa de plástico) que com o tempo pode se descolar e deixar o óleo vazar para este espaço. A caixa roda sem óleo e gera o barulho pelo desgaste dos rolamentos e engrenagens. É bom criar o hábito de verificar o nível sempre que trocar o óleo do motor.
Passei por isso voltando do RJ: comecei a ouvir o barulho diferente, parei pra conferir o óleo e estava muito baixo, quase zero. Completei e segui a viagem mas já era tarde, rolamentos ferrados. De qualquer modo, se já está "roncando" vai ter que abrir o câmbio.

fernando schuler
16/09/2017, 04:52
Boa tarde!
Pode não ser o motivo do seu caso, mas fica como alerta aos demais: a Tracker tem uma flange entre o câmbio e redução que forma um espaço vazio. No câmbio existe um "selo" (tampa de plástico) que com o tempo pode se descolar e deixar o óleo vazar para este espaço. A caixa roda sem óleo e gera o barulho pelo desgaste dos rolamentos e engrenagens. É bom criar o hábito de verificar o nível sempre que trocar o óleo do motor.
Passei por isso voltando do RJ: comecei a ouvir o barulho diferente, parei pra conferir o óleo e estava muito baixo, quase zero. Completei e segui a viagem mas já era tarde, rolamentos ferrados. De qualquer modo, se já está "roncando" vai ter que abrir o câmbio.
Valeu ai PHMELLO e desculpa a demora foi o rolamento primário, essa tampa plastica o meu ainda tem valeu mesmo esses topicos nôs ajuda muito digo isso eu como leigo no 4x4.