PDA

Ver Versão Completa : EIXO DOS PEDAIS !



CHRISTIANO
31/05/2005, 10:05
Amigos...

Estou precisando trocar o eixo dos pedais da minha Rural. Encontrei um eixo novo para ser soldado no lugar do original, mais a qualidade do material não é lá essas coisas... Quem já passou por isso ? Quais as alternativas ?

Valeu !

christiano.

CHRISTIANO
03/07/2005, 17:05
Mandei jatear o chassis , agora falta o eixo dos pedais e aproveitando que tá tudo desmontado , vou refazer umas soldinhas meio feias do antigo dono e conferir o alinhamento de tudo . Dicas ? alguma oficina na zona norte de São paulo que faça um bom serviço em chassis ?

Obrigado !

Cowboy
03/07/2005, 19:45
Boa noite Cristiano. Refiz o eixo dos pedais com eixo de aço inox, que se consegue em máquinas de lavar antigas. Ainda se encontra eixos novos, mas não creio que valha a compra, pois o local de instalação é sujeito a todo o tipo de contaminantes e abrasivos. É melhor fazer um eixo em inox, e refazer todas as buchas.
Abraços.

CHRISTIANO
03/07/2005, 21:25
Muito legal !

Como disse achei novo mais a qualidade do material, não gostei ....
peo jeito ficou bom. Precisou usinar ? esse eixo feito de inox foi soldado na eletrica ou teve que usar solda especial ( mig / tig ) ?
Gostei da idea !

Valeu cawboy .

Cowboy
04/07/2005, 23:37
Não Cris, não foi preciso nenhuma solda especial. Na verdade só um trabalho de tornearia muito simples, p/ poder fazer os dutos de graxa, e as roscas. A peça ficou muito próxima a uma original. As buchas tiveram de ser refeitas, pois o eixo acabou ficando um pouco mais largo (diâmetro) que o original. Na extremidade que é ligada ao chassis, foi feito uma rosca interna, p/ aparafuzá-lo sem soldas, mas não seria necessário isso. A rosca está no sentido axial do eixo, e o parafuso serve de tampão p/ que a graxa não saia por ali. Serviço muito bom.
Boa sorte!

Carlos_bass
06/07/2005, 16:37
Eu mandei torneiro refazer o eixo e as buchas dos pedais e ficou muito bom.

Para retirar do chassis o cara usou uma retifica com um disco pequeno e depois de refeito, tornou a soldar com solda eletrica normal.

CHRISTIANO
06/07/2005, 20:14
Carlos,

Teve problema com o alinhamento dos pedais ?

No seu caso imagino que o carro estava montado ( carroceria / chassis ) .
Como minha Rural está toda desmontada acho melhor montar tudo pra depois soldar o eixo novo. Tava pensando em fazer um gabarito pra soldar o eixo novo exatamente na posição do eixo velho, mais mesmo assim pode fiar um pouco fora de alinhamento .

Como disse achei pra comprar o eixo novo, mais a qualidade do material não me animou. você sabe qual material seu torneiro usou ? será que foi aço 1020 comum ? Gostei da ideia do COWBOY de usar aço inox .


Obrigado !

Carlos_bass
06/07/2005, 23:10
CHRISTIANO,

Não sei qual o material, mas faz mais de 2 anos que foi feito o serviço e ate hoje esta do mesmo geito.

Mas sem duvidas o aço inox é bem mais resitente.

Quanto ao alinhamento:

Se voce usa aquela chapa que é parafusada no cilindro mestre e travando no eixo.

Marcelo Lopes
07/07/2005, 18:04
Pessoal,

Porque não instalar uma pedaleira suspensa e acabar de vez com estes problemas ? É relativamente barato fazer a adaptação e fica muito bom. Tenho uma ( acho que é do Gol ) na minha F75 e não troco por nada... Sem falar que fica muito mais macio o acionamento.

Já se o motivo for manter a originalidade é outra coisa...

CHRISTIANO
08/07/2005, 00:51
Realmente no meu caso estou querendo manter original mesmo . Como o carro não tem modificações, gostaria de seguir esta linha . Já se for pra modificar , tem que mudar tudo , radicalizar mesmo ! Tenho vontade de fazer isto algum dia, mais não com esta Rural .

Obrigado Mardelo !

RogérioNunes
17/07/2005, 19:39
De qual máquina tirou esse eixo?
Que eu saiba, os eixos das máquinas de levar são de aço carbono com um tratamento superficial,não são de inox.

Boa noite Cristiano. Refiz o eixo dos pedais com eixo de aço inox, que se consegue em máquinas de lavar antigas. Ainda se encontra eixos novos, mas não creio que valha a compra, pois o local de instalação é sujeito a todo o tipo de contaminantes e abrasivos. É melhor fazer um eixo em inox, e refazer todas as buchas.
Abraços.

Cowboy
22/07/2005, 13:02
Olá, Roger. O eixo de que falei foi retirado de uma Westinghouse, mas acredito que todas as máquinas de lavar antigas, que utilizavam aquelas caixas de engrenágens banhadas a óleo, utilizavam eixos de inox, pois na época, não havia tanta preocupação com o custo dos materiais, e sim com a durabilidade do produto, o nome da empresa e consequentemente a longevidade dela. Outro fato é que a tecnologia do tratamento do aço que temos hoje, deu seu grande salto lá pelos idos de 84. Antes disso, se você queria ter algo que não oxidasse facilmente, teria de utilizar materiais melhores. Não se esqueça de que esses eixos tem grande desgaste na altura dos retentores, e não podiam levar tratamento por eletrodeposição, além de precisarem ser de material realmente duro.
As Brastemp antigas e as G&E, também usavam eixo de inox. Vá a um ferrovelho e confira.
Já fiz até cabo de marreta e ponteira p/ furar concreto, com esses eixos. Fica muito bom!!! Bom trabalho.
Abraço.